Cecília Franco Morais

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6090142714669854
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


É graduada em Letras (2008), habilitação Português-Inglês, pela Universidade Federal de Uberlândia, com especialização em Docência no Ensino Superior (2010) pela Faculdade Católica de Uberlândia. Atua como professora de inglês desde 2009. Atua na rede municipal de ensino da cidade de Uberlândia-MG desde 2010 (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos - EJA). Atuou como professora e organizadora de cursos de formação continuada de professores nas áreas de Informática Educativa e Inglês no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE) do município Uberlândia-MG de 2013 a 2015. Atuou como moderadora de cursos online com foco na formação de professores e no uso de novas tecnologias aplicadas à educação. Tem experiência no ensino de inglês para séries iniciais e na Educação de Jovens e Adultos, em utilização de novas tecnologias aplicadas ao ensino de Língua Inglesa e em formação de professores. É bacharel em Tradução (2018) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atuou como tradutora e revisora na Empresa Júnior de Tradução e Revisão de Textos Babel Traduções de 2015 a 2017. Foi conselheira da Babel Traduções no Núcleo de Empresa Juniores da Universidade Federal de Uberlândia (NEJ-UFU) em 2016 e diretora de marketing da mesma empresa em 2017. É tradutora freelancer do par linguístico português-inglês e revisora nas duas línguas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cecília Franco Morais
Nome em citações bibliográficas
MORAIS, C. F.;MORAIS, Cecília Franco

Endereço


Endereço Profissional
Escola Municipal Professor Eurico Silva.
Rua Antônio Alves dos Santos, 39
Residencial Viviane
38410114 - Uberlândia, MG - Brasil
Telefone: (34) 32169194
URL da Homepage: http://emefeuricosilva.blogspot.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2010
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 400h).
Faculdade Católica de Uberlândia, CATÓLICA, Brasil.
Título: Contribuições do Cinema para a Educação Superior: Problematização sobre "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen..
Orientador: Maria Guilhermina Coelho De Pieri.
2014 - 2018
Graduação em Tradução.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: The influence of domain knowledge on simultaneous interpreting tasks performed by students: An exploratory study of the interpreting process.
Orientador: Igor Antônio Lourenço da Silva.
2004 - 2008
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Flipped Learning. (Carga horária: 40h).
ConnectMe Education, CONNECTME, Brasil.
2014 - 2014
Fundamentos do Google para o Ensino. (Carga horária: 30h).
Google For Education, FOREDUCATION, Estados Unidos.
2014 - 2014
Curso de Formação Continuada de Inglês. (Carga horária: 28h).
Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, CEMEPE, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação Continuada de Professores de Informática Educativa. (Carga horária: 16h).
Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, CEMEPE, Brasil.
2013 - 2013
Cultura Empreendedora nas Instituições de Ensino. (Carga horária: 45h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação Continuada de Professores de Informática Educativa. (Carga horária: 8h).
Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, CEMEPE, Brasil.
2010 - 2011
Moving Beyond. (Carga horária: 48h).
Professor Sem Ligação com Instituições, NA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Workshop Criação de Blog e Funcionalidades do Twit. (Carga horária: 5h).
Faculdade Católica de Uberlândia, CATÓLICA, Brasil.
2009 - 2009
Cultura EdTech. (Carga horária: 48h).
Professor Sem Ligação com Instituições, NA, Brasil.
2007 - 2008
Projeto Interface: Espanhol como Língua Estrangeir. (Carga horária: 26h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Uberlândia, PMU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Inglês de alunos do Ensino Fundamental (6º a 9º Ano) na Escola Municipal Professor Eurico Silva.

Vínculo institucional

2010 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Inglês de alunos do Ensino Fundamental (6º a 9º Ano) na Escola Municipal Professor Eurico Silva e de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA, 6º a 9º Ano) na Escola Municipal Professor Oswaldo Vieira Gonçalves.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professora formadora no Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE). Trabalhou com com formação continuada dos professores de Inglês (de agosto de 2013 a dezembro de 2014) e dos professores dos laboratórios de informática educativa (de agosto de 2013 a dezembro de 2015) do município de Uberlândia.

Atividades

02/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Inglês
Línguas Estrangeiras Modernas
02/2012 - 06/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês para Educação de Jovens e Adultos
Inglês
Língua Inglesa
Línguas Estrangeiras Modernas
08/2013 - 12/2015
Treinamentos ministrados , Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, .

