Guilherme da Silva Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0385668341216405
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Tem experiência na docência em ensino superior e ensino médio e pesquisa nas áreas de Divulgação Científica e Educação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, cinema e ensino de ciências, interação verbal, dialogia, ensino de física e ensino de ciências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme da Silva Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, G. S.;LIMA, GUILHERME DA SILVA;LIMA, GUILHERME;DA SILVA LIMA, GUILHERME

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Fisica.
Campus Morro do Cruzeiro
Bauxita
35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil
Telefone: (31) 35501667


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O professor e a divulgação científica: apropriação e uso em situações de ensino, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marcelo Giordan.
Palavras-chave: Divulgação científica; Ensino de ciências; Teoria da atividade; Teoria da ação mediada; Discurso citado.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Paulo César de ALmeida Raboni.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: atividades práticas; ensino de física; interação verbal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2007
Graduação em Física.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2016 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Fisica.

Cargo ou função
Coordenador do curso de Física Licenciatura.
05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Fisica.

Cargo ou função
Membro do colegiado do curso de Licenciatura em Física.
12/2014 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Fisica.

Atividade de extensão realizada
Comitê de Extensão.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor - Ensino de Ciências/REDEFOR, Carga horária: 20


Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas: Física I Física II Física Experimental Geometria analítica Álgebra Linear


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina: História e Filosofia da Ciência


