Victor Hugo Lima Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2133511277555922
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Doutor e Mestre em Comunicação Social (Institucional e Mercadológica) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Especialista em Marketing pela FGV-RJ. Professor Adjunto da Universidade Federal de Roraima. É pesquisador do SemioCom ? Grupo de Estudos em Comunicação, Consumo e Contemporaneidade (líder) ? e do ECOM ? Grupo de Estudos em Comunicação e Mercado (ECOM). Tem experiência na área de Comunicação Organizacional e Mercadológica, Marketing e Administração, atuando na pesquisa de temáticas relacionadas às interfaces entre Comunicação, Linguagem, Consumo, Marketing e Administração, quais sejam, Sistemas e processos de Planejamento, Estratégia, Marketing e Marcas; Produção de sentido / Semiose social nas dimensões organizacionais e de consumo; Comunicação Organizacional com ênfase em processos, práticas e técnicas; Gestão da comunicação; Comunicação Mercadológica com ênfase na Gestão da CMI (Comunicação de Marketing Integrada); Comportamento de consumo na sociedade de contemporânea; e Metodologia científica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Victor Hugo Lima Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, Victor Hugo L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Roraima, CADECON - Centro de Ciências Administrativas e Econômicas.
Avenida Capitão Ene Garcez, 2143
Aeroporto
69310000 - Boa Vista, RR - Brasil
Telefone: (95) 36213100


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Discurso da Marca: uma abordagem da semiose comunicacional da marca, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação de Marketing Integrada; Discurso da marca e Semiose social; Cultura e Consumo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação de Marketing Integrada.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
2007 - 2009
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Embalagem-Anúncio: a mensagem da propaganda no ponto-de-venda.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação Mercadológica; Marketing; Embalagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração; Marketing; Comunicação.
2002 - 2003
Especialização em Administração de Marketing. (Carga Horária: 372h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Planejamento de Marketing de Bens de Consumo.
Orientador: Helton Haddad Carneiro da Silva.
1991 - 1994
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade Monte Serrat, UNIMONTE, Brasil.
Título: Reengenharia - Repensando as Organizações.




Formação Complementar


2012 - 2012
Plano de Ensino. (Carga horária: 12h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
Metodologia da Pesquisa Científica. (Carga horária: 15h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
Plano de Avaliação. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
Epistemologia da Ciência e Desenv. do Conhecimento. (Carga horária: 15h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de aulas: produção de materiais didáti. (Carga horária: 8h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2011 - 2011
Docência em Cenário Virtual - Básico. (Carga horária: 8h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2011 - 2011
Desenvolvimento de Materiais Didático-pedagógicos. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2011 - 2011
Edição de Áudio. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração de aulas em Educação à Distância. (Carga horária: 8h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2011 - 2011
Planejamento Semanal: ideias e estratégias. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2011 - 2011
Áudio na Educação à Distância. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
A Organização do trabalho do Tutor. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
Ética nas relações docentes-discentes. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação Tutor - TV Básico. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2008 - 2008
Mediação Educacional.
Secretaria de Educação de Santos, SEDUC, Brasil.
2007 - 2007
Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social. (Carga horária: 48h).
Comtexto, COMTEXTO, Brasil.
2007 - 2007
Comunicação Interna. (Carga horária: 48h).
Comtexto, COMTEXTO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, .

Cargo ou função
Membro titular (representante docente) do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE.
05/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Secretariado Executivo Trilingue, .

Cargo ou função
Membro (Presidente) do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Secretariado Executivo Trilingue (Port. 010/2018-PROEG).
01/2017 - Atual
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica (2017.1)
Comunicação Organizacional (2018.2)
Consultoria organizacional (2017.2)
Fundamentos de Marketing (2018.1)
Gestão Estratégica (2017.1 / 2018.1)
Projeto de Pesquisa (2017.2 / 2018.2)
05/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PROEG - Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, .

09/2016 - 09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, .

Cargo ou função
Membro titular (representante docente) do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE.
05/2018 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Secretariado Executivo Trilingue, .

Cargo ou função
Membro de Comissão de Aproveitamento de disciplinas (OS nº 02/2018-CSE / OS nº 03/2018-CSE).
10/2017 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Secretariado Executivo Trilingue, .

Cargo ou função
Designação para Elaboração do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso do Secretariado Executivo (AC nº 004/2017-CSE).
09/2015 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, PROEG - Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Secretariado Executivo Trilingue (Port 38/2015-PROEG).
05/2017 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Secretariado Executivo Trilingue, .

Cargo ou função
Comissão de análise de Dispensa das Práticas de Estágio Supervisionado (AC nº 009/2017-DSE / AC nº 013/2017-DSE).
11/2013 - 12/2016
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica (2014.1 / 2015.1 / 2016.1 / 2016.2)
Administração Pública (2013.2 / 2014.2)
Estágio Supervisionado I (2015.2)
Estágio Supervisionado II (2015.2)
Gestão Estratégica (2014.1 / 2015.1 / 2016.1)
Métodos e Técnicas do Trabalho Científico (2013.2 / 2014.2 / 2015.2 / 2016.2)
05/2016 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Secretariado Executivo Trilingue, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação de Processo Seletivo de Monitoria do Departamento de Secretariado Executivo (AC nº 004/2016-DSE).
01/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Secretariado Executivo Trilingue, .

Cargo ou função
Comissão Examinadora de Processos de Aproveitamento de disciplina (AC nº 004/2015-DSE / nº 006/2015-DSE / nº 007/2015-DSE / nº 008/2015-DSE).
09/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Secretariado Executivo Trilingue, .

Cargo ou função
Membro de Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico de Curso de Secretariado Executivo Trilingue (Port nº 001/15-DSE)).
10/2015 - 10/2015
Direção e administração, Departamento de Secretariado Executivo Trilingue, .

