Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4680102795689601
  • Última atualização do currículo em 01/05/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1997). Especialista em Educação Matemática pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2005). Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (2011). Doutorado (2016) no Programa Multiunidades em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor efetivo na Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás, no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Foi professor do curso de Formação Continuada Indígena do Estado do Tocantins, Formação Inicial em Magistério Indígena do Estado do Tocantins. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Indígena, Educação Matemática, Etnomatemática, Educação Intercultural Bilíngue e Saberes Culturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro
Nome em citações bibliográficas
Rodrigues-Monteiro, H.S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás.
Unidade Santana
Centro
76600000 - Goiás, GO - Brasil
Telefone: (62) 33712900


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Ensino de Matemática na Educação Escolar Indígena: (im)possibilidades de tradução., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: José de Alencar Simoni.
Coorientador: Denise Silva Vilela.
Palavras-chave: Saberes Escolares; Saberes Tradicionais; Formação de Professores Indígenas; Magistério Indígena.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Magistério Indígena: contribuições da Etnomatemática na Formação dos Professores Indígenas do Estado do Tocantins,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Erasmo Borges de Souza Filho.
Palavras-chave: Educação Indígena; Etnomatemática; Saberes Tradicionais; Educação Intercultural Bilíngue; Magistério Indígena.
2004 - 2005
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Título: O Sistema Numérico Xerente numa perspectiva Etnomatemática.
Orientador: José Ricardo e Souza Mafra.
1994 - 1997
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Oficina Prática: Farofa Vergana. (Carga horária: 4h).
Diocese de Goiás, DIOCESE DE GOIÁS, Brasil.
2011 - 2011
Programa de Espanõl para Extranjeros. (Carga horária: 40h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2010 - 2010
Extensão universitária em Ed. Matemática para os anos finais do En. Fundamen. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2010
Attended the English Language Program. (Carga horária: 40h).
Pacific Language Institute, PLI, Canadá.
2007 - 2007
Elaboração de Projetos. (Carga horária: 20h).
Escola de Governo do Tocantins, EGOVE, Brasil.
2002 - 2002
Habilidades de Orientador Educacional. (Carga horária: 20h).
SENAI - Departamento Regional de Tocantins, SENAI/DR/TO, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação em Avaliação. (Carga horária: 15h).
Consultoria e Eventos Eucacionais, CEE, Brasil.
1997 - 1997
Análise Combinatória sem Fórmulas e Utilizando o c. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
1997 - 1997
Ensinando Matemática na 5ª Série. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Regional Goiás

Atividades

09/2014 - 09/2015
Direção e administração, Regional Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas - UAECH.

Cargo ou função
Coordenador de Extensão do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.
09/2014 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Regional Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas - UAECH.

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza.

Secretaria da Educação e Cultura, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação de Educação Indígena


Diretoria Regional de Ensino de Palmas-TO, DRE-PALMAS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Currículo de Matemática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Formação Inicial em Magistério Indígena do Estado do Tocantins, SEDUC-TO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
O curso de Magistério Indígena oferecido pela Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins acontece nos meses de recesso escolar, ou seja, julho e janeiro.


Formação Continuada Indígena do Estado do Tocantins, SEDUC-TO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
A Formação Continuada Indígena do Estado do Tocantins é oferecido pela Secretaria de Educação e Cultura à profissionais que atuam nas escolas indígenas, participam professores e coordenadores indígenas e não-indígenas.


Ensino Médio Integrado Javaé, SEDUC-TO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
O Ensino Médio Integrado Javaé é oferecido pela SEDUC-TO é modular e acontece duas vezes por ano.


Ensino Médio Integrado Timbira, SEDUC-TO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
O Ensino Médio Integrado Timbira contempla a etnia Krahô, é modular e acontece duas vezes por ano.


Faculdade Pan Amazônica, FAPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ensino Superior, Carga horária: 4
Outras informações
Ensino Sperior nos cursos de Administração e Ciências Contábeis


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 12


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Assessoria Técnica, Enquadramento Funcional: Formador de Professores
Outras informações
Rede Nacional de Formação Continuada/Plano de Ações Articuladas - PAR 2008, com carga horária total de 180 horas.


Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

01/2014 - 05/2014
Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Matemática
Orientação de TCC


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Investigando Práticas Socioculturais na Perspectiva da Educação Matemática Escolar Indígena
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática
2016 - 2016
Periódico: I Jornada de Estudos em Matemática
2015 - 2015
Periódico: I Jornada de Estudos em Matemática


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: Etnomatemática.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: Etnomatemática Indígena.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Rodrigues-Monteiro, H.S.2018 Rodrigues-Monteiro, H.S.. Contribuições da Etnomatemática para formação dos Professores Indígenas do Estado do Tocantins. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 206-220, 2018.

2.
Rodrigues-Monteiro, H.S.2011 Rodrigues-Monteiro, H.S.; Dias, J. L. ; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de . Educación Intercultural Bilíngue y Ensinanza de Matemática en comunidades indígenas. Paideia XXI Revista de la escuela de Posgrado / Universidade Ricardo Palma, v. 1, p. 129-137, 2011.

3.
LUCENA, I. R.2011LUCENA, I. R. ; Rodrigues-Monteiro, H.S. ; BRITO, M. A. R. B. . Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultra Amazônica. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 1, p. 47-50, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Aprender Matemática é para todos. Beira do Rio, Belém-Pará, 01 set. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; Tamayo-Osorio, C. . Formação de Professores Indígenas e Etnomatemáica: reflexões em movimento. In: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid, Espanha. VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Madrid - Espanha: Federación Espanola de Sociedades de Profesores de Matematicas, 2017. p. 76-84.

2.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; SIMONI, J. A. . Etnomatemática e Educação Intercultural Bilíngue: perspectivas para pensar a Educação Escolar Indígena. In: XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2015, Chiapas, México. XIV CIAEM-IACME, 2015. p. 1-7.

3.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; MELO, E. A. P. ; COSTA, L. F. M. . Educação Matemática x Educação Escolar Indígena: possibilidades dialógicas e não hierarquizadas entre conhecimentos distintos tendo como suporte a Etnomatemática. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.

4.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; MELO, E. A. P. ; COSTA, L. F. M. . 2301-0797. In: VII Congreso Iberoamericano de Educacón Matemática, 2013, Montevideo, Uruguay. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA X EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: POSSIBILIDADES DIALÓGICAS E NÃO HIERARQUIZADAS ENTRE CONHECIMENTOS DISTINTOS TENDO COMO SUPORTE A ETNOMATEMÁTICA, 2013. p. 3521-3528.

5.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de . Professores Indígenas do Estado do Tocantins em Formação Inicial: a Etnomatemática no contexto do Magistério Indígena. In: 4º Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2012, Belém. Cultura, Educação Matemática e Escola, 2012.

6.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de . Professores Indígenas do Estado do Tocantins em Formação Inicial: a Etnomatemática no contexto do Magistério Indígena. In: IV Congresso Brasileiro de Etnomatemática: Cultura, Educação Matemática e Escola, 2012, Belém, PA. Cultura, Educação Matemática e Escolar, 2012. p. 1-11.

7.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; Dias, J. L. ; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de . Educación Intercultural Bilingue y Ensinanza de Matemática en Comunidades Indígenas. In: Congresso Internacional de Pedagogia 2011, 2011, Havana. Congresso Internacional de Pedagogia 2011, 2011.

8.
MELO, E. A. P. ; Rodrigues-Monteiro, H.S. . Saberes e fazeres Indígenas: o conhecimento matemático local em perspectiva.. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011.

9.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; MELO, E. A. P. ; CONCEICAO, L. C. S. . Os conhecimentos tradicionais do povo indígena Karajá do Estado do Tocantins e a Etnomatemática. In: VII Encontro Paraense de Educação Matemática: Cultura e Educação Matemática na Amazônia., 2010, Belém. Anais do VII EPAEM, 2010.

