Maria Océlia Mota

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  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense -FEBF/UERJ. Especialização em Educação Infantil pelo Centro Universitário Hermínio Ometto -UNIARARAS. Mestre em Educação,Comunicação e Periferias Urbanas pela FEBF/UERJ. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio; Pesquisadora do Laboratório de Avaliação da Educação - LAED, coordenado pela Professora Alicia M. C. de Bonamino. Membro da Rede de Estudos sobre a Implementação de Políticas Públicas Educacionais - REIPPE. Áreas de interesse: Políticas Públicas Educacionais. Implementação de Políticas Públicas. Desigualdades Educacionais. Avaliação na Alfabetização. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Océlia Mota
Nome em citações bibliográficas
MOTA, M. O.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Entre a Meritocracia e a Equidade: O Prêmio Escola Nota Dez na percepção e atuação de agentes implementadores, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Alicia Bonamino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais;; PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ; Implementação de Políticas Públicas.
2012 - 2013
Mestrado em PPG EM EDUCAÇÃO,CULTURA E COUMINAÇÃO EM PERIFERIAS.
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ, FEBF, Brasil.
Título: Avaliação e cotidiano escolar: usos e desusos da Provinha Brasil na alfabetização,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: IVANILDO AMARO DE ARAÚJO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2017
Especialização em Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 460h).
Centro Universitário Herminio Ometto de Araras, UNIARARAS, Brasil.
Título: Avaliação na Educação Infantil: entre dilemas e possibilidades.
Orientador: Maria Julia Eugenia Gonçalves.
2006 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ, FEBF, Brasil.
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÕES E POSSIBILDADES.
Orientador: Ivanildo Amaro Araújo.




Formação Complementar


2018 - 2018
I SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. (Carga horária: 16h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Alfabetizar e letrar: construindo o sucesso escola. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ, FEBF, Brasil.
2011 - 2011
CURSO DE EXTENSÃO: PLANEJAMENTO E GESTÃO. (Carga horária: 60h).
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO, FEBF/UERJ, Brasil.
2011 - 2011
POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA EJA. (Carga horária: 4h).
CIEP BRIZOLÃO JOSÉ LINS DO REGO 175, CIEP 175, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Desen. Profis. em Educação Inf. e Creche. (Carga horária: 232h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.


Atuação Profissional



FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RI, FEBF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20


Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ, FEBF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Graduanda, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Estágio Supervisionado, Carga horária: 10


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisador colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 6


Prefeitura Municipal de São João de Meriti, PMSJM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ORIENTADORA EDUCACIONAL, Carga horária: 16



