Denise Maria Mantovani

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1144246889458901
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Doutora em Ciência Política pela Universidade de Brasília, com pós doutorado pela mesma instituição. É autora do livro "Mídia e Eleições no Brasil: Disputas e Convergências na Construção do Discurso Político" (2017). Durante o pós-doc realizou estudos como bolsista da Capes no projeto "Tendências Contemporâneas da teoria política: as controvérsias sobre justiça e democracia", junto ao Instituo de Ciência Política na Universidade de Brasília. Graduou-se em comunicação social (jornalismo) pela PUC/RS. Como pesquisadora, integra o grupo de pesquisa Democracia e Desigualdades (Demodê - IPOL/UnB) e a Rede de Pesquisas em Feminismos e Política, envolvendo pesquisadoras de diversas universidades e organizações feministas brasileiras. Dedica estudos sobre feminismos, poder e sociedade com ênfase para Democracia e desigualdades contemporâneas: mídia e política (formação da agenda e os mecanismos de produção da notícia); gênero e desigualdades interseccionais (raça, classe, sexualidades); Gênero, eleições e representação política. Foi professora substituta do Instituto de Ciência Política - IPOL/UnB (2016 - 2018) ministrando disciplinas de Teoria Política Contemporânea, Teoria Política Moderna, Introdução à Ciência Política e Atualização e Prática do Direito 1 (Direitos LGBTs) e Teoria Política e sexualidades. Durante o ano de 2017 coordenou o Projeto de Extensão "Juventude e Política" atividade realizada em parceria entre o Ipol, o Centro de Estudos e Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR) e Escola de Ensino Médio de Santa Maria (DF). Na comunicação pública atuou nas funções de coordenação de Jornalismo na área de comunicação pública nas esferas municipal, estadual e federal como secretária adjunta de Imprensa e Porta Voz da Presidência da República (2003 - 2007) , assessora de imprensa da Casa Civil da Presidência da República (2007 - 2009), assessora especial de comunicação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2009 - 2011), coordenadora da Assessoria de Comunicação do Banco do Estado do RS (2012 - 2015), Coordenação de jornalismo do Governo do RS (1999 - 2002) e assessoria de imprensa e produção jornalistica na Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1989-1992 e 1995-1997) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise Maria Mantovani
Nome em citações bibliográficas
MANTOVANI, D. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Instituto de Ciencia Política - IPOL.
Setor Campus Universitário Darcy Ribeiro (Gleba A)
Campus Universitário Darcy Ribeiro
70910000 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31072202


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Ciência Política.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Quem agenda a mídia: um estudo de agenda-setting a partir da tematização do aborto nas eleições de 2010, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Flavia Biroli Tokarski.
Palavras-chave: midia e política; democracia e eleições; agenda-setting e enquadramento da noticia; genero,midia e eleições; aborto e eleições.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
2007 - 2009
Mestrado em Ciência Política.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O Programa Bolsa Familia na agenda do debate eleitoral de 2006: Um estudo de caso da interação entre os campos político e jornalísticístico,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Flávia Biroli Tokarski.
Palavras-chave: midia e política.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
1987 - 1991
Graduação em comunicação social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Assessoria de Imprensa em órgão público e a relação com os veiculos de comunicação - experiência da Prefeitura de Porto Alegre.
Orientador: Celso Augusto Schoröeder.
Bolsista do(a): CAIXA ECONOMICA FEDERAL, CEF, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2005 - 2005
MIDIA E PODER.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Raça, Etnia e Nação: antropologia e pol. públicas.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em ESCOLA DE GOVERNO.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em rádio comunitária e popular - ext. universitária. (Carga horária: 40h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1993 - 1993
rádio comunitária e popular - ext. universitária.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Feminista de Estudos e Assessoria, CFEMEA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora - sem vínculo
Outras informações
O trabalho de pesquisa consiste no acompanhamento, análise de dados e elaboração de artigos sobre os discursos promovidos pelas candidaturas à Presidência da República durante o período oficial das eleições de 2018. O objetivo do estudo foi observar como as questões de gênero foram mobilizadas nos discursos eleitorais dos candidatos, especificamente nos Programas Eleitorais Gratuitos veiculados pela Televisão, e a repercussão dos mesmos em dois jornais impressos de grande circulação nacional. O trabalho produziu três artigos (publicados na página do CFemea e disponível no lattes), além de um relatório