Treinamentos ministrados
Educação e Tecnologia
Educação
Tecnologia
Laboratório de Informática Educativa
08/2013 - 12/2014
Treinamentos ministrados , Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, .

Treinamentos ministrados
Formação Continuada de Professores de Inglês
Formação Continuada
Inglês
Formação de professores
Língua Inglesa

Influx English School, INFLUX, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Língua Inglesa para turmas de vários níveis.

Atividades

08/2009 - 02/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Tradutora e revisora da Babel Traduções - Empresa Júnior de Tradução e Revisão de Textos.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Não-bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária do Centro de Estudos Continuados em Letras (CECLE) e do Laboratório Multimídia de Projetos do Ileel (LABILEEL), auxiliando nas atividades abaixo relacionadas: - suporte no planejamento e implementação de projetos do CECLE; - preparação de materiais didáticos; - catalogação e organização do acervo; - atendimento e suporte a usuários do CECLE e LABILEEL; - orientação a usuários no manuseio de equipamentos.

Atividades

08/2014 - 07/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística - ILEEL.

08/2005 - 04/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística - ILEEL.

04/2005 - 08/2006
Estágios , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Estágio realizado
Centro de Estudos Continuados em Letras (CECLE).

Colégio Exitus, EXITUS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina Língua Inglesa para alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

Atividades

02/2009 - 04/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor Supervisor do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Computação.

Atividades

03/2014 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Curso de Licenciatura em Computação.

03/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Atividade realizada
Educação.

Babel Traduções - Empresa Júnior de Tradução e Revisão de Textos, BABEL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Tradutor e revisor, Carga horária: 12
Outras informações
Cargo em que atuou: Tradutora e revisora de textos (no par linguístico português ? inglês e inglês ? português), assessora de Marketing, conselheira da empresa no Núcleo de Empresas Juniores da Universidade Federal de Uberlândia e diretora de Marketing. Encargos gerais na empresa: traduzir e revisar textos (no par linguístico português ? inglês e inglês ? português), encargos específicos na diretoria de marketing (elaboração do planejamento estratégico mercadológico da empresa, definição de planos estratégicos de marketing, desenvolvimento de novos mercados na área da tradução dentro e fora do campus, definição planos estratégicos de marketing, desenvolver e avaliar estratégias de comunicação, desenvolvimento de promoções, pesquisa de mercado, estratégias de comunicação, objetivando aumentar a quantidade de projetos.

Atividades

12/2016 - 08/2017
Direção e administração, Diretoria de Marketing, .

Cargo ou função
Diretor.
05/2015 - 08/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Projetos, .

01/2017 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo das Empresas Juniores (NEJ-UFU), .

Cargo ou função
Conselheira.
05/2015 - 12/2016
Direção e administração, Diretoria de Marketing, .

Cargo ou função
Assessor.


Linhas de pesquisa


1.
Tradução
2.
Interpretação
3.
Revisão de textos
4.
Língua Inglesa
5.
Tradução audiovisual
6.
Interpretação simultânea
7.
Estudos Processuais da Tradução
8.
Fonética e Fonologia
9.
Ensino de Inglês
10.
Educação de Jovens e Adultos
11.
Tecnologia e educação
12.
Computação Despluagada
13.
Realidade Aumentada
14.
Aurasma
15.
Tradução
16.
Revisão de textos
17.
Interpretação


Projetos de pesquisa


2007 - 2008
Uma perspectiva da crítica textual sobre textos clássicos encontrados em livros didáticos
Descrição: Este projeto investigou a utilização de textos clássicos em livros didáticos. Será investigada a existência ou não de mais de uma versão do mesmo texto e as possíveis discrepâncias entre estas. Os dados para esta análise foram coletados em diferentes livros didáticos utilizados em escolas das redes municipal, estadual e particular da cidade de Uberlândia ? MG. A pesquisa possui como suporte teórico os trabalhos de Cambraia (2005) e Spaggiari & Perugi (2004)..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cecília Franco Morais - Integrante / Maria Bernadete Gonçalves dos Santos - Coordenador.
2006 - 2007
A aquisição da lateral palatal /λ/ no Português Brasileiro: análise pela Teoria da Otimidade
Descrição: Este trabalho tem o objetivo de analisar os principais processos fonológicos que ocorrem na aquisição da lateral palatal /λ/ no Português Brasileiro, segmento de aquisição mais tardia que as demais consoantes presentes no inventário dos falantes adultos (AZAMBUJA, 1998). Para isso, será realizada uma investigação de sua produção por crianças entre 3 e 5 anos, residentes em Uberlândia-MG. O embasamento teórico para esse trabalho encontra-se na Teoria da Otimidade (ARCHANGELLI & PULLYBLANK, 1997). A pesquisa já foi concluída, tendo como resultado a constatação de que os processor fonológicos mais realizados pelas crianças pesquisadas foram a semivocalização, a substituição e apagamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cecília Franco Morais - Integrante / José Sueli de Magalhães - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 6


