Gilciane Torres Sandrini Garcia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2684298726722287
  • Última atualização do currículo em 04/11/2018


#Graduação em Letras - Língua portuguesa / espanhola e Literaturas. Experiência na área de Letras, com ênfase na Língua portuguesa, atuando nos seguintes temas: Jornal, interação, Língua portuguesa, desenvolvimento infantil e atividades de aprendizagem. # Pós graduação em Ensino de Português, Literatura e Redação pelo Instituto Claretiano. # Atua, desde 2010, como Professora Tutora UAB / UFPel, no curso Licenciatura em Letras / Espanhol - Graduação EaD #Experiência em sala de aula e ambiante virtuais. Contato pelo e-mail gikasan@gmail.com ou pelo fone 053984067862 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilciane Torres Sandrini Garcia
Nome em citações bibliográficas
SANDRINI, G.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação. (Carga Horária: 360h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: Outras leituras de um conto de fadas..
Orientador: Amanda Cristina Martins Raiz.
2018 - 2018
Aperfeiçoamento em CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO ESCOLAR ESPECIALIZADO EM EDUCAÇÃO E. (Carga Horária: 195h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
Título: Sem Monografia. atividades praticas.. Ano de finalização: 2018.
Orientador: Com Tutoria, Ensino a Distância.
2018
Graduação em andamento em SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.
Centro Universitário FACVEST, FACVEST, Brasil.
2004 - 2009
Graduação em Habilitação em Letras - Lic. Por / Esp e Liter..
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CURIOSIDADES SOBRE O BRASIL E DO MUNDO. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário FACVEST, FACVEST, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Leitura em voz alta pelo Professor. (Carga horária: 45h).
Instituto Singularidades / Instituto Natura, IS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 280h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2018 - 2018
Iniciação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação. (Carga horária: 14h).
Faculdade de Tecnologia SENAI Campo Grande-MS, FATEC SENAI, Brasil.
2018 - 2018
1º Seminário Digital da Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 20h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2018 - 2018
Introdução à Libras. (Carga horária: 60h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Promoção e Defesa dos Direitos LGBT. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Matemática Básica e Inclusão Digital. (Carga horária: 32h).
SESI - Departamento Regional do Espírito Santo, SESI, Brasil.
2018 - 2018
Introdução à Teoria da Literatura. (Carga horária: 22h).
Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2018 - 2018
Tecnologia da Informação e Comunicação. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2018 - 2018
Consultor Educacional. (Carga horária: 4h).
Universidade Corporativa do Grupo Alfamart, UNIGAM, Brasil.
2018 - 2018
Introdução a psicanálise Integrativa. (Carga horária: 20h).
Sociedade brasileira de Psicanálise Integrativa, SBPI, Brasil.
2018 - 2018
Ensinando com a Web. (Carga horária: 15h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2018 - 2018
Projeto Ensino Participativo - Teoria e Prática. (Carga horária: 10h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 50h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2018 - 2018
Iniciação Profissional em Propriedade Intelectual. (Carga horária: 14h).
Faculdade de Tecnologia SENAI Campo Grande-MS, FATEC SENAI, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Atividades Lúdicas: Atividades Corporais. (Carga horária: 10h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCACIONAIS. (Carga horária: 45h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2017 - 2017
Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2017 - 2017
Educação a Distância. (Carga horária: 25h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2016 - 2016
Ética e Cidadania. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2015 - 2015
Cursa de Libras. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Atendimento Educ. Esp na Perspectiva da Educ. Incl. (Carga horária: 180h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação Tutores a Distância. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2006 - 2006
Projeto de Ensino Fonética Articulatória do Port.. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2005 - 2005
Canciones y Actividades: Tareas para aprender. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2005 - 2005
Projeto "O Francês Visto Através do Cinema".. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR / Professor EaD, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Bolsista Capes, Enquadramento Funcional: Professor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria - Atendimento ao aluno em ambiente virtual - Correção de atividades e provas - orientação de estágios e TCCs.


