Célia Regina Capellini Petreche

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7743922734737519
  • Última atualização do currículo em 18/07/2017


Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, (1996), Especialização em Metodologia Didática do Ensino (1997), pela mesma universidade, e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2008). Atualmente, desenvolve pesquisa de doutoramento com foco na formação de professores de Língua Inglesa pelo mesmo programa. É Professora Assistente de Língua Inglesa, Coordenadora de Estágio Supervisionado e Coordenadora do Subprojeto PIBID-Inglês do curso de Letras Português Inglês da UENP, Campus Cornélio Procópio. É membro dos grupos de pesquisa Gêneros Textuais e Ensino de Línguas (GETELIN/UENP) e Linguagem e Poder (UEL). Tem experiência na área de Educação Básica e Ensino Superior, com ênfase em Língua Inglesa e interessa-se pelos seguintes temas de pesquisa: gêneros textuais, elaboração e análise de material didático, sequência didática, metodologia de pesquisa e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Célia Regina Capellini Petreche
Nome em citações bibliográficas
PETRECHE, Célia Regina Capellini

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte do Paraná, CLCA.
PR 160, KM 0
Saída para Leópolis
86300000 - Cornélio Procópio, PR - Brasil
URL da Homepage: http://www.uenp.edu.br/index.php/ccp


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Educação de professores de língua inglesa no Estado do Paraná: uma metapesquisa.,
Orientador: Simone Reis.
Palavras-chave: Metapesquisa; Educação de professores; Língua Inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Vera Lúcia Lopes Cristovão.
Palavras-chave: gêneros textuais; capacidades de linguagem;; seqüência didática.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1997
Especialização em Metodologia Didática do Ensino. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
Título: Não era exigida monografia neste curso..
Orientador: -------.
Bolsista do(a): Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicos, INBRAPE, Brasil.
1993 - 1996
Graduação em Letras Anglo Portuguesas.
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
Título: Não era exigida monografia neste curso..
Orientador: ---.
1990 - 1993
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Rui Barbosa, CERB*, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Treinamento para aplicadores. (Carga horária: 8h).
Master Test, TOEFL ITP, Brasil.
2013 - 2013
Introduction in Public Speak.
University of Nebraska , Omaha, UNO, Estados Unidos.
2013 - 2013
BETUSA English Teaching Certificate Program. (Carga horária: 260h).
University of Nebraska, Omaha, UNO, Estados Unidos.
2013 - 2013
Treinamento para aplicadores.
Mastertest - Certificação Internacional, MASTERTEST, Brasil.
2002 - 2003
Advanced Course. (Carga horária: 160h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, CULTURAINGLESA, Brasil.
2001 - 2002
First Certificate In English (FCE). (Carga horária: 106h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, CULTURAINGLESA, Brasil.
2001 - 2001
Internet English I. (Carga horária: 60h).
The British Council, BRITISHCOUNCIL, Brasil.
2000 - 2000
Teaching And Learning English A Course For Teacher. (Carga horária: 132h).
The British Council, BRITISHCOUNCIL, Brasil.
1998 - 1998
Um Salto Para o Futuro - Infância Cultura e Escola. (Carga horária: 48h).
Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.
1998 - 1998
Capacitação Para Professores de Língua Estrangeira. (Carga horária: 24h).
Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.
1998 - 1998
Capacitação Para Professores de Língua Estrangeira. (Carga horária: 24h).
Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.
1998 - 1998
Programa Um Salto Para o Futuro Série Saúde I e II. (Carga horária: 40h).
Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 40h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1997 - 1997
Capacitação Para Professores Grupos de Estudo. (Carga horária: 40h).
Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Literatura e Engajamento Político Social e Musical. (Carga horária: 34h).
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Aspectos Cognit. de Compreensão e Recep. de Textos. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Inglês Instrumental e Literatura Infantil. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
1994 - 1994
Projeto Pedagogia de Meios- Um Salto Para o Futuro. (Carga horária: 40h).
Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Língua e Literatura Latinas. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Lingüística e Alfabetização. (Carga horária: 30h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do subprojeto PIBID Inglês

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CRES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CLCA, .

Linhas de pesquisa
Gêneros Textuais e Ensino

Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Quadro Próprio do Magistério, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Gêneros Textuais e Ensino

Objetivo: Estudos sobre ensino de língua inglesa e elaboração de material didático com base em gêneros textuais..


