Érico Fernando de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5769247472205057
  • Última atualização do currículo em 03/01/2019


Mestre em Comunicação e Semiótica pelo PEPGCOS/PUCSP com a dissertação South Park: (des)construção iconoclasta das celebridades, indicada pelo colegiado do programa como a mais representativa da produção discente em 2012, recebendo menção honrosa no prêmio Compós de teses e dissertações de 2013. Co-autor de Sintoma e Fantasia no Capitalismo Comunicacional (2017). Graduado em Desenho Industrial pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2004) com ênfase em Projeto Visual. Fez carreira nas áreas de Direção de Arte e Produção Gráfica, onde atuou por 15 anos, atendendo inclusive empresas de grande porte e Multinacionais (Procter & Gamble, L´Oreal, Eurofarma, FioCruz Bio-manguinhos, etc). Foi Professor Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), Departamento de Comunicação Social, Curso de Publicidade e Propaganda, Campus Poços de Caldas, entre 2014 e 2018, tendo sido efetivado por meio de Concurso (Processo de Seleção Externa de Docentes - Edital Nº 046/2015), em 2015. É pesquisador do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq Um dia sete dias, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érico Fernando de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, E. F.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: South Park: (des)construção iconoclasta das celebridades,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: José Luiz Aidar Prado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: South Park; celebridade; profanação; desenho animado; fantasia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2001 - 2004
Graduação em Desenho Industrial.
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
1999 - 2000
Curso técnico/profissionalizante.
ETEC Carlos de Campos, ETECA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Métricas, Mensurações e Otimizações Digitais. (Carga horária: 9h).
São Paulo Digital School, SPDS, Brasil.
2018 - 2018
Customer Success. (Carga horária: 2h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2018 - 2018
Desvendando a Indústria 4.0. (Carga horária: 20h).
SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2018 - 2018
Semana de Metodologias Ativas aplicadas à EaD. (Carga horária: 25h).
Circuito e-Learning - NDNP, CEL, Brasil.
2017 - 2017
CJE5237 Ciências da Linguagem: a Ordem Simbólica. Fundamentos das Reflexões. (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
FLM5507-1 ? ?Materialismo Histórico: Balanço e Perspectivas?. (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
CCA5026 Metodologia da Pesquisa em Comunicação. (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Camus faz 100 anos. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Maria Antonia USP, PRCEU, Brasil.
2006 - 2006
Gerenciamento de cores na pré-impressão. (Carga horária: 8h).
CorAparência, CA, Brasil.
2003 - 2003
Densitometria por transmissão e reflexâo. (Carga horária: 6h).
CorAparência, CA, Brasil.
2003 - 2003
IV Seminário de Densitometria aplicada. (Carga horária: 4h).
Senai Theobaldo de Nigirs, STN, Brasil.
2001 - 2001
Curso de HQ ministrado por Marcelo Caribé. (Carga horária: 36h).
ETEC Carlos de Campos, ETECA, Brasil.
2000 - 2000
Básico em editoração eletrônica. (Carga horária: 80h).
Senac Vila Prudente, SVP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Comunicação Visual; Gestão de Marcas na Web; Metodologia da Pesquisa em Comunicação; Produção Gráfica Identidade Visual (Arquitetura e Urbanismo) Metodologia do trabalho científico (lato-sensu) Métricas (lato-sensu) Branding Digital (lato-sensu) Fundamentos de Marketing e Comunicação Digital (lato-sensu)

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente I, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Comunicação Visual Gestão de Marcas na Web Produção Gráfica

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas ministradas: Comunicação Visual Produção Gráfica


Serviço nacional de aprendizagem comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Contrato temporário por tempo determinado, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrei a disciplina de Produção Gráfica e Materiais promocionais (PGMP) para o 4º módulo do Curso Técnico em Publicidade.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Contratado em caráter temporário, Carga horária: 8
Outras informações
Docência e orientação para alunos do último módulo do curso de publicidade na disciplina de Computação Gráfica.


ETEC Carlos de Campos, ETECA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: parcial, Carga horária: 10
Outras informações
disciplinas ministradas: ? Produção Gráfica ? Aplicativos Informatizados em Design Gráfico I e II


Revista UP!Gospel, UPG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Diretor de arte e diagramação, Carga horária: 20
Outras informações
Direção de arte, tratamento de imagens, criação de anúncios e diagramação.


Soft Color Etiquetas Adesivas Ltda., SC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Produtor Gráfico, Carga horária: 45
Outras informações
Tratamento e manipulação de imagens digitais. Desenvolvimento de artes-finais. Geração de matrizes para impressão mecanica e acabamentos. Desenvolvimento de novos fornecedores. Treinamento de novos colaboradores.


