Isabelle Maurutto Schoffen

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7955169585257152
  • Última atualização do currículo em 15/12/2016


Mestre em Psicologia (Epistemologia e Práxis em Psicologia) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Graduada em Psicologia pela mesma universidade. Psicóloga no Ambulatório de Saúde Mental do Município de Sarandi (PR). Atua na área de pesquisa nos seguintes temas: psicanálise, metapsicologia freudiana, psicopatologia, subjetividade, contemporaneidade. Psicóloga Clínica (CRP-08/17708). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabelle Maurutto Schoffen
Nome em citações bibliográficas
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto

Endereço


Endereço Profissional
Roda de Psicanálise.
Rua Neo Alves Martins 2999
Zona 03
87013060 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 33019646
URL da Homepage: http://www.rodadepsicanalise.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia UEM.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Considerações sobre o estatuto metapsicológico do trauma psíquico: uma "re-visão" em Freud,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Regina Perez Christofolli Abeche.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2016
Formação Básica em Psicanálise. (Carga horária: 288h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.


Atuação Profissional



Clinica de Psicologia, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clinica
Outras informações
Idealizadora do Blog Roda de Psicanálise: teoria, clínica e cultura Endereço: www.rodadepsicanalise.com.br


Prefeitura do Município de Sarandi, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental, Carga horária: 30


Roda de Psicanálise, RP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Idealizadora e Colaboradora, Enquadramento Funcional: Psicanalista
Outras informações
Roda de Psicanálise é um espaço de interlocução, transmissão e construção do pensamento psicanalítico com seus pares, na medida em que se compreende a formação em psicanálise como um processo contínuo e permanente.


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Pós-Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI) - bolsista (CAPES).

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distancia, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria à Distância pelo Departamento de Pedagogia (UEM)- Nucleo Educação à Distancia (UEM). Bolsista Capes.


Unidade de Psicologia Aplicada -UEM, UPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário-UEM, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clinico, Carga horária: 10


Trinox Indústria e Comércio de Equipamentos Industriais LTDA, TRINOX, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário-UEM, Enquadramento Funcional: Psicólogo do Trabalho, Carga horária: 4


