João Paulo Lisbão Nanô

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5973669626714092
  • Última atualização do currículo em 05/08/2018


Graduado e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo, Brasil, realizou iniciação científica sob orientação do Prof. Dr. Carlos Roberto F. Nogueira (2007-2008). Foi integrante do Grupo de Estudos Medievais Portugueses (USP/ UFRJ, 2007-2008) e como pesquisador graduando da Cátedra Jaime Cortesão (USP, 2007-2008). Atuou como professor de História, Filosofia e Sociologia na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2017) e na rede privada (2017). Desenvolveu o Projeto ?Leituras da Atualidade: Política, Cidadania e Autonomia? ao atuar como professor de apoio a aprendizagem (PAA) na rede estadual de Educação de São Paulo (2013-2014). Atualmente é professor de História na Rede Municipal de Ibirité/MG, além de professor coordenador de escola e pesquisador ligado ao Projeto ?Escola Cidadã? da Secretaria Municipal de Educação de Ibirité/MG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Paulo Lisbão Nanô
Nome em citações bibliográficas
NANÔ, J. P. L.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2012
Graduação em Graduação em História. Universidade de São Paulo,.
Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
Título: Ceuta e a Nobreza Portuguesa: Invasão e ocupação do Marrocos de D. João I à D. Afonso V.
Orientador: Carlos Roberto F. Nogueira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Professor das disciplinas de História, Filosofia e Sociologia

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Apoio a Aprendizagem: projeto ?Leituras da Atualidade: Política, Cidadania e Autonomia?. Escola Estadual Alberto Levy

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Professor das Disciplinas: História Escola Estadual Alberto Levy


Colégio Saint Exupery, CSE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor das Disciplinas de História, Sociologia e Filosofia


Secretaria Municipal de Educação de Ibirité, SEMEI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Professor da Disciplina de História



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Diagnóstico da Educação Infantil do Município de Ibirité/MG
Descrição: Iniciamos em 2018 uma pesquisa para diagnosticar a realidade da oferta da Educação Infantil no município de Ibirité/MG. A pesquisa está sendo realizada através de pesquisa de campo às instituições públicas e conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação, para avaliar: oferta de matrículas x demanda de vagas para a população de 0 a 6 anos, condições da estrutura física das instituições, formação das educadoras(es), demandas por formação, condições de trabalho, atendimento de crianças com deficiência, etc. Dentro da proposta da pesquisa está previsto a publicação de um Relatório Diagnóstico qualitativo-quantitativo no final de 2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação para os Direitos Humanos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
NANÔ, J. P. L.; SILVA, O. H. F. (Org.) ; SILVA, D. B. R. (Org.) . A garotada ocupando a representação política. 1. ed. Ibirité: Escola Cidadã, 2018. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
NANÔ, J. P. L.. O Protagonismo estudantil e a vivência da cidadania como antídoto para um cenário político polarizado: o relato de uma prática pedagógica. In: NANÔ, J. P. L.; SILVA, O. H. F. (Org.) ; SILVA, D. B. R. (Org.). (Org.). A garotada ocupando a representação política. 1ed.Ibirité: Escola Cidadã, 2018, v. , p. 91-96.

2.
NANÔ, J. P. L.. Uma História Concisa de Ibirité. In: NANÔ, J. P. L.; SILVA, O. H. F. (Org.) ; SILVA, D. B. R. (Org.). (Org.). A garotada ocupando a representação política. 1ed.Ibirité: Escola Cidadã, 2018, v. , p. 12-17.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, O. H. F. ; NANÔ, J. P. L. ; SILVA, D. B. R. . Experiências de educação para a cidadania e democracia em Ibirité. In: XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff e II Colóquio de Pesquisa e Intervenção em Transtornos do Espectro do Autismo, 2018, Belo Horizonte. Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2018.

2.
NANÔ, J. P. L.; SILVA, D. B. R. ; SILVA, O. H. F. . O protagonismo estudantil e a vivência da cidadania como um antídoto para um cenário político polarizado. In: XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff e II Colóquio de Pesquisa e Intervenção em Transtornos do Espectro do Autismo, 2018, Belo Horizonte. Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2018.

3.
SILVA, D. B. R. ; SILVA, O. H. F. ; NANÔ, J. P. L. . Um olhar sobre a sala de aula: uma perspectiva pedagógica do processo democrático para além dos muros da escola. In: XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff e II Colóquio de Pesquisa e Intervenção em Transtornos do Espectro do Autism, 2018, Belo Horizonte. Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2018.

4.
NANÔ, J. P. L.; SILVA, D. B. R. ; SILVA, O. H. F. . Uma história concisa de Ibirité: o projeto câmara mirim como ferramenta de formação democrática no combate a práxis clientelista. In: XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff e II Colóquio de Pesquisa e Intervenção em Transtornos do Espectro do Autismo, 2018, Belo Horizonte. Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2018.

5.
SILVA, O. H. F. ; NANÔ, J. P. L. ; SILVA, D. B. R. . Escola Cidadã em rede: experiências construídas por professores da rede municipal de Ibirité. In: XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff e II Colóquio de Pesquisa e Intervenção em Transtornos do Espectro do Autism, 2018, Belo Horizonte. Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2018.

Artigos aceitos para publicação
1.
NANÔ, J. P. L.. EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: DA TEORIA A PRÁXIS. Revista Brasileira de Educação Básica, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
NANÔ, J. P. L.; SILVA, D. B. R. ; SILVA, O. H. F. . O protagonismo estudantil e a vivência da cidadania como um antídoto para um cenário político polarizado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NANÔ, J. P. L.; SILVA, D. B. R. ; SILVA, O. H. F. . Uma história concisa de Ibirité: o Projeto Câmara Mirim como ferramenta de formação democrática no combate a práxis clientelista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, D. B. R. ; NANÔ, J. P. L. ; SILVA, O. H. F. . Um olhar sobre a sala de aula: uma perspectiva pedagógica do processo democrático para além dos muros da escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, O. H. F. ; SILVA, D. B. R. ; NANÔ, J. P. L. . Experiências de educação para a cidadania e democracia em Ibirité. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, D. B. R. ; NANÔ, J. P. L. ; SILVA, O. H. F. . Escola Cidadã em rede: experiências construídas por professores da rede municipal de Ibirité. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NANÔ, J. P. L.. Ceuta e a Nobreza Portuguesa - Invasão e Ocupação do Marrocos de D. João I à D. Afonso V. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
NANÔ, J. P. L.. Ceuta e a Nobreza Portuguesa: Invasão e ocupação do Marrocos de D. João I à D. Afonso V. 2009. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff e II Colóquio de Pesquisa e Intervenção em Transtornos do Espectro do Autismo..Experiências de educação para a cidadania e democracia em Ibirité. 2018. (Encontro).

2.
16o. SIICUSP.Ceuta e a Nobreza Portuguesa - Invasão e Ocupação do Marrocos de D. joão I à D. Afonso V. 2008. (Simpósio).

3.
III Encontro Luso-brasileiro de História Medieval. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, C. R. F. ; NANÔ, J. P. L. . III Encontro Luso-brasileiro de História Medieval. 2008. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 3:31:20