Andréia Kroger Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5073907734426759
  • Última atualização do currículo em 03/07/2018


Andréia Kroger Costa é Psicóloga formada pela pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG, 2005). Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB, 2009). Doutoranda em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas (UMinho-Portugal). Foi coordenadora e professora no Curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus-CESUPI (2014-2016). Foi professora adjunta, coordenadora de estágio e coordenadora de extensão na Faculdade de Psicologia da Universidade de Rio Verde (UniRV, 2016-2018). Seu campo de atuação e pesquisa inclui atividades na área de Psicologia Experimental, com ênfase em aprendizagem, controle discriminativo: temporal e instrucional, controle social, autocontrole, efeito sunk-cost, educação formal e educação inclusiva. Na prática clínica atua no atendimento a crianças e adolescentes com desenvolvimento típico e neuroatípico sob o enfoque da Terapia Analítico Comportamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréia Kroger Costa
Nome em citações bibliográficas
KROGER-COSTA, A.;KROGER-COSTA, ANDRÉIA


Formação acadêmica/titulação


2009
Doutorado em andamento em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Título: Efeitos do Movimento sobre a Percepção Temporal,
Orientador: Armando Machado.
Bolsista do(a): Fundação para Ciência e Tecnologia, FCT, Portugal.
Palavras-chave: Bisecção Temporal; Generalização Temporal; Discriminação Temporal; Modelos Matemáticos e teóricos do timing.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos Comportamentais Básicos.
2007 - 2009
Mestrado em Ciências do Comportamento.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O Efeito da Presença do Experimentador sobre o Seguimento de Instruções,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Josele Abreu-Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Instruções; Sensibilidade; Controle Social.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos Comportamentais Básicos.
2000 - 2005
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Hiperatividade: Um olhar behaviorista sobre a manutenção de comportamentos hiperativos.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC - MG, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2012
Extensão universitária em Human Time Perception. (Carga horária: 720h).
Keele University, KEELE, Inglaterra.
2011 - 2011
Conducting School-Based Functional Behavior Assess. (Carga horária: 12h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2010 - 2010
Extensão universitária em Controle de Estímulos e Generalização. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
Teoria do Comportamento. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2007 - 2007
A utilização de recursos lúdicos na terapia analít. (Carga horária: 14h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2007 - 2007
"Aprender"ou "Entender": Distinguindo Controle por. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Debate Interdisciplinar. (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2004 - 2004
Análise comportamental das relações amorosas.
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2004 - 2004
Terapia por contingências de reforçamento: conceit.
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2003 - 2003
Terapia analítico-comportamental infantil.
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2003 - 2003
Correspondência verbal-não verba": contribuições d.
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
--- Faculdade de Psicologia --- Disciplinas Ministradas: Teorias da Aprendizagem Aplicadas à Área Escolar (72 H/A) Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem (72 H/A) Psicologia da Educação (72 H/A) Psicoterapia Comportamental Infantil (72 H/A) Estágio Supervisionado Básico IV - Educacional/Escolar (72 H/A) Estágio Supervisionado Específico I e II - Educacional/Escolar (119 H/A) Estágio Supervisionado Específico II - Atendimento Clínico TAC (119 H/A) Orientação de Monografia Outras atividades: Coordenação de Estágio (2016.2) Coordenação de Atividades Complementares (2017.2) --- Faculdade de Pedagogia --- Disciplinas Ministradas Psicologia do Desenvolvimento na Educação (72 H/A) Psicologia da Educação II (72 H/A)


Cesupi Faculdade de Ilhéus, CESUPI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
--- Graduação em Psicologia --- Disciplinas Ministradas: Análise do Comportamento: Teoria, Pesquisa e Aplicação (CH = 72 horas) Turma: 6o. semestre Noturno Estágio Supervisionado Específico I - Profissionalizante (CH = 72 horas) Turma: 8o. semestre Introdução à Análise Experimental do Comportamento (CH = 72 horas) Turma: 2o. semestre Noturno Monografia I (CH = 36 horas) Turma: 8o. semestre Matutino e Noturno Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Terapia Analítico-Comportamental (CH = 36 horas) Turma: 7o. semestre Matutino e Noturno