COR - Centro de Orientação à Família, COR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: autônomo, Carga horária: 40
Outras informações
Instrutor de informática. Desenvolvimento de material didático e projetos visuais.



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
DAS CELEBRIDADES DE MASSA AS CELEBRIDADES DE NICHO: as novas mídias e o eclipse do Star System
Descrição: O contexto em que atua a indústria publicitária encontra-se em um processo frenético de adaptação diante dos novos meios de comunicação, nos últimos anos. Face à nova dinâmica comunicacional introduzida pelo advento da web 2.0, que se explica, grosso modo, pelo lançamento de ferramentas e interfaces amigáveis para produção de conteúdo e, posteriormente, pela proliferação de redes sociais, que têm, ano após ano, abocanhado uma parcela cada vez mais significativa das verbas publicitárias outrora destinadas a outros meios: televisão, rádio e, principalmente, a mídia impressa. Assim, diante do que foi exposto, pergunta-se: de que forma a ascensão das webcelebridades afeta a produção e a circulação de conteúdos publicitários e altera o status quo das celebridades consagradas pelo Star System tradicional? Podemos, face ao panorama descrito acima, questionar se o Star System consagrado pelo mercado cultural de massa ainda se mantém como um paradigma válido num cenário em que a acessibilidade das novas mídias digitais permite que, literalmente, qualquer um possa agregar capital cultural para si mesmo e, quais as estratégias utilizadas para tal? As celebridades são um fenômeno bastante estudado para o entendimento da sociedade contemporânea. Para aprofundarmos nosso estudo tomaremos com base os trabalhos de Edgard Morin (1989) e Chris Rojek (2008). O objetivo dessa pesquisa é ampliar o espectro de análise a respeito do tema e contribuir para a consolidação dos "estudos de celebridades" como uma matriz de pesquisa legitimada no campo da comunicação, assim como já ocorre na Europa e nos Estados Unidos, onde os celebrities studies gozam de prestigio e reconhecimento. Entende-se aqui a celebridade como alguém que possui certo capital cultural, nos termos propostos por Bourdieu (1983) e que, em virtude desse capital, é contratado para agregar prestígio e confiança a uma marca específica, como parte da estratégia de branding ou que simplesmente, vivem da exposição de sua imagem e ou modo de vida, protagonistas do que Rojek (2008) intitula pseudoeventos midiáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Érico Fernando de Oliveira - Coordenador / Marina Cassilha Cruz - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Melhor Projeto do Curso de Publicidade e Propaganda na I Mostra de Projetos da PUC Minas Poços de Caldas (Projeto Extensionista - Professor tutor), PUC Minas Poços de Caldas.
2013
Menção Honrosa no 3º prêmio COMPÓS de Teses e Dissertações pela dissertação intitulada South Park: (des)construção iconoclasta das celebridades, defendida em 2012 pelo PEPGCOS/PUC-SP, COMPÓS.
2011
Classificação em 2° lugar para obtenção de bolsa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, CAPES.
2001
1° lugar no concurso para escolha do Projeto Visual da 1ª Semana de Design da UniFMU - categorias Catálogo e Convite da exposição, UniFMU - Curso de Desenho Industrial.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, E. F.2016OLIVEIRA, E. F.. O que Brian Boitano faria? South Park e a crítica das celebridades contemporâneas. Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM, v. 4, p. 229-239, 2016.

2.
OLIVEIRA, E. F.2014OLIVEIRA, E. F.. ENTROPIA E REDUNDÂNCIA NA ESTRUTURA SERIADA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O SUCESSO DE FRIENDS E O FRACASSO DE ROMANTICALLY CHALLENGED. Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM, v. 2, p. 45-52, 2014.

3.
OLIVEIRA, E. F.2013 OLIVEIRA, E. F.. South Park: profanação crítica das celebridades ou mero ajuste cínico ao Star System?. Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM, v. 1, p. 39-53, 2013.

4.
OLIVEIRA, E. F.2012 OLIVEIRA, E. F.. South Park: (des)construção iconoclasta do contemporâneo. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 13, p. 1-9, 2012.

