Leonardo Brandão Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3705407022339177
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Formação: Psicólogo (UFBA), Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), Doutor em Psicologia (UFSCar) com período sanduíche em University of Massachusetts Medical School (Orientador: William McIlvane) e pós-doutorado no Laboratório de Computação Aplicada à Educação (ICMC-USP). Tem experiência na área de Psicologia e sua interface com a Computação e a Educação. Desde o doutorado pesquisa em temáticas da educação, formação de conceito, aprendizagem da leitura e informatização de ensino e motivação para aprender. Atualmente pesquisa sobre os seguintes temas: análise do comportamento, TICs na educação, programação de ensino, e-learning, aprendizagem relacional, alfabetização e jogos educacionais e gamificação e motivação acadêmica e uso de Inteligência Artificial para o Ensino de Leitura e Educação Especial. Grupos de Pesquisa em que participo: http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=3705407022339177 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Brandão Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, Leonardo Brandão;MARQUES, LEONARDO BRANDÃO;MARQUES, LEONARDO B.;BRANDÃO MARQUES, LEONARDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões - Maceió, Centro de Educação - CEDU.
Universidade Federal de Alagoas
Tabuleiro do Martins
57072900 - Maceió, AL - Brasil
Telefone: (82) 32141401
URL da Homepage: http://www.nees.com.br/en/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em University of Massachusetts Medical School (Orientador: William McIlvane).
Título: Estudo de inserção de jogos computadorizados como recurso complementar ao ensino de leitura, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Desenvolvimento e Avaiação de um sistema informatizado de instrução (SII) comportamental para a formação de conceitos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Olavo de Faria Galvão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação de conceito; instrução programada; programação de ensino; PSI.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Programação de Condições de Ensino.
2004 - 2006
Graduação em Formação de Psicólogo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2000 - 2003
Graduação em Formação de Psicólogo.
Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.


Formação Complementar


2017 - 2017
Docência Universitária: do Planejamento à Avaliação - DUPA. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2012 - 2012
Análisde de Dados: Análises Gráficas e Numéricas. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2011 - 2011
Recusos de Informática na Resolução de Problemas d. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2010 - 2010
Jogos Digitais. (Carga horária: 40h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à economia comportamental. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
JAVA Básico. (Carga horária: 28h).
Empresa Júnior de Informática da UFPA, EJI - UFPA, Brasil.
2007 - 2007
PHP & MySQL. (Carga horária: 28h).
Empresa Júnior de Informática da UFPA, EJI - UFPA, Brasil.
2005 - 2005
Otologia, Epistemologia e Ética no Behaiorismo Rad. (Carga horária: 4h).
Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e Aprendizagem
02/2017 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e Aprendizagem
02/2017 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e Aprendizagem
02/2017 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e Aprendizagem
02/2017 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e Aprendizagem
02/2017 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e Aprendizagem

Universidade São Paulo - ICMC, USP - ICMC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
CNPq Processo 150668 2015-5

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Visitante (Pós Doutorando), Carga horária: 4
Outras informações
Programa de Incentivo à Docência Pós-Doutorando em Atividades Didáticas (PD-AD) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) USP. Responsável pela Disciplina: SLC0610 - Introdução à Computação e suas Aplicações na Educação. Ministrada para o curso de Licenciatura em Ciências Exatas - USP - São Carlos.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
CNPq Processo 151342 2014-8

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Ciências de Computação - SCC, .

07/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Computação e suas Aplicações na Educação
06/2014 - 07/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Ciências de Computação - SCC, .


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico, Carga horária: 20

Atividades

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Linhas de pesquisa
Aprendizagem e cognição
03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, PROGRAMA DE PÓS-GRADUACÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL.

02/2011 - 06/2013
Treinamentos ministrados , Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH, .

Treinamentos ministrados
Uso de Sistema Informatizado de Ensino de Leitura para Professores

University of Massachusetts Medical School, UMASSMED, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Pesquisador visitante, Enquadramento Funcional: Estagio, Regime: Dedicação exclusiva.


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

Atividades

2/2006 - 12/2006
Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Serviço de Psicologia.

Estágio realizado
Estágio em Clínica Comportamental.

Faculdade Maria Milza, FAMAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente Horista, Carga horária: 8


Faculdade Anísio Teixeira, FAT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente Horista, Carga horária: 12


Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário do projeto "A Psicologia Oitocentista no acervo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia". Na Biblioteca Central do Barris, no setor de Obras Raras e Valiosas. Orientação: Dra. Nadia Maria Dourado Rocha

Atividades

3/2003 - 3/2004
Estágios , Revista Cientefico, .

