Tânia Gisela Biberg-Salum

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  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), Mestrado em Ciências com enfoque em Oftalmologia [Rib.Preto] pela Universidade de São Paulo (2012) e Doutorado em Ciências com enfoque em Oftalmologia [Rib.Preto] pela Universidade de São Paulo (2015). É especialista em Formação Docente para o Ensino Superior e possui MBA em Gestão de Cooperativas na área da saúde pela FGV. Atualmente é coordenadora do Curso de Medicina da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e docente da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Tem experiência clínica na área de Medicina, com ênfase em Oftalmologia e atua como pesquisadora nos seguintes temas: educação médica, interação ensino-serviço-comunidade, saúde indígena, oftalmologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tânia Gisela Biberg-Salum
Nome em citações bibliográficas
BIBERG-SALUM, T. G.;BIBERG-SALUM, TÂNIA GISELA;BIBERG-SALUM, TANIA GISELA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Anhanguera - Uniderp.
Rua Ceará, 333
Bairro Miguel Couto
79003-010 - Campo Grande, MS - Brasil - Caixa-postal: 2153
Telefone: (67) 33488000
Ramal: 8234
Fax: (67) 33419210
URL da Homepage: WWW.uniderp.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Oftalmologia [Rib.Preto].
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Alelos HLA-C e polimorfismos da IL-18: estudo em pacientes com aids com e sem retinite por citomegalovírus, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria de Lourdes Veronese Rodrigues.
Palavras-chave: AIDS; antígenos de histocompatibilidade; interleucinas; retinite; citomegalovírus.
Grande área: Ciências da Saúde
2009 - 2012
Mestrado em Oftalmologia [Rib.Preto].
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Saúde Ocular na população indígena Kadiweu do Mato Grosso do Sul,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Maria de Lourdes Veronese Rodrigues.
Palavras-chave: epidemiologia; índios sul-americanos; saúde indígena; políticas públicas; oftalmopatias.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Oftalmologia.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
2006 - 2007
Especialização em Formação Docente para o Ensino Superior.
Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Título: Portfólio: uma proposta de avaliação formativa.
Orientador: Wilson Ayach.
1991 - 1995
Especialização em Oftalmologia.
Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO, Brasil.
Título: Urgências Oftalmológicas.
1984 - 1989
Graduação em Medicina.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.




Formação Complementar


2006
MBA em Administracao de Cooperativas.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Competências em Docência Clínica e Preceptoria.
Associação Brasileira de Educação Médica, ABEM, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Capacitação em Metodologias Ativas em Aprendizagem e Construção de. (Carga horária: 240h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Exte

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Atualmente atua como: 1. Docente do Curso de Medicina 2. Coordenadora do módulo Interação Ensino-Serviço-Comunidade II 3. Coordenadora do Curso de Medicina

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Autoavaliação do Curso

Atividades

02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Medicina, .


UNIDERP, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
Outras informações
Atualmente atua como: 1. Docente no Curso de Medicina; 2. Coordenadora do Módulo PINESC VI (Práticas Interdisciplinares de Interação Ensino, Serviço e Comunidade); 3. Coordenadora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento; 4. Membro da Comissão de Avaliação; 5. Membro do Colegiado.


Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, FMRP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Atividades

04/2009 - 04/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento OFT,ORL, CCP, .


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Atividades

04/2012 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, .



Linhas de pesquisa


1.
Estudos e Pesquisas em Educação Médica
2.
Estudos e Pesquisas em Saúde Indígena
3.
Estudos e Pesquisas em Epidemiologia
4.
Epidemiologia: Saúde Indígena
5.
Imunologia e Doenças Infecciosas em Patologias Oculares
6.
Aspectos clínico-epidemiológicos e terapêuticos das doenças oftalmológicas


