Deise Nancy Urias de Morais

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0770649028107890
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Professora formada pelo antigo curso de Magistério, graduada em Letras pela Universidade de Taubaté (Unitau), especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Gama Filho, mestra em educação pela Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa Linguagem e Educação, doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (Unicamp). É professora efetiva da Universidade de Taubaté, instituição na qual leciona, na graduação, disciplinas ligadas à leitura e à escrita, além de ministrar aulas de Teoria Literária e de Literatura Brasileira. No âmbito da pós-graduação, integra o corpo docente do curso de especialização em Literatura. É membro da Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (COPESA/Unitau). Trabalha com formação de professores em diversas cidades do Vale do Paraíba, tratando de alfabetização, letramento e ensino de escrita. É autora de material didático destinado ao curso de Letras a distância da Unitau, para as disciplina Linguagem e Interação e Teoria Literária. Realiza pesquisas sobre os seguintes temas: alfabetização, mulletramento, multimodalidade, ensino de escrita, revisão de textos, e formação docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Deise Nancy Urias de Morais
Nome em citações bibliográficas
MORAIS, D. N. U.;MORAIS, D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Taubaté, Reitoria, Instituto Básico de Humanidades.
Rua Visconde do Rio Branco
Centro
12020040 - Taubaté, SP - Brasil
Telefone: (12) 36222474
URL da Homepage: www.unitau.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em doutorado em Linguística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Escrita colaborativa: o lugar do rascunho nas práticas de escrita colaborativa de alunos do ensino superior,
Orientador: Petrilson Alan Pinheiro.
Palavras-chave: ensino de escrita; rascunho; escrita colaborativa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Como e por que revisar textos no Ensino Fundamental I? Ou: Ensinando a leitura ensina-se a tomar as rédeas da escrita,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Sandoval Nonato Gomes-Santos.
Palavras-chave: revisão de textos; ensino; leitura; GÊNEROS.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Especialização em Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. (Carga Horária: 420h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: O lugar da oralidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Orientador: Profª. Ms. Juliana Carli Moreira de Andrade.
2012
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Letras.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: E esse tal cidadão crítico? o desenvolvimento do senso crítico na escola.
Orientador: Profª. Drª. Elisabeth Ramos da Silva.
Bolsista do(a): Grupo de Estodos em Língua Portuguesa - Unitau, GELP / UNITAU, Brasil.
1996 - 2000
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Estadual Theodoro Corrêa Cintra, TCC, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Alfabetização em biodiversidade. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação de Pindamonhangaba, SEC PINDA, Brasil.
2010 - 2010
Alfabetização e Letramento: reflexões. (Carga horária: 27h).
Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, PMP, Brasil.
2005 - 2005
Noções básicas de língua de sinais. (Carga horária: 32h).
Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão, SMECJ, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Alfabetização e Letramento de jovens e adultos. (Carga horária: 120h).
Conselho Comunitário de Educação, Culruta e Ação Social de Pindamonhangaba, CCEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 35
Outras informações
Disciplinas ministradas: Leitura e escrita Leitura e produção escrita Português Instrumental I e II Metodologia da pesquisa científica

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Língua Portuguesa, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Copesa, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da Comissão Permanente de Seleção Acadêmica.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas ministradas no 2º semestre de 2013 - Leitura e Produção de textos I - Leitura e Produção de textos II - Português Instrumental I - Português Instrumental II - Didática Específica de Língua Portuguesa - Linguística I - Teoria Literária - Atividade Pedagógica Integradora

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria do GELP, Carga horária: 20
Outras informações
Aprovada em 2ª lugar na avaliação de seleção de bolsistas para o Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP), para o biênio 2008/2009.

Atividades

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Instituto Básico de Humanidades.


Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 25
Outras informações
2008 - professora de 3º ano 2009 - professora de 4º ano 2010- professora de 2º ano 2011- professora de 2º ano 2012- professora de 1º ano 2013- professora de 2º ano


Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, PM/CAMPOS JORDAO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo de Ensino Fundamental I, Carga horária: 25
Outras informações
Professora de séries iniciais do Ensino Fundamental Regular e alfabetizadora de Educação de Jovens e Adultos.


Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Pinhal, PMSAP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22
Outras informações
Professora alfabetizadora em escolas rurais, inclusive com salas multisseriadas.


Secretaria de Educação de Santo Antonio do Pinhal, SESAP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntariado, Carga horária: 15
Outras informações
Atuou, voluntariamente, como coordenadora e professora do curso de Educação de Jovens e Adultos no município de Santo Antonio do Pinhal.



Linhas de pesquisa


1.
GELPE. Ensino de escrita e de leitura no ensino superior


Projetos de extensão


2010 - Atual
Curso Popular Pré-vestibular "Emancipação"
Descrição: O Projeto atende alunos matriculados em escolas públicas de Taubaté e objetiva auxiliar os estudantes na aprovação de vestibulares de Instituições Públicas do país..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Deise Nancy Urias de Morais - Coordenador / Alessandra Aparecida Castro Claro - Integrante / João Diogo Urias dos Santos Filho - Integrante / Luzimar Goulart Gouvea - Integrante / Danilo Barbosa - Integrante / Thaís Silva - Integrante.


Revisor de periódico


2008 - 2009
Periódico: Revista de Ciências Humanas (Taubaté)
2014 - Atual
Periódico: Latin American Journal of Business Management
2014 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
1º lugar: Concurso de redação. Tema: Excelência em educação: compromisso de todos, Prefeitura de Pindamohangaba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIGUEIREDO, M. F.2009FIGUEIREDO, M. F. ; MORAIS, D. N. U. ; FILHO, J.D.U.S. ; Castro, Alessandra Ap. Castro . Pregação religiosa: uma caracterização à luz da teoria dos gêneros. Diálogos Pertinentes!, v. 05, p. 129-153, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, D. N. U.. O ensino de gramática e a busca por um. In: XIV Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté, 2009, Taubaté. Indissociabilidade: ensino, pesquisa, extensão. Taubaté, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, D.N. ; MORAIS, D. N. U. . Como a escrita de escritores experientes pode ajudar escritores iniciantes a escrever?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MORAIS, D. N. U.. O ensino de escrita nas séries iniciais: a revisão de textos em foco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MORAIS, D. N. U.. Como e por que devemos revisar os textos de nossos alunos no Ensino Fundamental I?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MORAIS, D. N. U.. O ensino de leitura e escrita nas séries inciais: desafios e possibilidades a partir da teoria dos gêneros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MORAIS, D. N. U.. O ensino da(s) linguagem(ns) na educação infantil: contribuição da teoria dos gêneros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MORAIS, D. N. U.. A revisão de textos na escola: comportamento escritor em foco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MORAIS, D. N. U.. Os gêneros do discurso na escola: o que muda?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MORAIS, D. N. U.; Castro, Alessandra Ap. Castro . O ato de ler: concepções docentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MORAIS, D. N. U.. E esse tal cidadao crítico? o desenvolvimento do senso crítico na escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MORAIS, D. N. U.. O ensino de escrita da escola e os "tais" gêneros do discurso. Pindamonhangaba: Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba, 2011 (Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MORAIS, D. N. U.. Conexão Popular. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAIS, D. N. U.. Leitura e escrita na escola: os gêneros do discurso em foco. 2012. .

2.
MORAIS, D. N. U.. Linguagem e Interação. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).

3.
MORAIS, D. N. U.. Revisaõ gramatical. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAIS, D. N. U.. Participação em banca de Maria de Lourdes Castilho de Freitas Nóbrega Martins.Literatura e Direito: a arte literária na (re)humanização do mundo jurídico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

2.
MORAIS, D. N. U.. Participação em banca de Andressa Ferreira Moreira.A moral nietzschiana em Laranja Mecânica: violência ou violação?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

3.
MORAIS, D. N. U.. Participação em banca de Rafael Lopes Prianti.Os ensaios de José Saramago: a literatura como ferramenta política de esclarecimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

