Marina Halpern-Chalom

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4787138881901403
  • Última atualização do currículo em 22/08/2017


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001) e título de especialista em Psicologia Clínica emitido pelo CRP-SP. Atualmente atua como Professor Adjunto e Supervisora de Atendimento Clínico junto ao curso de Psicologia da Universidade Paulista e como Psicóloga Clínica. Colabora em projetos de pesquisa da mesma Universidade e do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Participa do Núcleo Paulista de Atenção a Superdotação, realizando avaliações, atendimentos e pesquisa na área das Altas Habilidades. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na Psicologia do Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Social e da Personalidade e em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Halpern-Chalom
Nome em citações bibliográficas
HALPERN-CHALOM, Marina

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Paulista, Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Rua Carlos Vicari, 124
Pompéia
05033-070 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36625255


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: CONTAR HISTÓRIAS E EXPRESSAR-SE: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PLANTÃO PSICOLÓGICO ABRINDO POSSIBILIDADES PARA A CLÍNICA.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Henriette Tognetti Penha Morato.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: aprendizagem; narração de estórias; criatividade; atendimento psicológico; Jung, Carl Gustav, 1875-1961.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica / Especialidade: Intervenção Terapêutica.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: psicologia e arte.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
1991 - 1995
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1988 - 1990
Ensino Médio (2º grau).
Colégio I. L. Peretz, CILP, Brasil.
1980 - 1987
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio I. L. Peretz, CILP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Habilitação Neuropsicológica. (Carga horária: 14h).
Centro Integrado de Neuropsicologia e Psicologia, CINAPSI, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Alfabetização para Autistas. (Carga horária: 36h).
Neurosaber, NEUROSABER, Brasil.
2016 - 2016
BAYLEY - Aplicação e pontuação na Escala de Desenv para Bebês e Crianças. (Carga horária: 16h).
BOBATH BRASIL, BOBATH, Brasil.
2008 - 2008
O MANEJO CLÍNICO DO SONHO. (Carga horária: 4h).
Instituto Sobornost, IS, Brasil.
2003 - 2003
AUTISMO. (Carga horária: 1h).
Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, SBPA, Brasil.
2003 - 2003
RELACIONANDO OS CONTOS DE FADAS COM A DANÇA .... (Carga horária: 2h).
Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, SBPA, Brasil.
1999 - 2003
DANÇA E EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO.
Oficina do Movimento, OM, Brasil.
1999 - 1999
MOVIMENTO EXPRESSIVO E PROCESSO ALQUÍMICO. (Carga horária: 24h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
1999 - 1999
RAMAYANA - A RIQUEZA SIMBÓLICA DA CULTURA HINDÚ. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, SBPA, Brasil.
1998 - 1998
CONFERÊNCIA - ESTRUTURAS DO MOVIMENTO HUMANO E .... (Carga horária: 8h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
1997 - 1997
A INTERAÇÃO ENTRE JOGO DE AREIA, PINTURA E SONHOS. (Carga horária: 8h).
Projetos e Estudos em Terapia com Jogo de Areia, PROTEJA, Brasil.
1996 - 1996
WORKSHOP - A GESTALT NA PRÁTICA EUROPÉIA. (Carga horária: 14h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
1996 - 1996
O ENFOQUE FENOMENOLÓGICO EXISTENCIAL E A .... (Carga horária: 2h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
1995 - 1996
MASSAGEM E SENSIBILIDADE (DO-IN/DHIATSU). (Carga horária: 250h).
Associação de Massagem Oriental do Brasil, AMOR, Brasil.
1993 - 1996
DANÇA E EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO.
Oficina do Movimento, OM, Brasil.
1994 - 1994
NEUROPSICOLOGIA COGNITIVA E REABILITAÇÃO DE .... (Carga horária: 20h).
Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
1994 - 1994
TERAPIAS EXPRESSIVAS. (Carga horária: 2h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
1994 - 1994
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS AUTISTAS. (Carga horária: 2h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
1994 - 1994
CONSULTÓRIO E CONSULTORIA. (Carga horária: 2h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
1993 - 1993
PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA APLICADO A ....
Grupo Interdisciplinar de Estudos de Alcoolismo e Farmacodependencias, GREA, Brasil.
1990 - 1991
Intermediário de Inglês.
Associação Alumni, ALUMNI, Brasil.
1988 - 1989
Básico de Inglês.
Associação Alumni, ALUMNI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 9

Atividades

02/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

02/2002 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Plantão Psicológico
Oficina de Criatividade

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2006
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora Bolsista
Outras informações
Monitora-Bolsista (PAE) junto a Disciplina Psicologia Analítica de Carl G. Jung do Instituto de Psicologia.

Vínculo institucional

1992 - 1996
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitora Voluntária
Outras informações
Monitora-Voluntária junto a Disciplina de Aconselhamento Psicológico I do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia.

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitora Bolsista
Outras informações
Monitora-Bolsista junto a Disciplina de Métodos de Exploração e Diagnóstico em Psicologia Clínica I do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia.

Atividades

8/1996 - 12/1996
Estágios , Instituto de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio extra curricular de implantação de um Serviço de Plantão psicológico para os usuários, familiares e técnicos do Projeto Esporte-Talento (CEPEUSP) e realizou atendimentos supervisionados ligados à disciplina de Aconselhamento Centrado no Clien.
4/1992 - 10/1993
Estágios , Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Psiquiatria.

Estágio realizado
Participou das atividades de ensino e pesquisa no GREA - Grupo Interdisciplinar de Estudos de Alcoolismo e Farmacodependências.

Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 3


Tribunal Regional do Trabalho - 2ª Região, TRT, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

Atividades

8/1996 - 12/1996
Estágios , Serviço de Plantão Psicológico, .

Estágio realizado
Extra-curricular de atendimento supervisionado - Disciplina de Aconselhamento Centrado no Cliente.
2/1996 - 6/1996
Estágios , Serviço de Plantão Psicológico, .

