Maurílio da Silva

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  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Mestre em Ciência da Computação, desenvolvedor e conferencista. Desenvolve para dispositivos móveis desde 2004. Atualmente trabalha em projetos que envolvem Games e Realidade Aumentada/Virtual. Tem como áreas de interesse: Realidade Aumentada/Mista/Virtual (XR), Jogos Sérios, Desenvolvimento de Games, Inteligência Artificial, Processamento Digital de Imagens e Mobile Learning. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maurílio da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M.;Silva, Maurílio

Endereço


Endereço Profissional
Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia.
Avenida Ministro Mário Andreazza
Distrito Industrial I
69075830 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 32123420
URL da Homepage: http://www.sidia.org.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Arcabouço para o Desenvolvimento de Aplicações de Realidade Aumentada para Dispositivos Portáteis com o uso de Múltiplos Sensores,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Hyggo Oliveira de Almeida.
Coorientador: Angelo Perkusich.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Arcabouço de Software; Dispositivos Portáteis; Realidade Aumentada.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura em Computação.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: "Chuver": Um Jogo Educativo para Dispositivos Móveis.
Orientador: Frederico Moreira Bublitz.
1995 - 1997
Curso técnico/profissionalizante em Tecnico Contábil.
Centro Interescolar Senador Vitorino Freire, CISVF, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Projeto e Análise de Algoritmos. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2017 - 2017
Scrum Developer Certified. (Carga horária: 24h).
Quode Project, QUODE PROJECT, Brasil.
2015 - 2015
Projeto e Análise de Algoritmos. (Carga horária: 40h).
Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.


Atuação Profissional



Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia, SAMSUNG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Senior Engineer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa e desenvolvimento de aplicações para Realidade Virtual.

Atividades

01/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia, .


Instituto Nokia de Tecnologia, INDT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Senior Developer & Evangelista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Laboratório de Práticas de Software - SPLab/UFCG, SPLAB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Leader Developer, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisa e desenvolvimento de soluções para sistemas embarcados utilizando C/C++


Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva, UFCG - EMBEDDED, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento
Outras informações
Pesquisa e desenvolvimento de aplicações para Dispositivos Móveis utilizando Java, C e C++


Sophia - Soluções em Planejamento, Informação e Automação, SOPHIA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor/Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Visão Computacional usando OpenCV com C/C++: detecção de objetos, mudança de câmera (streaming de vídeo) e treinamento Haar/Cascade Classifier para detecção de objetos;


Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista/Desenvolvedor de Sistemas, Carga horária: 20


exGames, EXGAMES, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Game Developer
Outras informações
It was my responsibility develop and implement the first mobile game of the studio. This included consulting for others projects. ? Development of the version for Nokia Series 40 and S60 of the game "Gambler Saga". ? Help on porting to others J2ME devices/platforms like: Samsung, Motorola and Sony-Ericsson. ? Consulting for the development of Bunker Assault Nokia Series 40 and S60 versions.


Colégio Imaculada Conceição, CIC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Informática, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2001 - 06/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Básica

Arcoverde Técnica Contábil, ARCOTEC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Contábil, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Realidade Aumentada
2.
Realidade Virtual
3.
Games


Projetos de pesquisa


2008 - 2009
PIBIC/CNPQ - Desenvolvimento de um Tutor Inteligente para ensino de geometria baseado nos fundamentos de van Hiele
Descrição: A pesquisa trata do desenvolvimento de um tutor inteligente focado em um sistema especialista, utilizando técnicas de inteligência artificial, para ensino de geometria baseado nos níveis de aprendizagem proposto por Van Hiele, auxiliando o processo de construção do conhecimento do aluno, propondo estratégias de ensino e levando em consideração diferentes perfis de aluno através de uma máquina de inferência, o sistema é composto por uma base de conhecimento de geometria que simula um especialista humano trocando informações e interagindo com o usuário onde o software será capaz de reconhecer o perfil do aluno e de acordo com esse perfil lanças mão de abordagens específicas, o objetivo é orientar o aluno no processo de aprendizado, realizando um trabalho de acompanhamento de forma constante, fomentando a troca de experiências entre o usuário e o tutor inteligente.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maurílio da Silva - Integrante / Rodrigo Lins Rodrigues - Coordenador / Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita - Integrante / Allisson da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2007 - 2008
PIBIC/CNPQ - Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis
Descrição: Projeto para pesquisa e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, que possam ser utilizados na área de educação, taiz como: Agentes Inteligentes, Sistemas Tutores Inteligentes e m-learning.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maurílio da Silva - Coordenador / Rodrigo Lins Rodrigues - Integrante / Leandro Dias da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Aumentada.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Virtual.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Games.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento Digital de Imagens.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Scrum Developer Certified, SCRUMstudy.
2017
Unity Certified Developer, Unity.
2015
MS: Programming in C#, Microsoft.
2015
MCPS: Microsoft Certified Professional, Microsoft.
2014
CSD - Certified SCRUM Developer, Scrum Alliance.
2012
Nokia Developer Champion, Nokia.
2011
Nokia Developer Champion, Nokia.
2010
Forum Nokia Champion, Nokia.
2009
Forum Nokia Champion, Nokia.
2009
OSUM leader UEPB, Sun Microsystems.
2008
Forum Nokia Champion, Nokia.
2008
ASD - Accredited Symbian Developer, Majinate.
2007
Forum Nokia Champion, Nokia.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. ; SILVA, V. M. ; MOITA, F. M. . Math Challenge: Game for Mobile. In: VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2009, Rio de Janeiro - RJ. SBGames 2009, 2009.

