Emanuela Francisca Ferreira Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2708004464526969
  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


Doutora em Letras - Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas; possui Mestrado em Letras - análise, cultura e discurso, com ênfase na área de Literatura , pela Universidade Vale do Rio Verde - Unincor-MG, em que foi bolsista da Capes (2008-2009). Graduada em Letras - Português/Inglês pela UEMG, Campus Fafi - Faculdade de Filosofia de Varginha; em Música pela Carlos Gomes - SP e em Educação Artística pelo Centro Universitário Claretiano. É professora EBTT de Língua Portuguesa do quadro efetivo do Instituto Federal do Sul de Minas - IFSULDEMINAS e professora colaboradora do INEP para produção de itens da Prova Brasil. Sua atividade de pesquisa está voltada para as áreas relativas à Linguagem como Literatura e Música, nas perspectivas cultural e tecnológica, e Linguística nas perspectivas cognitiva e semântica. Atua como colaboradora selecionada em chamada pública do INEP, participando como elaboradora de provas do SAEB-INEP. Está vinculada ao grupo COMPLEX COGNITIO - uma visão integrada da cognição humana: corpo, cérebro, mente, linguagem, significação (PUC Minas), atuando na linha de pesquisa estrutura formal e conceitual da linguagem . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Emanuela Francisca Ferreira Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E. F. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Três Corações, Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Três Corações.
Coronel Edgar Cavalcanti de Albuquerque
Chacarp das Rosas
37410000 - Três Corações, MG - Brasil - Caixa-postal: 37
Telefone: (35) 32329494
URL da Homepage: http://tco.ifsuldeminas.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=758&Itemid=53


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: "Da intimidade da leitura silenciosa à musicalidade na leitura oral: uma discussão sobre as características e a finalidade desses dois modos de ler", Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Hugo Mari.
Bolsista do(a): Fundo de Apoio a Pesquisa PUC MInas, FIP- PUC, Brasil.
Palavras-chave: leitura oral; leitura silenciosa; Musicalidade; eu performático; linguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2010
Mestrado em Letras.
Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Título: Cesura e História na Memória de uma Estampa: a chita,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Aparecida Maria Nunes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Literatura; Arte; Língua, cultura e artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Especialização em Linguística aplic. ao Ensino de Língua e Literat.. (Carga Horária: 400h).
Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Título: Contexto e com texto.
Orientador: Sérgio Roberto Costa.
2011 - 2012
Graduação em Artes.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: Aula de Artes: Uma experiência na Criação de Textos Visuais.
Orientador: Marcos Ferreira.
2003 - 2003
Graduação em Licenciatura Plena em Música.
Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
2000 - 2002
Graduação em Bacharelado em Instrumento.
Faculdade de Música Carlos Gomes, FMCG, Brasil.
1996 - 1998
Graduação em Letras.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2000 - 2002
Curso técnico/profissionalizante.
Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga - Varginha, CEMVA, Brasil.
1993 - 1996
Curso técnico/profissionalizante.
Conservatório Estadual de Música de Varginha Maestro Marciliano Braga, CEMVA, Brasil.
1993 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Escola Batista. Ensino Fundamental e Médio, BATISTA, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2012
Extensão universitária em Formação de tutoria EaD. (Carga horária: 30h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Comissão Editorial da Revista Memento, 1ª Edição. (Carga horária: 200h).
Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
2006 - 2007
Curso de Inglês Avançado. (Carga horária: 180h).
UP Tiime Curso de Inglês, UP TIME, Brasil.
2000 - 2003
Flauta Transversal.
Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga de Varginha, CEMVA, Brasil.
2000 - 2002
Magistério em Educação Artística.
Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga - Varginha, CEMVA, Brasil.
1993 - 1996
Violão.
Conservatório Estadual de Música de Varginha Maestro Marciliano Braga, CEMVA, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Técnica de Formaçã Gerencial de Varginha, ETFG VARGINHA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura e LAE, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10


Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 40
Outras informações
Submeteu-se ao processo seletivo de provas e títulos para as disciplinas de Língua Portuguesa Instrumental I e Leitura e Produção de Texto, ficando classificada em primeiro lugar, conforme Edital de homologação número 078, de 11-07-2011.


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20


Faculdade Cenecista de Varginha, FACECA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor convidadeo, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 24
Outras informações
Professora convidada para ministar o módulo Didática do Ensino Superior no curso de pós -graduação MBA em Gestão Empresarial e Controladoria e Auditoria.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante na pós-graduação MBA, Carga horária: 12


Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista - Mestranda, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 4


Escola Estadual Professor Antônio Domingues Chaves, DC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20


Senac - MG, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Instrutora, Enquadramento Funcional: Instrutora contratada, Carga horária: 16


Central Única dos Trabalhadores, CUT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor alfabetizador, Carga horária: 18


Cons. Estadual de Música de Varginha Maestro Marciliano Braga, CEMVA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof.a de Violão e Musicalização (Substituta), Carga horária: 18


Prefeitura Municpal de Campanha, CAMPANHA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
De outubro de 2014 a dezembro de 2015 atuou no Campus Poços de Caldas. Trabalha no Campus Três Corações atualmente.


Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Três Corações, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - 2018
Eu passarinho
Descrição: Projeto que trabalha a poesia e a música tendo como corpus a obra de Mário Quintana. Para alunos de 14 a 17 anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2018 - 2018
CULTURA ORAL E FOLCLORE REGIONAL
Descrição: Ele teve como objetivo resgatar o saber folclórico pela cultura oral dos discentes, instrumentando-os para que reconheçam suas raízes culturais, desenvolvendo assim sua consciência como ser cultural e humano. Também buscou-se trazer uma faceta cultural para as aulas de Língua Materna, levando os discentes a pesquisarem na oralidade mitos regionais. A culminância do projeto aconteceu no dia 22 de agosto ? dia do folclore- com apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos alunos junto à população de sua cidade natal. Este projeto tem como objetivo principal buscar na oralidade da população lendas e mitos das cidades que circunscrevem o Campus Avançado Três Corações. Promover entre os alunos a cultura oral, valorizando-a como saber vivo. Quando um determinado grupo social aceita certas representações coletivas, apropriando-se delas na sua vivência, estas viram folclore.Teve-se como aporte teórico os estudos de Marcuschi(2010) sobre a fala e a escrita, Benveniste(2012) sobre o enunciado, os PCN?s Artes que indicam a educação como um desenvolvimento do pensamento artístico e holístico do discente, bem como os estudos de Almeida (1974) e Pereira(1978) sobre a inteligência do folclore e o saber popular..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2018 - 2018
Categorizações auditivas e a experenciação
Descrição: Projeto desenvolvido para a II Feira de Ciência e do Conhecimento do IFSULDEMINAS, que pesquisou como os sentidos influenciam a percepção de mundo e o conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
O extra e o intraterrestre: mitos e memória no Sul de Minas
Descrição: Estudo através da memória e dos mitos regionais do Sul de Minas pela linguagem oral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Ondulando na Física com a Música
Descrição: Articular conhecimento sobre Música em campos de saberes, a princípio distintos, Arte e Física, explorando novos caminhos que permitam ampliar o campo de aplicação desses saberes em suas fronteiras líquidas, tendo como resultado final a construção de dois instrumentos musicais, tubofone e flauta, feitos com canos de PVC, que será experenciado pelos alunos do 2º ano de Administração através de prática de Canto Coral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
Ensino de Língua Inglesa e as macro-habilidades escuta e leitura: textos orais como material didático para o ensino de língua inglesa
Descrição: Trabalho desenvolvido com fomento da Fapemig - BIC-JR. Pretende investigar e coletar material áudio-visual para ser usado nas aulas de língua inglesa do Campus Avançado Três Corações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2017
PROJETO:O DIÁRIO COMO MEMÓRIA E CESURA
Descrição: Este projeto enquadra-se na categoria Projeto de Ensino e esta´sendo realizado no IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações. O gênero textual diário foi trabalhado em uma perspectiva crítico literária oportunizando ao aluno do Ensino Médio técnico a possibilidade de se perceber nas cesuras da história de longa duração. O objeto de estudo é a obra ?Diário de Anne Frank?. Nesta obra os discentes se encontram posto que a autora possuía 14 anos quando escreveu o livro. Ela coloca seus medos, suas esperanças e perspectivas de adolescente em sua escrita, trazendo o leitor para seu mundo e relendo, ele se percebe nos ecos e no verossímil proposto. Tendo como teoria as obras de Le Goff e Gagnebin sobre história, memória e cesura, pretende-se trazer para o universo do aluno de Ensino Médio tecnológico a literatura como forma nova de olhar para essa época moderna, desencantada, racional, inundada de luzes. Para tanto, a obra será trabalhada através de seminário e facetas artísticas- performance e instalação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Percepção Auditiva, metáforas e o intérprete musical:intersecções entre linguagem e aprendizagem musical
Descrição: Projeto de pesquisa para elaboração de capítulos de Tese de doutoramento aprovado pelo comitê de ética da PUC Minas, com publicação na Plataforma Brasil. Número do CAAE: 18014013.6.0000.5137.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Emanuela Francisca Ferreira Silva - Integrante / Hugo Mari - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
II Encantus no Campus: Prática de Coral no Campus Avançado Três Corações
Descrição: Como pretende ser uma continuação do projeto de extensão anterior de prática de coral, tem-se como faceta nova fornecer um convívio sócio-afetivo-cultural também com alunos e/ou funcionários da APAE através da atividade do ?cantar junto?. A APAE ? Três Corações - conta com um Coral que realiza diversas apresentações na cidade. O objetivo é trazer essa prática já existente na APAE para o Campus Avançado Três Corações, formando um côro misto e integrador, hibridizando ambas as instituições ? IFSULDEMINAS e APAE numa mesma direção: cantar. A grande maioria da prática de canto coral em todo mundo, inclusive no Brasil, é formada por amadores. São movimentos de natureza comunitária que conseguem reunir pessoas de vários segmentos da sociedade para alcançar um fim comum, bem como a realização cultural pessoal que será manifesta através de experiência ou vivência da sensibilidade estética..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
ENCANTUS NO CAMPUS: Prática de Canto Coral no Campus Avançado Três Corações
Descrição: : Este projeto de extensão - com fomento interno - tem como objetivo fornecer um convívio sócio-afetivo-cultural entre a comunidade interna do Campus Avançado Três Corações ? discentes, servidores e pais de alunos e a comunidade externa ? discentes, servidores e pais de alunos da APAE Três Corações formando um côro misto e integrador, hibridizando ambas as instituições ? IFSULDEMINAS e APAE num denominador comum: cantar junto. Tem-se como justificativa a prerrogativa de que cantar em grupo é um fenômeno social que habilita pessoas a trabalharem em conjunto e alcançarem um objetivo comum. O Coral é uma atividade desportiva em equipe, que oferece o inter-relação entre os indivíduos além de agregar valores cognitivos e emocionais ao processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Prática de Coral.Atividade desportiva.Valores Cognitivos e Emocionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
Cartas: memória e cesura
Descrição: Projeto desenvolvido com discentes entre 14 e 17 anos. tem como objetivo resgatar a escrita de cartas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2006 - 2006
Projeto Todas as Letras
Descrição: Projeto de alfabetização de jovens e adultos do programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal, promovido pela Central Única dos Trabalhadores. Adultos com idade entre 25 e 70 anos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2008 - 2009
Periódico: Memento (Três Corações)


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: SCRIPTA (PUCMG)
2018 - 2018
Periódico: Anais do SETA (UNICAMP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
1 lugar com o projeto Categorizações auditivas e a experenciação na II Feira de Ciências e do Conhecimento, IFSULDEMINAS.
2011
Primeiro Lugar no Processo seletivo edital 058/2011 para professora temporário de Português, Unifal- Universidade Federal de Alfenas.
2004
Menção Honrosa, Unincor - Universidade Vale do Rio Doce.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, E. F. F.2018SILVA, E. F. F.. MÚSICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA : UMA PERSPECTIVA. Anais ANAIS DO VII ENCONTRO TRICORDIANO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA - 2017, v. 1, p. 149-161, 2018.

