Érica Masiero Nering

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2558236983534973
  • Última atualização do currículo em 08/06/2016


Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Bacharel em Comunicação Social- habilitação em jornalismo- pela UNESP. Interesse e atuação principal de pesquisa nos temas: Produção do Conhecimento em Hipermídia, Comunicação Digital, Produção Hipermídia, Epistemologia da Ciência, Divulgação, Jornalismo especializados em Ciência e Educação em meios digitais. Foi bolsista FAPESP e CNPq (graduação) e CNPq (mestrado). Atuou como bolsista de Desenvolvimento Científico e Tecnologico (CNPq) na área de Transferência de Tecnologias da Agências USP de Inovação. Atua profissionalmente na área de Gestão Educacional em instituições do grupo Estácio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érica Masiero Nering
Nome em citações bibliográficas
NERING, É. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 ? Cidade Universitária ? CEP 05508-020 ? São Paulo ? SP ? Brasil
Butantã
05508-010 - Sao Paulo, SP - Brasil
URL da Homepage: http://www.pos.eca.usp.br/index.php?q=pt-br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O aprendizado na margem hipermidiática: aproximações hermenêuticas no cotidiano da pós-modernidade, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Sérgio Bairon.
Palavras-chave: Comunicação; Hermenêutica; Cotidiano; Produção do Conhecimento; Aprendizado em hipermídia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Digital.
2010 - 2011
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ciência em Hipermídia: tramas digitais na produção do conhecimento,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Sérgio Bairon.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação; Ciencia; Ruptura Epistemológica; Hipermídia; Produção do conhecimento em hipermídia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Tecnologias da Comunicação / Especialidade: Hipermídia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
2011 interrompida
Especialização interrompida em 2011 em Jornalismo Científico. (Carga Horária: 300h).
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, LABJOR/UNICAMP, Brasil.
Título: Jornalismo Científico.
Ano de interrupção: 2011
2006 - 2009
Graduação em Comunicação Social- Jornalismo.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Revista Mosaico: renove seus sentidos..
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Magalhães Bulhões.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Curso Introdutório à História da Arte.... (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2010 - 2010
Curso Introdutório à História da Arte.... (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2010 - 2010
Ferr. Digitais para Jornalismo de Serviço Público. (Carga horária: 80h).
The International Center for Journalists, ICFJ, Estados Unidos.
2010 - 2010
Epistemologia da Ciência e o Desv. do Conhecimento. (Carga horária: 10h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Oficina Produção de Jogos Digitais. (Carga horária: 20h).
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.
2010 - 2010
Preparação Pedagógica (PAE).. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Atualização ortográfica (Nova Ortografia). (Carga horária: 6h).
Editora Alto Astral, EAA, Brasil.
2009 - 2009
Língua Inglesa. (Carga horária: 80h).
St. Gilles International at London, ST. GILLES, Inglaterra.
2009 - 2009
Normas Bibliográficas ABNT. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Criação de Texto: narrativas de viagem. (Carga horária: 34h).
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.
2008 - 2008
Oficina Alto Astral de Redação. (Carga horária: 20h).
Editora Alto Astral, EAA, Brasil.
2008 - 2008
Jornalismo em revista: da pauta à edição. (Carga horária: 45h).
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.
2007 - 2007
Doutrinas Políticas Contemporâneas. (Carga horária: 80h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2007 - 2007
Economia Descomplicada. (Carga horária: 80h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2007 - 2007
Instrumentos de pesquisa científica na Internet. (Carga horária: 5h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Instrumentos de Pesquisa na Internet. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Workshop de Jornalismo Cultural Online. (Carga horária: 40h).
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Crônica. (Carga horária: 20h).
Festa Literária Internacional de Parati, FLIP, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Paisagens Sonoras. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Locução Radiofônica. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Realização de Curtas. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, ESTÁCIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Acadêmica Sênior, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 44

Atividades

2011 - Atual
Direção e administração, Estácio São Paulo, .

Cargo ou função
Analista Acadêmica Sênior.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 6
Outras informações
Bolsista do PAE- Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino- na disciplina CRP0449 "Comunicação Interativa e Texto Eletrônico Digital"

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio Docente (PAE), Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio Docente Voluntário na disciplina CRP0423 Produção Audiovisual para Publicidade.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio Docente (PAE), Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE). Estágio docente na disciplina CCA0255Teorias da Comunicação.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista DTI-3, Enquadramento Funcional: Assistente em Transferência de Tecnologia, Carga horária: 40

Atividades

02/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .

03/2010 - 03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, .

Cargo ou função
Suplente de representante Discente na Pró-Reitoria de Pesquisa..

Editora Alto Astral, EAA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiária do segmento de Revistas Paradidáticas atuando na redação de matérias sobre Educação.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Participação em Projeto, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista "Proex" pelo Jornal Cultural de Bauru (Fev/2007-Set/2007). Bolsista "Ciência na Unesp" pelo Toque da Ciência (Set/2007-Fev/2008). Bolsista de Iniciação Científica FAPESP pelo projeto "Estudos de Natureza e impacto de um produto de divulgação científica" (Fev/2008-Fev/2009). Bolsista de Iniciação Tecnológica Industrial nível 1A pela Revista Toque da Ciência (Ago/2009-Dez/2009).

Atividades

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru, .

03/2006 - 06/2009
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru, .

Atividade de extensão realizada
Jornal Cultural de Bauru.
03/2006 - 10/2007
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru, .

Atividade de extensão realizada
Rádio Unesp Virtual.
10/2006 - 6/2007
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru, .

Atividade de extensão realizada
Idoso: A nova pauta do Jornalismo..