Estágio realizado
Extra-curricular de atendimento supervisionado - Disciplina de Aconselhamento Psicológico II.


Linhas de pesquisa


1.
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS


Projetos de pesquisa


2008 - Atual
A PSICOLOGIA ANALÍTICA DE JUNG EM CONTEXTOS DIVERSOS DA REALIDADE BRASILEIRA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
A PSICOLOGIA DE JUNG EM CONTEXTOS DIVERSOS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1997 - 2006
MÁSCARAS E GRUPOS VIVENCIAIS
Descrição: O presente projeto teve como obejtivo investigar a possibilidade e o alcance da aplicação do referencial da Psicologia Analítica em contextos grupais, tanto em termos teóricos quanto práticos. Pouquíssimos autores focalizam o grupo desta maneira. O próprio Jung em muitos momentos de sua obra o desqualifica como contexto adequado para propiciar o processo de individuação. Em 2003, percorremos os escritos de Jung sobre grupos, assim como os de alguns autores considerados "junguianos de primeira geração" (M. L. von Franz, E. Neumann). Em 2004, pudemos encontrar e trabalhar com textos de autores mais recentes: James Hillman, Roberto Gambini, M. V. Adams. Realizamos uma revisão conceitual, verificando a pertinência ou não em usar alguns conceitos junguianos básicos de maneira ampliada, isto é, referindo-se ao que se dá nos grupos vivenciais - por exemplo: self grupal, ego grupal, sombra grupal, símbolo grupal, insconsciente grupal. Interessa-nos também investigar a quais conceitos, e mesmo a quais abordagens, outros autores junguianos têm recorrido para abordar o tema dos grupos num referencial junguiano. Até agora, conctramos a busca de algumas linhas teóricas - Bion e Winnicott por exemplo, e de alguns mitos que podem ser relacionados aos grupos: os cavaleiros da távola redonda e a procura do Graal, por exemplo. Outro subtema que investigamos foi a consideração do grupo como um adequado para se adotar uma perspectiva ritualistica, entendida no sentido criativo, isto é, favorecedora da ampliação da consciência, acolhedora dos símbolos grupais e culturais, transformadora da energia psiquica. Whitmont e Henderson são os principais autores de apoio. Realizamos grupos vivenciais e buscamos o alcance de referencial junguiano para a compreensão de fenômenos comunitários e coletivos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marina Halpern-Chalom - Integrante / Laura Villares de Freitas - Coordenador / André Mendes - Integrante / Guilherme Scandiucci - Integrante / Rinaldo Miorin - Integrante / Santina Rodrigues de Oliveira - Integrante / Elenice Giosa - Integrante / Maria Beatriz Vidigal Barbosa de Almeida - Integrante / Tânia Pessoa de Lima - Integrante / Iara Lopes Patarra - Integrante / Silvana Parisi - Integrante / Lia Matos Viegas - Integrante / Anna Lúcia Marques T. Siqueira - Integrante / Fabiana dos Reis Marchioli - Integrante / Gabriela Andrade da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2007 - 2007
A CONQUISTA DE UM ESPAÇO
Descrição: O presente trabalho foi realizado em um orfanato que abriga vinte menores de até dezoito anos de idade, cuja tutela está sob poder judicial. A proposta deste era impulsionar uma maior interação e respeito entre o grupo, permitindo que cada indivíduo se reconhecesse a partir de suas produções, revivesse algumas experiências e pudesse refletir sobre elas, gerando então, um maior conhecimento pessoal e grupal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marina Halpern-Chalom - Coordenador / Priscila Reis - Integrante / Isabel Paschoal - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2007
ESTIMULAÇÃO EM BEBÊS
Descrição: O presente trabalho tratou de uma intervenção realizada com bebês abrigados numa instituição que cuida de crianças retiradas da convivência doméstica por violência familiar e que estão sob custódia da justiça..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marina Halpern-Chalom - Coordenador / Andressa Lopez Rondon - Integrante / Murilo Sales Paschoal - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2007
OFICINAS DE CRIATIVIDADE: UMA POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO
Descrição: Esse trabalho foi implantado no SOS JUVENTUDE do Real Parque, instituição não governamental constituída por iniciativa dos moradores da região, cujo objetivo é a formação profissional e pessoal. Foi feito com meninas de onze a vinte anos de idade, jogadoras de futebol. A nossa proposta foi oferecer encontros grupais com o uso de recursos facilitadores da expressão e da elaboração simbólica, em atividades lúdicas em torno de temas diversos, que as remetessem à reflexão e compartilhamento de experiências pessoais e grupais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marina Halpern-Chalom - Coordenador / Daniela Panisi de Oliveira - Integrante / Amanda Rafaela Lopes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2007
OFICINA DE CRIATIVIDADE COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO: DA DESORGANIZAÇÃO À INTERAÇÃO
Descrição: Nosso trabalho foi desenvolvido junto a um grupo de crianças carentes e com comportamentos agressivos, idades entre 6 e 12 anos, da Instituição Casa Clamor Cavanis. O objetivo foi desenvolver nestas crianças a capacidade de estabelecer laços emocionais com o outro, a capacidade para entender que é possível encontrar pessoas disponíveis em quem possam confiar e, conseqüentemente, poderem desenvolver apegos seguros que as tornassem mais cooperativas, mais fortes, sabendo estabelecer um contorno necessário ao cumprimento das regras, do respeito, da disciplina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marina Halpern-Chalom - Coordenador / Léa S. Mathias Fernandez - Integrante / Márcia Martin Pinto - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2007
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Descrição: A proposta deste trabalho foi o desenvolvimento da integração do grupo através da troca de experiências entre os integrantes, com a intenção de proporcionar acolhimento, reflexão e respeito..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marina Halpern-Chalom - Coordenador / Diego Henrique Viviani - Integrante / Giovanna Zeglio Lucchesi - Integrante / Lygia Guello dos Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2007
GESTANDO
Descrição: O objetivo do trabalho foi potencializar as ações dessas mulheres, promovendo um espaço para reflexão, otimização da qualidade de vida, autonomia e inclusão social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marina Halpern-Chalom - Coordenador / Adriana de Almeida Paes - Integrante / Katuscha Fagury - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2007
RESGATE DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS COM IDOSAS
Descrição: A proposta foi de fazer com que as idosas participantes tivessem oportunidade de sair da rotina e experimentassem atividades diferentes que as ajudassem no resgate de uma disposição afetiva com mais vitalidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marina Halpern-Chalom - Coordenador / Adriana Angélica Marques Porto - Integrante / Tatiana Pereira dos Reis - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2007
OFICINA DO LAZER: OFICINA DE CRIATIVIDADE PARA CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da Oficina de Criatividade na Instituição Casa Clamor Cavanis - "Ir. Aldo Menghi", cujas intervenções foram dirigidas a um grupo formado por 10 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos, que apresentavam maior grau de problemas de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marina Halpern-Chalom - Coordenador / Françoise Di Gianni Valdesório - Integrante / Heloisa Conttieri - Integrante / Laércio Antonio da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2007
HISTÓRIAS DE VIDA, UM RESGATE DA ALMA
Descrição: A proposta deste trabalho foi, a partir de nossa percepção inicial de falta de lugar no mundo, criar uma possibilidade, através das oficinas, para essas mulheres simples, de mais de sessenta anos, se olharem e se sentirem reconhecidas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marina Halpern-Chalom - Coordenador / Marina de Oliveira Costa - Integrante / Judith Akerman Formigoni - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2007
PROJETO VIVENCIAL
Descrição: Nossa proposta foi realizar um trabalho vivencial em grupo, tendo como objetivos: oferecer um espaço grupal que favorecesse o auto-conhecimento, a expressividade, a apresentação do modo de ser e estar no mundo, além de promover um ambiente facilitador de respeito à diversidade, troca interpessoal e consigo mesmo e, em última análise, como suporte psicológico para o desenvolvimento pessoal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marina Halpern-Chalom - Coordenador / Carmem Silvia Fugihara Telles - Integrante / Hilda Lopes de Souza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2001 - 2003
MITOS E VIVÊNCIA SIMBÓLICA
Descrição: Vivência e aprofundamento teórico dos mitos de Eco e Narciso.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marina Halpern-Chalom - Integrante / Laura Villares de Freitas - Coordenador / Leana Naiman Bergel - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA CLÍNICA, Conselho Regional de Psicologia.
2001
MESTRE EM PSICOLOGIA - Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HALPERN-CHALOM, Marina2006 HALPERN-CHALOM, Marina. MITOS, CONTOS E RECURSOS DIVERSOS NO SELF GRUPAL. Hermes (São Paulo), v. 11, p. 38-45, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
HALPERN-CHALOM, Marina. METODOLOGIA DE ANÁLISE QALITATIVA: DESENHOS INTERMEDIANDO A COMPREENSÃO. In: MORATO, H.T.P.; BARRETO, C.L.B.T; NUNES, A.P.. (Org.). ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO NUMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL. 1ed.RIO DE JANEIRO: GUANABARA KOOGAN, 2009, v. , p. 206-216.