Projetos de pesquisa


2011 - 2015
Observatórios das Periferias Urbanas
Descrição: O presente projeto tem dois focos distintos, ambos situados no eixo temático Educação Básica. O primeiro visa investigar os currículos de matemática das escolas públicas brasileiras do ensino fundamental, o segundovisa compreender quais as repercursões dos resultados da prova Brasil/IDEB nas escolas de ensino fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
A forma-Escola e outras possibilidades: autoformação, autocriação, autoficção
Descrição: Esta pesquisa interroga 1-) a forma-Escola , 2-) a nossa longa incapacidade em ultrapassá-la e 3-) a possibilidade de um aprender livre de formas . Entendemos por forma-Escola um certo modo de existir do acontecimento educativo que nasce da disposição, em um determinado momento histórico, da relação entre o homem e o saber. Ao romper com o teologismo, afirmar a Razão como criadora e instituir a desigualdade entre inteligências como ficção coletiva, a ordem moderna converte a educação em ação cada vez mais especializada e em longa via pela qual - ao final - se conquistaria a igualdade (social, política, econômica e moral).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
A hora e a vez do sucesso escolar: concepções e práticas de avaliação para promover as aprendizagens
Descrição: : Pesquisa que pretende investigar os impactos do IDEB no trabalho pedagógico de escolas do município de Duque de Caxias, focalizando a avaliação escolar desenvolvida pelas mesmas. Pretende-se verificar de que forma as avaliações externas impactam na organização escolar na avaliação escolar desenvolvida pelos docentes. Serão investigadas, inicialmente, quatro escolas que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental do município de Duque de Caxias. Em seguida, de posse das análises preliminares, pretende-se ampliar a pesquisa para um número maior de unidades escolares...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Avaliação, Currículo e Trabalho Pedagógico
Descrição: : Grupo de pesquisa com suas atividades iniciadas em fevereiro de 2009 com o objetivo de investigar, no âmbito dos municípios da Baixada Fluminense, a realidade dos sistemas de ensino, focalizando os objetos avaliação, currículo e trabalho pedagógico dentro de uma visão de totalidade. Suas ações têm como finalidade a discussão, o debate, a reflexão sobre concepções e práticas pedagógicas que envolvam a avaliação educacional, currículo e trabalho pedagógico de modo articulado, focalizando estas temáticas em atividades de pesquisa no âmbito das salas de aula e das escolas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Os Ciclos e seus Impactos na Produção de Novas Práticas Escolares
Descrição: : Estudo da cultura escolar, em suas manifestações na produção do discurso pedagógico, das práticas curriculares e avaliativas, da reorganização dos tempos e espaços escolares, em escolas que implementaram os ciclos como forma de organização da enturmação dos alunos. O objetivo do estudo é identificar impactos que esta implementação tenha provocado nas práticas e discursos da escola.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil e creche/Especialidade: Educação Infantil e creche.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOTA, M. O.2017MOTA, M. O.. Provinha Brasil e suas Interfaces no Cotidiano de uma Escola Pública da Baixada Fluminense. REVISTA IBEROAMERICANA DE EVALUACIÓN EDUCATIVA, v. 10, p. 01, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
BONAMINO, A. ; MUYLAERT, N. ; MOTA, M. O. . Avaliação nacional da educação básica e sistemas de ensino: quais relações?. In: SOUZA, Donaldo B.; DUARTE, Marisa R. T.; OLIVEIRA, Rosimar de F.. (Org.). SISTEMAS EDUCACIONAIS: CONCEPÇÕES, TENSÕES, DESAFIOS. 1ed.São Paulo: Edições Loyola, 2015, v. 1, p. 105-122.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOTA, M. O.. AS MUITAS FACES DA AVALIAÇÕES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 2018, SALVADOR. DILEMAS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, 2018.

2.
MOTA, M. O.. PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ: UM ESTUDO DO PERFIL DOS DIRETORES ESCOLARES NO ESTADO DO CEARÁ. In: V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO, 2016, GOIÂNIA. Política e Gestão da Educação: discursos globais e práticas locais, 2016.

3.
MOTA, M. O.. POLITICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO: O PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ E O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. In: XVIII ENDIPE, 2016, CUIABÁ. DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NO CONTEXTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO: CENAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2016.

4.
MOTA, M. O.. POLÍTICAS PÚBLICAS NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: O CASO DO PAIC NO CEARÁ. In: ANPAE RJ V SEMINÁRIO ESTADUAL, 2016, NITERÓI RJ. A LDB E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: PERSPECTIVAS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS 20 ANOS DEPOIS, 2016.

5.
MOTA, M. O.. O PLANO DIRETOR DA REFORMA DO APARELHO DO ESTADO E SUAS REPERCUSSÕES NA GESTÃO DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2015, Olinda - Pe. XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.

6.
MOTA, M. O.. AVALIAÇÃO E COTIDIANO ESCOLAR: USOS E DESUSOS DA PROVINHA BRASIL NA ALFABETIZAÇÃO. In: ANPED, 2015, FLORIANÓPOLIS. ´NE: Tensões e políticas para a educação púlblica brasileira, 2015.

7.
MENDES, J. B. ; CABRAL, A. C. S. ; MOTA, M. O. . SENTIDOS DE AVALIAÇÃO: PERSPECTIVAS DE UMA QUALIDADE EDUCACIONAL EM MUDANÇA. In: XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, FORTALEZA. A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade, 2014.

8.
MOTA, M. O.. AVALIAÇÃO NO CICLO BÁSICO DE ALFABETIZAÇÃO: LIMITES E POSSIBLIDIDADES PARA A APRENDIZAGEM. In: 11º ENCONTRO DE PESQUISA NA REGIÃO SUDESTE, 2014, SÃO JOÃO DEL REI. CULTURA, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS E SUAS RELAÇÕES COM A PESQUISA, 2014.