10.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Magistério Indígena: a importância da Etnomatemática na Formação dos Professores Indígenas do Estado do Tocantins. In: XIII Encontro Nacional dos Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2009, Goiânia. Anais do XIII EBRAPEM, 2009.

11.
Nascimento, F. N. ; Rodrigues-Monteiro, H.S. . Uma Discussão sobre a Educação Matemática Crítica. In: 1° Encontro de Etnomatemática: Educação Matemática e Cultura Amazônica no Baixo Tocantins, 2009, Abaetetuba - PA. 1° Encontro de Etnomatemática - Anais, 2009.

12.
MELO, E. A. P. ; Rodrigues-Monteiro, H.S. ; MAFRA, J. R. E. S. . Os números na tradição da cultura indígena Xerente. In: V EPAEM-Produção e divulgação do Conhecimento:Educação Matemática na Amazônia, 2007, Belém. Produção e divulgação do conhecimento:Educação matemática na Amazônia, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; MELO, E. A. P. ; COSTA, L. F. M. . Educação Matemática x Educação Escolar Indígena: possibilidades dialógicas e não hierarquizadas entre conhecimentos distintos tendo como suporte a Etnomatemática. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. VII CIBEM Resumenes, 2013.

2.
MELO, E. A. P. ; Rodrigues-Monteiro, H.S. ; MAFRA, J. R. E. S. . Cultura, história e educação etnomatemática no contexto dos indígenas Karajá do Estado do Tocantins. In: Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2008, Niterói. Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Filosofia da Linguagem, Ensino de Matemática e Etnomatemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; Tamayo-Osorio, C. . Formação de Professores Indígenas e Etnomatemática: reflexões em movimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Etnomatemática, Filosofia da Linguagem e Transdisciplinaridade: diálogos entre a teoria e a prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Batista, R. P. ; Alves, R. T. ; Rodrigues-Monteiro, H.S. ; Campos, R. I. . Uma Análise da Educação Matemática presente nas matrizes curriculares do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos do Estado de Goiás. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Alves, D. de O. ; Rodrigues-Monteiro, H.S. . O Debate sobre a Escola Inclusiva a Luz do Pensamento de Jacques Ranciére. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Formação de Professores Indígenas e Etnomatemáica: reflexões em movimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Etnomatemática, Transdisciplinaridade e Formação de Professores de Matemática em Contexto de Diversidade Cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Campos, R. I. ; Silva, V. de A. ; Freitas, E. C. de ; Rodrigues-Monteiro, H.S. . Uma perspectiva Interdsciplinar para o Curso de Educação do Campo na Regional Goiás - UFG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; SIMONI, J. A. . Etnomatemática e Educação Intercultural Bilíngue: perspectivas para pensar a Educação Escolar Indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; SIMONI, J. A. . A Linguagem Matemática e o Ensino de Matemática em comunidades Indígenas: reflexões alicerçadas na Etnomatemática e na Educação Intercultural Bilíngue. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; MELO, E. A. P. ; COSTA, L. F. M. . Educação Matemática x Educação Escolar Indígena: possibilidades dialógicas e não hierarquizadas entre conhecimentos distintos tendo como suporte a Etnomatemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Educação Matemática X Educação Escolar Indígena: possibilidades dialógicas e não hierarquizadas entre conhecimentos distintos tendo como suporte a etnomatemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. O Ensino da Matemática na Educação Escolar Indígena e suas Relações com a Língua Materna. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de . Professores Indígenas do Estado do Tocantins em Formação Inicial: a Etnomatemática no contexto do Magistério Indígena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Os desafios da Educação Escolar Indígena na atual conjectura da Políticas Públicas: o olhar da Educação Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Os Povos Indígenas e os Processos de Escolarização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; Dias, J. L. ; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de . Educación Intercultural Bilingue y Ensinanza de Matemática en Comunidades Indígenas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MELO, E. A. P. ; Rodrigues-Monteiro, H.S. . Saberes e fazeres indígenas: o conhecimento matemático local em perspectiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Educação Intercultural Bilíngue, Educação Indígena e Ensino de Matemática em comuniddades indígenas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Contribuições da Etnomatemática na Formação dos Professores Indígenas do Estado do Tocantins: relações com a Pedagogia Freiriana.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Educação Matemática e Educação Escolar Indígena. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Educação Matemática e Etnomatemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; MELO, E. A. P. ; CONCEICAO, L. C. S. . Os conhecimentos tradicionais do povo Indígena Karajá do Estado do Tocantins e a Etnomatemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. O Ensino-aprendizagem de matemática para alunos índios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Magistério Indígena: a importância da Etnomatemática na Formação dos Professores Indígenas do Estado do Tocantins. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Magistério Indígena: a importância da Etnomatemática na Formação dos Professores Indígenas do Estado do Tocantins. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MELO, E. A. P. ; Rodrigues-Monteiro, H.S. . Cultura, História e Educação Etnomatemática no contexto dos indígenas Karajá da Ilha do Bananal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
MELO, E. A. P. ; Rodrigues-Monteiro, H.S. ; MAFRA, J. R. E. S. . O Sistema de Numeração Xerente: Leitura e Discussão a partir da discussão Etnomatemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. I Jornada de Estudos em Matemática (JEM: 'O local e o universal na produção e disseminação do conhecimento matemático'. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; Silva, A. A. da . Etnomatemática, Jogos de Linguagem e Transdisciplinaridade: diálogos entre o conhecimento matemático e saberes tradicionais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. A educação escolar indígena no contexto da educação inclusiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
Mattos, J. R. L. de; Rodrigues-Monteiro, H.S.; Brito, L. P. de; Silva, M. de F. V. da; Mattos, S. M. N. de. Participação em banca de José Sávio Bicho de Oliveira. Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Escolar Indígena Karipuna: diálogos entre saberes e práticas docentes. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAMPOS, R. I.; Rodrigues-Monteiro, H.S.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Raquel Pessoa Batista. O Ensino-Aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e sua Contextualização. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Freitas, E. C. de; COTRIM, R. M. S.; Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Agelita Aguiar Cantária. Educação Intercultural e suas Interfaces na EJA da Escola Estadual Indígena Maurehi - Aruanã-GO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; Alves, D. de O.; SANTOS, W. B.. Participação em banca de Gerceni Duarte da Rocha Neta.Corpo e Educação: Entre o que se é e as exigências da norma. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; SANTOS, W. B.; Alves, D. de O.. Participação em banca de Silvana Francisca Monteiro.A educação inclusiva na Escola Municipal Holanda: relato de experiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