Cargo ou função
Chefia do Departamento de Secretariado Executivo (Interino) (Portarias nº 2471/15-DARH).
01/2014 - 12/2014
Direção e administração, CADECON - Centro de Ciências Administrativas e Econômicas, Departamento de Secretariado.

Cargo ou função
Chefia do Departamento de Secretariado Executivo (Interino) (Portarias nº 0416/14-DARH / nº 1206/14-DARH / nº 1207/14-DARH).
01/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Secretariado Executivo Trilingue, .

Cargo ou função
Comissão Examinadora de Processos de Aproveitamento de Disciplina (AC nº 032/2014-DSE / nº 033/2014-DSE / nº 034/2014-DSE).
03/2014 - 06/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, CADECON - Centro de Ciências Administrativas e Econômicas, .

Cargo ou função
Membro de Comissão de Desenvolvimento de Projeto de Revista Científica Eletrônica do CADECON (Port nº 001/2014-CADECON).
11/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Secretariado Executivo Trilingue, .

Cargo ou função
Comissão Examinadora de Processos de Dispensa das Práticas de Estágio Supervisionado II (AC nº 025/2013-DSE).
11/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Secretariado Executivo Trilingue, .

Cargo ou função
Comissão Examinadora de Processos de Aproveitamento de Disciplina (AC nº 026/2013-DSE).
11/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Secretariado Executivo Trilingue, .

Cargo ou função
Comissão Examinadora de Aproveitamento de Atividades Complementares (AC nº 027/2013-DSE).

Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Pesquisador de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 20
Outras informações
A linha de pesquisa busca investigar a produção de sentido como constituidora do significado da marca de uma abordagem coletiva. Para tanto, parte-se da perspectiva da marca no contexto do processo de consumo em vez do processo de decisão de compra. Isso permite ampliar a visão além das teorias da Psicologia, que há muito impregna a geração de conhecimento sobre as relações de mercado - seja na Comunicação, na Administração, ou em outras áreas científicas - ao encontro de teorias sociológicas e, principalmente, antropológicas. A pesquisa intenta responder, de um lado, ao esgotamento das possibilidades explicativas para o desenvolvimento de uma teoria da marca, assim como justificar o despertar do mundo empresarial para as contribuições da Antropologia e da Sociologia, das quais são evidências empíricas a crescente contratação de antropólogos pelas empresas.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Pesquisador de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A pertinência da linha de pesquisa é explicar a transmissão de significado pela utilização da embalagem no ponto de venda como extensão da propaganda televisiva no processo de comunicação mercadológica. A embalagem-anúncio caracteriza-se por uma prática ainda pouco utilizada pelas empresas como geradora de recall por perspectiva da abordagem da comunicação de marketing integrada (CMI).

Atividades

03/2010 - 10/2013
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação mercadológica
Fundamentos de Marketing
Marketing de Serviços
Tópicos Avançados em Marketing
Pesquisa de Mercado

Instituto Educacional Santo André, IESA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2011 - 10/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica I
Administração Mercadológica II
Gestão Estratégica de Marketing
Pesquisa em Administração
Tópicos Especiais em Administração I
Tópicos Especiais em Administração II
08/2011 - 10/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing I
Marketing II

Faculdade Estácio de Macapá, Estácio Macapá, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 30

Atividades

03/2012 - 04/2012
Ensino, Comunicação e Marketing Público e Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Marketing Público e Empresarial

Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 24

Atividades

09/2010 - 10/2010
Ensino, em Marketing e Inteligência Competitiva, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico de Marketing
08/2010 - 09/2010
Ensino, em Marketing e Inteligência Competitiva, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação de Mercado e Concorrência
04/2010 - 05/2010
Ensino, Pós-Graduação Marketing e Inteligência Competitiva, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação de Mercado e Concorrência
08/2009 - 09/2009
Ensino, em Marketing e Inteligência Competitiva, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação de Mercado e Concorrência
03/2009 - 04/2009
Ensino, em Marketing e Inteligência Competitiva, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação de Mercado e Concorrência

UNIESP - Faculdade do Guarujá, UNIESP-FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Especialista IV, Carga horária: 20

Atividades

08/2005 - 08/2008
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing I
Promoção e Merchandising
08/2005 - 08/2008
Ensino, Graduação em Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral da Administração
Planejamento de Marketing
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
08/2005 - 08/2008
Ensino, Tecnólogo em Negócios Imobiliários, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Imobiliário
Gestão de Pessoas
Planejamento de Marketing
08/2005 - 08/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica A e B
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais


Linhas de pesquisa


1.
Comunicação de mercado e Produção de Sentido

Objetivo: Visa investigar a simbiose entre a comunicação de mercado e a produção de sentido na construção da narrativas constituidoras e promotoras de consumo nas sociedades contemporâneas, considerando as possíveis constituições, sobreposições, paralelismos, limitações, dentre outros, estruturais ou adjacentes nas faces visíveis dos fenômenos. Esta linha está integrada ao SemioCom (Grupo de Estudos em Comunicação, Consumo e Contemporaneidade)..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Palavras-chave: Comunicação de Marketing Integrada; Comunicação - Cultura - Consumo e Sociedade; Comunicação - Discurso - Linguagem.
2.
Processos comunicacionais de comunicação organizacional

Objetivo: A linha de pesquisa busca investigar em amplitude os fenômenos comunicacionais da organização decorrentes da efetivação de seu comportamento comunicativo com os diversos públicos de interesse, quais sejam, internos ou externos. Esta linha está integrada ao SemioCom (Grupo de Estudos em Comunicação, Consumo e Contemporaneidade)..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Empresarial.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Palavras-chave: Processos comunicacionais organizacionais; Comunicação Organizacional; Administração.
3.
Metodologia científica em Ciências Sociais

