Carolina Augusta Assumpção Gouveia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9219804123176692
  • Última atualização do currículo em 03/08/2018


Carolina Augusta Assumpção Gouveia é doutora em Educação Matemática, mestre e especialista na mesma área. Tem formação pedagógica em Matemática e bacharelado em Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente na Formação de Professores, Avaliação Educacional e Educação Especial e Inclusiva. Atualmente é professora e gerente de avaliação no Centro de Ensino Superior de Valença. É membro do grupo de pesquisa de Formação de Professores da Unesp - Rio Claro/SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Augusta Assumpção Gouveia
Nome em citações bibliográficas
GOUVEIA, C. A. A.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Ensino Superior de Valença.
Rua Sargento Vitor Hugo 161
Fatima
27600000 - Valença, RJ - Brasil
Telefone: (24) 24531888
URL da Homepage: http://www.faa.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Manifestação da Prática do Professor que Ensina Matemática: aproximações com uma Comunidade de Prática, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Rosana Giaretta Sguerra Miskulin.
Palavras-chave: Profissionalidade e Profissionalização; Recursos Didáticos e Metodológicos; Políticas Públicas; Comunidade de Prática; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Processos de Visualização e Representação de Conceitos de Cálculo Diferencial e Integral com um Software Tridimensional,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profª. Drª. Rosana Giaretta Sguerra Miskulin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Teria Semiótica; Obras Artísticas; Educação Matemática; software K3DSurf.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2013
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A avaliação externa no contexto da educação a distância: possibilidades e utilização no processo de ensino e aprendizagem.
Orientador: Michele Guedes Bredel De Castro.
2006 - 2007
Especialização em Educação Matemática.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: O Uso do Software 3D na Geometria Espacial.
Orientador: José Eduardo Ferreira da Silva.
2010 - 2011
Graduação em Formação Pedagógica em Matemática - Licenciatura.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2003 interrompida
Graduação interrompida em 2007 em Matemática.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Ano de interrupção: 2007
2001 - 2005
Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação.
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, Brasil.
Título: Qualidade de Softwares Educacionais.
Orientador: Eduardo Vitor Miranda Carrão.




Formação Complementar


2018 - 2018
O USO DA TAXONOMIA SOLO NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. (Carga horária: 8h).
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2015 - 2015
Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação. (Carga horária: 12h).
Centro de Ensino Superior de Valença, CESVA, Brasil.
2012 - 2012
Perspectivas Atuais em Avaliação. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Material Didático Impresso para Ead. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Uma Experiência com o Software Geogebra. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Iniciação Científica em Computação semi-presencial. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Ensino Superior de Valença, CESVA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Avaliação, Carga horária: 40
Outras informações
Planejamento, revisão, análise e organização das avaliações dos cursos do CESVA. Desenvolvimento de relatórios de análise das avaliações.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Matemática
02/2018 - 08/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Matemática
02/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística aplicada à Psicologia
02/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora da disciplina semipresencial: Matemática
01/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora da disciplina semipresencial: Matemática
07/2014 - 12/2014
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora da disciplina semi-presencial: Informática na Educação (1º e 2º período)
Tutora da disciplina semi-presencial: Informática na Educação (4º período)
01/2012 - 07/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
01/2012 - 07/2012
Ensino, Análise e desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
07/2011 - 12/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral III
07/2011 - 12/2011
Ensino, Análise e desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística e Probabilidade
01/2011 - 07/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
01/2011 - 07/2011
Ensino, Análise e desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
07/2010 - 12/2010
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
07/2010 - 12/2010
Ensino, Análise e desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística e Probabilidade

Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, CAED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Avaliação, Carga horária: 40

Atividades

01/2012 - 04/2017
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Análise e Publicação de Resultados, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de proposta das Oficinas de Apropriação de Resultados da Avaliação e Cursos de Formação em Avaliação Educacional Externa (online e presencial); Desenvolvimento de relatórios de divulgação e análise de dados educacionais; Organização e elaboração de material de divulgação de resultados das avaliações ; Palestrante em Oficinas de Apropriação dos Resultados da Avaliação e Cursos de Formação em Avaliação Educacional Externa (online e presencial).

Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora

Atividades

06/2014 - 12/2014
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de trabalho final de curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática oferecido pela Universidade Federal Fluminense - UFF/LANTE.
05/2013 - 11/2013
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de trabalho final de curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática oferecido pela Universidade Federal Fluminense - UFF/LANTE.
02/2012 - 07/2012
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de trabalho final de curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática oferecido pela Universidade Federal Fluminense - UFF/LANTE. Grupo temático: Geometria e Tecnologias.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Estudo e Pesquisa, Enquadramento Funcional: Aluna de Doutorado

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Aluna Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2008 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro.

Atividade realizada
Membro do grupo de Pesquisa: Processos de formação e trabalho docente dos Professores de Matemática.
03/2008 - 05/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, .


Instituto Unibanco, IU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Matemática, Carga horária: 8
Outras informações
Tutoria no Projeto Entre Jovens (Escola Estadual São Vicente de Paulo)


Escola Estadual Fernando Lobo, EEFL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores

Objetivo: Investigar e estudar as dimensões teórico-metodológicas subjacentes aos processos de formação dos professores de Matemática, considerando o desenvolvimento do trabalho docente em contextos culturais distintos e as suas interferências na prática de professores que ensinam Matemática..
2.
Novas Tecnologias e Educação Matemática

Objetivo: Investigar e estudar conceitos matemáticos no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)..


Projetos de pesquisa


2009 - 2010
O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática: Reflexões Teórico-metodológicas no Contexto da Formação de Professores
Descrição: A prática docente se constitui na aprendizagem compartilhada e o Laboratório de Ensino e Pesquisa torna-se um espaço privilegiado para ocorrer essa integração entre alunos e professores da Graduação e a Pós-Graduação e professores da rede pública de ensino. Este projeto pretende utilizar um Laboratório de Ensino e Pesquisa como um contexto propício para a formação inicial e continuada de professores. Isso se justifica devido a importância de oferecer oportunidades a professores em serviço e futuros professores para vivenciarem espaços formativos LEM na utilização da tecnologia na sala de aula; na utilização de materiais manipulativos, vídeos e jogos educacionais, além de realizar a extensão das atividades da Universidade, realizando a aproximação entre a prática e a teoria, por meio da inter-relação da visão acadêmica e a visão dos professores e futuros professores. Assim, discussões de cunho teórico e prático, referentes à implementação da tecnologia no ensino e pesquisa, às potencialidades didático-pedagógicas dos jogos e materiais manipulativos, de vídeos, além de outros recursos didático-pedagógicos, os quais deverão fazer parte das atividades práticas desenvolvidas (cursos) e do referencial teórico a ser discutido, de maneiras multimodal, devido às distintas formas de interlocução, comunicação e interação de ambientes que hospedam cursos à distância e/ou que apóiam cursos presenciais...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carolina Augusta Assumpção Gouveia - Integrante / Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - Coordenador / Edinei Leandro dos Reis - Integrante / Marco Antonio Escher - Integrante / Miriam Godoy Penteado - Integrante / RICHIT, A. - Integrante / Juliana França Viol - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.


Projetos de extensão


2011 - 2013
Laboratório dos Jogos na Matemática
Descrição: O presente projeto propõe a inserção de jogos nas aulas de Matemática, para alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, desenvolvido por uma equipe composta por docentes e discentes do curso Superior em Matemática. Buscamos a implementação de jogos como recurso didático que propicia aspectos didático-metodológicos do lúdico com foco em objetivos, tais como: tornar a disciplina Matemática mais agradável; despertar o interesse dos alunos dentro da sala de aula e promover o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relacionado à formação do aluno como um ser social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carolina Augusta Assumpção Gouveia - Coordenador / Leiliane da Silva Luiz - Integrante / Sandra Confort - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REMAT: REVISTA ELETRÔNICA DA MATEMÁTICA


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: REMAT: Revista Eletrônica da Matemática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Aprovação em Concurso Público para o cargo de Professor de Educação Básica - Matemática, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
2010
Aprovação em Concurso Público para o cargo de Design Instrucional, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Aspectos Metodológicos de uma Pesquisa de Doutorado: uma busca pela manifestação da prática docente. In: V Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Pesquisa Qualitativa na Educação e nas Ciências em Debate, 2018.