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Concepções de docentes e discentes acerca das competências necessárias para ser um bom professor
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
PBLxTradicional na graduação em medicina: impacto na prática do futuro profissional
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
Prevalência de discromatopsias na comunidade discente e docente do curso de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / Carlos Wilson de Alencar Cano - Integrante / Mateus da Silveira Céspedes - Integrante / Maria Carolina Garbelini - Integrante.
2013 - 2015
Manejo do Diabetes Mellitus Tipo 2 na Atenção Básica no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Descrição: O estudo será conduzido pela equipe de pesquisadores, são professores e academicos do Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp e professores do Curso de Medicina da Universidade Federal do Mato grosso do Sul . dos pacientes portadores de Diabetes Mellitus Tipo 2 nas unidades básicas de saúde da família (UBSF) do Município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), verificando a disponibilidade de recursos humanos e materiais, conhecendo a organização do serviço de saúde, verificando as características do cuidado disponibilizado aos pacientes e os resultados do manejo clíinico dos pacientes portadores de Diabetes Mellitus. possibilidade de verificar os avanços e dificuldades no cuidado com os pacientes diabéticos e identificar necessidades locais que possam contribuir para a melhoria do serviço de saúde disponibilizado para os pacientes diabéticos. O objetivo deste estudo é verificar o processo e o resultado do cuidado Esta pesquisa justifica-se, uma vez que trará como benefícios a.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Alelos de histocompatibilidade em pacientes portadores de HIV com retinite por citomegalovírus e sem retinite
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido para obtenção do título de doutor junto à Universidade São Paulo, sitiado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Danos a saúde Mental em educadores da Educação Infantil na rede municipal de Campo Grande-MS
Descrição: Foi realizada uma pesquisa entre os cuidadores dos CEINFs do município com o intuito de verificar a frequência de danos mentais nesta população..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / Glauco Fonseca de Oliveira - Integrante / Aline Mitsueda Yamashita - Integrante / Érica de Almeida Gattass - Integrante / Helena Berriel - Integrante / Otávio Augusto Vendas Tanus - Integrante.
2010 - 2013
Prevalência de discromatopsias na comunidade acadêmica e docente do curso de medicina da Uniderp-Anhanguera.
Descrição: O objetivo desta pesquisa é identificar a presença de discromatopsias na comunidade discente e docente do curso de Medicina da Anhanguera-Uniderp e verificar a repercussão que estas trazem para o desempenho das atividades relativas à atividade médica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / Andressa Police dos Santos. - Integrante / Anny Daleffi Rozolem - Integrante / Ana Caroline Blanco Carreiro - Integrante / Carla Elisa Bogdanovicz - Integrante.
2010 - 2013
Prevalência de alterações auditivas e baixa acuidade visual em escolares de 3 a 12 anos
Descrição: O objetivo desta pesquisa é verificar a prevalência e identificar as causas prováveis de baixa acuidade auditiva e/ou baixa acuidade visual em escolares da Creche Mei-Mei do bairro Alto São Francisco na cidade de Campo Grande - MS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / Picoli, Renata - Integrante / Tereza Cristina Martins - Integrante / Camila Bogoni Budib - Integrante / Camilla Cerqueira Caldas de Souza - Integrante / Carlos Magno Neves Guimarães - Integrante / Livia Oliveira da Cunha - Integrante / Marco Antônio K. Matsumoto - Integrante / Matheus Ribeiro Comparin - Integrante / Wagner Luiz Engelmann - Integrante.
2010 - 2013
Realidade da aplicação do teste do reflexo vermelho em recém-nascidos em uma maternidade de Campo Grande?MS
Descrição: O objetivo da pesquisa se pauta no conhecimento da realidade da aplicação do teste do reflexo vermelho em recém nascidos, na cidade de Campo Grande, quanto à sua realização ou encaminhamento para fazê-lo ou a orientação aos pais acerca do mesmo.vEstudo transversal, observacional, rbaseado nas maternidades da cidade, por meio de entrevistas aos pais dos neonatos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / Caio Alexandre Zanoni - Integrante / Luíza Rosa - Integrante / Laura Loureiro Souza Rosa - Integrante / Nathália Manzano - Integrante / Maria Alice Raposo - Integrante / Laura Mattos Kinchev - Integrante / Yasmini Rossi Mahmoud - Integrante / Manoela Message Pereira Neto - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2012
Prevalência de ametropias em escolares da rede pública municipal de ensino da cidade de Bandeirantes - MS
Descrição: O objetivo desta pesquisa é determinar a prevalência da baixa acuidade visual (AV) e de discromatopsias em escolares da rede pública municipal de ensino e os fatores causais das mesmas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / Andressa Police dos Santos. - Integrante / Anny Daleffi Rozolem - Integrante / Ana Caroline Blanco Carreiro - Integrante / Carla Elisa Bogdanovicz - Integrante / Antônio Eduardo Pereira - Integrante / Alexandre Abreu de Lima - Integrante / Ana Carolina Alvarenga - Integrante / Ana Laura Spengler - Integrante / Ana Lia Villa da Fonseca - Integrante.
2007 - 2009
Prevalência da baixa acuidade visual em escolares do 1º ao 5º ano
Descrição: O pbjetivo deste trabalho de pesquisa é determinar a prevalência da baixa acuidade visual (AV) em escolares do 1º ao 5º ano da Escola Dr. Plínio Barbosa Martins do bairro Jardim Macaúbas na cidade de Campo Grande do estado de Mato Grosso do Sul.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / Zanoni, Lourdes Zélia - Integrante / Espíndola, Yara Delamare - Integrante / Cônsolo, Carlos Eduardo Zanoni - Integrante / Blanco, Ana Caroline - Integrante / Andressa Police dos Santos. - Integrante / Anny Daleffi Rozolem - Integrante / Cintia Ito - Integrante / Larissa Luri Yanaze - Integrante / Lucas Marques Brum - Integrante / Roberta Figueiredo - Integrante / Tiago K. Tibana - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2005 - 2012
Saúde Ocular na população indígena Kadiweu do Mato Grosso do Sul
Descrição: Projeto de pesquisa que desenvolveu-se almejando a obtenção do título de mestre. Traçou um mapa das principais alterações oftalmológicas encontradas na populacão indígenas Kadiwéu residente na s.erra da Bodoquena.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Curso de Formação de Preceptores para a Graduação
Descrição: Trata-se de um curso de aperfeicoamento, de 120h, destinado aos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, que atuam como preceptores junto ao módulo Interação Ensino- Serviço e Comunidade, do Curso de Medicina, da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pautado em metodologias ativas, aborda a temática da gestão do trabalho alinhada às estratégias pedagógicas para a formação médica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / Suellem L D Borges de Oliveirqa - Integrante / Érika Kaneta Ferri - Integrante / rafaela palhano medeiros penrabel - Integrante / socorro andrade de lima pompilio - Integrante / Heloisa Maria Lessa Korndorfer - Integrante / juliana viana camara - Integrante / marcella okunami pinheiro brisolla - Integrante / samira dias dos passos - Integrante / vitoria oshiro orro - Integrante.
