Vanessa das Dores Duarte Teruel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2483035333440660
  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Licenciada em Ciências Biológicas (2006) e licenciada em Pedagogia (2012). Especialização Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar (em andamento). Especialista em Ciências Biológicas pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Atua como professora no curso de Ciências Biológicas e nas disciplinas pedagógicas das licenciaturas de Biologia, Letras, Matemática, História, Geografia e Química. Participa da produção de materiais didáticos (capítulos e imagens) para o curso de Ciências Biológicas e nas disciplinas pedagógicas das licenciaturas de Biologia, Letras, Matemática, História, Geografia e Química. Membro do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas, Química e Letras. Professora tutora de diversos componentes: Escola e Sociedade I, Estágio Supervisionado I, II e III, Zoologia, Genética, Histologia Animal, Anatomia e Fisiologia Animal, Psicologia da Educação, Didática, Prática Pedagógica III, Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso e Responsabilidade Socioambiental. Professora validadora de material para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso de Ciências Biológicas. Professora supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid - UNIUBE) na Escola Estadual Santa Terezinha (2017-2018). Tem experiência na área de Educação, no Ensino Fundamental, do oitavo ao nono ano, no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Atuou como docente no curso técnico Curso Normal da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, com as disciplinas Sociologia da Educação Infantil e Aspectos Filosóficos e Antropológicos da Educação Infantil nos primeiros e segundos períodos, no ano de 2016. Atuou como docente no curso técnico Curso Normal da Escola Estadual Santa Terezinha, com as disciplinas de Noções básicas de saúde, alimentação e nutrição; Fundamentos psicossociais da Educação Infantil; Aspectos históricos, filosóficos, antropológicos e sociológicos da Educação Infantil; Filosofia; Sociologia da Educação Infantil, História da Educação; Aspectos Antropológicos da Educação Infantil; Pesquisa Educacional; Didática; Fundamentos da Língua de Sinais (LIBRAS); Jogos, brinquedos e brincadeiras e Estágio Obrigatório. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa das Dores Duarte Teruel
Nome em citações bibliográficas
TERUEL, V. D. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Uberaba, Educação a Distância - EAD.
Av. Nenê Sabino, 1801
Universitário
38055500 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 33198800
Ramal: 8748
URL da Homepage: http://www.uniube.br/site-institucional.php