Objetivo: Esta linha de pesquisa pretende contribuir com o rigor e a validade científicos exigidos para o sustentável crescimento produtivo de uma área científica por intermédio de pesquisas que ofereçam bases para a discussão, o avanço e a consolidação de perspectivas metodológicas nas ciências comunicacionais, em diálogo permanente com a grande área das Ciências Sociais e a Epistemologia. Esta linha está integrada ao SemioCom (Grupo de Estudos em Comunicação, Consumo e Contemporaneidade)..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Ciências Sociais.
Grande Área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Epistemologia.
Palavras-chave: Comunicação; Metodologia; Epistemologia.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Os processos comunicacionais e as organizações contemporâneas
Descrição: O projeto visa investigar as interfaces que a comunicação pode estabelecer com os demais elementos da organização, quais sejam, os atores, as profissões, os processos e métodos de trabalho, dentre outros, na constituição de fenômenos comunicacionais nas e das organizações contemporâneas. Para tanto, o mapeamento destas interfaces ensejará diversas possibilidades que permitirão, a partir da identificação de fenômenos específicos, o desenvolvimento de (sub) projetos de investigação científica para a consecução desta proposta. O projeto de pesquisa está abrigado na linha de pesquisa "Processos comunicacionais de Comunicação Organizacional" do Grupo de pesquisa SEMIOCOM (Comunicação, Cultura e Contemporaneidade)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Victor Hugo Lima Alves - Coordenador.Número de orientações: 4
2011 - 2015
Discurso da Marca: uma abordagem da semiose comunicacional da marca
Descrição: A intenção é investigar a produção de sentido como constituidora do significado da marca de uma abordagem coletiva. Para tanto, parte-se da perspectiva da marca no contexto do processo de consumo em vez do processo de decisão de compra. Isso permite ampliar a visão além das teorias da Psicologia, que há muito impregna a geração de conhecimento sobre as relações de mercado - seja na Comunicação, na Administração, ou em outras áreas científicas - ao encontro de teorias sociológicas e, principalmente, antropológicas. A pesquisa intenta responder, de um lado, ao esgotamento das possibilidades explicativas para o desenvolvimento de uma teoria da marca, assim como justificar o despertar do mundo empresarial para as contribuições da Antropologia e da Sociologia, das quais são evidências empíricas a crescente contratação de antropólogos pelas empresas (projeto de doutorado)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Victor Hugo Lima Alves - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 6
2007 - 2009
Embalagem-anúncio: a mensagem da propaganda no ponto de venda
Descrição: Visa explicar a transmissão de significado pela utilização da embalagem no ponto de venda como extensão da propaganda televisiva no processo de comunicação mercadológica. A embalagem-anúncio caracteriza-se por uma prática ainda pouco utilizada pelas empresas como geradora de recall por perspectiva da abordagem da comunicação de marketing integrada (CMI) (projeto de mestrado)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Victor Hugo Lima Alves - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 8


Projetos de extensão


2016 - Atual
Programa de Extensão "Discussões Metodológicas"
Descrição: O programa de extensão é uma iniciativa do grupo de pesquisa SEMIOCOM (Comunicação, Cultura e Contemporaneidade), por intermédio da linha de pesquisa "Metodologia científica em Ciências sociais", que visa estimular a capacitação, a reflexão e a criticidade na pesquisa científica. Entende-se que o conhecimento científico válido e relevante constitui-se em uma força motriz da sociedade. Como uma das instituições responsáveis pelo desenvolvimento deste conhecimento, a universidade deve promover modos de aperfeiçoamento de sua construção principalmente pela educação e treinamento de pessoas, especialmente os acadêmicos nos diversos níveis. Considerando que os acadêmicos circulam, concomitantemente, em diversas ambiências sociais, pode transformar-se em vetor de conhecimento científico. Deste modo, é peremptório que reúnam condições de veicular e aplicar tais conhecimentos na sociedade em geral, seja por meio do estímulo ao pensamento (o olhar crítico que leva a reflexão da prática), seja por meio da instauração do processo de geração de conhecimento (o desenvolvimento e a aplicação do método científico), seja por meio das práticas de intervenção social (a implementação de ações para melhorias). Neste contexto, entende-se que a universidade não somente transfira o conhecimento final nela gerado para a sociedade, mas incentive, sobretudo, a própria geração de conhecimento no seio social por intermédio de outras de suas instituições..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Victor Hugo Lima Alves - Coordenador.
2010 - 2011
Gestão e serviços para uma comunidade solidária: economia e cultura da solidariedade, fomento e organização de negócios e formação humana e tecnológica
Descrição: A Faculdade de Gestão e Serviços/Universidade Metodista de São Paulo, por meio de um projeto de extensão integrador e interdisciplinar, envolve seus diferentes cursos, estudantes, docentes e profissionais, em ações voltadas para gestão e serviços na busca de uma comunidade solidária. As direções que orientam as ações desse projeto são a economia e cultura da solidariedade, o fomento e organização de negócios e a formação humana e tecnológica. O lócus de atuação e experiência é a comunidade "Montanhão", localizada no município de São Bernardo do Campo, região do Grande ABC Paulista. O acúmulo de ações da Universidade outrora desenvolvidas na comunidade auxilia o diagnóstico dentro de um campo interdisciplinar e cria parceria entre diversos agentes sociais e instituições comunitárias. O projeto integrador "Rede de gestão e serviços para uma comunidade solidária" em seus eixos planeja ações coordenadas e articuladas em quatro fases no período de dois anos, são elas: Diagnóstico Interdisciplinar, Planejamento, Implantação e Monitoramento e avaliação. Na primeira fase o projeto de extensão monitora os processos de trabalho e constitui sistema de avaliação capaz de interpretar a qualidade das intervenções realizadas e induzir à continuidade da ação acadêmico-comunitária. Busca-se também a formação contínua de educandos/as e educadores/as envolvidos/as e o acúmulo de massa crítica para a realização do desenvolvimento dos grupos sócio- comunitários. Para a Universidade espera-se a resignificação e a conceituação de experiência integradoras e baseadas por seus pilares que são validados no Projeto Político Pedagógico Institucional: sustentabilidade e bem comum...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Victor Hugo Lima Alves - Integrante / Norma Aparecida Costa - Integrante / Marco Aurelio Bernardes - Coordenador / fabiana tacco - Integrante / Silvia Pamieri Taniguchi - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - 2015
Periódico: Revista de Ciências Administrativas e Econômicas Arenta


