Francisco Otavio Landim Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2968047889590061
  • Última atualização do currículo em 21/01/2019


Francisco Otávio Landim Neto. Professor Adjunto A do Magistério Superior - 40h DE - Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Campus Binacional do Oiapoque. Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010). Possui mestrado em Geografia (2013) pela Universidade Federal do Ceará. Doutor (2016) na referida instituição. Diretor Geral do Campus Binacional do Oiapoque (2017). Tem experiência na área de Cartografia Social, Planejamento Ambiental em Bacias Hidrográficas, atuando nos seguintes temas: Análise Integrada da Paisagem, Geoprocessamento e Educação Ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Otavio Landim Neto
Nome em citações bibliográficas
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amapá.
Campus BR 156
Campus Universitário
60230430 - Oiapoque, AP - Brasil
Telefone: (96) 35212662
URL da Homepage: http://www2.unifap.br/oiapoque/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Geografia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: APLICAÇÃO DE INDICADORES DO MODELO FORÇA MOTRIZ, PRESSÃO, ESTADO, IMPACTO, RESPOSTA - DPSIR: SUBSÍDOS PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO GONÇALO - CE, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Antônio Jeovah de Andrade Meireles.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: DPSIR; BACIA HIDROGRÁFICA; PLANEJAMENTO.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: APLICAÇÃO DO MODELO DPSIR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUARIBAS, CEARÁ, BRASIL: SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO AMBIENTAL LOCAL,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Adryane Gorayeb.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Bacia hidrográfica, Rio Guaribas, Modelo DPSIR, Pl.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2011
Graduação em Geografia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E SUA ATUAÇÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR.
Orientador: MARIA EDIVANI SILVA BARBOSA.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Nivelamento Teórico e Prático em Geoproce. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2013 - 2013
Grupo de Estudo - Cartografia Social. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Princípios da Ecoalfabetização. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Introdução aos Princípios da Permacultura. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
Metodologia Cientifica e Abordagem Interdiciplina. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
Gestão Territorial e Problemas Ambientais. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
A Contribuição da Educação do Campo para o Ensino. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Projetos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010
Relatório de Impactos Ambientais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010
Ecologia dos Manguezais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
A Geografia Física e a construção da história. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2008 - 2008
Geomorfologia e Tectônica do Nordeste Brasileiro. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2008
Campesinato e Sociedades Indígenas. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Geomorfologia no Ensino da Geografia Física. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Dáulia Bringel, C.D.B, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Professor da disciplina de Geografia das turmas de 1º ano do Colégio Dáulia Bringel no periodo de março a maio


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista de Extensão Universitária do Projeto: Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre (2008 - 2009) Bolsista de Iniciação Científica (2010-2011)

Atividades

09/2014 - 01/2015
Ensino, Aperfeiçoamento em Educação Ambiental, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
seguintes módulos: Cibercultura e EaD, Concepções de Educação Ambiental, Redução de Consumo, Quintais Produtivos e Projeto de Intervenção

