Rafaela Franklin da Silva Lira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9385511771065644
  • Última atualização do currículo em 15/12/2017


Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata/Universidade de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de História, com ênfase em História de Pernambuco e História Ibérica.É Pesquisadora do GEHSCAL - Grupo de Estudo em História Sociocultural da América Latina e do Grupo de Investigações em Filologia Ibérica -GIFI. Foi bolsista de iniciação científica do PIBIC/CNPq durante os anos de 2008-2009, como também da Facepe na pós-graduação entre 2011-2013. Possui mestrado pela UFRPE em História Social da Cultura Regional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafaela Franklin da Silva Lira
Nome em citações bibliográficas
LIRA, Rafaela Franklin da Silva


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Desordem no Brasil Filipino: os descaminhos da Fazenda Real de Filipe III de Espanha nas capitanias de Pernambuco e da Bahia (1598-1621),
Orientador: Rui Luis Rodrigues.
2011 - 2013
Mestrado em História Social da Cultura Regional.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Doutor Martín de Azpilcueta Navarro: um estudo sobre a confissão e a educação na sociedade ibérica do século XVI,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Kalina Vanderlei Silva.
Coorientador: Antony Cardoso Bezerra.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Confissão; Educação; Martín de Azpilcueta Navarro.
2006 - 2009
Graduação em História.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Orientador: Kalina Vanderlei Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em V Curso de Extensão Para ler Michel de Certeau. (Carga horária: 20h).
Instituto Ricardo Brennand, IRB, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de História e Geografia, Carga horária: 150
Outras informações
Escola Estadual Aderbal Jurema (2013) Escola Estadual do Paulista (2013) Escola Estadual Professora Maria Alves Machado (2012-2013)


Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pós-graduação, Carga horária: 30


Colégio Anita Garibaldi, CAG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de História e Filosofia, Carga horária: 5


Colégio Santa Emília de Rodat, CSER, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de HIstória e Sociologia, Carga horária: 7


Colégio Fernando Ferrari, CFF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora da Disciplina de História, Carga horária: 10


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Iniciação Ciêntifica, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Escola Municipal Divino Espirito Santo


Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da Pós-graduação em História da África. Disciplina: História da África Comtemporânea


Central de Concursos Esuda, CCE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Sistema de consulta prosopográfica: Perfil social, trajetória e documentação de Pernambuco Colonial (1640-1822)
Descrição: Descrição: Este projeto se caracteriza como pesquisa científica em Ciências Humanas, e tem como objetivo desenvolver uma base de dados prosopográfica que permita a consulta de perfis sociais, trajetórias e fontes documentais de Pernambuco entre 1640 e 1822, através de sistema computacional. Vinculado ao GEHSCAL grupo de estudos em história sociocultural da América Latina, o presente projeto pretende contribuir para o fortalecimento da pesquisa histórica na região Nordeste. Ainda neste sentido, permite-se um campo comunicacional entre a História e a Tecnologia da Informação a fim de promover a salvaguarda de parte do acervo documental referente às elites pernambucanas disponível nos principais arquivos do Brasil e do exterior. O sistema criado pelo GEHSCAL, batizado de SICONP Sistema Integrado de Consulta Prosográfica, segue os padrões de outros programas de computacionais que exploram a temática, mas estabelece diretrizes metodológicas que minimizam os custos e simplificam o acesso via web. O projeto se divide em quatro etapas principais: A Desenvolvimento do SICONP; B -. Levantamento, Transcrição e Catalogação da Documentação primária nos Acervos de Pernambuco, Rio de Janeiro e Portugal; C- Análise e síntese dos dados; D- Divulgação, publicação e produção de relatório final. Como resultados, esperamos fomentar o conhecimento sobre a sociedade açucareira brasileira, principalmente sobre a participação das elites e dos modos de vida em Pernambuco no período que abrange o projeto. Com relação às concepções teórico-metodológicas, desenvolvemos uma pesquisa fundamentada principalmente nos métodos da História Social através de questionários que nos permitem a identificação dos grupos socais e as características compartilhadas. O trabalho será levado a cabo pelos pesquisadores e bolsistas do GEHSCAL e privilegiará documentação existente nos acervos locais como APEJE (Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano), Irmandade do Santíssimo Sacramento do Recife, IPHAN/PE,. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafaela Franklin da Silva Lira - Integrante / Kalina Vanderlei Silva - Coordenador / Marco Tomé Costa Monte - Integrante / Juliana Cunha Sampaio - Integrante / Alberon de Lemos Gomes - Integrante / Carlos Bittencourt Leite Marques - Integrante / Rômulo Luiz Xavier do Nascimento - Integrante / Gabriel Valença Rios - Integrante / Welber Carlos Andrade da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Ibérica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Descaminhos a Fazenda Real no Pernambuco filipino. In: VI Encontro internacional de História colonial, 2016, Salvador. Anais do VI Encontro internacional de História colonial, 2016.

2.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Um estudo sobre as relações entre Martín de Azpilcueta Navarro e a Companhia de Jesus. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013.