Prefeitura Municipal de Pelotas, P/PELOTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Contratado Língua portuguesa e Ensino Religioso


Círculo Operário Pelotense - centro Social Urbano, COP - CSU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário - CIEE, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Estagiario de Língua portuguesa - Reforço escolar Atividades de recreação e lazer. Estágio remunerado



Projetos de extensão


2013 - 2013
1° Ciclo de palestras sobre ensino e aprendizagem de E/LE
Descrição: Atuou como monitora e Tutora Professora no Ciclo de palestras sobre ensino e aprendizagem de E/LE, no auxílio aos alunos, na correção de atividades e demais atividades do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Desenvolvendo oralidade em Espanhol como L.2 na modalidade a distância: da prática controlada à fala espontânea.
Descrição: Atuação como professora ministrante no projeto "Desenvolvimento da oralidade com alunos de graduação do curso de Licenciatura Em Espanhol na modalidade a distâncias". Promovido pelo curso Letras espanhol a Distância do Centro de educação a distância, Universidade federal de Pelotas. Totalizando 68 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Gilciane Torres Sandrini Garcia - Integrante / Cíntia Blank - Coordenador.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Elton vergara Nunes  Data: 20/10/2016

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
IRIONDO  Data: 22/10/2018

Capítulos de livros publicados
1.
SANDRINI, G.. Acesso! Facilidade ou dificuldade. In: Marcos de oliveira Treptow-Professor substituto do Departamento de Letras-faculdade de Letras-UFPEL. (Org.). Veracidade em letras. : Hofstatter, 2004, v. 2, p. 50-52.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
* AZEVEDO, Ariadne Oertel (o ; SANDRINI, G. ; FROEHLICH, Márcia ; CARDOSO, Fernanda dos Santos, ; BORN, Josiane Alanis, ; SILVERIA, Luciane . Identidade cultural na publicidade ? análise de peça publicitária:Jeans Jeaneration. In: 9ª MPU 2010 - Mostra de produção Universitária, 2010, Rio Grande. 9ª MPU 2010 - Mostra de produção Universitária, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANDRINI, G.; ALMEIDA, M. ; AVILA, M. ; BOTELHO, D. . Utilizando o jornal como recurso potencializador do processo de ensino/ aprendizagen na língua portuguesa.. In: Semana Acadêmica de Letras, 2008, Pelotas. Semana Acadêmica do Letras. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2008.

2.
SANDRINI, G.; Blumentrtt, Laline ; TEIXEIRA, J. ; Cassana, M. F. . Era uma vez...As possíveis leituras de um conto de Fadas.. In: 1° SMELL-Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literatura., 2007, Pelotas-RS. Caderno de Letras (UFPEL). Pelotas, 2007. v. 1.

3.
SANDRINI, G.; TEIXEIRA, J. ; Specht, L. . La cultura presente en las clases de español: creación de meteriales didácticos.. In: Iv tallaeres didácticos de enseñanza de lengua española, 2007, Pelotas. Iv tallaer didáctico de enseñanza de lengua española. Pelotas: Ed. Grafica universitaria, 2007.

4.
SANDRINI, G.; ALMEIDA, M. ; AVILA, M. ; Duarte, P. . A importância do uso de autênticos (escritos) no ensino de Língua estrangeira. In: Semana Acadêmica do curso de letras, 2007, Pelotas. Semana Acadêmica do curso de letras, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SANDRINI, G.. El Héroe de la Triste Figura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALMEIDA, M. ; AVILA, M. ; BOTELHO, D. ; SANDRINI, G. . Utilizando o jornal como recurso potencializador do processo de ensino/ aprendizagen na língua portuguesa.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANDRINI, G.. Era uma vez ...As possíveis leuturas de um Conto de Fadas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANDRINI, G.; Specht, L. ; TEIXEIRA, J. ; GOULART, M. N. . La cultura presente en las clases de LE: Creacción de materiales didácticos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANDRINI, G.; ALMEIDA, M. ; AVILA, M. ; Duarte, P. . A importância do uso de textos autênticos no ensino de língua estrangeira.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, M. ; AVILA, M. ; BOTELHO, D. ; SANDRINI, G. . Utilizando o jornal como recurso potencializador do processo de ensino/aprendizagem na língua portuguesa... Minas Gerais: Crátilo, 2009 (DIGITAL).