Escola Popular Cooperativa do Benfica, EPC - BENFICA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Professor Voluntário da disciplina de Geografia na Escola Popular Cooperativa do Benfica no Período 2007 a 2009.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
CARTOGRAFIA SOCIAL, CONFLITOS TERRITORIAIS E SUSTENTABILIDADE: SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL NA TERRA INDÍGENA UAÇÁ, ETNIA KARIPUNA, ALDEIA MANGA, OIAPOQUE, AMAPÁ, BRASIL
Descrição: A Cartografia Social configura-se como um ramo do conhecimento cartográfico que possui um grande apelo social devido, principalmente, ao fato de oferecer possibilidades dar poder os povos tradicionais em situação de risco territorial, auxiliando-os na demarcação de seus próprios limites de caça, pesca, extrativismo e etc. O presente projeto de pesquisa objetiva sistematizar um conjunto de procedimentos técnico-metodológicos, a partir de vivência prática comunitária, que viabilizará a elaboração de mapas sociais da Terra Indígena Uaçá Etnia Karipuna, Aldeia Manga, representando um diagnóstico dos conflitos ambientais e as propostas da comunidade para resolução dos problemas encontrados. Em relação aos objetivos específicos pode-se elencar, i) apresentar um conjunto de elementos que contribuam para a instituição de uma concepção teórica ligada ao procedimento metodológico relacionado ao mapeamento participativo em Terras Indígenas, ii) construir uma análise territorial atualizada a partir de mapas recentes e históricos com integração do conhecimento tradicional de diferentes gerações visando resgatar e fortificar os aspectos ambientais e culturais dos Karipuna na aldeia de Manga; iii) realizar de um diagnóstico participativo/cartográfico social expondo as características ambientais e culturais da Terra Indígena Karipuna-Manga; iv) representar cartograficamente, por meio de metodologias da Cartografia Social, os territórios tradicionais, atentando para elementos e aspectos relevantes da comunidade (condições socioambientais, potencialidades, limitações, problemas), e v) oferecer meios instrumentais e cartográficos para que a comunidade possa praticar uma gestão ambiental e territorial com o uso das geotecnologias aplicadas em um plano de ações integradas a serem efetivadas na Terra Indígena Karipuna-Manga, visando assegurar a sustentabilidade dos seus recursos ambientais e culturais. No que concerne aos procedimentos metodológicos, o referencial teórico foi fundamentado nos estudos de (ACSELRAD, 2008; ALMEIDA, 2008; CHAPIN, 2005; POPAYAN, 2005; CARVALHO, 2014), dentre outros. Enquanto aporte metodológico a Cartografia Social possui fundamentos na investigação-ação-participação neste caso sendo considerado também os conceitos de território e paisagem. As pesquisas participativas procuram empoderar pessoas que historicamente haviam sido excluídas do processo de construção de informações acerca de suas realidades. A partir das ações propostas neste projeto de pesquisa inerentes ao mapeamento participativo espera-se que i) a construção de mapas e diagnósticos participativos que visam demostrar as caraterísticas ambientais e culturais da etnia, ii) estabelecimento de debates acerca da importância da manutenção do modo de vida tradicional comunitário e da necessidade de conservação dos recursos ambientais; iii) realizar um resgate histórico da etnia por meio do mapeamento social tendo em vista compreender as transformações ocorridas ao longo do tempo, iv) a efetivação de um plano de ações integradas voltadas a conservação e preservação dos recursos ambientais presentes no território da etnia, devidamente representados por mapas construído a partir da Cartografia Social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto - Coordenador / Edson Vicente da Silva - Integrante / Antônio Jeovah de Andrade Meireles - Integrante / Adryane Gorayeb - Integrante / Edenilson Dutra Moura - Integrante / Sâmella Patricia Lima Paungartten - Integrante / Rosilene Cruz de Araújo - Integrante / Claudiane de Menezes Ramos - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Amapá - Outra.
2012 - Atual
Cartografia Social e Manejo de Bacias Hidrográficas: Estudos, Práticas e Conhecimento Tradicional para a Construção de Novas Realidades Socioambientais
Descrição: O projeto desenvolve pesquisas em áreas de estudo do litoral do Ceará que congregam algumas características peculiares entre si: possuem comunidades tradicionais que subsistem, basicamente, dos recursos naturais ofertados pelo ambiente em que estão inseridas, como a pesca artesanal, e de pequenos serviços prestados, vinculados principalmente ao turismo e ao comércio varejista. Foram selecionados trechos na porção ocidental e oriental da costa cearense: 1) Estuário do Rio Guaribas, em Pecém, município de São Gonçalo do Amarante e 2) Lagoa da Uberaba, na Praia das Fontes, município de Beberibe. O projeto tem por objetivo Analisar as paisagens dos setores oriental e ocidental do litoral cearense, com o intuito de elaborar mapas sociais das comunidades tradicionais e realizar um diagnóstico da qualidade hídrica dos ambientes selecionados, de modo a possibilitar uma visão sistêmica e integrada da realidade cearense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto - Integrante / Nátane Oliveira da Costa - Integrante / Antônio Jeovah de Andrade Meireles - Integrante / Adryane Gorayeb - Coordenador / Wallason Farias de Souza - Integrante / Narcélio de Sá Pereira Filho - Integrante / Ana Nery Amaro Evangelista - Integrante.
Financiador(es): Unoversidade Federal di Ceará - Bolsa.
2010 - Atual
Análise e Monitoramento ambiental de estuários do Estado do Ceará VII Etapa ? Educação Ambiental e Comunitária no Litoral Leste do Ceará e Região Metropolitana de Fortaleza.
Descrição: Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto - Integrante / Francisco Davy Braz Rabelo - Integrante / Edson Vicente da Silva - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2017 - Atual
CONSTRUINDO UMA CARREIRA ACADÊMICA DE SUCESSO: METODOLOGIA CIENTÍFICA REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS
Descrição: Através do projeto de extensão ?Construindo uma Carreira Acadêmica de Sucesso: Metodologia Científica Reflexões Teóricas e Práticas?, o público alvo obterá ferramentas para planejar e organizar os trabalhos acadêmicos mediante os preceitos estabelecidos pela metodologia do trabalho cientifico. Nesse sentido objetiva-se:  Analisar a aplicabilidade das normas da metodologia cientifica em trabalhos acadêmicos de várias áreas do conhecimento;  Contribuir com a formação acadêmica de estudantes por meio de um conjunto de atividades didático-pedagógicas voltadas a elaboração de diferentes modalidades de trabalhos científicos.  Incentivar os estudantes ao aprofundamento das análises inerentes aos conceitos, métodos e metodologias que são básicos para a elaboração do trabalho cientifico;  Construir materiais bibliográficos com as temáticas discutidas durante as atividades do projeto, mediante a produção de diferentes modalidades de textos acadêmicos pelo público alvo;  Promover discussões acerca da fundamentação teórica dos métodos utilizados na ciência geográfica;  Avaliar o processo de aprendizagem dos participantes do projeto por meio da aplicação de questionários, realização de entrevistas e verificação dos materiais produzidos durante as ações realizadas no projeto de extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto - Coordenador / Edenilson Dutra Moura - Integrante / Ana Flávia de Albuquerque - Integrante /  Sâmella Patrícia Lima Paungartten - Integrante / Uedio Robds Leite da Silva - Integrante / Maria de Jesus Ferreira César de Albuquerque - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Amapá - Outra.
2010 - Atual
MANGROVE: Educação Ambiental em Áreas de Manguezal
Descrição: Desenvolver ações de Educação Ambiental em áreas de manguezais, beneficiando comunidades tradicionais (pesqueiras e ribeirinhas) - fundamentadas no Art. 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999. O projeto MANGROVE promove o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre metodologias, materiais educativos e outros instrumentos para a disseminação da educação ambiental. Realizar cursos, oficinas, palestras, exposições temáticas e promover ações integradas de Educação Ambiental. Ensinar e conscientizar estudantes de escolas públicas fazendo oficinas e dando palestras acerca da preservação ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto - Integrante / Antônio Jeovah de Andrade Meireles - Coordenador / Jocicléa de Sousa Mendes - Integrante / Nicolly Santos Leite - Integrante / Wallason Farias de Souza - Integrante / Yuska Karoene Abreu de Oliveira - Integrante / Lucio Correia Miranda - Integrante.
2010 - Atual
MAPAS DO COTIDIANO: PRINCÍPIOS, PRÁTICAS E SABERES TRADICIONAIS NA CONSTRUÇÃO DA NOVA CARTOGRAFIA
Descrição: Nova Cartografia Social, iniciada na Amazônia e atualmente desenvolvida em diversas regiões do Brasil, é o reconhecimento das expressões culturais e territoriais dos povos tradicionais, por meio da construção coletiva de mapas que expressam a realidade de seu cotidiano. A construção social dos mapas e a delimitação de seus territórios, através da utilização de tecnologias cartográficas avançadas (como GPS, softwares SIG e CAD) possibilitam que quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pescadores e outros povos construam a base cartográfica de seu próprio território, se apropriem da técnica de geração de mapas e, com isso,se instrumentalizem para uma possível mudança de postura frente a sua realidade socioambiental. Assim, esta Nova Cartografia, que possui um forte viés político, é um meio poderoso de mudança social para diversos povos que hoje estão com seus territórios em risco, seja pela especulação imobiliária, expansão do turismo de massa, grilagem ou mesmo crescimento urbana. Neste sentido, a execução do presente projeto irá contribuir para a formação de diversas comunidades tradicionais (do estado do Ceará e de outros estados onde existam projetos vinculados), assim como dos docentes e discentes que participam efetivamente de suas atividades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto - Integrante / Antônio Jeovah de Andrade Meireles - Integrante / Adryane Gorayeb - Coordenador / Ana Nery Amaro Evangelista - Integrante / Nicolly Santos Leite - Integrante / Wallason Farias de Souza - Integrante / Rafael Valente Rodrigues Silva - Integrante.
2010 - Atual
PROJETA ? Elaboração de Projetos e Inclusões Tecnológica em Áreas Rurais no Ceará
Descrição: PROJETA ? Elaboração de Projetos e Inclusões Tecnológica em Áreas Rurais no Ceará é desenvolvido por alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará, no município de Beberibe no Estado do Ceará. As principais linhas de atuação do projeto são: elaboração de projetos sociais, desenvolvimento tecnológico, enriquecimento cultural e educação ambiental. Essas quatro linhas de atuação, apesar de apresentarem uma diversidade temática, são desenvolvidas de forma conjugada, tendo o desenvolvimento da comunidade como foco principal e também o de tornar os jovens agentes multiplicadores nas suas localidades de origem..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto - Coordenador / Leilane Oliveira Chaves - Integrante / Nicolly Santos Leite - Integrante / Wallason Farias de Souza - Integrante / Mayara Maria Lima Marinho - Integrante / Thania Oliveira Carvalho - Integrante / Marta Celina Linhares Sales - Integrante.
2010 - Atual
CARTOGRAFAR: REFLEXÕES SOBRE A CIÊNCIA CARTOGRÁFICA NA ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO.
Descrição: Pode-se dizer que, em muitos casos, a análise do espaço geográfico tem como ponto de partida a leitura e a interpretação de produtos cartográficos e como resultado a elaboração de mapas, cartas ou foto-imagens de um determinado território estudado. Assim, a cartografia é uma ciência com procedimentos, conceitos e fundamentos próprios, mas que auxilia de maneira singular as análises geográficas do meio e da sociedade, uma vez que possiblita a vizualização das formas físicas e das características sociais e econômicas de uma dada região. Portanto, é de fundamental importância que os geógrafos e professores em geografia formados e em formação possuam conhecimentos básicos de cartografia, uma vez que tais conhecimentos são essenciais para o desenvolvimento pleno da profissão, seja como bacharel (em levantamentos de campo, para a elaboração de relatórios técnicos e etc.) ou como licenciado (em sala de aula do ensino fundamental e médio). Neste sentido, este projeto tem como principal intuito discutir as várias faces do conhecimento cartográfico no cotidiano da geografia, analisando conceitos, fundamentos e normas que regem a ciência cartografia e as suas aplicações dentro da ciência geográfica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto - Integrante / Antônio Jeovah de Andrade Meireles - Integrante / Juliana Maria Oliveira Silva - Integrante / Adryane Gorayeb - Coordenador / Ana Nery Amaro Evangelista - Integrante / Nicolly Santos Leite - Integrante.
2010 - Atual
Salas Interativas e Ações Comunitárias: estratégias de Desenvolvimento Local em Terra Indígena no Ceará

