William Spinola Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3378018279649058
  • Última atualização do currículo em 03/01/2017


Possui 40 anos de experiência no mercado de Marketing e Comunicação, nos segmentos Editoriais (Jornais e Revistas); Produção Cultural ; Agência de Publicidade; Produtoras de Vídeo; Indústria; Varejo e Educação, quer na condição de Colaborador, quer como Consultor. Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (2010), possui graduação em Publicidade e Propaganda pela mesma Instituição (1978), especialização em Mercadologia e Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1982) e no Ensino Superior Profissional pelo Centro de Educação Tecnológico Interamericano(2005). Coordenador de Cursos de Comunicação, Marketing e Rádio e Televisão da Faculdade Interamericana de 2002 a 2005 Professor Convidado nos cursos de Pós Graduação de Marketing; Administração e Recursos Humanos da Universidade UNISO entre 2001 e 2002; Professor Titular nas Faculdades Integradas Brasileiras de 2003 a 2011; Professor Tempo Integral e Titular no Curso de Marketing da Universidade Anhembi Morumbi de 2006 a 2012; Como Professor Convidado ministrou aulas nos Cursos de MBA de Negócios Internacionais e Comércio Exterior da Universidade Paulista, entre 2013 e 2015. Professor Convidado nos Cursos de Pós Graduação em Marketing e Administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie na qual desenvolveu, na qualidade de Curador, Disciplina em EaD: Decisões de Distribuição e Preço,além de ministrar aulas presenciais de Negociação, Empreendedorismo e Novos Negócios; Posicionamento Estratégico de Marketing e Decisões de Distribuição e Preço, desde Agosto de 2015. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
William Spinola Silveira
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, William Spinola

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Rua da Consolação
Higienópolis
01302907 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 21148000


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Mestrado em Comunicação.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Representações de Gênero: A transição da cena muda no cinema brasileiro.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria Ignês Carlos Magno.
Palavras-chave: Gênero; Cinema brasileiro; cinema mudo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Informação e comunicação.
2003 - 2005
Especialização em Gestão do Processo Ensino Aprendizagem no Ensino S.
Centro de Educação Tecnológico Interamericano, CEINTER, Brasil.
Título: Revisão de Planejamento de Ensino.
Orientador: Elisabeth Bighetti.
1980 - 1982
Especialização em Mercadologia e Comunicação.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1975 - 1978
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Anhembi Morumbi, ANHEMBIMORUMBI, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado e Curador em EaD
Outras informações
No CCSA, cursos de Educação Continuada em Marketing e Administração, notadamente nos Complementos Curriculares: Negociação; Posicionamento Estratégico de Marketing; Empreendedorismo e Novos Negócios e Decisões de Distribuição e Preço mo qual é igualmente Curador.


Universidade Anhembi Morumbi, ANHEMBIMORUMBI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor de Empreendedorismo e Sustentabilidade - disciplina on-line

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor de Gestão de Serviços em Engenharia da Produção na Escola de Engenharia

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor de Patrocínio de Eventos em Gestão de Eventos Tecnológicos na Escola de Turismo e Hospitalidade

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor nas Disciplinas de Publicidade, Propaganda e Marketing Direto

Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor Tempo Integral - TI, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Funções: Assessoria à Coordenação e Diretoria de Negócios. Atividades Complementares coordenando Evento Interno da Escola - ETEN - Encontro dos Trabalhos da Escola de Negócios - Novembro 2011

Atividades

8/2006 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo - On line
Atividades Complementares
Pós Vendas e Serviços de Atendimento ao Consumidor
Estratégias Mercadológicas II
Estratégias de Comunicação
Estratégias Mercadológicas I

Centro de Educação Tecnológico Interamericano, CEINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Coordenador de Cursos, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Coordenador de Cursos, Carga horária: 20

Atividades

8/2005 - 6/2006
Direção e administração, Centro de Educação Tecnológico Interamericano, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
1/2002 - 7/2005
Direção e administração, Centro de Educação Tecnológico Interamericano, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Faculdades Integradas de Boituva, FIB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas & Tecnologias
2/2003 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing e Vendas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Gestão Ambiental

Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 4

Atividades

3/2003 - 4/2003
Ensino, Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
10/2002 - 12/2002
Ensino, Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Vendas e Gestão de Recursos Humanos
Orientação de Monografias
3/2002 - 5/2002
Ensino, Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Horista


Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32

Atividades

6/1999 - 12/2002
Ensino, Admistração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Monografias
6/1999 - 12/2002
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
Mídia
Promoção de Vendas e Merchandising
Introdução a Publicidade e Propaganda
Supervisão de Trabalhos de Conclusão de Curso