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
INVESTIGANDO A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO PIBID
Descrição: Este projeto surgiu da necessidade de investigar os impactos do PIBID de Língua Inglesa na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, em seus participantes, acadêmicos do curso de Letras Português Inglês, matriculados do primeiro ao quarto ano. Para isso, faremos um levantamento bibliográfico acerca das pesquisas da área e um estudo teórico sobre a literatura disponível sobre a formação inicial de professores de línguas e uma posterior análise das representações de pibidianos da referida universidade e de uma universidade estadual de uma cidade vizinha. Tal procedimento será pautado em estudos sobre o desenvolvimento de professores reflexivos e críticos (ZEICHNER, 2011) e no construto teórico-metodológico denominado Interacionismo sociodiscursivo (ISD), representado principalmente pelos estudos de Bronckart (2003; 2008), no que se refere às questões ligadas ao desenvolvimento profissional, de Schneuwly e Dolz (2004), sobre gêneros textuais e desenvolvimento da linguagem, no panorama internacional, e pelos estudos de Machado (2007), Cristovão (2005,2006, 2007), Tognato (2011), Stutz (2012) dentre outros, no que se refere ao ensino de língua estrangeira (LE) e formação de professores no cenário nacional. Estas pesquisas nos apoiarão nas discussões acerca de questões sobre formação inicial e desenvolvimento profissional. Os alunos pesquisadores, assim como a professora pesquisadora, estão vinculados ao grupo de pesquisa Gêneros Textuais e Ensino de Línguas - GETELIN e desenvolverão suas pesquisas a partir do escopo deste projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Célia Regina Capellini Petreche - Coordenador / Emanuelle Crícia - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - 2015
ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO INICIAL
Descrição: Este projeto surgiu da necessidade de aprofundamento teórico e prático na formação inicial de professores de língua inglesa do curso de Letras Anglo-portuguesas da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Por meio de discussões teóricas acerca do ensino de inglês para os níveis fundamental e médio utilizando gêneros textuais como ferramenta que pode auxiliar no processo de transposição de conhecimentos no nível do sistema didático, os alunos-professores participantes produzirão sequências didáticas (SDs) para serem aplicadas em escolas públicas da região. Tal procedimento deriva-se do construto teórico-metodológico denominado Interacionismo sociodiscursivo (ISD), representado principalmente pelos estudos de Bronckart (2003; 2004; 2006a) e Schneuwly e Dolz (2004) no panorama internacional e pelos estudos de Cristovão (2001) no que se refere ao ensino de língua estrangeira (LE) no cenário nacional. Os alunos pesquisadores, assim como a professora pesquisadora, estão vinculados ao grupo de pesquisa GETELIN e desenvolverão suas pesquisas a partir do escopo deste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Célia Regina Capellini Petreche - Coordenador / Renata Santos - Integrante / Laís Cristina Gonçalves - Integrante / Aline Amâncio Maia - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Inglês na escola pública: acadêmicos de Letras em ação
Descrição: O presente projeto configura-se como uma ação colaborativa entre o Programa Letras em Ação, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CCP, e as escolas públicas da rede básica estadual de ensino da cidade de Cornélio Procópio e região. A referida ação configura-se na oferta de cursos básicos de língua inglesa a alunos da rede básica com bom desempenho acadêmico e que possuam baixa renda familiar. Com isso, enfatizamos a função social da universidade no que se refere ao atendimento das demandas sociais da comunidade onde se insere. Dessa forma, buscamos propiciar uma formação linguística, cultural e social, inserida em um mundo globalizado, contribuindo para a oferta de uma formação de qualidade aos alunos de ensino fundamental e médio, bem como possibilitando a ampliação do campo de atuação de Estágio Supervisionado do curso de Letras, por meio de práticas pedagógicas que auxiliem na inserção dos acadêmicos no mundo profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Célia Regina Capellini Petreche - Coordenador / Raquel Gamero - Integrante.
2016 - Atual
CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR-PESQUISADOR: A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Descrição: Compreendendo identidade de professor-pesquisador como constituinte da identidade do professor (GAMERO, 2011), o desenvolvimento desta pesquisa se pauta em uma metodologia de pesquisa mista (CRESWELL, 2010), que faz uso de fases da pesquisa quantitativa, empregada como forma de descrição (MOREIRA; CALEFFE, 2006), delineando elementos constitutivos do trabalho e da identidade de professores-pesquisadores nessa área do conhecimento. Tenho como dados da pesquisa um questionário virtual aplicado à professores-pesquisadores em âmbito nacional e entrevistas com professores-pesquisadores representantes dos diversos perfis emergentes dos questionários. Deste modo, todos os dados serão investigados a fim de refletir sobre as complexidades constituintes do trabalho do professor-pesquisador, os objetivos específicos que norteiam esta pesquisa são: a) mapear tarefas desenvolvidas por professores- pesquisadores e b) identificar representações sobre pesquisa e sobre a constituição da identidade profissional tecidas em seu discurso. Assim, como os resultados esperados dessa investigação, podemos definir os níveis de formação dos participantes, as regiões em que esses participantes foram formados, o seu regime de trabalho, o perfil de atuantes na pós-graduação, os órgãos de fomento mais representativos em seus contextos, as suas línguas de especialidade, entre outras informações, constituintes da(s) identidade(s) desses pesquisadores. Também é possível determinar as atividades mais recorrentes na formação de novos pesquisadores (em formação inicial e continuada) e no cotidiano dos pesquisadores participantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Célia Regina Capellini Petreche - Integrante / Raquel Gamero - Coordenador / Thiago Alves Valente - Integrante.
2015 - Atual
CINEMA E COMUNIDADE: IMPLEMENTAÇÃO DE ESPAÇO DE CULTURA 2015-2016
Descrição: A região do ?Norte Pioneiro? é marcada por significativa carência de espaços culturais, tanto de divulgação e realização de apresentações, quanto de fomento ou criação. Pretende-se com este projeto implementar um espaço de divulgação da cultura nacional por meio de uma sala de projeção onde atividades culturais envolvendo Literatura, Música e Dança poderão dialogar com a realidade local e paranaense de modo geral. Neste espaço, um dos objetivos centrais será a oferta de experiências culturais de difícil acesso em condições comuns de mercado, o que se torna ainda mais grave em uma região com poucas agências de cultura em atuação. Assim, trata-se de uma contribuição para a formaçãohumana em sentido amplo, iniciando, por sua vez, a sistematização de ações extensionistas no campo da Cultura por parte da UENP, no campus Cornélio Procópio.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Célia Regina Capellini Petreche - Coordenador / Eliane Segati Rios Registro - Integrante / Eliana Merlin Daganutti de Barros - Integrante / Raquel Gamero - Integrante / Ana Paula Franco Nobile Brandileone - Integrante / Diná Teresa Brito - Integrante / Letícia Jovelina Storto - Integrante / Thiago Alves Valente - Integrante.Financiador(es): Funfo Paranná - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
Teste de Proficiência em Língua Inglesa
Descrição: Diante das exigências atuais dos programas de pós-graduação lato e stricto senso no que se refere ao nível de proficiência linguística, este projeto busca viabilizar a aplicação de teste de proficiência em língua inglesa para as diversas áreas do conhecimento de modo a atender não só a comunidade interna da UENP, mas também outras Instituições de Ensino Superior que venham aceitar a nossa certificação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Célia Regina Capellini Petreche - Integrante / Eliane Segati Rios Registro - Coordenador / Raquel Gamero - Integrante / Edina Crunfli - Integrante.
2014 - Atual
Paraná Fala Inglês
Descrição: Este projeto é uma iniciativa do governo do estado do Paraná a fim de impulsionar a internacionalziação das universidades estaduais do Paraná por meio da oferta de cursos preparatórios para o TOEFL a docentes, discentes e técnicos administrativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Célia Regina Capellini Petreche - Integrante / Eliane Segatti Rios Registro - Coordenador / Raquel Gamero - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Paraná - Bolsa.
2013 - 2015
UENP LANGUAGE CLUB
Descrição: O Projeto UENP Language Club busca ofertar à comunidade interna e externa da UENP desenvolvimento linguístico na área de línguas com o intuito contribuir para a formação pessoal, profissional e cultural dos indivíduos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Célia Regina Capellini Petreche - Integrante / Eliane Segati Rios Registro - Coordenador / Raquel Gamero - Integrante.


