Marcio Ricardo da Silva Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0627043939074385
  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Doutorando e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador. Atuou como coordenador de comunicação e marketing da Associação Bahiana de Medicina e professor do curso de publicidade e propaganda do Centro Universitário Unijorge. Atualmente é membro do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) vinculado à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Atua principalmente nos seguintes temas: performance das marcas e mediações culturais, experiência estética, hip-hop, publicidade, videoclipe, música e indústria cultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcio Ricardo da Silva Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, M. R. S.;BARBOSA, Marcio;SILVA BARBOSA, MARCIO RICARDO

Endereço


Endereço Profissional
Associação Bahiana de Medicina.
Rua Baependi, 162
Ondina
40170-070 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (071) 21079687
URL da Homepage: http://www.abmnet.org.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A produção de presença da Adidas, Nike e Rocawear na cultura Hip-Hop,
Orientador: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Performance; Publicidade; Produção de presença; Marcas; hip-hop.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2014 - 2016
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Adidas e o Hip-Hop: Mediação Cultural e Performances através de Videoclipes e Campanhas Publicitárias,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.
Palavras-chave: Performance; Videoclipe; Filme publicitário; Adidas; hip-hop; Run DMC.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
2013 interrompida
Especialização interrompida em 2013 em Design Estratégico. (Carga Horária: 390h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Ano de interrupção: 2013
2006 - 2009
Graduação em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.
2006 interrompida
Graduação interrompida em 2006 em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda.
Faculdades Integradas da Bahia, FIB, Brasil.
Ano de interrupção: 2006
2005 interrompida
Graduação interrompida em 2006 em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Ano de interrupção: 2006
2003 interrompida
Graduação interrompida em 2004 em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda.
Faculdades Polifucs, POLIFUCS, Brasil.
Ano de interrupção: 2004




Formação Complementar


2016
Extensão universitária em Inglês.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2016
Francês.
Aliança Francesa - Salvador, AF, Brasil.
2006 - 2006
Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h).
Serviço Brasileiro de Apoio às MIcro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2006 - 2006
Como vender mais e melhor. (Carga horária: 15h).
Serviço Brasileiro de Apoio às MIcro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2006 - 2006
PHP.
Centro de Treinamento de Programadores, CTP, Brasil.
2005 - 2005
Curso Básico de Fotografia. (Carga horária: 6h).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
2004 - 2004
Curso Básico de Vídeo e Roteiro.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2004 - 2004
Iniciando um pequeno grande negócio. (Carga horária: 30h).
Serviço Brasileiro de Apoio às MIcro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2003 - 2003
Rede de Computadores. (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2002 - 2003
Programação em Delphi. (Carga horária: 60h).
Real & Dados, REAL & DADOS, Brasil.
2001 - 2002
Webdesing. (Carga horária: 152h).
SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
2001 - 2001
Manutenção de Computadores. (Carga horária: 100h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1997 - 1998
Ms-Dos;Power Point; Word; Excel; Acces; Corel Draw.
Bahia Dados Informatica, BDI, Brasil.
1997 - 1997
Programação Neurolingüística. (Carga horária: 40h).
Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte, SEST/SENAT, Brasil.
1993 - 1993
Lógica de Programação. (Carga horária: 42h).
Escola Técnica Federal, IFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Bahiana de Medicina, ABM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Marketing e Comunicação


Rede Integral de Ensino, COLÉGIO INTEGRAL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei na elaboração de Projeto Gráfico, Diagramação e Arte Finalização para módulos de estudo.


W4 Comunicação, W4 COMUNICAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei na Criação de peças publicitárias e diagramação de jornal.


Empresa Salvador Turismo, SALTUR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei na criação e produção de projetos de sinalização, cartilhas, anúncios, identidade visual, logotipo e projetos de captação de recursos.


Uranus 2 Comunicação, URANUS 2, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arte Finalista, Carga horária: 44
Outras informações
Atuei na Criação, editoração e finalização de peças gráficas e vetorização de logotipos.


SPN WEB, SPN WEB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 30
Outras informações
Criação de Interfaces para Websites, E-mail Marketing e Logotipo.