3.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; Alves, D. de O.; SANTOS, W. B.. Participação em banca de Flaviana Aparecida Pinheiro Cardoso.intitulado: A contribuição do letramento para a educação inclusiva nas escolas do campo na perspectiva dos professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

4.
Rodrigues-Monteiro, H.S.; Alves, D. de O.; SANTOS, W. B.. Participação em banca de Tatiane Luiza dos Santos.Corpo feminino adolescente e suas subjetividades do controle da norma e da forma à subalternia. 2018 - Universidade Federal de Goiás.

5.
SANTOS, W. B.; Alves, D. de O.; Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Isanildes Maria de Fátima.A educação inclusiva na escola do campo: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

6.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Jardel Gomes Pereira e Gilvanildo Viana Rocha.Dificuldades relacionadas à aprendizagem da multiplicação e divisão no 6º ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

7.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Jardson Faraco de Andrade e Christiano da Silva Pimentel.Avaliação do ensino-aprendizagem: um estudo da prática avaliativa do(s) professor(es) de matemática, do 6º ano do ensino de fundamental, da escola estadual de ensino fundamental e médio Dep. Américo Lima. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

8.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Joelson Melo Batista e Eilson Alvarenga dos Santos.Atividades com jogos matemáticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

9.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Josilena Monte Couto e Darling Gomes de Albuquerque.Educação financeira para alunos da 8º série na escola municipal de ensino fundamental Getúlio Vargas, na vila Castanhal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