2.
SILVA, E. F. F.2015SILVA, E. F. F.; MARI,H. . O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS UNIVERSAIS MUSICAIS: UMA AMOSTRAGEM DE PRÁTICA INTERPRETATIVA. Língu@ Nostr@: Revista Virtual de Estudos de Gramática e de Linguística, v. 3, p. 5-19, 2015.

3.
SILVA, E. F. F.2012SILVA, E. F. F.. A pintura do poema 'Castigo pro comboio malandro', de António Jacinto: domínio musical e da linguagem como forma de encenar a construção da nacionalidade. Scripta (PUCMG), v. 16, p. 139-147-147, 2012.

4.
SILVA, E. F. F.2011SILVA, E. F. F.. Estampa Chita: ícone de brasilidade em cores e formas. Revista Transverso, v. II, p. 64-79, 2011.

5.
SILVA, E. F. F.2010 SILVA, E. F. F.. ESTAMPA CHITA: CESURA E MEMÓRIA NO DESCONTÍNUO DA HISTÓRIA DOS VENCEDORES. Signos do Consumo, v. 2, p. 98-107, 2010.

6.
SILVA, E. F. F.2010SILVA, E. F. F.. ESTAMPA CHITA E CESURA: LINGUAGEM NÃO-VERBAL E SUAS DIVERSAS INTERFACES COMUNICACIONAIS. Encontros de Vista, v. 1, p. 96-107, 2010.

7.
SILVA, E. F. F.2009SILVA, E. F. F.. A Estampa chita no descontínuo da História dos Vencedores. Memento (Três Corações), v. 1, p. 1-8, 2009.

8.
SILVA, E. F. F.2009 SILVA, E. F. F.. Entre Vencedores e Vencidos: Reflexões sobre História, Memória e Cesura. Estação Literária, v. 4, p. 15-26, 2009.

9.
SILVA, E. F. F.2009SILVA, E. F. F.; Silva, F. . O CONTINUUM FALA, ESCRITA E VOIP: ELEMENTOS QUE SE INTERPENETRAM NA FUNÇÃO SOCIAL DE SE COMUNICAR. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 2, p. 94-99, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, E. F. F.. REPRESENTAR E SIGNIFICAR O MUNDO: A MENTE E O SÓCIO INTERACIONISMO-DISCURSIVO. In: Luiz Francisco Dias Priscila Brasil Gonçalves Lacerda Luciani Dalmaschio. (Org.). Enunciação e Materialidade Linguística. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, v. 1, p. 101-109.

2.
SILVA, E. F. F.; GUIA, Luiz Pinheiro da ; ZACARONE, M. M. S. . O processo da Kultur em matizes da Arte no século XX. In: Maria Adelia da Costa; Maria Raquel Bambirra; Eduardo Henrique Lacerda Coutinho. (Org.). O processo da Kultur em Matizes da Arte no século XX. 1ed.Belo Horizonte: CEFETE-MG, 2011, v. 01, p. 152-155.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . APORTES TEÓRICOS E PESQUISA DE CAMPO: INTERSECÇÕES ENTRE OS UNIVERSAIS MUSICAIS NA PRÁTICA INTERPRETATIVA E A INTERAÇÃO TUi- TUd. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo- RS. 3 Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo-RS: Editora Unisinos, 2015. v. 1. p. 1083-1095.

2.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . Interpretação Textual e a ferramenta universais musicais: uma perspectiva sociocognitiva para o ensino de Língua Portuguesa. In: V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015, Salento - Itália. Interpretação Textual e a ferramenta universais musicais: uma perspectiva sociocognitiva para o ensino de Língua Portugu. Salento - itália: Università Del Salento, 2015. v. 1. p. 35-35.

3.
SILVA, E. F. F.. Aula de Artes como lugar de re-leitura e criação de textos visuais através de cores e formas. In: XI Simpósio de Arte-Educação dialogando com as tecnologias, 2014, Guarapuava- PR. Anais do XI Simpósio Arte-Educação: dialogando com as tecnologias. Guarapuava- PR: Editora da universidade Estadual do Centro Oeste, 2014. v. 3. p. 01-07.

4.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . Interpretação Textual e os universais musicais: o processo sociocognitivo na busca de sentido. In: III Workshop Internacional de Pragmática, 2014, Curitiba. Anais eletrônicos do III Workshop Internacional de Pragmática. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2014. v. 1. p. 359.

5.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . COGNIÇÃO, SIGNIFICADO E RECURSIVIDADE:LINGUAGEM COMO PROCESSO BIO-CULTURAL E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO. In: 1 Congresso Internacional de Letras, Artes e Cultura, 2013, São João Del Rey. COGNIÇÃO, SIGNIFICADO E RECURSIVIDADE:LINGUAGEM COMO PROCESSO BIO-CULTURAL E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO. São João Del Rey: Editora UFSJ, 2013. v. 1. p. 47-68.

6.
SILVA, E. F. F.; Silva, F. . LETRAMENTO DIGITAL E A FORMAÇÃO DE LEITORES COMPETENTES NO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO. In: 1 Colóquio Internacional Educação com Tecnologias, 2013, Recife-PE. 1 Colóquio Internacional Educação com Tecnologias: Aprendizagem Móvel dentro e fora da escola. Recife-PE: UFPE, 2013. v. 1. p. 01-12.

7.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . Representar e significar o mundo: a mente e o sócio-interacionismo discursvio. In: II Simpósio Internacional de Lingua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 2. p. 01-11.

8.
SILVA, E. F. F.. Memórias Femininas nos contos africanos: cicatrizes como novo olhar do passado. In: III Colóquio e I Encontro Nacional Mulheres em Letras, 2011, Belo Horizonte. Memórias Femininas nos contos africanos: cicatrizes como novo olhar do passado. Belo Horizonte: Editora Ufmg, 2011. v. 1. p. 25-32.

9.
SILVA, E. F. F.. Aline: Linguagem e Subjetividade na geração 00. In: XIV Seminário Nacional - V Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2011, Brasília. Aline: Linguagem e Subjetividade na geração 00. Brasília: Editora UnB, 2011. v. 1. p. 01-13.