Linhas de pesquisa


1.
Comunicação, Conhecimentos e Linguagem

Objetivo: Compreender os diferentes segmentos ligados ao conhecimento e as diversas linguagens utilizadas para abordá-lo. Analisar processos de divulgação e produção da comunicação da ciência e de saberes regionais e populares. Pesquisar o uso de técnicas narrativas, inclusive modalidades jornalísticas e convergentes: audiovisual, jornalismo literário, narrativa seqüencial etc. Analisar projetos de comunicação e de capacitação de profissionais para a comunicação ligada ao conhecimento..
Palavras-chave: Cultura Científica; Divulgação Científica; Estética da Comunicação; Jornalismo Científico; Jornalismo Literário; Mídia e Linguagem.
2.
Comunicação e Ambiências em Redes Digitais

Objetivo: Foco nas reflexões epistemológicas e nos recortes teórico-metodológicos decorrentes da inserção do fenômeno da comunicação em ambiências de redes digitais sustentadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TICs). Ocupa-se, também, da reflexão sobre o campo da comunicação em suas interdisplinaridades e complexidades decorrentes dos impactos das TICs. São temas dessa linha de pesquisa os diversos fenômenos da comunicação em redes; os estudos de convergência midiática e consequentes impactos na sociabilidade, nas organizações e na cultura; os estudos voltados a construção de sentido nas linguagens transmediáticas e hipermediáticas; a análise dos processos de sociabilidade e subjetividade decorrentes das relações comunicacionais humanas, pós-humanas e nas novas formas de habitar. São, ainda, objetos de estudo desta linha os processos transversais de comunicação digital em seus diferentes campos de aplicação como a Educação, o Jornalismo, os Meios Audiovisuais e as Organizações; os mapeamentos e análises setoriais de impacto das TICs; as análises sobre formas inovadoras de territorialidades e organização da produção do conhecimento, entre outros..
3.
Produção do Conhecimento em Hipermídia

Objetivo: Investigar a relação entre a hipermídia e a produção do conhecimento científico, explorando possibilidades alternativas à renovação estratégico-metodológica para a produção do conhecimento. O escopo é propor experimentações em linguagem hipermidiática, bem como destacar caminhos em comum entre várias áreas que colaboram com a Comunicação..


