Gustavo de Godoy e Silva

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  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Graduado em Ciências Sociais - Universidade Federal do Paraná (2012). Mestrado em Antropologia Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Doutorado em Andamento: Antropologia Social -UFRJ. Experiência na área de Etnologia Indígena. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo de Godoy e Silva
Nome em citações bibliográficas
GODOY, G.;GODOY, GUSTAVO


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Bruna Franchetto.
2013 - 2015
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: DOS MODOS DE BEBER E COZINHAR CAUIM: ritos e narrativas dos ka'apores,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Bruna Franchetto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: etnologia; rituais; ka'apor; tupi-guarani.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2012
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Formas, cópias, regressões e fragmentação em mitologias ameríndias.
Orientador: Miguel Alfredo Carid Naveira.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Documentação Digital de Línguas Indígenas.
Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.
2013 - 2013
oficina Ilustração Antropológica - Índios do Brasi. (Carga horária: 12h).
Casa das Artes Visuais, CAV, Brasil.
2012 - 2012
Tupi Antigo, elementar - pela internet.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Guarani - Nível 1. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
Curso Intermediário de Língua Francesa - nível A2. (Carga horária: 60h).
Cooperativa de Educadores e Instrutores de Línguas, CEILIN, Brasil.
2010 - 2010
Língua Brasileira de Sinais - Básico II. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Francês - Intermediário 2. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2009 - 2009
Língua Brasileira de Sinais - Básico I. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Alemão - Nível 3. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Alemão - Nível 2. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Francês - Intermediário 1. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Democracia, consenso social e penalidade.. (Carga horária: 54h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Alemão - Nível I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Oficina de Poesia e Produção Literária. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Museu Paranaense, MP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista PROGRAD, Enquadramento Funcional: Bolsista

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista PET/SESU, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

Atividades

3/2012 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Arqueologia e Etnologia.

Atividade realizada
Organização de informações sobre objetos e fotos do povo indígena ka'apor.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Arte/Artesanato: produção artística e socialidade entre os povos indígenas no Paraná.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Análise das práticas de letramento envolvendo alunos surdos do Ensino Médio público de Curitiba e Região Metropolitana.
Descrição: O estudo em questão pretende investigar, por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa, as práticas de letramento em contextos inclusivos, elegendo como grupo de referência estudantes surdos matriculados nas escolas de ensino médio da rede pública de Curitiba e Região Metropolitana. Relatório - 01/10/2009 a 31/03/2010. Nesta fase inicial da investigação, priorizamos a pesquisa bibliográfica com o objetivo de delinear o arcabouço epistemológico subjacente à literatura produzida na área, constituir o quadro das diretrizes pedagógicas das políticas inclusivas do governo federal e estadual, bem como as diferentes concepções de educação dos surdos que elas veiculam, de modo a identificar articulações entre representações identitárias que circulam nas práticas discursivas e seus impactos nas práticas sociais. Em decorrência das análises realizadas nesta fase da pesquisa, observou-se que as concepções sobre a surdez e seus desdobramentos na pedagogia dispensada a estudantes surdos são bastante contraditórias e refletem políticas educacionais hegemonicamente calcadas em modelos clínico-terapêuticos, em detrimento das concepções sócio-antropológicas, em curso na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHMIDT, M.2018SCHMIDT, M. ; BALYKOVA, K. ; GODOY, G. . Guató: A língua. Cadernos de Etnolinguistica, v. 5, p. 1, 2018.

2.
GODOY, G.2017GODOY, G.; FRANCHETTO, Bruna . Primeiros passos da revitalização da língua guató: uma etnografia. REVISTA LINGUÍSTICA, v. 13, p. 281, 2017.