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: A avaliação no Ambiente Virtual da Aprendizagem: um estudo em Representações Sociais dos licenciandos em Ciências Biológicas - EAD,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Profª Dra. Marilene Ribeiro Resende.
Palavras-chave: Avaliação; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Representações Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Representações Sociais.
Setores de atividade: Educação.
2018
Especialização em andamento em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar. (Carga Horária: 480h).
Instituto Passo 1, PASSO 1, Brasil.
2010 - 2011
Especialização em Ciências Biológicas. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA EAD: SABERES E PRÁTICAS FORMATIVAS.
Orientador: Lúcia Helena Luíza Vieira Amim.
2010 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: As borboletas de Zagorsk: A visão interacionista de Vygostky no desenvolvimento das crianças surdas e cegas.
Orientador: Monica Aparecida de Oliveira Cruz.
2003 - 2006
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
O sucesso acadêmico do estudante de EaD: autorregulação da aprendizagem em. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
Processos avaliativos no Ensino Superior. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
Jogos e brincadeiras musicais. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
Ensino Híbrido na Educação Superior. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
Dislexia e saúde laboral. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Uberaba, PMU, Brasil.
2018 - 2018
Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem nos mundos da educação e do trab. (Carga horária: 3h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Criação de Artigo. (Carga horária: 4h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação de Professores de Ambientes Virtuais. (Carga horária: 17h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora da disciplina institucional: Disciplina Cidadania, Heterogeneidade e Diversidade, dos cursos Direito, Psicologia, Administração, Odontologia e Fisioterapia.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Serviços prestados
Outras informações
Elaboração de questões de Biologia para o Concurso Vestibular - COPESE.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Serviços prestados
Outras informações
Elaboração de questões de Biologia para o PIAS - Programa de Ingresso de Avaliação Seriada, e para o Processo Especial de Seleção PES.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Atuo em disciplinas Pedagógicas pertinentes à formação comum: Projeto Político Pedagógico; Planejamento e Plano de Ensino; Estudo das teorias do Desenvolvimento Humano; Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia na sala de aula, Parâmetros Curriculares Nacionais e o Portfólio como método avaliativo. Dos conteúdos específicos: Biologia Celular e Molecular, Matemática aplicada à Biologia, Química Geral, Química Orgânica, Histologia, Embriologia, Fisiologia e Anatomia Comparadas, Botânica, Bioquímica, Biofísica, Ecologia, Genética Mendeliana, Genética Geral, Geologia, Paleontologia, Zoologia de Vertebrados e Invertebrados, Parasitologia, Imunologia, Patologia e Microbiologia. Já atuei em dois encontros como professora convidada para o curso de Pedagogia trabalhando em Seminário com Atividades Práticas voltadas para Ciências do Ensino Fundamental. Auxiliei a equipe de produção na editoração dos materiais impressos (livros). Realizo a editoração e produção de imagens dos materiais impressos do curso de Ciências Biológicas. Sou professora responsável de componentes no AVA do curso de Ciências Biológicas. Atuo na conferência e validação dos material digital para O Ambiente Virtual de Aprendizagem no curso de Ciências Biológicas. Participo da elaboração de questões para processos seletivos da área de Biologia: Vestibular Junho/2011 e PIAS 2011.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora supervisora - bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Professora supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), na Escola Estadual Santa Terezinha, com o subprojeto Recantos de Minas: a percepção ambiental dialogada por meio da Arte, sob a coordenação do professor Me. Ricardo Baratella.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato vigente durante a oferta do módulo
Outras informações
Professora contratada para o módulo: Psicopedagogia e docência universitária: identidade e políticas públicas, pertencente ao curso de pós-graduação lato sensu de Psicopedagogia. Neste módulo são discutidos os seguintes temas: Pós-modernidade e globalização: o novo paradigma clássico; Função docente no século XXI: tecnologia e educação; L. 13146 - Estatuto da pessoa com deficiência - 2015; Políticas Públicas para a Educação; Plano Nacional de Educação; Constituição de 1988; Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96; Diretrizes - Educação Especial . As aulas são transmitidas ao vivo e as atividades são desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do referido curso.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contrato vigente durante a oferta do módulo
Outras informações
Professora contratada para o módulo Docência universitária - dinâmicas e estilos de ensinar, pertencente ao curso de pós-graduação lato sensu de Psicopedagogia. Neste módulo são discutidos os seguintes temas: Identidade docente; Planejamento; Avaliação; O planejamento e a avaliação da aprendizagem e sua relação com a atuação psicopedagógica. As aulas são transmitidas ao vivo e as atividades são desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do referido curso.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Contrato vigente durante a oferta do módulo
Outras informações
Professora contratada para o módulo: Psicopedagogia e docência universitária: identidade e políticas públicas, pertencente ao curso de pós-graduação lato sensu de Psicopedagogia. Neste módulo são discutidos os seguintes temas: Pós-modernidade e globalização: o novo paradigma clássico; Função docente no século XXI: tecnologia e educação; L. 13146 - Estatuto da pessoa com deficiência - 2015; Políticas Públicas para a Educação; Plano Nacional de Educação; Constituição de 1988; Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96; Diretrizes - Educação Especial . As aulas são transmitidas ao vivo e as atividades são desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do referido curso.

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo L, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração e organização de Avaliações Presenciais do curso de Ciências Biológicas e do componente de Formação Pedagógica para as demais Licenciaturas (Ciências Biológicas, Química, Geografia, História, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Matemática). Conferência e validação de materiais para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do componentes específicos do curso de Ciências Biológicas e o componente de Formação Pedagógica para as demais Licenciaturas (Ciências Biológicas, Química, Geografia, História, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Matemática).