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
O aprendizado na margem hipermidiática: aproximações hermenêuticas no cotidiano da pós-modernidade
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo realizar uma reflexão teórico-filosófica sobre a inserção da hipermídia no cotidiano do aprendizado humano. Partimos da hipótese de que essa inserção é essencial em vias de uma mudança no paradigma escolar tradicional no contexto da pós-modernidade. Entendemos aqui, com base na filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer e sua crítica à epistemologia moderna e na crítica construtivista pelas vozes de Jean Piaget e Paulo Freire, que o conhecimento se constrói a partir da experiência cotidiana, da realidade do ser no mundo, e não pela inserção dos paradigmas científicos por eles mesmos, sem abertura ao diálogo com os saberes prévios. Sob essa ótica, desenvolvemos a noção da hipermídia como uma abertura a esse diálogo entre o senso comum cotidiano e os saberes científicos por meio de recursos como o hibridismo de linguagens, a organização hipertextual, a alinearidade e a interatividade, como conceituou a pesquisadora brasileira Lúcia Santaella. Entendemos aqui que a exploração dessas possibilidades leva a uma realocação do papel do sujeito na produção do conhecimento. Dessa forma, reposiciona-se o papel do professor, do estudante e das instituições escolares no contexto das novas tecnologias em uma estratégia descrita por J. J. Brunner que passa pela necessidade de ofertar à população uma educação contínua ao longo da vida e uma aprendizagem distribuída, que pode ser realizada a distância, para todos. Como metodologia para desenvolver esta tese, lançamos mão da análise de alguns fenômenos da atualidade, como hipermídias, experiências no âmbito artístico e científico e cursos a distância..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Érica Masiero Nering - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 8
2010 - 2011
Ciência em Hipermídia: tramas digitais na produção do conhecimento
Descrição: A pesquisa visa a fazer uma reflexão sobre a produção de hipermídias para a construção do conhecimento científico acadêmico. Para tanto, temos como base a filosofia de Gadamer (2008), que questiona a incontestabilidade da metodologia científica. Segundo ele, para chegarmos a uma inteligência compreensiva não necessitamos de uma imersão no método científico, uma vez que ela já é adquirida pela experiência mundana: na realidade histórica, na experiência, no tempo, na tradição, visão da qual compartilhamos e a qual acreditamos ser possibilitada por processos digitais de produção do conhecimento. Partimos do conceito de ruptura epistemológica (Bachelard, 1996) para desenvolver a noção da ciência no contexto da hipermídia e suas possibilidades de apropriação na difusão, divulgação e produção do conhecimento, dando origem a três categorias explicitadas no capítulo II. Ao nos concentramos na produção do conhecimento em hipermídia analisamos três trabalhos acadêmicos em linguagem hipermidiática: From (Gomes, 2008), L?Ottocento (Eco, 1999) e Ilha Cabu (Petry, 2010), análises realizadas sob a ótica de três metodologias distintas que visam avaliar níveis de navegabilidade (Landow, 2006), interatividade (Schulmeister, 2001), hibridismo de linguagens (Santaella, 2005) e níveis de conhecimento (Bairon, 2004) sob o viés da produção do conhecimento em hipermídia como possibilidade de abertura hermenêutica entre ciência e senso comum..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Toque da Ciência: Estudos de Natureza e Impacto de um produto de Divulgação Científica
Descrição: A pesquisa pretende traçar uma avaliação crítica do Toque da Ciência, produto jornalístico de divulgação científica. O objetivo principal é verificar de que forma é construído seu discurso da práxis da ciência. Para isso, serão realizados estudos de análise do discurso relativos ao programa Toque da Ciência. Também será realizado um levantamento de estudos de caso, que formará um mapa da divulgação científica recente no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Toque da Ciência - plataforma multimídia de divulgação científica
Descrição: "Toque da Ciência - plataforma multimídia de divulgação científica" é um projeto voltado ao público em geral nos meios eletrônico, televisivo e radiofônico. Propõe-se a produção de produtos de divulgação científica em várias modalidades, reunidos em um Portal dedicado à popularização da ciência ( www.ciencia.inf.br ) . Os programas Toque da Ciência, com 90 segundos de duração, têm a proposta de formar um acervo da pesquisa científica recente de todo o Brasil, com prioridade para a diculgaçãon das pesquisas de bolsistas de produtividade. O grande diferencial da proposta é que os depoimentos que consistem os programas são realizados pelos próprios pesquisadores, a partir de textos elaborados por bolsistas. Inicialmente, a veiculação é feita em portal próprio, na Rádio Unesp e na webrádio Mundo Digital, com pretensões de expansão de alcance pela distrubuição em outras rádios ou instituições. Este projeto se propõe à produção de programas de áudio e vídeo, de uma revista eletrônica e uma agência de notícias, todos voltados à comunicação científica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Érica Masiero Nering - Integrante / Juliano Maurício de Carvalho - Coordenador / Mateus Yuri Ribeiro da Silva Passos - Integrante / Aline Emi naoe - Integrante / Ana Carolina Lorencetti Chica - Integrante / Carolina Bortoleto Firmino - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Revista Online Toque da Ciência
Descrição: O Toque em Revista é uma revista de jornalismo científico voltada à produção de notícias, reportagens e entrevistas-perfis de pesquisadores da Unesp e do país e à cobertura de eventos de destaque, formando um acervo digital textual qualitativo da pesquisa recente das diversas unidades da Unesp do país e sua interligação com eventos de difusão científica. A revista também conta com crônicas e artigos de pesquisadores e docentes da universidade e instituições de mérito reconhecido ligados à pesquisa e promoção da ciência. Inicialmente, a veiculação está sendo feita em website próprio (www.ciencia.inf.br), com distribuição gratuita para o Jornal da Unesp e jornais universitários, educativos e comunitários. O diferencial da proposta é a utilização do jornalismo literário, processo qualitativo de captação e escrita focada na humanização e profundidade de texto, vitais para a formação de uma cultura científica pelo público leitor, bem como o exercício de jornalismo prospectivo, que utiliza fatos do presente para traçar reflexões e cenários sobre desdobramentos futuros. Por meio dessa experiência, estudantes de graduação têm a oportunidade de exercitar a redação textual em divulgação científica tratando não só de pesquisas, mas também eventos, inovação tecnológica e temas que tangenciem a produção de conhecimento e o pensamento e produção em jornalismo avançado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) .
Integrantes: Érica Masiero Nering - Integrante / Juliano Maurício de Carvalho - Coordenador / Mateus Yuri Ribeiro da Silva Passos - Integrante / Ana Carolina Lorencetti Chica - Integrante / Carolina Bortoleto Firmino - Integrante / Karen Terossi - Integrante / Vivian Lourenço - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa.
2006 - 2009
Jornal Cultural de Bauru
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2009
Toque da Ciência- Divulgação Científica Participativa
Descrição: O Toque da Ciência é um projeto voltado à divulgação científica no meio radiofônico. Propõe-se a produção diária de programas em áudio com um minuto e meio de duração (e também vídeo, em caráter experimental), formando um acervo da pesquisa científica recente em diversas modalidades. O grande diferencial da proposta é que a locução dos programas será realizada pelos próprios pesquisadores, a partir de textos elaborados por bolsistas, estudantes de Jornalismo, sempre sob a supervisão do coordenador executivo do projeto. Inicialmente, a veiculação será feita na Rádio Unesp e na webrádio Mundo Digital, com pretensões de expansão de alcance. Versões: Unesp (Extensão) - Destina-se à divulgação de pesquisas realizadas por docentes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) ao longo de um ano, com ênfase em projetos recentes, concluídos desde 2004. Nacional (CNPq) - Destina-se à divulgação de pesquisas de todo o Brasil ao longo de um ano, num total de 365 programas, com ênfase na produção de pesquisadores bolsistas de produtividade e em pesquisadores de programas de pós-graduação stricto sensu que tenham nota 7. Também serão produzidos, em caráter experimental, 50 programas em vídeo digital, para veiculação online..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (1) .
Integrantes: Érica Masiero Nering - Integrante / Juliano Maurício de Carvalho - Coordenador / Mateus Yuri Ribeiro da Silva Passos - Integrante / Aline Emi naoe - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 15
2006 - 2008
Rádio Unesp Virtual
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Expressão da Estácio- REDE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Tecnologias da Comunicação/Especialidade: Comunicação Digital.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Tecnologias da Comunicação/Especialidade: Hipermídia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Divulgação Científica.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Melhor trabalho da região São Paulo apresentado para o V Seminário de Pesquisa da Estácio, Universidade Estácio de Sá.
2009
Melhor site jornalístico "Toque da Ciência", Expocom Sudeste (Intercom).
2009
Melhor site jornalístico "Toque da Ciência", Expocom Nacional (Intercom).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PASSOS, Mateus Yuri R. S.2015PASSOS, Mateus Yuri R. S. ; CASTILHO, Fernanda ; NERING, É. M. . Reflexões teóricas sobre a produção científica: métodos de pesquisa social na área dos estudos de Comunicação. Conexão: Comunicação e Cultura, v. 14, p. 83-107, 2015.

2.
ORLANDINI, R.2015ORLANDINI, R. ; NERING, É. M. ; NAOE, Aline E. . Women on waves: o fim do patriarcalismo e os movimentos sociais à luz de um novo feminismo. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 23, p. 149-160, 2015.

3.
SANTANA, Fernanda C.2015SANTANA, Fernanda C. ; NERING, É. M. ; PASSOS, Mateus Yuri R. S. . Reflexões teóricas sobre a produção científica: métodos de pesquisa social na área dos estudos de Comunicação. Conexão: Comunicação e Cultura, v. 14, p. 83-107, 2015.

4.
NERING, É. M.2013 NERING, É. M.. Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica. Cibertextualidades (Porto), v. 5, p. 237-253, 2013.

5.
NERING, É. M.2013 NERING, É. M.. Desconstrução científica na dupla ruptura: Uma análise de Diadorim e a aproximação ciência/sociedade. Animus (Santa Maria. Online), v. 12, p. 101-133, 2013.