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora no Instituto de Ciencia Política da Universidade de Brasilia. Atualmente é professora nas disciplinas Teoria Política Moderna para turmas de graduação em Ciência Política e Relações Internacionais e Tópicos em Teoria Política: Sociedade e Diversidade. Em semestres anteriores ministrou as disciplinas de Introdução à Ciência Política, no Programa Integrado de Intrudução à Ciência Política, Teoria Política Contemporânea para graduandos de Relações Internacionais e Ciência Política e Atualização e Prática do Direito abordando a temática Direitos LGBT. Em 2017 coordenou a Atividade de Extensão "juventude e política" envolvendo debates sobre o conceito de política e sociedade entre jovens graduandos e alunos do Ensino Médio de Santa Maria, região administrativa de Brasilia (DF). A atividade envolvia uma parceria entre as instituições: Universidade de Brasília (Ipol), Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR/Câmara) e a Escola de Ensino Médio 404, de Santa Maria (DF). Atividade de pesquisadora bolsista pós doc - PROCAD/CAPES (2015/2 - 2016/1) 1) Participou do grupo de estudos Democracia e Desigualdades com estudos de gênero, raça e classe social p interseccionalidades cruzadas (2015/2); 2) Ministrou a disciplina de Teoria Política Contemporânea (2016/1)

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista recem doutor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades desenvolvidas e previstas no programa de pesquisa: a) Coordenação do grupo de estudos teóricos Demodê - Gênero, raça e classes sociais; b) Integra Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Doméstico; c) Ministrar disciplina de Teoria Política Contemporânea - disciplina obrigatória do curso de graduação (Relações Internacionais e Ciência Política - Ipol/Unb ) - 1º sem/2016;

Atividades

06/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciencia Política - IPOL, .


Banco do Estado do RS, BANRISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação
Outras informações
- Responsavel pela coordenação de Comunicação Social da instituiçao financeira, na área de assessoria de impresa - Dentre as tarefas estao o atendimento à imprensa, organizaçao das atividades de comunicaçao interna (produção de conteudo informativo na pagina corporativa, produção, redação, edição e editoraçao de revista corporativa de circulação interna, produção de boletins informativos de rádio), planejamento e organizaçao das atividades inerentes à área de assessoria de imprensa (conteudo informativo como textos, artigos e releases, análise de inserção na midia), coordenação da equipe de midias sociais da empresa ( produção de conteudo e acompanhamento interativo do twitter, facebook e youtube), elaboração clipping para a diretoria, auxilio e subsidio de conteudo para a diretoria.


Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Especial, Carga horária: 40
Outras informações
- Responsável pela coordenaçao de comunicação do Ministério do Desenvolvimento Agrário - Dentre as tarefas é responsável pelo assessoramento do ministro do Desenvolvimento Agrário na área de jornalismo; - organização e articulação da imprensa nacional e regional sobre a agenda e as atividades regionais do ministro - organização de entrevistas coletivas e exclusivas do ministro com jornalista - elaboração de releases, notas e textos jornalisticos relativos às atividades do ministério; - elaboração de textos jornalisticos para a produção de material gráfico - coordenação das atividades de produçao de eventos, videos e material gráfico do MDA


CASA CIVIL DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA, CC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Especial, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Exerceu a funçao de assessoria especial da ministra chefe da casa civil, Dilma Roussef na área de imprensa. Dentre as tarefas principais: - Organizar agenda de entrevistas - Atendimento das demandas diárias de imprensa - Produçao de briieffings e analises da mídia para a ministra - Organizaçao de agenda de viagens na área de imprensa (coletivas de imprensa, material de apoio aos jornalistas, preparaçao da ministra) - Produçao de textos jornalisticos (notas, artigos, releases) - Acompanhamento das açoes do PAC (Programa de Aceleraçao do Crescimento) - Acompanhamento da ministra em viagensnacionais - preparaçao de brieffings dos principais assuntos jornalisticos na regiao, organizaçao das demandas de entrevistas regionais, preparaçao de entrevistas em viagens


Presidência da República, PR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária adjunta de Imprensa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Ingressou na assessoria de imprensa do gabinete do Porta Voz da Presidencia da República, sr. André Singer. A principal atividade era acompanhar a demanda dos jornalistas "setoristas" do palácio do Planalto e buscar informações junto aos ministérios sobre os temas solicitados para retorno do porta-voz; Após a fusão da Secretaria de Imprensa com o gabinete do Porta Voz da Presidência da República, assumiu a função de secretária-adjunta de Imprensa da Presidência da República, em 20/12/2005 - Atendimento à imprensa que cobre a agenda do Presidente da República; - Acompanhamento e articulaçao com as assessorias de imprensa das principais ações das atividades de jornalismo junto aos ministérios; - Produção de brieffing diário com sintese noticiosa para o presidente da Republica; - Organizaçao de informações e material preparatório para entrevistas do presidente da Republica;


Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: coordenadora de jornalismo, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Resposável pela coordenação de jornalismo da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do RS. Entre suas atribuições constavam: - Participação na elaboração do Planejamento Estratégico de Comunicação do Governo do Estado; - Coordenar e articular as atividades de imprensa e jornalismo das secretarias de estado; - Orientar e inicentivar o atendimento à imprensa local, nacional e regional pelos órgaos públicos estaduais; - coordenar e articular coletivas de imprensa do sr. governador do Estado e acompanhar o mesmo com secretários de Estado; - Acompanhar a produção gráfica de informativos do governo estadual e proporcionar fontes para entrevistas e debates jornalisticos, entre outros.


Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1997
Vínculo: , Enquadramento Funcional: assessoria de imprensa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
1) No periodo de 1989 a 1992 - Atuou na coordenaçao de comunicaçao da Prefeitura de POA no Depto de Atendimento de rádio e televisao - Este departamento foi montado durante este periodo e tinha entre suas atribuiçoes a) Acompanhar e registrar as demandas por servi;os publicos veiculadas pelas emissoras de rádio e tv em seus programas populares e de jornalismo b) Encaminhar as demandas para os orgaos publicos e retornar aos veiculos com o resultados das solicitaçoes c) Sugerir pauta de assuntos publicos vinculados à prefeitura em programas de entrevista sobre as atividades da Prefeitura d)Atender as demanadas de imprensa para entrevistas a programas jornalisticos, populares, debates e entrevistas em geral 2) De 1993 a 1996 atuou como assessora de imprensa na Secretaria Geral de Governo e vice prefeitura. Nesse período foi responsável pelo planejamento de comunicação e inserção nos meios de comunicação da agenda de criação do Conselho Tutelar na Capital e promoção do Estatuto da Criança e do Adolescente, áreas de responsabilidade da Secretaria. 3) No período de 1997 atuou como jornalista assessora de comunicação do prefeito da capital - Dentre as atividades nesse período estavam: promover contatos do prefeito com jornalistas dos veículos impressos, de rádio e televisão; organizar entrevistas exclusivas e coletivas do prefeito; atender e subsidiar entrevistas; acompanhar e organizar a agenda e os principais temas de interesse dos meios de comunicação envolvendo o município; produção de textos e artigos jornalísticos.


JORNAL DIARIO DO SUL, DS, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: pesquisadora para matérias jornalisticas
Outras informações
Jornal ligado ao Grupo Gazeta Mercantil, encerrou suas atividades como jornal diário em 0utubro de 1988.