9.
MOTA, M. O.. OS DESAFIOS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO NO COMBATE AO FRACASSO ESCOLAR. In: III CONAVE - CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2014, BAURU. AVALIAÇÃO DE SISTEMAS E AVALIAÇÃO ESCOLAR: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS, 2014.

10.
MOTA, M. O.. O desenho das políticas de avaliação para a alfabetização no Brasil. In: XI SIMPOED, 2013, OURO PRETO -MG. O desenho das políticas de avaliação para a alfabetização no Brasil.

11.
ARAUJO, I. A. ; MOTA, M. O. . 'NÃO, NÃO, NÃO! ESSES 5.2 NÃO NOS REPRESENTAM:EFEITOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA BAIXADA FLUMINENSE. In: AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS:TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE, 2013, RIO DE JANEIRO -RJ. "NÃO, NÃO, NÃO! ESSES 5.2 NÃO NOS REPRESENTAM:EFEITOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA BAIXADA FLUMINENSE, 2013.

12.
ARAUJO, I. A. ; MOTA, M. O. . AS IMPLICAÇÕES DA PROVA BRASIL NO COTIDIANO ESCOLAR: PERCALÇOS E PERCURSOS EM BUSCA DA QUALIDADE. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO E VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2013, GRAMADO. AS IMPLICAÇÕES DA PROVA BRASIL NO COTIDIANO ESCOLAR: PERCALÇOS E PERCURSOS EM BUSCA DA QUALIDADE, 2013.

13.
ARAUJO, I. A. ; MOTA, M. O. ; Regina Mucy de Oliveira . AVALIAÇÕES EXTERNAS E OS SEUS IMPACTOS NA ESCOLA:INTERSTÍCIOS ENTRE 'O QUE DE DIZ' E 'O QUE SE FAZ'. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANOS:DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2012, NITERÓI -RJ. IV CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO:DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2012.

14.
MOTA, M. O.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES,PROPOSTAS E EXPERIÊNCIAS. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANOS:DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2012, NITERÓI -RJ. IV CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO:DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2012.

15.
ARAUJO, I. A. ; MOTA, M. O. ; COTINHO, M. S. . SIGNIFICADOS E IMPACTOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA. In: XVI ENDIPE, 2012, CAMPINAS - RJ. XVI ENDIPE, 2012.

16.
MOTA, M. O.. Estágio Supervisionado no currículo da Formação de Professores da FEBF/UERJ : tensões e possibilidades.. In: I SEMINÁRIO CURRÍCULOS, CULTURA,COTIDIANOS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2011, VITÓRIA. I SEMINÁRIO CURRÍCULOS CULTURAS, COTIDIANOS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2011.

17.
MOTA, M. O.. PROJETO DE INTERVENÇÃO - UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FEBF/UERJ. In: EIDE - ENCONTRO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÕ, 2011, ARARAQUARA -SP. VI ENCONTRO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO, 2011.

18.
MOTA, M. O.; Regina Mucy de Oliveira . 'JANELAS DO ESTÁGIO: A MONITORIA COMO CAMPO DE PESQUISA/DESCOBERTA E COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS'. In: VI ENCONTRO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO, 2011, ARARAQUARA -SP. VI ENCONTRO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO, 2011.

19.
MOTA, M. O.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA FEBF/UERJ: TENSÕES E POSSIBILIDADES.. In: I SEMINÁRIO CURRÍCULOS, COTIDIANOS, CULTURAS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2011, Vitória - ES. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA FEBF/UERJ: TENSÕES E POSSIBILIDADES.

20.
MOTA, M. O.. REFORMULAÇÕES CURRICULARES NA FEBF/UERJ E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE. In: VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. .REFORMULÇÕES CURRICULARES NA FEBF/UERJ E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE, 2011.