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Gestão e Serviços
2016 - Atual
Periódico: Revista Comunicação & Sociedade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Integrada.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação de Marketing Integrada.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração; Marketing; Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento e Administração Estratégica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
II Prêmio de Educação em Direitos Humanos, Universidade Metodista de São Paulo.
1994
"Mérito Acadêmico" (Título), Associação dos Administradores de Santos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, L. D.2011SILVA, L. D. ; ALVES, Victor Hugo L. ; Costa, N. A. ; Tacco ; COSTA, Simone do N. da ; BERNARDES, Marco Aurélio. . A utilização do ?plano de negócios? para empreendimentos de economia solidária: potencialidades e limites*. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. V. 2, p. 313-336, 2011.

2.
ALVES, Victor Hugo L.2011ALVES, Victor Hugo L.; COSTA, Simone do N. da ; Tacco ; Costa, N. A. ; SILVA, L. D. ; CANDIDO, J. G. . Construção de um website para a Cooperselecta, no bairro Montanhão: A adoção de tecnologias de informação e comunicação (TIC?s) em um empreendimento de economia solidária. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. V.2, p. 361-378, 2011.

3.
ALVES, Victor Hugo L.2007ALVES, Victor Hugo L.. A apropriação da cultura pelo discurso de mercado: Uma abordagem. Reflexões em Ciências Humanas, v. nº 10, p. 01-15, 2007.

4.
ALVES, Victor Hugo L.2006ALVES, Victor Hugo L.. Marketing, Publicidade e Proganda: As faces da mesma moeda. Reflexões em Ciências Humanas, Guarujá, v. n. 8, p. 1-25, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, Victor Hugo L.. Comunicação, Marketing e Gestão da Marca: questões contemporâneas. In: Wilson da Costa Bueno. (Org.). Comunicação Empresarial e Gestão de Marcas. 1ed.Barueri/SP: Manole, 2018, v. 01, p. 51-66.

2.
ALVES, Victor Hugo L.. Comunicação estratégica para quem? Análise crítica da comunicação organizacional sob a perspectiva da estratégia.. In: Elizabeth Moraes Gonçalves; Gino Fiacomini Filho. (Org.). Comunicação organizacional: externa, responsável, multidisciplinar. 1ed.São Caetano do Sul: USCS Universidade de São Caetano do Sul, 2014, v. 1, p. 24-33.

3.
GALINDO, Daniel dos S. ; ALVES, Victor Hugo L. . A Comunicação de mercado e o contemporâneo: múltiplas perspectivas teóricas. In: Galindo, Daniel dos Santos. (Org.). Comunicação Institucional & Mercadológica: expansões conceituais e imbricações temáticas. 1ed.São Bernardo do Campo: Metodista, 2012, v. , p. 133-155.

4.
ALVES, Victor Hugo L.. A Constituição da Embalagem-anúncio sob a perspectiva das funções da linguagem: aportes de caracterização. In: Elizabeth Moraes Gonçalves. (Org.). Estudos de Comunicação e Linguagem: múltiplas experiências. 1ed.São Caetano do Sul: Editora Virgo, 2011, v. 01, p. 80-95.

5.
ALVES, Victor Hugo L.. As interfaces da integração na Comunicação Mercadológica. In: Daniel dos Santos Galindo. (Org.). Comunicação Mercadológica:uma visão multidisciplinar. Metodista: São Bernardo do Campo, 2008, v. , p. 13-29.

6.
GALINDO, Daniel dos S. ; ALVES, Victor Hugo L. . Embalagem-anúncio: a contenção e a proteção do simbólico. In: Daniel dos Santos Galindo. (Org.). Comunicação Mercadológica: uma visão multidisciplinar. 1ed.Metodista: São Bernardo do Campo, 2008, v. , p. 231-251.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Victor Hugo L.. Os lugares sociais da produção de sentido da marca. In: VI Conferência Brasileira de Comunicação e Mercado, 2016, São Bernardo do Campo/SP. A Comunicação de mercado em uma sociedade plural. São Bernardo do Campo/SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2016. p. 277-289.

2.
ALVES, Victor Hugo L.. Análise crítica da comunicação organizacional sob a perspectiva da estratégia. In: V Conferência Brasileira de Estudos de Comunicação e Mercado, 2015, São Paulo. Novos cenários da comunicação institucional e mercadológica numa sociedade conectada. São Paulo: Universidade Metodista / Anhembi Morumbi, 2015. p. 1-735.

3.
ALVES, Victor Hugo L.. Entre Arquétipos e Imaginários: considerações acerca das possibilidades socioculturais da constituição de sentido. In: 4º Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2014, São Paulo. O que é o Consumo?. São Paulo: ESPM, 2014. p. 01-15.

4.
ALVES, Victor Hugo L.. Da pluralidade a unicidade:a comunicação de mercado contemporânea. In: I ECOM - Conferência Brasileira de Comunicação e Mercado, 2010, São Bernardo do Campo. Anais do ECOM?2010: I Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco/Umesp, 2010. p. 60-67.