COLÉGIO ESTADUAL DR. JOSÉ GERARDO BRAGA, CEGB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário-UEM, Enquadramento Funcional: Psicólogo Escolar, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Projeto Pesquisa-Intervensão Phenix: a Ousadia do Renascimento da Subjetividade Cidadã
Descrição: Este é um projeto de Pesquisa-intervenção vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Enquanto projeto de Pesquisa-intervenção (Thiollent, 1981 e Brandão, 1981 e 1984) pressupõe a práxis como o lócus da produção do conhecimento e critério de verdade. A população com a qual interagimos é atendida pelo Núcleo Social Papa João XXIII, localizado na periferia de Maringá/PR/Brasil. A nossa inserção neste agrupamento humano está sustentada na premissa-denúncia de Martín-Baró (1987 e 1989) de que vivemos sobre o "império da desvalorização da vida humana", forjado pelo autoritarismo socioeconômico do capitalismo e da sociedade de consumo de massas por ele engendrada (Caniato, 1997; Martin & Schumann, 1999 e Beinstein, 1999). Seus reflexos excludentes são escamoteados pelos discursos demagógicos e ideológicos dos regimes políticos democráticos atuais. Partimos dos ensinamentos de Theodor Adorno (1965) em A Personalidade Autoritária de que tendências preconceituosas, nem sempre conscientizadas pelos indivíduos, dão sustentação subjetiva a formas de organização conduzentes à barbárie. Trilhando pelos estudos de Adorno, em especial agrupados em suas obras Dialética do Esclarecimento... (1985) e Educação e Emancipação (1995) - interagimos desde outubro de 2000 com a população do Núcleo Social, atravessando com eles o sofrimento psicossocial decorrente da banalização da violência (Arendt, 2000), e da injustiça (Dejours, 1999) sociais e de certas formas de inserção social marcadas pelo fatalismo e pela alienação psicossocial (Martín-Baró, 1987 e Chauí, 1993). A coordenação e os acadêmicos do Curso de Psicologia, Ciências Sociais e Filosofia da UEM participantes deste projeto interagem, semanalmente, com a população do Núcleo Social, levantando questões-demanda que vêm estando vinculadas, principalmente, a sua situação de excluídos. Estas questões são estudadas teoricamente pelos integrantes do projeto e voltam a ser discutidas com a população. ETC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Metapsicologia da repressão [Verdrängung] nas neuroses de transferência
Descrição: PIC/CNPq-UEM Orientador: Prof. Dr. Hélio Honda Pesquisa vinculada ao projeto de pesquisa institucional do orientador intitulado, "Realidade psíquica e erogeneidade: um estudo sobre a natureza da mente em Freud". Financiado pelo CNPq e cadastrado no SGP/UEM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Realidade psíquica e erogeneidade: um estudo sobre a natureza da mente em Freud
Descrição: A partir de resultados obtidos em pesquisas anteriores sobre o estatuto do caso clínico em Freud (CNPq Proc. 400909/2006-5; CNPq Proc. 401857/2008-5), nas quais procuramos demonstrar a inseparabilidade entre clínica e metapsicologia, levantamos uma nova hipótese de trabalho, segundo a qual, com a metapsicologia freudiana estaríamos frente a uma concepção conceitualmente autônoma e inteiramente nova sobre o psiquismo humano, um psiquismo erógeno. Tal hipótese resulta de uma análise mais detalhada e desenvolvimento de um dos sentidos presentes no conceito de pulsão considerado dentro dos limites do primeiro dualismo pulsional -, segundo o qual, a pulsão é compreendida como o delegado psíquico [psyschicher Repräsentant] dos estímulos somáticos provenientes do interior do corpo. Assim teríamos com Freud uma concepção sui generis da realidade psíquica porque esta é concebida como essencialmente erógena, cujas significações encontrar-se-iam, em última instância, no próprio corpo. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a natureza erógena do psíquico em Freud. Considerações preliminares nos dão boas razões para supor que a concepção freudiana sobre o psíquico escaparia às classificações correntes, uma vez que não se encaixaria nem nas concepções materialistas nem nas mentalistas sobre o psíquico, que terminam por concebê-lo ora como um epifenômeno do corpo, ora como uma dimensão puramente representacional de caráter incerto e vago. A possibilidade de sustentar a concepção de um psiquismo erógeno em bases conceituais mais consistentes, a partir da consideração de uma espécie de transposição pulsional da erogeneidade corporal em direção à psique, abre-nos a perspectiva de um diálogo mais frutífero não apenas com as leituras atuais da psicanálise informadas pelos pressupostos das neurociências e da psicossomática, mas, sobretudo, com as concepções fenomenológicas do corpo e da subjetividade humanas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Isabelle Maurutto Schoffen - Integrante / HONDA, Helio - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
A Etiologia das Psiconeuroses nos Primórdios da Psicanálise: um estudo sobre a constituição dos quadros de histeria e neurose obsessiva, 1886-1897.
Descrição: PIC/CNPq-UEM Orientador: Prof. Dr. Hélio Honda Pesquisa vinculada ao projeto de pesquisa institucional do orientador intitulado, "O caso clínico e a fundamentação da metapsicologia freudiana:sobre a relação entre prática e teoria em psicanálise. Financiado pelo CNPq e cadastrado no SGP/UEM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
O caso clínico e a fundamentação da metapsicologia: sobre a relação entre prática e teoria em psicanálise
Descrição: A proposta atual consiste na segunda etapa de um projeto de pesquisa mais abrangente, cujo objetivo é analisar o que denominamos metodologia freudiana . Uma primeira etapa desse estudo (CNPQ PROC. 400909/2006-5) voltou-se para o exame dos fundamentos filosóficos e epistemológicos da metodologia do caso único, orientada pela busca pelo tipo (caso típico, sintomatologia típica), e revelou que o caso clínico tem um papel central na atividade freudiana de produção de conceitos e elaboração da metapsicologia. É no caso clínico que seriam entrelaçados o material fatual obtido pela observação clínica e a conceituação metapsicológica. Esses resultados formam o contexto, por assim dizer, formal ou metodológico, no qual se insere a proposta atual (CNPQ PROC. 401857/2008-5), de caráter mais demonstrativo, na medida em que se propõe a examinar a produção conceitual de Freud mediante a análise da construção de alguns de seus casos clínicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Isabelle Maurutto Schoffen - Integrante / HONDA, Helio - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2010 - 2011
Programa de Educação pelo Trabalho para a Sáude- PET- Saúde
Descrição: Bolsista desde janeiro de 2010..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2009
Programa de Educação pelo Trabalho para a Sáude- PET- Saúde
Descrição: O objetivo geral do programa de Educação Tutorial Pet- Sáude é fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Instituído pela Portaria Interministerial MS/MEC n: 1.802/2008. Não bolsista no período de 31 março a 31 de dezembro de 2009..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - 2008
Laboratório de psicologia histórico-cultural: Ciência Arte e Educação
Descrição: Projeto de Ensino n: 6775/08.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto. Queremos Justiça?. Jornal Psicologia em Foco, Maringá, 10 abr. 2014.

