Daniele Siqueira Veras

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1016716364690990
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Doutoranda em Psicologia Cognitiva (UFPE). Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pós-graduada em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG -RJ), Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Licenciada em Letras com Habilitação em Libras (UFPB). Possui Curso de Tiflologia/Braille pelo Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual de Pernambuco. Audiodescritora formada pela Associação Pernambucana de Cegos. Atualmente é Professora do Centro Universitário São Miguel, Recife, no curso de Licenciatura em Letras e coordenadora do curso de Fonoaudiologia, bem como professora da Faculdade Maurício de Nassau no curso de Pedagogia, em Caruaru -PE e nos cursos de EAD de Letras e Pedagogia;Professora do curso de Letras da Faculdade de Olinda - FOCCA. Áreas de interesse: Linguagem, Leitura, Educação Inclusiva, Libras e Braille. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniele Siqueira Veras
Nome em citações bibliográficas
VERAS, D. S.;VERAS, DANIELE SIQUEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade São Miguel.
Rua Dom Bosco
Boa Vista
50070070 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21282580


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Sandra Patrícia Ataíde Ferreira.
2013 - 2015
Mestrado em Saúde da Comunicação Humana.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O desenvolvimento da oralidade em crianças no Ciclo de Alfabetização,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Bianca Arruda Manchester de Queiroga.
Coorientador: Ana Augusta de Andrade Cordeiro.
2018
Especialização em andamento em Metodologias Ativas. (Carga Horária: 360h).
Centro universitário Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.
2012 - 2013
Especialização em Língua Brasileira de Sinais. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Internacional Signorelli, FISIG, Brasil.
Título: A visibilidade do intérprete de Língua de Sinais dentro da sala de aula: uma reflexão teórica..
Orientador: Selma Aguiar Rocha.
2014 - 2017
Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Orientador: Ana Cristina Silva Daxenberger.
2006 - 2009
Graduação em Fonoaudiologia.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: A linguagem na ponta dos dedos: relato de surdos sobre o papel do computador na sua comunicação com a sociedade.
Orientador: Wanilda Maria Alves Cavalcanti.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
2009 - 2012
Curso técnico/profissionalizante em Intérprete e Tradutor de Língua Brasileira de Sinais.
Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra, ETEASD, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2018
Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2017 - 2018
Psicologia da Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2016 - 2016
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem do bebê surdo. (Carga horária: 10h).
Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2016 - 2016
The Cultural Construction of Memory and Imagination. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2016 - 2016
Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. (Carga horária: 60h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2015 - 2016
Sistema Braille para não cegos. (Carga horária: 40h).
Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2015 - 2016
Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EAD. (Carga horária: 51h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2015 - 2015
Didática Básica para docentes. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2015 - 2015
Fundamentos de Educação a Distância. (Carga horária: 10h).
SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2015 - 2015
Comunicação Escrita. (Carga horária: 14h).
SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.
2015 - 2015
Produção e recursos técnicos para audiodescrição. (Carga horária: 6h).
Vou Ver Accessibilidade, VOUVER, Brasil.
2015 - 2015
Introdução à Legendagem para surdos e Ensurdecidos. (Carga horária: 6h).
Vou Ver Accessibilidade, VOUVER, Brasil.
2015 - 2015
Audiodescrição. (Carga horária: 160h).
Associação Pernambucana de Cegos, APEC, Brasil.
2014 - 2014
Tiflologia e Braille. (Carga horária: 100h).
Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, CAP - PE, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Introdução à Libras. (Carga horária: 25h).
Escola Almirante Soares Dutra, EASD, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade São Miguel, FSM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas: Libras; Língua Portuguesa I - Fonética e Fonologia;

Atividades

01/2017 - Atual
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Fonoaudiologia
02/2012 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
Libras
Libras aplicada à Saúde
Língua Portuguesa I - Fonética e Fonologia
NTIC's na Educação

Grupo Ser Educacional, GSE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Executora - EAD, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
02/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais
Educação Inclusiva

Focca - Faculdade de Olinda, FOCCA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras

Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 4

Atividades

08/2018 - 12/2018
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Executor EAD, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Executora no curso de Licenciatura em Física EAD.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Tutora EAD, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora Virtual da disciplina Libras nos cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia (EAD).