Linhas de pesquisa


1.
Midia e politica
2.
Tendencias Contemporâneas da teoria política: as controvérsias sobre justiça e democracia


Projetos de pesquisa


2018 - 2018
Gênero e Eleições 2018
Descrição: Pesquisa em parceria com o Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria), com coleta de dados iniciada no dia 31 de agosto e finalizada no dia 29 de outubro de 2018, com o foco central nos temas dos direitos e justiça reprodutiva nas campanhas eleitorais do pleito de 2018. Objetivo geral foi acompanhar como as temáticas de gênero (especialmente o aborto) foi tratado no processo eleitoral de 2018 especificamente na disputa para o cargo de Presidência e vice da República. O objeto de análise foram os Programas Eleitorais Gratuitos de TV e dois veículos impressos de circualação nacional: O Globo e a Folha de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Denise Maria Mantovani - Integrante / Maria Ligia Grando Elias - Coordenador / Betania Alves Pereira - Integrante / Henrique Carvalho Fontes do Amaral - Integrante / João Vitor Martins - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2015 - 2017
Convergências na reprodução das desigualdades:gênero, raça e classe na política brasileira contemporânea
Descrição: O projeto articula reflexão teórica e pesquisa empírica, tendo por foco as convergências entre gênero, raça e classe na reprodução das desigualdades no contexto da democracia brasileira atual. Partindo da compreensão de que essas assimetrias convergem e se entrecruzam, o projeto discute como essas vari[áveis têm sua definição deslocada quando uma ou outra dimensão (gênero, raça ou classe) prevalece. (...) o projeto inclui análise da discussão de quatro temas: o direito ao aborto, a definição de família, a regulação do trabalho doméstico, a redução da maioridade penal (...)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Denise Maria Mantovani - Integrante / BIROLI, Flávia T. - Integrante / luis felipe Miguel - Coordenador / CARLOS AUGUSTO MELLO MACHADO - Integrante / danusa marques - Integrante / Fernanda Ferreira Mota - Integrante / Francisco Mata Machado Tavares - Integrante / viviane gonçalves Freitas - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2015 - 2017
Tendencias Contemporâneas da teoria política: as controvérsias sobre justiça e democracia
Descrição: O projeto de pesquisa proposto visa avançar nas discussões sobre as teorias políticas contemporâneas, partindo do reconhecimento de que seus dois eixos temáticos centrais são a justiça e a democracia. No entanto, a teoria da democracia e a teoria da justiça, as subáreas mais dinâmicas da teoria política contemporânea, pouco dialogam entre si. Abordagens teóricas que vêm tendo um grande impacto nos debates sobre justiça, como as de Ronald Dworkin, Robert Nozick e Brian Barry, para citar apenas alguns autores, não foram incorporadas aos debates nas teorias da democracia. Mesmo John Rawls teve pouco impacto nessas teorias, ganhando peso apenas para uma vertente minoritária da democracia deliberativa que nele se inspirou. A crítica ao paradigma distributivo nas teorias da justiça e o debate subsequente em Iris Marion Young e Nancy Fraser, em que ganha peso a chamada política da diferença, tem influência, sobretudo, em segmentos restritos das análises, como as teorias feministas. Grosso modo, a divisão que se estabelece reserva às teorias da democracia a análise da formação e expressão da vontade popular e às teorias da justiça a análise da proteção dos direitos que antecedem ? e, em certo sentido, tornam possível ? essa vontade. No entanto, a relação entre uma e outros é, há séculos, um problema central do pensamento político. A pesquisa se propõe, assim, a mapear as discussões nos dois campos, articulando-as por meio da análise de problemas considerados fundamentais para as questões da justiça e da democracia, aqui pensados justamente em suas conexões, como os problemas relativos à representação e os problemas relativos à autonomia dos indivíduos, consideradas as sociedades liberais contemporâneas, com suas assimetrias. (texto extraido da página do Demode: http://demode.unb.br/em-andamento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Denise Maria Mantovani - Integrante / BIROLI, Flávia - Integrante / luis felipe Miguel - Coordenador / Alvaro Barreto - Integrante / Cristiane Correa Mendonça - Integrante / daniel de mendonça - Integrante / luciana ballestrin - Integrante / rosangela schulz - Integrante / fernando quintana - Integrante / jose paulo martins jr - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2008 - 2012
Genero e política na mídia brasileira
Descrição: Descrição: A pesquisa tem como objetivo principal uma análise detida da presença das mulheres que ocuparam os cargos de ministra, senadora e deputada federal nas revistas semanais brasileiras desde a década de 1980. A partir da constatação da sub-representação das mulheres no noticiário político, permitida pelos dados produzidos por pesquisa anterior que realizou um mapeamento amplo da presença feminina na mídia brasileira, esta pesquisa pretende ultrapassar a constatação de que as mulheres são sub-representadas na política e nos noticiários brasileiros em direção a uma compreensão mais precisa dessa presença/ausência na mídia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávia Millena Biroli Tokarski - Coordenador / Denise Mantovani - Integrante / Juliana Lima Maia - Integrante / Fernanda Ferreira Mota - Integrante / Jaqueline Buckstegge - Integrante / Clara Maffia - Integrante / Fáridah Matos - Integrante / Priscila Caroline Brito - Integrante / Ana Carolina Azevedo - Integrante. Financiador(es): CNPq - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Denise Maria Mantovani - Integrante / BIROLI, Flávia - Coordenador / Juliana Lima Maia - Integrante / Fernanda Ferreira Mota - Integrante / Jaqueline Buckstegge - Integrante / Clara Maffia - Integrante / Fáridah Matos - Integrante / Priscila Caroline Brito - Integrante / Ana Carolina Azevedo - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Projeto de Extensão - Juventude e Política
Descrição: O Projeto de Extensão Juventude e Política tem por objetivo promover uma aproximação entre estudantes do Ensino Médio e alunas (os) de graduação do Instituto de Ciência Política (Ipol/Unb) das atividades comunitárias, acadêmicas e institucionais desenvolvidas tanto na Escola, na Universidade e no Parlamento. O Programa busca promover discussões sobre Política incorporando questões de interesse dos jovens e de sua realidade com os debates teóricos que o curso em Ciência Política pode oferecer. O grupo tem como premissa o entendimento de que o conhecimento compartilhando incentiva o debate sobre a prática política, promove reflexões sobre diferentes concepções de mundo, incentiva o pluralismo de pensamento e a vida em sociedade. Aspectos centrais para a vida democrática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Denise Maria Mantovani - Coordenador / Maires Barbosa - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTA ELETRONICA SIMBIOTICA
2017 - Atual
Periódico: REVISTA COMPOLITICA
2017 - Atual
Periódico: REVISTA COMPOLITICA
2017 - Atual
Periódico: Opinião Pública (UNICAMP)
2017 - Atual
Periódico: Opinião Pública (UNICAMP)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CRIMINAIS
2015 - Atual
Periódico: Revista de Sociologia e Política


