Marcus Vinícius do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3786704869584131
  • Última atualização do currículo em 09/02/2019


Bacharel em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) e estudante de Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" (UNAR). Atua como professor no Colégio XXV de Abril e nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em História das Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcus Vinícius do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, Marcus V.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades Integradas de Itararé.
Rua João Batista Veiga, 1725
Jardim Regina
18460000 - Itararé, SP - Brasil
Telefone: (15) 35318484


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2011
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Centro de Ensino Superior de Campos Gerais, CESCAGE, Brasil.
Título: A necessidade da formação didático-pedagógico do docente do nível Superior..
Orientador: Mariléia Lílian Filipkowski.
2018
Graduação em andamento em História.
Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson, UNAR, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Bacharelado em História.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Culturas Indígenas no Paraná. (Carga horária: 5h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Integradas de Itararé, FAFIT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Metodologia do Ensino de História, História da Educação e Antropologia.


Colégio XXV de Abril, ., Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Professor de História e Sociologia.


Prefeitura Municipal de Itarare, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 18

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 21



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, Marcus V.. "A situação no paiz": a revolução 1930 e o jornal o Estado de São Paulo (OESP). In: IV Congresso Internacional de História, 2009, Maringá. Anais do ... Congresso Internacional de História (Online), 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, Marcus V.. "A situação no paiz": a revolução 1930 e o jornal o Estado de São Paulo (OESP). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NASCIMENTO, Marcus V.. A Revolução de 1930 e o jornal O Estado de São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRIGOLA, H. F. ; NASCIMENTO, Marcus V. . Uma Discussão Interdisciplinar Sobre Anarco-Sindicalismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PILLATI, J. J. ; NASCIMENTO, Marcus V. . Grupos Indígenas e Quilombolas no Paraná. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALVES, R. C. ; GOES, A. F. H. ; NASCIMENTO, Marcus V. ; PILLATI, J. J. ; POCAI, R. ; RIBEIRO, D. F. ; SILVA, F. H. R. ; LARA, G. . Grupos Indígenas e Quilombos no Paraná. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES JUNIOR, O.; NASCIMENTO, Marcus V.. Participação em banca de Keile Cristine França Amaral.Os conceitos substantivos da História na aula de Ensino Religioso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

2.
BRIGOLA, H. F.; SCHACTAE, A. M.; NASCIMENTO, Marcus V.. Participação em banca de Aldo Andrei Candido.Catolicismo e Protestantismo luterano: diferentes visões acerca das atividades econômicas no início do século XVI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

3.
RODRIGUES JUNIOR, O.; CLETO, M. P.; NASCIMENTO, Marcus V.. Participação em banca de Jone Duarte de Souza.Didática e Teoria: as relações presentes nos textos didáticos de História. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

4.
RODRIGUES JUNIOR, O.; GHIZZI, M. C. C. M.; NASCIMENTO, Marcus V.. Participação em banca de Bianca Aparecida Santos Silva.A narrativa histórica de Vicente Tapajós. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

5.
BRIGOLA, H. F.; CASTILHO; NASCIMENTO, Marcus V.. Participação em banca de Lineu Rosa.A representação da marcha para oeste dos EUA a partir da revista Tex. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

6.
MAGALHAES, F. S.; NASCIMENTO, Marcus V.. Participação em banca de Lilian Gonçalves de Almeida.Jorge Chueri: Micro-História de Itararé pela Arte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

7.
PEREIRA, D.; RODRIGUES JUNIOR, O.; NASCIMENTO, Marcus V.. Participação em banca de Carine Correia.Ser rezadeira/benzedeira em Jaguariaiva/PR na década de 1980. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

8.
PEREIRA, D.; NASCIMENTO, Marcus V.; CLETO, M. P.. Participação em banca de Daniel Bonin Barreto.A Revolução Constitucionalista de 1932 em Itararé: Diferentes olhares de memória. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