Projetos de extensão


2018 - Atual
O Curso de Tradução e a Sociedade: Iniciativas de Comunicação e Troca de Experiências
Descrição: Este projeto visa contribuir com melhorias acerca da comunicação, pretendida pelo Curso de Tradução da UFU, com a sociedade. Esta proposta se justifica considerando que todas as atividades desenvolvidas no âmbito do Curso devem ser levadas ao conhecimento da sociedade em atendimento a diversos aspectos. Primeiramente, o conhecimento de tais atividades contribuirá para decisão de estudantes em fase de definição do seu curso de graduação. Considera-se que a divulgação de forma mais elaborada, que utiliza metodologias que potencializam a clareza e agucem a curiosidade do internauta, estimulará mais estudantes a se interessarem por cursos de Ensino Superior. Como a forma mais ampla de divulgação atual é utilizando a internet, esta proposta buscará entender como a sociedade percebe as páginas do Curso de Tradução. Nesta proposta, serão ouvidos estudantes do Ensino Médio, da cidade de Uberlândia para os quais serão oportunizadas atividades nos laboratórios e salas de aula do Curso de Tradução. Em segundo lugar, serão aliadas as informações obtidas junto aos estudantes do Ensino Médio e os estudos feitos objetivando responder se as páginas representam o movimento dos cursos para propor modificações nas páginas web do Curso. Em terceiro lugar, na esteira da política de internacionalização da universidade, cabe destacar a importância da tradução, para a língua inglesa, de materiais institucionais. Nesse contexto, esta proposta buscará, com os aportes das teorias existentes no campo dos estudos da tradução, localização e internacionalização de websites, identificar as prioridades tradutórias da página do Curso e estabelecer formas de tornar essas páginas mais adequadas ao público internacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Cecília Franco Morais - Integrante / Igor Antônio Lourenço da Silva - Coordenador.
2010 - 2010
Formação contínua para professores de língua estrangeira: práticas pedagógicas e reflexão
Descrição: O projeto envolveu o desenvolvimento de uma atitude de professor-educador reflexivo do processo de ensinar e aprender línguas. Implicou no oferecimento de oficinas temáticas de prática de língua inglesa a partir das quais buscou-se o desenvolvimento profissional por meio da melhoria das competências comunicativas e didático-pedagógica, assim como da prática reflexiva. Ao final de cada oficina, os professores discutiram, analisaram e interpretaram as práticas por eles vividas na oficina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
Letras que Movem
Descrição: Subprojeto: A Língua que Falo, realizado no segundo semestre de 2007..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Cecília Franco Morais - Integrante / José Sueli de Magalhães - Coordenador.
2007 - 2007
Letras que Movem
Descrição: Subprojeto: A Fantasia dos Contos de Fadas no Mundo dos Adultos, realizado no segundo semestre de 2007.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Cecília Franco Morais - Integrante / José Sueli de Magalhães - Coordenador.


Outros Projetos


2014 - 2014
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Descrição: O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino. Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Cecília Franco Morais - Integrante / Keila de Fátima Chagas Nogueira - Coordenador.Número de orientações: 2
2006 - 2007
GEFONO - Grupo de Estudos em Fonologia
Descrição: O Grupo de Estudos em Fonologia, coordenado pelo professor Dr. José Sueli de Magalhães, realizava atividades regularmente, dentre elas a leitura e discussão de textos teóricos, além da produção de trabalhos de pesquisa relacionados à área..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2005 - 2008
Programa de Educação Tutorial (PET)
Descrição: A constituição de um grupo de alunos vinculado ao curso para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão visa oportunizar aos bolsistas e demais estudantes a possibilidade de ampliar a gama de experiências em sua formação acadêmica. O programa objetiva complementar a perspectiva convencional de educação escolar baseada em um conjunto qualitativamente limitado de constituintes curriculares. Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, por meio de vivência, reflexões e discussões, em clima de informalidade e cooperação. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas, em contraste com o ensino centrado principalmente na memorização passiva de fatos e informações, e oportuniza aos estudantes a se tornarem cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem. O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, em contraposição à fragmentação, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo a multiplicidade de experiências contribui para reduzir os riscos de uma especialização precoce..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Cecília Franco Morais - Integrante / DALINE GERVÁSIO MENDONÇA - Integrante / ISABELLA SILVA AMâncio - Integrante / LILIAN MRIA A. RIBEIRO - Integrante / NAYÁ MARINA GONÇALVES Ferreira - Integrante / Larissa Lorraine de Lima - Integrante / Roberta Carneiro de Medeiros - Integrante / Naama Medeiros Silva - Integrante / Dayana Rúbia Carneiro - Integrante / Jucelén Moraes Cardoso - Integrante / Eduardo Rodrigues de Souza - Integrante / Vânia de Souza Borges Amaral - Integrante / Fabiana Maria da Silva - Integrante / Lara Brenda Khun - Integrante / Paula Rodrigues Brandão - Integrante / José Sueli de Magalhães - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 17