Outros Projetos


2016 - Atual
CURSOS DE CURTA DURAÇÃO: FOCO NAS LINGUAGENS
Descrição: Esse projeto destina-se a suprir uma lacuna existente no âmbito da extensão universitária, no que se refere ao ensino das linguagens - verbais e não verbais. Ele se propõe a desenvolver cursos de curta duração para a comunidade interna e externa da UENP/campus de Cornélio Procópio. Esses cursos serão selecionados a partir de demandas apresentadas pela comunidade - interna e externa - e manterão um fluxo contínuo no decorrer da vigência do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2014 - Atual
PIBID INGLÊS: English with music
Descrição: O projeto de ensino do PIBID Inglês - English with music, da UENP - Campus Cornélio Procópio, busca a integração de professores em serviço e futuros professores de língua inglesa como parceiros no processo de investigação, desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos, em um movimento de ação, reflexão e ação. Dessa forma, este subprojeto objetiva ampliar os espaços de inserção dos futuros professores de língua inglesa da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) em contextos reais de aprendizagem, além de propiciar a formação continuada aos professores da rede básica de ensino, unindo a pesquisa e a extensão por meio de intervenções pedagógicas que resultem em melhoria na formação dos alunos da educação básica, dos futuros professores e dos professores em serviço..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .
Integrantes: Célia Regina Capellini Petreche - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2012 - 2013
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: a representação dos gêneros textuais em LI no contexto escolar
Descrição: O presente projeto de ensino está inserido no projeto institucional PIBID da UENP e tem por objetivo investigar a língua inglesa em dois contextos escolares distintos a partir de uma perspectiva de gêneros textuais (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), uma vez que consideramos que o discurso social está presente em diversas esferas da atividade humana, representada pelos gêneros que nelas circulam. Para o desenvolvimento deste subprojeto, destacamos a participação de duas escolas do município de Cornélio Procópio pertencentes a realidades distintas, sendo: 1) Colégio Estadual ?Monteiro Lobato? e 2) Colégio Estadual ?André Seugling?. Os objetivos do projeto são: ? Oportunizar a futuros professores do curso de Letras o contato com a realidade escolar de modo que estes reflitam acerca do processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa em duas escolas públicas com realidades distintas; ? Realizar grupos de estudos semanais com professores supervisores e bolsistas de iniciação á docência com o intuito de investigar e refletir acerca da realidade escolar; ? Fomentar fórum de discussões quinzenais, possibilitando a inserção de outros professores das escolas envolvidas; ? Organizar e desenvolver mostras, palestras e seminários, de modo a contribuir com a disseminação e formação dos envolvidos; ? Propor inovação metodológica a partir da investigação das distintas realidades escolares e do processo investigativo;.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Célia Regina Capellini Petreche - Coordenador / Eliane Segati Rios Registro - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Argumenta (FUNDINOPI)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Gêneros Textuais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Honorary Nebraska Citizen, John A. Gale (Nebraska Secretary State).
2013
Honorary Citzenship of the City of Omaha, Jim Suttle, Mayor of Omaha.
2009
Aprovada em 3º lugar no concurso para a disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Estrangeira Moderna, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho - UENP.
2008
Aprovada em 4º lugar no concurso para Língua Portuguesa/Inglesa ? Edital nº39, de 29 de dezembro de 2008., Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Apucarana.
2008
Aprovada em 5º lugar no concurso para Língua Portuguesa/Inglesa - Edital nº 15 de 9 de outubro de 2008., Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina.
1996
1° Lugar da turma de 1996/2 do curso de graduação em Letras. ( Bolsa de Estudos para Especialização), FAFICOP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRISTOVÃO; Vera Lúcia Lopes2010 CRISTOVÃO ; CANATO ; FERRARINI ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; SANTOS . Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras (UFSM), v. 20, p. 191-215, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CRISTOVÃO ; CANATO ; FERRARINI ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; SANTOS . Gear Up: língua estrangeira moderna - inglês, 6º ano: (Re)discovering texts - manual do professor. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 304p .

2.
CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes ; CRISTOVÃO ; CANATO ; FERRARINI ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; SANTOS . Gear Up: língua estrangeira moderna - inglês, 7º ano: Widening Knowledge - manual do professor. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 296p .

3.
CRISTOVÃO ; CANATO ; FERRARINI ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; SANTOS . Gear Up: língua estrangeira moderna - inglês, 7º ano: Widening Knowledge. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 168p .