21.
Liliane Lexrou ; Regina Mucy de Oliveira ; Lindinalva Cavalcanti ; MOTA, M. O. ; QUEIROZ, MÔNICA MARINS . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE DUQUE DE CAXIAS ? RJ. In: XV ENDIPE- CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE:POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS, 2010, BELO HORIZONTE. XV ENDIPE -CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
MOTA, M. O.. Entre a meritocracia e a equidade: O Prêmio Escola Nota Dez na percepção e atuação dos agentes implementadores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MOTA, M. O.. AVALIAÇÕES EXTERNAS NA ALFABETIZAÇÃO: RESPONSABILIZAÇÃO E FOCO NOS RESULTADOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOTA, M. O.. AS MUITAS FACES DA AVALIAÇÕES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOTA, M. O.. O PLANO DIRETOR DA REFORMA DO APARELHO DO ESTADO E SUAS REPERCUSSÕES NA GESTÃO DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MOTA, M. O.. AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÕ INFANTIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MOTA, M. O.. O DESENHO DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARAUJO, I. A. ; COTINHO, M. S. ; MOTA, M. O. . SIGNIFICADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ARAUJO, I. A. ; Regina Mucy de Oliveira ; MOTA, M. O. . AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS IMPACTOS: INTERSTÍCIOS ENTRE 'O QUE SE DIZ 'E 'O QUE SE FAZ'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MOTA, M. O.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES, PROPOSTAS, EXPERIÊNCIAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MOTA, M. O.; Erica Catanho ; CABRAL, A. C. . AVALIAÇÕES EXTERNAS: CONCEPÇÕES, PREOCUPAÇÕES E DIFICULDADES DAO PROFESSORES DA REDE MUNICPAL DE DUQUE DE CAXIAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MOTA, M. O.. AS IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO - USOS E DESUSOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
MOTA, M. O.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA FEBF/UERJ: TENSÕES E POSSIBILIDADES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MOTA, M. O.; Regina Mucy de Oliveira . 'JANELAS DO ESTÁGIO: A MONITORIA COMO CAMPO DE PESQUISA/DESCOBERTA E COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS'.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MOTA, M. O.. PROJETO DE INTERVENÇÃO - UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FEBF/UERJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MOTA, M. O.. REFORMULAÇÕES CURRICULARES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FEBF/UERJ E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MOTA, M. O.. Monografia- Estágio Supervisionado na Formação de Professores: tensões e possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LEROUX, L. ; MOTA, M. O. ; Lindinalva Cavalcanti ; Regina Mucy de Oliveira ; QUEIROZ, MÔNICA MARINS . Formação de Professores para o Ciclo de Alfabetização: A Experiência de Duque de Caxias.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, I. V.; ARAUJO, I. A.; MOTA, M. O.. Participação em banca de Iara Venâncio Lopes.A produção de textos no 3º ano do ciclo básico de alfabetização: Um estudo das práticas numa escola municipal de Duque de Caxias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.

2.
COELHO,Matheus Alves; ORTIGAO, M. I. R.; MOTA, M. O.. Participação em banca de Matheus Alves Coelho.Análises das políticas educacionais referentes à Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.

3.
MOTA, M. O.; PEREIRA, G. N.. Participação em banca de Jacilene Monique da Silva.Educação Especial: pressupostos e ações impulsionadoras da inclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.

4.
Santos, S.R.M.; MOTA, M. O.. Participação em banca de Vanessa da Silva Cardoso.TDAH - Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade no âmbito escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.

5.
PEREIRA, G. N.; MOTA, M. O.. Participação em banca de Tatiane ferreira de Souza Regis.Gestor e violência escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.

6.
ARAUJO, I. A.; MOTA, M. O.. Participação em banca de Liete Maria Rosa Paes de Almeida.Inclusão digital no espaço escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ.

7.
MOTA, M. O.. Participação em banca de Thais martins de Lima.Educação e tecnologias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.

8.
MOTA, M. O.. Participação em banca de Emiliane Fernandes de Menezes.A utilidade da leitura na formação crítica da criança na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13 ªANPED SUDESTE. AVALIAÇÕES EXTERNAS NA ALFABETIZAÇÃO: RESPONSABILIZAÇÃO E FOCO NOS RESULTADOS. 2018. (Congresso).

2.
I SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2018. (Seminário).

3.
VII REUNIÃO DA REIPPE.ENTRE A MERITOCRACIA E A EQUIDADE: O PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ NA PERCEPÇÃO E ATUAÇÃO DE AGENTES IMPLEMENTADORES. 2018. (Encontro).

4.
XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO. AS MUITAS FACES DA AVALIAÇÕES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. 2018. (Congresso).