Atividades

08/2010 - 12/2012
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras

Faculdade Escritor Osman da Costa Lins, FACOL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 8

Atividades

09/2016 - Atual
Ensino, Psicopedagogia Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Necessidades Educacionais Especiais
08/2016 - Atual
Ensino, Libras e Braille, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação de Surdos
03/2016 - Atual
Ensino, Educação Especial e Práticas Inclusivas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação Especial para áreas específicas

Universidade Vale do Acaraú, UVA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Atividades

10/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Temáticos IV- Libras
Educação Especial

Faculdade Européia de Administração e Marketing, FEPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

11/2013 - 01/2015
Ensino, Gestão e Docência em Educação Especial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Condutas Típicas e Altas Habilidades e Educação

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Atividades

05/2014 - 05/2014
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras Básica II

Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, FAFOPAI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas: Libras I; Libras II; Fundamentos Teóricos Metodológicos Atendimento Educacional Especializado

Atividades

08/2011 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial

Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora - Terapeuta, Carga horária: 4
Outras informações
Atuante como pesquisadora e terapeuta do Grupo de Convivência de Idosos Afásicos. Participante da pesquisa com Normoidosos e Afásicos, financiada pelo CnPQ.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Convidada, Carga horária: 2
Outras informações
Ministrou uma aula no curso de Fonoaudiologia na disciplina de "Introdução à Fonoaduiologia".

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária Voluntária, Carga horária: 4
Outras informações
Estagiária voluntária no grupo de terapia voltado à crianças diagnosticadas com desvio fonológioco, denominado Grupo de Fala, realizado na Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2010 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Ciências da Linguagem, .


Centro Médico do Agreste, CMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Audiologista, Carga horária: 8


Escola Municipal Aníbal Varejão, EMAV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Ingazeira, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Contratada, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Perfil das Habilidades Metacognitivas e linguísticas na terceira idade


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
A Libras no Nordeste: um levantamento linguístico das variantes usadas nas comunidades de surdos de João Pessoa/PB e Recife/PE
Descrição: ste projeto procura fazer um levantamento linguístico das variantes da Libras usadas em comunidades de surdos nos dois municípios nordestinos: João Pessoa/PB e Recife/PE. Ele procura traçar um perfil sociolinguístico da comunidade surda usuária da Libras, o seu processo de aquisição, o estatuto de bilinguismo , proficiência dos falantes, etc.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Daniele Siqueira Veras - Integrante / Wanilda Maria Alves Cavalcanti - Coordenador.Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Perfil das Habilidades Metacognitivas e linguísticas na terceira idade
Descrição: Descrição: 1. Nome do projeto: Perfil das habilidades metacognitivas e linguísticas na terceira idade - Edital MCT/CNPq/CT-Saúde Nº 58/2009 Período: jan 2010 a jan 2012 Equipe: Carla Cardoso (UNEB) )- coordenadora do Projeto e Nadia Pereira S Gonçalves de Azevedo (UNICAP) vice-coordenadora discentes da UNICAP contemplados com bolsas CNPq para desenvolvimento do projeto: Larissa Petrusk (MCL), Daniele Veras (MCL), Adriana Leite (Fonoaudiologia), Andressa Aguiar (Fonoaudiologia).A compreensão de que outra pessoa possa ter uma crença que não condiz com a realidade sobre o estado mental (sentimentos, pensamentos e comportamentos) de si próprio e de outros se denomina Teoria da Mente (TDM) (Miller, 2000; Miller, 2001). 2. A TDM é fundamental para que o indivíduo compreenda um conjunto de fenômenos relacionado às entidades mentais, tais como intenções, desejos e crenças. Ela está relacionada diretamente com a metacognição, a partir da idéia de que ambas examinam conceitos sobre pensamento (Flavell e Miller, 1996). Ainda, a TDM posibilita que uma série de operações (descrição, explicação e predição) seja realizada. Ela instrumentaliza o sujeito com habilidades sociais para a interação com o outro, facilitando a sua comunicação e a sua interação social (Russel et al., 1998). Segundo De Villiers & De Villiers (2003), a TDM é central para a concepção de mundo social e para a predição e explicação do comportamento de outros. Várias pesquisas têm sido desenvolvidas para verificar as habilidades metacognitivas e lingüísticas necessárias para a Teoria da Mente em crianças (Carvalho, Mecca e Lichtig, 2008; De Villiers & De Villiers, 2003; Mendes e Fernandes, 2002), sendo ainda incipientes os estudos voltados para a população da terceira idade. Essa população teve um acréscimo de 500% nos últimos 40 anos, segundo dados fornecidos pelo IBGE (2007) e existe a previsão de um crescimento maior até 2030..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Daniele Siqueira Veras - Integrante / Nadia Azevedo - Coordenador / ADriana Leite - Integrante / Larissa Petrusk Santos Silva - Integrante.
2007 - 2008
Prevalência de perdas auditivas em crianças dos municípios de Recife, João Pessoa e São Luís
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Daniele Siqueira Veras - Integrante / Lilian Ferreira Muniz - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Pedagogia em Foco
2018 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Pôster concorrente ao Prêmio Excelência em Fonoaudiologia 2010, 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.
2009
6º Colocação no Concurso para Curso Técnico em Intérprete e Tradutor de LIBRAS, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco.
2009
2ª Colocação no Exercício Teórico de Terapia e Audiologia, Clínica de Fonoaudiologia - Universidade Católica de Pernambuco.
2008
2ª Colocação no Exercício Teórico de Terapia, Universidade Católica de Pernambuco - Clínica de Fonoaudiologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VERAS, DANIELE SIQUEIRA2018VERAS, DANIELE SIQUEIRA; BRAYNER, I. C. S. . Atuação docente: ensino de Libras no Ensino Superior. REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE), v. 32, p. 121-129, 2018.