Colégio Apogeu, APOGEU, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O Rompimento da barragem de Fundão na mídia: um enfoque sobre a concepção de Ciência presente nos periódicos de circulação nacional
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar a abordagem midiática do rompimento da barragem do fundão buscando delinear as formas com as quais o conhecimento técnico e científico foi enfocado pelos periódicos de assuntos gerais com as maiores tiragem do país, a saber: Veja, Isto é, Época, Carta capital. Dentre os enfoques dados pela mídia, este projeto irá investigar: como a questão da neutralidade científica aparece nesses periódicos; como os conhecimentos científicos e técnicos são posicionados em uma estrutura axiológica relacionada ao rompimento da barragem; e, como os conhecimentos técnicos e científicos, bem como seus representantes são responsabilizados pelo rompimento. Para tanto, a investigação contará com uma abordagem qualitativa, que conta com análise documental sob o enfoque da análise do discurso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Coordenador / Edilaine Evangelista - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2017 - Atual
Diálogos do cinema com a ciência na educação científica
Descrição: O cinema é uma produção artística extremamente presente na sociedade contemporânea, por meio da abordagem de diversas temáticas o cinema promove o entretenimento, a cultura e a arte. O cinema também pode ser utilizado com propósitos educativos, no entanto temos que reconhecer que os propósitos do cinema e da educação são distintos. Considerando que quando há o uso do cinema com propósitos educativos existem duas atividades concomitantes sendo desenvolvidas, uma no âmbito educativo e outra no âmbito artístico, este projeto busca investigar sessões comentadas de cinema no contexto da educação científica. Para tanto, toma como base a perspectiva histórico-cultural e teoria da atividade, com o intuito de analisar as atividades complexas que envolvem o uso do cinema para a educação científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
O Rompimento da barragem de Fundão na revista veja: um enfoque sobre a concepção de Ciência presente
Descrição: O Rompimento da barragem de Fundão em Mariana-MG em 05/11/2015 promoveu uma série de intervenções sociais frente aos riscos que a mineração oferece para a sociedade. O caso foi acompanhado em grande escala pela Mídia, entretanto pouca atenção foi dada às questões técnicas e científicas que fundamentam a produção da represa e da extração de minério. A negligência aos fatores técnicos e científicos indica posições que a mídia adota frente às questões axiológicas, sociológicas e filosóficas da Ciência e da Tecnologia. Baseado na perspectiva de que essas posições são fatores determinantes para compreender e propor formas de produção para a Divulgação Científica, este projeto tem como objetivo investigar a abordagem midiática do rompimento da barragem do fundão buscando delinear as formas com as quais o conhecimento técnico e científico foi enfocado pelo periódico de assuntos gerais com maior tiragem do país: a revista Veja. Dentre os enfoques dados pela mídia este projeto irá investigar: como a questão da neutralidade científica aparece nesses periódicos; como os conhecimentos científicos e técnicos são posicionados em uma estrutura axiológica relacionada ao rompimento da barragem; e, como os conhecimentos técnicos e científicos, bem como seus representantes são responsabilizados pelo rompimento. Para tanto, a investigação contará com uma abordagem qualitativa, que conta com analise documental sob o enfoque da análise do discurso. As análises se fundamentarão nas contribuições teóricas do círculo de Bakhtin..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Coordenador / Mariana Moschem - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - Atual
O professor e a divulgação científica: apropriação e uso em situações formais de ensino
Descrição: Este trabalho visa estudar a interação do professor de ciências do ensino fundamental com o discurso de divulgação científica. Para tanto, será analisado um curso de formação de professores, que é oferecido na modalidade semipresencial e posteriormente será analisada uma situação em sala de aula, onde o professor faz uso do discurso de divulgação científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Coordenador / Marcelo Giordan - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
2008 - 2010
Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de física
Descrição: Objetiva-se compreender o funcionamento das Atividades Práticas através das interações verbais por elas provocadas,parece-nos ser um caminho interessante para o aprimoramento do uso das mesmas, bem como a incorporação dessas dimensões na formação de professores para essas áreas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Coordenador / Paulo raboni - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2006 - 2007
Análise de interações dialógicas em aulas de física motivadas pelo uso de atividades práticas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Integrante / Paulo raboni - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Discutindo a ciência e a mineração com a sociedade
Descrição: O projeto Ciência mineração e sociedade visa promover uma maior interação entre a cultura científica e tecnológica e a sociedade. A tragédia ocorrida pelo rompimento da barragem do fundão deixou marcas profundas nos moradores da cidade de Mariana e pela extensão do leito do rio doce. Esse projeto tem como objetivo discutir a ação mineraria e seus desdobramentos socioambientais sob a perspectiva da cultura científica e tecnológica, em busca de promover o empoderamento social frente a ações predatórias e negligentes da atividade minerária..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Coordenador / Clarissa Rodrigues - Integrante / Marcos Moraes Calazans - Integrante / Edilaine Evangelista - Integrante / Adriana Aparecida dos Santos - Integrante.
2016 - 2017
Ciência, Mineração e Sociedade
Descrição: Este programa pretende promover espaços de socialização de saberes sobre as relações entre ciência, mineração e sociedade, por meio de discussões junto às escolas e comunidades na região atingida pelo rompimento da barragem em Mariana ? MG. Os projetos deste programa pretendem fomentar a compreensão da atividade minerária em seus múltiplos nexos com a totalidade social e de concepções de ciência e tecnologia não neutras e imbricadas sócio historicamente. Em parceria com professores e gestores serão desenvolvidos debates, abordagens inovadoras de ensino e fóruns de participação pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Coordenador / Clarissa Rodrigues - Integrante / Marcos Moraes Calazans - Integrante.
2015 - Atual
Luz, Câmera e... Ciência
Descrição: ?Luz, Câmera e... Ciência? é um projeto que visa promover uma maior interação entre a cultura científica e tecnológica e a sociedade. Através de produções cinematográficas que tem como unidade temática a Ciência o projeto busca gerar novas formas de apropriação da cultura científica e tecnológica. Num plano mais amplo, o ?Luz, Câmera e... Ciência? desenvolve ações de divulgação científica para a sociedade ouro-pretana, que por sua vez é capaz de promover o empoderamento social frente a desafios científicos e tecnológicos da contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Coordenador / Anayra Alcantara - Integrante.
2014 - 2015
Educação científica no ensino fundamental: abordagens e práticas
Descrição: Projeto de formação de professores em exercícios em colaboração com a Secretaria Municipal de Ensino de Ouro Preto. O projeto atende os professores de Ciências do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Coordenador.
2005 - 2008
Cursinho Ideal
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Integrante / João Fernando Custódio da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online)
2014 - Atual
Periódico: Nuances
2017 - Atual
Periódico: Formação@Docente
2018 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Divulgação Científica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
3.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Ensino de Física.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação não-formal.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
4LIMA, G. S.;LIMA, GUILHERME DA SILVA;LIMA, GUILHERME;DA SILVA LIMA, GUILHERME2018LIMA, G. S.; COSTA JUNIOR, E. ; ROA, D. B. ; RODRIGUES, E. C. ; JAMMAL, N. F. . A FÍSICA COMO ESTRUTURANTE DO CONHECIMENTO TÉCNICO SOB A ÓTICA DOS ESTUDANTES. DYNAMIS (FURB. ONLINE), v. 23, p. 77-94, 2018.