4.
CRISTOVÃO ; CANATO ; FERRARINI ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; SANTOS . Gear Up: língua estrangeira moderna - inglês, 8º ano: Experiencing diversity - manual do professor. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 288p .

5.
CRISTOVÃO ; CANATO ; FERRARINI ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; SANTOS . Gear Up: língua estrangeira moderna - inglês, 8º ano: Experiencing diversity. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 160p .

6.
CRISTOVÃO ; CANATO ; FERRARINI ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; SANTOS . Gear Up: língua estrangeira moderna - inglês, 9º ano:Acting with language - manual do professor. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 288p .

7.
CRISTOVÃO ; CANATO ; FERRARINI ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; SANTOS . Gear Up: língua estrangeira moderna - inglês, 9º ano:Acting with language. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 160p .

8.
CRISTOVÃO ; CANATO ; FERRARINI ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; SANTOS . Gear Up: língua estrangeira moderna - inglês, 6º ano: (Re)discovering texts. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 176p .

Capítulos de livros publicados
1.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM. In: Ana Paula Beato Canato; Gladys Quevedo Camargo. (Org.). Linguagem e educação: ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas - uma homenagem à Vera Cristovão. 1ed.Campinas: Pontes, 2015, v. 1, p. 30-.

2.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes . O Gênero textual homepage nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio: analisando capacidades de linguagem. In: Eliana Merlin Deganitti de Barros; Elaine Segati Rios Registro. (Org.). EXPERIÊNCIAS COM O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM SALA DE AULA.. 1ed.São Paulo: Pontes, 2014, v. 1, p. 7-284.

3.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. O gênero entrevista na aula de língua inglesa: uma proposta didática. In: Michele Salles El Kadri; Taisa Pinetti Passoni; Raquel Gamero. (Org.). TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLÊSA: propostas didáticas para a educação básica. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. , p. 7-321.

4.
FURTOSO ; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes ; SILVA, Maristela Miranda da ; PETRECHE, Célia Regina Capellini . Parceria universida/escolas: conquistas e desafios na formação de professores. In: Eliane Matheus; Gladys Quevedo-Camargo; Telma Gimenez;. (Org.). Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidades. 1ªed.Londrina: Eduel, 2009, v. único, p. 45-60.

5.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. A seqüência didática nas aulas de língua inglesa do ensino médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem. In: Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Estudos da linguagem à luz do interacionismo sociodiscursivo. 1ªed.Londrina: Eduel, 2008, v. 1, p. 239-258.

6.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. Students and teachers'beliefs and the lack of interest in English classes. In: Telma Gimenez; Vera Lúcia Lopes Cristóvão. (Org.). Teaching English in Context - Contextualizando o ensino de inglês. 1ªed.Londrina: UEL, 2006, v. único, p. 117-130.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. Análise de duas sequências didáticas com base nos pressupostos teórico-metodológicos do ISD. In: V Siget - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul. Anais ... SIGET, 2009. p. 1-16.

2.
CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes ; FURTOSO ; SILVA, Maristela Miranda da ; PETRECHE, Célia Regina Capellini . O estágio na formação de professores de inglês: um espaço de parcerias?. In: I CLAFPL, 2007, Florianópolis. Anais do I CLAFPL, 2007. p. 337-347.

3.
CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; SILVA, Maristela Miranda da . Elaboração de sequencias didáticas para o ensino de língua estrangeira - uma produção coletiva. In: 4º Simpósio Internacional de Estudos de Generos Textuais - SIGET, 2007, Tubarão - SC. Anais ... SIGET. Tubarão - SC, 2007.

4.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. A escola pública e a transposição didática de gêneros: desafios que queremos enfrentar.. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2005, Santa Maria. Anais - III SIGET. Porto Alegre: Disc Press Comércio Fonográfico, 2005. v. único.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRISTOVÃO ; CANATO ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; FERRARINI ; SANTOS . III SILID - Simpósio sobre o livro didático de Língua Materna e estrangeira. In: III SILID, 2010, Rio de Janeiro. IIISILID e II SIMAR, 2010.