2.
HALPERN-CHALOM, Marina. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL SEMEANDO O DESENVOLVIMENTO HUMANO. In: CHRISTINA M. B. CUPERTINO. (Org.). ESPAÇOS DE CRIAÇÃO EM PSICOLOGIA: OFICINAS NA PRÁTICA. 1ed.SAO PAULO: ANNA BLUME, 2008, v. , p. 37-53.

3.
HALPERN-CHALOM, Marina; MUNHOZ, Camila ; TOLEDO, Luis Celso Castro ; RAMALHO, Simone Aparecida ; SOUZA, André Meller O. ; MOREIRA, Alexandre ; SOUZA, Kelma Assunção ; CAMPOS, Rebecca . A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO NO PROJETO ESPORTE-TALENTO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO IPUSP. In: Henriette Tognetti Penha Morato. (Org.). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999, v. , p. -.

4.
BARBANTI, Lúcia Ferreira ; HALPERN-CHALOM, Marina . UM SERVIÇO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO EM INSTITUIÇÃO JUDICIÁRIA. In: Henriette Tognetti Penha Morato. (Org.). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999, v. , p. 183-201.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HALPERN-CHALOM, Marina; FREITAS, Laura Villares de . Quem ouve um conto vislumbra um ponto. In: V Congresso Latinoamericano de Psicologia Junguiana Eros Y Poder en la Práctica Clínica, La Educación Y La Cultura, 2009, Santiago. Anais do V Congresso Latinoamericano de Psicologia Junguiana Eros Y Poder en la Práctica Clínica, La Educación Y La CulturaV Congresso Latinoamericano de Psicologia Junguiana Eros Y Poder en la Práctica Clínica, La Educación Y La Cultura, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HALPERN-CHALOM, Marina. UM DUELO PELO CRESCIMENTO. In: 5º ENCONTRO UNIP/OBJETIVO DE CRIATIVIDADE, 2007, São Paulo. Anais do 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. São Paulo: UNIP, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HALPERN-CHALOM, Marina; MELCHER, M. F. . O VIVER CRIATIVO E AS ALTAS HABILIDADES: REFLEXOES E PROPOSTAS. In: V ENCONTRO NACIONAL DO CONSELHO BRASILEIRO PARA SUPERDOTAÇÃO, 2012, NITERÓI. Cultura, Ciencia e Tecnologia: Inovação em Capacidade e Talentos, 2012.

