Sulanita Bandeira da Cruz Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9012661375569097
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela UFPE com ênfase na análise do livro didático de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos. Ministrou aulas nas disciplinas de Língua Inglesa, Prática Supervisionada de Ensino de Língua Inglesa e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Faculdade de Olinda de 2002 a 2016. Desde de 2006, atua como Coordenadora de Tutoria do Curso de Letras na modalidade Educação a Distância (EaD) na UFRPE, como bolsista da CAPES. Possui também experiência na docência do Ensino Fundamental e Médio (Regular e Educação de Jovens e Adultos - EJA) nas áreas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. É professora do Magistério Superior Adjunto A da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), vinculada ao Núcleo de Formação Docente (NFD). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sulanita Bandeira da Cruz Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, S. B. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste da UFPE.
Rodovia BR-104, Km 59
Nova Caruaru
55002970 - Caruaru, PE - Brasil
Telefone: (81) 21039156


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: As identidades dos sujeitos leitores da EJA: análise da Coleção Viver, Aprender, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Andréa Tereza Brito Ferreira.
Palavras-chave: livro didático, EJA; identidade; Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Análise dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos: letramento e especificidades,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Andréa Tereza Brito Ferreira.
Palavras-chave: livro didático, EJA; letramento; escrita; leitura.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1988 - 1988
Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Não houve.
Orientador: Nâo houve.
1988 - 1989
Graduação em Bacharelado em Língua Portuguesa - Pesquisador.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1982 - 1986
Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Não houve.
Orientador: Não houve.




Formação Complementar


2017 - 2017
Treinamento de Integração para Servidores Docentes. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores das Redações do ENEM. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores das Redações do ENEM. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Extensão para Avaliadores do ENEM 2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
O dispositivo sequência didática na formação .... (Carga horária: 6h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2007 - 2007
Currículo, interdisciplinaridade e ação comunicati. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2003 - 2003
Análise do Discurso. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2003
Análise do Discurso. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Seminário Múltiplos Olhares: Cultura Brasileira. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Formação de Professores de Inglês. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2016 - 02/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo
Português Instrumental
Leitura e produção de textos

Focca - Faculdade de Olinda, FOCCA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2016
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor CLT, Carga horária: 16

Atividades

02/2016 - 06/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Supervisionada do Ensino de Língua Inglesa
Pragmática da Língua Inglesa
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Supervisionada de Inglês II (90h)
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (72h)
02/2015 - 07/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Supervisionada de Inglês II (90h)
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Supervisionada de Inglês I (90h)
02/2014 - 07/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Supervisionada de Inglês I (90h)
Prática Supervisionada de Inglês II (90h)
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Supervisionada de Inglês I (90h)
02/2013 - 07/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Supervisionada de Inglês II (90h)
Psicologia da Aprendizagem (90h)
02/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular
Prática Supervisionada de Inglês I
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular (Carga Horária: 90h)
Prática Supervisionada de Inglês II (Carga Horária: 90h)
TCC ? Trabalho de Conclusão de Curso (Carga Horária: 72h)
02/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento de Ensino (Carga Horária: 72h)
Prática Supervisionada de Inglês I (Carga Horária: 90h)
02/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia da Língua Inglesa (Carga Horária: 72h)
Prática Interdisciplinar
Prática Supervisionada de Ensino de Língua Inglesa I (Carga Horária: 90h)
Prática Supervisionada de Ensino de Língua Inglesa II (Carga Horária: 90h)
2008 - 2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pedagogia de Projetos
Prática e estágio supervisionado de Língua Inglesa
Língua Inglesa
2002 - 2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I (72h)
Língua Inglesa II (72h)
Língua Inglesa III (72h)
Língua Inglesa IV (72h)
Língua Inglesa V (72h)

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tutoria

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora
Outras informações
Bolsista da CAPES Disciplinas Ministradas: Estrutura e Funcionamento da Educação (60h) Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação (60h)

Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tutoria
Outras informações
Coordenadora de Tutoria - Curso de Letras na modalidade EAD (UFRPE/UAB)

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual
Outras informações
Tutora virtual - Mantido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ambiente Virtual Moodle

Atividades

01/2010 - 02/2010
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades acadêmico-científicas (Carga horária: 60h)
11/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas de leitura e produção textual (Carga horária: 60h)

CEJA Poeta Joaquim Cardozo, CEJA, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

1986 - 2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
Literatura Brasileira
Português

Faculdade São Miguel (PE), FSM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

2005 - 2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I (72h)
Língua Inglesa II (72h)
Língua Inglesa III (72h)
Língua Inglesa IV (72h)
Língua Inglesa V (72h)

Instituto Superior de Educação Anchieta, ISEA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

07/2004 - 07/2004
Ensino, Língua Portuguesa e Estudos Literários, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos da Narrativa (Carga Horária: 30h)

Escola Professora Valentina de Oliveira Figueiredo, EPVOF, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Nível II


Colégio e Curso Butantã, CCB, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Nível II