10.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Luciene Pereira Paiva e Leomar dos Santos Cordeiro.A qualificação do profissional em matemática no ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

11.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Naila Simone Pereira Queiros e Erlando Cativo Batista.Educação Inclusiva: uma análise reflexiva sobre a prática no ensino de matemática para alunos surdos e dificuldades frente ao ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

12.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Rodrigo da Silva Andrade e Janderson dos Santos Silva.Frações no cotidiano do aluno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

13.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Roziano de souza Pereira e Jacira Paz Texeira.Aprendendo ludicamente por meio dos jogos matemáticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

14.
OLIVEIRA, J. S. B.; Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Fernanda dos Santos Lameira.Uma Investigação sobre as contribuições do Laboratório de Educação Matemática na Formação de Professores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Escola Superior Madre Celeste.

15.
OLIVEIRA, J. S. B.; Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Aline Moreira Serrão.Criptografia: uma aplicação de Teoria dos Números. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Escola Superior Madre Celeste.

16.
OLIVEIRA, J. S. B.; Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Ronny Gleyson Maciel Moraes.Educação Matemática e os Saberes Tradicionais dos catadores de caranguejo de São Caetano de Odivelas - PA: uma abordagem etnomatemática.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Escola Superior Madre Celeste.

17.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. Participação em banca de Edmilson Moraes de Souza.Parodias Musicais na educação matemática: uma abordagem pedagógica no ensino e aprendizagem da matemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Escola Superior Madre Celeste.

18.
MELO, E. A. P.; Rodrigues-Monteiro, H.S.; MAFRA, J. R. E. S.. Participação em banca de Fabiane Martins Lima.Um Estudo Investigativo com os acadêmicos Indígenas do Campus Universitário de Araguaína: os desafios e as perspectivas no ensino superior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

19.
MELO, E. A. P.; Rodrigues-Monteiro, H.S.; NASCIMENTO, E. P.. Participação em banca de Márcia Ferreira da Silva.Estudos exploratórios na Perspectiva da Etnomatemática:uma abordagem didática no ensino da matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Nascimento, C. A. X. do; Silva, G. C. da; Rodrigues-Monteiro, H.S.. Professor da Carreira de Magistério Superior com mestrado para a área de Matemática e Estatística Aplicada à Administração. Regional Goiás. 2014. Universidade Federal de Goiás.

2.
Moura, J A; Rodrigues-Monteiro, H.S.. Professor da Carreira do Magistério Superior: Classe A. 2014.

Outras participações
1.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2015. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Filosofia e Educação: as encruzilhadas da Cidadania.O debate sobre a escola inclusiva à luz do pensamento de Jacques Ranciére. 2017. (Simpósio).

2.
Colóquio Filosofia e Educação: as encruzilhadas da Cidadania.Uma Análise da Educação Matemática presente nas Matrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos do Estado de Goiás. 2017. (Simpósio).

3.
I Seminário de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática e Práticas Socioculturais na Amazônia. 2017. (Seminário).

4.
I Seminário de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática e Práticas Socioculturais na Amazônia.Etnomatemática, Filosofia da Linguagem e Transdisciplinaridade: diálogos entre a teoria e a prática. 2017. (Seminário).

5.
I Seminário Regional de Inclusão e Acessibilidade: Educação Inclusiva e acessibilidade na Cidade de Goiás. 2017. (Seminário).

6.
Seminário de Avaliação da Licenciatura Intercultural: diálogos com A OPIRON, NEIRO e lideranças Indígenas.Formação Docente em Educação Básica Intercultural: desafios e perspectivas. 2017. (Seminário).

7.
Seminario Internacional Virtual de Aspectos Socioculturales de la Educación Matemática.Filosofia da Linguagem, Ensino de Matemática e Etnomatemática. 2017. (Seminário).

8.
VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. 2017. (Congresso).

9.
VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Formação de Professores Indígenas e Etnomatemáica: reflexões em movimento. 2017. (Congresso).