2.
HALPERN-CHALOM, Marina; MELCHER, M. F. ; SOUZA, P. R. . CONVIVENDO COM AS ALTAS HABILIDADES: O QUE EU ESPERO DISTO?. In: V ENCONTRO NACIONAL DO CONSELHO BRASILEIRO PARA SUPERDOTAÇAO, 2012, NITEROI. Cultura, Ciencia e Tecnologia: Inovação em Capacidade e Talentos, 2012.

3.
HALPERN-CHALOM, Marina; CANALONGA, Luciana Carvalho . Expressões e Trocas, uma vivência com as Oficinas de Criatividade. In: XI Encontro Científico da Vice-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da Unip, 2011, São Paulo. XI Encontro Científico XIII Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq, 2011.

4.
HALPERN-CHALOM, Marina. Uso de recursos expressivos na prática clínica. In: V Congresso Latinoamericano de Psicologia Junguiana Eros Y Poder en la Práctica Clínica, La Educación y La Cultuura, 2009, Santiago. Anais do V Congresso, 2009.

5.
PASCHOAL, Murilo Sales ; RONDON, Andressa Lopez ; HALPERN-CHALOM, Marina . ESTIMULAÇÃO EM BEBÊS. In: 5º ENCONTRO UNIP/OBJETIVO DE CRIATIVIDADE, 2007, São Paulo. Anais do 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. São Paulo: UNIP/Objetivo, 2007.

6.
FERNANDEZ, Léa S. Mathias ; PINTO, Márcia Martin ; HALPERN-CHALOM, Marina . OFICINA DE CRIATIVIDADE COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO: DA DESORGANIZAÇÃO À INTERAÇÃO. In: 5º ENCONTRO UNIP/OBJETIVO DE CRIATIVIDADE, 2007, São Paulo. Anais do 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. São Paulo: UNIP, 2007.

7.
REIS, Priscila ; PASCHOAL, Isabel ; HALPERN-CHALOM, Marina . A CONQUISTA DE UM ESPAÇO. In: 5º ENCONTRO UNIP/OBJETIVO DE CRIATIVIDADE, 2007, São Paulo. Anais do 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. São Paulo: UNIP, 2007.

8.
VALDESÓRIO, Françoise Di Gianni ; CONTTIERI, Heloisa ; SILVA, Laércio Antonio da ; HALPERN-CHALOM, Marina . OFICINA DO LAZER: OFICINA DE CRIATIVIDADE PARA CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. In: 5º ENCONTRO UNIP/OBJETIVO DE CRIATIVIDADE, 2007, São Paulo. Anais do 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. São Paulo: UNIP, 2007.

9.
PORTO, Adriana Angélica Marques ; REIS, Tatiana Pereira dos ; HALPERN-CHALOM, Marina . RESGATE DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS COM IDOSAS. In: 5º ENCONTRO UNIP/OBJETIVO DE CRIATIVIDADE, 2007, São Paulo. Anais do 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. São Paulo: UNIP, 2007.

10.
PAES, Adriana de Almeida ; FAGURY, Katuscha ; HALPERN-CHALOM, Marina . GESTANDO. In: 5º ENCONTRO UNIP/OBJETIVO DE CRIATIVIDADE, 2007, São Paulo. Anais do 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. São Paulo: UNIP, 2007.

11.
COSTA, Marina de Oliveira ; FORMIGONI, Judith Akerman ; HALPERN-CHALOM, Marina . HISTÓRIAS DE VIDA, UM RESGATE DA ALMA. In: 5º ENCONTRO UNIP/OBJETIVO DE CRIATIVIDADE, 2007, São Paulo. Anais do 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. São Paulo: UNIP, 2007.

12.
TELLES, Carmem Silvia Fugihara ; SOUZA, Hilda Lopes ; HALPERN-CHALOM, Marina . PROJETO VIVENCIAL. In: 5º ENCONTRO UNIP/OBJETIVO DE CRIATIVIDADE, 2007, São Paulo. Anais do 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. São Paulo: UNIP, 2007.

13.
VIVIANI, Diego Henrique ; LUCCHESI, Giovanna Zeglio ; SANTOS, Lygia Guello dos ; HALPERN-CHALOM, Marina . OFICINA DE CRIATIVIDADE. In: 5º ENCONTRO UNIP/OBJETIVO DE CRIATIVIDADE, 2007, São Paulo. Anais do 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. São Paulo: UNIP, 2007.

14.
OLIVEIRA, Daniela Panisi de ; LOPES, Amanda Rafaela ; HALPERN-CHALOM, Marina . OFICINAS DE CRIATIVIDADE: UMA POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO. In: 5º ENCONTRO UNIP/OBJETIVO DE CRIATIVIDADE, 2007, São Paulo. Anais do 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. São Paulo: UNIP, 2007.

15.
MORATO, Henriette Tognetti Penha ; BARBANTI, Lúcia Ferreira ; FRISCHER, Rosana ; HALPERN-CHALOM, Marina ; HANALDA, H. ; KARP, M. ; MUNHÓZ, C. ; ROCHA, M. C. ; SOARES, M. B. . PSICOLOGIA NO PROJETO ESPORTE-TALENTO. In: V ENCONTRO ESTADUAL DE CLÍNICAS-ESCOLA, 1997, São Paulo. Anais do V Encontro Estadual de Clínicas-Escola. São Paulo: Universidade São Judas Tadeu, 1997. p. 84-86.

16.
MORATO, Henriette Tognetti Penha ; ALBUQUERQUE, Ana Cristina F. ; BARBANTI, Lúcia Ferreira ; CAMARGO, Rodrigo F. ; GALVÃO, Ligia F. ; HALPERN-CHALOM, Marina ; HULLE, Ana Cristina ; JARDIM, Angela Beatriz ; LAM, Uri ; LERNER, Rogério ; MUNHOZ, Camila ; NUNES, Ana Letícia ; RAMALHO, Simone Aparecida ; SOARES, M. B. ; STREB, Aline ; JAGANO, C. F. . PLANTÃO PSICOLÓGICO COMO MODALIDADE DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÃO: IMPLICAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS. In: XXVI CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA, 1997, São Paulo. Resumos do XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. São Paulo: Sociedade Interamericano de Psicologia, 1997. v. 26. p. 179-179.

