Sandra Rinco Dutra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1263938232667842
  • Última atualização do currículo em 23/09/2015


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2007) e mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação, cursado na mesma universidade (2010), desenvolvendo pesquisas na área de História Política e Cultural da América Portuguesa (finais do século XVIII e inícios do século XIX). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, realizando pesquisas em História política luso-brasileira e história diplomática (séculos XVIII e XIX). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Rinco Dutra
Nome em citações bibliográficas
DUTRA, Sandra Rinco

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São João Del-Rei, Reitoria da UFSJ, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.
Praça Frei Orlando, 170
Centro
36307352 - São João del Rei, MG - Brasil
Telefone: (32) 33792321
URL da Homepage: www.ufsj.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Tiago Costa Pinto dos Reis Miranda).
Título: A Arte da Negociação: Silvestre Pinheiro Ferreira e os jogos diplomáticos Luso-Brasileiros (1797-1825), Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Silvestre Pinheiro Ferreira; Império luso-brasileiro; grupos políticos; Século XIX; Diplomacia luso-brasileira.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História luso-brasileira.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em História.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Política e Letras: Silvestre Pinheiro Ferreira no Brasil dos Tempos de D. João (1809 1821),Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Silvana Mota Barbosa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Silvestre Pinheiro Ferreira; Império luso-brasileiro; Século XIX.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Graduação em filosofia.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Imbecillitas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais.
2007 - 2007
Ser e Tempo de Heidegger.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2007 - 2007
Marx e Marcuse: a questão da ideologia no capital.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2007 - 2007
Gadamer, a linguagem e a religião.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Investigador visitante, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização do trabalho de pesquisa documental em diversos arquivos históricos portugueses, para a conclusão da tese de doutorado; participação de eventos do CHAM (Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar) e outras instituições. Financiamento de bolsa PDSE pela Capes.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação



Projetos de pesquisa


2011 - 2015
A Arte da Negociação: Silvestre Pinheiro Ferreira e os jogos diplomáticos luso-brasileiros (1797-1825)
Descrição: A pesquisa tem o objetivo de analisar a trajetória diplomática de Silvestre Pinheiro Ferreira, explorando as dinâmicas das suas relações políticas no processo de formação das estratégias da política externa do Império luso-brasileiro, entre os anos de 1797 e 1825, tendo em vista que tal trajetória esteve vinculada aos principais eventos e personalidades que ditaram o curso e o andamento seguidos frente às adversidades causadas pela Revolução Francesa e subsequente domínio napoleônico. Isto é, o que se pretende fazer é destacar os entraves políticos aos quais Pinheiro Ferreira foi submetido por suas ações em questões diplomáticas e, por meio disso, examinar o universo de temas que influíram para que sua trajetória se tornasse uma das mais instigantes e peculiares da história luso-brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sandra Rinco Dutra - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2008 - 2010
Política e Letras: Silvestre Pinheiro Ferreira no Brasil dos Tempos de D. João (1809 1821)
Descrição: Esta pesquisa pretende analisar a atuação política e intelectual do conselheiro Silvestre Pinheiro Ferreira, basicamente, no espaço da Corte no Rio de Janeiro, em um dos períodos mais importantes da história do Brasil, período este que coincide com o início das grandes mudanças política, social e cultural que ocorreram em função da transferência da família real, enfatizando sua colaboração para essas transformações, na posição de observador e intérprete. No recorte feito (1809-1821), será enfocada sua trajetória política e intelectual, além da estruturação de seu pensamento político-filosófico através de sua produção letrada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sandra Rinco Dutra - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 32
2006 - 2008
O Poder Executivo na Monarquia Constitucional: A presidência do Conselho Ministerial e a experiência política dos ministros de Estado no Império do Brasil (1840-1889)
Descrição: Como bolsista voluntaria de iniciação científica, participei do desenvolvimento da pesquisa que teve como intuito o Império do Brasil e a relação entre o monarca (detentor do poder moderador e chefe do poder executivo) e o ministério, pois essa esteve marcada por inúmeros momentos conflituosos. Considera-se que a organização dos ministérios pode nos oferecer uma "porta de entrada" para a compreensão das experiências políticas do Oitocentos. Segundo a Constituição, o Imperador nomeava e demitia "livremente os ministros de Estado". A partir da criação do cargo de Presidente do Conselho, em 1847, os membros do gabinete eram escolhidos pelo presidente, com a anuência do Imperador. Poder-se-ia, portanto, pensar que o Imperador não tinha mais a total liberdade que sua atribuição moderadora lhe conferira originalmente. O objetivo deste projeto é discutir a formação dos ministérios ao longo do Império do Brasil tendo em vista as trajetórias intelectuais e políticas dos ministros. Pretendemos discutir termos como "liberal" e "conservador", "saquarema" e "luzia", tendo em vista a construção das identidades políticas e de suas linguagens próprias, na medida em que se definem historicamente, inseridas no quadro indeterminado de alternativas políticas, que se constroem no embate de diferentes atores sociais. Paralelamente, trabalhamos com a noção de politização do cotidiano, através dos múltiplos espaços de sociabilidade para a formação e divulgação de uma cultura política. Neste sentido, os ministros de Estado nos permitem discutir também a institucionalização da política em espaços específicos (como partidos ou instâncias de representação diversas), como resultado de um processo do qual não se perca a multiplicidade e os conflitos envolvidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Sandra Rinco Dutra - Integrante / Silvana Mota Barbosa - Coordenador / Daniel Eveling da Silva - Integrante / Vanessa Silva de Faria - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUTRA, Sandra Rinco2010DUTRA, Sandra Rinco. Memórias da Cidade Eterna: ruínas, correspondências e história entre Madame de Staël e o conde de Palmela (1805-1815). Ibérica (Juiz de Fora), v. III, p. 20-60, 2010.

