Claudina Azevedo Maximiano

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  • Última atualização do currículo em 05/02/2019


Pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. Bolsista do Projeto Cartografia Social e Capacitação Técnica de Pesquisadores e Movimentos Sociais no Quênia e no Brasil.Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mapeamento, identidade étnica, mulheres indígenas, indígenas na cidade e adolescentes e jovens indígenas. . Ministrou as disciplinas: Antropologia e educação Indígena na Amazônia, no curso Pedagogia Intercultural PROIND/UEA; Antropologia dos povos e comunidades tradicionais na Amazônia,Sociologia Rural no curso de Tecnologia e Agroecologia CESIT/ UEA , Antropologia e Educação na Amazônia PARFOR, Patrimônio Cultural e Turismo e Aspectos socioantropológicos do Turismo no curso de Turismo (UEA). Sociologia e Teoria da Justiça, Políticas Públicas e Comunidades Tradicionais. Fez parte da equipe de elaboração do Projeto Político Pedagógico do curso Pedagogia com formação Intercultural PROIND/UEA. Doutora em Antropologia Social da Universiade Federal do Amazonas - UFAM. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas- IFAM/Campus Lábrea e atua como professora na Especialização em Desenvolvimento, Etnicidade e Políticas Públicas na Amazônia no IFAM/Campus Zona Leste/Manaus. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudina Azevedo Maximiano
Nome em citações bibliográficas
MAXIMIANO, C. A.;MAXIMIANO, CLAUDINA AZEVEDO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto federal de ciência e tecnologia do Amazonas, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - Labrea.
Avenida 22 de Outubro
Vila Falcão
69830000 - Lábrea, AM - Brasil
Telefone: (97) 33311009
URL da Homepage: http://www2.ifam.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Tragédia e sofrimento: mobilização política de Adolescentes e Jovens Indígenas no Rio Negro, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Alfredo Wagner Berno de Almeida.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: Adolescentes e jovens indígenas; Mobilização étnica; Sujeito político; Tendência de criminalização.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Mulheres Indígenas em Manaus: Identidade étnica e organização como forma de construir comunidade,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Alfredo Wagner Berno de Almeida.
Palavras-chave: Mulheres indígenas; identidade étnica; cidade; Organização social; comunidade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2006
Especialização em Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. (Carga Horária: 400h).
Faculdade Salesiana Dom Bosco, FSDB, Brasil.
Título: O Mosaico da vida: Dilemas e perspectivas de uma sociedade sustentável.
Orientador: Antônio Carlos Witkoski.
1999 - 2003
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Mulheres Indígenas na cidade: rede de relações tecidas no cotidiano.
Orientador: Carmen Izabel Rodrigues.




Formação Complementar


2006 - 2006
Desenvolvimento sustentável na Amazônia. (Carga horária: 400h).
Faculdade Salesiana Dom Bosco, FSDB, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrei a disciplina Antropologia e Educação na Amazônia (60h), no Programa de Formação do Magistério Indígena - PROIND/UEA, no 4 módulo, janeiro de 2011. No segundo semestre de 2011, ministrei a disciplina Antropologia dos Povos e Comunidades Tradicionais da Amazônia (45h), no Curso de Agroecologia, no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara. Desde de novembro de 2010 respondo pela Coordenação do Programa de Formaçao do Magistério Indígena - PROIND, o Curso Pedagogia Intercultural Indígena.

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Contrato temporário

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Contrato temporário


Instituto Federal de Educação do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Aulas ministradas dentro da metodologia de Educação à distancia.


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 20
Outras informações
Aluna do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de pós-graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Povos Tradicionais e mundo rural amazônico

Atividades

02/2011 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

Atividade realizada
Pesquisa com Adolescentes e Jovens indígenas em Santa Isabel do Rio Negro.

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE DE DOUTORADO, Carga horária: 30
Outras informações
BOLSA DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL


Centro Educacional Santa Teresinha, CEST, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: Coordenação pedagógica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ao longo do período em que estive no CEST elaborei e prestei assessoria ao um projeto de Educação Patrimonial que tinha por objetivo desenvolver em toda comunidade educativa um movimento de valoriazação da cultura com enfoque nas diversas manifestações culturais amazônicas.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Sociologia