2017 - 2017
Curso de Capacitação para Professores em Aprendizado Baseado em Problemas
Descrição: Trata-se de um curso de capacitação para candidatos à docência em um Curso de Medicina baseado em metodologias ativas e ensino orientado para a comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2105
Curso teórico-prático sobre Aprendizado Baseado em Problemas e Ensino Orientado para a Comunidade I
Descrição: Trata-se de um curso de formação para docentes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
IFMSA - International Federation of Medical Students Association
Descrição: Projeto que fomenta o desenvolvimento da autonomia dos acadêmicos no âmbito da saúde pública, no que tange à responsabilidade social, internacionalização e promoção da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Curso teórico-prático sobre Aprendizado Baseado em Problemas e Ensino Orientado para a Comunidade II
Descrição: Curso para formação de docentes.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Climatério e emnopausa: como manter a qualidade de vida
Descrição: Projeto desenvolvido por acadêmicos do quinto semestre do Curso de Medicina, com uma carga horária de 40 horas, junto à comunidade adscrita à Unidade de Saúde da Família por eles freqüentada, com o intuito de orientar e suportar as mulheres envolvidas com esse período da vida.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador.
2014 - 2014
Planejamento familiar com enfoque em anticoncepção e prevenção de DSTs
Descrição: Projeto desenvolvido pelos acadêmicos do quinto semestre do curso de medicina, vinculados a uma unidade de saúde da família, motivados pelo elevado índice de gravidezes na adolescência, com o intuito de elucidar, junto a essa comunidade, os conceitos referentes a este tema..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador.
2014 - 2014
Saúde do Homem e Controle Social
Descrição: Projeto desenvolvido pelos acadêmicos do quinto semestre do curso de medicina, junto à população masculina de conselho gestor da unidade de saúde da família à qual estão vinculados, com o propósito de estimular ações relacionadas à política nacional de saúde do homem, com uma carga horária de 40 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador.
2014 - 2014
Ações que contribuem para a saúde da família
Descrição: Projeto desenvolvido por acadêmicos matriculados no quinto semestre do curso de medicina, junto à comunidade adscrita à equipe de saúde da família da unidade de saúde da família à qual eles estão vinculados, com uma carga horária de 40 horas, com o intuito de esclarecer os objetivos das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por eles desenvolvidos junto a esse público..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador.
2014 - 2014
Saúde do homem: mobilizando atores
Descrição: Projeto desenvolvido por acadêmicos do quinto semestre do curso de medicina, junto `a comunidade da unidade de saúde da família, à qual estão vinculados, visando o fortalecimento das medidas adotadas para a aplicação das estratégias relacionadas à política nacional de saúde do homem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador.
2014 - 2014
Aprendizado Baseado em Problemas e Ensino Orientado para a Comunidade
Descrição: Trata-se de um curso de 139horas oferecido com o propósito de capacitar profissionais da área da saúde para o exercício da docência segundo a metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Promovendo o Autocuidado e Prevenção do Pé Diabético
Descrição: Acadêmicos do sexto semestre do curso de medicina, inseridos no programa interinstitucional de interação ensino-serviço-comunidade, desenvolvem busca ativa dos pacientes cadastrados no programa HIPERDIA, avaliando o desenvolvimento de complicações do diabetes mellitus..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / Patrícia Zoccante - Integrante / Bruno Biasi - Integrante / Franciellen Neves - Integrante / Joelly Levermann - Integrante / Letícia Baetz - Integrante / Luiz Felipe Marcondes - Integrante / Michelle de Souza Moysés - Integrante / Rodrigo Azato - Integrante.
2013 - 2013
Prevenindo Complicações do Diabete: Avaliação do Pé Diabético
Descrição: Alunos do sexto semestre do curo de medicina, inseridos no módulo de práticas interinstitucionais de interação ensino-serviço-comunidade, desenvolvem atividades de busca ativa quanto às complicações derivadas do diabete melito crônico, em específico do pé diabético..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / Mauro Moura - Integrante / Gabriely Tendolo Ghiroto - Integrante / Hellierson Castro David - Integrante / Karen Isabelle Pontes Duran - Integrante / Lucas Guerra de Souza - Integrante / Pamela Maria Salazar - Integrante / Paulo Tairo Aguiar Vera Cruz - Integrante / Karen Kaline - Integrante.
2013 - 2013
Avaliação do pé diabético na UBSF Tarumã
Descrição: Acadêmicos do sexto semestre do curso de medicina desenvolvem atividades de busca ativa de lesões concernentes ao pé diabético em pacientes cadastrados no programa HIPERDIA desta unidade de saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / Lincoln Barbosa Guimarães - Integrante / Aline Mitsueda Yamashita - Integrante / Ana Cláudia Simões - Integrante / Érica de Almeida Gattass - Integrante / Helena Berriel - Integrante / Lara Pádua - Integrante / Otávio Augusto Vendas Tanus - Integrante / Thiago Borges - Integrante.
2013 - 2013
Inclusão de Diabéticos com Baixa Adesão ao Tratamento ao Programa Hiperdia
Descrição: Os acadêmicos do sexto semestre do curso de medicina desenvolvem atividades de busca ativa aos pacientes cadastrados no programa HIPERDIA de umadas Equipes de Saúde da Família, da UBSF Vida Nova, de Campo Grande-MS. Têm como enfoque os pacientes com baixa adesão, estimulando-os nas boas práticas de saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / Maria da Graça Xavier - Integrante / Larissa Neves Olsen - Integrante / Manuella Filgueiras Figueiredo - Integrante / Rafael Osaki Queiroz Urzedo - Integrante / Raisa Gonçalves de Sous - Integrante / Raissa Carboni da Costa de Castro - Integrante / Igor Manoel Aguirre Lemos - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2016
Monitoria no módulo Habilidades Médicas I
Descrição: trata-se de orientação de planejamento e acompanhamento das atividades de monitoria da acadêmica do segundo ano do curso de medicina, para ministrar atividades aos acadêmicos do primeiro ano do mesmo curso..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador.
2015 - 2015
International Federation of Medical Students Association
Descrição: Projeto que propõe a inserção dos acadêmicos de medicina em diferentes dimensões relacionadas a saúde, desde atividades de educação em saúde até organização de atividades de intercâmbio..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tânia Gisela Biberg-Salum - Coordenador / andré phelippe de jesus ortiz - Integrante / marissa Bárbara eduardo souza - Integrante / luiza ocariz acioly - Integrante / natalia maronese - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Oftalmologia.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Indígena.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BIBERG-SALUM, TANIA GISELA2018 BIBERG-SALUM, TANIA GISELA; FOLETTO, L. D. ; SANTOS, M. F. C. ; ANDRADE, L. P. ; BENTO, L. . Desenvolvimento e avaliação de competências atitudinais no contexto de diferentes metodologias para os cursos de medicina. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 19, p. 181-185, 2018.