Papelaria Dux Ltda, DUX, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1995
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 40


Tranquillo Gianinni S A, GIANINNI, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Encarregado de Propaganda, Carga horária: 40


J Walter Thompson Ldta, THOMPSON, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1978
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Mídia, Carga horária: 40


Manah S A, MANAH, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Propaganda e Promoção, Carga horária: 40


Editora Aldeia Ltda, ALDEIA, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1981
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Diretor Comercial, Carga horária: 40


Editora Press Ltda, PRESS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Diretor Comercial, Carga horária: 20


Fernanda Ramaglia Treinamentos ME, FRT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Diretor Associado, Enquadramento Funcional: Diretor Associado, Carga horária: 12



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica

Demais tipos de produção técnica
1.
SILVEIRA, William Spinola. Decisões de Distribuição e Preço. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gestão Estratégica de Vendas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALHI, Sueli Joana; NOMURA, Jorge. Participação em banca de Flávia Lisboa;Karina Nieto;Natiene Nascimento.Eucafloor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação em Marketing) - Faculdade Interamérica de Tecnologia.

2.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; NOMURA, Jorge; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Bárbara Villar;Cristiano Ribeiro;Marcos Elias; Mário L Toled.Torradas Magic Toast. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação em Marketing) - Faculdade Interamérica de Tecnologia.

3.
SILVEIRA, William Spinola; SILVA, Aparecida da; NOMURA, Jorge. Participação em banca de Alfredo da S Csapo;Lucyleide N Lobera;Nonaila P Bizi.Lavadora e Secadora LG. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação em Marketing) - Faculdade Interamérica de Tecnologia.

4.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; DIEB, Eduardo. Participação em banca de Alex P Muller; Jean R Bay; Anderson F Batista.Barra de Cereal Nutry. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Criação e Produção Publicitária) - Faculdade Interamérica de Tecnologia.

5.
SILVEIRA, William Spinola; DIEB, Eduardo; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Fernando Vilhegas;Gislaine Silveira;Rosangela Rodrigues.Molho de tomate Fugini. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Criação e Produção Publicitária) - Faculdade Interamérica de Tecnologia.

6.
SILVEIRA, William Spinola; NEUMANN, Paulo; SANTOS FILHO, Celso. Participação em banca de Adriana S Gomes;Mariana Almada;Aletéia Frahan.Preservativos Prudence. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
SILVEIRA, William Spinola; NEUMANN, Paulo; SANTOS FILHO, Celso. Participação em banca de Cristiane P Frois;Vanessa D'Aguiar.Maria de F Freitas.Natural Pet. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Anhembi Morumbi.

8.
SILVEIRA, William Spinola; NEUMANN, Paulo; SANTOS FILHO, Celso. Participação em banca de Cibele L Furlanetto;Elisangela R Lima;Fabiana Munoz.Madeirense - Móveis para Escritório. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing e Vendas) - Universidade Anhembi Morumbi.

9.
SILVEIRA, William Spinola; NEUMANN, Paulo; SANTOS FILHO, Celso. Participação em banca de Aleide M S do Nascimento; Claudia R Saviano;Maira C Violas.Premier Pet - Raças Específicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing e Vendas) - Universidade Anhembi Morumbi.

10.
SILVEIRA, William Spinola; NEUMANN, Paulo; SANTOS FILHO, Celso. Participação em banca de Pedro L da Silva;Sandra C S Barboza;Kátia Duarte.Viv L'eroa - Moda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing e Vendas) - Universidade Anhembi Morumbi.

11.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Aline Gemignani;Paulo Nobre;Rosana Duarte.Casa Canadá. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Criação e Produção Publicitária) - Faculdade Interamérica de Tecnologia.

12.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Suely Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Eduardo Gomes;Elaine Santos;Thiago Mazini.Renovaplástica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Criação e Produção Publicitária) - Faculdade Interamérica de Tecnologia.

13.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Claudia P Prado;Harley V B de Castro;Lisliane A S Ribeiro.BRA - Companhia Aérea. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação em Marketing) - Faculdade Interamérica de Tecnologia.