Projetos de extensão


2016 - Atual
Criação de materiais didático-pedagógicos em ambientes digitais para a educação básica com a saúde coletiva e a Biologia
Descrição: s cursos de nível superior precisam levar os graduandos a desenvolverem habilidades e competências voltadas à formação profissional para a qual estejam sendo preparados. Porém, essa formação não diz respeito apenas a aprender os conteúdos da área em questão, em exercer a profissão, mas também em atender às demandas sociais. Nesta perspectiva, pensa-se em preparar os graduandos para a utilização das tecnologias digitais para o fazer profissional e para realizar atividades de cunho social e investigá-los no uso do produto criado a fim de conferir a sua eficiência. É o que se pretende com este trabalho voltado aos Cursos de Comunicação Social, de Medicina, de Design e de Química-Licenciatura, do Centro Acadêmico do Agreste. O trabalho consiste em extensão e pesquisa com o objetivo de elaborar e investigar materiais didático-pedagógicos para Biologia, sobre medicina preventiva e conteúdos curriculares, produzidos em ambientes digitais por graduandos dos cursos supracitados com a participação de professores da educação básica, sobre uso dos materiais no processo de ensino e de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Sulanita Bandeira da Cruz Santos - Integrante / Ana Cristina Barbosa da Silva - Coordenador / Daniel Herculano Cruz Neto - Integrante / Carolina Albuquerque da Paz - Integrante / Joice Eduarda de Andrade Pacheco - Integrante / Laís Alves Florêncio - Integrante / Thays Freitas de Souza - Integrante.


Outros Projetos


2017 - 2017
Escrita na Universidade
Descrição: Realização de seminários semanais, com duração de 22h, para reflexão sobre as práticas de escrita que são realizadas na universidade. Os seminários acontecem em turmas de Pós-graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) .
Integrantes: Sulanita Bandeira da Cruz Santos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Português/Inglês.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Professora homenageada - Licenciatura em Letras FOCCA 2012.2, FOCCA - Faculdade de Olinda.
2010
Professora homenageada - Licenciatura em Letras FOCCA 2010.1, FOCCA - Faculdade de Olinda.
2009
Aprovação com distinção na Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, S. B. C.2004SANTOS, S. B. C.. A Produção Escrita na Língua Inglesa como Segunda Língua. Scientia Una (FOCCA), v. 5, p. 44-49, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. ; LIMA, H. K. C. . Letras em Foco: Língua, Literatura, Linguagem e ensino. Trabalhos de Conclusão de Curso. 1a. ed. Recife: EAD/UFRPE, 2015. 315p .

2.
SILVA, I. M. M. (Org.) ; LIMA, H. K. C. (Org.) ; SANTOS, S. B. C. (Org.) . Letras em Foco: Língua, Literatura, Linguagem e Ensino.. 1a.. ed. Recife: EAD/UFRPE, 2015. 45p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, S. B. C.. ESCRITA CIENTÍFICA: algumas anotações. In: Orquídea Maria de Souza Guimarães; Jaqueline Barbosa Silva. (Org.). Pesquisa em Educação: teorias, experiências e orientações. 1a.ed.Recife: UFPE, 2018, v. , p. 08-26.

2.
SANTOS, S. B. C.. Os Livros Didáticos de Língua Portuguesa da EJA (Educação de Jovens e Adultos): um olhar sobre as atividades de leitura/produção de textos sob a visão do letramento. In: Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante; Márcio Martins Leitão; Paulo Vinícius Ávila Nóbrega, Gitanna Brito Bezerra, Thalita Maria Lucindo Aureliano, Giorvan Ânderson dos Santos Alvez. (Org.). Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística: aquisição de gêneros textuais e leitura. 1ed.: Mídia Gráfica e Editora, 2016, v. 3, p. 146-170.

3.
SILVA, I. M. M. ; SILVA, C. C. S. ; CABRAL, M. L. S. ; SANTOS, S. B. C. . Bibli@letras/biblioteca virtual da Licenciatura em Letras EAD/UFRPE: perspectivas para a formação de professores/leitores. In: Ivanda Maria Martins Silva. (Org.). Educação a Distância: cenários, experiências e práticas. 1ed.Recife: EDUFRPE, 2016, v. , p. 143-170.

4.
SILVA, I. M. M. ; NUNES, G. ; OLIVEIRA, A. P. A. ; SILVA, R. F. G. ; SANTOS, S. B. C. ; MOTA, A. C. . Sala virtual de autoavaliação discente na Educação a Distância: o caso do Curso de Licenciatura em Letras EAD/UFRPE. In: Assis Leão da Silva, Alda Verônica Souza Livera, Daniele Andrade da Cunha, Fernanda Maria Ribeiro de Alencar, Maria Zélia de Santana. (Org.). Comissão Própria de Avaliação - CPA: Interfaces de uma Gestão Compartilhada. 2ed.Recife: IFPE, 2016, v. , p. 92-102.

5.
NASCIMENTO, A. V. S. ; SILVA, G. B. ; LUNA, E. A. A ; SANTOS, S. B. C. . O uso do jornal na sala de aula de Língua Portuguesa. In: SILVA, I.M.M; SANTOS, S.B.C.; LIMA, H.K. C.. (Org.). Letras em Foco: Língua, Literatura, Linguagem e Ensino. 1ed.Recife: EAD-UFRPE, 2015, v. , p. 25-44.