2.
1SILVA, NAAMÁ THAIS RABELO BARBOZA DA2017SILVA, NAAMÁ THAIS RABELO BARBOZA DA ; MACÊDO, MERIANY JOANA DA SILVA ; MONTEIRO, ANE SIQUEIRA ; VERAS, DANIELE SIQUEIRA . A PRÁ?TICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM. Revista Pedagogia em Foco, v. 12, p. 61-73, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, K. M. B. ; VERAS, D. S. . A participação da família no desenvolvimento educacional de crianças com deficiência física: um estudo de caso. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva - CINTEDI, 2016, Campina Grande. Anais do Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016.

2.
VERAS, D. S.; GADELHA, M. F. ; SOUZA, F. L. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS EM FACE À FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DOCENTES NA CONTEMPORENEIDADE. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016, Campina Grande. II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016. v. 1.

3.
VERAS, D. S.; SILVA, J. L. . O USO DO LÚDICO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TDAH. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016, Campina Grande. II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016.

4.
VERAS, D. S.; SILVA, J. L. . O USO DO LÚDICO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TDAH. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016, Campina Grande. II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016.

5.
VERAS, D. S.. O desenvolvimento da Narração Oral em escolares nos primeiros anos do ensino fundamental. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicada ao Ensino, 2015, Garanhuns - PE. Ensino de Língua, Literaturas e Outros Diálogos Possíveis. Natal, RN: Pipa Comunicação, 2015. v. único.

6.
VERAS, D. S.; SILVA, R. B. . As concepções dos estudantes de Letras: conhecimento da Libras e atuação em sala de aula com o aluno surdo. In: XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES, 2013.

7.
VERAS, D. S.; AZEVEDO, N. ; SILVA, L. P. S. . A LINGUAGEM DE SUJEITOS AFÁSICOS E SEUS INTERLOCUTORES: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICO-DISCURSIVA. In: XXIV Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. Anais da XXIV Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012.

8.
VERAS, D. S.; SILVA, L. P. S. ; AZEVEDO, N. . ENTRE O IDOSO E A SOCIEDADE ? O DISCURSO: ANÁLISE DA LINGUAGEM DE SUJEITOS IDOSOS PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA. In: XXIV Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. Anais da XXIV Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012.