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edson Vicente da Silva em 02/06/2013.
Descrição: O projeto tem como objetivo principal contribuir para o enriquecimento das discussões sobre a temática ambiental e o desenvolvimento comunitário em Terra Indígena no Ceará, por meio de atividades que levem à sustentabilidade socioambiental e, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, desenvolve ações em comunidades indígenas desde 2009, dentre elas as tribos dos Jenipapo-kanindé e dos Pitaguary. O projeto tem como metodologia a integração por meio da Educação Ambiental e da pesquisa-ação e participativa das diferentes linhas de atuação, onde se realiza uma conexão entre as vertentes dos saberes tradicionais e do conhecimento técnico-científico, propiciando uma melhoria das condições socioambientais nas Terras Indígenas, através do desenvolvimento de estratégias locais que visam o desenvolvimento comunitário sustentável e a capacitação de agentes multiplicadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto - Integrante / Edson Vicente da Silva - Coordenador / Nátane Oliveira da Costa - Integrante / Leilane Oliveira Chaves - Integrante / Carolina Carneiro Magalhães - Integrante / Gledson Bezerra Magalhães - Integrante / Wallason Farias de Souza - Integrante / Yuska Karoene Abreu de Oliveira - Integrante.
2008 - 2011
Interações Didáticas para Educação Indígena e Ambiental
Descrição: Difusão de novas tecnologias na Pedagogia Ambiental e Indígena Diferenciada, junto a comunidade e escolas públicas, através de elaboração e exposição de material didático digital.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto - Integrante / Paulo Ferreira Dos Santos Filho - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2009
Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre
Descrição: Projeto permanente de Extensão Universitária, com linha de atuação voltada para trabalhos com Educação Ambiental na Região Metropolitana de Fortaleza, e em comunidades Tradicionais e Ribeirinhas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto - Coordenador.
2008 - Atual
SALA VERDE ÁGUA VIVA
Descrição: O projeto Sala Verde Água Viva tem um caráter permanente, estando situado no Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental, no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Tem sua base de atuação enraizada na disseminação da Educação Ambiental, buscando desenvolver ações que despertem a preocupação ambiental de forma individual e coletiva em diversas comunidades e dentro da Universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Francisco Otavio Landim Neto - Integrante / Francisco Davy Braz Rabelo - Integrante / Antônio Jeovah de Andrade Meireles - Coordenador / Leilane Oliveira Chaves - Integrante / Wallason Farias de Souza - Integrante / Yuska Karoene Abreu de Oliveira - Integrante / Lucio Correia Miranda - Integrante / Thania Oliveira Carvalho - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais
2014 - 2014
Periódico: Environmental Engineering and Management Journal (Print)
2015 - Atual
Periódico: International Journal of Research in Geography (IJRG)
2015 - Atual
Periódico: Rede : Revista Eletrônica do Prodema


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Landim Neto, F. O.2018Landim Neto, F. O.. A aula de campo no Parque Nacional do Cabo Orange, Oiapoque, Amapá ? Brasil: percepção da preservação ambiental e dos conflitos territoriais. Revista Eletrônica Casa de Makunaima, v. 1, p. 122-130, 2018.

2.
LANDIM NETO, F.O.2017LANDIM NETO, F.O.; GORAYEB ; SILVA ; SOUZA, W. F. de. . ANÁLISE DA EVOLUÇÃO ESPAÇOTEMPORAL (1958 - 2012) DOS SISTEMAS AMBIENTAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUARIBAS, NORDESTE DO BRASIL. BOLETIM DE GEOGRAFIA (ONLINE), v. 35, p. 82-94, 2017.

3.
MACIEL, A. N. C.2017MACIEL, A. N. C. ; Landim Neto, F. O. ; SILVA . EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA APLICADA À COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS DA TERRA INDÍGENA LAGOA DA ENCANTADA: PROPOSIÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS MEMBROS-CHAVE DA ETNIA JENIPAPO KANINDÉ, AQUIRAZ, CEARÁ ? BRASIL. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 34, p. 256-274, 2017.

4.
SILVA NETO, A. S.2017SILVA NETO, A. S. ; Landim Neto, F. O. . CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NA FRONTEIRA FRANCO BRASILEIRA: DISTRITO DE VILA BRASIL, OIAPOQUE ? AMAPÁ E O PARQUE NACIONAL MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE. REDE : REVISTA ELETRÔNICA DO PRODEMA, v. 11, p. 57-67, 2017.

5.
Landim Neto, F. O.2016Landim Neto, F. O.; MEIRELES ; SILVA . ASPECTOS CONCEITUAIS, LIMITES E DESAFIOS DA APLICAÇÃO DO MODELO FORÇA MOTRIZ, PRESSÃO, ESTADO, IMPACTO, REPOSTA ? FMPEIR EM PESQUISAS AMBIENTAIS. Geographia Meridionalis, v. 2, p. 145-164, 2016.

6.
Landim Neto, F. O.2016Landim Neto, F. O.; SILVA ; COSTA . CARTOGRAFIA SOCIAL INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TERRITORIAL: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES ACERCA DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DO MAPEAMENTO PARTICIPATIVO. Revista da Casa da Geografia de Sobral, v. 18, p. 56-70, 2016.

7.
GALDINO, L. K. A.2016GALDINO, L. K. A. ; Landim Neto, F. O. ; SILVA ; GORAYEB . TERRITORIALIDADE E MEIO AMBIENTE DA TERRA INDÍGENA PITAGUARY, CEARÁ- BRASIL: REFLEXÕES ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO MAPEAMENTO PARTICIPATIVO NA ALDEIA DE MONGUBA. Acta Geográfica (UFRR), v. 1, p. 114-127, 2016.

8.
ROCHA, B. T. G.2016ROCHA, B. T. G. ; Landim Neto, F. O. ; MEIRELES ; GORAYEB . CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO CAMPO EM APODI-RN: CONTRIBUIÇÕES PROPOSITIVAS DA CARTOGRAFIA SOCIAL. Revista Geografar (UFPR), v. 11, p. 99-112, 2016.

9.
RODRIGUEZ, J. M. M.2016RODRIGUEZ, J. M. M. ; SILVA ; LANDIM NETO, F.O. . EDUCACIÓN AMBIENTAL Y DESARROLLO SOSTENIBLE: NUEVAS TENDENCIAS. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 11, p. 317-326, 2016.

10.
Landim Neto, F. O.2016Landim Neto, F. O.; PAULINO, P. R. O. ; RIBEIRO, A. M. M. . A CARTOGRAFIA SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE ESPACIALIZAÇÃO DOS CONFLITOS TERRITORIAIS NO CAMPO: O CASO DA REGIÃO DA CHAPADA ? APODI/RN. Ambiente & Educação, v. 21, p. 60-71, 2016.

11.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2015Landim Neto, F. O.; GORAYEB ; Pereira Filho, N.S . ANÁLISE DAS CONDIÇÕES HIDROCLIMÁTICAS, HIDROGEOLÓGICAS E MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUARIBAS, CEARÁ, BRASIL: SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO AMBIENTAL LOCAL. Boletim Campineiro de Geografia, v. v. 4, p. 285-303, 2015.

12.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2015Landim Neto, F. O.; GORAYEB ; Pereira Filho, N.S ; COSTA ; MENDES . THE USE OF CARTOGRAPHY TO THE APPLICATION OF THE DPSIR MODEL TO THE DIAGNOSIS OF THE HYDROGRAPHIC BASIN OF THE GUARIBAS RIVER IN NORTHEASTERN BRAZIL: GUIDELINES FOR LOCAL ENVIRONMENTAL MANAGEMENT. RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online), v. 67/5, p. 1005-1015, 2015.