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
De quem estamos falando? Levantamento dos alunos indígenas na rede pública municipal de ensino
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Claudina Azevedo Maximiano - Coordenador.
2016 - Atual
NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DE ALUNOS INDIGENAS DO IFAM/CAMPUS LÁBREA
Descrição: Projeto de Pibicjr. realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - campus Lábrea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Claudina Azevedo Maximiano - Coordenador / Rijeferson Lima de Carvalho - Integrante.
2014 - 2015
O estado da arte da Economia Criativa no estado do Amazonas: empreendedorismo cultural e criativo dos povos indígenas
Descrição: A pesquisa constitui-se no levantamento de atividades culturais e criativas realizadas pelos povos indígenas do estado do Amazonas, empreendidas por estes, com o propósito de obterem renda que venha suprir suas atuais demandas simbólicas e materiais. Objetivando ainda, elaborar uma cartografia da economia criativa dos indígenas em que os agentes sociais, as trajetórias sociais e as redes sejam identificadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Claudina Azevedo Maximiano - Coordenador / Jocilene Gomes da Cruz - Integrante / Chris Lopes da Silva - Integrante / Katiuscia da Silva Auzier - Integrante.
2011 - 2015
Jovens indígenas: relações sociais, conflitos e a emergência de um novo sujeito político no cenário do movimento indígena do Rio nNegro/Santa Isabel do Rio Negro-Am
Descrição: Atividade de pesquisa em vista da obtenção do título de doutora..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Claudina Azevedo Maximiano - Integrante / Alfredo Wagner Berno de Almeida - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 5


Projetos de extensão


2018 - 2018
MINI CONFERÊNCIAS LIVRES DE ESTUDANTE
Descrição: Participação e cidadania.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudina Azevedo Maximiano - Coordenador / Ronilson de Sousa Lopoes - Integrante.
2018 - 2018
Projeto: II Eleições no IFAM: Exercitando a cidadania.
Descrição: Trabalho ligado à cidadania.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudina Azevedo Maximiano - Coordenador / Dávilla Vieira Odizio da Silva - Integrante /  Pedro Italiano de Araújo Neto - Integrante / Ronilson de Sousa Lopoes - Integrante.
2018 - 2018
Seminário de Valorização da Língua e Cultura Paumari
Descrição: Valorização da língua indígena.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudina Azevedo Maximiano - Coordenador / Dávilla Vieira Odizio da Silva - Integrante /  Pedro Italiano de Araújo Neto - Integrante / Ronilson de Sousa Lopoes - Integrante.
2017 - 2017
Parlamento Jovem
Descrição: Trabalhando a cidadania.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudina Azevedo Maximiano - Coordenador /  Pedro Italiano de Araújo Neto - Integrante.
2017 - 2017
Minicurso para formação de Equipe de Comunicação
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudina Azevedo Maximiano - Coordenador / Dávilla Vieira Odizio da Silva - Integrante / Ronilson de Sousa Lopoes - Integrante.
2016 - 2016
IFAM NA PRAÇA: SIM AOS DIREITOS E NÃO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Descrição: Atividade envolvendo a discussão sobre a questão da violência contra mulher..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudina Azevedo Maximiano - Coordenador / Dávilla Vieira Odizio da Silva - Integrante /  Pedro Italiano de Araújo Neto - Integrante / Ronilson de Sousa Lopoes - Integrante.
2016 - 2016
Projeto Eleiçoes no IFAM
Descrição: Projeto dialogo entre ensino e extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudina Azevedo Maximiano - Coordenador / Dávilla Vieira Odizio da Silva - Integrante /  Pedro Italiano de Araújo Neto - Integrante.
2016 - 2016
Negra! a Cor do Brasil
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudina Azevedo Maximiano - Coordenador / Dávilla Vieira Odizio da Silva - Integrante /  Pedro Italiano de Araújo Neto - Integrante / Ronilson de Sousa Lopoes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Antropologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
4.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Agroecologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAXIMIANO, CLAUDINA AZEVEDO2017MAXIMIANO, CLAUDINA AZEVEDO. ADOLESCENTES E JOVENS INDÍGENAS: CONTEXTO SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO RIO NEGRO. Revista Juventude e Políticas Públicas, v. 1, p. 01-16, 2017.

2.
MAXIMIANO, CLAUDINA AZEVEDO2014MAXIMIANO, CLAUDINA AZEVEDO. Mulheres Indígenas: Diálogo Sobre a Vida na Cidade. PONTO URBE, v. 10.400, p. 672-2013, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MAXIMIANO, C. A.; SILVA, C. L. ; CRUZ, J. G. ; AUZIER, K. S. . Economia Criativa: A experiência do Observatório de Economia Criativa do Amazonas. 1. ed. Manaus: EDUA, 2016. v. 1. 359p .

Capítulos de livros publicados
1.
GRACIA, M. A. ; HORBATH, J. E. ; MAXIMIANO, C. A. . Jovens indígenas e a cidade: relação entre estigma e identidade étnica. In: Jorge E. Horbath y María Amalia Gracia. (Org.). La cuestión indígena en las ciudades de las Américas Procesos, políticas e identidades. 01ed.Buenos Aires: CLACSO, 2018, v. , p. 09-374.

2.
CABRAL, R. G. ; MAXIMIANO, C. A. ; OLIVEIRA, J. P. . O Sistema IP.TV: Ressignificando Metodologias no Processo de Ensino e Aprendizagem na Formação de professores Indígenas e Não Indígenas no Estado do Amazonas. In: Adria Simine Duarte de Souza e Célia Aparecida Bertiol. (Org.). Unindo pessoas por meio dos rios: a experiência do PROIND no ensino presencial mediado por tecnologia. 1ed.Manaus: UEA edições, 2016, v. 1, p. 05-216.