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Tradução.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Interpretação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Tecnologia Aplicada à Educação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Formação de Professores.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOGUEIRA, Keila de Fátima Chagas ; MORAIS, C. F. ; OLIVEIRA, Diego ; CALACA, Thatiele Arantes . Observações no cotidiano escolar: O ensino da computação e desenvolvimento da criatividade em turmas do ensino básico do PIBID. In: II Encontro de Práticas Docentes da Licenciatura em Computação: Estágio Supervisionado e PIBID, 2015, Uberlândia. Anais - II EPD, 2015.

2.
NOGUEIRA, Keila de Fátima Chagas ; MORAIS, C. F. ; SOUZA, Elias ; RODRIGUES, Fernanda ; COSTA, Jacqueline ; BRITO, Jovenaldo ; ALVES, H. ; KAMIMURA, Nathalia ; DIAS, Vinícius ; FERREIRA, Regina . Protótipo de um Jogo Soletrar usando Realidade Aumentada. In: II Encontro de Práticas Docentes da Licenciatura em Computação: Estágio Supervisionado e PIBID, 2014, Uberlândia. Anais - II EPD, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, C. F.. Ferramentas Digitais no Ensino de Língua Inglesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORAIS, C. F.. A aquisição da lateral palatal /λ/: análise pela Teoria da Otimidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MORAIS, C. F.. A aquisição da lateral palatal /λ/: análise pela Teoria da Otimidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MORAIS, C. F.. A aquisição da lateral palatal /λ/: análise pela Teoria da Otimidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MORAIS, C. F.. Past, Present or Future? Desvendando os tempos verbais da Língua Inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MORAIS, C. F.. Past, Present or Future? Desvendando os tempos verbais da Língua Inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MORAIS, C. F.. Debate sobre o livro 'A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção', de Antônio Suarez de Abreu. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MORAIS, C. F.. Crash x Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças: intersecções. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MORAIS, C. F.. Cine Majestic - investigando o mundo do cinema. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MORAIS, C. F.. Revisando as obras literárias para o vestibular da UFU. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
JAKOBSEN, Arnt Lykke ; MORAIS, Cecília Franco ; VILELA, Laurieny . As mudanças no percurso do olhar (gaze) são indicativas da segmentação textual do tradutor?, 2018. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MORAIS, Cecília Franco. Ferramentas digitais aplicadas à educação: uma possibilidade para o trabalho pedagógico escolar. 2015.

2.
MORAIS, Cecília Franco. A filosofia com crianças como prática pedagógica empreendedora. 2015.

3.
MORAIS, Cecília Franco. Do direito humano para a educação em direitos humanos no Brasil. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAIS, Cecília Franco. Flipped Classroom - Módulo à Distância. 2016. .

2.
MORAIS, Cecília Franco. Flipped Classroom - Módulo Presencial. 2016. .

3.
MORAIS, Cecília Franco. As Vantagens de Permanecer na Escola. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MORAIS, Cecília Franco. Treinamento de Trainees da Babel Traduções. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MORAIS, Cecília Franco. Atitude pelo Planeta. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MORAIS, Cecília Franco; MENEZES, Ana Maria . Aprendizagem móvel. 2015. .

7.
MORAIS, Cecília Franco; OLIVEIRA, Cleber Ferreira ; PELEGRINI, Rosa Maria ; MIGUEL, Maria Rosalina Pereira ; MARTINS, André Luís. Batista . Google Drive como ferramenta pedagógica: aprendizagem colaborativa. 2015. .