6.
LIMA, C. C. ; SANTOS, S. B. C. ; LIMA, H. K. C. . Alfabetização na perspectiva do Letramento na EJA: desafios e superações. In: SILVA, I.M.M; SANTOS, S.B.C.; LIMA, H.K.C.. (Org.). Letras em Foco: Língua, Literatura, Linguagem e Ensino. 1ed.Recife: EAD-UFRPE, 2015, v. , p. 141-158.

7.
BASTOS, D.M ; LIMA, H. K. C. ; SANTOS, S. B. C. . Ensino de classes de palavras: entre a estrutura, o discurso e o texto.. In: Alexandro Silva; Ana Cláudia Pessoa; Ana Lima. (Org.). Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. 1ed.Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012, v. 2, p. 113-131.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, S. B. C.. OS CAMINHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA: DO IMPRESSO ÀS MÍDIAS DIGITAIS, OS DIÁLOGOS POSSÍVEIS. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Norde, 2017, Recife. XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Norde, 2016. v. 06. p. 45-54.

2.
SANTOS, S. B. C.. Os gêneros textuais presentes nos livros didáticos de Português da Coleção Viver, Aprender: o que dizem os autores. In: Sin@lge - IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Sin@lge - IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017. v. 01.

3.
SANTOS, S. B. C.. A praticas de leitura propiciadas pelo livro didático de Portguês da Educação de Jovens e Adultos. In: GELNE: 40 anos de contribuiçõs ao desenvolvimento das pesquisas em Linguística e Literatura, 2017, Recife. Pesquisas em Língua, Linguística e Literatura no Nordeste: uma Jornada de quase 40 anos do Gelne: anais da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste /. Recife: Pipa Comunicação, 2017.

4.
SANTOS, S. B. C.; FERREIRA, A.T.B . As atividades de leitura/compreensão textual presentes na Coleção Viver, Aprender de Educação de Jovens e Adultos e a formação do sujeito-leitor.. In: 6º Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje, 2017, Madri. 6º Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje, 2017.

5.
SANTOS, S. B. C.; CABRAL, M. L. S. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, C. C. S. . Bibli@Letras/Biblioteca virtual na educação a distância: contribuições para práticas de letramentos digitais na formação inicial de professores. In: EUTIC 2017 - Culturas Digitais e Cruzamento de Saberes, 2017, Recife. Recife 2017 EUTIC - Culturas Digitais e Cruzamento de Saberes, 2017.

6.
SANTOS, S. B. C.. As práticas de leitura proporcionadas pelos livros didáticos de Língua Portuguesa da Coleção Viver, Aprender destinada a EJA.. In: MILBA ? 1º Seminário de Memória e Imaginário nas literaturas de autoria feminina, 2015, Recife. Anais do MILBA, 2015.

7.
SANTOS, S. B. C.; LIMA, H. K. C. . Os gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos (EJA): o que diz o manual destinado ao professor? O que mostram os livros didáticos?. In: VII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2014, Recife. Anais do VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Fortaleza: EdUECE, 2014. p. 140-154.

8.
SANTOS, S. B. C.. Os livros didáticos de língua portuguesa da EJA (Educação de Jovens e Adultos): um olhar sobre as atividades de leitura/produção textual sob o viés do letramento.. In: Encontro Nacional de Aquisição de Linguagem, 2013. Anais do ENAL, 2013.

9.
LIMA, H. K. C. ; LUNA, E. A. A ; SANTOS, S. B. C. . Gêneros Textuais e Ensino: o uso do livro didático como suporte de textos no cotidiano escolar. In: VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2013, Fortaleza. Anais do VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Fortaleza: EdUECE, 2013. p. 401-412.

10.
SANTOS, S. B. C.; FERREIRA, A.T.B . Revisitando a história das práticas de leitura. In: II SINIEL - Simpósio Internacional do Núcleo Disciplinar de Estudos e Linguagem, 2012. Anais do II SINIEL, 2012.

11.
SANTOS, S. B. C.. Livros didáticos de EJA e Práticas de Letramento: reflexões sobre as atividades de Produção Textual. In: VI SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal. Anais do VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011.

12.
SANTOS, S. B. C.; FERREIRA, A.T.B . Análise dos livros didáticos de língua portuguesa de EJA (Educação de Jovens e Adultos) na perspectiva do letramento. In: XV ENDIPE - Encontro nacional de didática e prática de ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte, 2010. p. 26-37.

13.
SANTOS, S. B. C.. Os gêneros textuais presentes nos livros didáticos de língua portuguesa da EJA contribuem para as práticas de letramento?. In: III Colóquio ALED Brasil ? Associação Lationoamericana de Estudos do Discurso, 2010, Recife. Anais do III Colóquio ALED Brasil, 2010. p. 802-822.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, S. B. C.. Do impresso às mídias digitais, os diálogos possíveis. In: VI Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en DIdáctica de las lenguas y literatura, 2018, Bariloche. VI Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literatura. Bariloche, 2018. v. 01. p. 99-100.

2.
SANTOS, S. B. C.; SANTOS, S. B. C. . Os gêneros textuais presentes nos livros didáticos de Português da Coleção Viver, Aprender: o que dizem os autores?. In: Sin@lge - IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e Avaliação, 2017. v. 01.