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Enquanto Coordenadora do Curso de Psicologia, apresentou uma postura: 1) Política ao revelar uma liderança efetiva; 2) Gerencial ao buscar estratégias de redução de custos e ampliação da receita sempre resguardando a excelência da proposta educacional da formação; 3) Dirigente acadêmico ao desenvolver uma relação produtiva e de respeito mútuo junto aos gestores, corpo docente, corpo discente e demais funcionários 4) Dirigente institucional ao apresentar conhecimentos e domínio da legislação educacional vigente, habilidades de transformar o conhecimento em condutas profissionais e pessoais e, atitudes envolvendo práticas e decisões visando promover a excelência na formação de profissionais de Psicologia equilibrando o tripé: ensino x pesquisa x extensão

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Efetivo do NDE
Outras informações
Como efetivo do N.D.E do Curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus, atuou ativamente na revisão e análise constante da congruência dos aspectos acadêmicos da Matriz Curricular do Curso com os objetivos da formação e demandas da região. Ampliando o olhar técnico-conceitual para perspectivas sociodemográficas e humanas

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
--- Graduação em Psicologia --- Disciplinas Ministradas: Análise do Comportamento: Teoria, Pesquisa e Aplicação (CH = 72 horas) Turmas: 6o. semestre Matutino e Noturno Introdução à Análise Experimental do Comportamento (CH = 72 horas) Turma: 2o. semestre Noturno

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
--- Graduação em Psicologia --- Disciplinas Ministradas: Análise do Comportamento: Teoria, Pesquisa e Aplicação (CH = 72 horas) Turma: 6o. semestre Noturno Estágio Supervisionado Básico I (APAE) (CH = 72 horas) Turma: 5o. semestre Noturno Estágio Supervisionado Básico III (APAE) (CH = 72 horas) Turma: 7o. semestre Introdução à Análise Experimental do Comportamento (CH = 72 horas) Turma: 2o. semestre Noturno Psicologia Jurídica (CH = 36 horas) Turma: 5o. semestre Noturno Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Terapia Analítico-Comportamental (CH = 36 horas) Turma: 7o. semestre Matutino e Noturno

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26
Outras informações
--- Graduação em Psicologia --- Disciplinas Ministradas: Introdução à Análise Experimental do Comportamento (CH = 72 horas) Turma: 2o. semestre Noturno Neurociências Aplicada à Psicologia (CH = 72 horas) Turma: 2o. semestre Noturno Teorias da Aprendizagem (CH = 72 horas) Turma: 4o. semestre Noturno --- Graduação em Direito --- Disciplinas Ministradas: Metodologia da Pesquisa Jurídica (CH = 72 horas) Turmas: 2o. semestre Matutino e Noturno Monografia II (CH = 36 horas) Turmas: 9o. semestre Matutino e Noturno --- Graduação em Nutrição --- Disciplinas Ministradas: Psicologia e Nutrição (CH = 36 horas) Turmas: 2o. semestre Noturno

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
--- Graduação em Psicologia --- Disciplinas Ministradas: Estágio Supervisionado Básico I (Instituto Educacional Emília de Brito) (CH = 72 horas) Turma: 5o. semestre Introdução à Análise Experimental do Comportamento (CH = 72 horas) Turma: 2o. semestre Noturno Psicologia, Ciência e Profissão (CH = 72 horas) Turma: 1o. semestre Noturno Psicologia e Educação (CH = 54 horas) Turmas: 5o. semestre Matutino e Noturno Teorias da Aprendizagem (CH = 72 horas) Turma: 4o. semestre Noturno --- Graduação em Direito --- Disciplinas Ministradas: Monografia II (CH = 36 horas) Turmas: 9o. semestre Matutino e Noturno

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26
Outras informações
--- Graduação em Psicologia --- Disciplinas Ministradas: Teorias da Personalidade (CH = 72 horas) Turmas: 3o. semestre Matutino e Noturno Neurociências Aplicada à Psicologia (CH = 72 horas) Turma: 2o. semestre Noturno --- Graduação em Direito --- Disciplinas Ministradas: Metodologia da Pesquisa Jurídica (CH = 72 horas) Turmas: 2o. semestre Matutino e Noturno Psicologia Aplicada ao Direito (CH = 36 horas) Turmas: 2o. semestre Matutino e Noturno --- Graduação em Nutrição --- Disciplinas Ministradas: Psicologia e Nutrição (CH = 36 horas) Turma: 2o. semestre Noturno


Incursos, INCURSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista
Outras informações
Professor Convidado no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Terapia Cognitivo Comportamental Módulo (20 horas): TCC para depressão e transtornos de humor e TCC no tratamento de doenças mentais graves