2.
DUTRA, Sandra Rinco2008DUTRA, Sandra Rinco. Um Ilustrado na Corte dos Trópicos - Silvestre Pinheiro Ferreira e o mundo luso-brasileiro (1809-1821). Ibérica (Juiz de Fora), v. Ano II, p. 44-58, 2008.

3.
DUTRA, Sandra Rinco2007 DUTRA, Sandra Rinco. Liberdade e Governo Representativo, Segundo Silvestre Pinheiro Ferreira. Ibérica (Juiz de Fora), v. 4, p. 1-9, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DUTRA, Sandra Rinco. Afinidades Políticas Versus Pactos Negociados: um diplomata e os jogos políticos luso-brasileiros. In: VII Semana de História Política / IV Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2012, Rio de Janeiro. Anais da VII Semana de História Política / IV Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2012. p. 1693-1702.

2.
DUTRA, Sandra Rinco. Um Conflito de Difícil Solução: a atuação diplomática do ministro dos Negócios Estrangeiros Silvestre Pinheiro Ferreira na questão da Cisplatina (1821-1823). In: IV Semana de História Política/ III Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2011, Rio de Janeiro. Anais da IV Semana de História Política/ III Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. p. 1668-1677.

3.
DUTRA, Sandra Rinco. A Diplomacia como Vocação: Silvestre Pinheiro Ferreira e os conflitos na região do Rio da Prata. In: I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UERJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UERJ, 2011. p. 1-17.

4.
DUTRA, Sandra Rinco. Um Conflito de Difícil Solução: a atuação diplomática do ministro dos Negócios Estrangeiros Silvestre Pinheiro Ferreira na questão da Cisplatina (1821-1823). In: III Seminário de Graduandos e Pós-Graduandos em História da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011, Juiz de Fora. Anais do III Seminário de Graduandos e Pós-Graduandos em História da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011. p. 97-105.

5.
DUTRA, Sandra Rinco. Luzes e Monarquia: a prática letrada de Silvestre Pinheiro Ferreira no Brasil (1809-1821). In: IV Semana de História Política I Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2009, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos sa IV Semana de História Política I Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2009.

6.
DUTRA, Sandra Rinco. O Plano B: Silvestre Pinheiro Ferreira, o Brasil e a nova conjuntura do Império português. In: III Semana de História Política - PPGH/UERJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do Seminário de Pesquisa de Pós-graduação em História da UERJ - III Semana de História Política, 2008.

7.
DUTRA, Sandra Rinco. A Efervescência Política ás Vésperas da Independência, na Visão do Conselheiro Silvestre Pinheiro Ferreira. In: XVI Encontro Regional de História - ANPUH-MG, 2008, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do XVI Encontro Regional de História - ANPUH-MG, 2008.

8.
DUTRA, Sandra Rinco. História e Biografia na Trajetória de Silvestre Pinheiro Ferreira. In: II Colóquio do LAHES - Micro História e os caminhos da História, 2008, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos do II Colóquio do Laboratório de História Econômico: micro-história e os caminhos da história social. Juiz de Fora: Clio Edições, 2008. p. 01-13.

9.
DUTRA, Sandra Rinco. A Liberdade do Cidadão em Face do Governo, Segundo Silvestre Pinheiro Ferreira. In: 1º Colóquio Filosofia, Estado Patrimonial e Imaginação Literária Na América Latina, 2007, Juiz de Fora. Revista Defesa, 2007.