Estágio realizado
Pesquisa bibliográfica, editoração e estruturação da Revista Cientefico impressa e online.
10/2002 - 10/2003
Estágios , Revista Cientefico, .

Estágio realizado
Pesquisa bibliográfica, editoração e estruturação da Revista Cientefico impressa e online.


Linhas de pesquisa


1.
Aprendizagem e cognição
2.
Análise comportamental da leitura e da escrita
3.
Processos de Aprendizagem e Motivação Escolar
4.
Processos de Aprendizagem e Motivação Escolar


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
MEC/SECADI - Modelagem Conteúdo para Política Nacional de Educação Especial - PNEE
Descrição: A partir da consulta pública sobre a nova redação da PNEE, será organizado dois encontros no Campus A.C. Simões, UFAL. Pesquisadores, professores e outros especialistas farão análise e discussão das propostas de ajustes na PNEE derivadas dessa consulta pública, gerando dois objetos: (1) relatório consolidando as análises dos especialistas via método misto; (2) documento normativo para professores, gestores e desenvolvedores que sirva de marco orientador da implementação da nova PNEE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
MEC/SEB/FNDE - Guia de Evidências Científicas
Descrição: Espera-se produzir e disseminar evidências, por meio da execução de revisões sistemáticas da literatura e/ou meta-análises, sobre o impacto do uso de tecnologias da informação e comunicação na educação básica. Estas evidências têm o objetivo de subsidiar gestores e educadores para tomadas de decisões com relação a investimentos em tecnologias educacionais de modo a dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem e na gestão de redes. Este projeto envolve a coordenação de todo o processo de geração das evidências, incluindo a seleção de pesquisadores de todo o Brasil, especialistas na área de tecnologias educacionais, para condução dos trabalhos que produzirão as evidências educacionais, bem como do processo de consolidação e divulgação das evidências produzidas (Valor Aprox. R$ 1.500.000,00)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (20) .
Integrantes: Leonardo Brandão Marques - Coordenador / Seiji Isotani - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Integrante / Diego Dermeval - Integrante / Ranilson Paiva - Integrante / Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho - Integrante.
2017 - Atual
MEC/SEB/FNDE - Avaliação de Tecnologias Educacionais baseada em Evidências
Descrição: Diante do cenário de universalização do acesso ao conhecimento e da premente necessidade de personalização da aprendizagem, com vistas a alcançar uma educação de maior qualidade nos diferentes níveis e modalidades, este projeto tem por objetivo investigar os efeitos da mineração de dados e gamificação em sistemas educacionais adaptativos. As perguntas que serão respondidas ao longo do projeto são: Como agrupar alunos de acordo com suas interações? Quando e como uma recomendação pedagógica deve ser feita? Como formar grupos de alto desempenho? Quais elementos/características levam um aluno ao bom e/ou ao mau desempenho? Quando e quais interações levam à desmotivação dos estudantes? (Valor Aprox. R$ 42.000,00)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2004
Da boa morte ao viver de cada dia: uma compreensao do fenomeno cultural baiano a partir de referentes teoricos das Ciencias Humanas
Descrição: Pesquisa teorico-empirica visando compreender o fenomeno da "Festa da Boa Morte" atraves da Psicologia da Cultura e da Antropologia da Cultura. Realizacao em parceria com a Profa. Dra. Roselene Alencar. O resultado foi a publicacao em Outubro/2004 na Revista Cientefico da Faculdade Ruy Barbosa, das monografias de alunos e professores envolvidos no projeto (disponiveis em www.cientefico.frb.br)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Leonardo Brandão Marques - Coordenador / Jose Euclimar Xavier Menezes - Integrante / Luis Felipe Monteiro - Integrante / Maria Mascarenhas Brandão - Integrante.Financiador(es): Faculdade Ruy Barbosa - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2014 - 2016
Pré-Iniciação Científica: Pensamento Computacional - transformando ideias em programas de computador usando scratch
Descrição: [CNPq - USP: valor aproximado R$20.000,00 ] Promover a inserção do aluno do ensino básico no ambiente acadêmico de pesquisa. E apoiar o ensino de Matemática, Computação e tecnologia da informação para alunos do ensino fundamental e médio. Até o momento foram 16 bolsas de Pré-IC concedidas para este projeto contemplando alunos de 3 escolas do município de São Carlos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Leonardo Brandão Marques - Integrante / Carla Rodrigues - Integrante / ISOTANI, SEIJI - Coordenador / Kamila Takayama - Integrante / Rachel Reis - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2001 - 2001
Análise das comunidades do entorno do Museu Casa de Ruy Barbosa
Descrição: Extensão universitária , Faculdade Rui Barbosa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
MEC/SEB/FNDE - Formação de Avaliadores de Tecnologias Educacionais
Descrição: Desenvolvimento de ações vinculadas à nova política do Guia de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério de Educação (MEC), objetivando a formação de avaliadores de tecnologias educacionais em três dimensões: tecnológica, educacional e acessibilidade. Para tal, está sendo construído material educacional para a formação de aproximadamente 2000 avaliadores de tecnologias educacional de forma tanto presencial quanto a distância (Valor Aprox. R$ 300.000,00)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Leonardo Brandão Marques - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Coordenador / ISOTANI, SEIJI - Integrante / DERMEVAL, DIEGO - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Latin-American Conference on Learning Technologies (LACLO 2017)