9.
VERAS, D. S.; TAVARES, F. B. N. . O SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: Uma análise do material didático usado na sala de aula. In: X Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2012, Recife. Anais do X Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2012.

10.
VERAS, D. S.; DOS SANTOS, I. C. . LETRAMENTO E INCLUSÃO: RELATO DE UM PROFESSOR SOBRE UM MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO PARA ALUNOS SURDOS. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2011, Teresina - PI. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2011.

11.
VERAS, D. S.; CAVALCANTI, W. M. A. ; DOS SANTOS, I. C. . A experiência de inclusão escolar com alunos surdos sob a ótica dos alunos ouvintes. In: Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2010, Recife. Anais do Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2010.

12.
VERAS, D. S.; CAVALCANTI, W. M. A. ; DOS SANTOS, I. C. . Falar ou calar: o que pensam os alunos ouvintes sobre a inclusão de alunos surdos em sala de aula. In: VIII Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura e IV Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2010, Olinda. A intersemiose e a multimodalidade no ensino e língua e literatura, 2010.

13.
SANTOS, I. C. ; CAVALCANTI, W. M. A. ; VERAS, D. S. . A visibilidade do intérprete de Língua de Sinais dentro da sala de aula: o que pensam os alunos ouvintes. In: Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2010, Florianópolis. Anais do Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2010.

14.
VERAS, D. S.; DOS SANTOS, I. C. ; CAVALCANTI, W. M. A. . O computador e a internet como ferramentas para o desenvolvimento da língua escrita por surdos. In: VIII Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura e IV Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2010, Olinda. A intersemiose e a multimodalidade no ensino e língua e literatura, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MUNIZ, L. F. ; VERAS, D. S. . Prevalência dos Transtornos do Processamento Auditivo em crianças de 4 a 7 anos na cidade do Recife. In: 10ª Jornada de Iniciação Científica, 2008, Recife. Resumos da 10a Jornada de Iniciação Científica. Recife: Fundação Antônio dos Santos Abranches, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VERAS, D. S.; DOS SANTOS, I. C. ; CAVALCANTI, W. M. A. . Letramento e Surdez: contribuições do uso social da internet para a prática e contato com a língua escrita. In: VI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2011, Natal - RN. VI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2011.

2.
VERAS, D. S.. A linguagem na ponta dos dedos: relato de surdos sobre o papel do computador como ferramenta de comunicação com a sociedade. In: 1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2010, Recife. Anais do 1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2010.

3.
VERAS, D. S.; CAVALCANTI, W. M. A. ; DOS SANTOS, I. C. . O computador e a internet como ferramentas para o desenvolvimento da língua escrita por surdos. In: VIII Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura e IV Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2010, Olinda. A intersemiose e a multimodalidade no ensino e língua e literatura, 2010.