13.
MACEDO, R. C.2015MACEDO, R. C. ; Landim Neto, F. O. ; SILVA . DESCOBRINDO O ENTORNO ESCOLAR: ESTUDO DO MEIO APLICADO NA ANÁLISE DA PAISAGEM.. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 6, p. 33-45, 2015.

14.
LANDIM NETO, F.O.2015LANDIM NETO, F.O.; GORAYEB, A. ; PEREIRA FILHO, N.S. ; SILVA, E.V. . Geotecnologias Aplicadas na Caracterização Ambiental, Geomorfológica, Hipsométrica da Bacia Hidrográfica do Rio Guaribas: Subsídios para o Planejamento Ambiental. Revista Geoamazônia, v. 3, p. 28-41, 2015.

15.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2014Landim Neto, F. O.; GORAYEB ; Pereira Filho, N.S ; SILVA . ZONEAMENTO AMBIENTAL E FUNCIONAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUARIBAS: SUBSÍDIOS PARA GESTÃO AMBIENTAL LOCAL. Revista Geoaraguaia, v. 4, p. 63/ 4-80, 2014.

16.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2014Landim Neto, F. O.; GORAYEB ; Pereira Filho, N.S ; SILVA . OS IMPACTOS DA INDÚSTRIA PORTUÁRIA EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA DO NORDESTE DO BRASIL: ANÁLISE DE INDICADORES AMBIENTAIS. Rede : Revista Eletrônica do Prodema, v. 8, p. 1-34, 2014.

17.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2013Landim Neto, F. O.; GORAYEB ; SILVA ; RABELO . DIAGNÓSTICO AMBIENTAL E ZONEAMENTO FUNCIONAL DO ESTUÁRIO DO RIO CURU: SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO LOCAL E REGIONAL. Revista Geoaraguaia, v. 3, p. 97-113, 2013.

18.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2013Landim Neto, F. O.; SILVA ; MAGALHÃES. G.B ; Pereira Filho, N.S . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA EM POÇOS DA COMUNIDADE DO TRAIRUSSU INSERIDA NO LITORAL ORIENTAL DO CEARÁ, BRASIL. Espaço Aberto (UFRJ), v. 1, p. 173-190, 2013.

19.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2013Landim Neto, F. O.; GORAYEB ; SILVA ; MEIRELES ; Pereira Filho, N.S . Application of the DPSIR model for the diagnosis of an estuary of the Brazilian Northeast: a tool for local and regional management. Journal of Coastal Research, v. 65, p. 986-990, 2013.

20.
MAGALHÃES. G.B2013MAGALHÃES. G.B ; Landim Neto, F. O. . A GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO INDÍGENA COM SUPORTE NA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 3, p. 82-97, 2013.

21.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2013Landim Neto, F. O.; MENDES, J. S. ; RABELO ; SILVA ; GORAYEB . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DA COMUNIDADE DE MUNDAÚ-TRAIRI/CEARÁ. Revista Extensão em Ação, v. 3, p. 15-25, 2013.

22.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2012Landim Neto, F. O.. RESENHA DO LIVRO: PARA ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA. Geonordeste (UFS), v. XXII, p. 219-224, 2012.

23.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2012Landim Neto, F. O.; SILVA, M. E. B. . Desafios na formação inicial do professor de Geografia: reflexões acerca da teoria e da prática. Geosul (UFSC), v. 27, p. 139-161, 2012.

24.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2012Landim Neto, F. O.; SILVA ; DAMASCENO. M.F.B . Análise e gestão ambiental dos recursos hídricos na comunidade de Trairussu ? litoral leste do estado do Ceará, Brasil. Boletim Campineiro de Geografia, v. 2, p. 302-321, 2012.

25.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2011Landim Neto, F. O.; COSTA ; MEIRELES . GEOGRAFIA AMBIENTAL ESTUDO SISTÊMICO DA PAISAGEM GEOGRÁFICA - RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO. Revista Discente Expressões Geográficas, v. v.7, p. 174-195, 2011.

26.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2011Landim Neto, F. O.; DIAS . MAPAS MENTAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA SIGNIFICATIVO: ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Geoaraguia, v. v. 1, p. 1-12, 2011.

27.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2011Landim Neto, F. O.; da Silva . CONHECENDO O AMBIENTE EDUCACIONAL DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FÉLIX DE AZEVEDO FORTALEZA/CE.. Observatorium, v. 3, p. 173-186, 2011.

28.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2011Landim Neto, F. O.. A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES. Geografia (Londrina), v. 20, p. 35-56, 2011.

29.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2010Landim Neto, F. O.; SILVA, M. E. B. . O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E SUA ATUAÇÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. v. 1, p. 160/179-179, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIEIRA, T. F. (Org.) ; ZANELLA, M. E. (Org.) ; CRISPIM, A. B. (Org.) ; Landim Neto, F. O. (Org.) . CARTOGRAFIA TEMÁTICA APLICADA EM ÁREAS DE RISCO. 2. ed. Mossoró: Editora Universitária, 2017. v. 1. 155p .

Capítulos de livros publicados
1.
MEIRELES, A. J. A. ; GORAYEB, A. ; ROCHA, B. G. ; Landim Neto, F. O. . CONTRIBUIÇÕES DA CARTOGRAFIA SOCIAL PARA ASSEGURAR SOBERANIA TERRITORIAL DE COMUNIDADES CAMPONESAS. In: Raquel Maria Rigotto, Ada Cristina Pontes Aguiar, Lívia Alves Dias Ribeiro. (Org.). Tramas para a justiça ambiental: diálogo de saberes e práxis emancipatórias. 1ed.Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2018, v. 1, p. 279-302.

2.
Landim Neto, F. O.; GORAYEB ; Pereira Filho, N.S . O MODELO DPSIR: SUBSÍDIOS PARA A MENSURAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS E GESTÃO DAS ÁGUAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS. In: Giovanni Seabra. (Org.). TERRA ‒ Saúde Ambiental e Soberania Alimentar. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2015, v. 1, p. 1-1480.

3.
Landim Neto, F. O.; GORAYEB ; COSTA ; SILVA . ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO DISTRITO DO PECÉM, SÃO GONÇALO, CEARÁ: CONTEXTUALIZAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO DO PECÉM. In: Rodrigo Guimarães de Carvalho; Melissa Rafaela Costa Pimenta. (Org.). GESTÃO DA ZONA COSTEIRA Estudos de casos no Nordeste do Brasil. 1ed.Mossoró: Edições UERN,, 2015, v. 1, p. 1-251.

4.
SOUZA, W. F. ; Pereira Filho, N.S ; LEITE, N. S. ; LANDIM NETO, F.O. ; LIMA, V. G. F. ; GORAYEB ; MEIRELES . Inclusão de tecnologias da Geoinformação no cotidiano Comúnitário: Empoderamento dos espaços urbanos a partir do mapeamento colaborativo on-line. In: Adryane Gorayeb; Antonio Jeovah de Andrade Meireles; Edson Vicente da Silva. (Org.). Cartografia Social e Cidadania: experiencias de mapeamento participativo dos territórios de comunidades urbanas e tradicionais. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica, 2015, v. 1, p. 1-196.

5.
LIMA, E. C. ; LANDIM NETO, F.O. ; SILVA . O ensino de geografia e a cartografia social: aprendizagem significativa através do mapeamento voltado para a construção da realidade socioambiental. In: Adryane Gorayeb, Antonio Jeovah de Andrade Meireles, Edson Vicente da Silva. (Org.). Cartografia Social e Cidadania: experiências de mapeamento participativo dos territórios de comunidades urbanas e tradicionais. 2ed.Fortaleza: Expressão Gráfica, 2015, v. 1, p. 1-196.