Assim Comunicação, ASSIM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 20
Outras informações
Criação Peças Publicitárias, Logotipos e Catálogos Promocionais.


Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Salvador, CJP SALVADOR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico de Comunicação e Informática, Carga horária: 24
Outras informações
Atuei na Elaboração de Plano Estratégico de Comunicação; Criação, edição, redação e revisão de Jornal Informativo Institucional, Web site e Boletim Eletrônico; Criação de Logotipos; Folder; Cartaz; Administração de Rede Windows XP e Manutenção de Computadores.


Hipermídia Comunicação e Design, HIPERMÍDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Sócio-diretor, Enquadramento Funcional: Diretor de Criação, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei na gestão, comunicação, marketing, direção de criação e desenvolvimento de interfaces para sites e blogs, além de criação de logotipos, peças de e-mail marketing, anúncio impresso e projeto gráfico para jornal.


Sociedade Unificadora de Professores, SUP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 20


Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 11
Outras informações
Professor das disciplinas Ateliê de Produção Audiovisual, Ateliê de Produção Audiovisual Aplicado à Pesquisa, Oficina de Produção Audiovisual e Projeto Integrador



Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA, Marcio2017BARBOSA, Marcio; CARDOSO FILHO, Jorge. . Walk this way!, Adidas e Run DMC: videoclipe, publicidade e matrizes comunicacionais da cultura. REVISTA DE AUDIOVISUAL SALA 206, v. 1, p. 6-46, 2017.

2.
SILVA BARBOSA, MARCIO RICARDO2016 SILVA BARBOSA, MARCIO RICARDO; CARDOSO FILHO, JORGE LUIZ CUNHA . As mediações das performances: aproximações entre Adidas e Run DMC a partir do estudo de videoclipes. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 13, p. 50-72, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, Marcio. A AUTORIA DO VIDEOCLIPE NO CAMPO DA INDÚSTRIA CULTURAL. In: ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2015, Salvador. A AUTORIA DO VIDEOCLIPE NO CAMPO DA INDÚSTRIA CULTURAL, 2015. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, Marcio. Adidas e o Hip-Hop: Mediação Cultural e Performances através de Videoclipes e Campanhas Publicitárias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BARBOSA, Marcio. Branding na construção de ativos intangíveis e artefatos de mediação cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARBOSA, Marcio. Marcas, artefatos culturais e a representação no hip-hop.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARBOSA, Marcio. Adidas e o Hip-Hop: Mediação Cultural e Performances através de Videoclipes e Campanhas Publicitárias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARBOSA, Marcio. A AUTORIA DO VIDEOCLIPE NO CAMPO DA INDÚSTRIA CULTURAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARBOSA, Marcio. MUSICALIDADE NEGRA: hip-hop em destaque. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, M. R. S.. Rap n'Agulha. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BARBOSA, Marcio; Luciano Lima ; Matheus Vasconcelos . Sorba. 2012; Tema: Sociedade de especialidade médica em radiologia. (Site).

2.
BARBOSA, Marcio; Luciano Lima . It Design. 2011; Tema: Blog sobre arquitetura e design de interiores. (Blog).

3.
BARBOSA, Marcio; Luciano Lima . SBPCUC. 2011; Tema: Sociedade Baiana de Patologia Cervical Uterina e Colposcopia. (Site).

4.
BARBOSA, Marcio; Luciano Lima . Ti Design. 2011; Tema: Site de arquitetura de interiores. (Site).

5.
BARBOSA, Marcio. Hotsite para o Natal Salvador. Fábrica de brinquedos. 2007; Tema: Hotsite para o evento Natal Salvador: Fábrica de brinquedos.. (Site).

6.
BARBOSA, Marcio. Site do Instituto Cultural Steve Biko. 2005; Tema: Instituição de educação e inclusão social de jovens negros.. (Site).

7.
BARBOSA, Marcio. Site da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Salvador. 2005; Tema: Organização Não Governamental de assessoria e apoio técnico à associações populares e de trabalhadores rurais. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, Marcio. Avaliador no Intercom Júnior ? Estudos Interdisciplinares da Comunicação. (41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação).. 2018. (Avaliador).