2.
GOUVEIA, C. A. A.. Formação Docente: aspectos implícitos nos relato dos professores. In: VII Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2015, São João del-Rei. Práticas Educativas e de Pesquisa em Educação Matemática. São João del-Rei, 2015.

3.
GOUVEIA, C. A. A.. O Olhar, A Palavra, O Gesto: elementos presentes na formação dos professores de Matemática. In: VI Seminário Interncacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. VI SIPEM, 2015.

4.
PAULA, T. S. ; RIBEIRO, L. V. F. ; GOUVEIA, C. A. A. . Mudando o Foco: conceito de hiato médio aplicado à análise da aprendizagem dos estudantes na educacao fundamental. In: III CONAVE - III Congrasso Nacional de Avaliação em Educação, 2014, Bauru. Avaliação de Sistemas e Avaliação Escola: aproximações necessárias. Bauru, 2014.

5.
GOUVEIA, C. A. A.. O Laboratório dos jogos: metodologia e primeiros resultados. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013. v. 1. p. 1-1.

6.
GOUVEIA, C. A. A.; GOUVEA, C. L. . Avaliar Conceitos Matemáticos na perspectiva da avaliação externa: o tema números e operações. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013. v. 1. p. 1-1.

7.
GOUVEIA, C. A. A.; GOUVEA, C. L. ; GRAVINA, R. C. . Múltiplos Olhares Sobre Habilidades Matemáticas: o que os livros didáticos e as avaliações internas e externas abordam sobre o desenvolvimento em efetuar cálculos e resolver problemas. In: V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (EEMOP) e IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (EEPEM), 2013, Ouro Preto. Educação Matemática na sala de aula: Múltiplos olhares sobre a prática pedagógica., 2013. v. 1. p. 1-1.

8.
GOUVEIA, C. A. A.; REZENDE, W. S. . Avaliação Educacional: O Exemplo de Minas Gerais. In: II Congresso Nacional de Avaliação em Educação, 2012, Bauru. Avaliação Externa e Gestão Educacional. Bauru: UNESP, 2012.

9.
GOUVEIA, C. A. A.; LUIZ, L. S. ; CONFORT, Sandra . Laboratório de Jogos na Educação: aspectos metodológicos. In: VI Encontro Mineiro de Educação Matemática ? VI EMEM, 2012, Juiz de Fora. VI Encontro Mineiro de Educação Matemática ? VI EMEM, 2012.

10.
GOUVEIA, C. A. A.; GOUVEIA, C. A. . A Aplicação de Jogos nas Aulas de Matemática. In: III Colóquio de Educação Matemática, 2011, Juiz de Fora. III Colóquio de Educação Matemática. Juiz de Fora, 2011.

11.
GOUVEIA, C. A. A.. Tecnologias de Informação e Comunicação: da pesquisa à prática. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. 50 anos do Comitê Interamericano de Educação Matemática, 2011.

12.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . A Análise Semiótica no Contexto da Educação Matemática: atividades exploratório-investigativas em Cálculo Diferencial e Integral. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010.

13.
GOUVEIA, C. A. ; GOUVEIA, C. A. A. . O Lúdico no Laboratório de Aprendizagem de Matemática. In: I ENEAM ? Encontro Nacional de Ensino e Aprendizagem de Matemática e o VIII ECEM ? Encontro Capixaba de Educação Matemática, 2010, Vitória. Práticas de ensino e aprendizagem de matemática: cultura e diversidade, 2010.

14.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Os Processos de Visualização dos Entes Geométricos a partir de uma Atividade Exploratório-Investigativa em Cálculo Diferencial e Integral. In: XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. Educação Matemática: Diversidades e Particularidades no Cenário Nacional, 2010.

15.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Análise semiótica de uma atividade Exploratório-Investigativa que utiliza as obras de arte para explicitar os conceitos em Cálculo Diferencial e Integral. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010.

16.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Compreensão dos Processos de Visualização e de Representação de Conceitos Matemáticos no Contexto das TICs: aspectos metodológicos. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2009, Goiânia. Educação Matemática: as relações entre pesquisa e as práticas pedagógicas em sala de aula, 2009.