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Biroli, Flávia and Mantovani, Denise. Disputas, ajustes e acomodações na produção da agenda eleitoral: a cobertura jornalística ao Programa Bolsa Família e as eleições de 2006. Opin. Publica, Jun 2010, vol.16, no.1, p.90-116. ISSN 0104-6276  Data: 01/06/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1Biroli, Flávia2014 Biroli, Flávia ; MANTOVANI, D. M. . A parte que me cabe nesse julgamento: a Folha de S. Paulo na cobertura ao processo do 'mensalão'. Opinião Pública (UNICAMP. Impresso), v. 20, p. 204-218, 2014.

2.
2MANTOVANI, D. M.2013 MANTOVANI, D. M.. Eleições 2010: como os enquadramentos e as vozes organizaram os limites da controvérsia do aborto. Revista Compolitica, v. 3, p. 71-94, 2013.

3.
3BIROLI, Flávia2010 BIROLI, Flávia ; MANTOVANI, D. M. . Disputas, ajustes e acomodações na produção da agenda eleitoral: a cobertura jornalística ao Programa Bolsa Família e as eleições de 2006. Opinião Pública (UNICAMP. Impresso), p. 90-116, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MANTOVANI, D. M.. Mídia e Eleições no Brasil: Disputas e Convergências na Construção do Discurso Político. 1a. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2017. v. 1. 316p .

Capítulos de livros publicados
1.
MANTOVANI, D. M.; FREITAS, V. G. . Quando a mídia pauta a tansexualidade: abordagens controladas de contradiscursos. In: Barros, Chalini Torquato Gonçalves; Carrera, Fernanda Ariane Silva. (Org.). Midia e Diversidade. 1aed.Joao Pessoa: Editora Xeroca!, 2018, v. 1, p. 68-97.

2.
MANTOVANI, D. M.. Midia e estereótipos: as representações da diversidade no discurso jornalístico. In: Marques, Danusa; Resende, Daniela; Mano, Maira Kubik; Sarmento, Raysa; Gonçalves, Viviane;. (Org.). Feminismos em Rede. 1aed.Porto Alegre: Zouok, 2018, v. 1, p. 163-185.

3.
MANTOVANI, D. M.. O aborto e as eleições de 2010: o papel do jornalismo na definição dos discursos conservadores. In: BIROLI, Flavia; MIGUEL, L.Felipe. (Org.). ABORTO E DEMOCRACIA. 1aed.São Paulo: Alameda, 2016, v. 1, p. 189-242.

4.
MANTOVANI, D. M.. Os limites da controvérsia do aborto na agenda eleitoral de 2010:um estudo sobre o agendamento da mídia. In: MIGUEL, L.F; BIROLI,F.;MARQUES,D.;MACHADO,C.;. (Org.). A Democracia face às Desigualdades problemas e horizontes. 1Aed.São Paulo: Alameda, 2015, v. 01, p. 119-154.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ELIAS, M. L. G. G. R. ; MANTOVANI, D. M. . Aborto, eleições 2018 e o fascismo patriarcal. CFEMEA - Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Brasilia, p. xx - xx, 05 out. 2018.

2.
MANTOVANI, D. M.; ELIAS, M. L. G. G. R. . Women in the 2018 Brazilian elections: paradoxes and democratic resistance. Sexuality Policy Watch, Rio de Janeiro, p. xx - xx, 05 out. 2018.

3.
MANTOVANI, D. M.; ELIAS, M. L. G. G. R. . As mulheres vão decidir as eleições? A corrida eleitoral e a disputa pelo voto feminino. CFEMEA - Centro Feminista de Estudos e Assessoria, http://www.cfemea.org.br/index, , v. 1, p. xx - xx, 03 out. 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MANTOVANI, D. M.. Midia e estereótipos: as representações da diversidade social no discurso jornalístico. In: I Encontro Nacional da Nova Rede de Pesquisas em Feminismos e Política, 2018, Brasilia. I Encontro Nacional da Nova Rede de Pesquisas em Feminismos e Política, 2018.