3.
MAXIMIANO, C. A.; Belizario, Maria Rutimar de Jesus ; CABRAL, R. G. . Terras Indígenas e Demografia. In: Romy Guimarães Cabral e Célia Aparecida Bettiol. (Org.). Pedagogia Intercultural. 10ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 10, p. 151-.

4.
MAXIMIANO, C. A.; Belizario, Maria Rutimar de Jesus ; CABRAL, R. G. . Meio Ambiente e Diversidade Cultural na Amazônia. In: Romy Guimarães Cabral e Célia Aparecida Bettiol. (Org.). Pedagogia Intercultural. 10ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 10, p. 160-.

5.
MAXIMIANO, C. A.; CABRAL, R. ; Rubim, A. C. ; SOARES, A. P. A. . Meio Ambiente e Diversidade Cultural Cultural na Amazônia. In: Romy Guimarães Cabral e Fábio Coelho Cardoso. (Org.). Pedagogia Intercultural Indigena. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2012, v. 8, p. 188-.

6.
MAXIMIANO, C. A.; Almeida, Alfredo Wagner Berno de ; Nakazono, Erika Matsumo ; Bruno, Ana Carla dos Sanos ; Baines, Stephen G. ; Sampaio, Patrícia Melo ; Filho, Henyo Trindade Barreto ; Peres, Sidnei Clemente ; Junior, Emmanuel de Almeida Farias ; Athias, Renato ; Dourado, Sheila Borges ; SANTOS, G. S. ; Meneses, Elieyd Sousa de ; Albuquerque, Martinho ; Ferrugem, Raiana Mendes ; Melo, Joaquim . Juventude Indígena: violência e conflitos em São Gabriel da Cachoeira -AM. In: Alfredo Wagner Berno de Almeida e Emmanuel de Almeida Farias Júnior. (Org.). Mobilizações Étnicas e Transformações Sociais no Rio Negro. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2010, v. , p. 408-.

7.
Lima, Pereira Luis Augusto ; Glademir Sales dos ; Silva, e Rodrigues Josibel ; MAXIMIANO, C. A. . Mulheres indígenas em Manaus: conflitos sociais e burocracias na luta por um espaço político. In: Alfredo Wagner Berno de Alameida; Glademir Sales dos Santos. (Org.). Estigmatização e território mapeamento situacional dos indígenas em Manaus. 1ed.Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2008, v. , p. 13-232.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAXIMIANO, C. A.. Adolescentes e jovens indígenas: contexto social e participação política no rio negro. Revista Eletrônica Juventude e Políticas Públicas, http://juventude.gov.br/revist, p. 01 - 16, 01 fev. 2014.

2.
MAXIMIANO, C. A.. Mulheres Indígenas: diálogos sobre a vida na cidade. Ponto Urbe - Revista de Antropologia Urbana da USP, 20 dez. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAXIMIANO, C. A.. A Luta por uma Educação Diferenciada: Projeto ?Sou Bilíngue? em Lábrea/A. In: 18 Congresso Mundial de Antropologia, 2018, Florianópolis. Conference Proceedings = Anais [recurso eletrônico on-line]/ 18th IUAES Word Congress = 18º Congresso Mundial de Antropologia. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2018. v. 01. p. 1060-1271.

2.
MAXIMIANO, C. A.. Jovem indígena e a experiência da escola no rio Negro. In: 1º Simpósio PROIND Educação e Diversidade Amazônicas - Pedagogia Intercultural, seus sujeitos, suas identidades e processos educativos, 2013, Manaus. 1º Simpósio PROIND Educação e Diversidade Amazônicas - Pedagogia Intercultural, seus sujeitos, suas identidades e processos educativos. Manaus: UEA, 2013.

3.
Barroso, Simone Regina ; BETTIOL, C. A. ; MAXIMIANO, C. A. . Retratos da diversidade no programa de formação do magistério indígena (PROIND) da UEA. In: Encontro de pesquisa educacional do norte e nordeste, 2013, Recife. Encontro de pesquisa educacional do norte e nordeste. Recife: UFPE, 2013.

4.
MAXIMIANO, C. A.. Jovens Indígenas e a ocupação dos espaços sociais da cidade. In: 28ª RBA Desafios antropológicos Contemporâneos, 2012, São Paulo. 28ª RBA Desafios antropológicos Contemporâneos. Brasília: ABA, 2012.