8.
MORAIS, Cecília Franco. Curso de Formação Continuada dos Professores de Informática Educativa. 2014. .

9.
MORAIS, Cecília Franco; OLIVEIRA, Cleber Ferreira . O uso do software Scratch na construção da fluência digital e de habilidades aplicadas na resolução de problemas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MORAIS, Cecília Franco; MACHADO, Célia Maria Borges ; SILVA, Rosilene Aaparecida ; FONSECA, Elaine Cristina . Gêneros textuais nas diferentes áreas do saber no Ensino Fundamental II ? uma abordagem inclusiva. 2013. .

11.
MORAIS, C. F.. Ferramentas Digitais no Ensino de Língua Inglesa: partilhando experiências. 2012. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MORAIS, C. F.. Recrutamento Interno do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). 2014. Prefeitura Municipal de Uberlândia.

2.
BRITO, Cristiane. Carvalho de Paula; MORAIS, Cecília Franco. PIPE 7: Língua Inglesa. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Introdução à pós-edição. 2017. (Oficina).

2.
Sessão pública de defesa de monografia. 2017. (Outra).

3.
Sessão pública de defesa de monografia. 2017. (Outra).

4.
Sessão pública de defesa de monografia. 2017. (Outra).

5.
Tradução Técnica como oportunidade profissional. 2017. (Simpósio).

6.
VIII Congresso Internacional de Tradução e Interpretação ABRATES. 2017. (Congresso).

7.
ENTRAD 2016 - XII Encontro Nacional de Tradutores e VI Encontro Internacional de Tradutores. 2016. (Encontro).

8.
Estratégias de Interpretação Simultânea. 2016. (Oficina).

9.
I Encontro de Empresas Juniores do Triângulo Mineiro. 2016. (Encontro).

10.
Workshop de MemoQ. 2016. (Oficina).

11.
1º Fórum de discussão sobre a relação Universidade-Escola: o PIBID e o estágio supervisionado. 2015. (Encontro).

12.
3ª Semana Internacional de Comunicação. 2015. (Congresso).

13.
Encontro de Educadores Google (GEG).Desenvolvendo sua rede de contatos com o G+ oferecido. 2015. (Oficina).

14.
Encontro de Educadores Google (GEG).Quebra-cabeça e programação, é pura diversão!. 2015. (Oficina).

15.
Encontro de Educadores Google (GEG).Fiz e deu certo. 2015. (Encontro).

16.
Encontro de Educadores Google (GEG).GEG e Você. 2015. (Encontro).

17.
Encontro de Educadores Google (GEG).GEG Uberlândia: Primeiros Passos. 2015. (Encontro).

18.
Encontro de Educadores Google (GEG).Hangouts e Google Docs: nossas ferramentas de colaboração. 2015. (Encontro).

19.
II Encontro Regional de Educação: Tecendo Redes pelo Direito de Ensinar e de Aprender. 2015. (Encontro).

20.
II Seminário desafios do trabalho e educação no século XXI. 2015. (Seminário).

21.
SNTC 2015 - Conhecimento: a luz da humanidade.Encontro GEG - Grupo de Educadores Google. 2015. (Oficina).

22.
SNTC 2015 - Conhecimento: a luz da humanidade.Uso de Ferramentas Google Aplicadas ao Ensino. 2015. (Oficina).

23.
2ª Semana Internacional de Comunicação. 2014. (Congresso).

24.
Encontro Regional de Educação: discutindo a qualidade social e o direito de ensinar e aprender. 2014. (Encontro).

25.
II Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2014. (Congresso).

26.
II Encontro de Práticas Docentes da Licenciatura em Computação: Estágio Supervisionado e PIBID. 2014. (Encontro).

27.
Seminário PPP: participação, gestão e qualidade da educação. 2014. (Seminário).

28.
Seminário de práticas educativas em língua inglesa: diálogos e desafios.PIPE 7: Língua Inglesa. 2012. (Seminário).

29.
IX Sudeste PET - Encontro dos Grupos PET da região Sudeste: Desafios da Indissociabilidade. 2009. (Encontro).

30.
Colóquios Multidisciplinares.Cine Majestic - investigando o mundo do cinema. 2007. (Simpósio).

31.
Colóquios Multidisciplinares.Crash x Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. 2007. (Oficina).

32.
How to teach collocations. 2007. (Oficina).

33.
I Encontro de Grupos PET de Minas Gerais.A aquisição da lateral palatal /λ/: análise pela Teoria da Otimidade. 2007. (Encontro).