2.
MANTOVANI, D. M.. Interseccionalidade: uma reflexão sobre desigualdades cruzadas de gênero, raça e classe social. In: III Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades, 2016, Brasilia. III Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades, 2016.

3.
MANTOVANI, D. M.; ALMEIDA, R. . Mídia e Democracia: relações de poder na narrativa jornalística sobre o trabalho doméstico. In: 10º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ciência Política, 2016, Belo Horizonte. Anais eletronicos - 10º Econtro da ABCP, 2016.

4.
MANTOVANI, D. M.. O aborto nas eleições de 2010: apntamentos sobre midia, religião e política. In: XXIV Encontro Nacional da Compós - Associação Nacional dos Programa de Pós Graduação em Comunicação, 2015, Brasilia, DF. XXIV Encontro da Compós - Brasilia, DF, 2015.

5.
MANTOVANI, D. M.. Os limites da Controvérsia do aborto na agenda eleitoral de 2010: um estudo sobre o agendamento da mídia. In: 2o Simposio Nacional sobre Democracia e Desigualdade, 2014, Brasilia. Anais do II Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades, 2014.

6.
Biroli, Flávia ; MANTOVANI, D. M. . A parte que me cabe nesse julgamento: a Folha de S. Paulo na cobertura ao processo do 'mensalão'. In: XXII Encontro da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós Graduaçao em Comunicação, 2013, Salvador - BA. Compós 2013 - XXII COMPÓS: Salvador/BA, 2013.

7.
MANTOVANI, D. M.. Eleições: Como os enquadramentos e as vozes organizaram os limites da controvérsia do aborto em 2010. In: 8º Encontro da ABCP - Associação Brasileira de Ciencia Política, 2012, Gramado - RS. 8º Encontro da ABCP, 2012.

8.
MANTOVANI, D. M.. Gênero e Eleições presidenciais: um estudo sobre a hegemonia da temática religiosa no debate eleitoral de 2010. In: IV COMPOLITICA- ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE COMUNICAÇAO E POLITICA, 2011, RIO DE JANEIRO. IV COMPOLITICA, 2011.

9.
MANTOVANI, D. M.. A (des)construção da candidata: Dilma Rousseff no noticiário político. In: 7o Encontro da Associação Brasileira de Ciencia Política - ABCP, 2010, Recife - PE. Midia e Poder - 2B As eleições nos jornais, 2010.

10.
BIROLI, Flávia ; MANTOVANI, D. M. . Disputas, ajustes e acomodações na produção da agenda eleitoral: a cobertura jornalistica ao programa Bolsa Familia e as eleições de 2006. In: 33º CONGRESSO ANUAL DA ANPOCS, 2009, Caxambu - MG. Disputas, ajustes e acomodações na produção da agenda eleitoral: a cobertura jornalistica ao programa Bolsa Familia e as eleições de 2006, 2009.