4.
RENDA, P. D. V. L. B. S.; ALDA, P. M. A.; MORAIS, D. N. U.. Participação em banca de Mayky Lauton.Leramento literário: a literatura fantástica na formação de leitores do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

5.
CUNHA, P. M. T. J. C. E.; UYENO, P. D. E. Y.; MORAIS, D. N. U.. Participação em banca de Eneias Machado de Lima.Leitura de letras de música à luz da análise do discurso: uma proposta de inovação para as aulas de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

6.
FREITAS, P. M. R. A.; SOUZA, P. M. C. M. O.; MORAIS, D. N. U.. Participação em banca de Janaína Christine de Souza Barbosa."Cem anos de solidão" e a literatura hispano-americana: realismo mágico e contexto histórico na narrativa de García Marquez. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

7.
REZENDE, P. M. C. E. R.; PELOGIA, P. M. A. B. R.; MORAIS, D. N. U.. Participação em banca de Marrielle de Oliveira Sbruzzi.Processo de aprendizagem na educação a distância: ensino de inglês. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

8.
ALDA, P. M. A.; GOUVEA, L. G.; MORAIS, D. N. U.. Participação em banca de João Victor Barbosa.Virgínia Woolf e o fluxo da consciência na obra "As ondas". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, P. M. C. M. O.; MORAIS, D. N. U.; CALIL, A.. Concurso para professor de Língua Portuguesa. 2016. Universidade de Taubaté.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
100 anos de Urupês, de Monteiro Lobato.Ler Lobato (e ler Urupês) hoje: da emergência da Literatura. 2018. (Encontro).

2.
I Simpósio de Pedagogia.Por que ainda precisamos falar sobre alfabetização e letramento?. 2018. (Simpósio).

3.
XIII Encontro de Humanidades: 1968, contracultura e utopias, ditadura e resistência.O cenário educacional no Brasil de 1968.. 2018. (Encontro).

4.
Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia. Escola sem partido: ou, a política que se respira. 2016. (Congresso).

5.
Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia. II Encontro de Iniciação Científica Teen. 2016. (Exposição).

6.
Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia. IV Encontro de Iniciação Científica. 2016. (Exposição).

7.
Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia. IV Encontro de Iniciação Científica Júnior. 2016. (Exposição).

8.
Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia. Crítica genética e ensino de escrita na educação básica: pontos de contato. 2015. (Congresso).

9.
III Encontro do Gelp.Ler para estudar na universidade: o lugar das estratégias de leitura. 2015. (Encontro).

10.
VIII Colóquio Marx Engels. 2015. (Congresso).

11.
II Encontro do GELP.Desvelados pela palavra: a variação e o preconceito linguístico no âmbito empresarial. 2014. (Encontro).

12.
II Encontro do GELP.A (i)neutralidade da linguagem e a praxis jurídica. 2014. (Encontro).

13.
Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia.O ensiino de escrita na escola: como e por que devemos revisar textos de nossos alunos?. 2013. (Outra).

14.
Lições Públicas de Linguagem e Educação.Ensino de Produção de Textos escritos nas séries iniciais: a revisão de textos em foco. 2013. (Simpósio).

15.
Palestra: Os desafios da educação na contemporaneidade (com Prof. Dr. Vallério Arcary). 2012. (Seminário).

16.
Semana de educação - EJA Mineração Correa.Pensando a educação como prática da liberdade. 2012. (Encontro).

17.
Dificuldades de aprendizagem e comportamento: um desafio para educadores. 2011. (Encontro).

18.
Congresso de Iniciação Científica. O desenvolvimento do senso crítico: concepções docentes. 2009. (Congresso).

19.
XIV Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté.O ensino de gramática e a busca por um "entrelugar". 2009. (Encontro).

20.
Congresso de Iniciação Científica. O ato de ler: concepções docentes. 2008. (Congresso).

21.
Congresso de Iniciação Científica - UNISAL. O desenvolvimento da cultura do pensar na sala de aula. 2008. (Congresso).