3.
GODOY, GUSTAVO2016 GODOY, GUSTAVO; CARID, MIGUEL . A diferença que faz a diferença: originais e cópias Guarani-MbyaLa différence qui fait la différence : originaux et copies Guarani-MbyaThe difference that makes a difference: Guarani-Mbya original and copies. Journal de la Société des Américanistes, v. 102, p. 105-128, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
BALYKOVA, K. ; GODOY, G. ; FERREIRA, Eufrásia . GUATÓ - MANI GOTOD͡ƷÓKWẼ́ MAE̯GÚHI MANI GÉVƜ́. Revista Linguística (Online), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
GODOY, GUSTAVO. Pantanal bugre. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ALVES, Walter. ; GODOY, GUSTAVO . A distinção massivo/contável em Guató. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GODOY, GUSTAVO. Cauinagem, reguardos e narrativas dos ka?apores.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GODOY, G.. Mitologia e produção de arte(sanato) mbya. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GODOY, G.; TAKATUZI, T. . Duplicação do Trecho Ferroviário Itirapina-Cubatão. Componente Indígena. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
GODOY, G.. A origem dos modos à mesa, Claude Lévi-Strauss. 2012. (Revisão).

2.
GODOY, G.. Antropologia estrutural dois, Claude Lévi-Strauss. 2012. (Revisão).

3.
GODOY, G.. Homem nu, Claude Lévi-Strauss. 2011. (Revisão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
GODOY, G.; BALYKOVA, K. ; ALVES, Walter. ; TOLEDO, J. L. . Lembranças em guató. 2018. Vídeo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WORKSHOP: A TYPOLOGY OF COUNT, MASS AND NUMBER IN BRAZILIAN LANGUAGES?.Guató. 2017. (Simpósio).

2.
WORKSHOP: TOWARDS A TYPOLOGY OF REGIONAL MULTILINGUAL SYSTEMS: WEST AFRICA AND AMAZONIA.Pantanal bugre. 2017. (Simpósio).

3.
Workshop on Tupian and Cariban Kinship Terminology.Kin terms in Ka'apor. 2017. (Oficina).

4.
Putting Fieldwork on Indigenous Languages to New Uses.Morfossintaxe Maweti-Guarani: marcação de argumento. 2016. (Oficina).

5.
1º Seminário do Projeto Temático FAPESP ?Fronteiras e Assimetrias em Fonologia e Morfologia?, coordenado por Filomena Spatti Sandalo (Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas-UNICAMP).A marcação hierárquica: Línguas do sub-ramo tupi-guarani (ramo maweti-guarani, família tupi). 2015. (Seminário).

6.
IX Congresso Internacional da ABRALIN, 25-28 de fevereiro 2015. Alguns aspectos da língua de sinais Ka'apor. 2015. (Congresso).

7.
VII Semana de Antropologia do PPGAS/UFPR. Cauinagem, reguardos e narrativas dos ka?apores. 2015. (Congresso).

8.
Seminário Nacional de Surdos da UFPR - "Direitos Sociais de Surdos". 2012. (Seminário).

9.
VIII Encontro da SAB Sul - Novas Perspectivas na Arqueologia.Alguns artefatos arqueológicos na análise estrutural da mitologia da Cobra Grande. 2012. (Encontro).

10.
19º Evento de Iniciação Científica (19º Evinvi) da Universidade Federal do Paraná.Mitologia e produção de arte(sanato) mbya. 2011. (Encontro).

11.
Arte e Cultura: uma perspectiva intercultural. 2011. (Seminário).

12.
Encontro de Educação Superior Indígena no Paraná. 2011. (Encontro).

13.
Reunião de Antropologia do Mercosul (Monitoria). 2011. (Outra).

14.
5th Deaf Academics and Researches Conference. 2010. (Congresso).

15.
II Encontro da ação integrada para o letramento. 2009. (Encontro).

16.
Crise - Rumos e Verdades. 2008. (Seminário).

17.
Diálogos do PET - A produção científica dos PETs de Ciências Sociais, Direito, Filosofia e História da UFPR. 2008. (Encontro).

18.
I Congresso Brasileiro de Criminologia Crítica. 2008. (Congresso).

19.
III Encontro Regional das Assessorias Juríticas Universitárias. 2008. (Encontro).

20.
Encontro Nacional de Estudantes de Ciências sociais - "Ciência e Poder -Para que servem as Ciências Sociais?". 2007. (Encontro).

21.
IV Jornadas de Direito e Psicanálise. 2007. (Encontro).

22.
II Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - "Marxismo: Concepção e Método". 2006. (Encontro).




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