2.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. ; SILVA, A. ; MOITA, F. M. . Aprendendo com Filoh na Geometria. In: VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2009, Rio de Janeiro - RJ. SBGames 2009, 2009.

3.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. ; SILVA, V. M. ; MOITA, F. M. . Dispositivos Móveis na Geometria. In: V Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2009, Maceió - AL. SJEEC 2009, 2009.

4.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. ; SILVA, V. M. ; MOITA, F. M. . Game Matemático para Dispositivos Móveis. In: V Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2009, Maceió - AL. SJEEC 2009, 2009.

5.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. ; SILVA, L. D. . Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis. In: XV Encontro de Iniciação Científica da UEPB, 2008, Campina Grande. XV Encontro de Iniciação Científica da UEPB - Pesquisa Desenvolvimento e Inovação, 2008.

6.
RODRIGUES, R. L. ; SILVA, A. ; SILVA, M. ; MOITA, F. M. . Desenvolvimento de um tutor inteligente para ensino de geometria baseado nos fundamentos de Van Hiele. In: Congresso Nacional dos Estudantes de Computação, 2008, Campina Grande. ENECOMP 2008, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M.; TELES, V. D. . O aprendizado de língua inglesa em dispositivos móveis através da aplicação de um sistema tutor inteligente. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracajú. Anais do XXII SBIR - XVII WIE, 2011. p. 542-545.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M.. VR + Games. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, M.. Introdução ao Desenvolvimento de Games. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, M.. Promovendo sua App: Caminho para o Sucesso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, M.. Introdução ao Desenvolvimento de Games. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, M.. Introdução ao Desenvolvimento de Games. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, M.. Monetizando seu Game/App. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, M.. Monetizando seu Game/App. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games para Nokia Asha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, M.. Introdução a Nova Plataforma Nokia Asha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA, M.. Monetizando seu Game na Nokia Store e Android Market. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVA, M.. Desenvolvendo Games para Android. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, M.. Desenvolvimento Móvel com Software Livre. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVA, M.; SILVA, V. M. ; RODRIGUES, R. L. ; CUNHA, R. W. S. ; SILMARY, A. . Aprendendo com Filoh na Geometria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. ; SILVA, A. ; MOITA, F. M. . Math Challenge: Game for Mobile. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
CUNHA, R. W. S. ; RODRIGUES, R. L. ; SILVA, M. ; SILVA, V. M. ; MOITA, F. M. . Game Matemático para Dispositivos Móveis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
CUNHA, R. W. S. ; RODRIGUES, R. L. ; SILVA, M. ; SILVA, V. M. ; MOITA, F. M. . Dispositivos Móveis na Geometria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SILVA, M.. Desenvolvendo de Aplicações para Dispositivos Móveis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Aplicações e Games para Celular com Java ME. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
RODRIGUES, R. L. ; SILVA, A. ; SILVA, M. ; MOITA, F. M. . Desenvolvimento de um Tutor Inteligente para o ensino de geometria baseado nos fundamentos de Van Hielle. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. ; SILVA, L. D. . Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. . Chuver. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. . Hey Rabbit!. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, M.; TELES, V. D. . Brincando com o Animazoo. 2015.

Programas de computador sem registro
1.
SILVA, M.; TELES, V. D. . Hungry Ninja. 2011.

2.
SILVA, M.; TELES, V. D. . Pixel Attack. 2011.

3.
SILVA, M.; TELES, V. D. . Mono. 2010.

4.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. . Math Challenge. 2009.

5.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. . "Chuver". 2007.

6.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. . Hey Rabbit!!!. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
RODRIGUES, R. L. ; SILVA, A. ; SILVA, M. ; MOITA, F. M. . Chatterbot: Agente Inteligente Simulador de Linguagem Natural Aplicado a Educação. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, M.; LUCENA, D. C. G. . Design e Desenvolvimento de Jogos como Incentivo a Interiorização do Desenvolvimento. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, M.. Estudante de Computação UEPB ganha Prêmio Internacional. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M.. VR/AR com Unity. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Aplicativos para Windows Phone. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Aplicativos para Windows Phone. 2015. .