22.
Seminário de Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. 2008. (Seminário).

23.
Congresso de Inicição Científica. Discurso religioso: O aplauso em foco. 2007. (Congresso).

24.
Congresso GEL. Análise da reação dos ouvintes/fiéis frente ao discurso oral religioso. 2007. (Congresso).

25.
Fórum Municipal de Educação. 2007. (Outra).

26.
Semana do Departamento de Ciências Sociais e Letras. 2007. (Seminário).

27.
Semana da Educação. 2006. (Seminário).

28.
Um século do convênio de Taubaté: consequências e desdobramentos. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAIS, D.; BERBARE, A. P. ; FORTES, N. L. P. . Feira de Profissões da Universidade de Taubaté. 2016. .

2.
MORAIS, D. N. U.. Seminário de Docência Universitária. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Thiago de Souza Ferreira. Análise das representações escolares nas tirinhas "Calvin" e "Mafalda": possibilidades para a formação docente. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade de Taubaté. (Orientador).

2.
Renata Moura. A autonomia intelectual, de Piaget e a consciência crítica, de Freire: diálogos possíveis. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Taubaté. (Orientador).

3.
Vânia Santos Alves. Dificuldades de leitura enfrentadas por pequenas empresas na implantação da Nota Fiscal Eletrônica-SP. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Taubaté. (Orientador).

4.
Josyanne Correa Chaves. Estratégias de escrita e leitura acadêmicas: superando o Déficit de Atenção na Universidade. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Taubaté. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Viviane Sadek Campany. Sequências didáticas e ensino de leitura: desconstruindo mitos e propondo caminhos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté. Orientador: Deise Nancy Urias de Morais.

2.
Camila Dias Monteiro. Lumus: o lugar de Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K.Rowling na literatura fantástica contemporânea. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté. Orientador: Deise Nancy Urias de Morais.

3.
Laís Silva Souza. A intertextualidade bíblica em O leão, a feiticeira e o guarda-roupa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté. Orientador: Deise Nancy Urias de Morais.

4.
Larissa Vitalino. Monteiro Lobato e o (re)nascimento da literatura em série no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté. Orientador: Deise Nancy Urias de Morais.

5.
Marina Maciel. Estudo comparativo entre as obras "A hora da verdade", de Pedro Bandeira, e "Otelo, o mouro de Veneza", de Shakespeare. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté. Orientador: Deise Nancy Urias de Morais.

6.
Ana Flávia Alves da Silva. Do romance de folhetim à teledramaturgia: diálogos possíveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté. Orientador: Deise Nancy Urias de Morais.

7.
Thiago de Souza Ferreira. A voz do desassossego: uma análise da construção da polifonia na voz narrativa de José Saramago. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté. Orientador: Deise Nancy Urias de Morais.

8.
Rafaela de Carvalho Matias Pereira. Representações da infância nas literaturas moçambicana e angolana: um estudo dos contos de Ondjaki e Honwana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté. Orientador: Deise Nancy Urias de Morais.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Foi membro eleito do Conselho de Departamento de Ciências Sociais e Letras e do Conselho do Instituto Básico de Humanidades da Universidade de Taubaté por quatro anos (2014-2018).

Atuou como professora alfabetizadora no Programa "Alfabetização solidária", alfabetizando adultos na área rural de Santo Antonio do Pinhal (2000).

Aprovada em 2ª lugar no Concurso para Professor Assistente da Universidade de Taubaté. Disciplina: Português Instrumental (2012). Aprovada em 11º lugar no Concurso para Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Taubaté (2012). Aprovada em 7º lugar no Concurso para Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Campos do Jordão-SP (2008). Aprovada em 2º lugar no Concurso para Professor de Ensino Fundamental I da cidade de Santo Antônio do Pinhal (2004). Aprovada em 40º lugar no Concurso para Professor de Educação Básica da Rede Municipal de Pindamonhangaba (2008). 

Foi revisora do periódico intitulado "Jornal do GELP", durante 2008 e 2009.

Presidiu a Comissão de Avaliação do Plano de Carreira dos Professores do Magistério Público de Pindamonhangaba de junho de 2012 a junho de 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:55:03