Capacitar - Centro de Educação Superior, CAPACITAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Horista
Outras informações
Professor no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Disciplinas ministradas: TERAPIAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS DE TERCEIRA GERAÇÃO I e II TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E PSICOTERAPIA ANALÍTICA FUNCIONAL NEUROPATOLOGIAS DA CRIANÇA, DO ADULTO E DO IDOSO


Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 24
Outras informações
Professor Convidado no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicologia. Módulo (24 horas): Aspectos históricos e conceituais da neuropsicologia


Clínica Particular, CLÍNICA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento clínico a crianças com desenvolvimento neuroatípico


Núcleo Contexto, NC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 10
Outras informações
Atendimento psicológico a crianças com desenvolvimento neuroatípico


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor na disciplina "Análise Experimental do Comportamento" ministrada aos alunos de mestrado do Programa de Processos Básicos.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio em docência, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor (a) da disciplina Introdução à Psicologia

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio em Docência, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor da disciplina Aprendizagem no Ensino


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Monitor Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
monitoria na disciplina "Análise Comportamental Aplicada " no decorrer de um semestre.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4
Outras informações
Professor substituto da disciplina "Análise Comportamental Aplicada", turma do 6o. período da Pontifícia Universidade Católica - MG (Campus Betim)

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8
Outras informações
Professor substituto da disciplina "Análise Experimental do Comportamento", turma do 4o. período da Pontifícia Universidade Católica - MG (Campus Betim)

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8
Outras informações
Professor substituto da disciplina "Análise Comportamental Aplicada", turmas do 5o e 6o. períodos da Pontifícia Universidade Católica - MG (Campus São Gabriel).

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Monitor Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
monitoria na disciplina "Análise Experimental do Comportamento" no decorrer de quatro semestres consecutivos.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
monitoria da disciplina "Técnicas de Exame e Aconselhamento Psicológico I" no decorrer de três semestres consecutivos.



Projetos de extensão


2016 - Atual
Educação Inclusiva e Respeito à Diversidade
Descrição: Com a sanção, no dia 6 de julho de 2015, a Lei 13.146/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência. No que diz respeito à educação, fica estabelecido que as escolas estão proibidas de negar vaga ou mesmo cobrar a mais do aluno com deficiência. Os benefícios claros da referida lei no que tange a adequação da sociedade e instituições à diversidade é inquestionável. Contudo, estariam as instituições de educação genuinamente preparadas para a mudança? Nessa perspectiva o presente projeto pretende promover discussões acerca de exclusão, segregação, integração e inclusão para então desenvolver junto aos dirigentes e funcionários da escola estratégias que realmente respeitem a diversidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Andréia Kroger Costa - Coordenador / Paulo César Ribeiro Martins - Integrante / Alba Mendonça Alves - Integrante.
2015 - Atual
CinePsi
Descrição: Estudos de caso e discussões psicológicas à partir dos recursos cinematográficos.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Andréia Kroger Costa - Coordenador / Maria da Conceição Almeida Vita - Integrante.
2015 - Atual
Velhice Ativa
Descrição: Por meio de artifícios que exercitem o raciocínio lógico e atividades físicas, desenvolver momentos próprios para a ginástica cognitiva e física junto a idosos institucionalizados. Em primeiro lugar é realizada uma visita técnica à Casa de Acolhimento São Vicente de Paulo (Ilhéus-BA) para apresentação e interação do grupo com os idosos. Neste primeiro momento o projeto de extensão é apresentado e inicia-se uma lista para que os interessados em participar se identifiquem. Dada finalização da lista, os idosos são divididos em grupos de 5. Cada grupo é acompanhado por dois estudantes. Os acadêmicos e organizadores do projeto se reúnem para discutirem, com base nas Teorias e propostas do desenvolvimento na velhice, são selecionadas e/ou elaboradas atividades atrativas que promovam o raciocínio lógico e implementem atividades físicas (movimento). Sempre ajustado e adequado às condições e potencialidades do grupo. A literatura aponta que a frequência e continuidade dessas atividades são benéficas para a promoção de saúde e bem-estar. Assim, o projeto almeja ser contínuo variando os alunos envolvidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Andréia Kroger Costa - Integrante / Paulo Tadeu Ferreira Teixeira - Coordenador.
2014 - Atual
Contos e Cantigas: Desenvolvimento da linguagem
Descrição: Por meio da contação de histórias e musicalidade, fenômenos psicológicos de interesse são trabalhados junto a crianças objetivando o desenvolvimento da linguagem enquanto ferramenta semiótica mediadora da relação indivíduo - sociedade. Assim, o projeto vislumbra o desenvolvimento aprimorado da linguagem e introjeção desta. O projeto é dividido em quatro momentos: No primeiro momento é realizada uma observação sistemática do comportamento e interação de crianças em ambiente escolar. Dessa observação são selecionadas regularidades que demonstrem alguma falha de comunicação ou interpretação errônea dos símbolos (temática). No segundo momento os alunos e professores se reúnem para selecionar (criar) histórias e cantigas que ilustrem e tratem da temática. Selecionado o conto e cantiga, os alunos se organizam para uma contação da história com interpretação, caracterização, musicalidade etc. No terceiro momento é realizada a contação da história e discussão com os alunos. No quarto momento será realizada uma segunda observação visando comparar o desempenho àquele apresentado na primeira observação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Andréia Kroger Costa - Coordenador / José Arsênio Carmona Gutiérres - Integrante.


Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2017 - Atual
Periódico: PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, A. C. V.2013 CASTRO, A. C. V. ; CARVALHO, M. P. ; KROGER-COSTA, A. ; Machado, A. . A percepção do tempo: Contributos do procedimento de bissecção. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 21, p. 49-70, 2013.

2.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA2013 KROGER-COSTA, ANDRÉIA; MACHADO, ARMANDO ; SANTOS, JORGE A. . Effects of motion on time perception. Behavioural Processes (Print), v. 95, p. 50-59, 2013.

3.
KROGER-COSTA, A.;KROGER-COSTA, ANDRÉIA2012 KROGER-COSTA, A.; Abreu-Rodrigues, J. . Effects of Historical and Social Variables on Instruction Following. The Psychological Record, v. 62, p. 691, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. TIME ORDER ERROR: Influência de uma duração não relevante sobre a estimativa e discriminação temporal. In: XXIII Encontro Brasileiro de psicologia e Medicina Comportamental, 2014, Fortaleza. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de psicologia e Medicina Comportamental, 2014.

2.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. CONTROLE DISCRIMINATIVO DA DIMENSÃO TEMPORAL DO ESTÍMULO: Uma introdução ao estudo da percepção temporal. In: XXIII Encontro Brasileiro de psicologia e Medicina Comportamental, 2014, Fortaleza. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de psicologia e Medicina Comportamental, 2014.

3.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. COMPORTAMENTO GOVERNADO POR REGRAS: Uma análise do conceito de regra. In: XXIII Encontro Brasileiro de psicologia e Medicina Comportamental, 2014, Fortaleza. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de psicologia e Medicina Comportamental, 2014.

4.
KROGER-COSTA, A.; Machado, A. ; Wearden, J. . Relative time discrimination: Differences between auditory and visual stimuli.. In: TIMELY Training School on the 'Temporal Processing in Clinical Populations?, 2012, Thessaloniki. Annals of TIMELY Training School on the, 2012.

5.
KROGER-COSTA, A.; Machado, A. ; Santos, J. A. . The effect of motion on time perception using the Temporal Bisection and Temporal Generalization paradigms. In: TIMELY Workshop on the ?Psychophysical, Computational, and Neuroscience Models of Time Perception?, 2011, Groningen. Annals of TIMELY Workshop on the ?Psychophysical, Computational, and Neuroscience Models of Time Perception?, 2011.

6.
KROGER-COSTA, A.; Machado, A. ; Santos, J. A. . Does the time also run when we are running?. In: VI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2011, Coimbra. Anais do VI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2011.

7.
KROGER-COSTA, A.; Machado, A. ; Santos, J. A. . The effect of motion on relative time discrimination using episodic temporal generalization task. In: HWK & TIMELY Symposium on Time & The Conscious Brain, 2011, Delmenhorst. Annals of HWK & TIMELY Symposium on Time & The Conscious Brain, 2011.

8.
KROGER-COSTA, A.; Abreu-Rodrigues, J. . Effect of the presence of the experimenter on rules following. In: V Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2010, Braga. Anais do V Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2010.

9.
KROGER-COSTA, A.; Machado, A. ; Santos, J. A. . The effect of biological motion on time perception. In: XXII Congreso de la Sociedad Española de Psicología Comparada, 2010, Almería. Anales de XXII Congreso de la Sociedad Española de Psicología Comparada, 2010.