5.
MAXIMIANO, C. A.. Adolescentes e jovens: escola e identidade étnica em São Gabriel da Cachoeira - AM. In: 27 Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém. Brasil Plural, conhecimentos, saberes tradicionais e direitos a diversidade, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, E. D. ; MAXIMIANO, C. A. . DE QUEM ESTAMOS FALANDO? LEVANTAMENTO DOS ESTUDANTES INDÍGENAS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DA SEDE DO MUNICÍPIO DE LÁBREA/AM.. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018, RECIFE. V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2018. v. 01. p. 01-04.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAXIMIANO, C. A.. BAIRRO SANTA INÊS, O POVOADO: LUGAR DA ORIGEM. In: 30 Reunião Brasileira de Antropologia, 2016, João Pessoa. Anais da 30 RBA Politicas da Antropologia: Ética, diversidades e Conflitos. Brasília: ABA, 2016.

2.
MAXIMIANO, C. A.. EVENTO - IFAM NA PRAÇA: SIM AOS DIREITOS E NÃO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. In: I Mostra de Extensão IFAM Campus Lábrea, 2016, Lábrea. I Mostra de Extensão IFAM Campus Lábrea: trocas de saberes e ações sociais. Lábrea: IFAM/, 2016.

3.
MAXIMIANO, C. A.. ELEIÇÕES EM FOCO: EXERCITANDO A CIDADANIA. In: I Mostra de Extensão do IFAM Campus Lábrea, 2016, Lábrea. I Mostra de Extensão do IFAM Campus Lábrea: trocas de saberes e ações sociais. LABREA: IFAM, 2016.

4.
MAXIMIANO, C. A.. Santa Isabel do Rio Negro: Espaço Social na Perspectiva dos. In: IV Reunião Equatorial de Antropologia, XIII Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste: Saberes locais e experiências transnacionais: interfaces do fazer antropológico, 2013, Fortaleza. IV Reunião Equatorial de Antropologia, XIII Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste: Saberes locais e experiências transnacionais: interfaces do fazer antropológico. Fortaleza: UFC, 2013.

5.
MAXIMIANO, C. A.. Santa Isabel do Rio Negro: Espaço Social na Perspectiva dos Jovens Indígenas - outro jeito de pensar o Território. In: IV Reunião Equatorial de Antropologia /XIII Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste, 2013, Fortaleza. Saberes Locais e Experiências Transnacionais: Interfaces do saber antropológicos. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2013.

6.
MAXIMIANO, C. A.. JOVENS INDIGENAS EM SAO GABRABRIEL DA CACHOEIRA-AM: RELACOES E CONFLITOS NA CIDADE. In: III REA - XII ABANNE, 2011, BOA VISTA. DIALOGOS INTERCULTURAIS NA PANAMAZONIA, 2011.

7.
CABRAL, R. G. ; MAXIMIANO, C. A. . LICENCIATURA INTERCULTURAL INDIGENA: POSSIBILIDADES DE DIALOGOS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS. In: III REA - XII ABANNE, 2011, BOA VISTA. DIALOGOS INTERCULTURAIS NA PANAMAZONIA, 2011.

8.
MAXIMIANO, C. A.. MULHERES INDDIGENAS NA CIDADE: SUAS MULTIPLAS RELACOES. In: VIII ABANNE, 2003, SAO LUIS. REUNIAO DE ANTROPOLOGOS NORTE E NORDESTE, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
MAXIMIANO, C. A.. Mulheres indígenas: diálogos sobre a vida na cidade. Ponto.Urbe (USP), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
MAXIMIANO, C. A.. Mesa - redonda: Movimento Negro e Indígena: lutas e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MAXIMIANO, C. A.. Santa Isabel do Rio Negro: Espaço Social na perspectiva dos jovens indígenas, outro jeito de pensar o território. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MAXIMIANO, C. A.. Jovens indígenas e a ocupação dos espaços sociais da cidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MAXIMIANO, C. A.; CABRAL, R. G. . Licenciatura Intercultural Indígena: possibilidades e diálogos com as novas tecnologias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MAXIMIANO, C. A.. Adolescentes e Jovens Indígenas: Escola e Identidade Étnica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MAXIMIANO, C. A.. Mulheres Indígenas em Manaus: Identidade étnica e organização como forma de construir comunidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MAXIMIANO, C. A.. Mulheres indígenas na cidade: suas múltiplas relações. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MAXIMIANO, C. A.; SILVA, D. V. O. . Anais da Semana Nacional de ciência e tecnologia do IFAM campus Lábrea, 23 a 29 de outubro de 2017, Lábrea. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, 2017 (Anais).

2.
CABRAL, R. ; MAXIMIANO, C. A. . Pedagogia Intercultural. Manaus, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
MAXIMIANO, C. A.; Meneses, Elieyd Sousa de . Adolescentes e Jovens Indígenas do Alto Rio Negro. Manaus: UEA Edições, 2009 (Fascículo).

4.
MAXIMIANO, C. A.. Mulheres indígenas em Manaus: identidade étnica e organização como forma de construir comunidade. Florianópolis: Fazendo gênero, 2008 (Simpósio).

