Kátia Guerchi Gonzales

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8986329938280153
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em Educação para a Ciência pela Unesp. Como docente do ensino superior ministrou disciplinas na Anhanguera - Uniderp e na UFMS para cursos da área de Exatas. É membro do Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Desenvolve pesquisas na área da Educação Matemática, atuando principalmente na História da Educação Matemática. Atualmente é professora na Anhanguera - Uniderp. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kátia Guerchi Gonzales
Nome em citações bibliográficas
GONZALES, K. G.;GONZALES, KÁTIA GUERCHI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Anhanguera - Uniderp, Uniderp UDP.
Rua Ceará - até 799 - lado ímpar
Vila Antônio Vendas
79003010 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 33488191


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Formar professores que ensinam Matemática: uma história do movimento das Licenciaturas Parceladas no Mato Grosso do Sul, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Antonio Vicente Marafioti Garnica.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: ELEMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO MATO GROSSO: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS DO PROFESSOR FIRMO JOSÉ RODRIGUES (1920-1930),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Luiz Carlos Pais.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011
Especialização em andamento em Metodologias e Gestão para a Educação a Distância. (Carga Horária: 400h).
Universidade Anhanguera Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Título: O papel do tutor a distância.
2004 - 2007
Graduação em matematica.
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Professora Enny Tereza Longo Fracaro, EEPETLF, Brasil.
1991 - 1998
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Professora Enny Tereza Longo Fracaro, EEPETLF, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Markenting pessoal no ambiente de trabalho. (Carga horária: 8h).
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas para trabalhos em grupo. (Carga horária: 8h).
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
2012 - 2012
Produção de materiais didáticos digitais para EAD. (Carga horária: 8h).
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
2011 - 2011
Comunicação visual p/ a TV e teleaulas inovadoras. (Carga horária: 8h).
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
2011 - 2011
A comunicação nos cursos EAD - med e instrumentos. (Carga horária: 40h).
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
2011 - 2011
Cap. Básica de Integração p/ Prof. Tutores a Dist.. (Carga horária: 20h).
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Aperf. p/ Prof. de Matemática do EM. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Aperf. p/ Prof. de Matemática do EM. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Conteudista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora a distância, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 30

Atividades

07/2011 - 02/2012
Ensino, Licenciatura em Matemática - Modalidade à distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cáculo Diferencial e Integral II
07/2011 - 02/2012
Ensino, Licenciatura em Matemática - Modalidade à distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Álgebra
07/2011 - 02/2012
Ensino, Licenciatura em Matemática - Modalidade à distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II (Reoferecimento)

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professora Conteudista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professora Tutora a distância, Enquadramento Funcional: Professora Tutora a distância, Carga horária: 20


Colégio Geração 2001, COLÉGIO GERAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 25


Escola Estadual Professora Alice Nunes Zampiere, EEPANZ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Convocada, Enquadramento Funcional: professora convocada, Carga horária: 15


Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ministrante, Carga horária: 4


Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 27



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática
Descrição: Este estudo tem como objetivo identificar e analisar o perfil dos acadêmicos de Licenciatura em Matemática, bem como entender a escolha e as expectativas em relação a profissão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com os ingressantes de 2017 de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Além de questionários, o trabalho com a História Oral, permitirá a realização deste trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - 2007
Introdução ao uso de softwares no ensino da matemática
Descrição: Trabalho desenvolvido com professores das escolas públicas no intuito de proporcionar a eles uma formação continuada trabalhando com softwares educativos para o ensino da matemática.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
Educação Matemática nas Séries Iniciais
Descrição: O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Loide Bonfim Andrade com os professores formados em pedagogia e que trabalhavam com o ensino de matemática nas séries iniciais. O objetivo foi de proporcionar aos professores uma formação continuada trabalhando com materiais educativos e inovadores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
Assessoria em Matemática às Adolescentes do Lar Hilda Maria Correa - Orfanato Ebenézer
Descrição: O projeto foi desenvolvido com adolescentes do Lar Hilda Maria Correa que possuiam dificuldades em matemática. O objetivo era de assessorar as adolescentes de modo a suprir as dificuldades existentes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: História da Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONZALES, K. G.2018GONZALES, K. G.; NEVES, T. G. ; SANTOS, C. M. . Abordagens metodológicas de pesquisa: algumas notas. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. v.19, p. 217-226, 2018.