11.
MANTOVANI, D. M.. A cobertura do Programa Bolsa Familia nas eleições de 2006 e a interação entre o campo político e jornalistico. In: III Congresso da Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em comunicação e política, 2009, Sao Paulo. III CONGRESSO DA COMPOLÍTICA, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MANTOVANI, D. M.. Café com debate: Como estereótipos de gênero promovem a desigualdade?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MANTOVANI, D. M.. Sociedade, Parlamento e Políticas Públicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MANTOVANI, D. M.. Gênero e política: uma abordagem crítica sobre estereótipos e o discurso jornalistico'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MANTOVANI, D. M.. Valores Democráticos e de Coletividade - reflexões para a educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MANTOVANI, D. M.. III Simposio Nacional sobre Democracia e Desigualdades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MANTOVANI, D. M.; ALMEIDA, R. . Midia e Democracia: relações de poder na narrativa jornalística sobre o trabalho doméstico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MANTOVANI, D. M.. O aborto nas eleições de 2010: apontamentos sobre mídia, política e religião. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MANTOVANI, D. M.. Os limites da Controvérsia do aborto na agenda eleitoral de 2010: um estudo sobre o agendamento da mídia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MANTOVANI, D. M.. Aula Inaugural do Curso de Psicologia: Vai às Ruas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MANTOVANI, D. M.. Gênero e Eleições presidenciais: um estudo sobre a hegemonia da temática religiosa no debate eleitoral de 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MANTOVANI, D. M.. A (des)construçao da candidata: Dilma Rousseff no noticiário político". 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BIROLI, Flávia ; MANTOVANI, D. M. . Disputas, ajustes e acomodações na produção da agenda eleitoral: a cobertura jornalistica ao Programa Bolsa Familia e as eleições de 2006. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MANTOVANI, D. M.. A cobertura do Bolsa Familia nas eleições de 2006 e a interação entre o campo político e jornalístico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MANTOVANI, D. M.. Projeto de cooperação técnica de organismo internacional em processos de comunicação. 2016.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MANTOVANI, D. M.. Ana Estela ou Michelle: conheça a próxima primeira-dama do Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MANTOVANI, D. M.. Novas primeiras-damas do DF e do Brasil são ex-moradoras de Ceilândia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MANTOVANI, D. M.; SILVA, P. D. J. M. ; MENDES, J. M. . Painel: Jornalismo e o Golpe na Política. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MANTOVANI, D. M.; MORITZ, P. D. M. L. R. F.; PRA, P. D. J. R.; SILVA, D. M. V.. Participação em banca de Mayara Bacelar Rita. Representação na mídia das candidaturas à presidência nas eleições brasileiras em 2010 e em 2014". 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
MANTOVANI, D. M.; NASCIMENTO, P. D. S.; GUAZINA, P. D. L.; JORGE, P. D. T. M.. Participação em banca de Diana Fernandes Silva Antonelli. A presença e relevância do noticiário de corrupção em 30 anos de cobertura dos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S.Paulo - 1985-2015. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
MANTOVANI, D. M.; DUARTE, P. D. E. C. P.; NETTO, P. D. M. C.; RODRIGUES, P. D. G. S.. Participação em banca de Marcos Vinícius Lustosa Queiroz. Ventos de liberdade no Atlântico: relações raciais, constitucionalismo e identidade nacional nas indepedências de Brasil e Colômbisa. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIGUEL, L. F.; MANTOVANI, D. M.. Participação em banca de Renan da Silva Rodrigues Almeida.Mídia e Política: a construção do noticiário sobre o trabalho doméstico no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Políticas) - Universidade de Brasília.

2.
Biroli, Flávia; MANTOVANI, D. M.. Participação em banca de Ana Beatriz Queiroz Pacheco.Como a mídia brasileira vem abordando as reações conservadoras que utilizam a expressão "ideologia de gênero". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Políticas) - Universidade de Brasília.

3.
IRACHANDE, P. D. A. M.; CHAVES, P. M.; MANTOVANI, D. M.. Participação em banca de Jéssica Caroline de Amorin Lucas.Os sentidos da solidão das mulheres negras e o afeto como ferramenta de resistência política para estudantes da Universidade de Brasilia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Políticas) - Universidade de Brasília.

4.
MANTOVANI, D. M.; MARQUES, D.. Participação em banca de Inayara de Oliveira.Democracia e aborto: as disputas acerca da descriminalização no Brasil e no Uruguai. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencia Política) - Instituto de Ciencia Política - Universidade e Brasilia.

5.
MANTOVANI, D. M.. Participação em banca de Tayla Fernanda Post.Representação substantiva das muleres na Câmara dos Deputados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencia Política) - Instituto de Ciencia Política - Universidade e Brasilia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
24º Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em comunicação. o aborto nas eleições de 2010: apontamentos sobre mídia, política e religião. 2015. (Congresso).

2.
2º Simposio Nacional sobre Democracia e Desigualdade.Os limites da Controvérsia do aborto na agenda eleitoral de 2010: um estudo sobre o agendamento da mídia. 2014. (Simpósio).

3.
22º Encontro Anual da COMPOS. A parte que me cabe nesse julgamento: a Folha de S.Paulo na cobertura ao processo do ´mensalão'. 2013. (Congresso).

4.
Aula inaugural do curso de psicologia: Vai ás ruas.Vai às Ruas (painel sobre as marchas de junho de 2013. 2013. (Outra).

5.
SIMPOSIO DEMODÊ.Os limites da controvérsia do aborto na agenda eleitoral de 2010. 2013. (Simpósio).

6.
8o Encontro da Associação Brasileira de Ciencia Política - ABCP.ELEIÇOES: COMO OS ENQUADRAMENTOS E AS VOZES ORGANIZARAM OS LIMITES DA CONTROVÉRSIA DO ABORTO EM 2010. 2012. (Encontro).

7.
Painel para alunos de Assessoria Politica - Rel. Publicas - Fabico/UFRGS.Experiências de Assessoria de Comunicação junto ao Poder Público. 2012. (Encontro).

8.
Simposio Nacional sobre Democracia e Desigualdade.Sociedade Civil e Participação. 2012. (Simpósio).

9.
IV COMPOLITICA. Gênero e Eleições presidenciais: um estudo sobre a hegemonia da temática religiosa no debate eleitoral de 2010. 2011. (Congresso).