2.
5COSTA JUNIOR, EDIO DA2018COSTA JUNIOR, EDIO DA ; FERNANDES, BRUNO DA SILVA ; LIMA, GUILHERME DA SILVA ; SIQUEIRA, ANDREZA DE JESUS ; PAIVA, JÉSSICA NATÁLIA MIRANDA ; SANTOS, MARINA GOMES E ; TAVARES, JOÃO PEDRO ; SOUZA, TAYNARA VITÓRIA DE ; GOMES, THACIARA MARCELA FERREIRA . Divulgacão e ensino de Astronomia e Física por meio de abordagens informais. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE), v. 40, p. e5401-1-e5401- 8, 2018.

3.
2LIMA, GUILHERME2018LIMA, GUILHERME; GIORDAN, MARCELO . The Teacher?s Movements Toward the Use of Science Communication in the Classroom: A Model from the Activity Theory. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 18, p. 521-547, 2018.

4.
3DA SILVA LIMA, GUILHERME2018DA SILVA LIMA, GUILHERME; MOSCHEM, MARIANA . Orientações ideológicas nas informações científicas: o caso da abordagem do rompimento da barragem de Fundão presente na revista -Veja-. Journal of Science Communication América Latina, v. 01, p. 1-18, 2018.

5.
1LIMA, G. S.2018 LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . O Movimento Docente para o Uso da Divulgação Científica em Sala de Aula: Um Modelo a partir da Teoria da Atividade. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 18, p. 493-520, 2018.

6.
6LIMA, G. S.;LIMA, GUILHERME DA SILVA;LIMA, GUILHERME;DA SILVA LIMA, GUILHERME2017 LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES DA DIALOGIA EM UMA INTERAÇÃO ASSÍNCRONA. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 22, p. 83-95, 2017.

7.
7LIMA, G. S.;LIMA, GUILHERME DA SILVA;LIMA, GUILHERME;DA SILVA LIMA, GUILHERME2017 LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . PROPÓSITOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO PLANEJAMENTO DE ENSINO. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 1-23, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . A Divulgação Científica em sala de aula: aportes do planejamento de ensino entre professores de Ciências.. In: GIORDAN, M.; CUNHA, M. B.. (Org.). Divulgação Científica na Sala de Aula. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2015, v. , p. 285-306.

2.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . Entre o Esclarecimento e a Indústria Cultural: reflexões sobre a divulgação do conhecimento científico. In: TAVARES, D.; REZENDE, R.. (Org.). Mídias e Divulgação Científica. 1ed.Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2014, v. , p. 12-32.

3.
LIMA, G. S.; RABONI, P. C. A. . Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de física. In: Ribeiro, A. I. M; Viotto Filho, I. A. T; Fürkotter, M; Leite, Y. U. F.. (Org.). Educação contemporânea: caminhos obstáculos e travessias. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. , p. 1-318.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . O uso da divulgação científica em situações formais de ensino: o discurso indireto livre. In: XI Encontro Nacional de Pesq uisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis - SC. XI Encontro Nacional de Pesq uisa em Educação em Ciências, 2017.

2.
ALCANTARA, A. Y. ; LIMA, G. S. . Luz, Câmera e... Ciência. In: 7 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. 7o Congressso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016.

3.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . Validade de categorias e a nálises na pesquisa sobre sequências didáticas no Ensino de Ciências. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2015, Águas de Lindóia. ANAIS X ENPEC, 2015.