6.
Landim Neto, F. O.; MATIAS, J. L. ; SILVA . Reflexões acerca do princípio poluidor pagador: instrumento de prevenção, repação de impactos antropogênicos em bacias hidrográficas. In: Aparecida Luzia Alzira Zuin; BRUNO VALVERDE CHAHAIRA. (Org.). REFLEXÕES ACERCA DO PRINCÍPIO POLUIDOR PAGADOR: INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO, REPARAÇÃO DE IMPACTOS ANTROPOGÊNICOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS. 1ed.Porto Velho: I n s t i t u t o A I C S A, 2014, v. 1, p. 387-395.

7.
LEITE, N. S. ; SOUZA, W. F. ; Landim Neto, F. O. ; GORAYEB . PROJETO MUSEU DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS MUNDO LIVRE: AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS E COMUNIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA ? CEARÁ. In: Giovanni Seabra. (Org.). Terra: Qualidade de Vida, Mobilidade e Segurança nas Cidades. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2013, v. 1, p. 1253-1265.

8.
COSTA ; Landim Neto, F. O. ; CASTRO, A. B. . ESTRATÉGIAS DE GERAÇÃO DE RENDA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NA COMUNIDADE COQUEIRO DO LAGAMAR, PINDORETAMA - CE. In: Giovanni Seabra. (Org.). Terra: Qualidade de Vida, Mobilidade e Segurança nas Cidades. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2013, v. 2, p. 351-358.

9.
MOTA. N.F ; Landim Neto, F. O. ; DAMASCENO. M.F.B ; CHAVES ; RABELO ; GORAYEB ; SILVA . Comunidade e Agroecologia: Implantação de Sistemas Produtivos em Tabuleiro Litorâneo. In: Adryane Gorayeb & Edson Vicente da Silva. (Org.). Agroecologia e Educação Ambiental Aplicadas ao Desenvolvimento Comunitário. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012, v. 1, p. 73-84.

10.
COSTA ; Landim Neto, F. O. ; RABELO ; SILVA . PATRIMÔNIO CULTURAL DE CAROLINA - MA: SUBSÍDIOS PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL. In: Giovani Seabra. (Org.). Comunidades Natureza e Cultura no Turismo. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012, v. 1, p. 993-1001.

11.
MENDES ; GORAYEB ; Landim Neto, F. O. ; MAGALHÃES ; RABELO ; SILVA ; MEIRELES . Diagnóstico e zoneamento ambiental em Mundau: subsídios para a conservação e preservação dos recursos naturais locais. In: Edson Vicente da Silva; Adryane Gorayeb; Luci Cajueiro Perreira. (Org.). Planejamento Socioambiental em Comunidades Tradicionais no Semiárido Nordestino e na Amazônia Oriental. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012, v. 1, p. 1-149.

12.
Pedro Henrique Balduino de Queiroz ; SILVA ; SILVA ; Landim Neto, F. O. ; GORAYEB . Museu de Ciencias Ambientais Mundo Livre: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. In: Edson Vicente da Silva; Francisco Davy Braz Rabelo e José Manuel Mateo Rodriguez. (Org.). Educação Ambioental e Indigena: Caminhos da Extensão Universitária na Gestão de Comunidades Tradicionais. Fortaleza: Edições UFC, 2011, v. v.1, p. 09-135.

13.
SILVA ; RABELO ; CHAVES ; Landim Neto, F. O. ; MAGALHÃES . Educação Indigena e Ambiental: Uso de Novas Tecnologias em Escolas Públicas. In: Edson Vicente da Silva; Francisco Davy Braz Rabelo; Adryane Gorayeb; Antônio Jeovah Andrade Meireles e José Manuel Mateo Rodriguez. (Org.). Educação ambiental e Indigena: Caminhos da Extensão Universitária na Gestão de Comunidades Tradicionais. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2010, v. n. 1, p. 34-41.

14.
Landim Neto, F. O.; BARBOSA . Escola Popular Cooperativa: Inserção de estudantes Oriundos do Município de General Sampaio na Universidade Federal do Ceará. II Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea. 1ed.Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2010, v. n. 1, p. 131-141.

15.
DANTAS ; Landim Neto, F. O. ; SALES . Análises e Reflexões da Ação Educacional do Projeto: Geografia Emancipatória na escola de Ensino Fundamental Menezes de Serpa. II Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea. 1ed.Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2010, v. n. 1, p. 171-179.

16.
Landim Neto, F. O.; RABELO ; SILVA . Análise Geoecológica da Bacia Hidrográfica do rio Trairussu. Sustentabilidade da Gaia; Ambiente e Desenvolvimento. 1ed.Coimbra: Editora Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2010, v. n. 1, p. -.

17.
RABELO ; Landim Neto, F. O. ; SILVA . Cartografia Aplicada e Análise Paisagistica Integrada dos Manguezais do Barro Preto, CE-Brasil. Sustentabilidade da Gaia; Ambiente e Desenvolvimento. 1ed.Coimbra: Editora Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2010, v. n. 1, p. -.

18.
Landim Neto, F. O.; SILVA . Ações Extensionistas em comunidades do Estado do Ceará: Museu de Ciencias Ambientais Mundo Livre. In: Giovanni Seabra, Ivo Thadeu Lira Mendonça. (Org.). Educação Ambiental para Sociedade Sustentável e saúde Global. 2ed.João Pessoa: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, 2009, v. n. 1, p. 1178-1182.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS ; Landim Neto, F. O. . Os Mapas Mentais como Instrumento Metodógico para a Construção de um Ensino de Geografia Significativo. In: III Fórum Brasileiro do Semiárido, 2011, Sobral. III Fórum Brasileiro do Semiárido. Sobral: Editora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2011. v. v. 1.

2.
Landim Neto, F. O.; SILVA . Análise Ambiental no Médio Curso da Bacia Hidrográfica do rio Curu: Subsídios para o Planejamento Territorial. In: III Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas, 2011. III Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2011. v. v. 1. p. 160-179.

3.
Landim Neto, F. O.; RABELO ; SILVA . Educação Indigena: Perspectivas e Desafios na Etnia Jenipapo Kanindé, Lagoa da Encantada/CE. In: VII Semana de Humanidades UFC/UECE: Fronteiras em Movimento, 2010, Fortaleza. Semana de Humanidades- UFC_UECE: 1º Encontro de pesquisa e pós-graduação em humanidades. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2010. v. v. 1.

4.
Landim Neto, F. O.; RABELO ; SILVA . A Paisagem Natural como Instrumento para a Educação Ambiental Comunitária. In: II Simpósio de Geografia Física do Nordeste, 2008, João Pessoa. II Simpósio de Geografia Física do Nordeste: Sustentabilidade e Meio Ambiente no Nordeste Brasileiro. João Pessoa: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, 2008. v. v. 1.

5.
SILVA ; SILVA ; MAGALHÃES ; FREITAS ; Landim Neto, F. O. ; MOURA . Evolução Espaço-Temporal de duas Praias Representativas do Município de Beberibe - Litoral Leste do Ceará. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, 2008, Recife. II Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2008. v. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Marília de Fátima Barros Damasceno ; Landim Neto, F. O. ; SILVA . ANÁLISE AMBIENTAL COMO UMA PROPOSTA DE GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUNITÁRIA.. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2011, Ponta Grossa. Anais do XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental : ?Educação Ambiental e Políticas Públicas?, 2011. p. 1-1.

2.
Landim Neto, F. O.; da Silva ; SILVA ; GÒIS . Analise dos Impactos Socioambientais no Baixo Curso do Rio Maranguapinho. In: XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2009. XIII Simposio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Viçosa: Editora da Universidade Federal de Viçosa, 2009. v. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA ; Landim Neto, F. O. ; GORAYEB . Cartografia Social: instrumento de enfrentamento dos problemas socioambientais vivenciadas por pescadores e marisqueiras da colônia Z-6, São Gonçalo do Amarante, Ceará Brasil. In: XIV Colóquio Ibérico de Geografia, 2014, Guimarães. XIV Colóquio Ibérico de Geografia. Coimbra: Instituto Nacional de Estatísticas, 2014. v. 1. p. 1-162.

