Maurício Roberto Ortiz de Camargo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3226805749253260
  • Última atualização do currículo em 29/10/2017


Doutorado (2015) e Mestrado (2009) em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui Especialização (1998) em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo (USP) e Graduação em Tecnologia em Mecânica (1996) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Com 15 anos de vivência na área de Vendas B2B, Marketing e Gestão Comercial, tem experiência na área de Administração de Empresas, com ênfase em Administração Mercadológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maurício Roberto Ortiz de Camargo
Nome em citações bibliográficas
CAMARGO, M. R. O.;DE CAMARGO, MAURICIO ORTIZ


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: As contradições do conceito ?CLIENTE É O REI?: da construção social do termo até as práticas organizacionais - o caso da Revista HSM Management, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Ladislas Dowbor.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Marketing; Estudos Organizacionais; Cliente-centrismo; Soberania do consumidor; Industria do Gerencialismo Popular; Revistas de Negócios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.
2007 - 2009
Mestrado em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Ética nas transações comerciais B2B: A influência da estratégia de negociação comercial na relação comprador-vendedor no mercado de revenda de fotocopiadora,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Onésimo de Oliveira Cardoso.
Palavras-chave: Ética Empresarial; Marketing B2B; Negociação Comercial; Relacionamento Comercial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
1997 - 1998
Especialização em Administração Industrial.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Administração Industrial.
1993 - 1996
Graduação em Tecnologia em Mecânica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1992 - 1992
Curso técnico/profissionalizante.
EEPSG Dr Antenor Soares Gandra, GANDRA, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Formação de Técnicos em Transações Imobiliárias. (Carga horária: 890h).
Instituto de Ensino a Distância, INEDI, Brasil.
2008 - 2008
Estudos do Comportamento do Consumidor. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Finanças, Negociação e Logística. (Carga horária: 44h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
1997 - 1998
Extensão universitária em Especialização em Administração Industrial. (Carga horária: 432h).
Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.
1994 - 1994
ISO 9000 - Sistemas da Qualidade. (Carga horária: 16h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
1993 - 1993
Controle de Qualidade de Latas Eletrossoldadas. (Carga horária: 16h).
Instituto de Tecnologia de Alimentos, ITAL, Brasil.
1992 - 1992
Técnico em Mecânica.
EEPSG Dr Antenor Soares Gandra, GANDRA, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior 1A, Carga horária: 34
Outras informações
Atuação no campus FATEC SEBRAE

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior 1A, Carga horária: 44
Outras informações
Atuação no campus FATEC SEBRAE, CEETPS (EaD) e FATEC IPIRANGA

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Consumo e Comportamento
Marketing de Serviços
Vendas e Marketing
Projeto Integrador V
08/2016 - 12/2016
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Serviços
08/2015 - 12/2016
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing
02/2015 - 12/2016
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Consumo e Comportamento

Trevisan Escola Superior de Negócios, TREVISAN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação Lato Senso (MBA), Carga horária: 4

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, MBA Gestão Tributária, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria da Decisão aplicada à Negociação
11/2014 - Atual
Ensino, MBA Gestão de Riscos e Compliance, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria da Decisão aplicada à Negociação
11/2014 - Atual
Ensino, MBA Gestão Financeira e Controladoria, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria de Decisão Aplicada à Negociação

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mensalista, LICENCIADO., Carga horária: 0

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mensalista, Carga horária: 40
Outras informações
De Janeiro de 2013 à Julho de 2015, atuei como coordenador do curso Superior de Tecnologia em Marketing, modalidade presencial. Após este período, entrei de licença não remunerada.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 16

Atividades

11/2012 - 07/2015
Direção e administração, Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Marketing.
02/2012 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Mercadológica
Trabalho de Conclusão de Curso l - TCC1
02/2012 - 07/2015
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fidelização e Gestão de Portfólio de Clientes
Fundamentos de Marketing
Gestão Mercadológica
Projeto Integrador I: investigação, pesquisa e diagnóstico
10/2012 - 06/2013
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro, Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro.