4.
VERAS, D. S.. O surdo no Ensino Fundamental I: análise do material didático usado na sala de aula. In: XXII Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2010, Teresina. Anais da XXIII Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
VERAS, D. S.. O 'bi' em bilinguismo: relações entre Língua Portuguesa e Libras na Educação de Surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, K. M. B. ; VERAS, D. S. . A participação da família no desenvolvimento educacional de crianças com deficiência física: um estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ANDRADE, M. F. G. ; SOUSA, F. L. ; VERAS, D. S. . Educação Inclusiva para surdos em face à formação dos profissionais docentes na contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VERAS, D. S.. O desenvolvimento da Narração Oral em escolares nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VERAS, D. S.; SILVA, R. B. . As concepções dos estudantes de Letras: conhecimento da Libras e atuação em sala de aula com o aluno surdo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VERAS, D. S.. O Pedagogo e a Educação Especial: Um Olhar Sobre a Educação de Alunos Surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VERAS, D. S.; SILVA, R. B. . A Libras como disciplina curricular no Ensino Superior: uma análise do conhecimento dos licenciandos em Letras.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VERAS, D. S.; AZEVEDO, N. ; SILVA, L. P. S. . A LINGUAGEM DE SUJEITOS AFÁSICOS E SEUS INTERLOCUTORES: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICO-DISCURSIVA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VERAS, D. S.; SILVA, L. P. S. ; AZEVEDO, N. . ENTRE O IDOSO E A SOCIEDADE ? O DISCURSO: ANÁLISE DA LINGUAGEM DE SUJEITOS IDOSOS PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VERAS, D. S.; TAVARES, F. B. N. . O SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: Uma análise do material didático usado na sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VERAS, D. S.. Letramento e Surdez: contribuições do uso social da internet para a prática e contato com a língua escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
VERAS, D. S.. A linguagem na ponta dos dedos: relato de surdos sobre o papel do computador como ferramenta de comunicação com a sociedade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VERAS, D. S.. O computador e a internet como ferramentas para o desenvolvimento da língua escrita por surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VERAS, D. S.; DOS SANTOS, I. C. ; CAVALCANTI, W. M. A. . O uso do computador e da internet como feramenta para o desenvolvimento da língua portuguesa escrita por surdos: análise de relatos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
VERAS, D. S.; DOS SANTOS, I. C. ; CAVALCANTI, W. M. A. . A linguagem na ponta dos dedos: narrativas de surdos sobre o uso da internet em sua comunicação com a sociedade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
Cardoso, C. ; VERAS, D. S. ; AZEVEDO, N. ; LEITE, A. ; AGUIAR, A. . PERFIL DAS HABILIDADES METACOGNITIVAS EM DOIS GRUPOS DE IDOSOS AFÁSICOS DE SALVADOR E RECIFE ? UM ESTUDO COMPARATIVO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Cardoso, C. ; AZEVEDO, N. ; VERAS, D. S. ; LEITE, A. ; AGUIAR, A. . PERFIL DAS HABILIDADES METACOGNITIVAS EM IDOSOS NORMAIS E IDOSOS AFÁSICOS DE SALVADOR E RECIFE ? UM ESTUDO COMPARATIVO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MUNIZ, L. F. ; VERAS, D. S. . Prevalência dos transtornos do Processamento Auditivo em crianças de 4 a 7 anos na cidade do Recife. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VERAS, D. S.. Acessoria/consultoria para o Projeto Archimedes. 2011.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
VERAS, D. S.. Produção de Conteúdo para EAD - LIBRAS. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Conteúdo para EAD).

2.
VERAS, D. S.. Audiodescrição nas provas do ENEM. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VERAS, D. S.. Libras em Contexto. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VERAS, D. S.. Introdução a Língua Brasileira de Sinais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
VERAS, D. S.. Libras em Contexto. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
VERAS, D. S.. Aula ministrada no curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MUNIZ, L. F. ; VERAS, D. S. . Prevalência dos transtornos do Processamento Auditivo em crianças de 4 a 7 anos na cidade do Recife. 2008. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
LUCENA, J. A. ; VERAS, D. S. . Dia da Esperança. 2009 (Atividade Voluntário) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VERAS, D. S.. Participação em banca de Antonio Alexandre Barboza Rocha. Uma análise reflexiva sobre a construção de sentidos na produção textual do aluno surdo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Linguística do Texto e do Discurso) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VERAS, D. S.; BARBOSA, M. R.; FERREIRA, S. P. A.. Participação em banca de Alessa Amaral Batista.Trajetória escolar, ingresso e permanência de estudantes com deficiência visual na UFPE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
VERAS, D. S.; CORDEIRO, R.. Participação em banca de Genilson Eduardo dos Santos.O uso do verbo no português do Brasil: uma visão comparativa com a forma do uso em Portugal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

3.
VERAS, D. S.; CORDEIRO, R.. Participação em banca de Cristiane Creusa da Paixão.As representações das diversidades sociais e suas variações linguísticas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

4.
VERAS, D. S.. Participação em banca de Alcione Doriene da Silva e Maria Eletiane dos Santos.A indisciplina nas salas de aula do Ensino Fundamental I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE).

5.
VERAS, D. S.. Participação em banca de Suelane Cristiane Alves e Maria de Fátima da Silva.Música como instrumento sócio-pedagógico: o papel das bandas marciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE).

