Laline Brombila Blumentritt

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9928908530552696
  • Última atualização do currículo em 17/02/2016


Possui graduação em Letras - Licenciatura em Português/Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas (2008) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2012). Atualmente exerce a função de professora pesquisadora do Curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira, vinculado à Universidade Federal de Pelotas e à Universidade Aberta do Brasil (UAB). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laline Brombila Blumentritt
Nome em citações bibliográficas
BLUMENTRITT, L. B.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Letras (Conceito CAPES 5).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: O Skype como ferramenta de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira na modalidade a distância.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Vilson José Leffa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2008
Graduação em Letras - Licenciatura Português e Espanhol.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Capacitação de tutores.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora II, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20


Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio de docência.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras..
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística..


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BLUMENTRITT, L. B.. O teatro na Escola. In: Marcos Treptow. (Org.). Veracidade em Letras. Pelotas: Hofstater, 2004, v. 1, p. 74-75.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BLUMENTRITT, L. B.; Camila Gonçalves dos Santos ; PASQUALI, Eren Melo . O uso da metodologia Webquest no ensino de LE.. In: Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação - SENALCE, 2010, Rio Grande. Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação - SENALCE, 2010.

2.
BLUMENTRITT, L. B.; CASSANA, M. ; POZZEDIN, J. ; SANDRINI G. . As possíveis leituras para um conto de fadas. In: 1º Seminário de Metodologias do Ensino de Línguas e Literatura - SMELL, 2007, Pelotas. 1º Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literatura, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
BLUMENTRITT, L. B.; Camila Gonçalves dos Santos ; PASQUALI, Eren Melo . O uso da metodologia Webquest no ensino de LE.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BLUMENTRITT, L. B.; CASSANA, M. . O conhecimento da literatura através dos contos de fadas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BLUMENTRITT, L. B.; CASSANA, M. ; COLLARES, P. R. ; SANDRINI G. ; POZZEDIN, J. . As possíveis leituras para um conto de fadas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BLUMENTRITT, L. B.. Testes de Competência em Leitura e Língua Estrangeira - TCLLE.. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
BLUMENTRITT, L. B.. Los Falsos Amigos - Conjunto de actividades para trabajar los heterosemánticos en lengua española.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático on-line para o ensino de Língua Espanhola).

2.
BLUMENTRITT, L. B.. ¡Conociendo España!. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático on-line para o ensino de Língua Espanhola).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BLUMENTRITT, L. B.; SANTOS, G.. Banca examinadora do processo seletivo para tutor a distância do curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

2.
BLUMENTRITT, L. B.; SASSI, Maria P. M.; CASTILLO, G.; PASSOS, C. B.; CORTES, J. L. R. P.; MOROSINO, J. T.; CASSANA, M. F.. Banca examinadora do processo seletivo para tutor a distância da área de Língua Espanhola do curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira.. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

3.
BLUMENTRITT, L. B.; BRUM, J. C.; GOMES, M. M.; SASSI, M. P. M.; PASSOS, C. B.; RODRIGUES, L. S. P.. Banca examinadora do processo seletivo para tutor presencial da área de Letras e/ou Pedagogia do curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira.. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL. 2011. (Outra).

2.
Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação (SENALCE).O uso da metodologia Webquest no ensino.. 2010. (Seminário).

3.
Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - SENALE. 2010. (Seminário).

4.
Uma reflexão sobre a linguagem no AVA. 2010. (Outra).

5.
1º Seminário de Metodologia de Línguas e Literaturas - I Smell.Era uma vez... As possíveis leituras de um conto de fadas. 2007. (Seminário).

6.
IX Asamblea del Consejo Directivo Pleno da la Asociación de Universidades de América Latina y el Caribe para la Integración - AUALCPI. Atuação como intérprete. 2007. (Congresso).

7.
Semana Acadêmica do Curso de letras.O conhecimento da literatura através dos contos de fadas. 2007. (Seminário).

8.
Actualización para Professores de Español Lengua Extranjera. 2006. (Outra).

9.
Círculo de Estudos Línguisticos. 2006. (Encontro).

10.
III Talleres Didacticos de Enseñanza de Español. 2006. (Oficina).

11.
Canciones y actividades: tareas que suenan biem para aprender español. 2005. (Oficina).

12.
Libros didácticos para la enseñanza del español como lengua extranjera: un análisis teórico/ metodológico. 2005. (Oficina).

13.
Ciclo de Oficinas sobre a Literatura Brasileira. 2004. (Oficina).

14.
III Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras - FILE III. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BLUMENTRITT, L. B.. Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - SENALE (Monitora). 2010. (Outro).

2.
BLUMENTRITT, L. B.. Semana Acadêmica do Curso de Letras. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriana Bonissoni Marcon. Recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem em EAD. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.

2.
Ana Paula Vivian Batistela. Recursos Tecnológicos e sua importância na aprendizagem de línguas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.

3.
Daniele Fagundes de Quadros. A utilização da internet como ferramenta no ensino da língua estrangeira em sala de aula.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.

4.
Maristela Silva da Cunha. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na EAD. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.

5.
Paulo Ricardo Weschenfelder. As mídias audiovisuais como facilitadoras no ensino de língua estrangeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.

6.
Rosilane Silva Correa. Ensinando com a música. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.

7.
Renata Bairros. Problemas no ensino/aprendizagem de línguas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.

8.
Micheli Fernandes Aires. O ensino da língua espanhola através da música.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.

9.
Maristela dos Santos. A música como meio de interação do ser. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.

10.
Luís Alberto Alves Rodrigues. Ensino e aprendizagem de LE por meio das tecnologias.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.

11.
Juliana da Silveira Machado. O uso de recursos didáticos no ensino de língua estrangeira.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.

12.
Eduardo da Silva Schneider. A importância da prática de conversação em Língua Espanhola.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.

13.
Luana Correa de Lima. A ludicidade nas aulas de Língua Estrangeira.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Laline Brombila Blumentritt.



Outras informações relevantes


Aprovada em 1° lugar na Seleção de Tutores a Distância do Curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira. (UFPEL/UAB).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 18:47:52