5.
LUDERER, C. A. F.2012LUDERER, C. A. F. ; OLIVEIRA, E. F. . A ICONOFAGIA DOS CHEFS CELEBRIDADES EM SOUTH PARK. Unisanta Humanitas, v. 2, p. 145-161, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
PRATES, V. ; LUDERER, C. A. F. ; OLIVEIRA, E. F. ; FERNANDES, P. V. ; GUNKEL, D. J. ; PRATES, H. ; PRADO, J. L. A. ; SALECL, R. ; CAZELOTO, E. ; FONTENELLE, I. A. . A ressignificação do estereótipo nerd na sitcom The Big Bang Theory. In: José Luiz Aidar Prado, Vinicius Prates. (Org.). Sintoma e fantasia no capitalismo comunicacional. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016, v. 1, p. 195-220.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, E. F.. Décadas de insanidade. Diário do Nordeste, Caderno 3, 23 set. 2016.

2.
OLIVEIRA, E. F.. Adeus à Les Paul. UP! Gospel, Brasil, p. 64 - 64, 15 set. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, E. F.; CRUZ, M. C. . Das Celebridades de Massa às Celebridades de Nicho: As novas mídias e o eclipse do Star System. In: 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2017, Curitiba. http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/lista_area_DT5-CI.htm, 2017.

2.
NEGRINI, G. B. ; OLIVEIRA, E. F. . Pela Porta dos fundos: humor e crítica social. In: 1o Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas Poços de Caldas, 2017, Poços de Caldas. Anais do 1o Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas Poços de Caldas. Poços de Caldas: (C) 2017 dos autores, 2016. v. 1. p. 313-322.

3.
OLIVEIRA, E. F.. Sheldon Cooper: o nerd-alfa: cultura nerd, consumo e curadoria na sitcom The Big Bang Theory. In: 1o Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas, 2017, Poços de Caldas. Anais do 1o Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas. Poços de Caldas: (C) 2017 dos autores, 2016. v. 1. p. 299-312.

4.
OLIVEIRA, E. F.. Smart is the new sexy: a ressignificação do nerd na sitcom The Big Bang Theory. In: XXXIX Congresso Intercom, 2016, São Paulo. ANAIS :: ISSN 2175-4683, 2016.

5.
DOMINGOS, L. ; UEDA, J. ; CRUZ, M. C. ; DARCADIA, L. ; OLIVEIRA, E. F. . Livro pop-up como instrumento de aprendizado e mudança de cultura. In: XXIII Prêmio Expocom 2016 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016, Salto. http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2016/expocom/EX53-0208-1.pdf, 2016.

6.
Anderson Carlos Pancini AGUIAR ; Gabriel Moni de SOUZA ; Marcos Vinícius Deluca CIACCO ; Miguel Henrique Dias SIMÕES ; Mateus Yudi Elias da SILVA ; Wender Batista PEREIRA ; Vinicius Delalibera CHIARELI ; OLIVEIRA, E. F. . CRIAÇÃO DE JOGO DE CARTAS DE CARÁTER EDUCATIVO. In: Intercom Sudeste, 2015, Uberlândia. http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2015/expocom/, 2015. p. 1-9.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, G. G. V. ; ANDRADE, T. ; OLIVEIRA, L. P. ; JUNIOR, N. P. O. ; LIMA, L. F. ; SILVA, R. F. S. ; OLIVEIRA, E. F. . Jogo de tabuleiro Estação das Lendas. In: XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2018, Belo Horizonte. Anais do XXIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2018.

2.
FERRAREZI, F. C. S. ; PAIVA, H. S. V. ; OLIVEIRA, L. M. ; CAVA, T. M. ; ARAUJO, M. ; OLIVEIRA, E. F. . Coleção Lucy M.Martan. In: XXIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2018, Belo Horizonte. ANAIS DO XXIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2018.

3.
SENCIANO, J. C. ; GOMES, H. L. ; ASSIS, M. E. R. ; PENIDO, N. M. ; OLIVEIRA, E. F. . Para todos, Poços!. In: XXIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2018, Belo Horizonte. ANAIS DO XXIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2018.

4.
OLIVEIRA, O. M. ; SOUZA, D. F. ; OLIVEIRA, J. P. T. ; TAMBASCO, V. R. ; OLIVEIRA, E. F. ; MURTA, C. M. ; PETRONILHO, R. V. F. . Desconstruindo Amélias. In: XXIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2018, Belo Horizonte. ANAIS DO XXIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2018.