10.
DUTRA, Sandra Rinco. A Liberdade do Cidadão dentro do Governo Representativo, segundo Silvestre Pinheiro Ferreira. In: I Seminário Dimensões da política na História: Estado, Nação e Império, 2007, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos do I Seminário Dimensões da Política na História: Estado, Nação e Império. Juiz de Fora: Clio Edições, 2007. v. 1. p. 521-527.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DUTRA, Sandra Rinco. Afinidades Políticas versus Pactos Negociados: um diplomata e os jogos políticos luso-brasileiros. In: VII Semana de História Política/ IV Seminário Nacional de História: Política, cultura e sociedade, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política). Rio de Janeiro: UERJ, 2012. p. 190-190.

2.
DUTRA, Sandra Rinco. Um Conflito de Difícil Solução: a atuação diplomática do ministro dos Negócios Estrangeiros Silvestre Pinheiro Ferreira na questão da Cisplatina (1821-1823). In: VI Semana de História Política / III Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política). Rio de Janeiro: UERJ, 2011. p. 126-126.

3.
DUTRA, Sandra Rinco. Pelo Bem da Nação: a teoria política de Silvestre Pinheiro Ferreira. In: VI Semanado Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, 2011, Rio de Janeiro. Resumos do VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Políticas da Universidade Federal Fluminense, 2011. p. 6-6.

4.
DUTRA, Sandra Rinco. Luzes e Monarquia: a prática letrada de Silvestre Pinheiro Ferreira no Brasil (1809-1821). In: IV Semana de História Política I Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2009, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política). Rio de Janeiro: UERJ, 2009. p. 90-90.

5.
DUTRA, Sandra Rinco. Registros à Posteridade: política e letras em Silvestre Pinheiro Ferreira. In: II Seminário Dimensões da Política na História: A Política das Letras, 2008, Juiz de Fora. Programação e Resumos do II Seminário Dimensões da Política na História: A Política das Letras, 2008. p. 15-15.

6.
DUTRA, Sandra Rinco. O Plano B: Silvestre Pinheiro Ferreira, o Brasil e a nova conjuntura do Império português. In: III Semana de História Política - PPGH/UERJ, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumo da III Semana de História Política - PPGH/UERJ. Rio de Janeiro: Gráfica UERJ, 2008. v. 3. p. 66-67.

7.
DUTRA, Sandra Rinco. A Efervescência Política ás Vésperas da Independência, na Visão do Conselheiro Silvestre Pinheiro Ferreira. In: XVI Encontro Regional de História - ANPUH-MG, 2008, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do XVI Encontro Regional de História - ANPUH-MG, 2008. p. 344-345.

8.
DUTRA, Sandra Rinco. História e Biografia na Trajetória de Silvestre Pinheiro Ferreira. In: II Colóquio do LAHES - Micro História e os caminhos da História, 2008, Juiz de Fora. Caderno de Resumos e Programação do II Colóquio do Laboratório de História Econômica: micro-história e os caminhos da história social. Juiz de Fora: Clio Edições, 2008. p. 62-62.

9.
DUTRA, Sandra Rinco. A Liberdade do Cidadão Dentro do Governo Representativo, segundo Silvestre Pinheiro Ferreira. In: I Seminário Dimensões da Política na Histório: Estado, Nação, Império, 2007, Juiz de Fora. Caderno de resumo e programação do I Seminário Dimensões da Política na História: Estado, Nação, Império. Juiz de Fora: Clioedel, 2007. v. 1. p. 38-38.

Apresentações de Trabalho
1.
DUTRA, Sandra Rinco. Um Conflito de Difícil Solução: a atuação diplomática do ministro dos Negócios Estrangeiros Silvestre Pinheiro Ferreira na questão da Cisplatina (1821-1823). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DUTRA, Sandra Rinco. Pelo Bem da Nação: a teoria política de Silvestre Pinheiro Ferreira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DUTRA, Sandra Rinco. Luzes e Monarquia: a prática letrada de Silvestre Pinheiro Ferreira no Brasil (1809-1821). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DUTRA, Sandra Rinco. Condições Adversas: Silvestre Pinheiro Ferreira e a análise da situação da monarquia portuguesa, nas primeiras décadas do século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
DUTRA, Sandra Rinco. História e Biografia na Trajetória de Silvestre Pinheiro Ferreira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DUTRA, Sandra Rinco. A Efervescência Política na Corte às vésperas da Independência, na Visão de Silvestre Pinheiro Ferreira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DUTRA, Sandra Rinco. O Plano B: Silvestre Pinheiro Ferreira, o Brasil e a Nova Conjuntura do Império Português. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DUTRA, Sandra Rinco. Registros à Posteridade: política e letras em Silvestre Pinheiro Ferreira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DUTRA, Sandra Rinco. Memórias da Cidade Eterna: Ruínas, Correspondências e História entre Madame de Staël e o Conde de Palmela (1805-1815). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DUTRA, Sandra Rinco. A Liberdade do Cidadão dentro do Governo Representativo, Segundo Silvestre Pinheiro Ferreira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Semana de História Política/ IV Seminário Nacional de História: Política, cultura e sociedade.Afinidades Políticas versus Pactos Negociados: um diplomata e os jogos políticos luso-brasileiros. 2012. (Seminário).