2.
SANTOS, M. F. C.2018 SANTOS, M. F. C. ; BIBERG-SALUM, TANIA GISELA . Avaliação formativa em sessão tutorial: construindo pistas de aproximação para o instrumento de avaliação. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 19, p. 137-141, 2018.

3.
BIBERG-SALUM, TÂNIA GISELA2018BIBERG-SALUM, TÂNIA GISELA; VERONESE RODRIGUES, MARIA DE LOURDES ; FERNANDES, ANA PAULA MORAIS ; DEGHAIDE, NEIFI HASSAN SALUM ; PAULA, JAYTER SILVA DE ; CASTELLI, ERICK C. ; MENDES-JUNIOR, CELSO TEIXEIRA ; DONADI, EDUARDO ANTONIO . HLA-C Alleles and Cytomegalovirus Retinitis in Brazilian Patients with AIDS. Journal of Ophthalmology, v. 2018, p. 1-5, 2018.

4.
ANDRADE, L. P.2017ANDRADE, L. P. ; SOUZA, A. P. ; SOUZA, N. F. P. ; BATISTON, G. T. ; ROQUE, G. P. C. ; SILVA, J. Y. F. ; SALTURI, U. G. ; BALDASSO, M. F. ; MORAES, R. A. S. ; BENTO, L. M. A. ; BIBERG-SALUM, TÂNIA GISELA . Ansiedade Versus Alterações do Padrão de Sono-Vigília em Estudantes de Medicina. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 18, p. 232-238, 2017.

5.
BIBERG-SALUM, TÂNIA GISELA2016BIBERG-SALUM, TÂNIA GISELA; RODRIGUES, MARIA DE LOURDES VERONESE . Saúde ocular dos povos indígenas do Brasil. Medicina (USP.FMRP), v. 49, p. 265-272, 2016.

6.
ALVES, A. A.2016ALVES, A. A. ; REIS, B. M. V. ; PEREIRA, E. M. L. ; BRANCO, N. M. ; BIBERG-SALUM, T. G. ; BENTO, L. M. A. . Medicina Popular e Diabetes Melito Tipo 1: uma Perspectiva de Tratamento Através da Fruta da Lobeira. Ensaios e Ciência (Campo Grande. Impresso), v. 20, p. 38-42, 2016.

7.
BIBERG-SALUM, TANIA GISELA2016BIBERG-SALUM, TANIA GISELA; PICOLI, RENATA PALÁPOLI ; BUDIB, CAMILA BOGONI ; DE SOUZA, CAMILA CALDAS ; GUIMARÃES, CARLOS MAGNO ; AGUIAR, EDUARDO SILVA ; CUNHA, LIVIA OLIVEIRA ; KAWABATA, MARCO ANTÔNIO ; COMPARIN, MATHEUS RIBEIRO ; ENGELMAN, WAGNER LUIZ . Triagem para distúrbios visuais em escolares no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Scientia Medica (Porto Alegre. Impresso), v. 25, p. 21389, 2016.

8.
BIBERG-SALUM, T. G.2015BIBERG-SALUM, T. G.; BENTO, L. M. A. ; ANDRADE, L. P. . Processo de Avaliação no Ensino: um Simples Ato de Dar Notas?. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 16, p. 450-452, 2015.

9.
Budib, CB2013Budib, CB ; Souza, CCC ; Guimarães, CMN ; AGUIAR, E. S. ; Cunha, LO ; Matsumoto, MAK ; Comparin, MR ; Engelman, WL ; PICOLI, R. P. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Prevalência de baixa acuidade auditiva em escolares de seis a doze anos, de uma instituição filantrópica.. Ensaios e Ciência (Campo Grande. Impresso), v. 17, p. 21-30, 2013.

10.
ZANONI, C. A.2013ZANONI, C. A. ; ROSA, L. ; ROSA, L. L. S. ; MANZANO, N. ; RAPOSO, M. A. ; KINCHEV, L. M. ; MAHMOUD, Y. R. ; PEREIRA NETO, M. M. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Realidade da aplicação do teste do reflexo vermelho em recém-nascidos em uma maternidade de Campo Grande?MS. Ensaios e Ciência (Campo Grande. Impresso), v. 17, p. 49-57, 2013.

11.
BIBERG-SALUM, T. G.2012BIBERG-SALUM, T. G.; Lima, AA ; KOHL, E. M. ; Comparin, MR . Rastreamento de ametropias e discromatopsias em estudantes do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Campo Grande-MS. Anuário da Produção de Iniciação Científica Discente, v. 00, p. 1, 2012.

12.
Zanoni, Lourdes Zélia2010Zanoni, Lourdes Zélia ; BIBERG-SALUM, T. G. ; Espíndola, Yara Delamare ; Cônsolo, Carlos Eduardo Zanoni . Prevalência da baixa acuidade visual em alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública. Revista AMRIGS, v. 54, p. 19-24, 2010.

13.
RODRIGUES, M. L. V.2009RODRIGUES, M. L. V. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Frequency of pterygium in indigenous Kadiweu. Acta Ophthalmologica, v. 87, p. 00, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BIBERG-SALUM, T. G.. Portfólio: uma proposta de avaliação formativa. 1. ed. Campo Grande: Ed. Gráfica Mundial, 2016. 44p .

2.
SOUZA, J. C. R. P. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Percepção, consciência e emoção: caderno do aluno. 1. ed. , 2016.

3.
SOUZA, J. C. R. P. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Percepção, consciência e emoção: caderno do tutor. 1. ed. , 2016.

4.
BIBERG-SALUM, T. G.. Interação, ensino, serviço e comunidade II: caderno do professor. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016.

5.
BIBERG-SALUM, T. G.. Interação, ensino, serviço e comunidade II: caderno do acadêmico. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016.

6.
BIBERG-SALUM, T. G.. Kadiwéu: um olhar sobre os índios cavaleiros. 1. ed. Campo Grande: Gráfica Mundial, 2016.

7.
JARDIM, P. T. C. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Proliferação Celular: caderno do tutor. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016.

8.
ARRUDA, R. B. P. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Processo de Envelhecimento. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016.

9.
ARRUDA, R. B. P. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Funções Biológicas - Caderno do Tutor docente. 2. ed. Dourados: UEMS, 2016.