6.
VERAS, D. S.. Participação em banca de Miriam Alves Simplicio Santos e Maria Bruna da Silva.Inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais: um olhar diferenciado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE).

7.
VERAS, D. S.; TRAVASSOS, T.. Participação em banca de Alinne Tenório Barbosa.As diferentes técnicas para o desenvolvimento da leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

8.
VERAS, D. S.; SANTOS, J.M.. Participação em banca de Darcilio Rodrigues Santos Silva.A importância do ensino da gramática normativa na formação intelectual do aluno. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

9.
VERAS, D. S.; CAMPOS, A.. Participação em banca de Givaldo Pereira da Silva.Estudo da comunicação virtual: uma análise da escrita nas redes sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

10.
VERAS, D. S.; MOURA, M.. Participação em banca de Fernando Rodrigues de Souza.Violência na escola: uma (re)leitura no cenário educacional contemporâneo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

11.
VERAS, D. S.; SANTOS, J.M.. Participação em banca de Ednaldo José da Silva.Aquisição da leitura: Estudo da aplicabilidade da internet como prática pedagógica na formação de leitores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

12.
VERAS, D. S.. Participação em banca de Andréia Muniz Silva.Educação bilíngue: estudo sobre a aquisição da língua inglesa na Educação Infantil de uma escola em Recife - PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

13.
VERAS, D. S.. Participação em banca de Jamerson José Martins.As quatro habilidades comunicativas: uma abordagem aplicada ao entendimento do processo de desenvolvimento da língua portuguesa materna.. 2014.

14.
VERAS, D. S.. Participação em banca de Patrícia Ferraz do Amaral.Aquisição de língua inglesa: estudo da autonomia como metodologia de ensino à adultos principiantes.. 2014.

15.
VERAS, D. S.; MOURA, M.. Participação em banca de Alcileide Barbosa de Almeida Alves & Gleyciane de Farias.Gênero textual ?tirinha? um estudo teórico acerca do uso em aulas de língua Portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

16.
VERAS, D. S.; ATHAÍDE, S.. Participação em banca de Maria Patrícia Barbosa da Silva.Dificuldades no ensino-aprendizagem de Lìngua Inglesa: um estudo de caso na escola pública Vidal de Negreiros em Recife - PE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

17.
VERAS, D. S.; XAVIER, M.. Participação em banca de Denilson André da Silva.Gênero digital: uma análise da pluralidade linguística nos blogs katylene.com e cleycianne.com. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

18.
VERAS, D. S.; SANTOS, J.M.. Participação em banca de Fabiana Maria da Silva.Teoria e Prática aliados a aprendizagem para deter o fracasso escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

19.
VERAS, D. S.; CORDEIRO, R.. Participação em banca de Rosane da Silva Oliveira.Falares: estudo comparativo das variantes linguísticas da Zona da Mata x Região Metropolitana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

20.
VERAS, D. S.; CORDEIRO, R.. Participação em banca de Karla Verônica Silva.A importância da pontuação na construção do texto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

21.
VERAS, D. S.. Participação em banca de Joanna Angéllica Tavares de Figueirêdo.Estudos da aquisição da linguagem escrita dos deficientes auditivos (surdos). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Faculdade São Miguel.

22.
VERAS, D. S.. Participação em banca de Felipe Augusto Candido Vieira.Gêneros textuais e intertextualidade na literatura bíblica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Faculdade São Miguel.

23.
VERAS, D. S.; ATHAÍDE, S.. Participação em banca de Elizama Ferraz e Maria José da Silva.Estudo do processo de aquisição da leitura nas séries iniciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.

24.
VERAS, D. S.; SANTOS, J.M.. Participação em banca de Andréia Marques de Andrade.Estudo da aplicabilidade de recursos tecnológicos especiais no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades especiais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio Regional de Fonoaudiologia e Autismo.Mesa: Práticas fonoaudiológicas em crianças com TEA em Projeto de extensão. 2018. (Simpósio).

2.
Semana de Letras da Focca.O "bi" de bilinguismo: relações entre Língua Portuguesa e Libras na Educação de Surdos. 2017. (Encontro).