3.
SANTOS, S. B. C.. As práticas de leitura propiciadas pelo livro didáticos de Português da Educação de Jovens e Adultos. In: Jornada Itinerante do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), 2017, Recife. Estudos Linguísticos e Literários: questões de pesquisa e ensino no Nordeste, 2017. v. 01. p. 305-306.

4.
SANTOS, S. B. C.; FERREIRA, A.T.B . As atividades de leitura/compreensão textual presentes na Coleção Viver, Aprender de Educação de Jovens e Adultos e a formação do sujeito-leitor. In: 20th Europena Conference + 6o. Foro Iberoamericano sobre Literacidad Y Aprendizaje, 2017, Madri. 6o.Foro Iberoamericano sobre Literacidad Y Aprendizaje, 2017. v. 01. p. 204-205.

5.
FERREIRA, A.T.B ; SANTOS, S. B. C. . Os textos dados a ler presentes na coleção Viver, Aprender destinada ao segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos. In: 2º Seminário de Pesquisa Livros Didáticos de Língua Portuguesa, 2016, Recife. Pesquisas sobre livros didáticos de Português: livro de resumos do 2º Seminário de Pesquisa Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Recife: Pipa Comunicação, 2016.

6.
SANTOS, S. B. C.. Os caminhos da história da leitura: do impresso às mídias digitais, os diálogos possíveis. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2016.

7.
SANTOS, S. B. C.. O que nos revela a coletânea de textos presente no livro didático de Língua Portuguesa da coleção Viver, Aprender?. In: VI ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2015, Caruaru. Ensino de línguas, literaturas e outros possíveis diálogos, 2015.

8.
SANTOS, S. B. C.. Gêneros Textuais no ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos: o que diz o manual destinado ao professor? O que mostram os livros didáticos?. In: VII SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2013, Fortaleza. Anais do VII SIGET - Simpósio Internacional de estudos de gêneros textuais, 2013.

9.
SANTOS, S. B. C.; FERREIRA, A.T.B . Revisitando a história das práticas de leitura. In: II SINIEL - Simpósio Internacional do Núcleo Disciplinar de Estudos e Linguagem, 2012. Caderno de Resumos do II SINIEL, 2012.

10.
SANTOS, S. B. C.. ivros didáticos de EJA e Práticas de Letramento: reflexões sobre as atividades de Produção Textual. In: VI SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal. Caderno de programação e resumos do VI SIGET, 2011.

11.
LIMA, H. K. C. ; SANTOS, S. B. C. . Uso de livros didáticos de Língua Portuguesa: reflexões sobre práticas de produção de textos. In: VI SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal. Caderno de programação e resumos do VI SIGET, 2011.

12.
FERREIRA, A.T.B ; SANTOS, S. B. C. . Análise dos livros didáticos de língua portuguesa de EJA (Educação de Jovens e Adultos) na perspectiva do letramento. In: XV ENDIPE - Encontro nacional de didática e prática de ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte, 2010.

13.
LIMA, H. K. C. ; BASTOS, D.M ; LUNA, E. A. A ; SANTOS, S. B. C. . Gêneros Textuais e Práticas de Linguagem: Leitura, Produção Textual e Análise Línguística. In: III Colóquio ALED Brasil - Associação Lationoamericana de Estudos do Discurso, 2010, Recife. Caderno de Resumos do III Colóquio ALED Brasil, 2010. p. 196-196.

14.
SANTOS, S. B. C.. Letramento na Perspectiva dos Gêneros Textuais nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa de EJA - Educação de Jovens e Adultos. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul. Caderno de Resumos do V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Caxias do Sul: Educs, 2009. p. 299.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, S. B. C.. As práticas de leitura propiciadas pelo livro didático de Português da Educação de Jovens e Adultos. Revista do GELNE, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, S. B. C.. Do impresso às mídias digitais, os diálogos possíveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Alcino G. dos Santos ; SANTOS, S. B. C. . Os desafios da tutoria na EaD: o que dizem os tutores?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, S. B. C.. Os gêneros textuais presentes nos livros didáticos de Português da coleção Viver, Aprender: o que dizem os autores?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, S. B. C.; FERREIRA, A.T.B . Os textos dados a ler presentes na Coleção Viver, Aprender destinada ao segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, S. B. C.. Reflexões Sobre Alguns Aspectos da Organização do Sistema Educacional Brasileiro: Um Olhar Sobre o Passado e o Presente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, S. B. C.. (Re)contando a história de leitura: os modos, os meios, os usos da leitura.... 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, S. B. C.. Os caminhos da história da leitura: do impresso às mídias digitais, os diálogos possíveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, C. C. ; LIMA, H. K. C. ; SANTOS, S. B. C. . Alfabetização na Perspectiva do Letramento na EJA: desafios e superações.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LUNA, E. A. A ; SILVA, G. B. ; NASCIMENTO, A. V. S. ; SANTOS, S. B. C. . O uso do Jornal nas aulas de Língua Portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SANTOS, S. B. C.. Gêneros Textuais no ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos: o que diz o manual destinado ao professor? O que mostram os livros didáticos?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, S. B. C.. Os livros didáticos de língua portuguesa da EJA (Educação de Jovens e Adultos): um olhar sobre as atividades de leitura/produção textual sob o viés do letramento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, S. B. C.. Vinícius de Moraes: a leitura do encantamento ou o encantamento da leitura?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANTOS, S. B. C.. Gêneros Textuais e ensino-aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SANTOS, S. B. C.; FERREIRA, A.T.B . Revisitando a história das práticas de leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SANTOS, S. B. C.. Livros didáticos de EJA e Práticas de Letramento: reflexões sobre as atividades de Produção Textual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTOS, S. B. C.; FERREIRA, A.T.B . Análise dos livros didáticos de língua portuguesa de EJA (Educação de Jovens e Adultos) na perspectiva do letramento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, S. B. C.. Os gêneros textuais presentes dos livros didáticos de língua portuguesa da EJA contribuem para as práticas de letramento?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, S. B. C.. Os gêneros textuais presentes dos livros didáticos de língua portuguesa da EJA contribuem para as práticas de letramento?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, S. B. C.. O trabalho com a leitura e a escrita na escola: aprendizagem e letramento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTOS, S. B. C.. Letramento na perspectiva dos gêneros textuais nos livros de língua portuguesa de EJA - Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SANTOS, S. B. C.. A Influência da Língua Materna na Aquisição de uma Língua Estrangeira (Inglês). 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, S. B. C.. Avaliadora dos trabalhos científicos submetidos para apresentação no CIET: EnPED:2018 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e Encontro de Pesquisadores de Educação a Distância. 2018.