10.
SILVA, E. F. F.. Aline: Linguagem e subjetividade na geração 00. In: XIV Seminário Nacional e V Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2011, Brasília-DF. Anais do Seminário Mulher e Literatura. Brasiília_DF: Editora UnB, 2011. v. 01. p. 01-12.

11.
SILVA, E. F. F.. A estampa chita: linguagem não-verbal capaz de provocar cesuras na esfera comunicacional. In: 3 Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura, 2010, São João Del Rey. 3 Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura. São João Del Rey: Editora UFSJ, 2010. v. 1. p. 63-71.

12.
SILVA, E. F. F.; CARDOSO SANTOS, Andréa de Lourdes . Artigo:Letramento cultural em seu eixo oficina musical: hibridismo entre conhecimento científico-midiático e a arte do som.. In: Simpósio Hipertexto e tecnologias na Educação - redes, 2010, Recife-PE. Anais Eletrônicos. Recife - PE: Editora UFPE, 2010. v. 1. p. 115-124.

13.
SILVA, E. F. F.; CARDOSO SANTOS, Andréa de Lourdes . Letramento cultural em seu eixo oficina musical: hibridismo entre conhecimento científico-midiático e a arte do som.. In: Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife-PE. Anais Eletrônicos. Recife-PE: Editora UFPE, 2010. v. 1. p. 115-124.

14.
SILVA, E. F. F.; CARDOSO SANTOS, Andréa de Lourdes . Resgate do Saber Folclórico e Africanidades no Contexto da Educação Tecnológica. In: VI International Conference on Engineering and Computer Education, 2009, Buenos Aires. Education Engineers for Innovation. Buenos Aires: Claudio da Rocha Brito e Melany M. Ciampi, 2009. v. 1. p. 728-732.

15.
SILVA, E. F. F.. A mulher re-vestida de chita na literatura: a brasilidade na memória de uma estampa. In: XIII Seminário Nacional e IV Internacional Mulher e Literatura - Memórias, Representações, Trajetóras, 2009, Natal - RN. Anais do ... Seminário Nacional e ... Seminário Internacional Mulher e Literatura. Natal - RN: Ideia Editora, 2009. v. 1. p. 700-709.

16.
SILVA, E. F. F.. A Interface do Ensino de Violão no Conservatório: Sala de Aula e o Palco Nosso de cada dia. In: VI Encontro Regional da Abem Sudeste - Ensino de Música na Educação Básica Perspectivas Institucionais, Pedagógicas e LegaisINSTITUCIONAIS,, 2009, Três Corações-MG. VI Encontro Regional Abem-Sudeste - Ensino de Música na Educação Básica Perspectivas Institucionais, Pedagógicas e Legais. Três Corações: Associação Brasileira de Educação Musical - Unincor, 2009. v. 1. p. 1-9.

17.
SILVA, E. F. F.; GUIA, Luiz Pinheiro da . O processo de Kultur: matizes da arte no século XX e desenho técnico. In: IV ENLETRARTE - Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes, 2009, Campo de Goytacazes. O processo de Kultur: matizes da arte no século XX e desenho técnico. Campos de Goytacazes: Essentia Editora, 2009. v. 1. p. 01-07.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. F. F.; BRITO, M. A. . Os Povos Indígenas no Brasil e nos EUA?: integrando sala de aula e biblioteca. In: 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2016, Passos. Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. Pouso Alegre: Editora IFSULDEMINAS, 2016. v. 8. p. 1-4.

2.
SILVA, E. F. F.; STEFANI, V. C. G. . O conteúdo de língua portuguesa sob a perspectiva de projetos: transgredindo para uma educação profissional que diversifique, humanize e invove. In: 7 Jornada Científica e tecnológica do Ifsuldeminas, 2015, Poços de Caldas. Sistema Eletrônico de Administração de conferências da 7 jornada científica. Pouso Alegre: IFSULDEMINAS, 2015. v. 1. p. 01-06.

3.
SILVA, E. F. F.. Re-leitura de textos não-verbais: Aula de artes como lugar de interação, desenvolvimento afetivo e sócio-cognitivo. In: II congresso nordestino e III encontro Paraibano de arteterapia, 2009, João Pessoa - PB. II congresso nordestino e III encontro Paraibano de arteterapia - Arte e saúde: Diálogo e complexidade. João Pessoa - PB: UFPB, 2009. v. 1. p. 91-92.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. F. F.. Literatura e discurso: intersecções possíveis na aprendizagem de língua portuguesa. In: IV Simpósio Internacional sobre análise do discurso, 2016, Belo Horizonte. IV SIAD _ Discursos e Desigualdades sociais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. v. 1. p. 186-186.

2.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . APORTES TEÓRICOS E PESQUISA DE CAMPO: INTERSECÇÕES ENTRE OS UNIVERSAIS MUSICAIS NA PRÁTICA INTERPRETATIVA E A INTERAÇÃO TUi- TUd. In: 3 Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo- RS. 3 Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo-RS: Editora Unisinos, 2015. v. 1. p. 283-283.

3.
SILVA, E. F. F.; AMARAL, C. ; MARI,H. . A relação multimodal e adaptativa entre linguagem, música e emoção: uma perspectiva linguístico-cognitiva no processo de experenciação. In: VIII Congresso Internacional da Abralin, 2013, Natal-RN. http://www.automacaodeeventos.com.br/abralin2013/inscricao/carta_parecer.asp?traId=1. Natal-RN: Editora UFRN, 2013. v. 01. p. 01-01.

4.
SILVA, E. F. F.; Silva, F. . LETRAMENTO DIGITAL E A FORMAÇÃO DE LEITORES COMPETENTES NO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO. In: 5 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1 Coloquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013, Recife-PE. LETRAMENTO DIGITAL E A FORMAÇÃO DE LEITORES COMPETENTES NO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO. Recife: Editora UFPE, 2013. v. 1. p. 89-93.

5.
SILVA, E. F. F.; Silva, F. . Letramento digital e a Formaçãode de Leitores Competentes no Ensino Médio Tecnológico. In: 1 Colóquio Internacional Educação com Tecnologias, 2013, Recife-PE. 1 Colóquio Internacional Educação com Tecnologias: Aprendizagem Móvel dentro e fora da escola. Recife Pernambuco: UFPE, 2013. v. 1. p. 57-58.