2.
BARBOSA, Marcio. DC 20 anos. 2015. (Logotipo).

3.
BARBOSA, Marcio. ABM 70 anos. 2012. (Logotipo).

4.
BARBOSA, Marcio; PEIXOTO, I. . Lavagem do Peritônio. 2011. (Logotipo).

5.
BARBOSA, Marcio. Agência Hipermídia. 2010. (Logotipo).

6.
BARBOSA, Marcio. Chopada dos Médicos. 2010. (Logotipo).

7.
BARBOSA, Marcio. Sinam. 2009. (Logotipo).

8.
BARBOSA, M. R. S.; Lázaro Castro ; Ainá Del Aguila ; Luiz Guilherme Cabral . Soletrando Atitudes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BARBOSA, Marcio. Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Salvador. 2004. (Logotipo).


Produção artística/cultural
Música
1.
BARBOSA, M. R. S.. Vinheta "Rap n'Agulha". 2005. Audiovisual.

2.
BARBOSA, M. R. S.; Lázaro Castro . Apresentação de show da banda Erê Jitolú. 2002. Interpretação.

Artes Visuais
1.
SOARES, C. ; BARBOSA, M. R. S. ; MACHADO, H. ; FERREIRA, L. ; RUSSO, A. . Se Diz. 2013. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Lázaro Castro ; BARBOSA, M. R. S. . Hiphopcomcompromisso. 2001.

2.
BARBOSA, M. R. S.. Buscando o seu ser. 2000.

3.
Lázaro Castro ; BARBOSA, M. R. S. ; LIMA, J. . Soteramadapólis. 1998.

4.
BARBOSA, M. R. S.; Lázaro Castro ; LIMA, J. . Nossa cara. 1998.

5.
BARBOSA, M. R. S.; LIMA, J. ; Lázaro Castro . Negrofobia. 1997.

6.
BARBOSA, M. R. S.; Lázaro Castro . Vida dura de trabalhador. 1994.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARBOSA, Marcio; SOUZA, T. S.; ANDRADE, B. D.. Participação em banca de Dalady A. Silva, Tatiane C. Bonfim, Osana S. Rocha. Homofobia: um desafio para gestão de pessoas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Faculdade Montessoriano de Salvador.

2.
BARBOSA, Marcio; SOUZA, T. S.; ANDRADE, B. D.. Participação em banca de Rodrigo Amaral, Everaldo Osório, Laís Carvalho. Como as empresas tomadoras dos serviços terceirizados monitoram a gestão. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Faculdade Montessoriano de Salvador.

3.
BARBOSA, Marcio; SOUZA, T. S.; ANDRADE, B. D.. Participação em banca de Daniel Sena, Jamile Nogueira, Joseane Bento, Vanessa Freitas. Exploração sexual infanto-juvenil: a inocência roubada. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Faculdade Montessoriano de Salvador.

4.
BARBOSA, Marcio; SOUZA, T. S.; ANDRADE, B. D.. Participação em banca de Bianca M. Lauria, Diego L. Reis, Deivison N. Moreira. Violência doméstica contra a mulher e princípio da dignidade da pessoa humana refletidos na empresa: uma pesquisa exploratória. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Faculdade Montessoriano de Salvador.

5.
BARBOSA, Marcio; SOUZA, T. S.; ANDRADE, B. D.. Participação em banca de Caroline Brito, Geiseane S. Santos, Thaís M. Jesus. Ressocialização de jovens infratores: educação como método assertivo em oposição a reincidência. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Montessoriano de Salvador.

6.
BARBOSA, Marcio. Participação em banca de Joseane Reis Ferreira, Bento Daniel Sena. Responsabilidade social como instrumento de marketing: branding por responsabilidade social como diferencial competitivo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Faculdade Montessoriano de Salvador.

7.
BARBOSA, Marcio. Participação em banca de Andréa Santos, Leidiane Souza. Destaque consultoria feminina. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Faculdade Montessoriano de Salvador.