4.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . O uso da divulgação científica em sala de aula: apropriação por meio do discurso citado. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias - SP. XV EPEF, 2014.

5.
SILVA, E. J. ; LIMA, G. S. . Sexualidade na adolescência: utilização dosconhecimentos prévios dos estudantes para a construção de uma aprendizagem significativa. In: 5 Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014, Belém. 5 Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014. p. 831-839.

6.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . O discurso citado na divulgação científica: alguns apontamentos. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

7.
LIMA, G. S.; FARIA, P. C. ; CARVALHO NETO, J. T. ; COLATO, A. ; PEDERSEN, F. A. ; ITYANAGUI, G. E. ; STEFANI, J. L. ; SILVEIRA, J. C. ; BIZARRIA JUNIOR, R. ; A.SOARES, A. ; MARTINEZ, R. S. . Análise de sequências didáticas produzidas em um curso de astronomia. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

8.
CARVALHO NETO, J. T. ; FARIA, P. C. ; COLATO, A. ; LIMA, G. S. ; ITYANAGUI, G. E. ; PEDERSEN, F. A. ; STEFANI, J. L. ; SILVEIRA, J. C. ; BIZARRIA JUNIOR, R. ; MARTINEZ, R. S. . Relatos de experiências de um curso de astronomia para professores da educação básica. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

9.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . Propósitos da divulgação científica em sala de aula: estudos preliminares sobre sua presença no planejamento de ensino. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2013, Águas de Lindóia. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2013.

10.
SILVA, E. J. ; LIMA, G. S. . sexualidade na adolescência: Concepções dos alunos do 9° ano do ensino fundamentall. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2013, Águas de Lindóia. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2013.

11.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . Concepções de Ciência dos profesores do estado de São Paulo: resultados parciais. In: XIII Reunión de la Red de Popularización de la Ciencia y la Técnica en América Latina y el Caribe (RedPOP) ? UNESCO, 2013, Zacatecas. XIII Reunión de la Red de Popularización de la Ciencia y la Técnica en América Latina y el Caribe (RedPOP) ? UNESCO, 2013.

12.
GATTI, F. ; MARINELI, F. ; LIMA, G. S. . Uma estudo sobre transposição museográfica em um museu de ciências através de mapas conceituais. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2013, Águas de Lindóia. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2013.

13.
LIMA, G. S.; RABONI, P. C. A. . Análise de interações dialógicas em aulas de física motivadas pelo uso de atividades práticas. In: Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 2007, Florianópolis. Anais do ENPEC VI, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . Antecipação de Réplicas na Divulgação Científica. In: Colóquio internacional Tendências contemporâneas da comunicação científica: Desafios e perspectivas, 2012, Belo Horizonte. Colóquio internacional Tendências contemporâneas da comunicação científica: Desafios e perspectivas, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, G. S.. Dinâmica discursiva em aulas de física. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

2.
LIMA, G. S.; RABONI, P. C. A. . Interações Verbais e o uso de Atividades Práticas. In: III Seminário de pesquisa em educação, 2008, Presidente Prudente. Anais do III seminário de pesquisa em educação, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, G. S.; RABONI, P. C. A. . Padrões de interação verbal em uma aula de física com uso de atividades experimentais. NUANCES, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, G. S.. DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . Validade de categorias e a nálises na pesquisa sobre sequências didáticas no Ensino de Ciências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, G. S.. A Divulgação Científica em situações formais de ensino: reflexões teóricas e metodológicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . O uso da Divulgação Científica em sala de aula: a apropriação por meio do discurso citado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . O discurso citado na divulgação científica: alguns apontamentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, G. S.; FARIA, P. C. ; CARVALHO NETO, J. T. ; COLATO, A. ; BIZARRIA JUNIOR, R. . ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PRODUZIDAS EM UM CURSO DE ASTRONOMIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . PROPÓSITOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA: ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE SUA PRESENÇA NO PLANEJAMENTO DE ENSINO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, G. S.; SILVA, E. J. . Sexualidade na adolescência: Concepções dos alunos do 9 ano do ensino fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GATTI, F. ; MARINELI, F. ; LIMA, G. S. . Uma estudo sobre transposição museográfica em um museu de ciências através de mapas conceituais. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . Antecipação de réplicas na divulgação científica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. . A divulgação científica e suas relações dialógicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, G. S.. Dinâmica discursiva em aulas de física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, G. S.; RABONI, P. C. A. . Interações verbais em aulas de Física e o uso de atividades práticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Everton José Goldoni Estavam ; LIMA, G. S. . Dificuldades na compreensão e interpretação de coordenadas cartesianas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LIMA, G. S.; Paulo César de Almeida Raboni . Análise de interações dialógicas em aulas de física motivadas pelo uso de atividades práticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, G. S.. Fusão nuclear: um novo passo para a matriz energética mundial?. 2017. (Site).

