Camila de Ávila

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  • Última atualização do currículo em 02/11/2018


Mestranda em Ciências da Comunicação UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), na linha de pesquisa em Mídias e Processos Audiovisuais, integrante do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv), bolsista Capes. Especialista em Cultura Digital e Redes Sociais pela UNISINOS. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana (UFN). Experiência profissional na área de Comunicação (Agências de Propaganda), com ênfase em Comunicação Visual (Direção de Arte), e na pesquisa interesses nos temas interface, imagem, tecnocultura, jogos digitais, memória. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila de Ávila
Nome em citações bibliográficas
ÁVILA, C.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Incrustação em Games,Orientador: Gustavo Daudt Fischer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2014 - 2016
Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais. (Carga Horária: 490h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: As Audiovisualidades dos Videologs de Dota 2.
Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.
2006 - 2009
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Título: A Propaganda da Arte: estudo de caso da 6ª Bienal do Mercosul.
Orientador: Carlos Alberto Badke.
2002 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes, E.E.E.B.P.M.L., Brasil.
1994 - 2001
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes, E.E.E.B.P.M.L., Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Curso de Férias ESPM. Design Editorial: Compreensão das Estruturas Visuais. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2008 - 2008
Curso Rota ESPM. Recr(i)ação: Tendências e Aplicações na Arte e na Criação.. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2008 - 2008
Curso Rota ESPM. Processo Criativo.. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2007 - 2007
Luz, cada caso um caso, e para cada caso o acaso (por Ricardo Toscani). (Carga horária: 6h).
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
2006 - 2006
Workshop de Criação. (Carga horária: 4h).
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Acadêmica, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2006 - 10/2007
Estágios , Editora UNIFRA, .

Estágio realizado
Bolsista na Editora Unifra, na função de diagramadora. Perfazendo uma carga horária de 1.120h.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Carga horária: 10

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Comunicação, Área de Conhecimento e Aplicação de Comunicação e Artes.



Linhas de pesquisa


1.
Mídias e Processos Audiovisuais


Projetos de pesquisa


2009 - 2009
Publicidade e Consumo: a estética como catalisadora de atenção do público-alvo
Descrição: Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda. A formatação de leiautes publicitários está muito próxima à Arte em certos aspectos, principalmente na construção estética destes. Porém, ao contrário das criações artísticas, a criação publicitária de leiautes gráficos busca a apreciação de públicos definidos, por meio da identificação. Partindo deste princípio, o presente Projeto Experimental buscou averiguar como acorre a apreciação de diferentes cartazes publicitários, divulgando um evento cultural dentro de uma instituição de ensino superior, para alunos de cursos distintos. Para tanto, foram aplicados três cartazes com estéticas diferentes (Popular, Funcionalista e Desconstrutivista) divulgando o Cineclube Unifra por igual período de tempo em salas de aula dos semestres iniciais e finais dos cursos de Biomedicina, Ciências Contábeis e História do Centro Universitário Franciscano Unifra, de Santa Maria, RS. Para traçar o perfil de consumo cultural dos alunos destes cursos, foi aplicado um questionário fechado nos alunos presentes nas salas onde os cartazes foram expostos. Partindo dos dados obtidos, foi feita uma média de consumo cultural das turmas e selecionados três alunos de cada para compor a amostra qualitativa da pesquisa. Os selecionados foram questionados através de entrevistas semi-abertas sobre suas percepções e preferência quanto aos cartazes aplicados nas suas salas de aula. Após a análise das respostas obtidas nas entrevistas, chegou-se a conclusão de que a estética Não-canônica é a mais apreciada pelos alunos componentes da amostra..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
A Propaganda da Arte: estudo de caso da 6ª Bienal do Mercosul
Descrição: O presente trabalho teve como principal objetivo analisar a utilização da publicidade pela arte, como forma de aproximar-se do popular, tendo como objeto de estudo a 6ª Edição da Bienal do Mercosul. Dessa forma, buscou-se observar o atual cenário da arte contemporânea e da comunicação, abordando referenciais teóricos que tratam de consumo cultural, cultura popular, publicidade e propaganda, Bienal do Mercosul e arte. Por fim, realizou-se uma análise da campanha publicitária desenvolvida para a 6ª edição da mostra, desenvolvida pela agência SLM Ogilvy, para identificar as ferramentas publicitárias utilizadas para aproximar-se do popular e compreender como este evento é apreciado e recebido pelo público..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2008 - 2008
Maio de 68: e depois?
Descrição: Bolsista PROBEX do Projeto de pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Camila de Ávila - Integrante / Daniela Alves de Alves - Integrante / Janea Kessler - Integrante / Inara de Oliveira Rodrigues - Integrante / Márcio Paulo Cenci - Integrante / Marcos Adegas de Azambuja - Integrante / Roselâine Casanova Corrêa - Integrante / Salette Mafalda Oliveira Marchi - Integrante / Carlos Alberto Badke - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ÁVILA, C.; FISCHER, G. D. . Cultura da Interface nos Jogos Digitais: simultaneidade e memória no Diablo III. In: SBGames 2018 - XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçu, Paraná. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018.

2.
ÁVILA, C.; BITTENCOURT, J.R. . Audiovisualidades dos Simultâneos: a montagem espacial dos videologs de jogos digitais. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2016, São Paulo, SP. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. São Paulo, SP: SBC - Proceedings of SBGames 2016, 2016.

3.
ÁVILA, C.; BITTENCOURT, J.R. . Reflexões Sobre o Voyeurismo nos Videologs dos Jogos Digitais. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2016, São Paulo, SP. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo, SP: Adaltech Soluções para Eventos, 2016.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário Discente PPGCC UNISINOS. 2018. (Seminário).

2.
Cinema como Arqueologia da Mídia - Prof. Thomas Elsaesser. 2018. (Outra).

3.
SBGames 2018 - XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Cultura da Interface nos Jogos Digitais: simultaneidade e memória no Diablo III. 2018. (Simpósio).

4.
XVI Semana da Imagem na Comunicação - Design, Imagem e Tecnocultura. 2018. (Simpósio).

5.
XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames.Audiovisualidades dos Simultâneos: a montagem espacial dos videologs de jogos digitais. 2016. (Simpósio).

6.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Reflexões Sobre o Voyeurismo nos Videologs dos Jogos Digitais. 2016. (Congresso).

7.
17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado ? ?A Vanguarda Criativa?. 2009. (Congresso).

8.
Curso de Férias ESPM.Design Editorial: Compreensão das Estruturas Visuais nas Publicações. 2009. (Oficina).

9.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Intercom. 2009. (Congresso).

10.
1ª Bateria de Eventos Projetar - Desenho Industrial UFSM. 2008. (Seminário).

11.
Curso Rota ESPM.Recr(i)ação: Tendências e Aplicações na Arte e na Criação. 2008. (Oficina).

12.
Curso Rota ESPM.Processo Criativo. 2008. (Oficina).

13.
Palestra "O Mercado Cultural e sua influência na Publicidade e Propaganda" (Flávio Vaz Brasil). 2008. (Outra).

14.
Curso Experimental de Criação Publicitária.Agencie-se. 2007. (Oficina).

15.
V Fórum de Comunicação Social - Comunicação e novas tecnologias. UNIFRA. 2007. (Simpósio).

16.
1º Fórum Global. 2006. (Simpósio).

17.
IV Fórum de Comunicação Social UNIFRA. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ÁVILA, C.; FABIAN, C. F. ; MARCHI, S. M. ; STIEVEN, A. ; BORDIN, N. . Reflexões Sobre a Arte Contemporânea. 2006. (Outro).




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