17.
GOUVEIA, C. A. A.. Educação a distância: uma trajetória como discente no ensino superior a docente no ensino médio. In: XIII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2009, Jequié. As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação do professor de Matemática, 2009.

18.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Compreensão dos Processos de Visualização e de Representação de Conceitos Matemáticos no Contexto das TICs: aspectos metodológicos. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2009, Goiânia. Educação Matemática: as relações entre pesquisa e as práticas pedagógicas em sala de aula, 2009.

19.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . As Potencialidades das Atividades Investigativas Envolvendo Software Tridimensional e Obras Artísticas no Processo de Formação de Professores. In: V Encontro Mineiro em Educação Matemática - V EMEM, 2009, Lavras. Práticas Educativas em Discussão. Lavras, 2009.

20.
GOUVEIA, C. A. A.. Atividades matemáticas constituídas por meio dos textos jornalísticos: possibilidades para alunos do ensino fundamental e médio. In: V Encontro Mineiro em Educação Matemática - V EMEM, 2009, Lavras. Práticas Educativas em Discussão. Lavras, 2009.

21.
GOUVEIA, C. A. A.. Aplicação de um Conjunto de Atividades com Futuros Professores Visando Explorar Processos de Visualização e Representação de Conceitos de Cálculo Diferencial. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil - 17º COLE, 2009, Campinas. O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo.. Campinas, 2009.

22.
GOUVEIA, C. A. A.; SILVA, J.E.F. ; KOPKE, R. C. M. . O Uso do Software 3D na Geometria Espacial. In: II Seminário de Histórias e Investigação de/em Aulas de Matemática, 2008, Campinas. II Seminário de Histórias e Investigação de/em Aulas de Matemática, 2008.

23.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Dimensões Implícitas nos Processos de Visualização e Representação de Conceitos Matemáticos em Calculo Diferencial e Integral no Contexto das Possibilidades Didático-Pedagógicas de um Software Tridimensional. In: XII EBRAPEM ? Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2008, Rio Claro. Educação Matemática: possibilidades de interlocução. Rio Claro, 2008. v. unico. p. 1-10.

24.
BARROS, N. M. C. ; SANTOS, C. T. B. ; LIMA, A. M. ; GOUVEIA, C. A. A. . O Jogo e a Construção do Conhecimento Matemático. In: IV Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2006, Diamantina. Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Atividades Exploratório-Investigativas no Contexto da Tecnologia e das Obras de Arte. In: III Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2010, Campinas. Refletir e Investigar a Prática de Ensinar e Aprender Matemática, 2010.

2.
GOUVEIA, C. A. ; GOUVEIA, C. A. A. . O Lúdico no Laboratório de Aprendizagem de Matemática. In: I ENEAM - Encontro Nacional de Ensino e Aprendizagem de Matemática e VIII ECEM - Encontro Capixaba de Educação Matematica, 2010, Vitória. Práticas de ensino e aprendizagem em Matemática: cultura e diversidade. Vitória, 2010. p. 67.

3.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Os Processos de Visualização dos Entes Geométricos a partir de uma Atividade Exploratório-Investigativa em Cálculo Diferencial e Integral. In: XIV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. Educação Matemática: Diversidade e Particularidades no Cenário Nacional. Campo Grande, 2010. p. 111.

4.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Compreensão dos Processos de Visualização e de Representação de Conceitos Matemáticos no Contexto das TICs: aspectos metodológicos. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2009, Goiânia. Educação Matemática: as relações entre pesquisa e as práticas pedagógicas em sala de aula, 2009. p. 123-124.

5.
GOUVEIA, C. A. A.. Educação a distância: uma trajetória como discente no ensino superior a docente no ensino médio. In: XIII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2009, Jequié. As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação do professor de Matemática, 2009.

6.
GOUVEIA, C. A. A.. Aplicação de um Conjunto de Atividades com Futuros Professores Visando Explorar Processos de Visualização e Representação de Conceitos de Cálculo Diferencial e Integral. In: 17º COLE, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

7.
GOUVEIA, C. A. A.. Aplicação de um Conjunto de Atividades com Futuros Professores Visando Explorar Processos de Visualização e Representação de Conceitos de Cálculo Diferencial e Integral. In: 17º COLE, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

8.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . As Potencialidades das Atividades Investigativas Envolvendo Software Tridimensional e Obras Artísticas no Processo de Formação de Professores. In: V Encontro Mineiro em Educação Matemática - V EMEM, 2009, Lavras. Práticas Educativas em Discussão. Lavras, 2009.