2.
VII Semana de História Política/ IV Seminário Nacional de História: Política, cultura e sociedade.Relações Internacionais e Políticas Externas IV. 2012. (Seminário).

3.
VI Semana de História Política / III Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.Um Conflito de Difícil Solução: a atuação diplomática do ministro dos Negócios Estrangeiros Silvestre Pinheiro Ferreira na questão da Cisplatina (1821-1823). 2011. (Seminário).

4.
VI Semana de História Política / III Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.Diplomacia e relações culturais na região Cone Sul. 2011. (Seminário).

5.
VI Semanado Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense.Pelo Bem da Nação: a teoria política de Silvestre Pinheiro Ferreira. 2011. (Seminário).

6.
II Seminário Internacional do CEO/PRONEX "Dimensões da cidadania no século XIX". 2009. (Seminário).

7.
IV Semana de História Política I Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.Luzes e Monarquia: a prática letrada de Silvestre Pinheiro Ferreira no Brasil (1809-1821). 2009. (Seminário).

8.
3º Seminário Regional do CEO/PRONEX.Condições Adversas: Silvestre Pinheiro Ferreira e a análise da situação da monarquia portuguesa, nas primeiras décadas do século XIX. 2008. (Seminário).

9.
II Colóquio do LAHES - Micro História e os caminhos da História. História e Biografia na Trajetória de Silvestre Pinheiro Ferreira. 2008. (Congresso).

10.
III Semana de História Política - PPGH/UERJ.O Plano B: Silvestre Pinheiro Ferreira, o Brasil e a nova conjuntura do Império português. 2008. (Outra).

11.
II Seminário Dimensões da Política na História: A Política das Letras.Registros à Posteridade: política e letras em Silvestre Pinheiro Ferreira. 2008. (Seminário).

12.
XVI Encontro Regional de História - ANPUH-MG. A Efervescência Política na Corte às Vésperas da Independência, na Visão do Conselheiro Silvestre Pinheiro Ferreira. 2008. (Congresso).

13.
1º Colóquio Filosofia, Estado Patrimonial e Imaginação Literária Na América Latina.A Liberdade do Cidadão em Face do Governo, Segundo Silvestre Pinheiro Ferreira. 2007. (Seminário).

14.
I Seminário de pós-Graduandos do CEO/PRONEX.Trajetórias e Experiências Políticas no Conselho Ministerial. 2007. (Seminário).

15.
I Seminário Dimensões da política na História: Estado, Nação e Império.A Liberdade do Cidadão Dentro do Governo Representativo, Segundo Silvestre Pinheiro Ferreira. 2007. (Seminário).

16.
I Simpósio do Laboratório de História Política e Social: 70 anos do Estado Novo. 2007. (Simpósio).

17.
XIII Seminário de Iniciação Científica.O poder executivo na monarquia constitucional: a presidência do conselho ministerial e a experiência política dos ministros de estado no Império do Brasil (1840-1849). 2007. (Seminário).

18.
XV Semana de Filosofia. 2007. (Outra).

19.
Semana de História - História e Novas Fontes. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUTRA, Sandra Rinco; BARATA, Alexandre Mansur ; BARBOSA, SIlvana Mota ; CANO, Jefferson . II Seminário Dimensões da Política na História: A Política das Letras. 2008. (Congresso).

2.
DUTRA, Sandra Rinco; BARATA, Alexandre Mansur ; BARBOSA, SIlvana Mota ; CANO, Jefferson . I Seminário Dimensões da Política na História: Estado, Nação, Império. 2007. (Congresso).

3.
DUTRA, Sandra Rinco. I Simpósio do Laboratório de História Política e Social: 70 anos do Estado Novo. 2007. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 5:35:49