5.
ALVES, Victor Hugo L.. A embalagem sob a perspectiva comunicacional: caminhos e desafios. In: XII Congresso de Iniciação e Produção Científica (1), 2009, São Bernardo do Campo. Anais do XII Congresso de Iniciação e Produção Científica..., 2009.

6.
ALVES, Victor Hugo L.. A influência da função comunicacional da embalagem no comportamento do consumidor: uma abordagem. In: XII Congresso de Iniciação e Produção Científica (2), 2009, São Bernardo do Campo. Anais do XII Congresso de Iniciação e Produção Científica..., 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Victor Hugo L.. As interfaces da integração na comunicação mercadológica. In: XI Congresso de Iniciação e Produção Científica, 2008, São Bernardo do Campo. Anais do XI Congresso de Iniciação e Produção Científica. São Bernardo do Campo: Univesidade Metodista de São Paulo, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, Victor Hugo L.. Os lugares sociais de sentido na produção de sentido no discurso da marca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALVES, Victor Hugo L.. Análise crítica da comunicação organizacional sob a perspectiva da estratégia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALVES, Victor Hugo L.. Entre Arquétipos e Imaginários: considerações acerca das possibilidades socioculturais da constituição de sentido. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALVES, Victor Hugo L.. Práxis Secretarial e Comunicação Organizacional: interfaces e imbricações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ALVES, Victor Hugo L.. O Docente Empreendedor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALVES, Victor Hugo L.. A apropriação da cultura pelo discurso de mercado: uma abordagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, L. D. ; ALVES, Victor Hugo L. ; Costa, N. A. ; Tacco ; COSTA, Simone do N. da ; BERNARDES, Marco Aurélio. . A utilização do ?Plano de Negócios? para empreendimentos de Economia Solidária: Potencialidade e Limite.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COSTA, Simone do N. da ; Tacco ; BERNARDES, Marco Aurélio. ; ALVES, Victor Hugo L. ; SILVA, L. D. ; Costa, N. A. . Construção de um Website para a Cooperselecta no Bairro Montanhão: a adoção de tecnologias da informação e comunicação (TICS). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALVES, Victor Hugo L.. O módulo experimental estratégico dos sentidos e as experiências comunicacionais no ponto de venda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALVES, Victor Hugo L.. As perspectivas em Marketing: uma disciplina em transição permanente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALVES, Victor Hugo L.. Da pluralidade a unicidade: a comunicação de mercado contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ALVES, Victor Hugo L.. A embalagem sob a perspectiva comunicacional: caminhos e desafios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ALVES, Victor Hugo L.. A influência da função comunicacional da embalagem no comportamento do consumidor: uma abordagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ALVES, Victor Hugo L.. As interfaces da integração na Comunicação Mercadológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALVES, Victor Hugo L.. Artigo avaliado para a Revista Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. 2018.

2.
ALVES, Victor Hugo L.. Artigo avaliação para Revista Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. 2018.

3.
ALVES, Victor Hugo L.. Artigo avaliado para a Revista Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. 2018.

4.
ALVES, Victor Hugo L.. Artigo avaliado para a Revista Comunicação & Sociedade - PPGCOM Universidade Metodista de São Paulo. 2018.

5.
ALVES, Victor Hugo L.. Artigo avaliado para a Revista Comunicação & Sociedade - PPGCOM Universidade Metodista de São Paulo. 2017.

6.
ALVES, Victor Hugo L.. Artigo avaliado para a Revista Eletrônica Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. 2017.

7.
ALVES, Victor Hugo L.. Artigo avaliado para a Revista Comunicação & Sociedade - PPGCOM Universidade Metodista de São Paulo. 2016.

8.
ALVES, Victor Hugo L.. Artigo avaliado para a Revista Eletrônica Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. 2015.

9.
ALVES, Victor Hugo L.. Artigo avaliado para a Revista Eletrônica Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, Victor Hugo L.. Olhares que revelam saberes: experiências e reflexões nos bastidores da universidade. 2015. (Revisão de texto técnico (livro)).

2.
ALVES, Victor Hugo L.. Educação e Tecnologia na Universidade. 2012. (Revisão de texto técnico (Livro)).

3.
ALVES, Victor Hugo L.. Guia de Estudos em Filosofia - Sobre o conhecimento, a lógica e a ética: leituras de filosofia. 2011. (Revisão de texto técnico).

4.
ALVES, Victor Hugo L.. Guia de Estudos em Filosofia - Conhecimento e metafísica: do Iluminismo à atualidade. 2011. (Revisão de texto técnico).

5.
ALVES, Victor Hugo L.. Guia de Estudos em Filosofia - Filosofia contemporânea, investigação filosófica e perspectivas sobre a educação. 2011. (Revisão de texto técnico).

6.
ALVES, Victor Hugo L.. Guia de Estudos em Turismo - O fenômeno do turismo e seus principais aspectos. 2011. (Revisão de texto técnico).

7.
ALVES, Victor Hugo L.. Guia de estudos em Marketing - Marketing na Vida das Pessoas. 2011. (Revisão de texto técnico).

8.
ALVES, Victor Hugo L.. Guia de Estudos em Administração - Estrutura Contemporânea. 2011. (Revisão de texto técnico).

9.
ALVES, Victor Hugo L.. Guia de Estudos em Administração - Gestão de Operações, finanças e contabilidade. 2011. (Revisão de texto técnico).

10.
ALVES, Victor Hugo L.. Guia de Estudos em Administração - Desenvolvimento pessoal e o contexto econômico. 2011. (Revisão de texto técnico).

11.
ALVES, Victor Hugo L.. Guia de Estudos em Administração - Inovação e Relações Internacionais. 2011. (Revisão de texto técnico).