10.
1° Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática.O Ensino de matemática em escolas indígenas por meio da tradução de textos matemáticos no contexto dos povos indígena Xerente e Karajá. 2016. (Seminário).

11.
5° Congresso Brasileiro de Etnomatemática. 2016. (Congresso).

12.
Seminário Latinoamericano de Educación Matemática y Etnomatemáticaen Contextos de diversidad Cultural y Linguística.Etnomatemática, Transdisciplinaridade e Formação de Professores de Matemática em Contexto de Diversidade Cultural. 2016. (Seminário).

13.
Anthropology in a globalized world. Challeges and New Perspectives. 2015. (Outra).

14.
I Audiência Pública Estadual sobre Educação do Campo, Indígena e Quilombola. 2015. (Seminário).

15.
II Seminário Estadual de Educação do Campo: desafios e caminhos para a implementação de políticas públicas. 2015. (Seminário).

16.
XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática. Etnomatemática e Educação Intercultural Bilíngue: perspectivas para pensar a Educação Escolar Indígena. 2015. (Congresso).

17.
XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática. 2015. (Congresso).

18.
XXIII Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. 2015. (Congresso).

19.
A Escola no Contexto Indígena: fronteiras e tensões.Educação intercultural bilígue e ensino de matemática em comunidades indígenas: diálogos ou imposições?. 2014. (Seminário).

20.
A Escola no Contexto Indígena: fronteiras e tensões.Educação Intercultural Bilíngue e Ensino de Matemática em comunidades Indígenas: diálogos ou imposições?. 2014. (Seminário).

21.
Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro. 2014. (Encontro).

22.
Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro.A Linguagem Matemática e o Ensino de Matemática em comunidades Indígenas: reflexões alicerçadas na Etnomatemática e na Educação Intercultural Bilíngue. 2014. (Encontro).

23.
III Seminário Interno do PECIM - Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática.III Seminário Interno do PECIM. 2013. (Seminário).

24.
IV Seminário Inovações em Atividades Curriculares. 2013. (Seminário).

25.
VII Congreso Iberoamericano de Educacón Matemática. Educação Matemática x Educação Escolar Indígena: possibilidades dialógicas e não hierarquizadas entre conhecimentos distintos tendo como suporte a etnomatemática. 2013. (Congresso).

26.
I Ciclo de Palestra e Mini Curso sobre Investigação em História e Educação Matemática. 2012. (Outra).

27.
I Ciclo de Palestra e Mini Curso sobre Investigação em História e Educação Matemática.Os diferentes olhares da Educação Matemática x Educação Escolar Indígena: as escolas indígenas do Tocantins. 2012. (Outra).

28.
II SEMAI - Diversidade Cultural: Caminhos favoráveis ao Ensino, à pesquisa e à Extensão. 2012. (Simpósio).

29.
II SEMAI - Diversidade Cultural: Caminhos favoráveis ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão.Os diferentes olhares da Educação Matemática x Educação Escolar Indígena. 2012. (Simpósio).

30.
IV Congresso Brasileiro de Etnomatemática: Cultura, Educação Matemática e Escola. Professores Indígenas do Estado do Tocantins em Formação Inicial: a Etnomatemática no contexto do Magistério Indígena. 2012. (Congresso).

31.
Congresso Internacional de Pedagogia 2011. Educación Intercultural Bilingue y Ensinanza de Matemática en Comunidades Indígenas. 2011. (Congresso).

32.
II Seminário Pedagógico: bases de conhecimento intra e intercultural de educação blíngue intercultural. 2011. (Seminário).

33.
I Semana Estadual Paulo Freire.Contribuições da Etnomatemática na Formação dos Professores Indígenas do Estado do Tocantins: relações com a Pedagogia Freireana.. 2011. (Encontro).

34.
VIII Semana Acadêmica de Matemática. Matemática e Educação Matemática: possibilidades e desafios..Educação Matemática e Educação Escolar Indígena. 2011. (Encontro).

35.
VIII Semana Acadêmica de Matemática. Matemática e Educação Matemática: possibilidades e desafios..Educação Matemática e Etnomatemática. 2011. (Encontro).