5.
Glademir Sales dos ; MAXIMIANO, C. A. ; JUNIOR, Emmanuel de A. Farias ; Souza, Nadja Christine de Castro ; CRUZ, A. K. S. . Indígenas nas cidades de Manaus, Manaquiri e Iranduba. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, 2008 (Fascículo).

6.
MAXIMIANO, C. A.; Glademir Santos dos ; JUNIOR, Emmanuel de A. Farias . Mulheres Indígenas e Artesãos do Alto Rio Negro em Manaus. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, 2007 (Fascículo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MAXIMIANO, C. A.. A riqueza dos pontos turísticos de Manaus no mundo da matemática. 2018.

2.
MAXIMIANO, C. A.. Reflexões sobre a grande Guerra Mundial e o seu legado. 2018.

3.
MAXIMIANO, C. A.. O passado como fonte de aprendizagem dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Magnólia Ventura. 2018.

4.
MAXIMIANO, C. A.. Preservação do Patrimônio Escolar: Os desafios da escola pública. 2018.

5.
MAXIMIANO, C. A.. Entre frutos nativos e sementes exóticas: evidências do uso diversificado de espécies vegetais durante o Holoceno tardio no médio rio Solimões (Amazonas, Brasil). 2018.

6.
MAXIMIANO, C. A.. Legados indígenas, florestas úteis e manutenção de paisagens culturais na comunidade Boa Esperança, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Brasil. 2018.

7.
MAXIMIANO, C. A.. Esboços de uma História Indígena Antiga no Médio Solimões: trajetórias das comunidades produtoras de cerâmicas da Tradição Polícroma da Amazônia (sec. V-XVII d.C.). 2018.

8.
MAXIMIANO, C. A.. Mobilidade e Distribuição espacial da População residente na Reserva Extrativista Auati-Paraná, Amazonas ? Brasil.. 2018.

9.
MAXIMIANO, C. A.. Mudanças na Paisagem Urbana na cidade de Parintins-Am no período de 1990 a 2018. 2018.

Processos ou técnicas
1.
MAXIMIANO, C. A.; GALVAO, E. M. ; LEAL, L. C. ; SILVA, D. P. L. . Projeto do curso Técnico em Floresta para o Povo Jarawara. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
MAXIMIANO, C. A.. Projeto Pedagógico do curso superior de Agronomia do IFAM/campus Lábrea. 2017.

2.
MAXIMIANO, C. A.; CABRAL, R. G. ; BETTIOL, C. A. ; SOUZA, A. D. . Projeto Pedagógico do curso Pedgagia com formação em interculturalidade. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
MAXIMIANO, C. A.. Metodologia de ensino para os Saberes Indígenas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MAXIMIANO, C. A.; MAIA, E. G. ; SILVA, R. L. S. ; SILVA, L. C. L. ; SOUZA, V. R. S. . Comissão de implementação de curso superior para IFAM/campus Lábrea. 2016. (Tecnica).

3.
MAXIMIANO, C. A.; CABRAL, R. G. . Cadernos Identidade. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Identificação dos acadêmicos do curso Pedagogia Intercultural).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Almeida, Alfredo Wagner Berno de ; MAXIMIANO, C. A. ; PAUMARI, E. R. . CAMPEONATO DA LÍNGUA PAUMARI: Vara akhanima vani aabono anadanova ariathi aogariki (Ampliação do vocabulário através do diálogo para fortalecer a Língua Paumari). 2018. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, Cláudia Regina Bradão Sampaio Fernandes da; CALEGARE, M. G. A.; MAXIMIANO, C. A.. Participação em banca de Fabíola Vasques Vieira. Territorialidade e vivências de egressos do sistema socioeducativo de Manaus. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAXIMIANO, C. A.; Rubim, A. C.; PEREIRA, D. S.. Participação em banca de Maria do Carmo Gonzaga de Lima. Reflexões sobre Política de Educação Escolar Indígena no Município de Manaus. 2018.

2.
SILVA, R. L.; CAROLINO, A.; MAXIMIANO, C. A.. Participação em banca de Luiz Rodrigo Menezes de Carvalho. A contribuição da ação saberes indígenas na escola para o Povo Kokama em Manaus: o 'olhar' de uma professora indígena na comunidade Nova Esperança. 2018.

3.
CAROLINO, A.; MAXIMIANO, C. A.; SOUZA, J. E. R.. Participação em banca de Cristiano da Silva Paiva. Entre o Urbano e o Rural: As interfaces da paisagem da Vila de Lindóia,AM. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento, Etnicidade e Políticas Públicas na Amazônia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAXIMIANO, C. A.; BROCKI, E.; CARDOSO, J. A.. Participação em banca de Maria Raquel Oliveira de Souza e Rociflan Falcão da Silva.Cultivo da Castanha do Brasil (Bertholletia Excelsia H.B.K.) - Lábrea. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
MAXIMIANO, C. A.; QUINTINO, J. S.; CARDOSO, J. A.. Participação em banca de Edileia de Lima Rodrigues e Rafaela de Lima Batista.Diversidade de canteiros urbanos na cidade de Lábrea: reflexão entre conhecimentos tradicionais e a produção orgânica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
MAXIMIANO, C. A.; SILVA, R. L.; QUINTINO, J. S.. Participação em banca de Antonio Costa da Silva e Francisco da Cunha Menezes.Agricultura Familiar: relato de experiência da produção de Farinha na propriedade São Pedrto -Ramal do Tauaruã Lábrea/AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