9.
RODRIGUES JUNIOR, O.; GHIZZI, M. C. C. M.; NASCIMENTO, Marcus V.. Participação em banca de Camila Santos Bueno da Silva.O uso da narrativa histórica do livro didático Projeto Radix no 7º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

10.
RODRIGUES JUNIOR, O.; NASCIMENTO, Marcus V.; MAGALHAES, F. S.. Participação em banca de Camila Dal Degan Garcia.A aprendizagem histórica nos Parâmetros Curriculares Nacionais do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

11.
PEREIRA, D.; NASCIMENTO, Marcus V.; RODRIGUES JUNIOR, O.. Participação em banca de William Tadeu Biglia de Souza.A Festa de São Pedro: a fé e o profano em Itararé-SP (1990). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

12.
PEREIRA, D.; NASCIMENTO, Marcus V.; CLETO, M. P.. Participação em banca de Matheus Aleixo de Macedo.A construção cinematográfica do mito fundador em Descobrimento do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

13.
PEREIRA, D.; RODRIGUES JUNIOR, O.; NASCIMENTO, Marcus V.. Participação em banca de Maicon Tabarro.Biografia como fonte histórica: análise da obra A manha do Barão de Itararé. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. (Simpósio).

2.
6° Olimpíada Nacional em História da Brasil. 2014. (Olimpíada).

3.
IV Semana de História - "Os 50 anos do golpe militar: rupturas e e permanências".Mesa de debates: "O dia que durou 21 anos".Nos palcos: censura e repressão. 2014. (Oficina).

4.
III Semana de História: Educação Histórica e Teoria.Trabalho, imigração e anarco sindicalismo na Primeira República. 2013. (Oficina).

5.
I Semana de História: Ensino e Pesquisa. 2011. (Outra).

6.
IV Congresso Internacional de História."A situação no paiz": a revolução de 1930 e o jornal o Estado de São Paulo (OESP). 2009. (Simpósio).

7.
II Semana de Integração em História. 2008. (Outra).

8.
XI Encontro Regional da Associação Nacional de História - Seção Paraná e XX Semana de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho - Pr "Patrimônio Histórico do Século XXI". 2008. (Encontro).

9.
XXXVIII Semana de História - História & Regiões -.A Revolução de 1930 e o jornal O Estado de São Paulo. 2008. (Outra).

10.
3º HISTURGEO.Uma Discussão Interdisciplinar Sobre Anarco-Sindicalismo. 2007. (Outra).

11.
I Semana de Integração em História - Por uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade. 2007. (Outra).

12.
37ª Semana de História e II Ciclo de Seminários "Didática da História e Usos Sociais do Saber Histórico".Grupos Indígenas e Quilombolas no Paraná. 2006. (Outra).

13.
X Encontro Regional da ANPUH-PR e XII Seminário de Pesquisa do DHI/UEM - O Profissional da História.Grupos Indígenas e Quilombos no Paraná. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, Marcus V.; GHIZZI, M. C. C. M. . VI Semana de História: Os 100 anos da Revolução Russa. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mafalda Bonfa Muller. "Cistercienses em Terras de Santa Cruz": Memórias dos Monges Cistercienses em Itaporanga. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Marcus Vinícius do Nascimento.

2.
Janine Wesgueber. "Civismo do Bom": o golpe de 1964 nas páginas do jornal Tribuna de Itararé. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Marcus Vinícius do Nascimento.

3.
Jonatas Henrique da Silva. A representação do Holocausto na HQ "Maus". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Marcus Vinícius do Nascimento.

4.
Jéssica Cristine Moreira. Desonra: a representação feminina acerca dos crimes de defloramento na Belle Époque. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Marcus Vinícius do Nascimento.

5.
Mauro Tadeu dos Santos. "De repente o último vagão": memórias em torno da ferrovia em Itararé. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Marcus Vinícius do Nascimento.



Outras informações relevantes


Aluno especial da disciplina de Teoria da História no Mestrado em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 12:40:10