2.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. A sequência didática nas aulas de inglês do ensino médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem. In: 16º Inpla - Intercâmbio de pesquisas em Linguística Aplicada, 2007, São Paulo. Linguagem em atividade - Caderno de resumos, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti . Iniciação docente em foco: contribuições para o desenvolvimento da formação inicial e continuada em língua inglesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti ; FERNANDES, D. ; SILVA, E. C. O. ; SANTANA, N. S. . PIBID-INGLÊS COMO PROPICIADOR DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PIBIDIANOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; REGISTRO, E. S. R. ; PARPINELI, A. ; LEITE, J. S. F. . MÚSICA E GAMES: UMA ABORDAGEM DIFERENTE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; GAMERO, R. ; ESPURI, P. H. . AÇÕES FORMATIVAS PARA INTERNACIONALIZAR: O PROGRAMA PARANÁ FALA INGLÊS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti . Pibid Língua Inglesa: motivação e música. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; GAMERO, R. ; PAIXAO, S. V. ; LAVADO, E. L. ; MARSON, I. C. . Tecnologias e o ensino de língua inglesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; KADRI, M. S. E. . Conversa entre pibidianos ? UENP, UEL e UEM: ?O programa de iniciação à docência ? PIBID Inglês: socialização de experiências formativas no contexto do PIBID de Língua Inglesa no espaço interinstitucional?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CAMPOS, N. M. T. ; PETRECHE, Célia Regina Capellini . História em quadrinhos na aprendizagem de língua inglesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
YANASE, A. M. ; SILVA, B. H. ; PETRECHE, Célia Regina Capellini . Análise conversacional do gênero entrevista oral e suas contribuições para o ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. Considerações sobre o uso de seqüência didática em torno de gêneros textuais em aula de língua inglesa na escola pública.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. A Seqüência Didática nas Aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio e o Desenvolvimento de Capacidades de Linguagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. A Seqüência Didática nas Aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio e o Desenvolvimento de Capacidades de Linguagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes ; FURTOSO ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; SILVA, Maristela Miranda da . Novos perfis profissionais e contextos educacionais para o ensino e a aprendizagem de línguas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; SILVA, Maristela Miranda da . Sequencias Didáticas nas Aulas de Língua Inglesa - Uma Experiência de Transposição. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. Diferentes Olhares sobre os Textos Oficiais que Prescrevem o Ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; SILVA, Maristela Miranda da . A Elaboração de um Instrumento mais eficaz para intermediar o processo de ensino-aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. A escola pública e a transposição didática de gêneros: desafios que queremos enfrentar.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti . Pibid Inglês: formando professores de língua inglesa por meio da produção de sequências didáticas com base em gêneros textuais. Cornélio Procópio: Artgraf, 2014 (Artigo científico).

2.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. EFL e material didático baseado na perspectiva crítica de leitura 2009 (Artigo científico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. Consultoria ad hoc para a Revista NUPEM. 2010.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti . PIBID INGLÊS: Produzindo sequências didáticas de gêneros. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

2.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; BENASSI, M. V. . Spoken Language: some aspects of pronunciation in English. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa por meio de sequências didáticas'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. Itinerante 2010. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. Pedagogical Notebook. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; BRITO, D. T.; NANTES, E. A. S.. Participação em banca de Eliane Nunes da Silva Maciel. Uma investigação sobre a exploração da literatura infanto-juvenil usada como recurso persuasivo para o incentivo à leitura do anúncio publicitário "Sala de espera" do Itaú Criança.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

2.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; BARROS, E. M. D.; BARRETO, L. M. T.. Participação em banca de Lidiane Escaravaco Borges Rosa. Gênero artigo de opinião: uma adaptação do livro didático segundo os conceitos teóricos-metodológicos do ISD. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

3.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; REGISTRO, E. S. R.. Participação em banca de Roseli Aparecida Prestes. O gênero comic stripes como estratégia de motivação no ensino de língua inglesa para o ensino fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

4.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; REGISTRO, E. S. R.. Participação em banca de Patrícia Romanísio Pereira. Interculturalidade no ensino de língua inglesa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

5.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; REGISTRO, E. S. R.. Participação em banca de Neila Martelli Toledo de Campos. História em quadrinhos na aprensdizagem de língua inglesa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

6.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Participação em banca de Roberta Pilar Sanches Barbosa. A literatura no ensino de línguas: uma proposta baseada em sequência didática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

7.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; GAMERO, R.. Participação em banca de Rodrigo Eduardo Praxedes. O retrato de Dorian Gray: página e tela. 2012 - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