4.
MAXIMIANO, C. A.; AMARALL, R. D.; CARDOSO, J. A.. Participação em banca de Elizandra Carlos de Araújo e Maria Vanderclea Souza da Silva.Quintais urbanos em Lábrea/AM: entre especies de plantas e conhecimentos tradicionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
MAXIMIANO, C. A.; SILVA, P. M.; SILVA, A. M.. Participação em banca de Francisca Edivânia Rodrigues de Souza e Mithely Q. de Souza.Processamento do cupuaçú: relato de experiência na propriedade da família S. - Lábrea-AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

6.
CARDOSO, J. A.; AMARALL, R. D.; MAXIMIANO, C. A.. Participação em banca de José Lima Batista.O Uso de biofertilizante em canteiros de cebolinha verde (alliumfistulosum): relato de experência em Lábrea/AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

7.
MAXIMIANO, C. A.; AMARALL, R. D.; MARTINELLI, S. G.. Participação em banca de Ana Maria Quintinho de Lima e Gilieide Cosme de Almeida.Relato de experiência: manejo de aves de postura no sítio malveirinha/Lábrea-AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MAXIMIANO, C. A.; OLIVEIRA, E. R. N.; BENTES, J. L. S.. Processo selelitvo para preenchimento de vagas no quadro docente do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara. 2012. Universidade do Estado do Amazonas.

Concurso público
1.
MAXIMIANO, C. A.. Processo Seletivo Simplificado do Programa de Formação do Magistério Indígena. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

2.
MAXIMIANO, C. A.. Processo Seletivo Simplificado do Programa de Formação do Magistério Indígena. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

3.
MAXIMIANO, C. A.. Processo Seletivo Simplificado do Programa de Formação do Magistério Indígena. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

Outras participações
1.
MAXIMIANO, C. A.. Relatório de estágio supervisionado. 2017. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS.

2.
MAXIMIANO, C. A.; CABRAL, R. G.; PINTO, M. C.. NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DE ALUNOS INDÍGENAS DO IFAM/CAMPUS LÁBREA. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

3.
MAXIMIANO, C. A.; CABRAL, R. G.; PINTO, M. C.. PARA ALÉM DO RANI: LEVANTAMENTO E PERCEPÇÕES DOS ALUNOS INDÍGENAS DO IFAM CAMPUS LÁBREA/2016. 2017. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS.

4.
ARRUDA, P. S. C.; MAXIMIANO, C. A.; BARBOSA, . Ocorrências com discentes no IFAM campus Lábrea. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

5.
MAXIMIANO, C. A.; SOLIMOES, R. F.. Os seringais do Rio Purus: as histórias dos trabalhos desenvolvidos nos seringais contados pelos soldados da borracha. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

6.
MAXIMIANO, C. A.; SOLIMOES, R. F.. A construção social da mulher em Simone de Beauvoir: um olhar a partir dos cursos de secretariado do IFAM/Campus Lábrea. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

7.
MAXIMIANO, C. A.; SOLIMOES, R. F.. Indústria Cultural e a diferenciação social de etnia e orientação sexual na mídia brasileira. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

8.
MAXIMIANO, C. A.; SOLIMOES, R. F.. Secretária: Uma análise sociocultural do seu perfil profissional. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

9.
MAXIMIANO, C. A.; SOLIMOES, R. F.. Interface entre a representação sociocultural sobre a profissional do secretariado na mídia e na população labrense.. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

10.
MAXIMIANO, C. A.; SOLIMOES, R. F.. As tradições culturais do povo Apurinã: relatos e memória de uma comunidade na manutenção de suas origens. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
?Seminário Antropologia e Museus: os desafios do contemporâneo. 2018. (Seminário).

2.
18 Congresso Mundial IUAS. ESTRATÉGIAS DE MOBILIZAÇÃO POLÍTICA DOS INDÍGENAS NA CIDADE: O PROJETO ?SOU BILÍNGUE? EM LÁBREA. 2018. (Congresso).

3.
31 Reunião Brasileira de Antropologia. GT 055. Povos e Comunidades Tradicionais: estratégias de mobilização política, reconhecimento e luta pela garantia de direitos.. 2018. (Congresso).

4.
II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. 2018. (Outra).

5.
International Conference "Keep it simples, make it Fast! Gender, differences identities and DIY cultures" an. ?Ethnographic documentary: Paumari language championship.?. 2018. (Congresso).