8.
BARBOSA, Marcio. Participação em banca de Edeziane da Silva de Oliveira. A importância do setor de recursos humanos na motivação no ambiente organizacional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Faculdade Montessoriano de Salvador.

9.
BARBOSA, Marcio. Participação em banca de Louise Maia, Darlany Oliveira, Viviane Oliveira. Violência doméstica: de que forma influencia o aprendizado infantil na escola pública. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Montessoriano de Salvador.

10.
BARBOSA, Marcio. Participação em banca de Alessandra Monteiro, Daniele Santos do Nascimento. Racismo virtual: herança do racismo no brasil colonial. uma combinação binária de preconceito e discurso ao ódio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Montessoriano de Salvador.

11.
BARBOSA, Marcio. Participação em banca de Joelma Franco Borba da Silva, Maiane de Oliveira Souza. A imagem do pedagogo nas redes sociais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Montessoriano de Salvador.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Treinamento em Marketing Digital. 2018. (Oficina).

2.
Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.Marcas, artefatos culturais e a representação no hip-hop. 2016. (Simpósio).

3.
XI ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.A AUTORIA DO VIDEOCLIPE NO CAMPO DA INDÚSTRIA CULTURAL. 2015. (Encontro).

4.
XI Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular Seção Latino-americana. 2014. (Congresso).

5.
II Fórum do Pensamento Crítico. 2013. (Outra).

6.
Feira do Empreendedor. 2011. (Outra).

7.
Marketing em redes sociais. 2011. (Seminário).

8.
II Fórum de Publicidade Médica do Cremeb. 2010. (Simpósio).

9.
Intolerância Emocional. 2009. (Seminário).

10.
Iyabas, Iyás. Doné, Mametu Nkisi - O poder feminino. 2009. (Seminário).

11.
Marketing x Crise. 2009. (Seminário).

12.
XI SEMOC - Agenda 21: Compromisso com a Vida. 2009. (Seminário).

13.
Fórum Cultural Mundial (Mercado Cultural). 2006. (Outra).

14.
II Festival de Propaganda Prêmio Colunistas Norte/Nordeste. 2005. (Outra).

15.
Seminário de Intolerância Emocional. 2004. (Seminário).

16.
III Colóquio Internacional de Direitos Humanos. 2003. (Congresso).

17.
Redes Sociais e Tecnologia. 2003. (Seminário).

18.
Fórum Social Mundial. 2002. (Outra).

19.
Repensando uma educação apropriada para a sobrevivência profissional do futuro. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, M. R. S.; Lázaro Castro ; Ainá Del Aguila ; Luiz Guilherme Cabral . Mostra de Resultados do Projeto Soletrando Atitudes. 2006. (Exposição).

2.
BARBOSA, M. R. S.; Lucimara Machado . Seminário de intolerância emocional. 2004. (Outro).

3.
BARBOSA, M. R. S.; Lázaro Castro ; Ainá Del Aguila . As ideias no circular dos discos. 2003. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Allan Barbosa; Jeferson Nunes; Lucas Américo; Wadson Batista. Projeto Experimental - Planejamento de Campanha Publicitária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Marcio Ricardo da Silva Barbosa.

2.
Veronica Nobre. Projeto Experimental Apresentado ao Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do Unijorge, como Requisito à Obtenção do Título de Bacharel em Comunicação Social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Marcio Ricardo da Silva Barbosa.

3.
Eric Braga; Gabriel Queiroz; Jucicleide Braga; Tauane Weber. Projeto Experimental Apresentado ao Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da Unijorge, como Requisito à Obtenção doTítulo de Bacharel em Comunicação Social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Marcio Ricardo da Silva Barbosa.

4.
Anderson Carvalho, Jessica Souza, Magno Santos, W. Silva. Projeto Experimental - Planejamento de Campanha Publicitária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Marcio Ricardo da Silva Barbosa.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, Marcio. A AUTORIA DO VIDEOCLIPE NO CAMPO DA INDÚSTRIA CULTURAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARBOSA, Marcio. MUSICALIDADE NEGRA: hip-hop em destaque. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 17:01:56