2.
GONZALES, K. G.2017GONZALES, K. G.; GARNICA, A. V. M. . Universidade Estadual de Mato Grosso, Campus de Corumbá, década de 1970: sobre a formação de professores leigos de Ciências. Revista Geopantanal, v. v.12, p. 73-92-92, 2017.

3.
GONZALES, K. G.2017GONZALES, K. G.; PAIS, L. C. . Professores de Matemática no Mato Grosso: um Olhar por Meio de um Personagem. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 18, p. 221-231, 2017.

4.
GONZALES, KÁTIA GUERCHI2016GONZALES, KÁTIA GUERCHI; GONZALES, ELIÉVERSON GUERCHI ; SABINO, JOSÉ ; RIBEIRO, ROBSON FLEMING . Reflexões Sobre a Função e as Contribuições da Experimentação no Ensino de Ciências. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 16, p. 520-527, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONZALES, K. G.. Construção de versões históricas sobre as Licenciaturas Parceladas do Mato Grosso do Sul. In: XIII Encontro Nacional de História Oral, 2016, Porto Alegre. História Oral, práticas educativas e interdisciplinaridade, 2016.

2.
PADRO, R. C. ; GONZALES, K. G. . Formação de Professores e História Oral: narrativas e algumas (im) possibilidades metodológicas. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2016, São Mateus. História da Educação Matemática e Formação de Professores, 2016.

3.
GONZALES, K. G.; MARTINS-SALANDIM, M. E. . História na Educação Matemática: uma disciplina, uma constribuição didática-metodológica para o ensino e a pesquisa.. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 2015, Natal. XI SNHM - Seminário Nacional de HIstória da Matemática, 2015.

4.
GONZALES, K. G.. Memórias da Licenciatura Curta Parcelada de Ciências no Mato Grosso do Sul: Vários Olhares. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014, Bauru. Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (2. : 2014 : Bauru, SP) Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática : fontes, temas, metodologias e teorias : a diversidade na escrita da história da educaç, 2014. p. 1158-1169.

5.
GONZALES, K. G.. Equiparação do Liceu Cuiabano ao Colégio Pedro II: Mudança no currículo das disciplinas de Matemática do ensino secundário mato-grossense. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM, 2013, Curitiba. XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.

6.
GONZALES, K. G.. Formação de Professores Leigos: Um estudo historiográfico sobre as Licenciaturas Parceladas no Mato Grosso do Sul. In: XVII EBRAPEM- Encontro Brasileiro de Estudandtes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória. XVII EBRAPEM- Encontro Brasileiro de Estudandtes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013.

7.
GONZALES, K. G.; PAIS, L. C. . Indícios da Matemática Lúdica no Contexto da Província de Mato Grosso no Ensino Secundário (1923). In: VII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2013, Campo Grande. VII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2013.

8.
GONZALES, K. G.. Elementos Estruturais da História da Educação Matemática no Contexto da Província de Mato Grosso (1830-1880). In: I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista. I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012.

9.
GONZALES, K. G.; PAIS, L. C. . Aspectos históricos do ensino secundário da matemática no contexto da província do Mato Grosso (1840-1890). In: IV SESEMAT - Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. IV SESEMAT - Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática. Campo Grande, 2010.

10.
GONZALES, K. G.; PAIS, L. C. . Elementos históricos do ensino secundário da matemática no contexto da província de Mato Grosso (1831-1859). In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador - BA. X Econtro Nacional de Educação Matemática. Salvador - BA, 2010.

11.
GONZALES, K. G.; PAIS, L. C. . ELEMENTOS HISTÓRICOS DO ESTUDO DA MATEMÁTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO NO CONTEXTO MATO-GROSSENSE (1840-1890). In: XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, GOIANIA. ANAIS DO XIII EBRAPEM, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GONZALES, K. G.; PAIS, L. C. . Elementos Históricos e Culturais da Educação Matemática Mato-Grossense na Década de 70 do Século XIX. In: V SESEMAT - Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2011, Campo Grande. V SESEMAT - Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONZALES, K. G.; PAIS, L. C. . Traços históricos do ensino da Álgebra no início da década de 1920: relação do Mato Grosso com o Rio de Janeiro.. In: XIV ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, Campo Grande. Educação Matemática: Diversidade e Particularidades no Cenário Nacional. Campo Grande: Editora UFMS, 2010. p. 95-95.