6.
IV Seminário Internacional de Ecologia Humana.Documentário sobre o Campeonato da Língua Paumari. 2018. (Seminário).

7.
Kismif Conference 2018. Ethnographic documentary: Paumari language championship. 2018. (Congresso).

8.
29 Reunião Brasileira de Antropologia. Jovens Indígenas: contexto social e participação política no Rio Negro. 2014. (Congresso).

9.
38 Encontro Anual da ANPOCS. Adolescentes e jovens indígenas: um sujeito pluriétnico no contexto soaicl do Rio Negro/Am. 2014. (Congresso).

10.
IV REA/XIIIABANNE. Santa Isabel do Rio Negro: Espaço Social na Perspectiva dos jovens indígenas - outro 'jeito' de pensar o território. 2013. (Congresso).

11.
28ª Reunião Brasileira de Antropologia. Jovens indígenas e a ocupação dos espaços sociais da cidade. 2012. (Congresso).

12.
III REA e XII ABANNE.Licenciatura intercultural indígena: possibililidades de diálogos com as novas tecnologias. 2011. (Encontro).

13.
III REA - XII ABANNE.Minicurso: Antropologia e pesquisa educativa intercultural. 2011. (Encontro).

14.
III REA - XII ABANNE.Indígenas na cidade: abordagens multidisciplinares de diversas situações. 2011. (Encontro).

15.
JORNADAS ANTROPOLOGICAS. 2011. (Seminário).

16.
JORNADAS ANTROPOLÓGICAS. 2011. (Seminário).

17.
27ª Reunião brasileira de antropologia. Adolescentes e jovens indígenas: escola e identidade étnica. 2010. (Congresso).

18.
61ª reunião anual da SBPC. 2009. (Congresso).

19.
II Encontro de pesquisadores dos Projetos Nova Cartografia Social da Amazônia e Nova Cartografia dos povos e populações tradicionais do Brasil; Processos de territorialização, movimentos sociais e conflitos.Fascículo: Mulheres indígenas e artesãos do Alto Rio Negro em Manaus. 2008. (Encontro).

20.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.MULHERES INDÍGENAS EM MANAUS: IDENTIDADE ÉTNICA E ORGANIZAÇÃO COMO FORMA DE CONSTRUIR COMUNIDADE. 2008. (Seminário).

21.
Encontro de pesquisadores dos projetos Nova cartografia social da Amazônia e Nova cartografia dos povos e populações tradicionais do Brasil; Processo de territorialização, movimento social e conflitos.Fascículos sobre indígenas na cidade de Manaus. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, T. L. L. ; VALENTIN, J. ; MAXIMIANO, C. A. . II Semana da Consciência Negra e Indígena: conflitos e territorialidade na Amazônia. 2018. (Outro).

2.
MAXIMIANO, C. A.; LOPOES, R. S. ; ARAUJO NETO,  ; SILVA, D. V. O. . Seminário de Valorização da Língua e Cultura Paumari. 2018. (Outro).

3.
MAXIMIANO, C. A.; SILVA, D. V. O. ; Favoretti, Venicio ; ARAUJO NETO,  ; BARBOSA,  ; SILVA,  . VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - A matemática está em tudo: somando e multiplicando experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Congresso).

4.
MAXIMIANO, C. A.; SILVA, D. V. O. ; ARAUJO NETO,  ; Favoretti, Venicio ; BARBOSA,  ; SILVA,  . VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAM/campus Lábrea. 2017. (Outro).

5.
MAXIMIANO, C. A.. IFAM: Sim aos direitos e não a violência contra a mulher. 2016. (Outro).

6.
MAXIMIANO, C. A.. Eleições em Foco: Exercitando a cidadania. 2016. (Outro).

7.
ALHO, L. C. ; MAXIMIANO, C. A. . I Mostra de Extensão do IFAM Campus Lábrea: Trocas de saberes e ações sociais. 2016. (Exposição).

8.
MAXIMIANO, C. A.; SILVA, D. V. O. ; TADEU, H. C. ; SENA, R. C. . Negra! A cor do Brasil. 2016. (Exposição).

9.
MAXIMIANO, C. A.; CABRAL, R. . I Seminário de Contribuições Pedagógicas do PROIND.. 2012. (Outro).

10.
MAXIMIANO, C. A.; CABRAL, R. G. ; Rubim, A. C. ; Glademir Sales dos . I Fórum de debates - Indígenas e Educação Superior no Amazonas. 2011. (Outro).

11.
MAXIMIANO, C. A.; CABRAL, R. G. . IV Reunião permanente: Indígena e Educação superior no Amazonas. 2011. (Outro).

12.
MAXIMIANO, C. A.; CABRAL, R. G. ; Rubim, A. C. ; CARDOSO, Fábio Coelho . II FÓRUM DE DEBATES INDIGENAS E EDUÇAO SUPERIOR NO AMAZONAS. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucinete Oliveira dos Santos. Assentamento Iporá: origem, conhecimentos Tradicionais e atividades econômicas na perspectiva das práticas agroecológicas.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas. (Orientador).