9.
GOUVEIA, C. A. A.. Atividades matemáticas constituídas por meio dos textos jornalísticos: possibilidades para alunos do ensino fundamental e médio. In: V Encontro Mineiro em Educação Matemática - V EMEM, 2009, Lavras. Práticas Educativas em Discussão. Lavras, 2009.

10.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Dimensões Implícitas nos Processos de Visualização e Representação de Conceitos Matemáticos em Calculo Diferencial e Integral no Contexto das Possibilidades Didático-Pedagógicas de um Software Tridimensional. In: XII EBRAPEM ? Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2008, Rio Claro. Educação Matemática: possibilidades de interlocução, 2008. v. unico. p. 1-1.

11.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Dimensões Implícitas nos Processos de Visualização e Representação de Conceitos Matemáticos em Calculo Diferencial e Integral no Contexto das Possibilidades Didático-Pedagógicas de um Software Tridimensional. In: XII EBRAPEM ? Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2008, Rio Claro. Educação Matemática: possibilidades de interlocução. Rio Claro, 2008. v. unico. p. 79-80.

12.
GOUVEIA, C. A. A.; KOPKE, R. C. M. ; SILVA, J.E.F. . O Uso do Software 3D na Geometria Espacial. In: II SHIAM ? II Seminário de História e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2008, Campinas. Caderno de Resumos. Campinas, 2008. v. 2. p. 78-78.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Dimensões dos Processos de visualização e de representação de uma Atividade Exploratório-Investigativa em Cálculo Diferencial e Integral: Uma Análise Semiótica por meio de Obras Artísticas. Saber Digital, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
GOUVEIA, C. A. A.. Formação Docente: aspectos implícitos nos relatos dos professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GOUVEIA, C. A. A.; GOUVEA, C. L. . Avaliar Conceitos Matemáticos na perspectiva da avaliação externa: o tema números e operações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GOUVEIA, C. A. A.. O Laboratório dos jogos: metodologia e primeiros resultados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GOUVEIA, C. A. A.; CONFORT, Sandra ; LUIZ, L. S. . Laboratório dos Jogos na Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GOUVEIA, C. A. A.; GOUVEIA, C. A. . A Aplicação de Jogos nas Aulas de Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Os Processos de Visualização dos Entes Geométricos a partir de uma Atividade Exploratório-Investigativa em Cálculo Diferencial e Integral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Atividades Exploratório-Investigativas no contexto da Tecnologia e das Obras de Arte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GOUVEIA, C. A. A.. Processos de Visualização e Representação de Conceitos de Cálculo Diferencial e Integral com um Software Tridimensional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R.G.S . Compreensão dos Processos de Visualização e de Representação de Conceitos Matemáticos no Contexto das TICs: aspectos metodológicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . As Potencialidades das Atividades Investigativas Envolvendo Software Tridimensional e Obras Artísticas no Processo de Formação de Professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GOUVEIA, C. A. A.. Atividades matemáticas constituídas por meio dos textos jornalísticos: possibilidades para alunos do ensino fundamental e médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ESCHER, M.A. ; GOUVEIA, C. A. A. ; MISKULIN, R.G.S ; PENTEADO, M. G. ; SILVA, G.H.G ; RICHIT, A. ; VIOL, J. F. . Reflexões sobre a Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo: São Paulo faz Escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R.G.S . Dimensões Implícitas nos Processos de Visualização e Representação de Conceitos Matemáticos em Calculo Diferencial e Integral no Contexto das Possibilidades Didático-Pedagógicas de um Software Tridimensional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GOUVEIA, C. A. A.; KOPKE, R. C. M. ; SILVA, J.E.F. . O Uso do Software 3D na Geometria Espacial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BARROS, N. M. C. ; GOUVEIA, C. A. A. . O Jogo e a Construção do Conhecimento Matemático. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
GOUVEIA, C. A. A.; REIS, E. L. ; PINTO, T.P. . Educação Matemática: posibilidades de interlocução. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
GOUVEIA, C. A. A.; GOUVEIA, C. A. . Apostila - Área de Conhecimento: Matemática. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina de Graduação).