2.
GONZALES, K. G.; AMANCIO, C. N. . Educação Matemática nas Séries Iniciais. In: IX ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2007, Belo Horizonte. Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
GONZALES, K. G.. Narrativas como fontes históricas constituídas em outras pesquisas e as suas potencialidades para proporcionar compreensões sobre a História da Educação Matemática. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GONZALES, K. G.. Elementos históricos da educação Matemática no contexto do Mato Grosso: uma análise de práticas do professor Firmo José Rodrigues (1920-1930). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GONZALES, K. G.. Traços Históricos da Educação Matemática de Mato Grosso: Um olhar nas práticas de um educador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GONZALES, K. G.; Luiz Carlos Pais . Aspectos históricos do ensino secundário da matemática no contexto da província do Mato Grosso (1840-1890). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GONZALES, K. G.; Luiz Carlos Pais . Elementos históricos do ensino secundário da matemática no contexto da província de Mato Grosso (1831-1859). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GONZALES, K. G.. FERNANDES, F. S. A Quinta História: composições da Educação Matemática como área de pesquisa. 2014. 233f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) ? Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Rio Claro, 2014.. Rio Claro: Bolema, 2016 (Resenha).


Demais tipos de produção técnica
1.
GONZALES, K. G.; ABE, T. S . A Matemática Divertida e Curiosa de Malba Tahan. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GONZALES, K. G.. Laboratório de Gestão Contábil. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
GONZALES, K. G.. Jogos na Aprendizagem Matemática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BURIGATO, S. M. M. S.; SILVA, R. G.; GONZALES, K. G.. Participação em banca de Ana Lucia Freitas Machado Jobin.Resolução de situações problema. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.Formação de Professor e História Oral: algumas (im) possibilidades metodológocias. 2016. (Encontro).

2.
XIII Encontro Nacional de História Oral. 2016. (Encontro).

3.
XI Seminário Nacional de História da Matemática.História na Educação Matemática: uma disciplina, uma constribuição didática-metodológica para o ensino e a pesquisa.. 2015. (Seminário).

4.
II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.Memórias da Licenciatura Curta Parcelada de Ciências no Mato Grosso do Sul: Vários Olhares. 2014. (Encontro).

5.
XXVI SEMANA DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2014. (Outra).

6.
Mesa Redonda Pesquisa Científica: concepções e estética. 2013. (Outra).

7.
VII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática.Indícios da Matemática Lúdica no Contexto da Província de Mato Grosso no Ensino Secundário (1923). 2013. (Seminário).

8.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM.Equiparação do Liceu Cuiabano ao Colégio Pedro II: Mudança no currículo das disciplinas de Matemática do ensino secundário mato-grossense. 2013. (Encontro).

9.
XVII EBRAPEM- Encontro Brasileiro de Estudandtes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Formação de Professores Leigos: Um estudo historiográfico sobre as Licenciaturas Parceladas no Mato Grosso do Sul. 2013. (Encontro).

10.
V SESEMAT - Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Seminário).

11.
Curso de Aperfeiçoamento para professores de Matemática do Ensino Médio. 2010. (Outra).

12.
IV - SESEMAT - Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática.Aspectos históricos do ensino secundário da matemática no contexto da província do Mato Grosso (1840-1890). 2010. (Seminário).

13.
IX Colóquio em Educação Matemática: A questão da incomensurabilidade e os fundamentos da matemática grega.. 2010. (Outra).

14.
Projeto de Extensão Laboratório de Esnino de Matemática (LEMA). 2010. (Outra).

15.
Seminários de Estudos em Tecnologias e Educação Matemática. 2010. (Seminário).

16.
X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Elementos históricos do ensino secundário da matemática no contexto da província de Mato Grosso (1831-1859). 2010. (Encontro).

17.
XIV EBRAPEM - Educação Matemática: Diversidades e Particularidades no Cenário Nacional. 2010. (Encontro).

18.
Curso de Apefeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. 2009. (Outra).

19.
III Colóquio em Educação Matemática, ministrado pelo professor Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura, com o título: "A atividade de ensino numa abordagem histórico-cultural". 2009. (Outra).