Atividade realizada
Validador de Conteúdo de Disciplinas de Marketing - Ensino à Distância..
08/2012 - 12/2012
Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia, Segmentação e Posicionamento de Mercado

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
[Nível Especialização] Curso ?MBA em Empreendedorismo: Planejamentos e Serviços?, responsável pela elaboração do conteúdo programático e ministrei a disciplina "Proposta e Negociação de Projeto" (Unidade Paraíso/ Vergueiro)

Atividades

08/2010 - 10/2010
Ensino, MBA em Empreendedorismo: Planejamentos e Servicos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Proposta e negociação de projetos
03/2010 - 05/2010
Ensino, MBA em Empreendedorismo: Planejamentos e Servicos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Proposta e Negociação de Projetos
08/2009 - 10/2009
Ensino, MBA em Empreendedorismo: Planejamentos e Servicos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Proposta e Negociação de Projetos

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC - SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 6

Atividades

03/2009 - 05/2009
Ensino, Intensivo em Vendas, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Marketing Estratégico

Alliance Empreendimentos Imobiliários, ALLIANCE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Gerente Geral Comercial - Marketing e Vendas, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela gestão das áreas e equipes de vendas e marketing.

Atividades

01/2011 - 07/2011
Direção e administração, Departamento Comercial, .

Cargo ou função
Gerente Geral Comercial.

Katun do Brasil, KATUN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Regional de Vendas, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela gestão das revendas e distribuidores na região do estado de São Paulo.

Atividades

04/2003 - 12/2010
Direção e administração, Filial São Paulo, .

Cargo ou função
Gerente Regional de Vendas.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: REVISTA ADMINISTRAÇÃO EM DIÁLOGO - RAD


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing/Especialidade: Marketing B2B.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing/Especialidade: Negociação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1998
Campeões de Vendas, Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - ADVB-SP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2HOMENKO NETO, A.2015HOMENKO NETO, A. ; JOAO, B. N. ; CAMARGO, M. R. O. ; RIBEIRO, R. ; STETTINER, C. F. . THE TRANSNATIONALIZATION OF BRAZILIAN SMEs. Business Management Review (BMR), v. 4, p. 600-611, 2015.

2.
1STETTINER, CAIO FLAVIO2015 STETTINER, CAIO FLAVIO ; MOIA, ALEXANDRE FORMIGONE ; FILHO, MÁRIO PEREIRA ROQUE ; DE CAMARGO, MAURICIO ORTIZ ; MOIA, ROBERTO PADILHA . Teachers? Entrepreneurial Profile: Case Study. International Education Studies, v. 8, p. 1-12, 2015.

3.
3KUSTERS, D.2015KUSTERS, D. ; HOMENKO NETO, A. ; CAMARGO, M. R. O. ; RIBEIRO, R. . PERCEPÇÃO DE RISCOS E BENEFÍCIOS DO CIGARRO ELETRÔNICO VERSUS O TRADICIONAL. Revista FATEC Sebrae em debate : gestão, tecnologias e negócios, v. 2, p. 3-21, 2015.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NERY, A. R. L.; CAMARGO, M. R. O.; VITAL JUNIOR, E. A.. Participação em banca de BRUNA RODRIGUES MACEDO; KAMILA TORRES DE OLIVEIRA.Comportamento do público da terceira idade em relação aos produtos eróticos em São Paulo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

2.
VITAL JUNIOR, E. A.; CAMARGO, M. R. O.; NERY, A. R. L.. Participação em banca de JÉSSICA T. A. ANDRADE; FLÁVIA N. SILVA; ALINE C. CUSTÓDIO.Sustentabilidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

3.
CAMARGO, M. R. O.; VITAL JUNIOR, E. A.; NERY, A. R. L.. Participação em banca de PAULA RODRIGUES SANCHES GUSMÃO; PAMELA JÓRIO.Estudo sobre a importância da qualidade do atendimento na fidelização de clientes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

4.
CAMARGO, M. R. O.; VITAL JUNIOR, E. A.; NERY, A. R. L.. Participação em banca de EDSON SANTANA DA SILVA; SABRINA LUANA PEREIRA DE SOUZA.Posicionamento dos produtos premium: estudo de caso Itaú Personaltè. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

5.
FERRATONI, C. E. B.; CAMARGO, M. R. O.; ALVES, A. M.. Participação em banca de Jhonatan Kim Barbosa.Uma abordagem sobre a busca da vantagem competitiva por meio do branding no B2B. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

6.
HOMENKO NETO, A.; RIBEIRO, R.; CAMARGO, M. R. O.. Participação em banca de ANDREA K. S. SANTOS; TIAGO H. S. SANTOS; VIOLETA M. COELHO.A condição de fatores e sua influência na competitividade: um estudo exploratório entre o Brasil e Índia na industria eólica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