6.
CHICA, A.C.L.2011CHICA, A.C.L. ; FIRMINO, C.B. ; NERING, É. M. ; VIEIRA, Maria Carolina. ; PASSOS, Mateus Yuri R. S. ; CARVALHO, Juliano M. . Revista Toque da Ciência: Fusão literária e científica. Iniciacom: revista brasileira de iniciacao cientifica em comunicacao social, v. 3, p. 1/8-21, 2011.

7.
NAOE, Aline E.2010NAOE, Aline E. ; NERING, É. M. ; ALVAREZ, Fábio L. ; D'ARCADIA, João G. C. F. ; CARVALHO, Juliano M. ; PASSOS, Mateus Yuri R. S. . Toque da Ciência: bases para um estudo de acompanhamento. Animus (Santa Maria), v. 18 n.2, p. 147-164, 2010.

8.
PASSOS, Mateus Yuri R. S.2010 PASSOS, Mateus Yuri R. S. ; NERING, É. M. ; CARVALHO, Juliano M. . The Chudnovsky Case: How Literary Journalism Can Open the ?Black Box? of Science. Literary Journalism Studies, v. 2, p. 27-46, 2010.

9.
NERING, É. M.2009 NERING, É. M.; CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. . Divulgação Científica em questão:um estudo de caso acerca dos processos. Lumina (UFJF. Online), v. 3, p. 7, 2009.

10.
PASSOS, M. Y.2008PASSOS, M. Y. ; NERING, É. M. ; CARVALHO, J. M. . Ciência em construção e jornalismo literário: as montanhas de Pi. E-Compós (Brasília), v. 11, p. 1-16, 2008.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NERING, É. M.. Guia de doenças: ginecologista esclarece os sintomas e os tratamentos dos problemas mais comuns entre as mulheres.. Revista Malu, p. 10 - 10, 12 mar. 2009.

2.
NERING, É. M.. Doença Emocional: a psoríase parece chegar de repente, mas sua origem é mais profunda.. Revista Malu, p. 18 - 19, 19 fev. 2009.

3.
NERING, É. M.. Costumes indianos. Revista Malu, p. 12 - 12, 12 fev. 2009.

4.
NERING, É. M.; NAOE, A. E. . Que rufem os tambores! O espetáculo vai começar: trupe traz para Bauru a magia esquecida dos picadeiros.. Jornal Cultural de Bauru, Bauru, p. 4 - 5, 20 out. 2008.

5.
NERING, É. M.. Uma janela para Elvis: as memórias de isopor de um homem desconhecido, com nome de astro de rock.. Jornal Contexto, Bauru, p. 14 - 14, 05 out. 2008.

6.
NERING, É. M.; Laís Barros Martins ; BOLSARIN, R. . A vida ganha graça depois: idosos conquistam respeito e lazer em Bauru.. Jornal Cultural de Bauru, Bauru, p. 6 - 6, 05 jul. 2008.

7.
NERING, É. M.; MANDELLI, M. C. . O canto esquecido: a crise nos corais universitários pode extinguir essa prática cultural.. Jornal Cultural de Bauru, Bauru, p. 6 - 6, 05 maio 2006.

8.
FERREIRA, M. F. ; NERING, É. M. . Líquido ameaçado: como trabalhar a preservação do recurso renovável mais abundante da Terra.. Projetos Educativos: Meio Ambiente.

9.
FERREIRA, M. F. ; NERING, É. M. . Que calor é esse?. Projetos Educativos Meio Ambiente.

10.
FERREIRA, M. F. ; NERING, É. M. . Nossa Biodiversidade. Projetos Educativos Meio Ambiente.

11.
NERING, É. M.; FERREIRA, M. F. . Que festa é esta? desenvolva atividades para abordar as características dos festejos juninos Brasil afora.. Guia do Educador Especial.

12.
NERING, É. M.. Escrita animal: Meio Ambiente inspira vivências que resultam na confecção de revista.. Novo Educador Especial Alfabetização.

13.
NERING, É. M.. Tráfego de letras: iniciativa de professora ensina como usar a educação no trânsito para formar novos leitores.. Novo Educador Especial Alfabetização.

14.
NERING, É. M.. Aventuras em baús: disponibilização de livros infantis possibilita a formação de uma comunidade consciente.. Novo Educador Especial Alfabetização.

15.
NERING, É. M.. Palavras que andam: veja como um professor da rede pública de ensino abriu o caminho de 32 mil crianças rumo à alfabetização.. Novo Educador Especial Alfabetização..

16.
NERING, É. M.. Sabedoria de raíz: como trabalhar com seus alunos a valorização da cultura popular brasileira.. Projetos Educativos Folclore.

17.
NERING, É. M.. Um pouco de tudo: costumes e tradições de várias origens revelam o sicretismo da região Sudeste.. Projetos Educativos Folclore.

18.
NERING, É. M.. Quase europeu: sul do País reúne traços de diferentes povos, especialmente do Velho Continente.. Projetos Educativos Folclore.

19.
NERING, É. M.. Aldeia de riquezas: tribos indígenas e a cultura caipira fazem do Centro-Oeste um celeiro de múltiplas tradições.. Projetos Educativos Folclore.

20.
NERING, É. M.. Terra à vista! A primeira região a ser explorada pelos descobridores abriu as portas para a diversidade brasileira.. Projetos Educativos Folclore.

21.
NERING, É. M.. Palco do caboclo: morada de centenas de povos indígenas. o Norte é uma verdadeira teia cultural.. Projetos Educativos Folclore.

22.
NERING, É. M.. Brincando com a linguagem: quadrinhas, parlendas, ditados... além de divertidos, são valiosos instrumentos para o aprendizado.. Projetos Educativos Folclore.

23.
NERING, É. M.. Tradições na escola. Professora diz que o ambiente escolar é, por si só, um local de constante troca cultural e desmistifica o folclore como assunto a ser tratado separadamente dos conteúdos curriculares. (entrevista). Projetos Educativos Folclore.

24.
NERING, É. M.. A África está em nós. Iniciativa ajuda as crianças a compreenderem a influência da cultura africana no Brasil.. Projetos Educativos Folclore.