10.
SANTOS, M. F. C. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Doenças resultantes da agressão ao meio ambiente: caderno do tutor docente E-book. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 75p .

11.
SANTOS, M. F. C. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Doenças resultantes da agressão ao meio ambiente: caderno do estudante. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 50p .

12.
SANTOS, M. F. C. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Doenças resultantes da agressão ao meio ambiente: caderno do estudante - E-book. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 50p .

13.
PENRABEL, R. P. M. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Habilidades Médicas II: caderno do módulo. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 61p .

14.
SANTOS, M. F. C. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Doenças resultantes da agressão ao meio ambiente: caderno do tutor docente. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 75p .

15.
Pereira, A C A (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Introdução ao estudo da medicina: caderno do professor-tutor. 2. ed. Dourados: UEMS, 2016. 98p .

16.
PENRABEL, R. P. M. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Abrangências das ações em saúde: caderno do aluno. 2. ed. Dourados: UEMS, 2016. 52p .

17.
PENRABEL, R. P. M. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Abrangências das ações em saúde: caderno do professor-tutor. 2. ed. Dourados: UEMS, 2016. 95p .

18.
MACHADO, A. P. (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Mecanismo de agressão e defesa: caderno do tutor. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 78p .

19.
MACHADO, A. P. (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Mecanismo de agressão e defesa: caderno do aluno. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 40p .

20.
SANTOS, M. F. C. (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Concepção e formação do ser humano: caderno do tutor docente. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 72p .

21.
SOUZA, J. C. R. P. (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Percepção, consciência e emoção: caderno do aluno. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 67p .

22.
SOUZA, J. C. R. P. (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Percepção, consciência e emoção: caderno do tutor. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 146p .

23.
BARROS, A P M A V (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Módulo Nascimento, crescimento e desenvolvimento: caderno do aluno (e-book). 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 65p .

24.
BARROS, A P M A V (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Módulo Nascimento, crescimento e desenvolvimento: caderno do aluno. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 65p .

25.
BARROS, A P M A V (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Módulo Nascimento, crescimento e desenvolvimento: caderno do professor-tutor (e-book). 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 118p .

26.
BARROS, A P M A V (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Módulo Nascimento, crescimento e desenvolvimento: caderno do professor-tutor. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 118p .

27.
GADERNAL, R. V. C. (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Saúde da mulher, sexualidade humana e planejamento familiar - caderno do aluno. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 84p .

28.
SANTOS, M. F. C. (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Doenças resultantes da agressão ao meio ambiente: caderno do tutor docente. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 75p .

29.
SANTOS, M. F. C. (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Doenças resultantes da agressão ao meio ambiente: caderno do tutor docente (e-book). 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 75p .

30.
SANTOS, M. F. C. (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Doenças resultantes da agressão ao meio ambiente: caderno do estudante. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 50p .

31.
SANTOS, M. F. C. (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Doenças resultantes da agressão ao meio ambiente: caderno do estudante - E-book. 1. ed. Dourados: UEMS, 2016. 50p .

32.
Pereira, A C A (Org.) ; BIBERG-SALUM, T. G. (Org.) . Introdução ao estudo da medicina: caderno do aluno. 2. ed. Dourados: UEMS, 2016. 53p .

33.
PENRABEL, R. P. M. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Abrangências das ações em saúde:caderno do professor-tutor. 1. ed. Dourados: UEMS, 2015. 60p .

34.
SANTOS, M. F. C. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Concepção e formação do ser humano: caderno do professor-tutor. 1. ed. , 2015.

35.
MACHADO, A. P. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Mecanismo de agressão e defesa: caderno do tutor docente. 1. ed. , 2015.

36.
SOUSA, I. F. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Metabolismo: caderno do tutor docente. 1. ed. , 2015.

37.
BIBERG-SALUM, T. G.. Habilidades médicas I: caderno do professor. 1. ed. Campo Grande: uems, 2015.

38.
BIBERG-SALUM, T. G.. Habilidades médicas I: caderno do acadêmico. 1. ed. Campo Grande: UEMS, 2015.

39.
FERRI, E. K. ; BIBERG-SALUM, T. G. ; SOUSA, I. F. ; POMPILIO, S. A. L. ; Mayer, V M . Integração ensino, serviço e comunidade: manual do acadêmico E-book. 1. ed. Dourados: UEMS, 2015. 23p .

40.
FERRI, E. K. ; BIBERG-SALUM, T. G. ; SOUSA, I. F. ; POMPILIO, S. A. L. ; Mayer, V M . Interação ensino, serviço e comunidade: manual do acadêmico. 1. ed. Dourados: UEMS, 2015. 23p .

41.
PENRABEL, R. P. M. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Abrangências das ações em saúde: caderno do professor-tutor E-book. 1. ed. Dourados: UEMS, 2015.

42.
ARRUDA, R. B. P. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Funções Biológicas - Caderno do Tutor docente. 1. ed. Dourados: UEMS, 2015.

43.
Pereira, A C A ; BIBERG-SALUM, T. G. . Introdução ao Estudo da Medicina: caderno do professor-tutor. 1. ed. Dourados: UEMS, 2015. 98p .

44.
SANTOS, M. F. C. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Concepção e formação do ser humano: caderno do tutor docente - E-book. 1. ed. Dourados: UEMS, 2015. 72p .

45.
SANTOS, M. F. C. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Concepção e formação do ser humano: caderno do estudante.. 1. ed. Dourados: UEMS, 2015. 51p .

46.
SANTOS, M. F. C. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Concepção e formação do ser humano: caderno do caderno do estudante - E-book. 1. ed. Dourados: UEMS, 2015. 51p .

47.
RODRIGUES, M. L. V. ; KARA-JOSE, N. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Perfil epidemiológico das principais causas de cegueira no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2012.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BIBERG-SALUM, T. G.. Saúde Ocular Indígena. Total Saúde, Campo Grande - MS, p. 38 - 39, 10 jun. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. F. C. ; SOUZA, J. C. R. P. ; SOUSA, I. F. ; MACHADO, A. P. ; PENRABEL, R. P. M. ; POMPILIO, S. A. L. ; ARRUDA, R. B. P. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Avaliação Formativa e Processual em Sessão Tutorial: construindo pistas de aproximação para o instrumento de avaliação. In: 12 Congresso Internacional Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2. p. 1039-1041.