2.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto. Crise da Psicanálise?. Jornal Psicologia em Foco, Maringá, p. 8 - 8, 11 set. 2013.

3.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto. Você tem medo de quê?. Jornal Psicologia em Foco, Maringá, p. 6 - 7, 13 mar. 2013.

4.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto; RODRIGUES, S. M. ; CAMPOS, T. B. . Por que a Psicanálise. Jornal Psicologia em Foco, Maringá, p. 5, 16 jan. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto; ABECHE, Regina Perez Christofolli . Em Busca de um Estatuto Metapsicológico para as Psicopatologias Contemporâneas. In: V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia, 2012, Maringá. Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia. Psicologia: de onde viemos, para onde vamos?, 2012.

2.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto; Helio Honda . A Metapsicologia da Repressão [Verdrängung] nas Neuroses de Transferência. In: V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia, 2012, Maringá. Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia. Psicologia: de onde viemos, para onde vamos?, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto; Helio Honda . A ETIOLOGIA DAS PSICONEUROSES NOS PRIMÓRDIOS DA PSICANÁLISE: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DOS QUADROS DE HISTERIA E NEUROSE OBSESSIVA, 1886-1897. In: XIX ECONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2010, Guarapuava. XIX ECONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2010.

2.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto; MATIOLI, A. L. O. ; OLIVEIRA, B. L. G. ; CAMBAUVA, L. G. . A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA E AS CINCO PERPLEXIDADES SEGUNDO BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL E IX SEMANA DE PSICOLOGIA : Coletividade e Subjetividade na Sociedade Contemporânea, 2007, maringá. ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA e IX SEMANA DE PSICOLOGIA, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto; ABECHE, Regina Perez Christofolli ; BRANCO, D. R. . Totem e Tabu: Uma Análise do Pacto com o Pai. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRANCO, D. R. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto ; ABECHE, Regina Perez Christofolli . Os jogos online uma possível relação com a violência: uma leitura psicanalítica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto; Helio Honda . A Metapsicologia da Repressão [Verdrängung] nas Neuroses de Transferência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto; ABECHE, Regina Perez Christofolli . Em Busca de um Estatuto Metapsicológico para as Psicopatologias Contemporâneas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BELLINI, M. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto ; FRAZATTO, C. ; BRANDEL, F. ; PANINI, N. ; SCHIAVONI, R. ; SILVA, L. C. . Aprendizado no território: articulando saberes para uma prática humanizada em saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto. A psicopatologia nos primórdios da psicanálise: um estudo sobre a inovação nosográfica freudiana (1886-1897). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto; MATIOLI, A. L. O. ; OLIVEIRA, B. L. G. . A Condição Pós-Moderna e as Cinco Perplexidades segundo Boaventura de Souza Santos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto. Como se forma um Psicanalista 2014 (Blog).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto; RODRIGUES, S. M. ; SANCHES, A. . Roda de Psicanálise:teoria, clínica e cultura. 2013; Tema: Teoria Psicanalítica, Clinica e Cultura. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto; RODRIGUES, S. M. . Os Artigos Técnicos de Freud. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SCHOFFEN, P. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto . Festival de Shows Autorais Cottonet-Clube. 2012 (Produção Cultural).