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Atuação como professora especialista convidado na modalidade Educação a Distância (EAD) da Universidade de Uberaba, ministrando seminários (carga horária de 16 horas) e oficinas (carga horária de 8 horas) na área de Ciências Biológicas - Formação Comum e Formação Específica, no período de setembro de 2007 até o presente momento. Cidades em que atuei no estado de Minas Gerais: Barbacena, Belo Horizonte, Chapada Gaúcha, Governador Valadares, Guanhães, Janaúba, Malacacheta, Montes Claros, Teófilo Otoni e Uberaba No estado do Mato Grosso, na cidade de Guarantã do Norte. Totalizando mais de 60 eventos, correspondente a mais de 960 horas. Atuei em disciplinas Pedagógicas pertinentes à formação comum: Projeto Político Pedagógico; Planejamento e Plano de Ensino; Estudo das teorias do Desenvolvimento Humano; Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia na sala de aula, Parâmetros Curriculares Nacionais e o Portfólio como método avaliativo. Dos conteúdos específicos: Biologia Celular e Molecular, Matemática aplicada à Biologia, Química Geral, Química Orgânica, Histologia, Embriologia, Fisiologia e Anatomia Comparadas, Botânica, Bioquímica, Biofísica, Ecologia, Genética Mendeliana, Genética Geral, Geologia, Paleontologia, Zoologia de Vertebrados e Invertebrados, Parasitologia, Imunologia, Patologia e Microbiologia.

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Docência universitária: dinâmicas e estilos de ensinar
05/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras Português/inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espaço Pedagógico da Sala de Aula - Formação Comum
05/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espaço Pedagógico da Sala de Aula - Formação Comum
05/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espaço Pedagógico da Sala de Aula - Formação Comum
05/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espaço Pedagógico da Sala de Aula - Formação Comum
05/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espaço Pedagógico da Sala de Aula - Formação Comum
05/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espaço Pedagógico da Sala de Aula - Formação Comum
05/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras Português/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espaço Pedagógico da Sala de Aula - Formação Comum

Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia, EENSA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Designação, Carga horária: 18
Outras informações
Atuei nas classes do Ensino Fundamental com a disciplina de Ciências e no Ensino Médio com Biologia. Ministrei aulas no cursinho preparatório pré-vestibular.

Atividades

02/2007 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
02/2007 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

escola estadual professora corina de oliveira, EEPCO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PEBD1, Carga horária: 12
Outras informações
Docente do Curso Normal (nível técnico) ministrando as disciplinas de: Sociologia da Educação Infantil e Aspectos Filosóficos e Antropológicos da Educação Infantil, primeiro e segundo períodos.