25.
NERING, É. M.. Cotidiano folclórico: conheça a experiência de uma escola que adota as lendas e os mitos como temas a serem discutidos o ano todo.. Projetos Educativos Folclore.

26.
NERING, É. M.. Luz, câmera, educar! Veja por que transformar a sala de aula em set de filmagem ajuda no desenvolvimento da turma.. Guia do Educador: Educação Infantil..

27.
NERING, É. M.. Paisagem inspiradora: como as condições de entorno da escola podem ser uma forma de abordar a educação ambiental.. Guia do Educador: Educação Infantil..

28.
NERING, É. M.. Grandes artistas: projeto favorece a criatividade por meio de práticas didáticas e técnicas variadas.. Guia do Educador: Educação Infantil..

29.
NERING, É. M.. Melodias do saber: professora utiliza a música como instrumento de aprendizagem.. Guia do Educador: Educação Infantil..

30.
NERING, É. M.. Trilhas da alfabetização: professoras desenvolvem projeto para formar socialmente novos leitores e escritores.. Projetos Educativos Especial Alfabetização..

31.
NERING, É. M.. Enredos para ensinar: entenda como as histórias do mestres da literatura infantil podem favorecer o aprendizado da turma.. Projetos Educativos Especial Alfabetização..

32.
NERING, É. M.. Vida saudável: desenvolva dinâmicas que ajudam a classe a entender o funcionamento do corpo para se cuidar melhor.. Guia do Educador Especial.

33.
NERING, É. M.. Oca de saberes: Promova o respeito às diferenças, trazendo para a sala a riqueza das tribos indígenas.. Guia do Educador Especial.

34.
NERING, É. M.. Roupa que diz. Professora de Arte usa tecidos africanos para dialogar com os alunos sobre a cultura negra.. Guia do Educador Especial Temas Transversais..

35.
NERING, É. M.. Limpando a sujeira. Trabalhe a conscientização ambiental enquanto ensina a reciclar o óleo para fazer sabão.. Guia do Educador Especial.

36.
NERING, É. M.. Muito mais que frio. Estudo de átomos ultrafrios no Brasil ainda é pouco conhecido, mas a área é promissora.. Jornal Contexto.

37.
NERING, É. M.. Divida seu táxi! Site criado por americanos ajuda a economizar dinheiro no transporte, com o conforto de um carro particular.. Livrevista: a revista do senso incomum..

38.
NERING, É. M.. O preço o conforto. Número excessivo de carros, congestionamentos constantes e poluição crescente põem em xeque o conforto de ter um carro próprio.. Livrevista: a revista do senso incomum..

39.
NERING, É. M.. Na trilha de um caminho sem solo. Cultivo hidropônico fornece alimentos de qualidade sem prejudicar o ambiente.. Livrevista: a revista do senso incomum..

40.
NERING, É. M.. Restaurar o passado, construir um futuro. A experiência de uma OSCIP que busca unir a necessidade de jovens carentes às necessidades de uma cidade que não pode esquecer seu passado.. Livrevista: a revista do senso incomum..

41.
NERING, É. M.. O mundo através das letras. A FLIP- Festa Literária Internacional de Parati- chega à sua sexta edição com discussões, debates e boa literatura.. Livrevista: a revista do senso incomum..

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NERING, É. M.. Comunidades virtuais de aprendizado- uma perspectiva hipermídia. In: XIV Congresso Internacional Ibercom 2015, 2015, São Paulo. Anais do XIV Congresso Internacional Ibercom 2015, 2015.

2.
NERING, É. M.. Nós escolhemos a lua! Narrativas em hipermídia e a hermenêutica científica. In: 1º Congresso Internacional de Novas Narrativas: encontro de narrativas de comunicações e artes, 2015, São Paulo. Anais do 1º Congresso Internacional de Novas Narrativas: encontro de narrativas de comunicações e artes, 2015.

3.
NERING, É. M.; BAIRON, Sérgio. . Ciência e senso comum: três categorias epistemológicas na apropriação dos meios diigitais pela comunicação científica. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

4.
NERING, É. M.; BAIRON, Sérgio. . Diálogos sobre a desconstrução de caixas pretas: uma proposta em expressividade digital. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010. p. 1-13.

5.
NERING, É. M.; PASSOS, M. Y. ; CARVALHO, J. M. . Jornalistas e cientistas: um estudo de caso acerca dos sujeitos na divulgação científica. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

6.
NERING, É. M.; PASSOS, M. Y. ; CARVALHO, J. M. ; BELDA. F.R. . O blog como um novo meio para o jornalista de ciências. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

7.
NERING, É. M.; CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. . As relações de poder no discurso de divulgação científica. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008.

8.
NERING, É. M.; ALVAREZ, F. L. ; CARVALHO, J. M. ; NAOE, A. E. ; PASSOS, M. Y. ; SILVA, J. G. C. F. E. . Toque da Ciência: estudos de acompanhamento de um programa audiofônico de divulgação científica.. In: INTERCOM 2007 - XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação., 2007, Santos-SP. Anais do INTERCOM 2007 - XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo - SP : Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2007., 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NERING, É. M.; ALVAREZ, F. L. ; NAOE, A. E. ; PASSOS, M. Y. ; CARVALHO, J. M. ; SILVA, J. G. C. F. E. . Toque da Ciência: estudos de natureza e impacto de um produto de divulgação científica - A análise do discurso como fundamento.. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp., 2007, Araraquara-SP. XIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2007, Araraquara., 2007.

2.
NAOE, A. E. ; NERING, É. M. ; ALVAREZ, F. L. ; CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. ; SILVA, J. G. C. F. E. . Toque da Ciência: estudos de natureza e impacto de um produto de divulgação científica.. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2007, Araraquara- SP. XIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NERING, É. M.. Comunidades virtuais de aprendizado e hipermídiauma análise sob o viés da comunicação. In: 1o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 2015, São Paulo. Anais do 1o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 2015. p. 283-283.

2.
NERING, É. M.. O conceito de hipermídia e ?a Casa Filosófica? como possibilidade para a produção do conhecimento. In: IV Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM-USP, 2013, São Paulo. Anais da IV Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM-USP. São Paulo: PPGCOM, 2013. v. 4. p. 76-76.