3.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Do pecado a contrição: o manual do doutor Navarro e a prosa doutrinaria na América portuguesa. In: II Colóquio de História e Arte, 2012, Recife. História, Arte e Religiosidade nos caminhos da educação. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2012. p. 102-112.

4.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Um estudo biográfico sobre o Doutor Matín de Azpilcueta Navarro. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural, 2012, Teresina. Anais do VI Simpósio Nacional de História Cultural Escritas da História: Ver - Sentir - Narrar. Uberlândia: GT Nacional de História Cultural, 2012. p. 1-9.

5.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. O manual de Martín Azpilcueta Navarro e sua influência na prática do confessionalismo no século XVI. In: IV Encontro Internacional de História Colonial, 2012, Belém. Anais do IV Encontro Internacional de História Colonial, 2012.

6.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Confessores e Penitentes na América Portuguesa: a influência da obra de Martín de Azpilcueta Navarro na educação jesuítica no mundo do açucar do século XVI. In: VI Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB), 2012, Rio de Janeiro. Anais do VI Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB), 2012. v. 6.

7.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. D. Francisco Manuel e Azpilcueta Navarro: as regras de comportamento no mundo do açúcar nos séculos XVI e XVII. In: V Colóquio de História, 2011, Recife. V Colóquio de História da UNICAP. Perspectivas históricas: historiografia, pesquisa e patrimônio., 2011. v. 5. p. 1-8.

8.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Manuais Barroco: a padronização do comportamento da elite açucareira em Pernambuco entre os séculos XVI e XVIII. In: III Encontro Internacional de HIstória Colonial, 2010, Recife. III Encontro Internacional de História Colonial, 2010.

9.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. O comportamento através dos manuais: regras de convivência elitistas em Pernambuco durante o período colonial (século XVI ao XVIII). In: VII Semana Acadêmica de História da UFRPE, 2009, Recife. O comportamento através dos manuais: regras de convivência elitistas em Pernambuco durante o período colonial (século XVI ao XVIII), 2009.

10.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Barroco em Prática: as instruções e comportamento da elite pernambucana entre os séculos XVI e XVIII. In: III Colóquio de História, 2009, Recife. Anais eletrônicos do III Colóquio de História, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. A Corrupção no Brasil Colonial: desordens contra a fazenda real. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. O mau governo no Brasil dos Filipes: estudos sobre corrupção durante a Monarquia Hispânica (1580-1640). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Para o meu bom governo: fiscalidade e administração no Brasil Filipino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. A junta da Fazenda do Brasil: corrupção e conflito na América portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Desordens na Fazenda Real: os conflitos em torno dos descaminhos em Pernambuco e na Bahia durante a Monarquia Hispânica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Fiscalidade e ilicitudes na capitania de Pernambuco durante União Dinástica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Descaminhos a Fazenda Real no Pernambuco filipino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Os espaços de sociabilidade e ascensão da mulher nas minas setecentistas: Chica da Silva e outros casos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Um estudo sobre as relações entre Azpilcueta Navarro e a Companhia de Jeses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Apontamentos sobre a Confissão no século XVI através de Azpilcueta Navarro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Confessores e Penitentes na América Portuguesa: a influência da obra de Azpilcueta Navarro na educação jesuítica no mundo do açúcar do século XVI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Um estudo biográfico sobre o Doutor Matín de Azpilcueta Navarro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. O manual de Martín de Azpilcueta Navarro e sua influência na prática do confessionalismo no século XVI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. O confessionalismo na primeira missão jesuítica na América Portuguesa do século XVI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Do pecado a contrição: o manual do Doutor Navarro e a prosa doutrinária na América Portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Azpilcueta Navarro: um estudo sobre manuais de comportamento no mundo açucareiro no século XVI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. A capitania de Pernambuco: pesquisas de História Social e Cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. D. Francisco Manuel e Azpilcueta Navarro: as regras de comportamento no mundo do açúcar nos séculos XVI e XVII. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Manuais de bom comportamento: a padronização da conduta da elite açucareira pernambucana durante o período colonial (séc. XVI ao XVIII). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Manuais barrocos: a padronização do comportamento da elite açucareira em Pernambuco entre os séculos XVI e XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva; ANDRADE, W. C. ; MONTE, M. T. C. . Entre acervos e métodos: as irmandades leigas e suas fontes como subsídios para a construção da história social da cultura local. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Barroco em prática: as instruções e comportamento da elite pernambucana entre os séculos XVI e XVIII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Comportamento Barroco: a utilização de manuais de bom comportamento pela fidalguia pernambucana durante o período colonial ( século XVI ao XVIII). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. O comportamento através dos manuais: regras de convivência elitistas em Pernambuco durante o período colonial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. A elite açucareira: práticas e condutas na sociedade colonial em Pernambuco a partir de meados do século XVI a primeira metade do século XVIII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
Kalina Vanderlei Silva ; LIRA, Rafaela Franklin da Silva . Manuais de bom comportamento: a teatralidade elitista como um controle social em Pernambuco a partir de meados do século XVI a primeira metade do século XVIII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Sociedade Colonial: a elite e suas práticas em Pernambuco entre os séculos XVI e XVIII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
Kalina Vanderlei Silva ; MARQUES, Carlos Bittencourt Leite ; LIRA, Rafaela Franklin da Silva . Base de Dados BRASILHIS Redes políticas, comerciantes e militares no Brasil durante a monarquia espanhola e suas conseqüências (1580-1680). 2015; Tema: Brasil Colonial, Monarquia Hispânica. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva; Giovani Albino . III Encontro de História Antiga e Medieval. 2016. (Congresso).