5.
SILVA, T. C. D. ; SILVA, D. L. ; GANDRA, J. ; COSTA, L. ; OLIVEIRA, E. F. . Bolsas Gandra. In: XXII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2017, Volta Redonda. http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2017/trabalhos_expocom.htm, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, D. F. ; OLIVEIRA, O. M. ; OLIVEIRA, J. P. T. ; TAMBASCO, V. R. ; OLIVEIRA, E. F. . Desconstruindo Amélias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, G. G. V. ; ANDRADE, T. ; OLIVEIRA, L. P. ; JUNIOR, N. P. O. ; LIMA, L. F. ; SILVA, R. F. S. ; OLIVEIRA, E. F. . Jogo de tabuleiro Estação das Lendas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, E. F.. Branding: significação de marca e mercado de nicho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, E. F.. Branding: porquê significar marcas?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, E. F.. Produção Gráfica para comunicadores visuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Diversos Autores ; OLIVEIRA, E. F. . Semana de palestras de comunicação visual 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, E. F.. Desenvolvimento de embalagens/aspectos técnicos e legais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OLIVEIRA, E. F.. Meios de Impressão e Processos Gráficos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, E. F.. Trabalho avaliado para a Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, Categoria IJ, Modalidade IJ02 do Intercom Sudeste. 2018.

2.
OLIVEIRA, E. F.. Trabalho avaliado para a Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, Categoria IJ, Modalidade IJ02 do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2018.

3.
OLIVEIRA, E. F.. parecer de artigo submetido à revista Parágrafo. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
PRADO, J. L. A. ; PRATES, V. ; GUNKEL, D. J. ; PRATES, H. ; FONTENELLE, I. A. ; CAZELOTO, E. ; LUDERER, C. A. F. ; OLIVEIRA, E. F. ; FERNANDES, P. V. ; SALECL, R. . Sintoma e fantasia no capitalismo comunicacional. 2017. (Editoração/Livro).

2.
OLIVEIRA, E. F.; Diversos Autores . 1o Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas. 2017. (Editoração/Anais).

3.
OLIVEIRA, E. F.. Oficina - Arte-finalização. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, E. F.. Oficina - editoração de house organ. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OLIVEIRA, E. F.. Sobre o sintoma em ?i?ek. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - videoaula).

6.
OLIVEIRA, E. F.. Direção de arte. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
OLIVEIRA, E. F.. Produção gráfica e materiais promocionais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
OLIVEIRA, E. F.. Produção Gráfica para comunicadores visuais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
OLIVEIRA, E. F.. Workshop de produção gráfica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
OLIVEIRA, E. F.. Produção Gráfica para designers. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
Jose Luiz Aidar ; Diversos Autores ; OLIVEIRA, E. F. . Galáxia. 2010. (Editoração/Periódico).

12.
OLIVEIRA, E. F.. UP!Gospel. 2009. (Editoração/Periódico).

13.
OLIVEIRA, E. F.; CYRINO, R. . Águas: Uso e Preservação. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

14.
OLIVEIRA, E. F.. Informática. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
OLIVEIRA, E. F.; CARVALHO, A. ; GUEVARA, Wilfredo . Audiosapiens. 2009 (CD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PADUA, L. B; NOGUEIRA, A. C.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de Rafael Ribeiro Vitor; Severo Augusto Andrade Luizi.A RISADA QUE PROTEGE E CASTIGA: estudo do esquete do Militante no programa Tá no ar: a TV na TV?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
NOGUEIRA, A. C.; OLIVEIRA, V. V.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de Denise Maimoni Lima Montenegro.PSICANÁLISE JUNGUIANA E COMUNICAÇÃO: um estudo sobre os arquétipos nas capas da revista Capricho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
MURTA, C. M.; PETRONILHO, R. V. F.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de Gabriel Martins Lemos; Hamilton Neves Gomes, Marina Cassilha.O ÍDOLO NA PALMA DA MÃO: as experiências dos fãs de artistas da música. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
PETRONILHO, R. V. F.; CARVALHO, L. F. T.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de Charles Alberto Dias Bonaretti.RAZÃO E EMOÇÃO NA PUBLICIDADE: Estratégias argumentativas das campanhas audiovisuais da Trivago. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
PEREZ, P. V.; CARVALHO, L. F. T.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de CORRÊA, Ingridy B. et al..O RISO COMO ARMA DE ATAQUE: Charlie Hebdo e os dilemas da liberdade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
MENDES, C. M.; CARVALHO, L. F. T.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de Siqueira; Leite; Beijo; Lima; Marques.A melodia do consumo: o funk ostentação como manifestação do consumo contemporâneo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
PADUA, L. B; FERREIRA JUNIOR, S.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de SOUZA, Gabriel Moni; VIEIRA, Rodrigo Baisi; CIACCO, Marcos V.A Midiatização do Futebol: Um estudo de caso sobre o uso do Facebook pelo Palmeiras no Match Day. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
PADUA, L. B; MENDES, C. M.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de Gustavo Fernandes Ribeiro.Merchandising editorial: a inserção de marcas na narrativa de Sex and The City. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
PADUA, L. B; MENDES, C. M.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de Gabriel Bertozzi, Gustavo B. Lidiane P. Luciele Z. Nathália.Propaganda negativa nas eleições de 2014 para o governo de Minas Gerais: uma análise sobre o personagem "Turista da Veiga".. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
MENDES, C. M.; PETRONILHO, R. V. F.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de Guilherme Muniz Ramos.A RESPOSTA SOCIAL NO SITE JOVEM NERD: o transmedia storytelling do universo Marvel. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
VIANA, P. M. F.; MENDES, C. M.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de Amanda Veroneze, Barbara Rolim.A Construção do Ethos de Silvio Santos: uma abordagem semiótica da interação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
VIANA, P. M. F.; MENDES, C. M.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de Alaor Gonçalves Machado Silva, Íris Midori Sampaio Tengan.As estratégias transmidiáticas empregadas na trajetória do Super Homem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OLIVEIRA, E. F.. EXPOCOM 2016 - RT06 - Blog (avulso). 2016. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