2.
LIMA, G. S.. O marco da ciência, tecnologia e informação: o outro lado da moeda. 2016. (Site).

3.
LIMA, G. S.. A tecnologia que revoluciona nossa vida. 2016. (Site).

4.
LIMA, G. S.. A internet de schrödiger no Brasil. 2016. (Site).

5.
LIMA, G. S.. A influenza contra-ataca, mas o que temos a Temer?. 2016. (Site).

6.
LIMA, G. S.. A energia elétrica no Brasil, quanto custa?. 2016. (Site).

7.
LIMA, G. S.. Escola sem partido: alienação sem escrúpulos. 2016. (Site).

8.
LIMA, G. S.. De passo em passo a ciência e a tecnologia conquistam o ouro. 2016. (Site).

9.
LIMA, G. S.. A (des)reforma do ensino médio. 2016. (Site).

10.
LIMA, G. S.. A Ciência e a Tecnologia Brasileira na berlinda. 2016. (Site).

11.
LIMA, G. S.. Ciência e Técnica para quê?. 2016. (Site).

12.
LIMA, G. S.. Acidentes socioambientais: a ética científica e o mercado. 2016. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, G. S.. SUPORTES DE DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Andrade, J. A. A.; LIMA, G. S.; Suart, R. C.; Charret, I. C.; Silva, A. A. P.. Participação em banca de Rogério de Souza Santos. O desenvolvimento do pensamento teórico em relação à termodinâmica em atividades orientadas de ensino. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras.

2.
SILVA, F. A. R. E.; KATO, D.; LIMA, G. S.. Participação em banca de Alexsandro Luiz dos Reis. As controvérsias nas aulas de biologia a partir da leitura de jornais impressos: o desastre ambiental da Samarco. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Teses de doutorado
1.
GIORDAN, M.; LIMA, G. S.; MASSI, L.; GUIMARÃES, Y. A. F.; CUNHA, M. B.. Participação em banca de Daniela Forini da Silva. Concepções sobre ciência e tecnologia de professores de ciências em formação continuada e seus planos de ensino. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
GIORDAN, M.; LIMA, G. S.; GURGEL, I.. Participação em banca de Raquel Roberta Bertoldo. Concepções de C&T e Letramento Digital de Ingressantes de Cursos de Licenciatura da USP. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
MOREIRA, L. M.; LIMA, G. S.. Participação em banca de Derli Barbosa dos Santos. O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PARADIDÁTICO ELABORADO POR TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
ALMEIDA, S. A.; MOZZER, N. B.; LIMA, G. S.. Participação em banca de Yara Câmara Moreira. A compreensão que as crianças constroem do desenho animado "Show da Luna". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
CUNHA, M. B.; JUSTINA, L. A. D.; LIMA, GUILHERME DA SILVA. Participação em banca de Alethéa Cristina Vieira. A divulgação científica: possibilidades de inclusão na prática pedagógica dos professores. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
UENO-GUIMARAES, M. H.; ROBERT, A.; LIMA, G. S.. Participação em banca de Geraldo Magella Barbosa de Oliveira. Desenvolvimento de objeto de aprendizagem multimídia aplicado a dispositivos móveis: uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
SILVA, F. A. R. E.; LIMA, G. S.; KATO, D.. Participação em banca de Alexsandro Luis dos Reis. As controvérsias nas aulas de biologia a partir da leitura de jornais impressos: o desastre ambiental da samarco. 2017.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Sérgio Henrique de Souza. O Ensino de Física Moderna no Ensino Médio a partir de aplicativos disponíveis em mídias eletrônicas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Física) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Airton dos Santos Bartolotto. Metodologias de ensino em sequências didáticas no planejamento do Ensino de Ciências. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