2.
SANTOS, S. B. C.; SILVA, I. M. M. ; CABRAL, M. L. S. . Membro da Comissão Científica do V LLEDUC - Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação. 2017.

3.
SANTOS, S. B. C.. Coordenador da Sessão de Mesa Temática: Língua, Literatura e Educação: experiências, práticas e desafios na contemporaneidade no V LLEDUC - Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação. 2017.

4.
SANTOS, S. B. C.. Membro de corpo editorial da obra Educação a Distância: cenários, experiências e práticas.. 2016.

5.
SANTOS, S. B. C.. Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Química. 2016.

6.
SANTOS, S. B. C.. Membro do Núcleo de Formação Docente (NFD). 2016.

7.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. ; FREITAS, S. R. F. ; ATAIDE, C. A. ; LUNA, E. A. A ; PAES, I. O. ; FARIAS JUNIOR, J. F. . Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Letras a distância - UFRPE. 2014.

8.
SILVA, I. M. M. ; LIMA, H. K. C. ; SANTOS, S. B. C. . Regulamento - Produção de Materiais Didáticos para o Curso de Licenciatura em Letras EAD/UFPE. 2014.

9.
SILVA, I. M. M. ; LIMA, H. K. C. ; SANTOS, S. B. C. ; OLIVEIRA, A. P. A. ; SILVA, R. F. G. . Projeto de Autoavaliação do Curso de Licenciatura em Letras EAD/UFRPE. 2014.

10.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. ; LIMA, H. K. C. ; PINHO, M. L. S. ; OLIVEIRA, A. P. A. ; SILVA, R. F. G. . Projeto de Extensão Círculos da Leitura. 2014.

11.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. . Relatório do Evento de Extensão LLEDUC/Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação (Polo Afrânio). 2014.

12.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. ; PAES, I. O. ; OLIVEIRA, A. P. A. ; FREITAS, S. R. F. . MERE: Mostra de Educação das Relações Etnicorraciais. Projeto de Extensão do Curso de Licenciatura em Letras UAEDADTec/UFRPE. 2014.

13.
SANTOS, S. B. C.; SILVA, I. M. M. . Relatório do Evento de Extensão LETRAS RURAL ? TOUR (Turma Carpina). Curso de Licenciatura em Letras UAEDADTec/UFRPE. 2014.

14.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. . Relatório do Evento de Extensão LETRAS RURAL ? TOUR (Turma Pesqueira). Curso de Licenciatura em Letras UAEDADTec/UFRPE. 2014.

15.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. . Relatório do Evento de Extensão LLEDUC/Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação (Polo Pesqueira). 2014.

16.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. . Relatório do Evento de Extensão LLEDUC/Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação (Polo Carpina). 2014.

17.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. ; LIMA, H. K. C. . Regulamento de Estágio Supervisionado no Curso de Letras EAD/UFRPE. 2014.

18.
SILVA, I. M. M. ; OLIVEIRA, A. P. A. ; SILVA, R. F. G. ; LIMA, H. K. C. ; SANTOS, S. B. C. . Regulamento do TCC- Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Letras EAD/UFRPE. 2013.

19.
SILVA, I. M. M. ; OLIVEIRA, A. P. A. ; SILVA, R. F. G. ; LIMA, H. K. C. ; SANTOS, S. B. C. . Projeto de Formação Continuada para Docentes/Tutores do Curso de Licenciatura em Letras EAD/UFRPE. 2013.

20.
SILVA, I. M. M. ; OLIVEIRA, A. P. A. ; SILVA, R. F. G. ; SANTOS, S. B. C. ; LIMA, H. K. C. . Projeto de Extensão LLEDUC: Encontro Interdisciplinar de Língua Literatura e Educação. Letras/UAEDTec/ UFRPE. 2013.