6.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . SIGNIFICADO E EMOÇÃO NA INTERPRETAÇÃO MUSICAL: UM PROCESSO FENOMENOLÓGICO. In: Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários de Amazônia, 2013, Belém-PA. Ciella: Caderno de Resumos. Belém-PA: UFPA, 2013. v. 1. p. 1-1.

7.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . A constituição da referência: o sujeito e a subjetividade no processo de significação em San Vicente. In: Seminário Enunciação e materialidade linguística, 2012, Belo Horizonte. Seminário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. v. 1. p. 16-17.

8.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . O Trenzinho do Caipira e a Significação:Linguagem, Memória, Cultura, Cognição Auditiva. In: XII Semana de Letras da UFOP, 2012, Mariana-MG. XII Semana de Letras da UFOP. Ouro Preto: Editora Ufop, 2012. v. 01. p. 74-75.

9.
SILVA, E. F. F.. Memórias Femininas nos contos africanos: cicatrizes como novo olhar do passado. In: III Colóquio e I Encontro Nacional Mulheres em Letras, 2011, Belo Horizonte. Memórias Femininas nos contos africanos: cicatrizes como novo olhar do passado. Belo Horizonte: Fale-Ufmg, 2011. v. 1. p. 48-48.

10.
SILVA, E. F. F.. Aline: Linguagem e Subjetividade na geração 00. In: XIV Seminário Nacional - V Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2011, Brasilia. Aline: Linguagem e Subjetividade na geração 00. Brasília: Editora UnB, 2011. v. 1. p. 01-01.

11.
SILVA, E. F. F.. A pintura do poema ?Castigo pro comboio malandro?, de António Jacinto: domínio musical e da linguagem como forma de encenar a construção da nacionalidade. In: 1 Seminário A Educação Estética: Artes e Saberes, 2011, Belo Horizonte. poema ?Castigo pro comboio malandro?, de António Jacinto: domínio musical e da linguagem como forma de encenar a construção da nacionalidade. Belo Horizonte: Cespuc Editora, 2011. v. 1. p. 23-24.

12.
SILVA, E. F. F.. MARGENS E FRONTEIRAS DO LITERÁRIO: O LÍQUIDO REALISMO DO CONTO DA GERAÇÃO 00. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LITERATURA, CULTURA E SOCIEDADE, 2011, Viçosa. MARGENS E FRONTEIRAS DO LITERÁRIO: O LÍQUIDO REALISMO DO CONTO DA GERAÇÃO 00. Viçosa: Editora UFV, 2011. v. 1. p. 28-28.

13.
SILVA, E. F. F.. MEMÓRIA E SOCIEDADE NAS LEMBRANÇAS DE PERSONAGENS VELHOS : TRADIÇÕES E PROJEÇÕES EM ?UM RIO CHAMADO TEMPO, UMACASA CHAMADA TERRA?. In: IV Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, 2011, Rio de Janeiro. IV Simpósio Internacional de Letras Neolatina: Cadernos de Resumos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. v. 1. p. 105-105.

14.
SILVA, E. F. F.. Estampa Chita e Cesura:Linguagem não verbal e suas diversas interfaces comunicacionais. In: 1 Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2010, Recife -PE. Caderno Eletrônico de Resumos do I Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - I SINIEL. Recife-PE: Editora da UFRPE, 2010. v. 1. p. 114-114.

15.
SILVA, E. F. F.. O lúdico como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem. In: IX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da Feusp, 2010, São Paulo. O lúdico como ferramenta pedagógica no processo de ensinoaprendizagem. São Paulo: Editora e Gráfica Compacta, 2010. v. 1. p. 50-50.

16.
SILVA, E. F. F.. A estampa chita: linguagem não-verbal capaz de provocar cesuras na esfera comunicacional. In: 3 Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura - UFSJ, 2010, São João Del Rey. 3 Congresso Nacional de Letras - UFSJ. São João Del Rey: Editora UFSJ, 2010. v. 1. p. 14-14.

17.
SILVA, E. F. F.; CARDOSO SANTOS, Andréa de Lourdes . Resgate do Saber Folclórico e Africanidades no Contexto da Educação Tecnológica. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND COMPUTER EDUCATION, 2009, Buenos Aires. Educating Engineers for Innovation. Buenos Aires: Ed. Claudio da Rocha Brito, 2009. v. 1. p. 75-75.

18.
SILVA, E. F. F.. Matizes da arte do século XX e a atividade humana da contemplação: O processo da Kultur. In: 17° COLE, 2009, Campinas - SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas - SP: ALB, 2009. p. 149-150.

19.
SILVA, E. F. F.. Ciborgues: A leveza entre o que é homem e o que é máquina. In: 5° Sinal - Simpósio Internacional de Letras, 2009, Caxambu. 5° Sinal - Simpósio Internacional de Letras - Fronteiras do contemporâneo - Linguagem/Espaço e Máquina. Três Corações - MG: YAUARA, 2009. p. 33-33.

20.
SILVA, E. F. F.. A mulher re-vestida de chita na literatura: a brasilidade na memória de uma estampa. In: XIII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional - Mulher e Literatura, 2009, Natal - RN. Mulher e Literatura - Memórias, representações, trajetórias. Natal - RN: UNP, 2009. p. 212-212.

21.
SILVA, E. F. F.; GUIA, Luiz Pinheiro da . O processo de Kultur: matizes da arte no século XX e desenho técnico. In: IV ENLETRARTE- Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes, 2009, Campos de Goytacazes. O processo de Kultur: matizes da arte no século XX e desenho técnico. Campos de Goytacazes: Essentia Editora, 2009. v. 01. p. 01-01.

22.
SILVA, E. F. F.. A Interface do Ensino de Violão no Conservatório: sala de aula e o palco nosso de cada dia. In: Vl Encontro Regional Abem-Sudeste, 2009, Três Corações-MG. Ensino de Música na Educação Básica perspectivas institucionais, pedagógicas e legais. Três Corações -MG: Unincor, 2009. p. 10-10.