3.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Alcides Dias dos Santos. Metodologia do Ensino de Ciências em um Sequência didática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

4.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Alexsandra Ferreira do Araujo. A Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental II - Ciências. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

5.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Ane Mary Barbosa Lima. Análise de Sequências Didáticas: Avaliação como item essencial. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

6.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Damiana Francisca de Souza Farias. Análise de metodologias aplicadas no ensino de ciências através de uma sequência didática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

7.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Daniela Prado Petta. Avaliação de Aprendizagem nas Sequências Didáticas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

8.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Danusa Lima Borges. A problematização de sequências didáticas produzidas em um curso a distância de formação continuada de professores. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

9.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Edelmar Chagas da Silva. Análise de uma Sequência didática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

10.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Elisete. Consumo sustentável de água das gerações futuras. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

11.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Solange de Oliveira. Análise de Sequências Didáticas em sua estrutura, problematização, conteúdos, metodologia e avaliação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

12.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Sueli Zampieri Lizardo. Análises de metodologias em sequências didáticas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

13.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Paula Andrea Polon. O que os alunos de 7ª série (8º ano) de uma Escola Estadual do interior de São Paulo entendem sobre a História da Astronomia, as distâncias entre os Astros e seus movimentos. Um estudo de caso tendo por base a aplicação de uma Sequência Didática de Ciências.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

14.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Simone Aparecida da Rosa Fernandes. Uso de Sequência Didática em aula de Ciências para a conscientização de jovens contra o tabagismo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

15.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Rafael Carvalho Ferreira. Importância da ação da água no ciclo das rochas abordada no ensino de ciências através de uma sequência didática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

16.
LIMA, G. S.. Participação em banca de Francine de Goes Vieira de Moraes. A agricultura Convencional e suas implicações na saúde e meio ambiente.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERNANDES, G. W. R.; SANTOS, C. S.; LIMA, G. S.. Banca examinadora do concurso público para professor Adjunto A na área Física Geral e Ensino de Ciências e Matemática. 2018. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
SANTOS, C. S.; FERNANDES, G. W. R.; LIMA, GUILHERME DA SILVA. Banca examinadora do concurso público para professor Adjunto A na área Física Geral e Ensino de Ciências e Matemática. 2017. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. 2016. (Congresso).

2.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciêncais.X Encontro N acional de Pesq uisa em Educação em Ciências ? X ENPEC Águas de Lindóia, SP ? 24 a 27 de Novembro de 2015 Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências 1 Valida de de categorias e a nálises na pesquisa sobre sequên. 2015. (Encontro).

3.
IX ENPEC - Encontro nacional de pesquisa em ensino de ciências.PROPÓSITOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA: ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE SUA PRESENÇA NO PLANEJAMENTO DE ENSINO. 2013. (Encontro).

4.
SNEF - Simpósio Brasileiro de Ensino de Física.O discurso citado na divulgação científica: alguns apontamentos. 2013. (Simpósio).

5.
Colóquio Internacional - Tendências contemporâneas da comunicação científica.Antecipação de réplicas na divulgação científica. 2012. (Outra).

6.
EMPIKA.Divulgação científica e suas relações dialógicas. 2012. (Seminário).

7.
Congresso de Leitura do Brasil - COLE. Dinâmica discursiva em aulas de física. 2009. (Congresso).

8.
III Seminário de pesquisa em educação.Interações Verbais e o uso de atividades práticas. 2008. (Seminário).

9.
Vygotsky e o desenvolvimento das atividades criadoras na escola. 2008. (Outra).

10.
ENPEC VI.ANÁLISE DE INTERAÇÕES DIALÓGICAS EM AULAS DE FÍSICA MOTIVADAS PELO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS. 2007. (Encontro).