3.
II Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco. 2015. (Encontro).

4.
VI Encontro das Ciências da Linguagem aplicadas ao Ensino.O desenvolvimento da Narração Oral em escolares nos primeiros anos do ensino fundamental. 2015. (Encontro).

5.
IX Enal - Encontro Nacional de Aquisição de Linguagem e III EIAL - Encontro Internacional de Aquisição de Linguagem.A Libras como disciplina curricular no Ensino Superior: uma análise do conhecimento dos licenciandos em Letras.. 2013. (Encontro).

6.
XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES. As concepções dos estudantes de Letras: conhecimento da Libras e atuação em sala de aula com o aluno surdo. 2013. (Congresso).

7.
X Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. O SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: Uma análise do material didático usado na sala de aula. 2012. (Congresso).

8.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. A LINGUAGEM DE SUJEITOS AFÁSICOS E SEUS INTERLOCUTORES: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICO-DISCURSIVA. 2012. (Congresso).

9.
VI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais.Letramento e Surdez: contribuições do uso social da internet para a prática e contato com a língua escrita. 2011. (Simpósio).

10.
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. A linguagem na ponta dos dedos: narrativas de surdos sobre o uso da internet em sua comunicação com a sociedade. 2010. (Congresso).

11.
1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem.A linguagem na ponta dos dedos: relato de surdos sobre o papel do computador como ferramenta de comunicação com a sociedade. 2010. (Simpósio).

12.
Minicurso: Libras em contexto. 2010. (Outra).

13.
Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. 2010. (Outra).

14.
VIII Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura e IV Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura.O computador e a internet como ferramentas para o desenvolvimento da língua escrita por surdos. 2010. (Encontro).

15.
XXIII Jornada de Estudos Linguistícos do Nordeste. O surdo no Ensino Fundamental I: análise do material didático usado na sala de aula. 2010. (Congresso).

16.
17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia. 2009. (Congresso).

17.
Dia da Esperança - Espaço Criança Esperança.Atividades vinculadas à Fonoaudiologia. 2009. (Outra).

18.
10º Jornada de Iniciação Científica (PIBIC-CATÓLICA/CNPq).Prevalências dos transtornos do processamento auditivo em crianças de 4 a 7 anos do município de Recife.. 2008. (Outra).

19.
Dia Internacional de Atenção à Gagueira.Gagueira não tem graça, tem tratamento.. 2008. (Encontro).

20.
Diálogos com a Fonoaudiologia. Enfoque: bebês em UTI. 2008. (Encontro).

21.
Minicurso para cuidadores de idosos. 2008. (Outra).

22.
4º Semana Interdisciplinar de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 2007. (Seminário).

23.
Dia Internacional de Atenção à Gagueira. 2007. (Encontro).

24.
Diálogos com a Fonoaudiologia. 2007. (Seminário).

25.
Fonoaudiologia e Neurologia. 2007. (Seminário).

26.
I Jornada de Atualização em Fonoaudiologia - Enfoque: Audiologia. 2007. (Seminário).

27.
Dia Internacional de Atenção à Gagueira no Recife."Gagueira não tem graça, tem tratamento". 2006. (Outra).

28.
I Encontro de Fonoaudiologia do Hospital Otávio de Freitas. 2006. (Encontro).

29.
IX Fórum de Debates sobre a Adolescência. 2006. (Encontro).

30.
Semana da Voz 2006.Semana da Voz. 2006. (Outra).

31.
XII jornada de Debates Sobre a Infância. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VERAS, D. S.. Semana de Letras da Faculdade São Miguel. 2015. (Congresso).