2.
SCHOFFEN, P. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto . Temporada de Shows Autorais Cottonet-Clube. 2011 (Produção Cultural).

3.
SCHOFFEN, P. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto . Temporada de Shows Autorais Cottonet-Clube. 2010 (Produção Cultural).

4.
SCHOFFEN, P. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto . Temporada de Shows Autorais Cottonet-Clube. 2009 (Produção Cultural).

5.
SCHOFFEN, P. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto . Temporada de Shows Autorais Cottonet-Clube. 2008 (Produção Cultural).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Expressões da violência na subjetividade da realidade urbana do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.Os jogos online uma possível relação com a violência: uma leitura psicanalítica. 2013. (Encontro).

2.
Expressões da violência na subjetividade da realidade urbana do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.Totem e Tabu: Uma Análise do Pacto com o Pai. 2013. (Encontro).

3.
Conferência: As ?Personalidades Limites? na Contemporaneidade. 2012. (Seminário).

4.
Diferentes Paradigmas na Psicanálise: Contribuição para o debate acerca do "inter-texto" em Psicanálise. 2012. (Seminário).

5.
I Encontro Brasileiro de Psicanálise e Sedução Generalizada. 2012. (Encontro).

6.
Seminários Internacionais em Psicopatologia e Psicanálise Contemporânea III: Tópicos atuais em psicopatologia: entre a fenomenologia e a Psicanálise. 2012. (Seminário).

7.
V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia. A Metapsicologia da Repressão [Verdrängung] nas Neuroses de Transferência. 2012. (Congresso).

8.
V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia. Em Busca de um Estatuto Metapsicológico para as Psicopatologias Contemporâneas. 2012. (Congresso).

9.
Confins da Psicanálise: psicanálise, política e cultura. 2011. (Outra).

10.
Seminários Internacionais em Psicopatologia e Psicanálise Contemporânea II: A clínica Psicanalítica das Psicoses - teoria, técnica e crítica. 2011. (Seminário).

11.
V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.A METAPSICOLOGIA DA REPRESSÃO [VERDRANGUNG] NAS NEUROSES DE TRANSFERÊNCIAS. 2011. (Seminário).

12.
XII Semana de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá: o pensamento coletivo como fonte criadora.A METAPSICOLOGIA DA REPRESSÃO [Verdrangun] NAS NEUROSES DE TRANSFERÊNCIA. 2011. (Outra).

13.
Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos: clínicas lógicas colectivas, devenires, resistensias. Aprendizado no território: articulando saberes para uma prática humanizada em saúde. 2010. (Congresso).

14.
CURSO TEMÁTICO EM METAPSICOLOGIA: Freud - histeria como aporia filosófica da união da alma e do corpo.. 2010. (Oficina).

15.
CURSO TEMÁTICO EM METAPSICOLOGIA: Introdução à Psicopatologia das Psicoses.. 2010. (Oficina).

16.
I Jornada Internacional de Práticas Clínicas no Campo Social.. 2010. (Congresso).

17.
Seminários Internacionais em Psicopatologia e Psicanálise Contemporânea I: o pensamento de Sandor Ferenczi e suas contribuições para a técnica psicanalítica. 2010. (Seminário).

18.
XIX Encontro Anual de Iniciação Científica.A psicopatologia nos primórdios da psicanálise: um estudo sobre a inovação nosográfica freudiana (1886-1897).. 2010. (Encontro).