11.
II seminario de Pesquisa em Educação. 2007. (Simpósio).

12.
II Forum de Extensão Unversitária da FCT-UNESP. 2006. (Encontro).

13.
I Workshop de Cursinhos Pré-Vestibulares da UNESP. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, C. ; MOZZER, N. B. ; SOUZA, G. P. ; CALAZANS, M. M. ; LIMA, G. S. ; SILVA, F. A. R. E. . Seminário Práticas Pedagógicas Inovadoras nas Licenciaturas. 2015. (Congresso).

2.
LIMA, G. S.. Luz, Câmera e... Ciência. 2015. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Daniela Freitas de Abreu. A interação dos estudantes com suporde de divulgação científica em sala de aula. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edelmar Chagas da Silva. Análise de uma Sequência Didática. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

2.
Elisete Alves Costa. CONSUMO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA NAS GERAÇÕES FUTURAS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Faculdade de Educação. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

3.
Damiana Francisca de Souza Farias. ANÁLISE DE METODOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

4.
Daniela Prado Petta. Avaliação de Aprendizagem nas Seqüências Didáticas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

5.
Airton dos Santos Bartolotto. Metodologias de ensino em sequências didáticas no planejamento do ensino de ciências. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

6.
Ane Mary Barbosa Lima. Análise de Sequencias Didáticas: Avaliação como item essencial. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

7.
Alexsandra Ferreira de Araujo. A Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental II - Ciências. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

8.
Sueli Zampieri Lizardo. Análises de metodologias em sequências didáticas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

9.
Danusa Lima Borges. A problematização de sequências didáticas produzidas em um curso a distância de formação continuada de professores. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

10.
Alcides Dias dos Santos. Metodologia do Ensino de Ciências em uma Sequência Didática.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

11.
Solange de Oliveira. Análise de Seuquências Didáticas em sua estrutura, problematização, conteúdos, metodologia e avaliação. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

12.
Everton Joventino da Silva. Sexualidade na adolescência: concepções de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

13.
Jovelina de Brito Medeiros Almeida. Promoção da Saúde Bucal no Contexto Escolar do Ensino Fundamental.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

Iniciação científica
1.
Edilaine Evangelista. O Rompimento da barragem de Fundão na mídia: um enfoque sobre a concepção de Ciência presente nos periódicos de circulação nacional. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Guilherme da Silva Lima.

2.
Mariana Moschem. O Rompimento da barragem de Fundão na revista veja: um enfoque sobre a concepção de Ciência presente. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Guilherme da Silva Lima.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, G. S.. O marco da ciência, tecnologia e informação: o outro lado da moeda. 2016. (Site).

2.
LIMA, G. S.. A tecnologia que revoluciona nossa vida. 2016. (Site).

3.
LIMA, G. S.. A internet de schrödiger no Brasil. 2016. (Site).

4.
LIMA, G. S.. A influenza contra-ataca, mas o que temos a Temer?. 2016. (Site).

5.
LIMA, G. S.. A energia elétrica no Brasil, quanto custa?. 2016. (Site).

6.
LIMA, G. S.. Escola sem partido: alienação sem escrúpulos. 2016. (Site).

7.
LIMA, G. S.. De passo em passo a ciência e a tecnologia conquistam o ouro. 2016. (Site).

8.
LIMA, G. S.. A (des)reforma do ensino médio. 2016. (Site).

9.
LIMA, G. S.. A Ciência e a Tecnologia Brasileira na berlinda. 2016. (Site).

10.
LIMA, G. S.. Ciência e Técnica para quê?. 2016. (Site).

11.
LIMA, G. S.. Fusão nuclear: um novo passo para a matriz energética mundial?. 2017. (Site).

12.
LIMA, G. S.. Acidentes socioambientais: a ética científica e o mercado. 2016. (Site).



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público em nível superior na IFMS no ano de 2010.

Aprovação em concurso público em nível superior na UFSCar no de 2013.

Aprovação em concurso publico em nível superior na UFOP no ano de 2014



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 13:57:28