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Informática na Educação
2016 - Atual
Periódico: Revista Psicologia e Saúde
2016 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia
2017 - Atual
Periódico: Latin-American Conference on Learning Technologies (LACLO 2017)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Programação de Condições de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Estados Subjetivos e Emoção.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Indicação ao Prêmio CAPES de Tese, Programa de Pós Graducação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA DOS SANTOS, WILK2018OLIVEIRA DOS SANTOS, WILK ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI ; DERMEVAL, DIEGO ; BRANDÃO MARQUES, LEONARDO ; FRANGO SILVEIRA, ISMAR . Flow Theory to Promote Learning in Educational Systems: Is it Really Relevant?. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 26, p. 29, 2018.

2.
DE SOUZA, GILBERTO NERINO2018DE SOUZA, GILBERTO NERINO ; BRITO, YVAN PEREIRA DOS SANTOS ; TSUTSUMI, MYENNE MIEKO AYRES ; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO ; GOULART, PAULO RONEY KILPP ; MONTEIRO, DIONNE CAVALCANTE ; SANTANA, ÁDAMO LIMA DE . The Adventures of Amaru: Integrating Learning Tasks Into a Digital Game for Teaching Children in Early Phases of Literacy. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 1-8, 2018.

3.
1BORGES, SIMONE S.2016BORGES, SIMONE S. ; REIS, HELENA MACEDO ; MARQUES, LEONARDO B. ; DURELLI, VINICIUS H.S. ; BITTENCOURT, IG IBERT ; JAQUES, PATRÍCIA A. ; ISOTANI, SEIJI . Reduced GUI for an interactive geometry software: Does it affect students' performance?. COMPUTERS IN HUMAN BEHAVIOR, v. 54, p. 124-133, 2016.

4.
6REIS, R. C. D.2016REIS, R. C. D. ; RODRIGUEZ, C. ; CHALLCO, G. C. ; LYRA, K. T. ; MARQUES, LEONARDO B. ; JAQUES, P. A. ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI . Step towards a model to bridge the gap between personality traits and collaborative learning roles. Interaction Design and Architecture(s) Journal - IxD&A, v. 28, p. 124, 2016.

5.
7SARMANHO, E.2014SARMANHO, E. ; MONTEIRO, D. C. ; SOUZA, D. G. ; MARQUES, Leonardo Brandão . Jogo Digital no Auxílio de Crianças com Déficit em Leitura e Escrita. LACLO 2011, v. 5, p. 1, 2014.

6.
2MARQUES, LEONARDO BRANDÃO2013 MARQUES, LEONARDO BRANDÃO; DAS GRAÇAS DE SOUZA, DEISY . Behavioral Evaluation of Preference for Game-Based Teaching Procedures. International Journal of Game-Based Learning, v. 3, p. 51-62, 2013.

7.
5SIQUEIRA, E. S.2012SIQUEIRA, E. S. ; BARROS, E. S. ; MONTEIRO, D. C. ; SOUZA, D. G. ; MARQUES, Leonardo Brandão . ALE RPG
 - Jogo digital para aprendizado de crianças em leitura e escrita. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 12, 2012.

8.
3SOUZA JR, G. N.2012SOUZA JR, G. N. ; MONTEIRO, D. C. ; PEREIRA, A. B. ; BARROS, E. S. ; MARQUES, Leonardo Brandão . Máquina de aprendizagem como ferramenta de auxílio na análise comportamental no ensino da leitura. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1-11, 2012.

9.
4MARQUES, Leonardo Brandão;MARQUES, LEONARDO BRANDÃO;MARQUES, LEONARDO B.;BRANDÃO MARQUES, LEONARDO2010 MARQUES, Leonardo Brandão; GALVÃO, Olavo de Faria . Desenvolvimento e avaliação de um sistema informatizado de instrução programada. Acta Comportamentalia, v. 18, p. 347-360, 2010.