2.
BIBERG-SALUM, T. G.; DOMINGOS, T. A. ; DOMINGOS, A.A. . Avaliação de um programa para o laboratório morfofuncional. In: Congresso Internacional - PBL 2010, 2010, São Paulo. Anais do Congresso Internacional - PBL 2010, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. V. A. ; CRIADO, F. S. ; SOUZA, J. C. R. P. ; BESSA, D. S. ; BIBERG-SALUM, T. G. . DIÁLOGO SOBRE DROGAS EM ESCOLAS PÚBLICAS COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA. In: COENCO - VII Congresso de Educação Médica do Centro Oeste, 2018, Anápolis GO. Resu - Revista Educação em Saúde, 2018. v. 6. p. 22-22.

2.
PENRABEL, R. P. M. ; BIBERG-SALUM, T. G. ; PEREIRA, R. S. ; SANTOS, G. M. S. M. ; PEREIRA, A. E. . Vivência prática das Habilidades Médicas no primeiro ano de Medicina pelos olhares dos acadêmicos. In: 12 Congresso Internacional da RedeUnida, 2016, Campo Grande. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2. p. 939-939.

3.
BIBERG-SALUM, T. G.. HLA-C Alelles and cytomegalovirus in pacients with aids. In: CoPHy, 2016, Warsaw. The 7th World Congress on Controversies in Ophthalmology, 2016.

4.
BIBERG-SALUM, T. G.; Picoli, Renata . Vivenciando o Osce: O que Pensa o Professor?. In: 49 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2011, Belo Horizonte. Anais 49º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2011. v. 35. p. 520-520.

5.
Picoli, Renata ; BIBERG-SALUM, T. G. . O Processo Avaliativo na Interação Ensino-Serviço-Comunidade: Construindo uma Proposta.. In: 49 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2011, Belo Horizonte. Anais 49º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2011. v. 35. p. 726-726.

6.
Alvarenga, AA ; CARREIRO, A. C. B. ; Spengler, AL ; Fonseca, ALV ; MARQUES, A. M. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Tabagismo: Sensibilizando Acadêmicos e Usuários da Rede Pública de Saúde. In: 49 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2011, Belo Horizonte. Anais 49º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2011. v. 35. p. 925-925.

7.
Queiroz, APM ; INGOLD, A. ; PASOLINI, B ; MORAES, M. O. ; MARQUES, A. M. ; BIBERG-SALUM, T. G. . Dia Mundial Sem Tabaco. In: 49 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2011, Belo Horizonte. Anais 49º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2011. v. 35. p. 805-805.

Artigos aceitos para publicação
1.
BIBERG-SALUM, T. G.; RODRIGUES, M. L. V. ; FERNANDES, A. P. M. ; DEGHAIDE, N. ; PAULA, J. S. ; CASTELLI, E. C. ; MENDES-JUNIOR, C. T. ; DONADI, E. A. . HLA-C alleles and cytomegalovirus retinitis in Brazilian patients with AIDS. Journal of Ophthalmology, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BIBERG-SALUM, T. G.. Avaliação x juízo de valor: realidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BIBERG-SALUM, T. G.. Ensino Orientado para a Comunidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BIBERG-SALUM, T. G.. A importância da anamnese estruturada - método clínico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BIBERG-SALUM, T. G.. O papel do médico na diversidade cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BIBERG-SALUM, T. G.. A Avaliação no processo de ensinagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BIBERG-SALUM, T. G.. As competências, os objetivos educacionais e as taxonomias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BIBERG-SALUM, T. G.; RODRIGUES, M. L. V. . HLA-C e Interleucinas em pacientes com AIDS e retinite por citomegalovírus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
BIBERG-SALUM, T. G.. Objetivos educacionais e avaliação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BIBERG-SALUM, T. G.. Queixas mais comuns e causas oftalmológicas de Cefaleias na infância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BIBERG-SALUM, T. G.; RODRIGUES, M. L. V. . Eye health among Kadiwéu indians of Mato Grosso do Sul, Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BIBERG-SALUM, T. G.; Picoli, Renata . Vivenciando o OSCE: o que pensa o professor?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Picoli, Renata ; BIBERG-SALUM, T. G. . O processo avaliativo na interação ensino-serviço-comunidade: construindo uma proposta. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BIBERG-SALUM, T. G.; DOMINGOS, A.A. ; DOMINGOS, T. A. . Avaliação de um programa para o laboratório morfofuncional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BIBERG-SALUM, T. G.. Avaliação da acuidade visual em escolares ingressantes do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Grande - MS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
BIBERG-SALUM, T. G.; Picoli, Renata ; Macedo, Cristiana Santos de ; Zanoni, Lourdes Zélia ; Braga, Lucyléa Muller ; Gonçalves, José Julio . Avaliação do estágio regional da Uniderp: com a palavra, o estudante!. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
Picoli, Renata ; Santos, S. C. ; BIBERG-SALUM, T. G. . A construção de eixos integrativos no curso de medicina da Anhanguera-Uniderp. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BIBERG-SALUM, T. G.; SOUZA, J. C. R. P. . Perguntas e Respostas na relação médico-paciente, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BIBERG-SALUM, T. G.. Consultora na Divisão de Pesquisa/UEMS,. 2018.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
BIBERG-SALUM, T. G.; GARCIA, L. V. P. ; PENRABEL, R. P. M. ; OLIVEIRA, M. I. M. G. . Curso de Capacitação Docente da UEMS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BIBERG-SALUM, T. G.; DOMINGOS, A.A. ; SANTOS, L. E. V. ; MARCOS, L. B. M. ; CURY, A. ; TRENTIN, R. . Oficina de TBL - Team Based Learning. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BIBERG-SALUM, T. G.; DOMINGOS, A.A. ; MARCOS, L. B. M. ; SANTOS, L. E. V. . Como realizar o Feedback. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BIBERG-SALUM, TANIA GISELA; CROTTI, P. L. R. ; SOUZA, S. S. . Oficina de elaboração do Teste do Progrresso. 2017. (oficina nacional).