17.
MORATO, Henriette Tognetti Penha ; STREB, Aline ; ALBUQUERQUE, Ana Cristina F. ; NUNES, Ana Letícia ; JARDIM, Angela Beatriz ; HULLE, Ana Cristina ; GALVÃO, Ligia F. ; BARBANTI, Lúcia Ferreira ; SOARES, M. B. ; HALPERN-CHALOM, Marina . PLANTÃO PSICOLÓGICO COMO MODALIDADE DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÃO: IMPLICAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS. In: 26ª REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 1996, Ribeirão Preto. Anais da 26ª Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia de Ribeirão Preto, 1996. p. 74-74.

18.
THIERS, Valéria O. ; FUSCHINI, Daniela M. ; SEABRA, Alessandra G. ; SANTOS, Rosa M. R. ; JARDIM, Angela Beatriz ; CIA, Walquíria C. ; LEME, Betina ; LAURAGUAIS, A. ; PANNUTI, Daniela ; HALPERN-CHALOM, Marina ; CAPOVILLA, Fernando César . ANÁLISE COMPUTADORIZADA DE DÉFICITS EM DISLEXIA. In: I CONGRESSO INTERNO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP, 1991, São Paulo. Resumos do I Congresso Interno do Instituto de Psicologia da USP. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP, 1991. v. 1. p. d5-d5.

19.
CAPOVILLA, Fernando César ; SEABRA, Alessandra G. ; FUSCHINI, Daniela M. ; THIERS, Valéria O. ; JARDIM, Angela Beatriz ; LEME, Betina ; CIA, Walquíria C. ; SANTOS, Rosa M. R. ; PANNUTI, Daniela ; HALPERN-CHALOM, Marina . BIBLOS 450: BIBLIOTECA COMPUTADORIZADA DE PADRÕES GRÁFICOS PARA USO EM ANÁLISE EXPERIMENTAL DE ALFABETIZAÇÃO, AFASIAS E DISLEXIAS. In: V ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOLOGIA, 1991, Maringá. Programa e Resumos do V Encontro Paranaense de Psicologia. Maringá: Crp - Universidade Estadual de Maringá, 1991. v. 5. p. 45-45.

20.
THIERS, Valéria O. ; FUSCHINI, Daniela M. ; SEABRA, Alessandra G. ; SANTOS, Rosa M. R. ; JARDIM, Angela Beatriz ; CIA, Walquíria C. ; LEME, Betina ; LAURAGUAIS, A. ; PANNUTI, Daniela ; HALPERN-CHALOM, Marina ; CAPOVILLA, Fernando César . ANÁLISE COMPUTADORIZADA DE DEFICITS EM DISLEXIA. In: 1º CONGRESSO INTERNO DO NÚCLEO DE PESQUISA EM NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO, 1991, São Paulo. Resumos do 1º Congresso Interno do Núcleo de Pesquisa em Neurociências e Comportamento. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP, 1991. v. 1. p. 413-413.