2.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2015. (Congresso).

3.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Os fidalgos do açucar: a elite açucareira e a construção do imaginário barroco em Pernambuo sob os Austrias (1580-1640). 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Kalina Vanderlei Silva; LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Participação em banca de Manoele Barbosa da Silva.Juízes dos Órfãos: Aspectos de uma conjectura administrativa no século XVIII. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Pernambuco.

2.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva; SILVA, Janaina Guimarães da Fonseca e. Participação em banca de Gilmar João Souza.Ameaças vindas do mar: a pirataria na capitania de Pernambuco do século XVI ao XVIII. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Pernambuco.

3.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva; SILVA, Janaina Guimarães da Fonseca e. Participação em banca de Emanuel Victor da Silva.Manuel da Nóbrega, um homem de fé entre o. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Pernambuco.

4.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva; SILVA, Janaina Guimarães da Fonseca e. Participação em banca de Jacilene Salvino Gomes da Silva.Pela vida e pela alforria: negras vendeiras do recife no século XVIII. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Pernambuco.

5.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva; SILVA, Kalina Vanderlei. Participação em banca de Danley Messias Rodrigues dos Santos.O terço dos Henriques no Pernambuco colonial dos séculos XVII e XVIII. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Pernambuco.

6.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva; SILVA, Kalina Vanderlei. Participação em banca de José Walter Soares de Oliveira.Participação Indígena nas forças militares da América portuguesa em Pernambuco no século XVII. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Acadêmico do Grupo de Investigações em Filologia Ibérica.Apontamentos sobre a Confissão no Século XVI Através de Azpilcueta Navarro. 2013. (Seminário).

2.
Jornada de Estudos o Basil na Monarquia Hispânica.Estudos sobre a sociedade ibérica no século XVI. 2012. (Outra).

3.
Seminário de Estudos Avançados. 2012. (Seminário).

4.
II Seminário Nacional de Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura.Azpilcueta Navarro: um estudo sobre manuais de comportamento no mundo açucareiro no século XVI. 2011. (Seminário).

5.
Para ler Michel de Certeau. 2011. (Outra).

6.
V Colóquio de História.D. Francisco Manuel e Azpilcueta Navarro: as regras de comportamento no mundo do açúcar nos séculos XVI e XVII. 2011. (Outra).

7.
XI Semana de História.A capitania de Pernambuco: pesquisas de história social e cultural. 2011. (Outra).

8.
III Encontro Internacional de História Colonial. 2010. (Encontro).

9.
III Encontro de Pós-graduação e Pesquisa.Os fidalgos do açucar: a elite açucareira e a construção do imaginário barroco em Pernambuco sob os Austrias (1580-1640). 2009. (Encontro).

10.
XXV Simpósio Nacional de HIstória.A elite açucareira: práticas e condutas na sociedade colonial em Pernambuco a partir de meados do século XVI a primeira metade do século XVIII. 2009. (Simpósio).

11.
I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidade na HIstória. 2008. (Seminário).

12.
III Encontro Pernambucano dos Estudantes de História. 2007. (Encontro).

13.
VII Semana de História da FFPNM- UPE. 2007. (Outra).

14.
VII Semana Universitária da Universidade de Pernambuco. 2007. (Oficina).

15.
XIX Encontro Regional dos Estudantes de História do Norte e Nordeste. 2007. (Encontro).

16.
Os Índios FULNI-Ô. 2006. (Outra).

17.
VIII Congresso dos Estudantes da Universidade de Pernambuco. 2006. (Congresso).

18.
VI Semana de História da FFPNM-UPE. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva; Elcidio Macuaca . África Contemporânea em Debate Moçambique: da independência aos dias atuais. 2016. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIRA, Rafaela Franklin da Silva. Os espaços de sociabilidade e ascensão da mulher nas minas setecentistas: Chica da Silva e outros casos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Pesquisadora do Grupo de Estudo em História Sociocultural da América Latina - GEHSCAL desde 2007- atual; membro colaborador da Base de Dados Brasilhis, 2015-atual; Participou como colaboradora do Grupo de Investigações em Filologia Ibérica - GIFI entre 2011 e 2013, 

Aprovada em concurso público do Colégio de Aplicação da UFPE em 2015. Edital N. 19 de 27/04/2015



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 3:11:17