2.
Landim Neto, F. O.; GORAYEB ; SILVA . Aplicação do Modelo DPSIR para diagnóstico de estuários do nordeste do Brasil: uma ferramenta para a gestão local e regional. In: XIV Colóquio Ibérico de Geografia, 2014, Guimarães. XIV Colóquio Ibérico de Geografia. Coimbra: Instituto Nacional de Estatísticas, 2014. v. 1. p. 1-162.

3.
COSTA ; Landim Neto, F. O. ; GORAYEB . Cartografia Social: instrumento de enfrentamento dos problemas socioambientais vivenciados por pescadores e marisqueiras da colônia de pesca Z-06, São Gonçalo do Amarante, Ceará - Brasil. In: XIV Colóquio Ibérico de Geografia, 2014, Guimarães. XIV Colóquio Ibérico de Geografia - A Jangada de pedra - Geografias Ibero-afro-americanas. Guimarães: Instituto Nacional de Estatísticas, 2014. v. 1. p. 1-162.

4.
Landim Neto, F. O.; GORAYEB ; Pereira Filho, N.S ; SILVA . Aplicação do Modelo DPSIR para o disgnóstico de estuários do nordeste do Brasil: uma ferramenta para a gestão regional e local. In: XIV Colóquio Ibérico de Geografia, 2014, Guimarães. XIV Colóquio Ibérico de Geografia - a Jangada de pedra - Geografia Ibero-Afro-Americanas. Guimarães: Instituto Nacional de Estatística, 2014. v. 1. p. 1-163.

5.
Landim Neto, F. O.; MENDES, LOIUREÇO. R (Ronaldo Mendes Lourenço) ; OLIVEIRA . A educação popular e o contexto geográfico: o programa e estudo em células cooperativas em Petencoste/CE. In: VI Semana de Humanidades UFC/UECE, 2009, Fortaleza. Programa e Resumos. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2009. v. v. 1. p. 8-8.

6.
Landim Neto, F. O.; MENDES, LOIUREÇO. R (Ronaldo Mendes Lourenço) ; MOURA . A Educação Popular e o Contexto Geográfico: A Ação Educacional da Escola Popular Cooperativa do Benfica em Fortaleza/CE. In: VIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação I Encontro Cearense de Geografia da Educação, 2009, Fortaleza. Escolas e Culturas: Políticas, Tempos e Territórios de Ações Educacionais. Fortaleza: IMPRECE Editorial, 2009. v. v. 1. p. 118-118.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA ; RODRIGUEZ, J. M. M. ; Landim Neto, F. O. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA À GESTÃO TERRITORIAL: PERSPECTIVAS NOS ÂMBITOS MUNICIPAL E LOCAL. Revista Geográfica Acadêmica, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
Landim Neto, F. O.; Pereira Filho, N.S ; GORAYEB ; SILVA . Geotecnologias aplicadas na caracterização ambiental, geomorfológica, hipsométrica da bacia hidrográfica do rio Guaribas: subsídios para o planejamento ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Landim Neto, F. O.; MEIRELES ; SILVA ; Pereira Filho, N.S . XV Encontro de Geógrafos da América Latina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Landim Neto, F. O.; MEIRELES ; SILVA ; Pereira Filho, N.S . XV Encontro de Geógrafos da América Latina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Landim Neto, F. O.; Pereira Filho, N.S ; MENDES ; SILVA ; GORAYEB . APLICAÇÃO DO MODELO DPSIR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUARIBAS, CEARÁ, BRASIL: SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO AMBIENTAL LOCAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
EVANGELISTA, A. N. A. ; ANDERSON, M. ; Landim Neto, F. O. ; RABELO ; GORAYEB . ANÁLISE INTEGRADA DA DINÂMICA DAS PAISAGENS NO LITORAL DO CEARÁ: ELABORAÇÃO DE CARTOGRAFIA BÁSICA E TEMÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
COSTA ; Landim Neto, F. O. ; RABELO ; GORAYEB . CARTOGRAFIA SOCIAL: SUBSÍDIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS REALIDADES SOCIOAMBIENTAIS NA COMUNIDADE COLÔNIA DE PESCA DO PECÉM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARINHO, M. M. L. ; RABELO ; Landim Neto, F. O. ; SILVA . ANÁLISE E MONITORAMENTO DO ESTUÁRIO DO RIO JUÁ, CAUCAIA - CEARÁ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Landim Neto, F. O.; MENDES, J. S. ; COSTA . DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE AMBIENTAL DO ESTUÁRIO DO RIO GUARIBAS E COMUNIDADES LOCALIZADAS NO ENTORNO GEOGRÁFICO DO PORTO DO PECÉM: SUBSÍDIOS PARA GESTÃO LOCAL E REGIONAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
AGUIAR, J. H. ; Landim Neto, F. O. ; GORAYEB . CARTOGRAFIA E ENSINO PROFISSIONALIZANTE: A IMPORTÂNCIA DO MAPA NO CURSO DE TURISMO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MAGALHAES, F. R. ; Landim Neto, F. O. ; GORAYEB . TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TI) E ANÁLISE CRÍTICA DE TEXTOS CIENTÍFICOS: ESTIMULO AO DISCENTE A PARTICIPAR DA VIDA ACADÊMICA DESDE OS PRIMEIROS SEMESTRES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVA, R. B. ; MAGALHAES, F. R. ; GORAYEB ; Landim Neto, F. O. . PARTICIPAÇÃO NA VIDA ACADÊMICA DESDE OS PRIMEIROS SEMESTRES ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, ANÁLISE CRÍTICA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E AULAS PRÁTICAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
Landim Neto, F. O.; MAGALHÃES. G.B ; RABELO ; SILVA . Avaliação da Qualidade da Água Subterrânea em poços de uma Comunidade Tradicional no Litoral Oriental do Ceará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Landim Neto, F. O.; SILVA . Análise Ambiental no Médio Curso da Bacia Hidrográfica do rio Curu-Ceará: Subsídios para o Planejamento Territorial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Santos Filho ; RABELO ; Landim Neto, F. O. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES PERIFÉRICAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
LEITE, N. S ; Landim Neto, F. O. ; SOUZA, W. F. de. ; SILVA ; GORAYEB . AÇÕES EXTENSIONISTAS DO PROJETO MUSEU DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS MUNDO LIVRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
COSTA ; Landim Neto, F. O. . ENSINO DE GEOGRAFIA E AULA DE CAMPO: ESTRATÉGIA PARA COMPREENDER A PAISAGEM GEOGRÁFICA DE FORMA SISTÊMICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Landim Neto, F. O.. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA EM POÇOS DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL NO LITORAL ORIENTAL DO CEARÁ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
LEITE, N. S. ; Landim Neto, F. O. ; MIRANDA, L. C. ; GORAYEB . MUSEU DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS MUNDO LIVRE: TEORIA E PRÁTICA PARA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E SOCIAL EM COMUNIDADES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SANTOS FILHO, P. F. ; Landim Neto, F. O. ; RABELO . IDEIA - INTERAÇÃO DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO INDÍGENA E AMBIENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
Landim Neto, F. O.; RABELO . Análise e Monitoramento ambiental de estuários do Estado do Ceará - VII Etapa - Educação Ambiental e Comunitária no Litoral Leste do Ceará e Região Metropolitana de Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
Landim Neto, F. O.; SILVA, M. E. B. . O Ensino de Geografia na Educação Básica: Uma analise da relação entre a formação do professor de Geografia e sua atuação na Geografia escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
Landim Neto, F. O.; MENDES ; GORAYEB . Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre: Um projeto de Educação Ambiental da Caráter Permanente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
Landim Neto, F. O.; OLIVEIRA . Analises e Reflexões sobre os Temas Transversais Aplicados no 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Félix de Azevedo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Landim Neto, F. O.; RABELO ; SILVA . Educação Indígena - Perspectivas e Desafios na Etnia Jenipapo Kanindé - Lagoa da Encantada/CE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MENDES, LOIUREÇO. R (Ronaldo Mendes Lourenço) ; CÂMARA ; da Silva ; Landim Neto, F. O. . A Inserção da Educação Ambiental na Formação dos Professores Indígenas da Comunidade Jenipapo-Kanindé. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
Landim Neto, F. O.. Educação Ambiental e Extensão: Ações Extensionistas do Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
Landim Neto, F. O.. O Ensino de Geografia na Educação Básica: Uma Análise entre a Formação do Professor e a Sua Atuação na Geografia Escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RABELO ; Landim Neto, F. O. . Análise e Monitoramento ambiental de estuários do Estado do Ceará VII Etapa ? Educação Ambiental e Comunitária no Litoral Leste do Ceará e Região Metropolitana de Fortaleza.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
Landim Neto, F. O.; da Silva ; GÒIS ; SILVA . Análise dos Impactos Socioambientais no Baixo Curso do Rio Maranguapinho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
Landim Neto, F. O.; SILVA . Práticas Didático-Pedagógicas para o Desenvolvimento Local da Terra Indígena Jenipapo Kanindé. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
Landim Neto, F. O.; RABELO . Análise Geoecologica da Paisagem do Baixo Curso do rio Trairussu/ Aquiraz/ Ceará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
Landim Neto, F. O.; MENDES, LOIUREÇO. R (Ronaldo Mendes Lourenço) ; OLIVEIRA . A educação popular e o contexto geográfico: o programa e estudo em células cooperativas em Petencoste/CE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SILVA ; SILVA ; MAGALHÃES ; FREITAS ; Landim Neto, F. O. ; MOURA . Evolução Espaço-Temporal de duas Praias Representativas do Município de Beberibe - Litoral Leste do Ceará. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
Landim Neto, F. O.; RABELO ; SILVA . A Paisagem Natural como Instrumento para a Educação Ambiental Comunitária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTANA, A. N. C. ; Landim Neto, F. O. . Editorial - Volume Especial da Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral/CE, em parceria com o V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada à Gestão Territorial. Sobral: RCGS - Revista da Casa da Geografia de Sobral, 2016 (EDITORIAL).