23.
SILVA, E. F. F.. Brechó: Um caso de estudo sobre a cultura visiva na pós-modernidade. In: III Simpósio de Literatura Contemporânea, 2008, Rio de Janeiro. Brechó: Um caso de estudo sobre a cultura visiva na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. v. 1. p. 5-5.

24.
SILVA, E. F. F.. A Aplicação de uma Ferramenta Computacional Integrada para a localização Geográfica de forma a planejar o levantamento do patrimonio cultural edificado. In: III Semana de Ciência e Tecnologia do Cefet-MG, 2007, Belo Horizonte - MG. Anais da III Semana de Ciência e Tecologia do Cefet-MG: Resumos. Belo Horizonte - MG: Cefet-MG, 2007. p. 129-129.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, E. F. F.. ODE MARÍTIMA: A MORTE DO PAI E O NARCISISMO PRIMÁRIO EM PESSOA. Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. F. F.. Estudo de caso em uma escola de Minas: a leitura oral e a musicalidade como perspectiva para o ensino aprendizagem de Língua portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, E. F. F.. Linguagem e Construção do Conhecimento: o ato de escutar em interface com a leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, E. F. F.. Música no ensino de língua estrangeira: uma perspectiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, E. F. F.; SILVA JUNIOR, G. A. . LÍNGUA INGLESA EM PROJETO: Textos orais como material didático para o ensino de língua inglesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, E. F. F.; STEFANI, V. C. G. . O conteúdo Língua Portuguesa sob a perspectiva de projetos: transgredindo para uma educação profissional integrada que diversifique, humanize e inove. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . Aportes Teóricos e Pesquisa de Campo: intersecções entre universais musicais na prática interpretativa e a interação TUi- TUd. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, E. F. F.. ?Ode Marítima?: A Morte do Pai e o narcisismo primário em Pessoa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . A construção sócio-cognitiva da significação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . O intérprete Musical e a produção textual: intersecções. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . Interpretação Textual e os universais musicais: o processo sociocognitivo na busca de sentido. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . Cognição, significado e recursividade: linguagem como processo bio-cultural e tecnologias da comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . Representar e significar o munod: a mente e o sócio interacionismo discursivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . A constituiçãop da referência: o sujeito e a subjetividade no processo de siginificação em San Vicente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . Representar e significar o mundo: a mente e o sócio-interacionismo discursivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, E. F. F.; MARI,H. . A constiutição da referência: o sujeito e a subjetividade no processo de significação em San Vicente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA, E. F. F.. A pintura do poema "Comboio do Malandro": domínios da linguagem e musical.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SILVA, E. F. F.. Aulas de Arte como lugar de interação e desenvolvimento afetivo e sócio-cognitivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SILVA, E. F. F.. Aline: linguagem e subjetividade na geração 00. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SILVA, E. F. F.. O lúdico como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, E. F. F.. A estampa chita: Linguagem não verbal capaz de provocar cesuras na esfera comunicacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA, E. F. F.. Re-leitura e criação de textos não-verbais: Aula de artes como lugar de interação, desenvolvimento afetivo e sócio-cognitivo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SILVA, E. F. F.. Ciborgues: A leveza entre o que é homem e o que é máquina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
SILVA, E. F. F.; GUIA, Luiz Pinheiro da . Matizes da arte no século XX e desenho técnico: O processo de Kultur. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SILVA, E. F. F.. A mulher re-vestida de chita na literatura: A brasilidade na memória de uma estampa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
SILVA, E. F. F.. Entre vencedores e vencidos: A interface da estampa chita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
SILVA, E. F. F.. A interface do ensino de violão no conservatório: Sala de aula e o palco nosso de cada dia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
SILVA, E. F. F.. Matizes da arte do século XX e a atividade humana da comtemplação: O processo da Kultur. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SILVA, E. F. F.. A memória da estampa chita: Ícone de brasilidade desvendada no trajar dos tropicalistas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
SILVA, E. F. F.. A cultura oculocêntrica da Pós-modernidade sob o arquétipo brechó. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
SILVA, E. F. F.. 4° Simpósio Nacional e 1° Simpósio Internacional de Letras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
SILVA, E. F. F.. Brechó: Um caso de estudo sobre a cultura visiva na pós-modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
GUIA, Luiz Pinheiro da ; SILVA, E. F. F. ; ANDRADE, Vinícius Cláudio Flores . Aplicação de uma ferramenta computacional integrada para a localização geográfica de forma a planejar o levantamento do patrimônio cultural edificado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
SILVA, E. F. F.. Chita:do Brega ao Chique. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
SILVA, E. F. F.. A Utilização da Análiese do Discurso no Conteúdo Artes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
SILVA, E. F. F.. 3° Simpósio de Linguagem, Cultura e Discurso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
SILVA, E. F. F.. A Utilização dos Gêneros do Discurso na Escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, E. F. F.. Menino dos olhos grandes. Belém - Pará: L&A Editores, 2010 (Crônica).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, E. F. F.. Artes e língua portuguesa: interfaces pedagógicas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, E. F. F.. Linguagem e Múaica na sala de aula. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, E. F. F.. PROVA BRASIL_ 9 ano do Ensino Fundamental. 2012. (Elaboração e Revisão de Itens para o SAEB/PROVA BRASIL sob a supervisão do INEP).

4.
SILVA, E. F. F.. Revisão e elaboração de itens para o SAEB/Prova Brasil. 2012. (Elaboração de itens para o BNI).

5.
SILVA, E. F. F.. Simpósio das Licenciaturas: Palestra "A mulher re-vestida de chita na Literatura: a brasilidade na memória de uma estampa". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SILVA, E. F. F.. Alfabetização Construtivista/ jogos de alfabetização e letramento". 2011. .