10.
9ROCHA, Nádia Maria Dourado2003ROCHA, Nádia Maria Dourado ; MARQUES, Leonardo Brandão ; CARMO, M. B. B. . Investigação Histórica em Psicologia na BPEB-SORV. Ciente-fico.com (Online), Revista Ciente-fico.com, v. 1, p. 10, 2003.

11.
8MARQUES, Leonardo Brandão;MARQUES, LEONARDO BRANDÃO;MARQUES, LEONARDO B.;BRANDÃO MARQUES, LEONARDO2003MARQUES, Leonardo Brandão; BRAGA, Carolina . A alma da Bahia: cultura. raça. ritmos e faces, inspirado em Pierre Verger. CienteFico (Faculdade Rui Barbosa), http:www.cientefico.frb.br, 2003.

12.
10MARQUES, Leonardo Brandão;MARQUES, LEONARDO BRANDÃO;MARQUES, LEONARDO B.;BRANDÃO MARQUES, LEONARDO2002MARQUES, Leonardo Brandão. Foucault / Fenomenologia. Ciente-fico.com (Impresso), Faculdade Ruy Barbosa Salvador, v. I, p. 177-188, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, A. B. ; SOUZA JR, G. N. ; MONTEIRO, D. C. ; MARQUES, Leonardo Brandão . A Fuzzy System for Educational Tasks for Children with Reading and Writing Disabilities. In: Hatzilygeroudis, Ioannis; Palade, Vasile. (Org.). Combinations of Intelligent Methods and Applications Combinations of Intelligent Methods and Applications. 1ed.New York, US: Springer, 2013, v. 23, p. 100-.

2.
MARQUES, Leonardo Brandão; GALVÃO, Olavo de Faria ; KATO, Olívia Misae ; COSTA, Thiago Dias . Informatização do Sistema de Ensino Individualizado (PSI): uma análise metodológica. In: Regina Christina Wielenska. (Org.). Sobe Comportamento e Cognição: desafios, soluções e questionamentos. 1ed.Santo André: ESETec, 2009, v. 24, p. 65-77.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, M. A. P. ; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO . Programa informatizado de capacitação de profissionais para o ensino de crianças com transtornos do espectro do autismo. In: CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica, 2018.

2.
TAKAYAMA, K. ; ISOTANI, S. ; MARQUES, Leonardo Brandão . Infographics or Graphics+Text: Which Material is Best for Robust Learning?. In: 16th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT2016, 2016, Austin, Texas, USA. Proceedings of 16th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2016.

3.
ANDRADE, F. R. H. ; MARQUES, LEONARDO B. ; ISOTANI, S. ; BITTENCOURT, IG IBERT . QPJ-BR: Questionário para Identificação de Perfis de Jogadores para o Português-Brasileiro. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Maceió, AL. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016), 2016.

4.
SANTOS, W. O. ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI ; SILVEIRA, I. F. ; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO . Challenges of Flow Theory Applied to Computers in Education. In: 4º DesafIE - Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educaçã0 no XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2015, Recife, PE. 4º DesafIE - Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2015.

5.
RODRIGUEZ, C. ; ZEM-LOPES, A. M. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; ISOTANI, S. . Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In: XXI Workshop de Informática na Escola, 2015, Maceió, AL. XXI Workshop de Informática na Escola, 2015. v. 1.

6.
MARQUES, Leonardo Brandão; SOUZA, D. G. . Behavioral Evaluation of Preference for Game-Based Learning Procedures. In: 6th European Conference on Games Based Learning, 2012, Cork, Ireland. Proceedings of the 6th European Conference on Games Based Learning. Wood Lane, Engalnd: Academic Conferences and Publishing International Limited, 2012. p. 318-320.

7.
PEREIRA, A. B. ; SOUZA JR, G. N. ; MONTEIRO, D. C. ; BARROS, E. S. ; COSTA, H. P. ; NASCIMENTO, P. A. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; SOUZA, D. G. ; SALGADO, F. M. ; BESSA, R. Q. . A AIED Game to help children with learning disabilities in literacy in the Portuguese language. In: XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entreyenimento Digital, 2012, Brasília - Brasil. SBGames 2011 - Computing Track, 2012.

8.
PEREIRA, A. B. ; SOUZA JR, G. N. ; MONTEIRO, D. C. ; MARQUES, Leonardo Brandão . A Fuzzy System for Educational Tasks for Children with Reading and Writing Disabilities. In: 3rd International Workshop on Combinations of Intelligent Methods and Applications, 2012, Montpellier, France. Combinations of Intelligent Methods and Applications: Proceedings of the 3rd International Workshop, CIMA 2012, 2012. v. 23.