12.
ALVES, Victor Hugo L.. Histórias em Quadrinhos e Educação. 2011. (Revisão de texto técnico).

13.
ALVES, Victor Hugo L.. Do Jornalismo à Comunicação (Livro). 2010. (Revisão de texto técnico).

14.
ALVES, Victor Hugo L.. Religião e Sociedade na América Latina (Livro). 2010. (Revisão de texto técnico).

15.
ALVES, Victor Hugo L.. Gêneros Jornalísticos no Brasil (Livro). 2010. (Revisão de texto técnico).

16.
ALVES, Victor Hugo L.. Revista Educação & Linguagem , V.12, nº 20. 2009. (Revisão de texto técnico).

17.
ALVES, Victor Hugo L.. Comunicação & Sociedade nº 51. 2009. (Revisão de texto técnico).

18.
ALVES, Victor Hugo L.. Comunicãção mercadológica: uma visão multidisciplionar. 2008. (Editoração/Livro).

19.
ALVES, Victor Hugo L.. Comunicação mercadológica: uma visão multidisciplinar (Livro). 2008. (Revisão de texto técnico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOARES, E. C.; ALVES, Victor Hugo L.; PEDROSI FILHO, G.. Participação em banca de Vanessa Midler dos Santos Paiva. A influência dos conflitos internos entre os núcleos de economia solidária: disputas políticas e financeiras. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Cooperativas) - Universidade Federal de Roraima.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, Victor Hugo L.; MELO, M. M. B.; CARVALHO, R. O.. Participação em banca de Kéllen Tatiane Magalhães de Lima da Silva.Qualidade de serviço: a percepção do Secretariado Executivo da Universidade Federal de Roraima. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

2.
ALVES, Victor Hugo L.; FONSECA, Teresinha; VITALIANO, F. C. B.. Participação em banca de Karen Susan Dias Guerreiro.Reflexões teóricas sobre a Comunicação organizacional na literatura do Secretariado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

3.
ALVES, Victor Hugo L.; GOMES, S. M. de M.; VITALIANO, F. C. B.. Participação em banca de Neudileia Teles de Lira.A análise dos processos comunicacionais de Comunicação interna e Administrativa no contexto de atuação do profissional de Secretariado Executivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

4.
ALVES, Victor Hugo L.; GOMES, S. M. de M.; VITALIANO, F. C. B.. Participação em banca de Lia Raquel do Nascimento Morais.Os processos de Comunicação Institucional e Mercadológica nas tarefas do Secretariado Executivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

5.
ALVES, Victor Hugo L.; MELO, M. M. B.; OESTREICHER, T. B.. Participação em banca de Jannara Tayná de Castro Pedroso.A percepção dos acadêmicos de Secretariado Executivo quanto à admissão do profissional de Secretariado Executivo no setor público do mercado de trabalho em Boa Vista - RR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

6.
SOARES, E. C.; ALVES, Victor Hugo L.; CASTRO, H. A. M.. Participação em banca de Alessandra Gomes Aragão.Governo Eletrônico: Avaliação dos Sítios das Secretarias do Governo do Estado de Roraima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Federal de Roraima.

7.
OESTREICHER, T. B.; ALVES, Victor Hugo L.; MELO, M. M. B.. Participação em banca de Josie D'Avila Costa.O Secretário Executivo: competências para o exercício de suas funções na gestão organizacional nas empresas do setor elétrico do Estado de Roraima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

8.
ALVES, Victor Hugo L.; PEDROSI FILHO, G.; SOARES, E. C.. Participação em banca de Renata de Oliveira Mota.A identificação do perfil empreendedor dos acadêmicos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Roraima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

9.
ALVES, Victor Hugo L.; ROSA, J. S.; MELO, M. M. B.. Participação em banca de Any Jacqueline Souza de Almeida.A Inteligência emocional dos Secretários Executivos: análise da utilização para a manutenção das relações interpessoais no ambiente de trabalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

10.
VITALIANO, F. C. B.; MELO, M. M. B.; ALVES, Victor Hugo L.. Participação em banca de Geiza Fernandes de Araújo.A Síndrome de Burnout sob a ótica do profissional de Secretariado Executivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

11.
MELO, M. M. B.; PEDROSI FILHO, G.; ALVES, Victor Hugo L.. Participação em banca de Fernanda Lorena Firino Ferreira.Motivação no trabalho: avaliação dos fatores motivacionais em um órgão público de saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

12.
ROSA, J. S.; MELO, M. M. B.; ALVES, Victor Hugo L.. Participação em banca de Antônia Aline Rodrigues.As dificuldades de inserção no mercado de trabalho pelos profissionais de Secretariado Executivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

13.
ROSA, J. S.; MELO, M. M. B.; ALVES, Victor Hugo L.. Participação em banca de Dâmaris Cardoso de Sousa.Perfil Intraempreendedor: um estudo de caso da Administração Pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

14.
ALVES, Victor Hugo L.; SOARES, E. C.; VITALIANO, F. C. B.. Participação em banca de Marlene Araújo da Silva.O Código e a Ética: os dilemas éticos da atuação profissional do Secretário Executivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima.

15.
ALVES, Victor Hugo L.; MATTOS, A.. Participação em banca de SABINO, Douglas et al..Qual a influência da mídia na decisão de compra em Diadema. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo.

16.
ALVES, Victor Hugo L.; MATTOS, A.. Participação em banca de Domingos, Aline da Silva, et al..A preferência da população quanto às opções de lazer em Diadema. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo.

17.
ALVES, Victor Hugo L.; SUPPION, K.. Participação em banca de COSTA, Carlos Henrique de Lima.Aspectos positivos e negativos para a compra de bens de consumo em Diadema. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo.

18.
ALVES, Victor Hugo L.; SUPPION, K.. Participação em banca de Santos, Ana Claudia et al..O consumidor do século XXI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo.