3.
NERING, É. M.; BAIRON, Sérgio. . Desconstrução científica na dupla ruptura: uma análise de Diadorim e a aproximação ciência/sociedade. In: III Jornada Acadêmica Discente PPGCOM- ECA/USP, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos da III Jornada Acadêmica Discente PPGCOM- ECA/USP, 2012.

4.
NERING, É. M.; PASSOS, Mateus Yuri R. S. ; CARVALHO, J. M. . Uma nova função para a comunicação científica. In: II Seminário Lecotec de Comunicação Científica- Lecomciência, 2009, Bauru. Livro de Resumos II Seminário Lecotec de Comunicação Científica- Lecomciência, 2009.

5.
NERING, É. M.; PASSOS, M. Y. ; CARVALHO, J. M. ; BELDA. F.R. . Blog de ciência: uma proposta para a divulgação de ciência. In: II Simpósio de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã., 2009, Bauru. Livro de Resumos do II Simpósio de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã., 2009.

6.
FIRMINO, C.B. ; CHICA, A.C.L. ; VIEIRA, E.C.F. ; TEROSSI, K. ; NERING, É. M. ; PASSOS, M. Y. ; CARVALHO, Juliano M. . Revista Toque da Ciência: fusão literária e científica. In: II Seminário Lecotec de Comunicação e Ciência, 2009, Bauru. Resumos do II Seminário Lecotec de Comunicação e Ciência, 2009. p. 47-48.

7.
NERING, É. M.; CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. . Toque da Ciência: a análise do discurso francesa aplicada a um produto de divulgação científica. In: II Seminário Lecotec de Comunicação Científica- Lecomciência, 2009, Bauru. Livro de Resumos II Seminário Lecotec de Comunicação Científica- Lecomciência, 2009.

8.
NERING, É. M.; CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. . Diálogo de Discursos. In: 1º Simpósio Lecotec, 2008, Bauru. Resumos do 1º Simpósio de Comunicação e Tecnologias Interativas. Bauru: LECOTEC, 2008.

9.
NERING, É. M.; CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. . Um estudo de caso sobre a relação de jornalistas e cientistas. In: I Seminário lecotec de Comunicação Científica, 2008, Bauru. Resumos de I Seminário Lecotec de Comunicação Científica. Bauru: Lecotec, 2008.

10.
PASSOS, M. Y. ; NERING, É. M. ; CARVALHO, J. M. . Cultura científica: uma análise quantitativa de reportagens de ciência na revista 'piauí'.. In: 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas. Anais/Resumos da 60a Reunião Anual da SBPC, 2008.

11.
NERING, É. M.; PASSOS, M. Y. ; CARVALHO, J. M. . A divulgação científica e o entendimento da ciência na sociedade: uma análise discursiva e sociológica.. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2008.

12.
NERING, É. M.; NAOE, A. E. ; CARVALHO, J. M. ; ALVAREZ, F. L. ; PASSOS, M. Y. ; SILVA, J. G. C. F. E. . Toque da Ciência - Divulgação científica colaborativa. In: 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2007, Bélem- PA. 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007.

13.
NERING, É. M.; NAOE, A. E. ; CARVALHO, J. M. ; ALVAREZ, F. L. ; PASSOS, M. Y. ; SILVA, J. G. C. F. E. . Toque da Ciência Divulgação científica colaborativa.. In: IX Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico, 2007, São paulo-SP. IX Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico, 2007, São Paulo. Anais, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
NERING, É. M.; PASSOS, M. Y. ; CARVALHO, J. M. . As relações de poder no discurso de divulgação científica. Diálogos Possíveis (FSBA), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
NERING, É. M.; BAIRON, Sérgio. . Diálogos sobre a desconstrução de caixas pretas: uma proposta em expressividade digital. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BAIRON, Sérgio. ; NERING, É. M. ; LAZANEO, Caio. . Produção Partilhada do Conhecimento: Comunidade e Universidade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
NAOE, Aline E. ; PASSOS, M. Y. ; NERING, É. M. ; CARVALHO, J. M. ; CHICA, A.C.L. ; FIRMINO, C.B. ; VIEIRA, E.C.F. ; COSTA, L.C.T. ; PRACHUCO, N.G. . Toque da Ciência: uma experiência com novas TIC para divulgação científica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
NERING, É. M.; NAOE, A. E. ; CARVALHO, K.F. ; RODRIGUES, P.F. . Mosaico: uma proposta de jornalismo e arte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NERING, É. M.; CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. . Diálogo de Discursos: Um estudo de caso sobre a relação do Jornalista com o Cientista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NERING, É. M.; CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. . A Divulgação Científica em processo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PASSOS, M. Y. ; NERING, É. M. ; CARVALHO, J. M. . Cultura Científica: uma análise quantitativa de reportagens de ciência na revista piauí. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NERING, É. M.; CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. . As relações de poder no discurso de divulgação científica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PASSOS, M. Y. ; NERING, É. M. . Cultura científica: uma análise quantitativa de reportagens de ciência na revista 'piauí'.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
NERING, É. M.; PASSOS, M. Y. ; CARVALHO, J. M. . Divulgação Científica: uma conversa da Física com o Jornalismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NERING, É. M.; NAOE, A. E. ; CARVALHO, J. M. ; ALVAREZ, F. L. ; PASSOS, M. Y. ; SILVA, J. G. C. F. E. . Toque da Ciência: estudos de acompanhamento de um programa audiofônico de divulgação científica.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. ; SILVA, J. G. C. F. E. ; ALVAREZ, F. L. ; NAOE, A. E. ; NERING, É. M. . Toque da Ciência- Divulgação Científica Colaborativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NERING, É. M.; PASSOS, M. Y. ; CARVALHO, J. M. . Toque da Ciência: Estudos de Acompanhamento de um produto de DC- A Análise do Discurso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NERING, É. M.. Pechêux e Foucault: a Análise do Discurso como objeto de estudo da Divulgação Científica.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. ; NERING, É. M. ; NAOE, A. E. ; ALVAREZ, F. L. ; SILVA, J. G. C. F. E. . Toque da Ciência- Divulgação Científica Colaborativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. ; NAOE, A. E. ; NERING, É. M. . Um diálogo sobre a divulgação de ciências. Bauru, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARVALHO, Juliano M. ; PASSOS, M. Y. ; NERING, É. M. ; NAOE, Aline E. ; D'ARCADIA, João G. C. F. ; ALVAREZ, F. L. . Toque da Ciência - Estudos de natureza e impacto de um produto de divulgação científica.. 2007.