7.
FERRATONI, C. E. B.; CAMARGO, M. R. O.; ALVES, A. M.. Participação em banca de LEONARDO MORENO BONETTO GARCIA; VICTOR DE SOUZA ABREU.O marketing digital e sua contribuição na popularização de bandas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

8.
BERNARDO, A. J.; SANTOS, R. A.; CAMARGO, M. R. O.. Participação em banca de BRUNO CAMPANA; JOÃO LUCAS L. OLIVETI; KAIQUE F. ALVES.Universidade corporativa: uma estratégia competitiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

9.
CAMARGO, M. R. O.; ALVES, A. M.; FERRATONI, C. E. B.. Participação em banca de SHEZMA RIBEIRO SOUZA; TAÍS DE LIRA ROCHA.Extensão de linha de produtos na Rede Accor - Estudo de Caso: Ibis Styles. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

10.
SILVA, H. C. O.; CAMARGO, M. R. O.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de ANDRÉ CAPELETI; CAMILA AGUIAR; LUCAS POLONIO; NATALIA CASTRO.Marketing Verde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

11.
SILVA, H. C. O.; CAMARGO, M. R. O.; HOMENKO NETO, A.. Participação em banca de LUCIANA LOBATO GONÇALVES LAX; NATÁLIA SCALHIA PATENTE.O comportamento do consumidor de produtos do segmento de telefonia móvel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

12.
FERRATONI, C. E. B.; CAMARGO, M. R. O.; INOCENCIO, D.. Participação em banca de PATRICK DE QUEIROZ BERTHOLDO; CAIO FERNANDO M. DOS SANTOS.Uma abordagem sobre a Daslu no luxo do luxo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

13.
CAMARGO, M. R. O.; SILVA, A. C. E.; HOMENKO NETO, A.. Participação em banca de MARIANA SOUZA D'IGNAZIO.Comportamento do consumidor de seguros de automóveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

14.
CAMARGO, M. R. O.; SILVA, A. C. E.; HOMENKO NETO, A.. Participação em banca de JULIANA SOUTO DE LIMA; LUCIANA PEREIRA.Fidelização de clientes nas pequenas e médias empresas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

15.
RIBEIRO, R.; CAMARGO, M. R. O.; TREVISAN, E. R.. Participação em banca de Beatriz K. Zaba, Priscila V. Gallo, Rafaela C. S. Carvalho..O comportamento de compra do consumidor em lojas virtuais e seus receios.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BERNARDO, A. J.; CAMARGO, M. R. O.; HANSCH, R. M.. Processo de Administração de Pessoal. 2014. Centro Universitário Senac.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio de Pesquisa e Ensino em Administração ? SimPEAd ? do Programa de Estudos Pós-graduados em Administração da FEA-PUCSP. 2013. (Simpósio).

2.
Semana da Administração - PUC/SP: Pesquisa e Produção Cientifica no Campo da Pos-Graduacao Stricto Sensu em Administração do Brasil. 2008. (Seminário).

3.
Semana da Administração da Universidade de Mogi das Cruzes.Inovacao em Servicos: Caso Netflix. 2007. (Seminário).

4.
Semana da Administração - PUC/SP: Gestao no Processo de Internacionalizacao de Empresas. 2007. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
PAULA RODRIGUES SANCHES GUSMÃO; PAMELA JÓRIO. Estudo sobre a importância da qualidade do atendimento na fidelização do cliente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maurício Roberto Ortiz de Camargo.

2.
EDSON SANTANA DA SILVA; SABRINA LUANA PEREIRA DE SOUZA. Posicionamento de produtos 'premium': estudo de caso Itaú Personalitè. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maurício Roberto Ortiz de Camargo.

3.
TAÍS DE LIRA ROCHA; SHEZMA RIBEIRO SOUZA. Extensão de linha de produtos na Rede Accor - Estudo de Caso: Ibis Styles. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maurício Roberto Ortiz de Camargo.

4.
MARIANA SOUZA D'IGNAZIO. Comportamento do consumidor de seguros de automóveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maurício Roberto Ortiz de Camargo.

5.
JULIANA SOUTO DE LIMA; LUCIANA PEREIRA. Fidelização nas pequenas e médias empresas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maurício Roberto Ortiz de Camargo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:55:11