7.
SILVA, E. F. F.. Conhecimento Linguístico e o Sistema de Escrita. 2011. .

8.
SILVA, E. F. F.. Literatura e Música: um viés para o processo alfabetização e letramento. 2011. .

9.
SILVA, E. F. F.. Oralidade, Letramento e Alfabetização: a produção de sentido". 2011. .

10.
SILVA, E. F. F.. CBC (Conteúdo Básico Curricular) de Artes para o Ensino Fundamental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SILVA, E. F. F.; COSTA, S. R. ; NUNES, A. M. ; LENISE, . Revista Memento. 2008. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, E. F. F.. Participação em banca de Miriã Costalonga Mac-Intyer Siqueira. POSIÇÕES DISCURSIVAS E CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOS SUJEITOS EDUCADORES NO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA: TODA CRIANÇA É ESPECIAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

2.
SILVA, E. F. F.. Participação em banca de Lázara Aparecida dos Santos. A linguagem no Canto das lavadeiras. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

3.
ORIENTADORA, M. A. L.; GUIMARAES, T. F.; SILVA, E. F. F.. Participação em banca de Luciana Andrade Miranda. DOS INSIGHTS AOS SENTIDOS: um estudo sobre as representações de docentes no atendimento educacional especializado. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, E. F. F.. Participação em banca de Miriã Costalonga Mac-Intyer Siqueira. Posições discursivas e construção das imagens dos sujeitos educadores no filme como estrelas na terra. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

2.
SILVA, E. F. F.. Participação em banca de Lazara Aparecida Andrade dos Santos. Cultura e idenitidade no léxico das canções das lavadeiras do Vale do Jequitinhonha. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, E. F. F.. Concurso para professor de Artes. 2008. Centro Federal de Educação Tecnológica de Nepomuceno.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Linguagem e Cognição: desafios e perspectivas contemporâneas. 2018. (Outra).

2.
IV Simpósio Internacional sobre análise do discurso.Literatura e discurso: intersecções possíveis na aprendizagem de língua portuguesa. 2016. (Simpósio).

3.
3 Congresso Internacional Linguagem e Interação. APORTES TEÓRICOS E PESQUISA DE CAMPO: INTERSECÇÕES ENTRE OS UNIVERSAIS MUSICAIS NA PRÁTICA INTERPRETATIVA E A INTERAÇÃO TUi- TUd. 2015. (Congresso).

4.
II Colóquio Internacional Nietzsche, Pessoa, Rosa, Freud..ODE MARÍTIMA: A MORTE DO PAI E O NARCISISMO PRIMÁRIO EM PESSOA. 2015. (Outra).

5.
III Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.?O Conteúdo Língua Portuguesa sob a Perspectiva de Projetos: transgredindo para uma educação profissional integrada que diversifique, humanize e inove?. 2015. (Outra).

6.
II Workshop Internacional de Pragmática ‐ Curitiba (PR)." Interpretação textual e os universais musicais: o processo sócio‐cognitivo na busca de sentido". 2014. (Outra).

7.
Oficina de Revisão e Elaboração de Itens no Saeb.Revisão e Elaboração de Itens de Língua Portuguesa Saeb. 2014. (Oficina).

8.
IV CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Significado e Emoção na interpretação musical: um processo fenomenológico. 2013. (Congresso).

9.
II Simpósio Internacional de Lingua Portuguesa.Representar e significar o mundo: a mente e o sócio-interacionismo discursivo. 2012. (Simpósio).

10.
Seminário Enunciação e Materialidade Linguística.A constituição da referência: o sujeito e a subjetividade no processo de significação em San Vicente. 2012. (Seminário).

11.
XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ.Pegando carona no trenzinho do caipira: língua, significação e cognição. 2012. (Outra).

12.
XII Semana de Letras - Pluralidad​e da Memória.Llíngua, significação e cognição: carona no trenzinho do caipira. 2012. (Outra).

13.
Curso de Extensão - Tutoria.Ensino à distância. 2011. (Outra).

14.
Curso Pródocência da Universidade Federal de Alfenas.Alfabetização e Letramento. 2011. (Oficina).

15.
I Simpósio Internacional Imagem e Memória. 2011. (Simpósio).

16.
IV Encic.A música: uma alternativa para a aprendizagem. 2011. (Encontro).

17.
Mini-curso Estéticas diaspóricas. 2011. (Oficina).

18.
Minisimpósio Paisagens Propícias - homenagem à Rui Duarte de Carvalho. 2011. (Simpósio).

19.
Palestra: Da arte a Deus: Um caminho.. 2011. (Encontro).

20.
Seminário de Cognição IV - Processamento metafórico.Metáfora e Música. 2011. (Seminário).

21.
Seminário Raça,Cor e Etnia na Cultura e na Literatura. 2011. (Seminário).

22.
Seminários sobre Metáfora.. 2011. (Seminário).

23.
Simpósio das Licenciaturas - Faculdade Pedro II.A mulher re-vestida de chita na Literatura: a brasilidade de uma estampa. 2011. (Simpósio).

24.
XIV e V Seminário Nacional e Internacional Mulher e Literatura.Aline: linguagem e subjetividade na geração 00. 2011. (Seminário).

25.
XXII Semana Filosófica: Adorno: Teoria Crítica e Estética.. 2011. (Seminário).

26.
XXII Semana Filosófica: Deleuze: O Caosmos Mental e a Criação de Conceitos.. 2011. (Seminário).

27.
3 Congresso Nacional de Letras Artes e Cultura. A estampa chita: Linguagem não verbal capaz de provocar cesuras na esfera comunicacional. 2010. (Congresso).

28.
I Jornada Marista de Educação. 2010. (Encontro).

29.
IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da Feusp.O Lúdico como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. 2010. (Seminário).

30.
Minicurso Música popular e moderna poesia brasileira: tradições e contradições. 2010. (Oficina).

31.
Mnicurso os Gêneros multimodais e o ensino básico: estruturando o gênero tirinha. 2010. (Oficina).

32.
17 COLE - É Preciso transver o mundo. Matizes da Arte do século XX e a Atividade Humana da Contemplação: o processo da Kultur. 2009. (Congresso).

33.
5 SINAL- Simpósio Internacional de Letras (Fronteiras do Contemporâneo) -Linguagem, Espaço e Máquina.Ciborgues: A Leveza entre o que é Homem e o que é Máquina. 2009. (Simpósio).

34.
Cantando a própria história: a música caipira e sua radiodifusão como elemento de reenraizamento dos migrantes rurais na cidade de São Paulo. 2009. (Oficina).