21.
SANTOS, S. B. C.. Parecerista do PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. ; LIMA, H. K. C. . Letras em Foco: Língua, Literatura, Linguagem e Ensino. Trabalhos de Conclusão de Curso.. 2015. (Editoração/Livro).

2.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. ; LIMA, H. K. C. . Letras em Foco: Língua, Literatura, Linguagem e Ensino. Resumos. 2015. (Editoração/Livro).

3.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. ; LIMA, H. K. C. . Livro de resumos de TCC/Trabalhos de Conclusão de Curso de Letras EAD/UFRPE 1ª oferta (Polos Carpina e Pesqueira). 2014. (Editoração/Livro).

4.
SANTOS, S. B. C.. Formação continuada de professores, questões para reflexão. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS, S. B. C.. Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SANTOS, S. B. C.. Produção de Textos na Escola: Reflexões e Práticas no Ensino Fundamental. 2009. .

7.
SANTOS, S. B. C.. Produção de Textos na Escola: Reflexões e Práticas no Ensino Fundamental. 2009. .

8.
SANTOS, S. B. C.; CEEL . Formação de Professor em Língua Portuguesa. 2008. .

9.
SANTOS, S. B. C.; SILVA, A. C. B. . Formação de Professor em Língua Portuguesa. 2004. .

10.
SANTOS, S. B. C.; SILVA, A. C. B. . Formação de Professor em Língua Portuguesa. 2004. .

11.
SANTOS, S. B. C.; SILVA, A. C. B. . Leitura e Intertextualidade. 2003. .

12.
SANTOS, S. B. C.; SILVA, A. C. B. . Gêneros Textuais. 2003. .

13.
SANTOS, S. B. C.. Curso de extensão para os guias turísticos da cidade de Olinda. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
SILVA, A. C. B. ; SANTOS, S. B. C. . Formação de Professor em Língua Portuguesa. 2002. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, S. B. C.; SILVA, I. M. M.; Thelma Panerai Alves; José de Lima Albuquerque. Participação em banca de Ana Flávia Correia de Lacerda. Tecnologia na Educação: a formação de professores para o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SANTOS, S. B. C.; CORREIRA NETO, J. S.; MORAES FILHO, R. A.. Participação em banca de Jussara Araújo Ideião. Produção de material didático impresso para EAD corporativa. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, S. B. C.; SILVA, I. M. M.; MORAES FILHO, R. A.. Participação em banca de Jaciara Maria Felix. Percepções de docentes da UAB/UFRPE sobre repositórios digitais no contexto da Educação a Distância on line. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, S. B. C.; SILVA, I. M. M.; PEREIRA, S. V. M.. Participação em banca de Adalmeres Cavalcante da Mota. As tecnologias educacionais em cursos de licenciatura em computação: contribuições do estágio curricular supervisionado. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SILVA, I. M. M.; SANTOS, S. B. C.; CAVALCANTI, A.. Participação em banca de Manoel Vanderley dos Santos Neto. Propostas interacionistas nos materiais didáticos impressos para os cursos em EAD. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
SILVA, I. M. M.; SANTOS, S. B. C.; MOTA, A. C.. Participação em banca de Eligivania Maria De Macêdo. Aprendizagem Móvel: Uso do Aplicativo Áudio no Desenvolvimento da Habilidade de Compreensão Auditiva em Língua Inglesa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
SANTOS, S. B. C.; LUNA, E. A. A; LIMA, H. K. C.. Participação em banca de Viviane Monteiro Emídio Ferreira. História em quadrinhos de Chico Bento: uma análise semiótica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Linguística) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

5.
LUNA, E. A. A; LIMA, H. K. C.; SANTOS, S. B. C.. Participação em banca de Andréa Lúcia da Silva Nascimento. Jogando baralho na perspectiva semiótica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Linguística) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

6.
LUNA, E. A. A; LIMA, H. K. C.; SANTOS, S. B. C.. Participação em banca de Jacqueline Maria Santana. A importância dos recursos expressivos na linguagem não-verbal para o entendimento discursivo das charges. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Linguística) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Roberto A. Sá.; SANTOS, S. B. C.; LEMOS, G. T.. Participação em banca de Leywison Arthur Evaristo de Carvalho.A prática docente de professores (as) de ciências: um olhar sobre o ensino de química nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas do campo do Município de Lajedo-PE.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Ana Paula de Souza Freitas; ANJOS, J. A. L.; SANTOS, S. B. C.; SANTOS, S. B. C.. Participação em banca de Andreza Karine Queiroz de Melo.Contribuições do programa PIBID e do estágio supervisionado ao processo de formação inicial de professores de química no CAA-UFPE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
LUNA, E. A. A; SANTOS, S. B. C.; LIMA, H. K. C.. Participação em banca de Stella Linhares Monteiro.A importância da contação de histórias de literatura infantil na escola: O Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.. 2011 - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, S. B. C.. Concurso para Professor Substituto na área de Didática, Gestão e Estágio. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SANTOS, S. B. C.. Concurso para Professor Substituto na área de Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. 2017.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7o. EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco - Diálogos entre saberes.Os desafios da tutoria na EaD: o que dizem os tutores?. 2018. (Encontro).