5.
II SEMINÁRIO ESTADUAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL. 2015. (Seminário).

6.
XXVII Simpósio Brasileiro de Pólíticas e Administração da Educação.O PLANO DIRETOR DA REFORMA DO APARELHO DO ESTADO E SUAS REPERCUSSÕES NA GESTÃO DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2015. (Simpósio).

7.
ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE.AVALIAÇÃO NO CICLO BÁSICO DE ALFABETIZAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM. 2014. (Encontro).

8.
III CONAVE. OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E CICLOS NO COMBATE AO FRACASSO ESCOLAR. 2014. (Congresso).

9.
XVII ENDIPE.SENTIDOS DA AVALIAÇÃO: PERSPECTIVAS DE UM QUALIDADE EDUCACIONAL EM MUDANÇA. 2014. (Encontro).

10.
AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS:TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE."NÃO, NÃO, NÃO! ESSES 5.2 NÃO NOS REPRESENTAM:EFEITOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA BAIXADA FLUMINENSE. 2013. (Seminário).

11.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA UNISINOS E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO. AS IMPLICAÇÕES DA PROVA BRASIL NO COTIDIANO ESCOLAR: PERCURSOS E PERCALÇOS EM BUSCA DA QUALIDADE. 2013. (Congresso).

12.
XI SIMPOED.O DESENHO DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. 2013. (Simpósio).

13.
A REDUÇÃP DA ESCOLA; OS TESTES DE LARGA ESCALA EM EDUCAÇÃO. 2012. (Outra).

14.
I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CIEP 175. 2012. (Congresso).

15.
I SEMINÁRIO INTEGRADODE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CURRÍCULO - UNIRIO, FEBF/UERJ,UFF.AS IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO - USOS E DESUSOS. 2012. (Seminário).

16.
IV CONGRESSOINTERNACIONAL COTIDIANOS: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS. AVALIAÇÃO EXTERNA E SEUS IMPACTOS NA ESCOLA:INTERSTÍCIOS ENTRE O "O QUE SE DIZ" E "O QUE SE FAZ". 2012. (Congresso).

17.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANOS: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS. 2012. (Congresso).

18.
XV ENDIPE- CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE:POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS. 2012. (Congresso).

19.
XVI ENDIPE. SIGNIFICADOS E IMPACTOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA. 2012. (Congresso).

20.
6º EIDE ENCONTRO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO. PROJETO DE INTERVENÇÃO - UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FEBF/UERJ. 2011. (Congresso).

21.
CURRÍCULOS, COTIDIANOS, CULTURA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES. 2011. (Seminário).

22.
EIDE - ENCONTRO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO. "JANELAS DO ESTÁGIO: A MONITORIA COMO CAMPO DE PESQUISA/DESCOBERTA E COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS". 2011. (Congresso).

23.
I CICLO DE ESTUDOS: A ENTREVISTA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UMA REDE DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS. 2011. (Outra).

24.
I CICLO DE ESTUDOS:PESQUISA-AÇÃO, PESQUISA PARTICIPATIVA E IDENTIDADES CULTURAIS. 2011. (Outra).

25.
I SEMINÁRIO: CURRÍCULOS, COTIDIANOS, CULTURA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES.ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA FEBF/UERJ: TENSÕES E POSSIBILIDADES. 2011. (Seminário).

26.
I SEMINÁRIO CURRÍCULOS, COTIDIANOS, CULTURAS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES.ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA FEBF/UERJ: TENSÕES E POSSIBILIDADES. 2011. (Seminário).

27.
VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade. 2011. (Seminário).

28.
VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.REFORMULÇÕES CURRICULARES NA FEBF/UERJ E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE. 2011. (Seminário).

29.
VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: PRÁTICAS/TEORIAS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE.REFORMULAÇÕES CURRICULARES NO CURSO DE PEDAGOGIA NA FEBF/UERJ E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE. 2011. (Seminário).

30.
. II FÓRUM DE AVALIAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE.. II FÓRUM DE AVALIAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE. 2010. (Outra).

31.
Aula Inaugural - Avaliação - para quê e para quem?. 2010. (Outra).

32.
XV ENDIPE - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais.Formação de Professores para o Ciclo de Alfabetização: A Experiência de Duque de Caxias. 2010. (Encontro).