19.
ALVES, Victor Hugo L.; STRUTZEL, M.. Participação em banca de GALVÃO, Alex de Paula etc al.Kaizen: melhoria contínua. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior em Tecnologia Gestão da Qualidade) - Universidade Metodista de São Paulo.

20.
ALVES, Victor Hugo L.; STRUTZEL, M.. Participação em banca de SILVA, Enio dos Santos et al..Qualidade em Serviço: uma presença real e necessária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior em Tecnologia Gestão da Qualidade) - Universidade Metodista de São Paulo.

21.
ALVES, Victor Hugo L.; Fernandes, Cintia Monteiro; VELOSO, P.. Participação em banca de Gomes, Elizete Vieira dos Santos et al..Cera de Carnaúba: os benefícios para a cadeia produtiva das frutas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresa) - UNIESP - Faculdade de Santo André.

22.
ALVES, Victor Hugo L.; Fernandes, Cintia Monteiro; VELOSO, P.. Participação em banca de Aline Vertematti et al..Comportamento do Consumidor em sites de compras coletivas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresa) - UNIESP - Faculdade de Santo André.

23.
ALVES, Victor Hugo L.; Fernandes, Cintia Monteiro; VELOSO, P.. Participação em banca de Rodrigues, Jonas Felipe Silva et al..Atendimento ao cliente em operadoras de telefônica móvel: uma análise exploratória. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresa) - UNIESP - Faculdade de Santo André.

24.
ALVES, Victor Hugo L.; Fernandes, Cintia Monteiro; VELOSO, P.. Participação em banca de Caçula, Aline Pujol et al..As embalagens de produtos de consumo: uma análise sob a perspectiva da Sustentabilidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresa) - UNIESP - Faculdade de Santo André.

25.
ALVES, Victor Hugo L.; BERNARDES, Marco Aurélio.. Participação em banca de CARDOSO, Carla Regina; et al..O marketing da Cervejaria Heineken e a percepção dos consumidores brasileiros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo.

26.
ALVES, Victor Hugo L.; BERNARDES, Marco Aurélio.. Participação em banca de MOREIRA, Lédima Alves; et al..Esse marketing vai dar samba: como o marketing atua dentro de uma escola de samba. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo.

27.
ALVES, Victor Hugo L.; BERNARDES, Marco Aurélio.. Participação em banca de ZUCCOLI, Vinicius Augusto da Silva; et al..Trash 80's e sua forma de interação através do Facebook. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo.

28.
ALVES, Victor Hugo L.; BERNARDES, Marco Aurélio.. Participação em banca de SILVA, Jéssica Souza da.O serviço da operadora TIM é sem fronteiras?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo.

29.
ALVES, Victor Hugo L.; BERNARDES, Marco Aurélio.. Participação em banca de HATORI, Bruno Yudi; et al..Pesquisa sobre os fatores que influenciam os consumidores de compras coletivas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo.

30.
ALVES, Victor Hugo L.; BERNARDES, Marco Aurélio.. Participação em banca de RODRIGUES, Bruna G; et al..A marca UFC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo.

31.
ALVES, Victor Hugo L.. Participação em banca de Martinez; Aline Correa et al..A inteligência Emocional nas Organizações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - UNIESP - Faculdade do Guarujá.

32.
ALVES, Victor Hugo L.. Participação em banca de Edilaine Miriam da Silva.Atendimento ao cliente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - UNIESP - Faculdade do Guarujá.

33.
ALVES, Victor Hugo L.. Participação em banca de Maria Luiza Salles Gomes Domingues da Silva.A importância na internet no marketing imobiliário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Negócios Imobiliários) - UNIESP - Faculdade do Guarujá.

34.
ALVES, Victor Hugo L.. Participação em banca de Thiciane Santos do Nascimento.Endomarketing na prestação de serviço. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - UNIESP - Faculdade do Guarujá.

35.
ALVES, Victor Hugo L.. Participação em banca de Cintia Moreira de Oliveira.O mercado na base da pirâmide. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - UNIESP - Faculdade do Guarujá.

36.
ALVES, Victor Hugo L.. Participação em banca de Alexandre Luiz Cavalcante.A importância do liderança no merchandising. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - UNIESP - Faculdade do Guarujá.

37.
ALVES, Victor Hugo L.. Participação em banca de Lucas Seoane Rogério.Aspectos relevantes sobre os transportes maritimos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - UNIESP - Faculdade do Guarujá.

38.
ALVES, Victor Hugo L.. Participação em banca de Mário Sérgio Santana.Relacionamento interpessoal na área operacional da Citrosuco Paulista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - UNIESP - Faculdade do Guarujá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VITALIANO, F. C. B.; MELO, M. M. B.; ALVES, Victor Hugo L.. Banca Examinadora de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto - Área: Secretariado Executivo (AC nº 004/2014-DSE). 2014. Universidade Federal de Roraima.

2.
ALVES, Victor Hugo L.; VITALIANO, F. C. B.; MELO, M. M. B.; Galvão Neto. Banca Examinadora de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto - Área: Informática (AC nº 003/2014-DSE). 2014. Universidade Federal de Roraima.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Conferência Brasileira de Estudos de Comunicação e Mercado. Análise crítica da comunicação organizacional sob a perspectiva da estratégia. 2015. (Congresso).

2.
COLING - Café & Conversa.Análise crítica da comunicação organizacional sob a perspectiva da estratégia. 2014. (Encontro).

3.
Gestão Pública e Desenvolvimento Regional. 2014. (Outra).

4.
IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. Entre Arquétipos e Imaginários: considerações acerca das possibilidades socioculturais da constituição de sentido. 2014. (Congresso).

5.
IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. 2014. (Oficina).

6.
IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. 2014. (Oficina).

7.
VIII Semana de Secretariado.Práxis Secretarial e Comunicação Organizacional: interfaces e imbricações. 2014. (Seminário).