9.
SIQUEIRA, E. S. ; BARROS, E. S. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; MONTEIRO, D. C. . Um Jogo com Reconhecedor de Voz para o Ensino de Crianças com Dificuldade de Aprendizagem em Leitura e Escrita. In: XXXVIII Seminário Integrado de Software e Hardware, 2011, Natal. Anais do XXXVIII Seminário Integrado de Software e Hardware, 2011.

10.
SARMANHO, E. ; BARROS, E. S. ; MONTEIRO, D. C. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; SOUZA, D. G. . A Game for Teaching Children With disability in Reading and Writing in Portuguese using Voice Recognition and Kinect Sensor. In: X Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2011, Salvador - Brazil. Proceedings of X Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, LEONARDO BRANDÃO. Motivação, cognição e emoção na Análise do Comportamento. In: XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017, Bauru, SP. Anais do XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017.

2.
MARQUES, LEONARDO BRANDÃO. OS PROCESSOS COMPORTAMENTAIS BÁSICOS NO GAMEPLAY. In: XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017, Bauru, SP. Anais do XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2017.

3.
RODRIGUES, P. N. ; LIMA, D. C. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; POSTALLI, L. M. M. ; SOUZA, D. G. . Avaliação de escrita de palavras regulares e irregulares por alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. In: 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2015, São Carlos, SP. Anais da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015.

4.
SOUZA, D. G. ; MARQUES, LEONARDO B. . Choosing Conventional MTS Tasks versus MTS Tasks Embedded in a Game Context: Effects on Reading Acquisition. In: 40th Annual Convention da Association for Behavior Analysis Internernationl (ABAI), 2014, Chicago, IL. 40th ABAI Annual Convention da Association, 2014.

5.
VEIGA, D. I. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; SOUZA, D. G. . Desenvolvimento de sistemas motivacionais em um programa de ensino de leitura informatizado. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012, São Paulo - Brasil. Caderno de Resumos da 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto - Brasil: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012. p. 128.

6.
GOLFETO, R. M. ; VEIGA, D. I. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; BENITEZ, P. ; SOUZA, D. G. . Análise do desempenho em um programa informatizado de ensino individualizado de leitura e escrita. In: XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2011, Salvador - BA. Anais XX Encontro 2011, 2011.

7.
MARQUES, Leonardo Brandão; VEIGA, D. I. ; SOUZA, D. G. . Medida por relato verbal da motivação para aprender informatizada e desempenho em avaliaçao de leitura de estudantes do ensino fundamental. In: 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2011, Belém - PA. Anais da XXXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (CD Room), 2011.