33.
FÓRUM DE AVALIAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - AVALIAÇÃO EM EVIDÊNCIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA.COORDENAÇÃO. 2009. (Outra).

34.
Lúdico no Cotidiano da Escola. 2009. (Oficina).

35.
V Encontro Estadual das Escolas em Ciclos do Rio de Janeiro. 2009. (Encontro).

36.
VI Semana FEBF da Consciência Negra. 2009. (Encontro).

37.
Fórum permanente: Deficiência visual: aspectos evolutivos e educacionais. 2008. (Oficina).

38.
Fórum permanente:Redescobrindo o prazer de ensinar e aprender: Inclusão e pr[áticas alfabetizadoras em debate. 2008. (Outra).

39.
IV Encontro Estadual das Escolas em Ciclos do Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

40.
Seminário Periferia Sustentável. 2008. (Seminário).

41.
XV FÓRUM DE EDUCAÇÃO - Dez Anos. 2008. (Encontro).

42.
"Mexendo com a Língua". 2007. (Oficina).

43.
PRODUZINDO E DIALOGANDO EDUCAÇÃO. 2007. (Seminário).

44.
Projeto Rodas de Leitura. 2007. (Outra).

45.
Projetos Rodas de Leitura. 2007. (Outra).

46.
Video Debate: Pro dia nascer feliz. 2007. (Outra).

47.
VI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2007. (Encontro).

48.
Projeto Rodas de Leitura. 2006. (Oficina).

49.
XIV Fórum de Educação - Inclusão Social: Desafios de uma Educação Cidadã. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOTA, M. O.. V SEMINÁRIO PERIFERIA (S) MOVIMENTOS CONTEMPORÂNEOS. 2013. (Outro).

2.
MOTA, M. O.. II FÓRUM DE AVALIAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE. 2010. (Outro).

3.
MOTA, M. O.. . I FÓRUM DE AVALIAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renata Ferreira Correia. Estágio supervisionado na Educação Infantil - Um diálogo entre a teoria e a prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO. Orientador: Maria Océlia Mota.

2.
Caren Carolina Alves de Carvalho. Prova Brasil: Análises a partir dos dados quantitativos de uma escola pública de Duque de Caxias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO. Orientador: Maria Océlia Mota.

3.
Lays da Silva Ramalho. Diversidade cultural na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO. Orientador: Maria Océlia Mota.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MOTA, M. O.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA FEBF/UERJ: TENSÕES E POSSIBILIDADES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOTA, M. O.; Regina Mucy de Oliveira . 'JANELAS DO ESTÁGIO: A MONITORIA COMO CAMPO DE PESQUISA/DESCOBERTA E COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS'.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOTA, M. O.. PROJETO DE INTERVENÇÃO - UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FEBF/UERJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARAUJO, I. A. ; COTINHO, M. S. ; MOTA, M. O. . SIGNIFICADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ARAUJO, I. A. ; Regina Mucy de Oliveira ; MOTA, M. O. . AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS IMPACTOS: INTERSTÍCIOS ENTRE 'O QUE SE DIZ 'E 'O QUE SE FAZ'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MOTA, M. O.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES, PROPOSTAS, EXPERIÊNCIAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MOTA, M. O.; Erica Catanho ; CABRAL, A. C. . AVALIAÇÕES EXTERNAS: CONCEPÇÕES, PREOCUPAÇÕES E DIFICULDADES DAO PROFESSORES DA REDE MUNICPAL DE DUQUE DE CAXIAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOTA, M. O.. AS IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO - USOS E DESUSOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MOTA, M. O.. O DESENHO DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MOTA, M. O.. O PLANO DIRETOR DA REFORMA DO APARELHO DO ESTADO E SUAS REPERCUSSÕES NA GESTÃO DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
MOTA, M. O.. AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÕ INFANTIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MOTA, M. O.. Entre a meritocracia e a equidade: O Prêmio Escola Nota Dez na percepção e atuação dos agentes implementadores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MOTA, M. O.. AVALIAÇÕES EXTERNAS NA ALFABETIZAÇÃO: RESPONSABILIZAÇÃO E FOCO NOS RESULTADOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MOTA, M. O.. AS MUITAS FACES DA AVALIAÇÕES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Monitora da disciplina Estágio Supervsionado nos períodos de 2009/1 e 2009/2.



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