Redes sociais, websites e blogs
1.
NERING, É. M.; NAOE, Aline E. ; ORLANDINI, R. ; NORONHA, L. ; ANUNCIACAO, S. ; SILVA, E. L. . O terceiro grau indígena. 2011; Tema: Políticas indígenas para Ensino Superior Indígena. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
NERING, É. M.. Avaliador no IJ- Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2012. (Avaliador de Evento Científico).

2.
NERING, É. M.. 20º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2012. (Avaliador de Evento Científico).

3.
NERING, É. M.; CARVALHO, J. M. . Toque da Ciência: estudos de natureza e impacto de um produto de divulgação científica.. 2009. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
NERING, É. M.; NAOE, A. E. ; RODRIGUES, P.F. ; CARVALHO, K.F. . Revista Mosaico: renove seus sentidos.. 2009 (Produção jornalística) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BAIRON, Sérgio.; GIACOMINI FILHO, G.; NERING, É. M.. Participação em banca de Alessandra Vieira Rielli.A nova configuração do Turismo: como a Internet mudou a maneira de viajar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de São Paulo.

2.
BAIRON, Sérgio.; MATUCK, Artur.; NERING, É. M.. Participação em banca de Amy Haromi Nakasone.Sites de redes sociais: as ferramentas da era informacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

3.
BAIRON, Sérgio.; TRINDADE, Eneus; NERING, É. M.. Participação em banca de Ivy de Oliveira de Pontes Leça.Vídeos virais na publicidade: como os publicitários estão trabalhando este novo formato. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

4.
BAIRON, Sérgio.; ANTUNES, L. G. C.; NERING, É. M.. Participação em banca de Rafael Arrais Biihrer.A cultura do remix: hibridismo e cibercultura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Congresso Internacional de Novas Narrativas: encontro de narrativas de comunicações e artes. Nós escolhemos a lua! Narrativas em hipermídia e a hermenêutica científica. 2015. (Congresso).

2.
I Congresso de Graduação da USP. Comunidades virtuais de aprendizado e hipermídia- uma análise sob o viés da comunicação. 2015. (Congresso).

3.
XIV Congresso Ibero-americano de Comunicação ? IBERCOM 2015. Comunidades virtuais de aprendizado- uma perspectiva hipermídia. 2015. (Congresso).

4.
IV Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM-USP.O conceito de hipermídia e ?a Casa Filosófica? como possibilidade para a produção do conhecimento. 2013. (Seminário).

5.
V Seminário de Pesquisa da Estácio.O conhecimento científico e a produção partilhada universidadecomunidade um estudo da hipermídia. 2013. (Seminário).

6.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Ciência e senso comum: três categorias epistemológicas na apropriação dos meios diigitais pela comunicação científica. 2012. (Congresso).

7.
II Jornada Acadêmica Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo.Ciência em Hipermídia: tramas digitais na produção do conhecimento. 2011. (Outra).

8.
Science'n'Fiction. 2010. (Seminário).

9.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Diálogos sobre a desconstrução de caixas pretas: uma proposta em expressividade digital. 2010. (Congresso).

10.
I Encontro de Comunicação e Cidadania - A terceira idade e os meios de comunicação: a imagem do idoso na sociedade. 2009. (Encontro).

11.
II Seminário Lecotec de Comunicação Científica- Lecomciência.Toque da Ciência: a análise do discurso francesa aplicada a um produto de divulgação científica. 2009. (Seminário).

12.
II Simpósio de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã..Blog de ciência: uma proposta para a divulgação de ciência. 2009. (Simpósio).

13.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Jornalistas e cientistas: um estudo de caso acerca dos sujeitos na divulgação científica. 2009. (Congresso).

14.
1º Seminário Lecotec de Comunicação Científica.Diálogo de Discursos: Um estudo de caso sobre a relação do Jornalista com o Cientista. 2008. (Seminário).

15.
1º Simpósio Lecotec- Comunicação e Tecnologias Interativas.A Divulgação Científica em Processo. 2008. (Simpósio).

16.
60º Reunião Anual da SBPC.Cultura Científica: Uma análise quantitativa de reportagens de ciência na revista piauí. 2008. (Outra).

17.
OFCOM. Jornalismo em Revista: da pauta à edição.OFCOM. Jornalismo em Revista: da pauta à edição. 2008. (Oficina).

18.
Oficina de Criação de textos/Narrativas de viagem.Oficina de Criação de textos/Narrativas de viagem. 2008. (Oficina).

19.
XII Congresso Brasileiro de Ci~encias da Comunicação na Região Sudeste. 2008. (Congresso).

20.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. As relações de poder no discurso de divulgação científica. 2008. (Congresso).

21.
59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Toque da Ciência - Divulgação científica colaborativa. 2007. (Congresso).

22.
INTERCOM 2007 - XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Toque da Ciência: estudos de acompanhamento de um programa audiofônico de divulgação científica.. 2007. (Congresso).

23.
IX Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico. Toque da Ciência- Divulgação científica colaborativa. 2007. (Congresso).

24.
IX Jornada Multidisciplinar: Pensamento e Linguagem.Pêcheux e Foucault: A Análise dos Discursos como objeto de estudo da divulgação científica.. 2007. (Outra).