2.
SANDRINI, G.. Reminiscências de u m coração. WEBARTIGOS, 2009 (DIGITAL).

3.
ALMEIDA, M. ; AVILA, M. ; BOTELHO, D. ; SANDRINI, G. . UTILIZANDO O JORNAL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo: Psicopedagogia On Line, 2009 (DIGITAL).

4.
SANDRINI, G.; ROCHA,D. ; ALMEIDA, M. ; AVILA, M. . Utilizando o jornal como recurso potencializador do processo de ensino/aprendizagem na língua portuguesa. 2008 (DIGITAL).


Demais tipos de produção técnica
1.
IRIONDO, W. ; SANDRINI, G. . 1 Ciclo de Palestras sobre o Ensino e Aprendizagem de Espanhol como Língua estrangeira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VERGARA-NUNES, Elton; SANDRINI, G.. Participação em banca de Maiara Soares Talhaferro.Língua espanhola: O Enfoque Comunicativo na escola regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol e Literaturas EAD - UAB - UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário Digital da Língua Brasileira de Sinais. 2018. (Seminário).

2.
Jornada de formación para profesores de español Universidad de Salamanca-Edinumen. 2018. (Seminário).

3.
9º Poder Escolar. 2009. (Congresso).

4.
14º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2008. (Encontro).

5.
Semana Acadêmica do Curso de Letras.Utilizando o jornal como recurso potencializador do processo de ensino/ aprendizagen na língua portuguesa.. 2008. (Seminário).

6.
V Taller didáctico de enseñanza de lengua española. 2008. (Congresso).

7.
1° SMELL-Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literatura..Era uma vez...As possíveis leituras de um Conto e Fados. 2007. (Seminário).

8.
IV TALLER DIDÁCTICO DE ENSEÑANZA DE LENGUA ESPAÑOLA. 2007. (Organização de evento/Congresso)..La cultura en la ensenanza de lengua espanola. 2007. (Seminário).

9.
Semana Acadêmica do curso de Letras. A importância do uso de textos autênticos no ensino de língua estrangeira.. 2007. (Congresso).

10.
15° Congresso de Leitura do Brasil. 2005. (Congresso).

11.
Ciclo de oficinas sobre a Literatura brasileira. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANDRINI, G.. 9º Poder Escolar. 2009. (Congresso).

2.
SANDRINI, G.. Semana Acadêmica do Curso de Letras. 2008. (Outro).

3.
SANDRINI, G.. 14º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Eduacação. 2008. (Congresso).

4.
SANDRINI, G.. V TALLER DIDACTICO DE ENSENANZA DE LENGUA ESPAÑOLA. 2008. (Congresso).

5.
SANDRINI, G.. I Seminário de Metodologia do Ensino de linguas e Literatura- I SMELL. 2007. (Congresso).

6.
SANDRINI, G.. IV TALLER DIDÁCTICO DE ENSEÑANZA DE LENGUA ESPAÑOLA. 2007. (Organização de evento/Congresso).. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Deise Soares Ferraz. Produção e compreensão textuais no ensino de espanhol. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD)) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Gilciane Torres Sandrini Garcia.

2.
Jessica Moara Veloso Flores.. A importância do conto na aprendizagem da Língua espanhola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD)) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Gilciane Torres Sandrini Garcia.

3.
Oscar Antonio Corbo Garcia. O uso de canções na aprendizagem da língua espanhola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD)) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Gilciane Torres Sandrini Garcia.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
IRIONDO, W. ; SANDRINI, G. . 1 Ciclo de Palestras sobre o Ensino e Aprendizagem de Espanhol como Língua estrangeira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 6:19:42