2.
GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. . Estudos sobre a Prática Pedagógica em Educação Matemática: um enfoque didático-metodológico baseado nas políticas públicas em Educação implementadas no estado do Rio de Janeiro. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GOUVEIA, C. A. A.; BROOKE, D. A. L. ; NEVES, L. F. ; SALES, L. N. ; MOREIRA, M. ; REZENDE, W. S. . Avaliação. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudos).

4.
GOUVEIA, C. A. A.. Exploração dos Textos Jornalísticos nas Aulas de Matemática: modos para elaboração e aplicação de atividades. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GOUVEIA, C. A. A.; ESCHER, M.A. ; PINTO, T.P. ; REIS, E. L. ; SANTOS, J. R. V. ; SOUZA, L.A. ; TRIVIZOLI, L.M. ; VIOL, J. F. . Boletim de Educação Matemática - BOLEMA. 2009. (Editoração/Coletânea).

6.
PIRES, L.H.G. ; GOUVEIA, C. A. A. . Jogos na Educação e na Família. 2007. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOUVEIA, C. A. A.. Participação em banca de Ana Lúcia de Jesus Dias.O Teorema de Tales e algumas de suas Demonstrações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ensino Superior de Valença.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos.ASPECTOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO: UMA BUSCA PELA MANIFESTAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. 2018. (Seminário).

2.
II Encontro Pedagógico do CESVA. 2017. (Encontro).

3.
III Encontro Pedagógico do CESVA. 2017. (Encontro).

4.
I Encontro Pedagógico do CESVA. 2016. (Encontro).

5.
VII Encontro Mineiro de Educação Matemática.Formação Docente: aspectos implícitos nos relato dos professores.. 2015. (Encontro).

6.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.O LABORATÓRIO DOS JOGOS: METODOLOGIA E PRIMEIROS RESULTADOS. 2013. (Encontro).

7.
VI Encontro Mineiro de Educação Matemática ? VI EMEM.Laboratório de Jogos na Educação: aspectos metodológicos. 2012. (Encontro).

8.
III Colóquio de Educação Matemática.A Aplicação de Jogos nas Aulas de Matemática. 2011. (Outra).

9.
Semana Acadêmica da Matemática e da Pedagogia. 2011. (Outra).

10.
IX Seminário Temático o Movimento da Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos. 2010. (Seminário).

11.
XIII Semana da Matemática (SEMAT). 2010. (Outra).

12.
V Encontro Mineiro em Educação Matemática - V EMEM.As Potencialidades das Atividades Investigativas Envolvendo Software Tridimensional e Obras Artísticas no Processo de Formação de Professores. 2009. (Encontro).

13.
XIII EBRAPEM.Compreensão dos Processos de Visualização e de Representação de Conceitos Matemáticos no Contexto das TICs: aspectos metodológicos. 2009. (Encontro).

14.
Conferência GPIMEM 15 anos. 2008. (Outra).

15.
I Colóquio de Educação Matemática Inclusiva. 2008. (Outra).

16.
II Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.O uso do Software 3D na Geometria Espacial. 2008. (Seminário).

17.
I SERP - Seminário em Resolução de Problemas. 2008. (Seminário).

18.
XII EBRAPEM ? Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.DIMENSÕES IMPLÍCITAS NOS PROCESSOS DE VISUALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CONTEXTO DAS POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DE UM SOFTWARE TRIDIMENSIONAL. 2008. (Encontro).

19.
IX Encontro Nacional de Educação Matemática. 2007. (Encontro).

20.
Colóquio de Educação Matemática. 2006. (Outra).

21.
XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE. 2005. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LINS, R. C. ; GOUVEIA, C. A. A. ; Cintra, V. P. ; NEVES, P. R. V. . 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - UNESP - IGCE. 2009. (Outro).