Apresentações de Trabalho
1.
HALPERN-CHALOM, Marina. Altas Habilidades: a Diferença Invisível. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HALPERN-CHALOM, Marina. Oficina de Criatividade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
HALPERN-CHALOM, Marina. TECENDO REFLEXÕES COM AS OFICINAS DE CRIATIVIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HALPERN-CHALOM, Marina. DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E INTERVENÇÃO NA SUPERDOTAÇÃO E DUPLA EXCEPCIONALIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
HALPERN-CHALOM, Marina; VITTA, C. S. ; SANTANNA, L. A. . IDENTIFICANDO O FOCO DA INTERVENÇÃO NO TRABALHO CLÍNICO COM AS ALTAS HABILIDADES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HALPERN-CHALOM, Marina. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - CONTRIBUIÇOES DA PSICOLOGIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
HALPERN-CHALOM, Marina. AVALIAÇÃO DA SUPERDOTAÇÃO - QUANDO E PORQUÊ?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
HALPERN-CHALOM, Marina. ACELERAÇÃO DE SÉRIE - BENEFÍCIOS E DIFICULDADES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
HALPERN-CHALOM, Marina. A PRÁTICA DAS OFICINAS DE CRIATIVIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
HALPERN-CHALOM, Marina. OFICINAS DE CRIATIVIDADE - TRABALHANDO COM GRUPOS EM INSTITUIÇÕES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
Nascimento, Ana Claudia Sillos ; HALPERN-CHALOM, Marina ; Batista, Vilanne de Araujo . DESPERTAR PARA O NOVO - OFICINAS DE CRIATIVIDADE COM MULHERES EM UMA CASA DE REPOUSO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
Oliveira, Ivana Freitas ; HALPERN-CHALOM, Marina . AS OFICINAS DE CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS REFLEXÃO DE UMA EXPERIÊNCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
HALPERN-CHALOM, Marina. O VIVER CRIATIVO E AS ALTAS HABILIDADES: REFLEXÕES E PROPOSTAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HALPERN-CHALOM, Marina; MELCHER, M. F. ; SOUZA, P. R. . CONVIVENDO COM AS ALTAS HABILIDADES: O QUE EU ESPERO DISTO?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
HALPERN-CHALOM, Marina; CUPERTINO, C. . O USO DE RECURSOS EXPRESSIVOS NA PRÁTICA DO PSICÓLOGO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
HALPERN-CHALOM, Marina. OFICINAS DE CRIATIVIDADE NA GRADUAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
HALPERN-CHALOM, Marina; FREITAS, Laura Villares de . QUEM OUVE UM CONTO VISLUMBRA UM PONTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
HALPERN-CHALOM, Marina. VIVENCIANDO UMA OFICINA DE CRIATIVIDADE ATRAVÉS DE RECURSOS EXPRESSIVOS E ARTÍSTICOS: UMA PRÁTICA PSICOLÓGICA DE ATENDIMENTO À COMUNIDADE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
RONDON, Andressa Lopez ; PASCHOAL, Murilo Sales ; HALPERN-CHALOM, Marina . ESTIMULAÇÃO DE BEBÊS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
FERNANDEZ, Léa S. Mathias ; PINTO, Márcia Martin ; HALPERN-CHALOM, Marina . OFICINA DE CRIATIVIDADE COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO: DA DESORGANIZAÇÃO À INTERAÇÃO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
REIS, Priscila ; PASCHOAL, Isabel ; HALPERN-CHALOM, Marina . A CONQUISTA DE UM ESPAÇO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
VALDESÓRIO, Françoise Di Gianni ; CONTTIERI, Heloisa ; SILVA, Laércio Antonio da ; HALPERN-CHALOM, Marina . OFICINA DO LAZER: OFICINA DE CRIATIVIDADE PARA CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
PORTO, Adriana Angélica Marques ; REIS, Tatiana Pereira dos ; HALPERN-CHALOM, Marina . RESGATE DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS COM IDOSAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
OLIVEIRA, Daniela Panisi de ; LOPES, Amanda Rafaela ; HALPERN-CHALOM, Marina . OFICINAS DE CRIATIVIDADE: UMA POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
PAES, Adriana de Almeida ; FAGURY, Katuscha ; HALPERN-CHALOM, Marina . GESTANDO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
COSTA, Marina de Oliveira ; FORMIGONI, Judith Akerman ; HALPERN-CHALOM, Marina . HISTÓRIAS DE VIDA, UM RESGATE DA ALMA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
TELLES, Carmem Silvia Fugihara ; SOUZA, Hilda Lopes ; HALPERN-CHALOM, Marina . PROJETO VIVENCIAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
VIVIANI, Diego Henrique ; LUCCHESI, Giovanna Zeglio ; SANTOS, Lygia Guello dos ; HALPERN-CHALOM, Marina . OFICINA DE CRIATIVIDADE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
HALPERN-CHALOM, Marina. UM DUELO PELO CRESCIMENTO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
HALPERN-CHALOM, Marina. MESA REDONDA: RECURSOS EXPRESSIVOS, GRUPOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
CANALONGA, Luciana Carvalho ; HALPERN-CHALOM, Marina ; CUPERTINO, Christina Menna Barreto . FENOMENOLOGIA E CRIAÇÃO - O TRABALHO COM OFICINAS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
HALPERN-CHALOM, Marina. Criando Estratégias de Aprendizagem em Supervisão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
HALPERN-CHALOM, Marina; FREITAS, Laura Villares de . MITOS, CONTOS E RECURSOS EXPRESSIVOS NO CONTEXTO GRUPAL. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
BERGEL, Leana Naiman ; CARLOTTI, Tatiana ; HALPERN-CHALOM, Marina ; FREITAS, Laura Villares de ; MENDES, André ; SCANDIUCCI, Guilherme ; SORIA, Ana Carolina S. . REFLETINDO NO ESPELHO DE ECO E NARCISO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
MORATO, Henriette Tognetti Penha ; ALBUQUERQUE, Ana Cristina F. ; BARBANTI, Lúcia Ferreira ; CAMARGO, Rodrigo F. ; GALVÃO, Ligia F. ; HALPERN-CHALOM, Marina ; HULLE, Ana Cristina ; JARDIM, Angela Beatriz ; LAM, Uri ; LERNER, Rogério ; MUNHOZ, Camila ; NUNES, Ana Letícia ; RAMALHO, Simone Aparecida ; SOARES, M. B. ; STREB, Aline ; JAGANO, C. F. . PLANTÃO PSICOLÓGICO COMO MODALIDADE DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÃO: IMPLICAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
MORATO, Henriette Tognetti Penha ; BARBANTI, Lúcia Ferreira ; FRISCHER, Rosana ; HALPERN-CHALOM, Marina ; HANALDA, H. ; KARP, M. ; MUNHÓZ, C. ; ROCHA, M. C. ; SOARES, M. B. . PSICOLOGIA NO PROJETO ESPORTE-TALENTO. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
MORATO, Henriette Tognetti Penha ; STREB, Aline ; ALBUQUERQUE, Ana Cristina F. ; NUNES, Ana Letícia ; JARDIM, Angela Beatriz ; HULLE, Ana Cristina ; GALVÃO, Ligia F. ; BARBANTI, Lúcia Ferreira ; SOARES, M. B. ; HALPERN-CHALOM, Marina . PLANTÃO PSICOLÓGICO COMO MODALIDADE DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÃO: IMPLICAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
CAPOVILLA, Fernando César ; OISHI, M. ; THIERS, Valéria O. ; SEABRA, Alessandra G. ; FUSCHINI, Daniela M. ; SANTOS, Rosa M. R. ; JARDIM, Angela Beatriz ; LEME, Betina ; CIA, Walquíria C. ; PANNUTI, Daniela ; HALPERN-CHALOM, Marina . SISTEMA COMPUTADORIZADO PARA ANÁLISE EXPERIMENTAL EM LEITURA, DISLEXIA E AFASIA. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
CAPOVILLA, Fernando César ; SEABRA, Alessandra G. ; FUSCHINI, Daniela M. ; THIERS, Valéria O. ; JARDIM, Angela Beatriz ; LEME, Betina ; CIA, Walquíria C. ; SANTOS, Rosa M. R. ; PANNUTI, Daniela ; HALPERN-CHALOM, Marina . BIBLOS 450: BIBLIOTECA COMPUTADORIZADA DE PADRÕES GRÁFICOS PARA USO EM ANÁLISE EXPERIMENTAL DE ALFABETIZAÇÃO, AFASIAS E DISLEXIA. 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
THIERS, Valéria O. ; FUSCHINI, Daniela M. ; SEABRA, Alessandra G. ; SANTOS, Rosa M. R. ; JARDIM, Angela Beatriz ; CIA, Walquíria C. ; LEME, Betina ; LAURAGUAIS, A. ; PANNUTI, Daniela ; HALPERN-CHALOM, Marina ; CAPOVILLA, Fernando César . ANÁLISE COMPUTADORIZADA DE DEFICITS EM DISLEXIA. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
THIERS, Valéria O. ; FUSCHINI, Daniela M. ; SEABRA, Alessandra G. ; SANTOS, Rosa M. R. ; JARDIM, Angela Beatriz ; CIA, Walquíria C. ; LEME, Betina ; LAURAGUAIS, A. ; PANNUTI, Daniela ; HALPERN-CHALOM, Marina ; CAPOVILLA, Fernando César . ANÁLISE COMPUTADORIZADA DE DÉFICITS EM DISLEXIA. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
HALPERN-CHALOM, Marina. ALÉM - TAMANHO P - PERMANÊNCIA. São Paulo: Olho d'Água, 2003 (Poemas).