20.
III SESEMAT - Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2009. (Seminário).

21.
IV Colóquio em Educação Matemática, ministrado pela professora Drª. Claude Comiti, com o título: " A pesquisa em didática da matemática e a formação de professores". 2009. (Outra).

22.
V Colóquio em Educação Matemática, ministrado pela Professora Drª Mariluce Bittar (UCDB), com o título: "Avaliação da pós-graduação e os desafios para consolidação de um Programa de Mestrado". 2009. (Outra).

23.
VII Colóquio em Educação Matemática, ministrado pelo professor Dr. Wagner Rodrigues Valente, com o título: "Uma Genealogia do Professor de Matemática". 2009. (Outra).

24.
XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.ELEMENTOS HISTÓRICOS DO ESTUDO DA MATEMÁTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO NO CONTEXTO MATO-GROSSENSE (1840-1890). 2009. (Encontro).

25.
Formação Continuada: Pedagogia da Infância. 2007. (Encontro).

26.
Formação Continuada na Área de Matemática. 2007. (Outra).

27.
I Ciclo de palestras sobre desafios e perspectivas da formação de professores de Ciências e Matemática. 2007. (Outra).

28.
I Congresso Dourados Cidade Educadora. 2007. (Congresso).

29.
I ENIC - Encontro de Iniciação Científica UFGD/UEMS.Educação Matemática e Séries Inicias: Relações Teórico-Práticas. 2007. (Encontro).

30.
I Semana da Matemática: Tecnologia e Multiculturalidade. 2007. (Outra).

31.
I Semana da Matemática: Tecnologia e Multiculturalidade. 2007. (Outra).

32.
I Semana da Matemática: Tecnologia e Multiculturalidade. 2007. (Outra).

33.
I Seminário de Assuntos Estudantis. 2007. (Seminário).

34.
IX ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática.Educação Matemática nas Séries Inicias. 2007. (Encontro).

35.
IX ESEM - Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática. 2007. (Oficina).

36.
Violência Escolar: Construindo saberes nas vicissitudes e necessidades docentes. 2007. (Seminário).

37.
V Semana da Matemática e II Congresso Sul-Mato-Grossense de Compreensão e Utilização da Matemática. 2007. (Congresso).

38.
V Seminário da Rede Municipal de Ensino. 2006. (Seminário).

39.
Álgebra Linear Aplicada. 2005. (Oficina).

40.
I Congresso Sulmatogrossense de Compreensão e Utilização da Matemática e III Semana de Matemática da UEMS. 2005. (Congresso).

41.
II Encontro Regional de Educação Matemática. 2005. (Encontro).

42.
III Semana da Matemática e I Congresso Sul-Mato-Grossense de Compreensão e Utilização da Matemática. 2005. (Outra).

43.
IV Seminário da Rede Municipal de Ensino de Dourados "Reorientação Curricular: Ação-reflexão-ação (Vi)Vendo o Currículo". 2005. (Seminário).

44.
III Seminário da Rede Municipal de Ensino, "Construindo uma Educação Popular com Qualidade Social". 2004. (Seminário).

45.
II Jornada de Educação Matemática. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONZALES, K. G.. Ciclo de Seminários "História Oral e Educação Matemática". 2016. (Outro).

2.
MARTINS-SALANDIM, M. E. ; GARNICA, A. V. M. ; BARALDI, I. M. ; OLIVEIRA, F. D. ; GONZALES, K. G. . II ENAPHEM - II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2014. (Congresso).

3.
GONZALES, K. G.. V SESEMAT-Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Outro).

4.
GONZALES, K. G.. XIX EBRAPEM. 2010. (Outro).

5.
GONZALES, K. G.. IV Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2010. (Outro).

6.
GONZALES, K. G.. I Semana da Matemática: Tecnologia e Multiculturalidade. 2007. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GONZALES, KÁTIA GUERCHI2016GONZALES, KÁTIA GUERCHI; GONZALES, ELIÉVERSON GUERCHI ; SABINO, JOSÉ ; RIBEIRO, ROBSON FLEMING . Reflexões Sobre a Função e as Contribuições da Experimentação no Ensino de Ciências. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 16, p. 520-527, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
GONZALES, K. G.. Elementos históricos da educação Matemática no contexto do Mato Grosso: uma análise de práticas do professor Firmo José Rodrigues (1920-1930). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 12:43:35