8.
MARQUES, Leonardo Brandão; COSTA, Thiago Dias ; GALVÃO, Olavo de Faria . Possibilidades de informatização e PSI no ensino da Análise do Comportamento. In: XVI Encontro da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2007, Brasília. XVI Encontro da ABPMC, 2007. p. 57-57.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, M. A. P. ; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO . PROGRAMA INFORMATIZADO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, A. C. S. ; SILVA, A. T. ; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO . GOOD BEHAVIOR GAME ? USO DE ESTRATÉGIAS COMPORTAMENTAIS COMO MEIO DE SOBREPUJAR A INDISCIPLINA NA SALA DE AULA,. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PICANCO, C. R. ; NEVES FILHO, H. ; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO ; GUIMARAES, T. ; CEDRO, A. ; HUZIWARA, E. ; FREITAS, L. A. ; SEIXAS, A. M. ; LEITE, F. . Desenvolvimento colaborativo de softwares livres ou abertos para pesquisa analítico comportamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MARQUES, LEONARDO BRANDÃO. Os processos comportamentais básicos no gameplay. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARQUES, Leonardo Brandão. A Motivação na Análise do Comportamento e Possíveis Interações na Psicologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARQUES, Leonardo Brandão. Análise do Comportamento e Tecnologias Digitais - Gamificação, Sistemas Tutores Inteligentes e Experiência de Usuários na HCI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARQUES, Leonardo Brandão. Pesquisa científica em Informática na Educação: dificuldades sentidas e possibilidades percebidas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RODRIGUES, P. N. ; LIMA, D. C. ; MARQUES, LEONARDO B. ; POSTALLI, L. M. M. ; SOUZA, D. G. . Avaliação de escrita de palavras regulares e irregulares por alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MARQUES, Leonardo Brandão; SOUZA, D. G. . Game Context: Effects on Reading Acquisition. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MARQUES, Leonardo Brandão. Análise do Comportamento e Tecnologias Digitais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ISOTANI, S. ; RODRIGUES, C. ; ZEM-LOPES, A. M. ; MARQUES, Leonardo Brandão . Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologias da Informática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SOUZA, D. G. ; MARQUES, Leonardo Brandão . Choosing Conventional MTS Tasks versus MTS Tasks Embedded in a Game Context: Effects on Reading Acquisition. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SOUZA, D. G. ; MARQUES, Leonardo Brandão . Ludic Contingencies As Enhancement To Reading Teaching Procedure. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MARQUES, Leonardo Brandão; SOUZA, D. G. . Behavioral Evaluation of Preference for Game-Based Learning Procedures. In: 6th European Conference on Games Based Learning. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PEREIRA, A. B. ; SOUZA JR, G. N. ; MONTEIRO, D. C. ; BARROS, E. S. ; COSTA, H. P. ; NASCIMENTO, P. A. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; SOUZA, D. G. ; SALGADO, F. M. ; BESSA, R. Q. . A AIED Game to help children with learning disabilities in literacy in the Portuguese language. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
VEIGA, D. I. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; SOUZA, D. G. . Desenvolvimento de sistemas motivacionais em um programa de ensino de leitura informatizado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MARQUES, Leonardo Brandão. Avaliando a motivação para aprender em jogos educativos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
MARQUES, Leonardo Brandão; DAS GRAÇAS DE SOUZA, DEISY . Avaliação Comportamental da Preferência por Procedimentos de Ensino Mediados por Jogo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
PEREIRA, A. B. ; SOUZA JR, G. N. ; MONTEIRO, D. C. ; MARQUES, Leonardo Brandão . A Fuzzy System for Educational Tasks for Children with Reading and Writing Disabilities. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MARQUES, Leonardo Brandão; VEIGA, D. I. . Medida por relato verbal da motivação para aprender informatizada e desempenho em avaliaçao de leitura de estudantes do ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
RIBEIRO, D. M. ; GOLFETO, R. M. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; ZOPELLARI, N. ; SOUZA, D. G. . Assessing the effectiveness of a computerized program to teach reading when applied in a school setting. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SIQUEIRA, E. S. ; BARROS, E. S. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; MONTEIRO, D. C. . Um Jogo com Reconhecedor de Voz para o Ensino de Crianças com Dificuldade de Aprendizagem em Leitura e Escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
GOLFETO, R. M. ; VEIGA, D. I. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; BENITEZ, P. ; SOUZA, D. G. . Análise do desempenho em um programa informatizado de ensino individualizado de leitura e escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SARMANHO, E. ; BARROS, E. S. ; MONTEIRO, D. C. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; SOUZA, D. G. . A Game for Teaching Children With disability in Reading and Writing in Portuguese using Voice Recognition and Kinect Sensor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MARQUES, Leonardo Brandão. Equivalência de Estímulos e Currículos para o Ensino de Leitura: aplicações práticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MARQUES, Leonardo Brandão. Programação de ensino de conceitos partindo de exemplos e de definições. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MARQUES, Leonardo Brandão; COSTA, Thiago Dias ; GALVÃO, Olavo de Faria . Possibilidades de informatização e PSI no ensino da Análise do Comportamento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
MARQUES, Leonardo Brandão. Trabalhos Sociais da Faculdade Ruy Barbosa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARQUES, LEONARDO B.. Avaliador Pôster da 67ª Reunião Anual da SBPC. 2015.

Programas de computador sem registro
1.
BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI ; DERMEVAL, DIEGO ; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO . Plataforma Evidências. 2018.

2.
SARMANHO, E. ; MONTEIRO, D. C. ; MARQUES, Leonardo Brandão . ALERV ? Aprendizado de Leitura e Escrita com Reconhecimento de Voz - Versão 1.1a.. 2011.

3.
SOUZA, D. G. ; TEIXEIRA, C. A. C. ; CAPOBIANCO, D. ; ORLANDO, A. F. ; BELA, R. E. ; MARQUES, Leonardo Brandão . Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador (GEIC). 2009.

4.
MARQUES, Leonardo Brandão; GALVÃO, Olavo de Faria . Sistema Informatizado de Instrução Programada: Conceitos Básicos de Psicologia Experimental. 2009.

5.