8.
COLING - Café & Conversa. 2012. (Encontro).

9.
COLING - Café & Conversa. 2012. (Encontro).

10.
COLING - Café & Conversa. 2012. (Encontro).

11.
1ª Semana de Comunicação e Marketing.As perspectivas em Marketing: uma disciplina em transição permanente.. 2011. (Outra).

12.
Encontro de Tecnologia em Marketing.Embalagem-anúncio. 2010. (Outra).

13.
Fórum EAD de Avaliação 2009-2010. 2010. (Outra).

14.
I Conferência Brasileira de Estudos de Comunicação e Mercado (ECOM). 2010. (Congresso).

15.
1º Fórum Nacional de Gestão Estratégica de Embalagem. 2007. (Simpósio).

16.
Seminário Fundamentos da Liderança e o Relacionamento Interpessoal. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, Victor Hugo L.; et al. . I Seminário de Comunicação, Educação e Mercado da Amazônia (SCEMA). 2015. (Outro).

2.
ALVES, Victor Hugo L.; et al. . VIII Semana de Secretariado Executivo. 2014. (Outro).

3.
ALVES, Victor Hugo L.. I Conferência Brasileira de Estudos de Comunicação e Mercado (ECOM). 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabiana Silva Santos. Os procedimentos metodológicos dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Roraima. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. (Orientador).

2.
Yasmim Alves Marques. Secretariado Executivo e Relações Públicas: reflexão teórica acerca das atividades semelhantes quanto ao relacionamento com os públicos de interesse. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. (Orientador).

3.
Izimar Gomes Fernandes. O processo de comunicação interna entre assessor e executivo nas organizações. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. (Orientador).

4.
Erika Thaynara da Silva Uchôa. A opinião de discentes e docentes do curso de Secretariado Executivo acerca da aquisição de competências do perfil gestor da formação profissional do SE na Universidade Federal de Roraima. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. (Orientador).

5.
Gabriela Almeida de Oliveira. Métodos e Técnicas científicas predominantes nos TCC's do curso de Secretariado Executivo da UFRR. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. (Orientador).

6.
Elúzia Manoella Deodato da Silva. O olhar sobre a prática: o conhecimento sobre os processos comunicacionais pertinentes à atuação do Secretário Executivo. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. (Orientador).

7.
Thais Sousa Santos. O estágio supervisionado na formação do profissional de Secretariado Executivo: uma análise exploratória. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Emília Garçon Borges. Marketing Político nas mídias sociais: vantagens e perigos na hora de usar essa ferramenta. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação-Comunicação e Marketing Público Emp.) - Faculdade Estácio de Macapá. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

2.
Gerson Gonçalves Guedes. A (des)valorização do relacionamento com clientes. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação-Comunicação e Marketing Público Emp.) - Faculdade Estácio de Macapá. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

3.
Naya do Carmo Almeida. A relação entre cliente e agência de propaganda numa perspectiva do planejamento de marketing. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação-Comunicação e Marketing Público Emp.) - Faculdade Estácio de Macapá. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jannara Tayná de Castro Pedroso. A percepção dos acadêmicos de Secretariado Executivo quanto à admissão do profissional de Secretariado Executivo no setor público do mercado de trabalho em Boa Vista-RR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

2.
Karen Souza Dias Guerreiro. Reflexões teóricas sobre a Comunicação organizacional na literatura de Secretariado Executivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

3.
Kéllen Tatiane Magalhães de Lima da Silva. Qualidade de Serviços: a percepção do Secretariado Executivo da Universidade Federal de Roraima. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

4.
Neudiléia Teles de Lira. A análise dos processos comunicacionais de comunicação interna e administrativa na atuação do profissional de Secretariado Executivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

5.
Lia Raquel do Nascimento Morais. Os processos de comunicação institucional e mercadológica nas tarefas do Secretariado Executivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

6.
Renata de Oliveira Mota. A identificação do perfil empreendedor dos acadêmicos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Roraima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

7.
Any Jacqueline Souza de Almeida. A Inteligência emocional dos Secretários Executivos: análise da utilização para a manutenção das relações interpessoais no ambiente de trabalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

8.
Marlene Araújo da Silva. O Código e a Ética: os dilemas éticos da atuação profissional do Secretario Executivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

9.
Robson Ferreira Rodrigues dos Santos, et al.. A inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior "Santo André". Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

10.
Julian Pereira de Campos et al.. Análise exploratória do PH da água como posiconamento de mercado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior "Santo André". Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

11.
Jefferson de Angele et al. A importancia da certificação Inmetro no processo de decisão de compra dos consumidores de brinquedos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior "Santo André". Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

12.
Gomes, Elizete V. dos Santos; et al.. Cera de Carnaúba: os benefícios para a cadeia produtiva das frutas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresa) - UNIESP - Faculdade de Santo André. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

13.
Vertematti, Aline et al. Comportamento do consumidor em sites de compras coletivas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresa) - UNIESP - Faculdade de Santo André. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

14.
Caçula, Aline Pujol, et al.. As embalagens de produtos de consumo: uma análise sob a perspectiva da Sustentabilidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresa) - UNIESP - Faculdade de Santo André. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

15.
Rodrigues, Jonas Felipe Silva, et al.. Atendimento ao cliente em operadoras de telefonica móvel: uma análise exploratória. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresa) - UNIESP - Faculdade de Santo André. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

16.
Martinez, Aline Correa. A Inteligencia Emocional nas Organizações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - UNIESP - Faculdade do Guarujá. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.

Orientações de outra natureza
1.
da Silva, Maria Luiza Salles Gomes Domingues. A importância da internet no marketing imobiliário. 2007. Orientação de outra natureza. (Tecnologia Em Gestão Imobiliária) - Faculdade do Guaruja. Orientador: Victor Hugo Lima Alves.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:33:04