34.
I Encontro de Grupos PET de Minas Gerais. 2007. (Encontro).

35.
I Sell - Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários.A aquisição da lateral palatal /λ/ no português brasileiro: análise pela Teoria da Otimidade. 2007. (Simpósio).

36.
IV Semana Acadêmica.A aquisição da lateral palatal /λ/: análise pela Teoria da Otimidade. 2007. (Seminário).

37.
IV Semana Acadêmica. 2007. (Seminário).

38.
IV Semana Acadêmica.Past, Present or Future? Desvendando os tempos verbais da Língua Inglesa. 2007. (Oficina).

39.
PET Letras convida....Debate do livro "A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção", de Antônio Suarez de Abreu. 2007. (Oficina).

40.
VII Sudeste PET - Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste. 2007. (Encontro).

41.
VI Jornada PET.Past, Present or Future? Desvendando os tempos verbais da Língua Inglesa. 2007. (Oficina).

42.
A sua aula foca o conteúdo didático ou benefícios? Explorando velhos recursos de novas maneiras.. 2006. (Oficina).

43.
Estilos de Aprendizagem e Ensino de Línguas Estrangeiras. 2006. (Oficina).

44.
II Interpet UFJF. 2006. (Encontro).

45.
III Semana Acadêmica. 2006. (Seminário).

46.
II Seminário de Poesia: Homenagem a Hilda Hilst. 2006. (Seminário).

47.
Revisitando o Modernismo Brasileiro - Leitura de Poesia Como Interpretação da Cultura. 2006. (Oficina).

48.
VII Jornada de Línguas Estrangeiras e Materna. 2006. (Seminário).

49.
V Jornada PET.Revisando as obras literárias para o vestibular da UFU. 2006. (Oficina).

50.
"Student-Centered Learning and Multiple Intelligence" and "Using the Internet for Task-based Learning". 2005. (Oficina).

51.
A anatomia do aparelho fonador. 2005. (Oficina).

52.
II Semana Acadêmica. 2005. (Seminário).

53.
Oficina de Relaxamento. 2005. (Oficina).

54.
1º Seminário de Educação do Instituto Algar. 2004. (Seminário).

55.
Pathé-Baby, de Alcântara Machado: crônica, cinema e descolonização.. 2004. (Oficina).

56.
X Silel - Simpósio Nacional de Letras e Lingüística. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, Cristiane. Carvalho de Paula ; MORAIS, C. F. . Seminário de Práticas Educativas em Língua Inglesa: Diálogos e Desafios. 2012. (Congresso).

2.
MORAIS, C. F.. I UAI PET. 2007. (Congresso).

3.
MORAIS, C. F.. Semana da Letras. 2007. (Congresso).

4.
MORAIS, C. F.. III Vem Pra UFU. 2007. .

5.
MORAIS, C. F.. VI Jornada PET. 2007. (Congresso).

6.
MORAIS, C. F.. II Vem Pra UFU. 2006. .

7.
MORAIS, C. F.. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2006. (Congresso).

8.
MORAIS, C. F.. V Jornada PET. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Diego Oliveira e Thatiele Arantes Calaça. Observações no cotidiano escolar: o ensino da computação e desenvolvimento da criatividade em turmas do ensino básico. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cecília Franco Morais.

2.
Diego Oliveira, Thatiele Arantes Calaça, Fernando Viana. A utilização da ferramenta de realidade aumentada Aurasma no ensino do Inglês. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cecília Franco Morais.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, C. F.. Revisando as obras literárias para o vestibular da UFU. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MORAIS, C. F.. Past, Present or Future? Desvendando os tempos verbais da Língua Inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MORAIS, C. F.. Past, Present or Future? Desvendando os tempos verbais da Língua Inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MORAIS, C. F.. Debate sobre o livro 'A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção', de Antônio Suarez de Abreu. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MORAIS, C. F.. Crash x Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças: intersecções. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MORAIS, C. F.. Cine Majestic - investigando o mundo do cinema. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MORAIS, C. F.. Ferramentas Digitais no Ensino de Língua Inglesa: partilhando experiências. 2012. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAIS, C. F.. I UAI PET. 2007. (Congresso).

2.
MORAIS, C. F.. Semana da Letras. 2007. (Congresso).

3.
MORAIS, C. F.. III Vem Pra UFU. 2007. .

4.
MORAIS, C. F.. II Vem Pra UFU. 2006. .

5.
MORAIS, C. F.. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2006. (Congresso).

6.
MORAIS, C. F.. V Jornada PET. 2006. (Congresso).

7.
MORAIS, C. F.. VI Jornada PET. 2007. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 6:01:42