25.
Media On- 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online. 2007. (Seminário).

26.
Oficina de crônicas promovida pela V Festa Literária Internacional de Parati. 2007. (Outra).

27.
Oficina de Instrumentos de Pesquisa Científica na Internet. 2007. (Congresso).

28.
SIMPEP- Simpósio de Engenharia de Produção. 2007. (Simpósio).

29.
Workshop de Jornalismo Cultural Online do Media On. 2007. (Seminário).

30.
XIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Toque da Ciência: estudos de natureza e impacto de um produto de divulgação científica - A análise do discurso como fundamento. 2007. (Congresso).

31.
1ª Semana de Rádio e TV da FAAC. 2006. (Outra).

32.
1º Seminário do Grupo de Estudos Audiovisuais- TV digital: Desafios e Perspectivas.. 2006. (Seminário).

33.
Atividades do projeto de extensão universitária Coral da Unesp. 2006. (Outra).

34.
EPECOM- Encontro Paulista dos Estudantes de Comunicação. 2006. (Encontro).

35.
Observatório Latino Americano- Intervenções políticas, culturais e midiáticas, e as resistências na América Latina.. 2006. (Seminário).

36.
Oficina de Locução. 2006. (Oficina).

37.
Oficina de Paisagens Sonoras. 2006. (Oficina).

38.
Realização de Curtas.Realização de Curtas. 2006. (Oficina).

39.
Seminário Local do FNDC "'Da democratização à digitalização das comunicações".. 2006. (Seminário).

40.
VIII Jornada Multidisciplinar: Projetos Políticos, Eleições e Comunicação.. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, J. M. ; CHICA, A.C.L. ; FIRMINO, C.B. ; NAOE, A. E. ; NERING, É. M. ; PASSOS, M. Y. . II Seminário lecotec de Comunicação Científica. 2009. (Congresso).

2.
CARVALHO, J. M. ; BELDA. F.R. ; CHICA, A.C.L. ; NERING, É. M. ; NAOE, Aline E. ; PASSOS, M. Y. . II Simpósio de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã. 2009. (Congresso).

3.
CARVALHO, J. M. ; XAVIER, R. ; PASSOS, M. Y. ; NERING, É. M. ; NAOE, Aline E. ; LOURENÇO, V. ; FIRMINO, C.B. . I Simpósio Internacional de Televisão Digital.. 2009. (Congresso).

4.
NERING, É. M.; CARVALHO, J. M. ; NAOE, A. E. ; PASSOS, M. Y. . 1º Simpósio Lecotec. 2008. (Congresso).

5.
NERING, É. M.; NAOE, A. E. ; CARVALHO, J. M. ; PASSOS, M. Y. . 1º Seminário Lecotec de Comunicação Científica. 2008. (Congresso).

6.
NERING, É. M.; ALVAREZ, F. L. ; CARVALHO, J. M. ; DAMASCENO, C. S. ; NAOE, A. E. ; PASSOS, M. Y. ; SILVA, J. G. C. F. E. . II Encontro da Ulepicc Brasil. 2008. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NERING, É. M.. Costumes indianos. Revista Malu, p. 12 - 12, 12 fev. 2009.

2.
NERING, É. M.. Doença Emocional: a psoríase parece chegar de repente, mas sua origem é mais profunda.. Revista Malu, p. 18 - 19, 19 fev. 2009.

3.
NERING, É. M.. Guia de doenças: ginecologista esclarece os sintomas e os tratamentos dos problemas mais comuns entre as mulheres.. Revista Malu, p. 10 - 10, 12 mar. 2009.

4.
FERREIRA, M. F. ; NERING, É. M. . Líquido ameaçado: como trabalhar a preservação do recurso renovável mais abundante da Terra.. Projetos Educativos: Meio Ambiente.

5.
FERREIRA, M. F. ; NERING, É. M. . Nossa Biodiversidade. Projetos Educativos Meio Ambiente.

6.
NERING, É. M.. Escrita animal: Meio Ambiente inspira vivências que resultam na confecção de revista.. Novo Educador Especial Alfabetização.

7.
NERING, É. M.. Aventuras em baús: disponibilização de livros infantis possibilita a formação de uma comunidade consciente.. Novo Educador Especial Alfabetização.

8.
NERING, É. M.. Aldeia de riquezas: tribos indígenas e a cultura caipira fazem do Centro-Oeste um celeiro de múltiplas tradições.. Projetos Educativos Folclore.

9.
NERING, É. M.. Brincando com a linguagem: quadrinhas, parlendas, ditados... além de divertidos, são valiosos instrumentos para o aprendizado.. Projetos Educativos Folclore.

10.
NERING, É. M.. A África está em nós. Iniciativa ajuda as crianças a compreenderem a influência da cultura africana no Brasil.. Projetos Educativos Folclore.

11.
NERING, É. M.. Cotidiano folclórico: conheça a experiência de uma escola que adota as lendas e os mitos como temas a serem discutidos o ano todo.. Projetos Educativos Folclore.

12.
NERING, É. M.. Luz, câmera, educar! Veja por que transformar a sala de aula em set de filmagem ajuda no desenvolvimento da turma.. Guia do Educador: Educação Infantil..

13.
NERING, É. M.. Grandes artistas: projeto favorece a criatividade por meio de práticas didáticas e técnicas variadas.. Guia do Educador: Educação Infantil..

14.
NERING, É. M.. Melodias do saber: professora utiliza a música como instrumento de aprendizagem.. Guia do Educador: Educação Infantil..

15.
NERING, É. M.. Enredos para ensinar: entenda como as histórias do mestres da literatura infantil podem favorecer o aprendizado da turma.. Projetos Educativos Especial Alfabetização..

16.
NERING, É. M.. Oca de saberes: Promova o respeito às diferenças, trazendo para a sala a riqueza das tribos indígenas.. Guia do Educador Especial.

17.
NERING, É. M.. Limpando a sujeira. Trabalhe a conscientização ambiental enquanto ensina a reciclar o óleo para fazer sabão.. Guia do Educador Especial.


Redes sociais, websites e blogs
1.
NERING, É. M.; NAOE, Aline E. ; ORLANDINI, R. ; NORONHA, L. ; ANUNCIACAO, S. ; SILVA, E. L. . O terceiro grau indígena. 2011; Tema: Políticas indígenas para Ensino Superior Indígena. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 19:47:06