8.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti. Participação em banca de Michelli de Assis Ribeiro. Material didático: uma análise de um livro de língua inglesa do 6º ano. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

9.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti. Participação em banca de Leiriane Rovani Valongo. A hora atividade como elemento substancial na formação continuada de professores de língua inglesa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

10.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; GAMERO, R.. Participação em banca de Edilene Ribeiro Tomas da Silva. Dificuldades de aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

11.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti; GAMERO, R.. Participação em banca de Lígia Maria dos Santos. Interdisciplinaridade: o ensino de inglês e artes. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

12.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; GAMERO, R.. Participação em banca de João Paulo Roberto Moreira. Ensino de inglês nas escolas públicas vs a legislação vigente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BARROS, E. M. D.; VIEIRA, M. H. B.; PETRECHE, Célia Regina Capellini. Banca Avaliadora de elevação de processo de ascensao de nível. 2015. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

2.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; BARRETO, L. M. T.. Programa Bolsa Técnico da Fundação Araucária (PR). 2015. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

3.
REGISTRO, E. S. R.; GAMERO, R.; PETRECHE, Célia Regina Capellini. 1º Teste seletivo para professor colaborador - Língua Inglesa e ensino. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

4.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; GAMERO, R.; BRANDILEONE, A. P. F. N.. 3º Teste seletivo na Área de Língua Inglesa e Formação do Professor de Língua Inglesa. 2013. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

5.
RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti; PETRECHE, Célia Regina Capellini. 2º Teste seletivo para professor docente colaborador. 2012. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

6.
RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti; BENASSI, M. V.; PETRECHE, Célia Regina Capellini. I SEPAN - Seminário de Projetos em Andamento. 2011. Universidade Estadual do Norte do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum Estadual das Licenciaturas - FOPE. 2016. (Outra).

2.
I Encontro de Internacionalização.Perspectivas e ações para a internacionalização: uma visão da área de ensino de língua inglesa. 2015. (Encontro).

3.
VIII Siget - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Pibid Inglês: gênero textual e formação de professores de língua inglesa. 2015. (Congresso).

4.
VIII Siget - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros textuais. 2015. (Simpósio).

5.
VIII Siget - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.A pedagogia de gêneros da escola de Sydney. 2015. (Oficina).

6.
VIII Siget - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Analyzing the production, circulation, and use of knowledge in texts. 2015. (Oficina).

7.
III Colóquio de pesquisa em Literatura - COPELI. 2014. (Outra).

8.
VI SIGET - Simpósio Internacional de estudos dos gêneros textuais.Sequências didáticas em torno de gêneros textuais: uma proposta de progressão para educação básica. 2011. (Simpósio).

9.
Gêneros textuais, sequências didáticas e práticas discursivas no ensino de LEM.Construindo sequências didáticas em torno de gêneros textuais. 2010. (Oficina).

10.
Gêneros Texuais, Sequências Didáticas e Práticas Discursivas.O uso de sequências didáticas em torno de gêneros textuais no ensino de Línguas estrangeiras, diretrizes curriculares e questões metodológicas.. 2010. (Encontro).

11.
Pesquisa-ação na educação do professor de línguas: um caminho para o desenvolvimento profissional. 2008. (Oficina).

12.
X SEMANA DA EDUCAÇÃO - "A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES". 2008. (Oficina).

13.
Gêneros do discurso/texto como objetos de ensino de línguas. 2007. (Seminário).

14.
4º ELLE - Encontro de Letras: Linguagens e Ensino. 2006. (Encontro).

15.
Aprimoramento Linguistico-cultural para professores de inglês da rede pública. 2006. (Outra).

16.
I Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo. 2006. (Encontro).

17.
Materiais didáticos para o ensino de inglês para a educação básica. 2006. (Oficina).

18.
XIV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná. 2006. (Encontro).

19.
Encontros Pedagógicos Descentralizados. 2005. (Encontro).

20.
II Encontro Descentralizado - Diretrizes Curriculares. 2004. (Encontro).

21.
Resgatando as bases da escola pública. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti . IV Congresso em Estudos da Linguagem - CONELIN. 2016. (Congresso).