14.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Ericka Areias;Marina a de Mendonça;Myrna de A Maurício.Supermercado Moderno. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

15.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Dario G da Costa;Sandra Yicho;Vitor Hugo A Alves.Imbra Blindados. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

16.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Claudiney Queiroz;Luciano v Segatto;Sérgia Almeida P Júnior.Sala São Paulo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

17.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Claudemir Cardoso;Claudia de P A Reis;Joelma M de Oliveira.Café La Recoleta. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

18.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Andrea E Silva;Leornardo G Dias;Leuciane da Silva Siquara.Tênis Rainha. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

19.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Isabel C Prados;Kelly C Prados; Wagner G Ferreira.Steck Elétrica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

20.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Suely Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Débora L H Librieri;Marcelo Luz;Raphael l Librieri.Café Magno Fruto. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

21.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Elaine da S Farias;Juliana Varela;Sandra F. B da Silva.Alô Bebê. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

22.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Alessandro C Peralta;Aurélio G Júnior;Fábio V Ribeiro.ESM-BOSH. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

23.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Adriana M. do Rêgo;Cleber v Moreira;Érica Távora Santos.LigMoto. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

24.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Helmo T Júnior;Rene Di D Teixeira; Carina G M dos Santos.Cleusa Presentes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

25.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Sofia Ribeiro;Silvio S Pinto;Reinaldo F Silvagoes.Moinho Paulista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

26.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Suely Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Ana Facini;Milton Pinto;Viviane Fabrici;Tânia A S Alves.Feijão Jurado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

27.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Flávio P Kraker;Marzie Azem;Irislândia de Souza.Lâmpadas Gammalight. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

28.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Márcia R Dias;Adriana do Nascimento;Patrícia Okawa.Snaks Fraizz. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

29.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Daniela Zambelli;Fernando L de Barros;Sidnéia A Porto.Pesquisas Multiclientes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

30.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Ederson Lima;Felipe Andrade;Jane S Gebara.KWV - Corretora de Seguros. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

31.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Cleonice Almeida;Fernanda Varotto;Karina Ribeiro.Refrigerante Xereta. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

32.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Dionice Pereira;Douglas Meghini;Luciano Araújo;Ricardo Garci.Doce Vida. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

33.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Fábio Godói;Rafaela Santos;Ricardo Garcia;Wladmir Martins.Chicohamburger. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

34.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Anderson Xavier;Eduardo Diniz;Wellington Rocha.Sucos Tang. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

35.
SILVEIRA, William Spinola; SINISCALCHI, Sueli Joana; SILVA, Aparecida da. Participação em banca de Ana C de Aguiar;Iris Viviane;Tatiana Akemi;Carolina Andruzys.Sucos Mupy. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Educação Tecnológico Interamericano.

36.
SILVEIRA, William Spinola; GROTH, Ernesto. Participação em banca de Paulo R Sitta;Tatiana Treistman;Alessandra H Volcov.Rádio Sucesso. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Ibirapuera.

37.
SILVEIRA, William Spinola; RAMAGLIA, Ana Maria. Participação em banca de Ana Camila Queiroz;Marcelo Silva;Tays Oliveira.Leite Condensado Moça. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Ibirapuera.

38.
SILVEIRA, William Spinola; RAMAGLIA, Ana Maria. Participação em banca de Gledson Giovanni Gomes Asselta.Gol Geração III. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Ibirapuera.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVEIRA, William Spinola. Membro do Juri - Concurso Nacional Profissional e Estudantil do Prêmio Anual da Categoria. 2005. Central de Outdoor.

2.
SILVEIRA, William Spinola. Membro do Juri - Concurso Nacional Profissional e Estudantil do Prêmio Anual da Categoria. 2004. Central de Outdoor.

3.
SILVEIRA, William Spinola. Membro do Juri - X Concurso Nacional Universitário de Campanhas Publicitárias. 1989. Associação dos Profissionais de Propaganda.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro de Comunicação Contemporânea. 2008. (Encontro).

2.
Zeladores Comunitários São João/Anhangabaú.Coordenação de evento de responsabilidade Social, junto ao SEMESP. 2005. (Encontro).

3.
Empreendedores de Micro, Pequena e Média Empresas do Século XXI.Palestrante. 2001. (Seminário).

4.
II Semana da Cultura Brasileira.Idealizador e Coordenador. 1977. (Outra).

5.
Seminário de Comunicação.Idealizador e Coordenador - Seminário de Comunicação AnhembiMorumbi. 1977. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVEIRA, William Spinola. Encontro dos Trabalhos da Escola de Negócios. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Vladia Guerra Ordonho. Marketing Industrial como ferramenta para a implantação de melhorias no relacionamento pós-venda com os clientes da empresa Olimpus Global. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

2.
Julio Cesar da Hora. Estratégias de Marketing de Serviços para atrair clientes e aumentar a credibilidade do Serviço Viza Brazil na Cidade de São Paulo. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