Escola Estadual Santa Terezinha, EEST, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEBD1, Carga horária: 16
Outras informações
Docente do Curso Normal (nível técnico - pós-médio) ministrando as disciplinas: 2017 Primeiro Ano - Noções básicas de saúde, alimentação e nutrição; Fundamentos Psicossociais da Educação Infantil; Aspectos, históricos, filosóficos, sociológicos e antropológicos da Educação Infantil. Segundo Ano - Sociologia da Educação Infantil, Aspectos Antropológicos e Filosóficos da Educação Infantil, História da Educação, Filosofia da Educação Infantil e Pesquisa Educacional. 2018 Terceiro Ano - Didática; Fundamentos da Língua de Sinais (LIBRAS); Jogos, Brinquedos e Brincadeiras e Prática de Formação - Estágio Obrigatório.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Observatório da Educação Interdisciplinaridade na educação básica: estudos por meio da arte e da cultura popular
Descrição: Este projeto interinstitucional tem por objeto a interdisciplinaridade na educação básica. Seu objetivo é realizar ações que façam interagir os conceitos científicos, a arte e a cultura popular e, para isso, propõe uma pesquisa-ação colaborativa e crítica junto a professores e alunos do ensino fundamental de duas escolas da rede municipal de ensino de Uberaba, MG. Como referencial teórico, fundamenta-se em obras de autores como Fazenda (2003), Pimenta (2005), Franco (2005) e Bachelard (1996), entre outros. Para o desenvolvimento dos estudos, envolve uma Universidade, um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, duas escolas públicas de educação básica e três cursos de Licenciatura. Esperam-se como resultados contribuir para a melhoria no processo ensino aprendizagem, com utilização de metodologias de ensino oriundas de uma concepção de educação que propõe a construção do conhecimento de forma interdisciplinar, e, ainda, colaborar para o alcance de metas propostas pelo IDEB..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Vanessa das Dores Duarte Teruel - Integrante / Sueli Teresinha de Abreu Bernardes - Coordenador / Gustavo Araújo Batista - Integrante / Antonia Teresinha da Silva - Integrante / Tiago Zanquêta de Souza - Integrante / Sueli Heloisa Doriguetto Ferreira - Integrante / Meire Luce Bernardes Silva Machado - Integrante / Alisson José Oliveira Duarte - Integrante / Leonora de Abreu Bernardes - Integrante / Alessandra Morais Alves de Souza e Furtado - Integrante / Adriana Paula Martins - Integrante / Marcelo Silva - Integrante / Elton Antônio Alves Pereira - Integrante / Geraldo Gonçalves de Lima - Integrante / Lúcia Helena Nunes Junqueira - Integrante / Dulce Helena Alvarenga Ribeiro - Integrante / Jorge Humberto Inácio - Integrante / Susan Gabrielly Grediaga Capucci - Integrante / Diovane de César Resende Ribeiro - Integrante / Valéria Salgado dos Santos Cruz - Integrante.
2012 - 2014
A avaliação no Ambiente Virtual de Aprendizagem: um estudo em Representações Sociais dos licenciandos de Ciências Biológicas - EAD
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem no ambiente virtual. O objetivo geral é compreender se e como as atividades de avaliação presentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem favorecem um processo de avaliação formativa, no contexto das representações sociais dos alunos do curso de Ciências Biológicas, na modalidade à distância, em uma universidade particular mineira. O estudo se realizará numa abordagem mista (quantitativa e qualitativa), uma vez que de posse dos dados obtidos é possível desenvolver a análise e a representatividade mais aprofundada dos mesmos. Os procedimentos metodológicos incluem a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa de campo será utilizado o questionário com questões abertas e fechadas, incluindo ainda a técnica de evocação de palavras. Esse instrumento será aplicados a todos os alunos que aceitarem participar, das etapas IV, V e VI do curso, em 12 polos, nos quais o curso é oferecido. Também constitui procedimento de coleta de dados, o grupo focal a ser realizado posteriormente à aplicação do questionário e à sua apuração inicial, em dois polos, a serem definidos posteriormente. Os dados serão analisados a partir do software EVOC e da análise de conteúdos fundamentada nos pressupostos de Bardin..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vanessa das Dores Duarte Teruel - Integrante / Marilene Resende Ribeiro - Coordenador.
2011 - 2013
A aprendizagem em cursos de formação de professores na modalidade a distância
Descrição: A educação a distância no ensino superior é hoje uma realidade que tem provocado debates acirrados, inclusive com uma polarização de posições. Nesse cenário de otimismo, de euforia e, também, de desconfiança e de preocupações, a pesquisa é fundamental. Preocupam-nos, particularmente, as questões referentes à aprendizagem na formação do professor nessa modalidade, tais como: Como os professores formadores percebem e promovem a aprendizagem dos alunos? Como ocorre a mediação pedagógica, por meio do material impresso e dos ambientes virtuais de aprendizagem? Como a formação nessa modalidade é percebida pelo egresso que está atuando no magistério e por seus pares? Assim, dando continuidade à pesquisa iniciada em 2008, Aprendizagem nos cursos de formação de professores na modalidade a distância , em que buscamos analisar como o aluno descreve o seu processo de aprendizagem, propomos quatro subprojetos, com os objetivos gerais de analisar aspectos referentes à aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, na modalidade a distância, e produzir conhecimento que possa contribuir para uma educação a distância de qualidade na formação do professor. Com base nesses pressupostos e, considerando os objetivos desta pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa são os cursos de Pedagogia e Matemática, ofertados na região do Triângulo Mineiro. Realizaremos pesquisa teórico-bibliográfica, documental e de campo, utilizando questionário, entrevistas individuais e coletivas. A análise dos materiais terá como base, a análise de conteúdo fundamentada nos pressupostos de Bardin, contando, também, com o apoio do software Chic (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesiva)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Vanessa das Dores Duarte Teruel - Integrante / Marilene Resende Ribeiro - Coordenador / Vânia Maria de Oliveira Vieira - Integrante / Orlando Fernandés Aquino - Integrante / Djalma Gonçalves Pereira - Integrante / Márcia Guimarães Oliveira de Souza - Integrante / Laura Caroline Sousa do Carmo - Integrante / Cassiano Afonso Vieira - Integrante / João Henrique Borges Bento - Integrante / Luiz Paulo Rocha Vinhal - Integrante / Kamilla Paulina Alves - Integrante / Ana Paula Arantes Lima - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Minas contada pela arte e pelo artesanato: um projeto interdisciplinar
Descrição: Neste projeto interdisciplinar, ressalta-se o diálogo entre a educação, a literatura, a história, a geografia e a biologia, tendo a arte e o artesanato como eixo de convergência para o estudo de Minas Gerais. Por meio das criações artísticas serão estudados a historiografia, a cultura popular, os estudos semânticos da língua portuguesa, o contexto da literatura, a diversidade cultural, as bacias hidrográficas e os recursos hídricos, as populações tradicionais, a alimentação, a religiosidade, a moradia, as ruralidades, o bioma cerrado, as interações seres vivos e ambiente e a apropriação da natureza como problemática ambiental, dentre outros. O objetivo principal é fazer interagir os saberes oriundos das áreas selecionadas, os conceitos científicos e a imaginação criadora para criar um conhecimento fundamental para o aluno do ensino fundamental da rede municipal de ensino, ao mesmo tempo em que forma o discente dos cursos de Licenciatura para realizar atividades pedagógicas interdisciplinares na educação básica. A metodologia baseia-se no entendimento de que a interdisciplinaridade é uma atitude diante do conhecimento disciplinar, do que resulta um desenvolvimento mútuo e interações recíprocas. A pedagogia interdisciplinar suprime o monólogo do professor e instaura uma prática dialógica. Assim, propõe-se conduzir o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da escola municipal, e igualmente nas atividades de formação continuada dos discentes universitários, a partir de perguntas que nortearão a busca investigativa. Em um primeiro momento, são selecionados os artistas: Carlos Drumond de Andrade, João Guimarães Rosa, Mário de Ascenção Palmério, Carlos Bernardo Bracher, Hélio Siqueira, Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde), Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Adélia Prado e a Associação dos Artesãos de Uberaba. Essa escolha baseia-se no critério da expressão das mineiridades e da possibilidade de estudar Minas Gerais por intermédio das expressões artísticas. Por me.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vanessa das Dores Duarte Teruel - Coordenador / Sueli Teresinha de Abreu Bernardes - Integrante / Isabel Cristina Correa Cruz - Integrante / Carina Diniz Rocha - Integrante / Ana Cristina Ramos - Integrante / Elaine Rodrigues - Integrante / Tula De Franco - Integrante / Marlei Teodora Mateus - Integrante / Ricardo Baratella - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
TERUEL, V. D. D.. Interações entre ambiente e o genótipo. Genética. 1ed.Uberaba: UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA, 2011, v. 1, p. -.