2.
VERAS, D. S.. II Seminário de Estudos em Saúde da Comunicação Humana. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Anny Emanuelly Ferreira da Silva Luna. O papel do professor no processo de leitura e escrita de alunos com dislexia. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

2.
Cirbele Maria Joel. O papel pedagógico dos jogos e brincadeiras na aquisição de noções de regras e limites da criança com TDAH. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

3.
Layanne Roberta de Araujo Silva. As inteligências múltiplas no ensino de Inglês como língua estrangeira: um olhar frente a leitura digital. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

4.
Adriana da Costa Silva. Um olhar sobre a Comunidade Surda e a importância da LIBRAS para os surdos brasileiros. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

5.
Carla Thattiane de Sousa Aguiar. O Ensino da língua portuguesa para surdos: práticas e desafios para consolidar o bilinguismo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

6.
Jerlandia Lopes da Silva. O Uso do lúdico como alternativa metodológica no ensino de Matemática para alunos com TDAH. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

7.
Joelma Maria dos Santos. Acessibilidade arquitetônica na inclusão de alunos cadeirantes: estudo de uma escola pública em Limoeiro ? PE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

8.
Juliana Messias Barbosa. A importância da Libras no desenvolvimento do aluno surdo na educação infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

9.
Karolina Maria Bezerra Santos Aragão. A participação da família no desenvolvimento educacional de crianças com deficiência física: um estudo de caso. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

10.
Marcelo de Oliveira Santa Rosa. Da educação especial a educação inclusiva: rupturas e continuidade. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

11.
Maria Auxiliadora de Moura Tavares. O funcionamento do atendimento educacional especializado (AEE): o professor da sala de recursos. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

12.
Maria Cristina Barbosa da Silva. O aluno com deficiência motora na escola: repensando os materiais adaptados. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

13.
Maria José Bezerra da Silva. Enfrentando os desafios da educação inclusiva com um novo olhar para a formação docente. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

14.
Maria José Lopes de Souza Silva. Um olhar da educação especial sobre a deficiência auditiva. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

15.
Roseglawnny Gomes da Silva. A Inclusão de estudantes com Síndrome de Down na Educação Pública: Um olhar sobre as habilidades sociais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

16.
Sandra Aparecida da Silva. O Ensino de artes e desenho para crianças cegas e com baixa visão. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vivianne Bernadete Ditoso. Vidas Secas num olhar sociolingüístico: as variações da língua portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

2.
Suziane Galdino Costa. Estudos da prática docente: um novo olhar aos desafios da didática focada no estilo de aprendizagem intrapessoal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

3.
Gabriela Vaz de Andrade. Um olhar sobre o estrangeirismo na Língua Portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

4.
Anete dos Santos Cabral e Cherla Patrícia da Silva. Frases de protesto de rua: uma análise linguistico-discursiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

5.
Tulio Dourado Faustino. Gêneros orais: o debate como proposta metodológica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

6.
Brunnna Alexandra da Silva Mariano. Análise de textos produzidos por alunos surdos sinalizadores da educação de jovens e adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

7.
Reginaldo Alves F. Filho. Modus Operandi: uma análise sociolinguística da gíria e jargão utilizados pelos Policiais Civis de Pernambuco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

8.
Rosana Braga da Silva. O surdo e a Língua Portuguesa: (re)pensando o aprendizado de segunda língua. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

9.
Marviany Morais Rocha Tapia. A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais nas escola da rede pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

10.
Michele Cristine Nunes. Dislexia e o processo ensino-aprendizagem: abordagem teórico-prática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

11.
Wesley Moreira Alencar Pereira. Análise da aquisição da leitura e interpretação de quadrinhos em língua inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

12.
Márcio Tavares Campos. O monolinguismo como analfabetismo moderno no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

13.
Maria Cristina do Carmo e Raquel F. do Nascimento. Estudo das dificuldades na aquisição de leitura e escrita nas séries iniciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade São Miguel. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

14.
Natália Maria Freire Alves. A inclusão de deficientes intelectuais em salas regulares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

15.
Lidiane Mayara de Brito e Silva. A inclusão escolar perante vários olhares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira. Orientador: Daniele Siqueira Veras.

16.
Maria Priscylla Carvalho dos Santos. Conehcendo a Pedagogia Hospitalar e suas atuações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira. Orientador: Daniele Siqueira Veras.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
VERAS, D. S.. Introdução a Língua Brasileira de Sinais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VERAS, D. S.. Libras em Contexto. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VERAS, D. S.. Audiodescrição nas provas do ENEM. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Email: daniele.veras@gmail.com



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 19:27:51