3.
Regina Alves de Oliveira. Estratégias de Marketing de Varejo e Comunicação Integrada no Incremento de Clientes e de Faturamento da Ótica a Supervisão. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

4.
Priscila Pompeu Pontes. Estratégias de Marketing de Varejo e Comunicação Integrada no Incremento de Clientes e de Faturamento da Ótica a Supervisão. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

5.
Marcela da Silva Santos. Estratégias de Marketing de Varejo e Comunicação Integrada no Incremento de Clientes e de Faturamento da Ótica a Supervisão. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

6.
Marina Macedo Lima e Silva. Marketing Industrial como ferramenta para a implantação de melhorias no relacionamento pós-venda com os clientes da empresa Olimpus Global. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

7.
Rafael Ferreira de Sousa. Estratégias de Marketing de Serviços para atrair clientes e aumentar a credibilidade do Serviço Viza Brazil na Cidade de São Paulo. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

8.
Andrea Cristina Santos Almeida. Estratégias de Marketing de Serviços para atrair clientes e aumentar a credibilidade do Serviço Viza Brazil na Cidade de São Paulo. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

9.
Livea Carolina Gomes Medeiros. Estratégias de Marketing de Serviços para atrair clientes e aumentar a credibilidade do Serviço Viza Brazil na Cidade de São Paulo. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

10.
Juliana Sartorato. Marketing Industrial como ferramenta para a implantação de melhorias no relacionamento pós-venda com os clientes da empresa Olimpus Global. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

11.
Cíntia Saloyan Marcelino Teixeira. Estratégias de Marketing de Serviços para atrair clientes e aumentar a credibilidade do Serviço Viza Brazil na Cidade de São Paulo. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

12.
Claudia Andrea Rigollet Penchiari. Marketing Industrial como ferramenta para a implantação de melhorias no relacionamento pós-venda com os clientes da empresa Olimpus Global. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ricardo Barreto. Marketing Esportivo:Um estudo exploratório. 2002. 134 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração de Empresas) - Universidade de Sorocaba. Orientador: William Spinola Silveira.

2.
Fernando Monteleone de Moraes. A valorização da marca como fator de agregação de valor a produtos. 2002. 212 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração de Empresas) - Universidade de Sorocaba. Orientador: William Spinola Silveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Michel Rosa. O poder nas organizações. 2002. 244 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas de Boituva. Orientador: William Spinola Silveira.

2.
Marcos Herb Cápua. A performance do Supermercado D'Avó diante das modificações ocorridas no varejo.. 2000. 178 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Admistração de Empresas) - Universidade Ibirapuera. Orientador: William Spinola Silveira.

3.
Alexandre Golfieri Saponari. Panorama da evolução da Feira de Utilidade Doméstica - UD. 2000. 154 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Admistração de Empresas) - Universidade Ibirapuera. Orientador: William Spinola Silveira.

4.
Manoel João de Andrade. Uma abordagem sobre Marketing de Relacionamento - American Express. 2000. 184 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Admistração de Empresas) - Universidade Ibirapuera. Orientador: William Spinola Silveira.

5.
Ricardo Latorre Júnior. Consórcio Nacional Brastemp: Um estudo de caso. 2000. 156 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Admistração de Empresas) - Universidade Ibirapuera. Orientador: William Spinola Silveira.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Pio Bernardes. Ações de Comunicação e de Marketing de Relacionamento com foco em merketing de Varejo para Captação e Fidelização de Clientes para a Marca Mimo & Cia na região do Bairro de Vila Leopoldina. 2011. Orientação de outra natureza. (Marketing) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: William Spinola Silveira.

2.
Lucas Baccar. Aumento dos Níveis de Faturamento da Rotisserie Miami através da melhoria de serviços. 2010. Orientação de outra natureza. (Marketing) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: William Spinola Silveira.

3.
Lucas Alves. Aumento dos Níveis de Faturamento da Rotisserie Miami através da melhoria de serviços. 2010. Orientação de outra natureza. (Marketing) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: William Spinola Silveira.

4.
Sidney Genaro Neto. Aumento dos Níveis de Faturamento da Rotisserie Miami através da melhoria de serviços. 2010. Orientação de outra natureza. (Marketing) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: William Spinola Silveira.

5.
Thatiana Nogueira. Aumento dos Níveis de Faturamento da Rotisserie Miami através da melhoria de serviços. 2010. Orientação de outra natureza. (Marketing) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: William Spinola Silveira.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SILVEIRA, William Spinola. Decisões de Distribuição e Preço. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gestão Estratégica de Vendas).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 15:17:01