2.
TERUEL, V. D. D.; ÁVILA, MARIANA BEATRIZ GUIMARÃES DE, . Genética Mendeliana. Genética. 1ed.Uberaba: UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA, 2011, v. 1, p. -.

3.
TERUEL, V. D. D.. Alelos múltiplos ou polialelia. Genética. 1ed.Uberaba: UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA, 2011, v. 1, p. -.

4.
TERUEL, V. D. D.. Vida: como tudo começou.... Biologia celular. 1ed.São Paulo: Pearson, 2010, v. , p. 1-45.

5.
BARATELLA, Ricardo. ; TERUEL, V. D. D. . A ordenação do conhecimento e os elementos básicos de sistemática filogenética. Botânica, volume 1. 1ed.São Paulo: Pearson, 2010, v. 1, p. 1-43.

6.
TERUEL, V. D. D.; LAGUNA, G. V. (Viviane Gaya Laguna) . Zigoto: a pluralidade de possibilidades. Botânica, volume 2. 1ed.São Paulo: Pearson, 2010, v. 2, p. 213-244.

7.
TERUEL, V. D. D.. Histologia animal: tecidos epitelial e conjuntivo. Embriologia e histologia animal. São Paulo: Pearson, 2010, v. , p. 91-124.

8.
TERUEL, V. D. D.; BARATELLA, Ricardo. . De olho na natureza dos organismos inferiores. Botânica, volume 1. 1ed.São Paulo: Pearson, 2010, v. 1, p. 93-140.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TERUEL, V. D. D.; BARATELLA, Ricardo. . A interdisciplinaridade na formação inicial de professores no curso Normal nível médio no Estados de Minas Gerais. In: VIII Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, 2017, Uberlândia. A interdisciplinaridade na formação inicial de professores no curso Normal nível médio no Estados de Minas Gerais. Uberlândia, 2017.

2.
SOUZA, T. Z. ; SOUZA, M. G. O. ; TERUEL, V. D. D. ; BERNARDES, S. T. A. . Pesquisa e docência na formação pedagógica em cursos de licenciatura EAD. In: IV Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, 2013, Uberlândia. IV Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, 2013. v. 1. p. 1-8.