36.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Saberes e Fazeres Indígenas: o conhecimento matemático local em perspectiva.. 2011. (Congresso).

37.
2º Encontro de Etnomatemática do Pará. 2010. (Encontro).

38.
Complexidade, Saberes Científicos e Saberes da Tradição. 2010. (Seminário).

39.
I Fórum de Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática. 2010. (Encontro).

40.
VII Encontro Paraense de Educação Matemática: Cultura e Educação Matemática na Amazônia..Os Conhecimentos tradicionais do povo indígena Karajá do Estado do Tocantins e a Etnomatemática. 2010. (Encontro).

41.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

42.
Encontro dos Estudantes de Matemática da Universidade Federal do Pará. 2009. (Encontro).

43.
I Seminário de Estudos Sociolinguísticos. 2009. (Seminário).

44.
I Seminário Nacional e III Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. 2009. (Seminário).

45.
Seminário Ciência, Determinismo e Liberdade. 2009. (Seminário).

46.
XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Magistério Indígena: a importância da Etnomatemática na Formação dos Professores Indígenas do Estado do Tocantins. 2009. (Encontro).

47.
Terceiro Congesso Brasileiro de Etnomatemática. Cultura, História e Educação Etnomatemática no contexto dos Indígenas Karajá do Estado do Tocantins. 2008. (Congresso).

48.
IV Semana de Ciências e Matemática.O Sistema de Numeração Xerente: Leitura e Discussão a partir da Perspectiva da Etnomatemática. 2007. (Outra).

49.
V EPAEM-Produção e divulgação do Conhecimento:Educação Matemática na Amazônia.Os números na tradição da cultura indígena Xerente. 2007. (Encontro).

50.
VII EBEM-Encontro Baiano de Educação Matemática. 1997. (Encontro).

51.
V ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática. 1995. (Encontro).

52.
VI CNECIM Congresso Norte-Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática. 1994. (Congresso).

53.
V Semana de Matemática. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Rodrigues-Monteiro, H.S.. I Jornada de Estudos em Matemática (JEM). 2015. (Congresso).

2.
LUCENA, I. R. ; Rodrigues-Monteiro, H.S. . 2º Encontro de Etnomatemática do Pará. 2010. (Outro).

3.
LUCENA, I. R. ; Rodrigues-Monteiro, H.S. . 1° Encontro de Etnomatemática - Educação Matemática e Cultura Amazônica no Baixo Tocantins. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jardel Gomes Pereira e Gilvanildo Viana Rocha. Dificuldades relacionadas à aprendizagem da multiplicação e divisão no 6° ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro.

2.
Jardson Faraco de Andrade e Christiano da Silva Pimentel. Avaliação do Ensino-Aprendizagem: um estudo da prática avaliativa do(s) professor(es) de matemática do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Américo Pereira Lima. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro.

3.
Joelson Melo Batista e Eilson Alvarenga dos Santos. Atividades com Jogos Matemáticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro.

4.
Josilena Monte Couto e Darling Gomes de Albuquerque. Educação Financeira para alunos da 8° série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas na Vila Castanhal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro.

5.
Luciene Pereira Paiva e Leomar dos Santos Cordeiro. A Qualificação do Professional em Matemática no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro.

6.
Naila Simone Pereira Queiroz e Erlando Cativo Batista. Educação Inclusiva: uma análise reflexiva sobre a prática no ensino de matemática para alunos surdos e dificuldades frente ao ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro.

7.
Rodrigo da Silva Andrade e Janderson dos Santos Silva. Frações no Cotidiano do Aluno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro.

8.
Roziano de Souza Pereira e Jacira Paz Teixeira. Aprendendo Ludicamente por meio dos jogos matemáticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro.



Outras informações relevantes


Parecerista de trabalhos enviados ao IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, realizado pelo Grupo de Sábado (GdS), na Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas/SP, Brasil, no período de 10 a 12 de julho de 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:47:35