2.
I CEADTEC Congresso de Educação a Distância e Tecnologia para o fortalecimento da educação. Formação Docente em Cenário da Educação a Distância: concepções, práticas e desafios.. 2018. (Congresso).

3.
Sulanita Bandeira da Cruz SANTOS.A historia das práticas de leitura dos sujeitos-leitores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) mediada pelo livro didático da Coleção Viver, Aprender.. 2018. (Outra).

4.
VI Jornadas internacionales de Investigación y Prácticas en Dicactica de la lenguas y las Literactur.Do impresso às mídias digitais, os diálogos possíveis. 2018. (Outra).

5.
XXVII Jornada de Estudos Linguísticos e Literários (GELNE). 2018. (Outra).

6.
20ª Conferencia Europea sobre Lectura Escritura. As atividades de leitura/compreensão textual presentes na Coleção Viver, Aprender de Educação de Jovens e Adultos e a formação do sujeito-leitor.. 2017. (Congresso).

7.
IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais.Os gêneros textuais presentes nos livros didáticos de Português da Coleção Viver, Aprender: o que dizem os autores?. 2017. (Simpósio).

8.
Jornada comemorativa do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste-GELNENE. 2017. (Outra).

9.
Jornada comemorativa do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste-GELNENE. 2017. (Outra).

10.
Jornada comemorativa do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste ste.As práticas de leitura propiciadas pelo livro didático de Português da Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Outra).

11.
SIN@LGE - IV Simpósio Nacional de Linguagens e gêneros Textuais. 2017. (Simpósio).

12.
1º LEA - Encontro de Linguagem e Educação: Interfaces do Processo Avaliativo.Mesa Temática: Educação a Distância: desafios e perspectivas nas práticas pedagógicas. 2016. (Encontro).

13.
2º LEA -- Encontro de Linguagem e Educação: Interfaces do Processo Avaliativo.Mesa Solene. 2016. (Encontro).

14.
2º Seminário de Pesquisas sobre Livro Didático de Português.Debatora de pôsteres. 2016. (Seminário).

15.
2º Seminário de Pesquisas sobre Livro Didático de Português.Os textos dados a ler presentes na coleção Viver, Aprender destinada ao segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Seminário).

16.
II SELIQUI - Semana da Licenciatura em Química.Mesa Redonda -- Multiletramentos: Leitura e Escrita no Contexto das Novas Mídias, Tecnologias e Internet. 2016. (Encontro).

17.
XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. Os caminhos da história da leitura: do impresso às mídias digitais, os diálogos possíveis. 2016. (Congresso).

18.
XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. 2016. (Congresso).

19.
IV Fórum das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) de Pernambuco.Sala virtual da Autoavaliação Discente na Educação a Distância: O Caso do Curso de Literatura em Letras EAD/UFRPE. 2015. (Seminário).

20.
MILBA- 1º Seminário de Memória e Imaginário nas Literaturas de autoria feminina.As práticas de leitura proporcionadas pelos textos dados a ler presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa da coleção Viver, Aprender destinada à EJA. 2015. (Seminário).

21.
Semana de Letras da FOCCA - Faculdade de Olinda.As práticas de leitura mediadas pelo LDP da coleção Viver, Aprender destinada a EJA. 2015. (Seminário).

22.
VI ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.O que nos revela a coletânea de textos presente no livro didático de Língua Portuguesa da coleção Viver, Aprender?. 2015. (Encontro).

23.
IV LLEDUC - Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação.Alfabetização na Perspectiva do Letramento na EJA: desafios e superações.. 2014. (Encontro).

24.
IX ENAL - Encontro Nacional de Aquisição de Linguagem.Os livros didáticos de língua portuguesa da EJA (Educação de Jovens e Adultos): um olhar sobre as atividades de leitura/produção textual sob o viés do letramento. 2013. (Encontro).

25.
Semana de Letras da FOCCA - Faculdade de Olinda.Vinícius de Moraes: a leitura do encantamento ou o encantamento da leitura?. 2013. (Outra).

26.
VII SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Os gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos (EJA): o que diz o manual destinado ao professor? O que mostram os livros didáticos?. 2013. (Simpósio).

27.
II Jornada de Letras da FOCCA - Faculdade de Olinda.A história da leitura ou a leitura da história?. 2012. (Outra).

28.
II SINIEL - Simpósio Internacional do Núcleo Disciplinar de Estudos e Linguagem.Revisitando a história das práticas de leitura. 2012. (Simpósio).

29.
I Jornada de Letras da Faculdade de Olinda. 2011. (Simpósio).

30.
VI SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Livros didáticos de EJA e Práticas de Letramento: Reflexões sobre as atividades de Produção Textual. 2011. (Simpósio).

31.
III Colóquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso - ALED Brasil. Os gêneros textuais presentes nos livros didáticos de língua portuguesa da EJA contribuem para as práticas de letramento?. 2010. (Congresso).

32.
I LLEDUC - Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação.O trabalho com a leitura e a escrita na escola: aprendizagem e letramento. 2010. (Encontro).

33.
XV ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ? Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais.Expectativas, saberes e singularidades na Educação de Jovens e Adultos: Desafios para o ensino de Língua Portuguesa. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. 2010. (Encontro).