3.
SOUZA, M. O. G. ; SOUZA, T. Z. ; TERUEL, V. D. D. . Educação e arte: uma proposta de formação de professores para a educação básica. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação - II Congresso Internacional - Trabalho Docente e Processos Educativos - II Simpósio de Ética em Pesquisa - UNIUBE, 2013, Uberaba. 7º Encontro de Pesquisas em Educação, 2013. v. 1. p. 30-37.

4.
LIMA, A. P. A. ; ALMEIDA JUNIOR, A. J. ; TERUEL, V. D. D. . Educação a distância: aspectos históricos, legais e procedimentais. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação - II Congresso Internacional - Trabalho Docente e Processos Educativos - II Simpósio de Ética em Pesquisa - UNIUBE, 2013, Uberaba. http://www.revistas.uniube.br/index.php/anais/article/view/670/967. Uberaba, 2013. v. 1. p. 23-37.

5.
SOUZA, M. G. O. ; TERUEL, V. D. D. ; SOUZA, T. Z. ; BERNARDES, S. T. A. . O fórum em ambientes virtuais de aprendizagem na formação de professores para a Educação Básica.. In: I International Conference on Teacher Education - IV Seminário de Formação de Professores, 2013, Uberaba. O fórum em ambientes virtuais de aprendizagem na formação de professores para a Educação Básica, 2013. v. 1.

6.
TERUEL, V. D. D.; SOUZA, M. O. G. ; SOUZA, T. Z. ; BERNARDES, S. T. A. . Diálogo entre diferentes linguagens na formação comum dos cursos de licenciatura - EAD da UNIUBE. In: IV Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, 2013, Uberlândia. IV Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, 2013. v. 1. p. 1-5.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TERUEL, V. D. D.; BENJAMIN, W. S. ; MARQUES, D. A. ; BERNARDES, S. T. A. . A formação pedagógica comum em cursos de formação de professores EAD para a Educação Básica. In: Extensão em formação de professores: a construção do conhecimento do profissional docente - I Encontro Interinstitucional do PIBID/UNIUBE, 2013, Uberaba. Revista Encontro de Formação de Professores. Uberaba, 2013. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
TERUEL, V. D. D.; BARATELLA, Ricardo. . A interdisciplinaridade na formação inicial de professores no curso Normal nível médio no Estados de Minas Gerais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TERUEL, V. D. D.; BENJAMIN, W. S. ; MARQUES, D. A. ; BERNARDES, S. T. A. . A formação pedagógica comum em cursos de formação de professores EAD para a Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
TERUEL, V. D. D.; SOUZA, M. O. G. ; SOUZA, T. Z. ; BERNARDES, S. T. A. . Diálogo entre diferentes linguagens na formação comum dos cursos de licenciatura - EAD da UNIUBE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, T. Z. ; SOUZA, M. O. G. ; TERUEL, V. D. D. ; BERNARDES, S. T. A. . Pesquisa e docência na formação pedagógica em cursos de licenciatura EAD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, M. G. O. ; SOUZA, T. Z. ; TERUEL, V. D. D. . Educação e arte: uma proposta de formação de professores para a educação básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, A. P. A. ; ALMEIDA JUNIOR, A. J. ; TERUEL, V. D. D. . Educação a distância: aspectos históricos, legais e procedimentais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERNARDES, S. T. A. ; TERUEL, V. D. D. ; MARQUES, D. A. ; SOUZA, M. O. G. ; SOUZA, T. Z. ; BENJAMIN, W. S. . Grupo Virtual de Estudos Arkhé. 2013. (Grupo de Estudos).