35.
Curso Elementaria - uma introdução à Orff Schulwerk sgkundo Guinal Keetman. 2009. (Oficina).

36.
III Congresso Nordestino e III Encontro Paraibano de Arteterapia. Re-Leitura e Criação de Textos Não-Verbais: Aula de Artes como lugar de Interação e Desenvolvimento Afetivo e Sócio-Cognitivo. 2009. (Congresso).

37.
Pesquisa Escolar no campo das africanidades. 2009. (Congresso).

38.
Simpósio Internacional Literatura, Crítica, Cultura III: Interfaces.Entre Vencedores e Vencidos: a Interface da Estampa Chita. 2009. (Simpósio).

39.
TEDEM - Teclado Didático de Educação Musical. 2009. (Oficina).

40.
VI Encontro Regional da ABEM SUDESTE.A Interface do Ensino de Violão no Conservatório: Sala de Aula e o Palco Nosso de cada dia. 2009. (Encontro).

41.
VII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Matizes da Arte no século XX e Desenho Técnico: o processo de kultur. 2009. (Congresso).

42.
XIII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional Mulher e Literatura.A mulher re-vestida de chita na literatura: a brasilidade na memória de uma estampa. 2009. (Seminário).

43.
XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras: Nem Totens Nem Tabus.A memória da estampa chita: ícone de brasilidade desvendado no trajar dos tropicalistas. 2009. (Encontro).

44.
4º Simpósio Nacional e 1º Internacional de Letras da UNINCOR.A cultura Oculocêntrica da Pósmodernidade sob o arquétipo brechó. 2008. (Simpósio).

45.
Curso de Musicalização: para fazer música. 2008. (Oficina).

46.
III Simpósio de Literatura Contemporânea.Brechó: um caso de estudo sobre a cultura visiva na pós-modernidade. 2008. (Simpósio).

47.
I Mostra dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais. 2008. (Encontro).

48.
3 Simpósio de Linguagem, Cultura e Discurso.A utilização da análise do discurso no conteúdo "Artes" no Ensino Médio: uma nova visão. 2007. (Simpósio).

49.
VI Encontro de Pesquisa da Pós-graduação da Unincor.Chita: do Brega ao Chique. 2007. (Encontro).

50.
XX META - Mostra Científica de Trabalhos e Aplicações.A aplicação de uma ferramenta computacional Integrada para a Localização Geográfica de Forma a Planejar o Levantamento do Patrimônio Cultural Edificado. 2007. (Outra).

51.
Curso Contrato Pedagógico - estratégias para trabalhar conflitos diários. 2005. (Oficina).

52.
Curso PCN - Idéias de um planejamento eficaz. 2005. (Encontro).

53.
Curso Rompendo Paradigmas dos temas transversais. 2005. (Encontro).

54.
I Encontro Pedagógico Integração. 2005. (Encontro).

55.
Formas Inovadoras do Ensino de Língua Portuguesa. 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TOLEDO, E. G. F. ; SILVA, E. F. F. ; CARDOSO, A. L. ; SERENINI, A. L. P. ; FIGUEIREDO, C. A. M. ; BRITO, J. S. ; GRANDE, K. C. P. ; PALM, L. A. ; DALCIN, R. . 2 SILL- Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura do CEFET. 2018. (Congresso).

2.
SILVA, E. F. F.; TOLEDO, E. G. F. . GT ENUNCIAÇÃO E PRÁTICAS DE LEITURA: A INTERFACE ENTRE AS DIVERSAS LINGUAGENS VERBAIS E NÃOVERBAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. (Outro).

3.
SILVA, E. F. F.; CANDIDO, E. L. ; MARQUES, J. F. M. ; MAURO FILHO, S. ; QUINTILIANO, L. C. ; RIBEIRO, L. A. ; BASQUES, R. S. ; SILVA, A. R. . Organização da II Feira de Ciências e do Conhecimento do IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações. 2018. .

4.
SILVA, E. F. F.; SILVA, A. R. ; CASTRO, L. . I Semana da Matemática. 2018. (Outro).

5.
SILVA, E. F. F.; TOLEDO, E. G. F. ; GRANDE, K. C. P. ; DUARTE, C. A. . 1 SILL - Simpósio de Língua e Literatura do CEFET. 2017. (Outro).

6.
SILVA, E. F. F.. 1a Feira de Ciências e do conhecimento do IFSULDEMINAS. 2017. .

7.
SILVA, E. F. F.; LEITE, M. A. . GT: (Re) pensando o (s) dizer(es): dos modos de organização disvursivo às possiblidades de leitura. 2017. (Outro).

8.
SILVA, E. F. F.; CANDIDO, E. L. ; MAURO FILHO, S. ; MARQUES, J. F. M. . I FEIRA DE CIÊNCIAS E DO CONHECIMENTO DO IFSULDEMINAS. 2017. .

9.
SILVA, E. F. F.. 5 SINAL - Simpósio Internacional de Letras (Fronteiras do Contemporâneo - Linguagem, Espaço e Máquina. 2009. (Outro).

10.
SILVA, E. F. F.. 5 Sinal- Simpósio Internacional de Letras. 2009. (Outro).

11.
SILVA, E. F. F.. 4º Simpósio Nacional e 1º Internacional de Letras. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Estela Costa Tibúrcio, Priscila Araújo, Raul de Noronha Fort. Ondulando na física com a Música. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Artes e língua) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Emanuela Francisca Ferreira Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Eduardo Henirque Françozo de Andrade, Matheus de Oliveira So. O diário como memória e cesura. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Emanuela Francisca Ferreira Silva.

2.
Vinícius Cláudio Flores. A Aplicação de uma ferramenta computacional Integrada para a localização Geográfica do Forma a Planejar o Levantamento do Patrimônio Cultural Edificado. 2007. Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Varginha. Orientador: Emanuela Francisca Ferreira Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


É membro ativo e participante do grupo COMPLEX COGNITIO - uma visão integrada da cognição humana: corpo, cérebro, mente, linguagem, significação -PUC Minas -, atuando na linha de pesquisa estrutura formal e conceitual da linguagem -http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhelinha.jsp?grupo=1178801V2CNX4E&seqlinha=1



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 11:44:48