5.
BIBERG-SALUM, T. G.; GARCIA, L. V. P. ; PENRABEL, R. P. M. ; OLIVEIRA, M. I. M. G. . Curso de Capacitação Docente da UEMS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BIBERG-SALUM, T. G.. Caderno do Capacitando - Aprendizagem Baseada em Problemas e ensino Orientado para a Comunidade 2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstrucional).

7.
BIBERG-SALUM, T. G.. Manual do Pinesc V. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstrucional).

8.
BIBERG-SALUM, T. G.. Manual do Pinesc VI. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstrucional).

9.
BIBERG-SALUM, TANIA GISELA; CROTTI, P. L. R. ; SOUZA, S. S. . Oficina de elaboração do Teste do Progrresso. 2016. (oficina nacional).

10.
BIBERG-SALUM, T. G.. Caderno do Capacitando 2015/2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

11.
BIBERG-SALUM, T. G.. Manual do PINESC V. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

12.
BIBERG-SALUM, T. G.. Manual do PINESC VI. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

13.
BIBERG-SALUM, T. G.. Caderno do Capacitando 2015/1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

14.
BIBERG-SALUM, T. G.; SALLES, A. C. ; SALLES, F. M. . Formação Docente para professores do curso de medicina. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
BIBERG-SALUM, T. G.. Aprendizagem Baseada em Problemas e Ensino Orientado para a Comunidade. 2014. .

16.
BIBERG-SALUM, T. G.. Entendendo o papel do professor. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
BIBERG-SALUM, T. G.; CRUZ, F. O. ; SESAI, Secretaria Especial de Saúde Indígena ; SAUDE, SEGETS . Primeira Etapa da Construção Coletiva do Programa de Qualificação dos Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento. 2013. (oficina nacional).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
BIBERG-SALUM, TÂNIA GISELA; CARVALHO, C. M. E.; FARIA, F. J. C.; MORENO, S. E.; COSTA, D. S.. Participação em banca de Mariana de Oliveira Mauro. Avaliação do potencial citotóxico, apoptótico e antiproliferativo de lactonas sesquiterpênicas isoladas do Moquiniastrum polymorphum em células de adenocarcinoma de mama, combinadas ou não a agentes antitumorais.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
BIBERG-SALUM, T. G.; FARIA, F. J. C.; SAMPAIO, B. F. B.. Participação em banca de Mariana de Pliveira Mauro. Avaliação do potencial citotóxico, apoptótico e antiproliferativo de lacotnas sesquiterpênicas isoladas de Moquiniastrum polymorphum em células de adenocarcinoma de mama, combinadas ou não a agentes tumorais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
MACIEL, R. F.; ABRAO, D.; BIBERG-SALUM, T. G.. Participação em banca de Liliam Mello Hodgson. As células rizomáticas co-construídas no processo d eensino e aprendizagem do inglês para fins específicos (english for medical purposes). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BIBERG-SALUM, T. G.. Participação em banca de Eriberto Creagh Rodrigues. Impacto de um programa de atividade física terapêutica em idosos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família/UNASUS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
BIBERG-SALUM, T. G.. Participação em banca de Felipe Marcelo da Silva Santos. Abordagem ao paciente hipertenso e com metas terapêuticas não alcançadas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família/UNASUS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
BIBERG-SALUM, T. G.. Participação em banca de Helen Isabel Neves de Almeida. Estímulo à adesão terapêutico de idosos analfabetos em uma unidade de saúde da família. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família/UNASUS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BIBERG-SALUM, TANIA GISELA; SOUZA, J. C. R. P.; QUADROS, F. A.. Banca Examinadora do Processo Seletivo de Docentes. 2017. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
BIBERG-SALUM, T. G.; ALVARENGA, M. R. M.; FERRI, E. K.; FREITAS, T. C. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo de Docentes, aberto pelo Edital nº 11/2016 ? PRODHS, Unidade Universitária de Campo Grande. 2016. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
BIBERG-SALUM, T. G.; ALVARENGA, M. R. M.; CABRAL, P. E.; FERRI, E. K.. Banca Examinadora do Processo Seletivo de Docentes, aberto pelo Edital nº 78/2015 ? PRODHS, Unidade Universitária de Campo Grande. 2015. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
BIBERG-SALUM, T. G.; HILGERT, C. V. R.; THOMAZ, D. M. C.. Concurso Público para ingresso na Carreira de Magistério Superior - FAMED. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Outras participações
1.
BIBERG-SALUM, T. G.; Braga, Lucyléa Muller; ELIAS JUNIOR, E.. Comissão Avaliadora de trabalhos científicos do XII Congresso da Associação Médica de Mato Grosso do Sul. 2017.

2.
BIBERG-SALUM, TANIA GISELA. XVIII Encontro de Iniciação Científica/ Integra UFMS 2017. 2017. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
BIBERG-SALUM, TANIA GISELA; DOMINGOS, A. A.; Neto, A. C. S.. Banca Examinadora I Seminário de Iniciação Científica Medicina Uniderp 2017. 2017. Universidade Anhanguera - Uniderp.

4.
ANDRADE, S. M. O.; BIBERG-SALUM, TÂNIA GISELA; NACHIF, M. C. A.. Exame de qualificação do curso de mestrado profissional: PINESC: desafios da avaliação na perspectiva de alunos e preceptores.. 2017. Fundação Oswaldo Cruz.

5.
BIBERG-SALUM, T. G.; VENDAS, T. S. C.; BENTO, L. M. A.. XI Congresso da Associação Médica de Mato Grosso do Sul - banca avaliadora de trabalhos científicos. 2016. Associação Médica de Mato Grosso do Sul.