10.
KROGER-COSTA, A.; Machado, A. ; Santos, J. A. . O efeito do movimento sobre a percepção temporal. In: X Encontro de Psicologia do Centro-Oeste, 2010, Brasilia. Anais do X Encontro de Psicologia do Centro-Oeste, 2010.

11.
KROGER-COSTA, A.; Abreu-Rodrigues, J. . Monitorando o seguimento de instruções: Efeitos sobre a sensibilidade comportamental. In: X Encontro de Psicologia do Centro-Oeste, 2010, Brasilia. Anais do X Encontro de Psicologia do Centro-Oeste, 2010.

12.
KROGER-COSTA, A.; Abreu-Rodrigues, J. . Monitoring instructions following: The effects upon behavior sensitivity. In: 36th Annual Meeting of the Association for Behavior Analysis, 2010, San Antonio. Program of 36th Annual Meeting of the Association for Behavior Analysis, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. TIME ORDER ERROR: Influência de uma duração não relevante sobre a estimativa e discriminação temporal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. COMPORTAMENTO GOVERNADO POR REGRAS: Uma análise do conceito de regra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. CONTROLE DISCRIMINATIVO DA DIMENSÃO TEMPORAL DO ESTÍMULO: Uma introdução ao estudo da percepção temporal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
KROGER-COSTA, A.; Machado, A. ; Santos, J. A. . O Efeito do movimento sobre a percepção temporal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
KROGER-COSTA, A.; Abreu-Rodrigues, J. . Monitorando o seguimento de instruções: Efeitos sobre a sensibilidade comportamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
KROGER-COSTA, A.; Machado, A. ; Santos, J. A. . The effect of biological motion on time perception. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
KROGER-COSTA, A.; Abreu-Rodrigues, J. . Comportamento governado por regras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
KROGER-COSTA, A.. (Cooredenação de Mesa Redonda): "Ciclos Viciosos de Contingências: Por que Não Consigo Mudar?". 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
KROGER-COSTA, A.. (Coordenação de Mesa Redonda): " Avaliação de Projetos em Educação em Saúde e Meio Ambiente: Contribuições da Analise do Comportamento" e Metacontingência e cultura: uma análise do preconceito em relação ao homossexual" e "Relato de experiencia de supervisão de estágio em análise de comportamento". 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA; Bezerra, Rodrigo Alves . Manual de Elaboração e Formatação de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus 2016 (Manual).

2.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA; NUNES, SANDRA ADRIANA NEVES . Diretrizes Gerais: Trabalho Interdisciplinar do Curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus 2015 (Manual).

3.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA; SANTANA, D. M. . Manual de Normas de Estágio Supervisionado de Psicologia da Faculdade de Ilhéus 2014 (Manual).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
KROGER-COSTA, A.. Temporal Generalization. 2011.

2.
KROGER-COSTA, A.. Conditioning of automatic timing. 2011.

3.
KROGER-COSTA, A.. Conditioning of emotional effects on timing. 2011.

4.
KROGER-COSTA, A.. Temporal Bisection. 2010.

5.
KROGER-COSTA, A.; Wearden, J. . Episodic Temporal Generalization Total. 2010.

6.
KROGER-COSTA, A.; Wearden, J. . Episodic Temporal Generalization Avg. 2010.

Redes sociais, websites e blogs
1.
KROGER-COSTA, A.. AKPsicologia. 2017. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. Enfrentamento ao Abuso e Violência Infantil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. Desenvolvendo Inteligência Emocional na Infância. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
UNA.Emoções na Infância. 2017. (Outra).

2.
IV Encontro do Sudoeste Goiano de Análise do Comportamento.Tecnologia e empreendedorismo em Análise do Comportamento. 2016. (Encontro).

3.
IV Encontro Goiano de Análise do Comportamento. Tecnologia e empreendedorismo em Análise do Comportamento. 2016. (Congresso).

4.
IV Encontro Goiano de Análise do Comportamento.As normas jurídicas como evolução histórica. 2016. (Encontro).

5.
IV Encontro Goiano de Análise do Comportamento. 2016. (Encontro).

6.
VI Simpósio de Iniciação Científica da Faculdade de Direito.Análise do ordenamento jurídico como contingências sociais normativas. 2016. (Simpósio).