2.
HALPERN-CHALOM, Marina. CONTAR HISTÓRIAS E EXPRESSAR-SE: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PLANTÃO PSICOLÓGICO ABRINDO POSSIBILIDADES PARA A CLÍNICA. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP, 2001 (Dissertação - Mestrado).

3.
HALPERN-CHALOM, Marina. QUERER NÃO É PODER. São Paulo: CPV Vestibulares, 1990 (Concurso de Redação).


Demais tipos de produção técnica
1.
HALPERN-CHALOM, Marina. Oficina de Criatividade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FREITAS, Laura Villares de ; HALPERN-CHALOM, Marina . JUNG E A ELABORAÇÃO SIMBÓLICA: MITOS, CONTOS E RECURSOS EXPRESSIVOS. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FREITAS, Laura Villares de ; HALPERN-CHALOM, Marina . JUNG E A ELABORAÇÃO SIMBÓLICA: MITOS, CONTOS E RECURSOS EXPRESSIVOS. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MORATO, Henriette Tognetti Penha ; EISENLOHR, Maria Gertrudes Vasconcellos ; ALMEIDA, Fernando Milton de ; BACCHI, Carolina ; BARBANTI, Lúcia Ferreira ; HALPERN-CHALOM, Marina ; OSTRONOFF, Vera Helena . PLANTÃO PSICOLÓGICO E REDE DE APOIO EM SAÚDE MENTAL. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HALPERN-CHALOM, Marina. Participação em banca de Marcia Regina Polette Villar.A importancia da sexualidade na manutencao do casamento pós-moderno. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.

2.
Whitaker, G.V.; HALPERN-CHALOM, Marina. Participação em banca de Adriana Macul Lemos da Silva.A poetica do corpo contemporâneo, uma relfexão sobre a Arte e Clínica no CAPS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Alfabetização para Autistas. 2016. (Outra).

2.
Curso de Dislexia e Distúrbios da Aprendizagem na Área da Leitura e Escrita.Altas Habilidades: a Diferença Invisível. 2016. (Outra).

3.
Curso Intensivo de Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem 2016. 2016. (Outra).

4.
Fábrica de Produção de Textos - Como estimular a escrita em crianças com Dislexia. 2016. (Outra).

5.
II Simpósio do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento.Diagnóstico Diferencial e Intervenção na Superdotação e Dupla Excepcionalidade. 2016. (Simpósio).

6.
Reabilitacão Neuropsicológica: Atenção e Memória. 2016. (Oficina).

7.
Curso Wisc IV : ênfase em avaliação neuropsicológica - Módulo Avançado. 2014. (Outra).

8.
II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES SUPERDOTACAO. 2014. (Congresso).

9.
IV CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA CIENCIA E PROFISSAO. 2014. (Congresso).

10.
Workshop Internacional sobre Autismo. 2014. (Oficina).

11.
Atelier Aberto - LEP/USP.Workshop vivencial. 2013. (Oficina).

12.
Conversando com o Sandplay: uma tentativa de nos entendermos no conjunto de nossas diferenças. 2013. (Seminário).

13.
Mini curso - O Estresse Precoce desencadeando os Transtornos Afetivos.. 2013. (Congresso).

14.
O desenvolvimento da sombra em um processo de Sandplay. 2013. (Seminário).

15.
XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. 2013. (Congresso).

16.
Prevenindo e superando problemas de esforço repetitivo. 2012. (Oficina).

17.
V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação. 2012. (Encontro).

18.
V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação.O VIVER CRIATIVO E AS ALTAS HABILIDADES: REFLEXÕES E PROPOSTAS. 2012. (Encontro).

19.
V ENCONTRO NACIONAL DO CONSELHO BRASILEIRO PARA SUPERDOTAÇÃO.CONVIVENDO COM AS ALTAS HABILIDADES: O QUE EU ESPERO DISTO?. 2012. (Encontro).

20.
IV Simpósio de Psicologia Analitica do IPUSP.A melodia de um conto afinando a escuta pessoal em uma vivencia grupal.. 2011. (Simpósio).

21.
XI Encontro Científico da Vice-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da Unip.Expressões e Trocas, uma vivência com as Oficinas de Criatividade.. 2011. (Encontro).

22.
III CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO.. O USO DE RECURSOS EXPRESSIVOS NA PRÁTICA DO PSICÓLOGO. 2010. (Congresso).

23.
Palestra Campus Vergueiro - Universidade Paulista.A Psicologia e os Contos: Vivenciando um conto. 2009. (Outra).

24.
V Congresso Latinoamericano de Psicologia Junguiana Eros Y Poder en la Práctica Clínica, La Educación y la Cultura.. 2009. (Congresso).