2.
OLIVEIRA, E. F.. EXPOCOM 2016 - RT07 - Site (avulso). 2016. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Seminário Teorias da Comunicação: Memes, Política e Cultura. 2018. (Seminário).

2.
BDM 2018 - Transformação Digital (Brand & Design Management). 2018. (Encontro).

3.
COMUNICAÇÃO, TRABALHO E DISCURSOS: DIÁLOGOS E REFLEXÕES. 2018. (Seminário).

4.
IV Fórum de Iniciação Científica.Das Celebridades de Massa às Celebridades de Nicho: As novas mídias e o eclipse do Star System. 2018. (Encontro).

5.
Pelos labirintos do saber: homenagem a Umberto Eco. 2016. (Encontro).

6.
XXI Congresso de Ciências da comunicação na região sudeste. 2016. (Congresso).

7.
XXXIX Congresso da Intercom. Smart is the new sexy: a ressignificação do nerd na sitcom The Big Bang Theory. 2016. (Congresso).

8.
22 Compós. 2013. (Encontro).

9.
I Colóquio de Pesquisa em Comunicação e Semiótica.Toda excentricidade será castigada: a desconstrução das celebridades em South Park. 2013. (Encontro).

10.
Mobile - a 7ª mídia e empreendedorismo social. 2013. (Outra).

11.
Seminário Internacional Natureza e Construção da Celebridade no Século XXI. 2012. (Seminário).

12.
Aula Magna com Prof. Dr. Eric Landowski (CNRS/CEVIPOF). 2010. (Outra).. 2010. (Encontro).

13.
Conferência Para uma Estética da Comunicação: professor Frank Hartmann (Bauhaus/Universidade de Weimar, Alemanha). 2010. (Seminário).

14.
Conversas no cinema com Lúcia Santaella. 2010. (Encontro).

15.
Palestra com Ruy Lindenberg sobre o case publicitário do novo Uno. 2010. (Encontro).

16.
XVI Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, A. C. ; MENDES, C. M. ; OLIVEIRA, E. F. ; MURTA, C. M. ; PADUA, L. B ; CARVALHO, L. F. T. ; PETRONILHO, R. V. F. ; FERREIRA JUNIOR, S. ; OLIVEIRA, V. V. . 2º CONEC: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais. 2017. (Congresso).

2.
MENDES, C. M. ; OLIVEIRA, E. F. ; PADUA, L. B ; CARVALHO, L. F. T. ; PETRONILHO, R. V. F. ; NOGUEIRA, A. C. ; FERREIRA JUNIOR, S. . CONEC - I Congresso nacional de estudos comunicacionais. 2016. (Congresso).

3.
CARVALHO, A. ; OLIVEIRA, E. F. . Palestra Musical: Dia mundial do Rock. 2012. (Outro).

4.
Alex Da Rocha lima ; YAMAMOTO, A. A. ; OLIVEIRA, E. F. ; Marcelo Sarmento ; Fabio Luiz da Hora Gomes . Primeira Semana de Design - UniFMU. 2001. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniela Santiago Barbosa. NOVAS PERSPECTIVAS DE MÍDIA: a realidade aumentada e suas possibilidades no mercado publicitário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Érico Fernando de Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, E. F.. Desenvolvimento de embalagens/aspectos técnicos e legais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, A. ; OLIVEIRA, E. F. . Palestra Musical: Dia mundial do Rock. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 15:47:36