6.
MENEZES, José Euclimar Xavier ; MARQUES, Leonardo Brandão . Concurso O Olha-de-Ver-Gente Pierre Fatumbi Verger, entre humanismo e anticonformismo. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
MARQUES, Leonardo Brandão; ORLANDO, A. F. ; SOUZA, D. G. . Desenvolvimento do Manual do Usuário da plataforma GEIC. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, R. P. ; TROQUE, W. A. ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, S. ; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO ; DELLAGNELO, L. . Contec-C sobre Guia de Tecnologias. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARQUES, LEONARDO BRANDÃO. Análise Comportamental da motivação escolar: aspectos teóricos e prát. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TENORIO, J. P. ; POSTALLI, L. M. M. ; MARQUES, Leonardo Brandão . Programação do ensino de habilidades de acadêmicas básicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TENORIO, J. P. ; MARQUES, Leonardo Brandão . O uso de jogos para o ensino de habilidades básicas de leitura e escrita. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MARQUES, Leonardo Brandão. Descrição e Análise das Causas de Violência Escolar sob a Ótica dos Alunos. 2012. (Parecerista e Coordenador da III Mostra de Monografias do Curso de Graduação em Psicologia).

5.
GOLFETO, R. M. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; BENITEZ, P. . Treinamento para o uso da plataforma GEIC (Programa de Leitura) em Ribeirão Preto - SP. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GOLFETO, R. M. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; LIMA, D. C. . Treinamento para o uso da plataforma GEIC (Programa de Leitura) em Boa Esperança do Sul - SP. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BENITEZ, P. ; VEIGA, D. I. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; COSTA, L. ; DOMENICONI, C. . Leitura e escrita: procedimentos elementares de ensino para aprendizes com e sem autismo inseridos no ensino regular. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
BENITEZ, P. ; GOLFETO, R. M. ; MARQUES, Leonardo Brandão . Treinamento para o uso da plataforma GEIC (Programa de Leitura) em Ibaté - SP. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GOLFETO, R. M. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; REIS, T. S. ; BENITEZ, P. . Treinamento para o uso da plataforma GEIC (Programa de Leitura) em Formiga - MG. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MARQUES, Leonardo Brandão. XXXVI Reunião Anual de Psicologia da SBP. 2006. (Monitoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PESSOA, C. V. B. B.; COSTA, C. E.; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO. Participação em banca de André Veloso Mascarenhas. JOGANDO POR UMA BOA CAUSA: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA GAMIFICAÇÃO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA AJUDAR OS BENEFICIÁRIOS DE UMA ONG. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional da Análise do Comportamento Aplicada) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.

Qualificações de Doutorado
1.
BITTENCOURT, IG IBERT; ISOTANI, S.; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO. Participação em banca de Armando Maciel Toda. Gamify - Uma solução para gamificação em contextos de ensino. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
PESSSA, C. V. B. B.; PEREIRA, M. B. R.; MARQUES, LEONARDO B.. Participação em banca de Thaís Eulálio Dantas Guedes de Morais. Análise Funcional em Ambientes Gamificados. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento.

2.
PESSOA, C. V. B.; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO; COSTA, C. E.. Participação em banca de André Veloso Mascarenhas. Jogando por uma boa causa: desenvolvimento e avaliação de um protótipo para gamificação de captação de recursos para ajudar os beneficiários de uma ONG. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, D. M.; FUMES, N. L. F.; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO. Participação em banca de Deyse Grasiele Pinto da Silveira.Revisão da literatura sobre Análise do Comportamento aplicado ao Transtorno do Espectro Autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
RIBEIRO, D. M.; SELLA, A. C.; MARQUES, LEONARDO B.. Participação em banca de Rayssa Sarmento Teodosio Cavalcante.Os efeitos do ensino do tato na emergência dos comportamentos de ouvinte e de categorização em crianças com autismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
OLIVEIRA, C. A.; SANTOS, M. B. Q. C. P.; MARQUES, Leonardo Brandão. Participação em banca de Roseanne Maria Gomes de Oliveira.O ensino de matemática e a produção de recursos pedagógicos para o autismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MARQUES, Leonardo Brandão. Comissão Científica do VIII Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL). 2017. Universidade Federal de Alagoas.

2.
MARQUES, Leonardo Brandão. Comissão Científica do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017). 2017. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.

3.
MARQUES, Leonardo Brandão. Comissão Científica do XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2016). 2016. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IHC 2018 XVII SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS.Ambiente de Treinamento de Acompanhantes de Portadores de Transtorno Espectro Autista em Realidade Virtual. 2018. (Simpósio).

2.
I Escola de Verão em Informática na Educação.http://caed-lab.com/summer_school/. 2015. (Encontro).

3.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. 2015. (Congresso).

4.
Pint Of Science - Brasil.A Tecnologia na Educação. 2015. (Outra).

5.
V Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional da ABT. O Laboratório de Computação Aplicada a Educação e Tecnologia Social Avançada. 2015. (Congresso).

6.
X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem. Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. 2015. (Congresso).