25.
V CONGRESSO LATIONOAMERICANO DE PSICOLOGIA JUNGUIANA EROS Y PODER EN LA PRÁCTICA CLÍNICA, LA EDUCACIÓN Y LA CULTURA.. QUEM OUVE UM CONTO VISLUMBRA UM PONTO. 2009. (Congresso).

26.
Introdução ao método do "Jogo de Areia - Sandplay". 2008. (Outra).

27.
VIII Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições. 2008. (Simpósio).

28.
X SIMPÓSIO REGIONAL DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA ANALÍTICA DE CAMPINAS. 2008. (Simpósio).

29.
5º ENCONTRO UNIP/OBJETIVO DE CRIATIVIDADE.UM DUELO PELO CRESCIMENTO. 2007. (Encontro).

30.
II SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA ANALÍTICA DE C. G. JUNG. 2007. (Simpósio).

31.
IV CONGRESO LATINOAMERICANO DE PSICOLOGÍA DE LA SALUD - XI ENPAH ENCONTRO NACIONAL DE PSICÓLOGOS DA ÁREA HOSPITALAR. VIVENCIANDO UMA OFICINA DE CRIATIVIDADE ATRAVÉS DE RECURSOS EXPRESSIVOS E ARTÍSTICOS: UMA PRÁTICA PSICOLÓGICA DE ATENDIMENTO À COMUNIDADE. 2007. (Congresso).

32.
II CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. RECURSOS EXPRESSIVOS, GRUPOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2006. (Congresso).

33.
II CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. A ELABORAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO SABER PSICOLÓGICO. 2006. (Congresso).

34.
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA EXISTENCIAL - I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ARTE E FENOMENOLOGIA. MESA REDONDA - FENOMENOLOGIA E CRIAÇÃO - O TRABALHO COM OFICINAS. 2006. (Congresso).

35.
I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PSICOLOGIA - ULAPSI. ESCUTA E ABERTURA PARA A ALTERIDADE: IMPASSES E ALTERNATIVAS NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO - PALESTRA: CRIANDO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM SUPERVISÃO. 2005. (Congresso).

36.
III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PSICOLOGIA JUNGUIANA. MESA REDONDA - MITOS, CONTOS E RECURSOS EXPRESSIVOS NO CONTEXTO GRUPAL. 2003. (Congresso).

37.
X ENPAH - ENCONTRO NACIONAL DE PSICÓLOGOS DA ÁREA HOSPITALAR. 2003. (Encontro).

38.
XVI MOITARÁ - BUMBA MEU BOI BUMBÁ - RUMINAÇÕES EM TORNO DA CULTURA BRASILEIRA. 2002. (Outra).

39.
V CONGRESSO INTERNO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. REFLETINDO NO ESPELHO DE ECO E NARCISO. 2001. (Congresso).

40.
II CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PSICOLOGIA JUNGUIANA. 2000. (Congresso).

41.
30 ANOS DO SERVIÇO DE ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO.MESA REDONDA - PLANTÃO PSICOLÓGICO: UMA NOVA POSSIBILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE E EDUCAÇÃO. 1999. (Outra).

42.
I ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS. 1999. (Encontro).

43.
II SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA ANALÍTICA DE C. G. JUNG. 1999. (Simpósio).

44.
I ENCONTRO DE SERVIÇOS DE PLANTÃO PSICOLÓGICO 1998.PALESTRA: O PLANTÃO E AS INSTITUIÇÕES. 1998. (Encontro).

45.
SIMPÓSIO - ARQUÉTIPO DA LOUCA. 1997. (Simpósio).

46.
SIMPÓSIO NATUREZA E SIMBOLOGIA DO FEMININO - ENSAIO, PESQUISA E ARTE. 1997. (Simpósio).

47.
V ENCONTRO ESTADUAL DE CLÍNICAS-ESCOLA.PSICOLOGIA NO PROJETO ESPORTE-TALENTO. 1997. (Encontro).

48.
XXVI CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA. PLANTÃO PSICOLÓGICO COMO MODALIDADE DE ATENDIMENTO EM INSTITUIÇÃO: IMPLICAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS. 1997. (Congresso).

49.
SEMINÁRIO 25. 1994. (Seminário).

50.
I ENCONTRO DE CLÍNICAS ESCOLAS - A CLÍNICA ESCOLA: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO À COMUNIDADE, ENSINO E PESQUISA?. 1993. (Encontro).

51.
I CONGRESSO INTERNO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP. ANÁLISE COMPUTADORIZADA DE DÉFICITS EM DISLEXIA. 1991. (Congresso).

52.
II CONGRESSO LATINO AMERICANO DE NEUROPSICOLOGIA - I CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROPSICOLOGIA. SISTEMA COMPUTADORIZADO PARA ANÁLISE EXPERIMENTAL EM LEITURA, DISLEXIA E AFASIA. 1991. (Congresso).

53.
V ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOLOGIA.BIBLOS 450: BIBLIOTECA COMPUTADORIZADA DE PADRÕES GRÁFICOS PARA USO EM ANÁLISE EXPERIMENTAL DE ALFABETIZAÇÃO, AFASIAS E DISLEXIA. 1991. (Encontro).

54.
CONCURSO DE REDAÇÃO. 1990. (Outra).

55.
OLIMPÍADA DE QUÍMICA. 1989. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HALPERN-CHALOM, Marina. II Simpósio do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alteração do Neurodesenvolvimento. 2016. (Outro).

2.
HALPERN-CHALOM, Marina. X ENPAH - ENCONTRO NACIONAL DE PSICÓLOGOS DA ÁREA HOSPITALAR. 2003. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
HALPERN-CHALOM, Marina; VITTA, C. S. ; SANTANNA, L. A. . IDENTIFICANDO O FOCO DA INTERVENÇÃO NO TRABALHO CLÍNICO COM AS ALTAS HABILIDADES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Atua em consultório particular desde 1996.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 23:55:12