34.
SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Letramento na Perspectiva dos gêneros textuais nos livros didáticos de EJA - Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Simpósio).

35.
Palestra - Modelos Teóricos e Prática Pedagógica. 2008. (Outra).

36.
18º Encontro de Pesquisa do Norte e Nordeste. 2007. (Encontro).

37.
Curso de Extensão Cultural (Atualização) "Gestão Escolar e Tecnologias". 2006. (Oficina).

38.
Winter Longman TDC - Teacher Development Course. 2005. (Encontro).

39.
Oficina de elaboração de itens da avaliação nacional da Educação de Jovens e Adultos/ANEJA- DACC.Análise dos itens das avaliações. 2004. (Oficina).

40.
Encontro para a escolha do livro didático / EJA. 2003. (Encontro).

41.
Semana de Letras da Faculdade de Olinda - FOCCA.Palestra sobre a influência da língua materna na aquisição de uma língua estrangeira - Inglês. 2003. (Outra).

42.
Semana Pearson de Educação. 2003. (Outra).

43.
Seminário sobre o ensino da Língua Inglesa: do ensino fundamental ao médio. 2001. (Seminário).

44.
Palestra sobre o tema: Dando a imagem-ação: transformando vídeos e recursos visuais em aliados do ensino da Língua Inglesa. 2000. (Outra).

45.
1º Encontro Nacional de Professores de Língua Inglesa da Fundação Bradesco. 1999. (Oficina).

46.
Palestra sobre o ensino da Língua Inglesa sob o tema Teen Talk: falando a linguagem dos jovens. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, S. B. C. ; CABRAL, M. L. S. . 5º LLEDUC - Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, S. B. C.. Coordenação Geral do IV LLEDUC/Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação. 2017. (Outro).

3.
SANTOS, S. B. C.. Coordenação Geral do V LLEDUC/Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação. 2017. (Outro).

4.
SANTOS, S. B. C.; SILVA, I. M. M. . 3º LLEDUC - Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação. 2012. (Outro).

5.
SANTOS, S. B. C.. 1º LLEDUC - Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação. 2010. (Outro).

6.
SANTOS, S. B. C.; CEEL . Seminário de Encerramento do Projeto de Formação Continuada dos Professores de Camaragibe. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Severina Antônia do Carmo Silva. O ensino da leitura nas aulas de Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Sulanita Bandeira da Cruz Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Allana Figueiredo. Um olhar acerca de um novo fenômeno social nas mídias digitais: as fanfics. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Focca - Faculdade de Olinda. Orientador: Sulanita Bandeira da Cruz Santos.

2.
Patrícia Maria Macedo. As dificuldades da leitura numa turma do 6º ano do Ensino Fundamental em Petrolina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Sulanita Bandeira da Cruz Santos.

3.
Maria José Bagagi de Souza. Inclusão no Mundo da Leitura e da Escrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Sulanita Bandeira da Cruz Santos.

4.
Christiane Cláudia de Lima. Alfabetização na perspectiva do letramento na EJA: desafios e superações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Sulanita Bandeira da Cruz Santos.

5.
Anaete Vieira da Silva e Gilvânia Barbosa da Silva. O uso do jornal nas aulas de Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Sulanita Bandeira da Cruz Santos.

6.
Pollyane da Silva Gonçalves. Gêneros textuais e ensino de língua inglesa: uma experiência com o gênero horóscopo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Olinda. Orientador: Sulanita Bandeira da Cruz Santos.

7.
Jairo Augusto Silva. Gênero textual anûncio classificado: prática pedagógica com o procedimento sequência didática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Olinda. Orientador: Sulanita Bandeira da Cruz Santos.

8.
Daniele Venâncio Milanês. Influência da Internet na produção escrita dos alunos em sala de aula.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Olinda. Orientador: Sulanita Bandeira da Cruz Santos.

9.
Marinho de Oliveira Marquês. O trabalho com o gênero textual horóscopo na sala de aula de Língua Inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Olinda. Orientador: Sulanita Bandeira da Cruz Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Anderson Fabiano A . Monteiro. Inglês Instrumental : A quem se dirige?. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras) - Focca - Faculdade de Olinda. Orientador: Sulanita Bandeira da Cruz Santos.

2.
Sérgio Roberto Martins. Communicative Approach in the English Class. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras) - Focca - Faculdade de Olinda. Orientador: Sulanita Bandeira da Cruz Santos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Alcino G. dos Santos ; SANTOS, S. B. C. . Os desafios da tutoria na EaD: o que dizem os tutores?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, S. B. C.. Coordenação Geral do V LLEDUC/Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada com distinção no Mestrado em educação UFPE - 2009

Aprovada com a classificação 111 e média 61,6 no Concurso Público para o provimento do Cargo de Professor II classe A para Rede Publica Municipal de Ensino (Recife), de acordo com o Edital Publicado em 30/06/2006 homologado no Diário Oficial do Município nº 132 de 26.11.2005 tendo sido aprovada na Disciplina Língua Portuguesa.

Atuou como assessora no atendimento individualizado a professores do ano 5 de escolas municipais de Camaragibe, por meio de convênio celebrado entre UFPE e a Secretaria Municipal de Educação de Camaragibe, no período de maio a dezembro de 2008, com carga horária de 176 horas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:30:01