4.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games 2D com Unity. 2014. .

5.
PADILLA, R. ; SILVA, M. . Desenvolvimento de Aplicativos para Windows Phone. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games 2D com Unity para Nokia X e Windows Phone 8. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Aplicativos para Windows Phone. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games 2D com Unity. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Aplicativos para Windows Phone. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games 2D com Unity. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games 2D com Unity. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games 2D com Unity. 2014. .

13.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Aplicativos para Windows Phone. 2014. .

14.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games e Aplicativos para Windows Phone. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games 2D com Unity. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Aplicativos para Windows Phone. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games 2D com Unity. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games 2D com Unity. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games e Aplicativos para Windows Phone. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games 2D com Unity. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Aplicativos para Windows Phone. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games 2D com Unity. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Aplicativos para Windows Phone. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
SILVA, M.. 2D Game Development for Windows Phone with Unity3D. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games para Nokia Asha com software free/open source. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games & Apps para Nokia Series 40. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Games para Nokia Series 40. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Jogos para Nokia Series 40 usando o JavaME. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
SILVA, M.. Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
SILVA, M.. Desenvolvimento de jogos para celular. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Software usando Java ME. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
SILVA, M.. Desenvolvendo jogos para celular com Java ME. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
SILVA, M.. Mobile Learning. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
SILVA, M.; SILVA, V. M. . Jogos Educativos para Dispositivos Móveis. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Jogos para Celular com Java ME. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
SILVA, M.. Desenvolvimento de Aplicações para Celular com Java ME. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

37.
SILVA, M.; SILVA, L. D. . Programação de jogos para celular com Java ME (J2ME). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

38.
SILVA, M.; SILVA, L. D. . Desenvolvimento de Jogos Para Celular com Java ME (J2ME). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

39.
SILVA, M.. Informática na Educação - Os Dispositivos Móveis na Educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

40.
SILVA, M.; RODRIGUES, R. L. ; SILVA, L. D. . Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis. 2008. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, M.. Entrevista para a TV Cabo Branco e Paraíba. 2008.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLISOL - Festival Latino Americano de Software Livre.Desenvolvendo Games para Android. 2011. (Encontro).

2.
I Jornada de Computação da UEPB.Desenvolvendo Games para Android. 2011. (Encontro).

3.
FLISOL - Festival Latino Americano de Software Livre.Desenvolvimento móvel com software livre. 2010. (Encontro).

4.
IV Encontro Nacional BrOffice.org. 2010. (Encontro).

5.
I Encontro Regional de Tecnologia e Negócios.Design e Desenvolvimento de Jogos como Incentivo a Interiorização do Desenvolvimento. 2009. (Encontro).

6.
I Encontro Regional de Tecnologia e Negócios.Desenvolvimento de Games e Aplicações para Dispositivos Móveis. 2009. (Encontro).

7.
II ENUCOMP - Encontro Unificado de Computação em Parnaíba.Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. 2009. (Encontro).

8.
II Semana de Ciência e Tecnologia - IFPB.Desenvolvimento de jogos para celular com Java ME. 2009. (Seminário).

9.
UFFIZI - Workshop Internacional sobre Inovação TIC. 2009. (Oficina).

10.
VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Math Challenge: Game for Mobile. 2009. (Simpósio).

11.
V Semináriode Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - Construindo Novas Trilhas.Game Matemático para Dispositivos Móveis. 2009. (Seminário).

12.
8ª SINFORM - Semana de Informática.Programação de jogos para celular com Java ME (J2ME). 2008. (Outra).

13.
ENECOMP - Congresso Nacional dos Estudantes de Computação. Programação de Jogos para dispositivos portáteis com J2ME. 2008. (Congresso).

14.
I Semana de Informática da UNED/IP.Informática na Educação - Os Dispositivos Móveis na Educação. 2008. (Seminário).

15.
VIII ENECOMP - Congresso Nacional dos Estudantes de Computação. Desenvolvimento de um Tutor Inteligente para o ensino de geometria baseado nos fundamentos de Van Hielle. 2008. (Congresso).

16.
XV Encontro de Iniciação Científica da UEPB. Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis. 2008. (Congresso).

17.
III Seminário Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas.Apresentação de Jogos. 2007. (Seminário).

18.
XIV Encontro de Iniciação Científica da UEPB. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M.. I Fórum de Licenciatura em Computação - UEPB. 2009. (Outro).

2.
MOITA, F. M. ; SILVA, M. ; RODRIGUES, R. L. . III Seminário Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas. 2007. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M.. Promovendo sua App: Caminho para o Sucesso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, M.. Introdução ao Desenvolvimento de Games. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, M.. Introdução ao Desenvolvimento de Games. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, M.. Monetizando seu Game/App. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, M.. Monetizando seu Game/App. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, M.. Introdução ao Desenvolvimento de Games. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, M.. VR + Games. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




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