2.
Landim Neto, F. O.; SILVA, M. E. B. . O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E SUA ATUAÇÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Fortaleza 2010 (Resumo).


Demais tipos de produção técnica
1.
Landim Neto, F. O.; LEITE, N. S. ; Pereira Filho, N.S ; SOUZA, W. F. de. . Workshop de Introdução às Geotecnologias. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Landim Neto, F. O.; COSTA ; Pereira Filho, N.S ; SOUZA, W. F. . Grupo de Estudo: Cartografias Sociais. 2012. .

3.
Landim Neto, F. O.. Planejamento Familiar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Landim Neto, F. O.; RABELO ; Pereira Filho, N.S . Trilhas Ecológicas: Projeto Tribo das Águas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Landim Neto, F. O.; CHAVES . Oficina: Planejamento Familiar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Landim Neto, F. O.; SILVA . Unidades de Conservação em Bacias Hidrográficas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Landim Neto, F. O.. Trilha Urbana: Geometria Territorial do Poder. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
Landim Neto, F. O.. Como Traçar uma Carreira Acadêmica de Sucesso. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Landim Neto, F. O.. Gestão Ambiental: O Ramo de Negócios do Futuro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Landim Neto, F. O.. I Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
Landim Neto, F. O.. Planejamento Acadêmico - Construindo sua vida profissional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
Landim Neto, F. O.. Introdução á Analise e Gestão Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
Landim Neto, F. O.. Aspectos Históricos e Geográficos do Continente Africano. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
Landim Neto, F. O.. A importância do Ecossistema Manguezal. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
Landim Neto, F. O.. A Questão da Água no Século XXI. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
Landim Neto, F. O.. Capacitação em Metodologias e Práticas em Educação Ambiental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
Landim Neto, F. O.; Pedro Henrique Balduino de Queiroz ; Francisco Marcos Xavier de Sousa . Capacitação com Praticas Metodologias em Educação Ambiental para professores do municipio de General Sampaio.. 2007 (XVI Encontro de Extensão.) .

2.
Landim Neto, F. O.; MENDES, LOIUREÇO. R (Ronaldo Mendes Lourenço) . A Educação en Celulas Cooperativas (PRECE): Uma Questão de Cidadania.. 2007 (XVI Encontro de Iniciação a Docência) .

3.
Landim Neto, F. O.; Pedro Henrique Balduino de Queiroz . A Educação Ambiental e Docência: Uma Experiência no municipio de General Sampaio.. 2007 (XVI Encontro de Iniciação a Docência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. E. B.; SILVA, D. M.; Landim Neto, F. O.. Participação em banca de Fernado César Rocha Lira Júnior.Reflexões sobre o estágio curricular supervisionado e a formação do docente de Geografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

2.
SILVA, M. E. B.; GORAYEB; Landim Neto, F. O.. Participação em banca de Yuri Mateus Nogueira e Silva.Cartografia para que te quero ? O ensino de cartografia no 6º ano de uma escola de tempo integral de Fortaleza- CE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

3.
EVANGELISTA, F. S. M.; Landim Neto, F. O.; MENDES. Participação em banca de Francisca Sinhá Moreira Evangelista.Educação Ambiental em Unidades de Conservação: O caso das Apas de Paracuru e Estuário do rio Curu, Paracuru, Ce. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

4.
GORAYEB; SILVA; Landim Neto, F. O.. Participação em banca de Rebeka Carvalho Macedo.DESCOBRINDO O ENTORNO ESCOLAR: ESTUDO DO MEIO APLICADO NA ANÁLISE DA PAISAGEM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

5.
OLIVEIRA; SANTANA, N. T.; Landim Neto, F. O.. Participação em banca de FRANCISCO EDUARDO PINTO RODRIGUES.NAS ESCOLAS DE JARDIM-CE, OS ALUNOS NÃO TEM MEDO DE CARETA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

6.
SILVA, M. E. B.; Landim Neto, F. O.. Participação em banca de RAIMUNDO HELION LIMA DIAS.ENSINO DE GEOGRAFIA E MÍDIA - RELAÇÕES POSSÍVEIS PARA UM ENSINO SIGNIFICATIVO: ESTUDO DE CASO NA EEFM JOÃO PAULO II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
33º Congresso da Conferência Latino Americana de Geógrafos CLAG BRASIL 2015. DESCOBRINDO O ENTORNO ESCOLAR: ESTUDO DO MEIO APLICADO NA ANÁLISE DA PAISAGEM. 2015. (Congresso).

2.
I Congresso de Agroecologia do Semiárido e VII Simpósio Brasileiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. CURSO DE FORMAÇÃO EM AGROECOLOGIA EM ASSENTAMENTO CEARENSE PROMOVIDO POR ESTUDANTES DA UFC/UNILAB. 2015. (Congresso).

3.
VII ENCONTRO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA.TRABALHOS INERENTES A APRENDIZAGEM COOPERATIVA. 2015. (Encontro).

4.
V Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas.Geotecnologias aplicadas na caracterização ambiental, geomorfológica, hipsométrica da bacia hidrográfica do rio Guaribas: subsídios para o planejamento ambiental. 2015. (Outra).