7.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial - IV CBEE. Programação do ensino de habilidades de acadêmicas básicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Congresso).

8.
6th European Conference on Games Based Learning. Behavioral evaluation of preference for game-based learning procedures. 2013. (Congresso).

9.
2° Simpósio de Integração entre Educação Especial e Computação ? Educomp 2012.Jogos Educacionais. 2012. (Simpósio).

10.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial - VI CBEE. A utilização de jogos para o ensino de habilidades de leitura e escrita. 2012. (Congresso).

11.
XXI Encontro Brasileiro De Psicologia E Medicina Comportamental. 2012. (Congresso).

12.
41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Medida por relato verbal da motivação para aprender informatizada e desempenho em avaliaçao de leitura de estudantes do ensino fundamental. 2011. (Congresso).

13.
IV Jornada Sobre Análise do Comportamento de Poços de Caldas-MG.Equivalência de Estímulos e currículos para ensino de leitura: aplicações práticas. 2011. (Encontro).

14.
X Simpósio Brasileiro de Jogos e entretenimento Digital. 2011. (Simpósio).

15.
XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Análise do desempenho em um programa informatizado de ensino individualizado de leitura e escrit. 2011. (Congresso).

16.
II Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI. 2010. (Seminário).

17.
XVI Encontro Brasileiro De Psicologia E Medicina Comportamental. 2007. (Encontro).

18.
2° Encontro Baiano de Análise do Comportamento. 2005. (Encontro).

19.
I Jornada de Análise do Comportamento - FBDC. 2004. (Outra).

20.
V Seminários Integrados - Faculdade Ruy Barbosa. 2002. (Seminário).

21.
II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2001. (Congresso).

22.
XVIII Encontro das Práticas Psi. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, Leonardo Brandão. X Semana Científica do Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. 2007. (Outro).

2.
MARQUES, Leonardo Brandão. IV Encontro das Práticas Psi. 2003. (Congresso).

3.
MARQUES, Leonardo Brandão. III Encontro das Práticas Psi. 2002. (Congresso).

4.
MARQUES, Leonardo Brandão. I Jornada de Neuropsicologia. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
IGOR DA CUNHA ARAUJO THEOTONIO. Programa informatizado de capacitação de professores para o ensino de crianças com transtornos do espectro do autismo. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Marco Antonio Pereira De Souza. Implementação de um currículo de ensino de avaliação de preferência simulado para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista via Tutor Inteligente. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Neves dos Santos. ?DITADO MUDO DIVERTIDO?: UMA PERSPECTIVA ANALÍTICA COMPORTAMENTAL DE UM JOGO PARA O ENSINO DE ESCRITA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leonardo Brandão Marques.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
5SIQUEIRA, E. S.2012SIQUEIRA, E. S. ; BARROS, E. S. ; MONTEIRO, D. C. ; SOUZA, D. G. ; MARQUES, Leonardo Brandão . ALE RPG
 - Jogo digital para aprendizado de crianças em leitura e escrita. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 12, 2012.

2.
1BORGES, SIMONE S.2016BORGES, SIMONE S. ; REIS, HELENA MACEDO ; MARQUES, LEONARDO B. ; DURELLI, VINICIUS H.S. ; BITTENCOURT, IG IBERT ; JAQUES, PATRÍCIA A. ; ISOTANI, SEIJI . Reduced GUI for an interactive geometry software: Does it affect students' performance?. COMPUTERS IN HUMAN BEHAVIOR, v. 54, p. 124-133, 2016.

3.
DE SOUZA, GILBERTO NERINO2018DE SOUZA, GILBERTO NERINO ; BRITO, YVAN PEREIRA DOS SANTOS ; TSUTSUMI, MYENNE MIEKO AYRES ; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO ; GOULART, PAULO RONEY KILPP ; MONTEIRO, DIONNE CAVALCANTE ; SANTANA, ÁDAMO LIMA DE . The Adventures of Amaru: Integrating Learning Tasks Into a Digital Game for Teaching Children in Early Phases of Literacy. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 1-8, 2018.


Cursos de curta duração ministrados
1.
MARQUES, LEONARDO BRANDÃO. Análise Comportamental da motivação escolar: aspectos teóricos e prát. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BENITEZ, P. ; VEIGA, D. I. ; MARQUES, Leonardo Brandão ; COSTA, L. ; DOMENICONI, C. . Leitura e escrita: procedimentos elementares de ensino para aprendizes com e sem autismo inseridos no ensino regular. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, R. P. ; TROQUE, W. A. ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, S. ; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO ; DELLAGNELO, L. . Contec-C sobre Guia de Tecnologias. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 8:45:50