2.
Elzira de Souza. Os modos de fazer as roças na comunidade Indígena Sateré-Mawé Ponta Alegre. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas. (Orientador).

3.
Claudina Azevedo Maximiano. CORPOS CRIATIVOS: JOVENS INDÍGENAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Dança) - Universidade do Estado do Amazonas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Elves Duarte do Amaral. DE QUEM ESTAMOS FALANDO? LEVANTAMENTO DOS ESTUDANTES INDÍGENAS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DA SEDE DO MUNICÍPIO DE LÁBREA/AM. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Técnico Integrado Nível Médio em Informática) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. (Orientador).

2.
Halison Silva Maia Apurinã. Para além do RANI: levantamento e percepções dos alunos indígenas do IFAM/CAMPUS Lábrea/2016. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).

3.
Rijerferson Lima de Carvalho. Narrativas e experiências cotidianas de alunos indígenas do IFAM/CAMPUS LÁBREA. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio Técnico Integrado em Agropecoária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. (Orientador).

4.
Simone Regina Barroso. A diversidade sociocultural do curso de pedagogia intercultural/PROIND: o que relatam os cadernos de identidade. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria do Carmo Gonzaga de Lima. Reflexões sobre Política de Educação Escolar Indígena no Município de Manaus. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento, Etnicidade e Políticas Públicas na Amazônia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Claudina Azevedo Maximiano.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francisca Edivânia Rodrigues de Souza e Mithely Q. de Souza. Processamento do cupuaçú: relato de experiência na propriedade da família S. - Lábrea-AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Claudina Azevedo Maximiano.

2.
Antonio Costa da Silva e Francisco da Cunha Menezes. Agricultura Familiar: relato de experiência da produção de Farinha na propriedade São Pedrto -Ramal do Tauaruã Lábrea/AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Claudina Azevedo Maximiano.

3.
Elizandra Carlos de Araújo e Maria Vanderclea Souza da Silva. Quintais urbanos em Lábrea/AM: entre especies de plantas e conhecimentos tradicionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Claudina Azevedo Maximiano.

4.
Maria Raquel Oliveira de Souza e Rociflan Falcão da Silva. Cultivo da Castanha do Brasil (Bertholletia Excelsia H.B.K.) - Lábrea. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Claudina Azevedo Maximiano.

5.
Edileia de Lima Rodrigues e Rafaela de Lima Batista. Diversidade de canteiros urbanos na cidade de Lábrea: reflexão entre conhecimentos tradicionais e a produção orgânica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Claudina Azevedo Maximiano.

6.
Ana Maria Quintinho de Lima e Gilieide Cosme de Almeida. Relato de experiência: manejo de aves de postura no sítio malveirinha/Lábrea-AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Claudina Azevedo Maximiano.

7.
LUCINETE OLIVEIRA DOS SANTOS. COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DO LAGO DE SERPA: Origem, Conhecimentos Tradicionais e atividades econômicas na perspectiva das práticas agroecológicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Claudina Azevedo Maximiano.

8.
ELZIRA PEREIRA DE SOUZA. CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E DIALOGOS COM A AGROECOLOGIA: estudo de caso na Aldeia Ponta Alegre. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agroecologia) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Claudina Azevedo Maximiano.

Iniciação científica
1.
ELVES DUARTE DO AMARAL. DE QUEM ESTAMOS FALANDO? LEVANTAMENTO DOS ESTUDANTES INDÍGENAS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DA SEDE DO MUNICÍPIO DE LÁBREA/AM.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Claudina Azevedo Maximiano.

2.
Rijerferson Lima de Carvalho. NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DE ALUNOS INDIGENAS DO IFAM/CAMPUS LÁBREA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Técnico Integrado em Agropecoária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Orientador: Claudina Azevedo Maximiano.

3.
Halison Silva Maia Apurinã. PARA ALÉM DO RANI: LEVANTAMENTO E PERCEPÇÕES DOS ALUNOS INDÍGENAS DO IFAM CAMPUS LÁBREA/2016. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado Nível Médio em Informática) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Orientador: Claudina Azevedo Maximiano.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MAXIMIANO, C. A.. Mesa - redonda: Movimento Negro e Indígena: lutas e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAXIMIANO, C. A.; CABRAL, R. . I Seminário de Contribuições Pedagógicas do PROIND.. 2012. (Outro).

2.
MAXIMIANO, C. A.; SILVA, D. V. O. ; ARAUJO NETO,  ; Favoretti, Venicio ; BARBOSA,  ; SILVA,  . VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAM/campus Lábrea. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Sou graduada em Ciências Sociais com ênfase em antropologia - Universidade Federal do Pará.
 Mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia- UFAM.
Desde 2007 faço parte do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, coordenado pelo Prof.Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida.
Sou doutaranda qualificada no Progama de Pós-Graduação em Antropologia Social - UFAM.



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