7.
X Encontro Nacional da ABEP. 2015. (Encontro).

8.
Jornada de Análise Aplicada do Comportamento. 2013. (Congresso).

9.
Curso A utilização de recursos lúdicos na terapia analítico-comportamental. 2007. (Outra).

10.
I Jornada de Análise do Comportamento do Centro-Oeste. 2007. (Outra).

11.
1º Debate Interdisciplinar: Teorias Cognitivas e Problemas da aprendizagemI- Piaget e Vigotsky: Contribuições para a Psicologia. 2005. (Outra).

12.
VI Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2005. (Outra).

13.
VI Jornada Mineira de Ciência do Comportamento (Membro da Comissão organizadora).(Membro da Comissão Organizadora VI Jornada Mineira de Ciência do Comportamento (Membro da Comissão organizadora). 2005. (Outra).

14.
XII Encontro da Associação Brasileira de Medicina Comportamental e II Congress Internacional da Association for Behavior Analysis. Curso: "Análise Comportamental das Relações Amorosas". 2004. (Congresso).

15.
XII Encontro da Associação Brasileira de Medicina Comportamental e II Congress Internacional da Association for Behavior Analysis- Curso: "Terapia por Contingências de Reforçamento: Conceituação e Intervenção Clínica". 2004. (Congresso).

16.
XII Encontro da Associação Brasileira de Medicina Comportamental e II Congress Internacional da Association for Behavior Analyss. 2004. (Congresso).

17.
III Seminário de Análse do Comportamento. 2003. (Seminário).

18.
XII ABPMC- Encontro Brasileiro de Psicoterapia e MEdicina Comportamental. 2003. (Encontro).

19.
XII ABPMC- Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental " Curso: Correspondência Verbal- não verbal: Contribuições da pesquisa básica e considerações para a Clínica (Autoconhecimento e Autocontrole)- Duração de 3 horas.. 2003. (Encontro).

20.
XII ANPMC- Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Curso: TErapia Analítico- Comportamental Infantil (Duração de 3 horas). 2003. (Encontro).

21.
"Criatividade e Pós Modernidade"- Ludus et Labor. 2002. (Outra).

22.
III Semana da Psicologia- PUC- MG. 2002. (Outra).

23.
II Seminário de Análise do Comportamento. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KROGER-COSTA, A.. IV Encontro Goiano de Análise do Comportamento. 2016. (Congresso).

2.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. IV Jornada de Psicologia. 2015. (Congresso).

3.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. III Jornada de Psicologia da Faculdade de Ilhéus. 2014. (Congresso).

4.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. XVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2007. (Congresso).

5.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. XV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2006. (Congresso).

6.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. VI Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna Viana Resende. A influência do grupo de pares sobre o seguimento de regras em adolescentes. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde. (Orientador).

2.
Fyama Cabral B. Ferreira. Opinião pública acerca da evolução do conceito de família. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde. (Orientador).

3.
Kamila Cruvinel Vieira. Interpretação social acerca das diferenças específicas da Síndrome de Down dentro do contexto de sala de aula. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde. (Orientador).

4.
Ana Paula Arantes Guerra. Comportamentos Estereotipados no Transtorno do Espectro Autista. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde. (Orientador).

5.
Leaurranny C. de O. Marinho. Relação entre a estrutura da regra e suas diferentes definições funcionais. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tatiane Sales. Educação Inclusiva: Igualdade e Equidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Andréia Kroger Costa.

2.
Michele Alves da Silva. Evolução histórico-conceitual do TEA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Andréia Kroger Costa.

3.
Laureane de Lima Costa. Uma leitura analítico-comportamental da fundamentação teórica das habilidades de vida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Andréia Kroger Costa.

4.
Gisely de Moura Gomes. Análise das fases do luto sob uma perspectiva analítico-comportamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Andréia Kroger Costa.

5.
Patrícia Moreira Freitas. Análise do Desamparo Aprendido como um modelo para o estudo da Depressão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Andréia Kroger Costa.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. TIME ORDER ERROR: Influência de uma duração não relevante sobre a estimativa e discriminação temporal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. COMPORTAMENTO GOVERNADO POR REGRAS: Uma análise do conceito de regra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. CONTROLE DISCRIMINATIVO DA DIMENSÃO TEMPORAL DO ESTÍMULO: Uma introdução ao estudo da percepção temporal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. Enfrentamento ao Abuso e Violência Infantil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
KROGER-COSTA, ANDRÉIA. Desenvolvendo Inteligência Emocional na Infância. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KROGER-COSTA, A.. IV Encontro Goiano de Análise do Comportamento. 2016. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
KROGER-COSTA, A.. AKPsicologia. 2017. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 15:47:09