2.
STORTO, L. J. ; BARROS, E. M. D. ; REGISTRO, E. S. R. ; PETRECHE, Célia Regina Capellini ; BRITO, D. T. ; GAMERO, R. . III CONELIN - CONGRESSO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM. 2015. (Congresso).

3.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; BRITO, D. T. ; BARROS, E. M. D. ; REGISTRO, E. S. R. ; STORTO, L. J. ; GAMERO, R. . II Congresso de Estudos da Linguagem. 2014. (Congresso).

4.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; STORTO, L. J. ; GAMERO, R. . II Congresso de Estudos da Linguagem. 2014. (Outro).

5.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; BRITO, D. T. ; BARROS, E. M. D. ; REGISTRO, E. S. R. ; STORTO, L. J. ; GAMERO, R. . II Congresso de Estudos da Linguagem. 2014. (Congresso).

6.
RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti ; BARROS, E. M. D. ; PETRECHE, Célia Regina Capellini . III Encontro de Estudos da Linguagem. 2012. (Outro).

7.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; BARROS, E. M. D. . III Encontro de Estudos da Linguagem. 2012. (Outro).

8.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; BARROS, E. M. D. . II Encontro de Estudos da Linguagem. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Leticia Vidotti dos Santos. Desenvolvimento docente no PIBID de Língua Inglesa: análise de representações docentes na formação de sua identidade profissional.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).

2.
Emanuele Cricia Vieira da Silva. Material didático e desenvolvimento docente no PIBID de Língua Inglesa. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras Português Inglês - Campus Cornélio Procópio) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Rodrigues de Souza. O gênero videoclipe e a utilização dos recursos tecnológicos presentes na escola: uma proposta para a melhoria do ensino da oralidade.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE)) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Célia Regina Capellini Petreche.

2.
Aparecida Gonçalves dos Santos. O ensino da língua inglesa meio do gênero textual anúncio publicitário. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE)) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Célia Regina Capellini Petreche.

3.
Neila Martelli Toledo de Campus. História em quadrinhos na aprendizagem de língua inglesa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Célia Regina Capellini Petreche.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gilmara Schiavo Duarte Martinho. LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: CONFIGURAÇÕES E POSSIBILIDADES.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Célia Regina Capellini Petreche.

2.
Pâmela Fernanda Werneck Ferreira. O gênero entrevista nas aulas de Língua Inglesa: uma proposta didática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português Inglês - Campus Cornélio Procópio) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Célia Regina Capellini Petreche.

3.
Renata dos Santos. O Gênero entrevista nas aulas de Língua Inglesa: uma proposta didática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português Inglês - Campus Cornélio Procópio) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Célia Regina Capellini Petreche.

Iniciação científica
1.
Emanuelle Cricia Oliveira da Silva. PIBID-INGLÊS COMO PROPICIADOR DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE: REPRESENTAÇÃO DE PIBIDIANOS. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Célia Regina Capellini Petreche.

2.
Laís Cristina Gonçalves. Produção escrita nos livros didáticos de língua inglesa na educação básica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português Inglês - Campus Cornélio Procópio) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Célia Regina Capellini Petreche.

3.
Aline Amâncio Maia. Sequências didáticas para o ensino de Inglês na Educação Básica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português Inglês - Campus Cornélio Procópio) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Célia Regina Capellini Petreche.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
PETRECHE, Célia Regina Capellini. Itinerante 2010. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; BARROS, E. M. D. . II Encontro de Estudos da Linguagem. 2011. (Outro).

2.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; BARROS, E. M. D. . III Encontro de Estudos da Linguagem. 2012. (Outro).

3.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; STORTO, L. J. ; GAMERO, R. . II Congresso de Estudos da Linguagem. 2014. (Outro).

4.
PETRECHE, Célia Regina Capellini; BRITO, D. T. ; BARROS, E. M. D. ; REGISTRO, E. S. R. ; STORTO, L. J. ; GAMERO, R. . II Congresso de Estudos da Linguagem. 2014. (Congresso).



Outras informações relevantes


É professora do curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa na Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio, na disciplina de Avaliação e produção de material didático. 
Orientadora de professores de Língua inglesa, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná.
Coordenadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Letras Português Inglês.
Coordenadora do subprojeto do Pibid Inglês no Campus de Cornélio Procópio.
Prefessora do TOELF - do programa estadual Paraná Fala Inglês.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 15:48:03