5.
III Fórum Brasileiro do Semiárido.Os Mapas Mentais como Instrumento Metodológico para a Construção de um Ensino de Geografia Significativo. 2011. (Outra).

6.
III Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas.Avaliação da Qualidade da Água Subterrânea em poços de uma Comunidade Tradicional no Litoral Oriental do Ceará. 2011. (Outra).

7.
I Encontro de Projetos de Graduação.Analises e Reflexões sobre os Temas Transversais Aplicados no 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Félix de Azevedo. 2010. (Encontro).

8.
II Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea: Processos Pedagogicos e Produção do Conhecimento. 2010. (Congresso).

9.
VII Semana de Humanidades UFC/UECE e I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades.Educação Indígena - Perspectivas e Desafios na Etnia Jenipapo Kanindé - Lagoa da Encantada/CE. 2010. (Encontro).

10.
V Simpósio Brasileiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no Semiárido.Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre: Um Projeto de Educação Ambiental Permanente. 2010. (Simpósio).

11.
XIX Encontro de iniciação a Docência.O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SUA ATUAÇÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR. 2010. (Encontro).

12.
XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Geografia. 2010. (Encontro).

13.
XXIX Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará.Análise e Monitoramento ambiental de estuários do Estado do Ceará VII Etapa ? Educação Ambiental e Comunitária no Litoral Leste do Ceará e Região Metropolitana de Fortaleza.. 2010. (Encontro).

14.
XXVIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará.Análise Geoecológica da Paisagem do Baixo Curso do rio Trairussu/ Aquiraz/ Ceará. 2010. (Encontro).

15.
? I Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará.Orientador Vocacional. 2009. (Outra).

16.
VI Semana de Humanidades UFC/UECE.A educação popular e o contexto geográfico: o programa e estudo em células cooperativas em Petencoste/CE. 2009. (Simpósio).

17.
XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Analises dos Impactos Socioambientais no Baixo Curso do Rio Maranguapinho. 2009. (Simpósio).

18.
XI Semana de Geografia FAFIDAM: Geografia Saber Estratégico ou Ciência em Crise.Práticas Didático-Pedagógicas para o Desenvolvimento Local da Terra Indígena Jenipapo Kanindé. 2009. (Encontro).

19.
XIX Encontro Regional dos Estudantes de Biologia do Nordeste. 2009. (Encontro).

20.
XV Encontro dos Geografos do Ceará: " A Geografia Cearense Contemporânea: Produção, Práxis e Bases Epistêmicas. 2009. (Encontro).

21.
XVIII Encontro de Extensão da Universidade Federal do Ceará.A Inserção da Educação Ambiental na Formação dos Professores Indígenas da Comunidade Jenipapo-Kanindé. 2009. (Encontro).

22.
Ciclo de Debates Harmonias e Conflitos: Realidade Socioespacial de Fortaleza. 2008. (Seminário).

23.
Encontro Nacional De Geografos. 2008. (Encontro).

24.
Geomorfologia e Tectonica do Nordeste. 2008. (Oficina).

25.
II Simposio Brasileiro de Ciências Geodesicas da Geoinformação.Evolução Espaço Temporal de duas praias representativas do Municipio de Beberibe - litoral leste do Ceará. 2008. (Simpósio).

26.
II Simposio de Geografia Física do Nordeste.A Paisagem Natural como Instrumento para a Educação Ambiental Comunitaria. 2008. (Simpósio).

27.
Semana dos Geógrafos do Ceará. 2008. (Outra).

28.
XVIII Encontro de Extensão da Universidade Federal do Ceará.Educação Ambiental e Extensão: Ações Extensionistas do Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre. 2008. (Encontro).

29.
Semana Comemorativa do Dia do Geógrafo. 2007. (Encontro).

30.
XII Simposio Brasileiro de Geografia Aplicada .. 2007. (Simpósio).

31.
XX Encontro Estadual dos Estudantes de Geografia. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Landim Neto, F. O.. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA E GESTÃO TERRITORIAL: Limites e Desafios da Sustentabilidade Ambiental no Século XXI. 2018. (Congresso).

2.
Landim Neto, F. O.. III Workshop Internacional sobre o Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas. 2011. (Outro).

3.
Landim Neto, F. O.. I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial. 2010. (Congresso).

4.
Landim Neto, F. O.. XV Encontro de Geógrafos do Ceará. 2009. (Outro).

5.
Landim Neto, F. O.. II Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas. 2009. (Outro).

6.
Landim Neto, F. O.. II Exposiçao Tematica sobre a Àfrica. 2008. (Exposição).

7.
Landim Neto, F. O.. I Workshop Internacional sobre o Planejamento e Desenvolvimento Sustentavel em Bacias Hidrograficas.. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Itabira dos Santos. Ações de mapeamento participativo na aldeia do Manga, Oiapoque, Amapá: Contribuições para o Planejamento Ambiental. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
ANA PAULA FIGUEIREDO COSTA. Cartografia Social na aldeia do Manga, Oiapoque, Amapá: Subsídios a Gestão Ambiental. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Amapá, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amapá. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Landim Neto, F. O.;LANDIM NETO, F.O.2015Landim Neto, F. O.; GORAYEB ; Pereira Filho, N.S . ANÁLISE DAS CONDIÇÕES HIDROCLIMÁTICAS, HIDROGEOLÓGICAS E MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUARIBAS, CEARÁ, BRASIL: SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO AMBIENTAL LOCAL. Boletim Campineiro de Geografia, v. v. 4, p. 285-303, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
Landim Neto, F. O.. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA EM POÇOS DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL NO LITORAL ORIENTAL DO CEARÁ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LEITE, N. S. ; Landim Neto, F. O. ; MIRANDA, L. C. ; GORAYEB . MUSEU DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS MUNDO LIVRE: TEORIA E PRÁTICA PARA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E SOCIAL EM COMUNIDADES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS FILHO, P. F. ; Landim Neto, F. O. ; RABELO . IDEIA - INTERAÇÃO DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO INDÍGENA E AMBIENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Landim Neto, F. O.; RABELO . Análise e Monitoramento ambiental de estuários do Estado do Ceará - VII Etapa - Educação Ambiental e Comunitária no Litoral Leste do Ceará e Região Metropolitana de Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Landim Neto, F. O.; MENDES, J. S. ; COSTA . DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE AMBIENTAL DO ESTUÁRIO DO RIO GUARIBAS E COMUNIDADES LOCALIZADAS NO ENTORNO GEOGRÁFICO DO PORTO DO PECÉM: SUBSÍDIOS PARA GESTÃO LOCAL E REGIONAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
AGUIAR, J. H. ; Landim Neto, F. O. ; GORAYEB . CARTOGRAFIA E ENSINO PROFISSIONALIZANTE: A IMPORTÂNCIA DO MAPA NO CURSO DE TURISMO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MAGALHAES, F. R. ; Landim Neto, F. O. ; GORAYEB . TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TI) E ANÁLISE CRÍTICA DE TEXTOS CIENTÍFICOS: ESTIMULO AO DISCENTE A PARTICIPAR DA VIDA ACADÊMICA DESDE OS PRIMEIROS SEMESTRES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SILVA, R. B. ; MAGALHAES, F. R. ; GORAYEB ; Landim Neto, F. O. . PARTICIPAÇÃO NA VIDA ACADÊMICA DESDE OS PRIMEIROS SEMESTRES ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, ANÁLISE CRÍTICA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E AULAS PRÁTICAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Landim Neto, F. O.; LEITE, N. S. ; Pereira Filho, N.S ; SOUZA, W. F. de. . Workshop de Introdução às Geotecnologias. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Landim Neto, F. O.; CHAVES . Oficina: Planejamento Familiar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Landim Neto, F. O.; COSTA ; Pereira Filho, N.S ; SOUZA, W. F. . Grupo de Estudo: Cartografias Sociais. 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 9:49:08