6.
BIBERG-SALUM, T. G.. 11 Banca Examinadora de Habilidades Gerais. 2014. Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
40 SIMASP. 2017. (Simpósio).

2.
12 Congresso Internacional Rede Unida. Avaliação de desempenho no contexto da preceptoria. 2016. (Congresso).

3.
CoPHy. HLA-C ALELLES AND CYTOMEGALOVIRUS IN PATIENTS WITH AIDS. 2016. (Congresso).

4.
5 JORNADA PAULISTA DE OFTALMOLOGIA.HLA-C e Interleucinas em pacientes com AIDS e retinite por citomegalovírus. 2014. (Simpósio).

5.
49 congresso Brasileiro de Educação Médica. Vivenciando o OSCE: o que pensa o professor?. 2011. (Congresso).

6.
VII Jornada Acadêmica de Medicina.Ética Médica: da Graduação ao Exercício da Profissão. 2011. (Outra).

7.
Congresso Internaconal - PBL 2010. Poster - apresentação oral. 2010. (Congresso).

8.
47 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Avaliação do estágio regional da Uniderp: com a palavra, o estudante!. 2009. (Congresso).

9.
IV Congresso Brasileiro de Estrabismo e Oftalmologia Pediátrica. Avaliação das alterações na acuidade visual em crianças de Campo grande -MS. 2009. (Congresso).

10.
VI Forum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e II Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste - ABEM. Construindo o processo de avaliação docente. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DOMINGOS, T. A. ; BIBERG-SALUM, T. G. ; Guizardi, EC ; Azato, R ; Arazawa, CY ; Santos, JPS ; Brites, R ; Akira, R ; Almirão, A ; Martins Filho, A ; Lima, AA . VII Jornada Acadêmica de Medicina da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. 2011. (Congresso).

2.
BIBERG-SALUM, T. G.. VI Forum de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem/ II Coemco. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
GIOVANNA DANIELSON DE OLIVEIRA SILVA JOÃO PEDRO DE NOVAES CO. Prevalência de Glaucoma Congênito na Rede Pública de Campo Grande - MS. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - UNIDERP. (Orientador).

Iniciação científica
1.
José Guilherme Gutierrez Saldanha. Prevalência de Discromatopsia na comunidade indígena discente nas Unidades Universitárias de Campo Grande e Dourados. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Victor Hugo de Araújo Gonçalves. Triagem em acuidade visual e diagnóstico de ametropias em alunos da Escola Cacique João Batista Figueiredo da comunidade Terena - Sidrolândia. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Cecília Martins Bueno. A saúde ocular do idoso brasileiro: epidemiologia e acesso a serviços. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós graduaçãoi médica modalidade lato sensu em geriatria) - Faculdade IPemed de Ciências Médicas. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniel Cunha José Karmouche e Matheus Pereira Costa. Avaliação do desempenho do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde do curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

2.
Mateus da Silveira Cespedes e Maria Carolina Garbelini. PERFIL DA DEMANDA OFTALMOLÓGICA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE CAMPO GRANDE - MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

3.
Jeferson Moraes Mota e Ronnyel dos Santos Pereira. Frequência de transtornos psiquiátricos na população HIV em tratamento em Campo Grande - MS, no ano de 2017, e sua correlação com o tempo de diagnóstico da soropositividade.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

Iniciação científica
1.
Letícia Diana Foletto. PBL x Tradicional na graduação em medicina: impacto na prática do futuro profissional. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - UNIDERP, FUNADESP. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

2.
Mateus da Silveira Cespedes. Prevalência de discromatopsias na comunidade acadêmica e docente do curso de medicina da UEMS. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

3.
Maria Carolina Garbelini. Acesso da população indígena aos serviços públicos de oftalmologia e patologias mais frequentes. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

4.
Caio Zanoni e outros. Realidade da aplicação do teste do reflexo vermelho em recém-nascidos em uma maternidade de Campo Grande?MS. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

5.
Camila Bogoni Budib e outros. Prevalência de alterações auditivas e baixa acuidade visual em escolares de 3 a 12 anos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

6.
Helena Berriel. Danos a saúde mental em educadores da educação infantil na rede municipal de Campo Grande -MS. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

7.
Alexandre de Abreu Lima. Rastreamento de ametropias e discromatopsias em estudantes do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Campo Grande - MS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

8.
Alexandre de Abreu Lima e outros. Prevalência e variáveis relacionadas ao tabagismo entre os estudantes do curso de medicina da Universidade Anahnguera-Uniderp e Campo Grande - MS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

9.
Anny Dalefi Rozolen. Prevalência de discromatopsias na comunidade acadêmica e docente do curso de medicina da Uniderp-Anhanguera. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

10.
Ana Caroline Blanco Carreiro e outros. Prevalência da baixa acuidade visual em alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Anhanguera - Uniderp. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

Orientações de outra natureza
1.
BARBOSA, Luis Otavio. DOUTORRISOS: A IMPORTÂNCIA DO ESTADO PSICOLÓGICO E DA HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO INFANTO-JUVENIL. 2018. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

2.
Camila de Souza Sodré. Monitoria no módulo Habilidades Médicas I. 2016. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.

3.
Ana Laura Spengler e outros. Prevalência de ametropias em escolares da rede pública municipal de ensino da cidade de Bandeirantes - MS. 2010. Orientação de outra natureza. (Curso de Medicina) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Tânia Gisela Biberg-Salum.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Aprovada no Concurso Público para provimento de cargos de Professor de Ensino Superior, da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, aberto pelo Edital Nº. 42/2015-RTR/UEMS,
de 27/09/2016.
Membro da Comissão de Autoavaliação do Curso de Medicina da UEMS desde 2015.
Membro da Comissão de Planejamento do Curso de Medicina da UEMS desde 2016.
Membro da Comissão de Avaliação do Curso de Medicina da UEMS desde 2016.
Membro da Comissão de Avaliação do Curso de Medicina da UNIDERP desde 2004.
Coordenadora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Docente da UNIDERP desde 2013.
Membro do Colegiado do Curso de Medicina da UEMS desde 2010.



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