10.
7. Encontro da Associaçao Brasileira de Ciencia Politica. A (des) construçao da candidata: Dilma Rousseff no noticiario politico". 2010. (Congresso).

11.
IV Semana Política da Universidade de Brasilia.As tres fases de Dilma no noticiário político - a (des)construção de uma imagem. 2010. (Simpósio).

12.
33 Congresso Anual da ANPOCS. Disputas, ajustes e acomodações na produçaão da agenda eleitoral: a cobertura jornalistica ao Programa Bolsa Familia e as eleições de 2006. 2009. (Congresso).

13.
III Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em comunicação e Política. A cobertura do Programa Bolsa Familia nas eleições de 2006 e a interação entre o campo plíticop e jornalístico. 2009. (Congresso).

14.
A COMUNICAÇAO NO GOVERNO POPULAR.O governo e a comunicaçao. 2007. (Seminário).

15.
O controle social das politicas publicas e acesso à informaçao: elementos inseparáveis. 2007. (Seminário).

16.
Painel com estudantes de comunicação da UNISINOS e PUC/RS.Desafio e Funções da Assessoria de Imprensa e as Relações com Veiculos de Comunicação. 2002. (Simpósio).

17.
Politicas de Comunicação - Desafio do Novo Milênio.Politicas de comunicação - Desafio do Novo Milênio. 2000. (Seminário).

18.
O Processo Eleitoral e a Comunicação.O MARKETING POLITICO E O DEBATE PROGRAMÁTICO NAS ELEIÇÕES DE 1998 NO RS. 1998. (Oficina).

19.
IV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa. 1990. (Encontro).

20.
1º Ciclo de Debates Cláudio Abramo "Direito à Informação; Direito de Opinião". 1987. (Outra).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2MANTOVANI, D. M.2013 MANTOVANI, D. M.. Eleições 2010: como os enquadramentos e as vozes organizaram os limites da controvérsia do aborto. Revista Compolitica, v. 3, p. 71-94, 2013.

2.
1Biroli, Flávia2014 Biroli, Flávia ; MANTOVANI, D. M. . A parte que me cabe nesse julgamento: a Folha de S. Paulo na cobertura ao processo do 'mensalão'. Opinião Pública (UNICAMP. Impresso), v. 20, p. 204-218, 2014.

3.
3BIROLI, Flávia2010 BIROLI, Flávia ; MANTOVANI, D. M. . Disputas, ajustes e acomodações na produção da agenda eleitoral: a cobertura jornalística ao Programa Bolsa Família e as eleições de 2006. Opinião Pública (UNICAMP. Impresso), p. 90-116, 2010.


Livros e capítulos
1.
MANTOVANI, D. M.. O aborto e as eleições de 2010: o papel do jornalismo na definição dos discursos conservadores. In: BIROLI, Flavia; MIGUEL, L.Felipe. (Org.). ABORTO E DEMOCRACIA. 1aed.São Paulo: Alameda, 2016, v. 1, p. 189-242.

2.
MANTOVANI, D. M.. Os limites da controvérsia do aborto na agenda eleitoral de 2010:um estudo sobre o agendamento da mídia. In: MIGUEL, L.F; BIROLI,F.;MARQUES,D.;MACHADO,C.;. (Org.). A Democracia face às Desigualdades problemas e horizontes. 1Aed.São Paulo: Alameda, 2015, v. 01, p. 119-154.


Apresentações de Trabalho
1.
MANTOVANI, D. M.. Aula Inaugural do Curso de Psicologia: Vai às Ruas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MANTOVANI, D. M.. O aborto nas eleições de 2010: apontamentos sobre mídia, política e religião. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MANTOVANI, D. M.; ALMEIDA, R. . Midia e Democracia: relações de poder na narrativa jornalística sobre o trabalho doméstico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MANTOVANI, D. M.. Valores Democráticos e de Coletividade - reflexões para a educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MANTOVANI, D. M.. Café com debate: Como estereótipos de gênero promovem a desigualdade?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MANTOVANI, D. M.. Sociedade, Parlamento e Políticas Públicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


- Está em processo de edição para a publicação da obra "Mídia e Eleições no Brasil: as disputas e convergências na construção do discurso político" de autoria de Denise Mantovani - Previsão de publicação final do 1º semestre de 2016.


- Parecerista parecer para artigo da Revista de Sociologia e Política no período de 28 de outubro de 2015 a 08 de dezembro de 2015



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 19:58:50