2.
ESCHER, M.A. ; GOUVEIA, C. A. A. ; MELAO, W.S. ; MIARKA, R. ; SANTOS, J. R. V. ; SOUZA, L.A. ; TRIVIZOLI, L.M. . XII EBRAPEM ? Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda Pereira da Rocha. As Tecnologias de Informação e Comunicação como Ferramentas Didáticas no Processo de Ensino-Aprendizagem de Funções Polinomiais em uma Turma do 9º Ano do Ensino Fundamental: o caso do Winplot em uma escola pública. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

2.
Hérica Aparecida Soares Pereira. As Tecnologias de Informação e Comunicação como Ferramentas Didáticas no Processo de Ensino-Aprendizagem de Funções Polinomiais em uma Turma do 9º Ano do Ensino Fundamental: o caso do Winplot em uma escola no município de Barra Mansa/RJ. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

3.
Lêda Zilmara Queiroz Santos. As Tecnologias de Informação e Comunicação como Ferramentas Didáticas no Processo de Ensino-Aprendizagem de Funções Polinomiais em uma Turma do 9º Ano do Ensino Fundamental: o caso do Winplot em uma escola do Estado da Bahia. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

4.
Martha Regina Egéa Kleine. Senhas, Códigos, Tecnologia e Contagem nas Aulas de Matemática do Ensino Médio. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

5.
Peterson Pereira de Oliveira. Uso de Planilhas Eletrônicas como Simuladores: alternativa para o ensino de probabilidade. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

6.
Vitor Amadeu Souza. O Uso de Softwares Matemáticos como Facilitador da Aprendizagem. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

7.
André Luís Aparecido Pereira. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE WIRIS NO AVA MOODLE ? RESOLVENDO EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

8.
Januário José Fernandes. A UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES GEOGEBRA E AVA MOODLE NO ESTUDO DE GEOMETRIA PLANA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

9.
Marcelaine Cardoso de Miranda. AS IMPLICAÇÕES E A IMPORTÂNCIA DAS TIC NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

10.
MICHELE LACERDA PEREIRA. UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: as potencialidades da utilização da tecnologia para o aprendizado dos estudantes. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

11.
SORAYA PINHEIRO DE OLIVEIRA. UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: aprofundamento do conteúdo e desenvolvimento do aprendizado dos estudantes. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

12.
Cristiano da Conceição Barreto. A RELAÇÃO ENTRE OS POLIEDROS E A FÓRMULA DE EULER. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

13.
José Greco de Araújo. O CÁLCULO DA ÁREA DE FIGURA PLANAS: UMA EXPERIÊNCIA COM SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

14.
Kelly Cristina Bastos Alaminos de Oliveira. O ENSINO DA GEOMETRIA COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: O DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DE ÁREAS E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

15.
Glaucia de Lima Pontes. INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E LIMITAÇÕES DO CORPO DOCENTE.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

16.
PAULO VICTOR SOUZA RODRIGUES. A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES GEOMÉTRICOS DINÂMICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ? CURSO DE GEOMETRIA NO 9º ANO DE ESCOLARIDADE (3º CICLO DO ENSINO BÁSICO). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

17.
SÁVIO ANTÔNIO DOS SANTOS RÊGO. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO NA SALA DE AULA PARA MELHOR COMPREENSÃO DO TEOREMA DE TALES.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

18.
Eclésio Fernandes dos Santos. USO DO SOFTWARE WINPLOT NO AUXÍLIO À COMPREENSÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

19.
Soraia Abud Ibrahim. APRENDER FUNÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL , EIS A QUESTÃO! UM ESTUDO DA CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE WINPLOT. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

20.
LUIZ CARLOS VIEIRA. ?O ENSINO DA GEOMETRIA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE SELEÇÃO DOS SOFTWARES. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na moda) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leiliane da Silva Luiz. O Lúdico na Sala de Aula: uma fonte de conhecimento prazerosa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro de Ensino Superior de Valença. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

2.
Sandra Regina Alves Confort. O Lúdico na Sala de Aula: uma fonte de conhecimento prazerosa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro de Ensino Superior de Valença. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

3.
Juscimara Naiana S. Oliveira; Rogério Guimarães de Oliveira. O Jornal na Sala de Aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro de Ensino Superior de Valença. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

Orientações de outra natureza
1.
Leiliane da Silva Luiz. Laboratório dos Jogos na Matemática. 2011. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Centro de Ensino Superior de Valença. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.

2.
Sandra Regian Alves Confort. Laboratório dos Jogos na Matemática. 2011. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Centro de Ensino Superior de Valença. Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 14:45:55