19.
A Construção de uma Práxis Interdisciplinar em Saúde. 2009. (Encontro).

20.
Conferências em Metapsicologia I.. 2009. (Simpósio).

21.
IV Congresso Internacional e X Semana de Psicologia: Conhecimento e saúde mental: compromisso com o desenvolvimento humano. 2009. (Congresso).

22.
Ciclo de Palestras de Profissionais de Psicologia. 2008. (Seminário).

23.
Jornada Acadêmica de Psicanálise. 2008. (Outra).

24.
III Congresso Internecional e IX Semana de Psicologia: Coletividade e Subjetividade na Sociedade Contemporânea.. A Condição Pós-Moderna e as Cinco Perplexidades segundo Boaventura de Souza Santos. 2007. (Congresso).

25.
Psicologia: Conhecimento e Profissão. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANNA, M. C. ; LIMA, N. O. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto ; SANCHES, A. ; RODRIGUES, S. M. ; RUFINO, L. . Inconsciente e Sexualidade: Desafio Teórico-clínico na Atualidade. 2016. (Congresso).

2.
VIANNA, M. C. ; LIMA, N. O. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto ; SANCHES, A. ; RODRIGUES, S. M. ; RUFINO, L. . Supervisão Aberta da Roda de Psicanálise. 2016. (Outro).

3.
CAPOULADE, F. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto ; SANCHES, A. ; RODRIGUES, S. M. . Roda de Conversa com o Diretor. 2016. (Outro).

4.
MILNITZKY, F. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto ; SANCHES, A. ; RODRIGUES, S. M. ; RUFINO, L. . Édipo e Castração na Clínica e na Cultura. 2015. (Outro).

5.
SCHOFFEN, Isabelle Maurutto; RUFINO, L. ; SANCHES, A. ; RODRIGUES, S. M. . A Atualidade da Transferência. 2015. (Outro).

6.
OLIVEIRA, E. G. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto ; RODRIGUES, S. M. ; SANCHES, A. ; RUFINO, L. . O Terceiro do Édipo do Século XXI. 2015. (Outro).

7.
MARCO ANTÔNIO ROTTA TEIXEIRA ; SILVA, L. C. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto ; KLIPAN, M. ; SANCHES, A. . Conferência: As "Personalidades Limites" na Contemporaneidade. 2012. (Outro).

8.
SILVA, L. C. ; MARCO ANTÔNIO ROTTA TEIXEIRA ; Helio Honda ; KLIPAN, M. ; SANCHES, A. ; WOLF-FEDIDA, M. ; GEWEHR, R. B. ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto ; MENEGUETTI, M. ; CAMPOS, T. B. ; ABECHE, R. C. . Seminários Internacionais em Psicopatologia e Psicanálise Contemporânea III: Tópicos atuais em psicopatologia: entre a fenomenologia e a Psicanálise. 2012. (Outro).

9.
ABECHE, Regina Perez Christofolli ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto ; RAINHA, A. T. . Diferentes Paradigmas na Psicanálise: Contribuição para o debate acerca do "inter-texto" em Psicanálise. 2012. (Outro).

10.
Helio Honda ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto . Curso Temático em Metapsicologia: Introdução à Psicopatologia das Psicoses. 2010. (Outro).

11.
Helio Honda ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto . Curso Temático em Metapsicologia: Freud- Histeria como aforia filosófica da união da alma e do corpo. 2010. (Outro).

12.
MARCO ANTÔNIO ROTTA TEIXEIRA ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto . I Jornada Internacional de Práticas Clínicas no Campo Social.. 2010. (Congresso).

13.
Helio Honda ; MARCO ANTÔNIO ROTTA TEIXEIRA ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto . Seminários Internacionais em Psicopatologia e Psicanálise Contemporânea I: o pensamento de Sandor Ferenczi e suas contribuições para a técnica psicanalíticar. 2010. (Outro).

14.
Helio Honda ; SCHOFFEN, Isabelle Maurutto . Conferências em Metapsicologia I. 2009. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 2:11:49