2.
BERNARDES, S. T. A. ; TERUEL, V. D. D. ; SOUZA, T. Z. ; MARQUES, D. A. ; BENJAMIN, W. S. ; SOUZA, M. G. O. . Grupo de Estudos Arkhé. 2012. (Grupo de Estudos).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, M. G. O.; TERUEL, V. D. D.. Participação em banca de Mirma Nogueira de Souza Figueiredo. Diagnóstico psicopedagógico: descobertas que vão além da queixa inicial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Uberaba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VELASCO, N. D.; TERUEL, V. D. D.; LUZ, A. M.. Participação em banca de Vanessa Cristina Ribeiro Takahashi.Tratamento e reuso de água na agroindústria sucroenergética. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

2.
FONSECA, V. M.; TERUEL, V. D. D.; FRANCO, P. C.. Participação em banca de Mariane Sousa Hermenegildo.Gestão de resíduos sólidos em área rural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

3.
TERUEL, V. D. D.; DOMINGOS JUNIOR, F. A.. Participação em banca de Lucio Claudio Gonçalves.Surto populacional da mosca dos estábulos, Stomoxys calcitrans, no município de Santa Juliana - ,MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

4.
FONSECA, V. M.; BARATELLA, Ricardo.; TERUEL, V. D. D.. Participação em banca de Juliana de Fátima da Silva.Mapeamento da qualidade ambiental do rio Capivara - Araxá - MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

5.
FONSECA, V. M.; THEDEI JUNIOR, G.; TERUEL, V. D. D.. Participação em banca de Wildro Silva Barbosa.Disposição de resíduos sólidos na pedreira de Léa, Uberaba/MG, Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

6.
FRANCO, P. C.; BARATELLA, Ricardo.; TERUEL, V. D. D.. Participação em banca de Clarissa Beatriz da Costa Gregório.Caracterização e gestão da nascente de água no perímetro urbano no município de Uberaba/MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TERUEL, V. D. D.. APRENDIZAGEM COLETIVA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA EM SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2016. Universidade Federal de Uberlândia.

2.
TERUEL, V. D. D.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: TRABALHANDO AS DIFERENÇAS. 2016. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Extensão em formação de professores: a construção do conhecimento do profissional docente - I Encontro Interinstitucional do PIBID/UNIUBE.A formação pedagógica comum em cursos de formação de professores EAD para a Educação Básica. 2013. (Encontro).

2.
IV Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola.Pesquisa e docência na formação pedagógica em cursos de licenciatura EAD. 2013. (Encontro).

3.
IV Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola.Diálogo entre diferentes linguagens na formação comum dos cursos de licenciatura - EAD da UNIUBE. 2013. (Encontro).

4.
VII Encontro de Pesquisa em Educação - II Congresso Internacional - Trabalho Docente e Processo Educativos - II Simpósio de Ética em Pesquisa - UNIUBE. Educação e arte: uma proposta de formação de professores para a educação básica. 2013. (Congresso).

5.
VII Encontro de Pesquisa em Educação - II Congresso Internacional - Trabalho Docente e Processo Educativos - II Simpósio de Ética em Pesquisa - UNIUBE. Educação a distância: aspectos históricos, legais e procedimentais. 2013. (Congresso).

6.
Abordagens, tipos e procedimentos de pesquisa em educação. 2012. (Seminário).

7.
I Colóquio Internacional sobre Ensino Desenvolvimental: vida , pensamento e obra dos principais representantes russos. 2012. (Outra).

8.
II Jornada Educação a Distância: o futuro da arte. 2012. (Outra).

9.
III Seminário de Formação de Professores. 2011. (Seminário).

10.
Symposium Apolíneo-Dionisíaco: a razão e a linguagem artísitca na vida acadêmica.A razão e a linguagem artística na vida acadêmica. 2011. (Simpósio).

11.
VI Encontro de Pesquisa em Educação, I Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos, I Simpósio de Ética em Pesquisa. 2011. (Congresso).

12.
II Seminário de Formação de Professores, qualidade de ensino e inclusão, I Encontro do PIBID, I Encontro das Licenciaturas e I Encontro do Grupo de Implementação do Mestrado da UFTM. 2010. (Seminário).

13.
Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva de Cana. 2007. (Congresso).

14.
XIII Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2007. (Congresso).

15.
I Congresso Regional de Formação de Educadores. 2004. (Congresso).

16.
VII Semana Científico-Pedagógica. 2003. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TERUEL, V. D. D.; SOUZA, M. O. G. ; SOUZA, T. Z. ; BERNARDES, S. T. A. . Diálogo entre diferentes linguagens na formação comum dos cursos de licenciatura - EAD da UNIUBE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, M. G. O. ; SOUZA, T. Z. ; TERUEL, V. D. D. . Educação e arte: uma proposta de formação de professores para a educação básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Classificada em concurso público para o provimento de cargo de professor de Biologia (Ensino Médio), no Estado de Minas Gerais.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 21:15:52