Liani Fernandes de Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2110416557716835
  • Última atualização do currículo em 02/02/2015


Graduada em Letras Português-Inglês, é Mestre pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008), e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Foi professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde ministrou Inglês Instrumental para os Cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação e Administração. Foi professora de Inglês e Assessora de Língua Estrangeira Moderna da Escola Nossa Senhora das Graças e do Colégio São Luís, São Paulo. É autora de livros paradidáticos de inglês e espanhol pelas Editoras Moderna, Santillana, Saraiva, Atual e Richmond. Foi colaboradora na produção de material didático de inglês para as Editoras Cambridge, Moderna, Atual, Saraiva e Abril. Trabalhou como consultora do MEC na elaboração de cursos e palestras para professores do Ensino Médio das redes públicas estadual e federal na implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Língua Estrangeira Moderna. Participou da equipe de elaboração dos Prâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Língua Estrangeira Moderna, tendo sido coautora do livro PCN + Língua Estrangeira Moderna. É atualmente professora do Curso de Letras do Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Liani Fernandes de Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, L. F.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Moura Lacerda.
Rua Padre Euclides
Campos Elíseos
01223010 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 21011010
URL da Homepage: www.mouralacerda.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Gonçalo M. Tavares e os seus senhores, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lílian Lopondo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2008 - 2012
Doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Gonçalo M. Tavares e os seus Senhores, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lílian Lopondo.
Palavras-chave: cronotopos - alteridade - contemporaneidade; pós-modernidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2012
Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Lílian Lopondo, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lílian Lopondo.
Palavras-chave: cronotopos - alteridade - contemporaneidade; dialogismo - eventicidade - incompletude.
2006 - 2008
Mestrado em Letras.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Uma autora, cinco contos, muitas vozes: um estudo sobre as vozes em Karen Blixen,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Lilian Lopondo.
Palavras-chave: voz - oralidade - arquétipo - símbolo - estatuto.
1973 - 1977
Graduação em Letras Português-Inglês.
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.




Atuação Profissional



Centro de Apoio à Pesquisa, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16


Colégio São Luís, CSL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2009
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - 2015
O outro eu: fragmentações e desdobramentos do sujeito na literatura contemporânea
Descrição: O projeto CAPES de pesquisa O outro eu: fragmentações e desdobramentos do sujeito na literatura contemporânea insere-se na linha de pesquisa O dialogismo no discurso literário do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem por objetivo o estudo da construção do sujeito em textos literários da contemporaneidade, tendo em vista, primordialmente, os mecanismos por meio dos quais ele se divide e se multiplica. Para tanto, serão analisados os procedimentos de dissociação e de ampliação do eu, figurados no fantasma, na imagem no espelho, no ator, na fotografia, no sósia, nos gêmeos, na sombra, na máscara, no clone, etc., que correspondem à divisão e consequente multiplicação de si. Seus alicerces teóricos fundamentam-se sobre as teorias cujos pilares assentam sobre a relação eu-outro, da qual deriva o reconhecimento de si como ser problemático, cuja identidade é fluida, transitória, inapreensível em sua totalidade. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado ( 5) . Integrantes: Maria Luiza Guarnieri Atik - Integrante / Célia Guimarães Helene - Integrante / Marlise Vaz Bridi - Integrante / Francisco Maciel Silveira - Integrante / Raquel de Sousa Ribeiro - Integrante / Aurora Gedra Ruiz Alvarez - Integrante / Angela Ignatti Silva - Integrante / Maria Heloísa Martins Dias - Integrante / Marcia Valéria Zamboni Gobbi - Integrante / Helena Bonito Couto Pereira - Integrante / Elaine Cristina dos Santos - Integrante / Lílian Jacoto - Integrante / Flávia Maria Corradin - Integrante / Kátia C. M. Suelotto - Integrante / Liani Fernandes de Moraes - Integrante / Nefatalin Gonçalves - Integrante / Luciano de Sousa - Integrante / Lílian Cristina Correa - Integrante / Fernanda Verdasca Botton - Integrante / Sônia Maria Araújo Cintra - Integrante / Lílian Lopondo - Coordenador. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Liani Fernandes de Moraes - Integrante / Maria Luiza Atik - Integrante / Célia Guimarães Helene - Integrante / Marlise Vaz Bridi - Integrante / Lílian Lopondo - Coordenador / Maria Heloísa Martins Dias - Integrante / Marcia Valéria Zamboni Gobbi - Integrante / Helena Bonito Couto Pereira - Integrante / Elaine Cristina dos Santos - Integrante / Lílian Jacoto - Integrante / Flávia Maria Corradin - Integrante / Luciano de Sousa - Integrante / Lílian Cristina Correa - Integrante / Fernanda Verdasca Botton - Integrante / Sônia Maria Araújo Cintra - Integrante / Francisco Maciel Silveira - Integrante / Raquel de Sousa Ribeiro - Integrante / Aurora Gedra Ruiz Alvarez - Integrante / Angela Ignatti Silva - Integrante / Kátia C. M. Suelotto - Integrante / Nefatalin Gonçalves - Integrante.Financiador(es): Centro de Apoio à Pesquisa - Cooperação.
2008 - 2011
Os desdobramentos do eu: o duplo na literatura e em outras manifestações culturais da contemporaneidade
Descrição: O projeto interinstitucional e interdisciplinar de pesquisa Os desdobramentos do eu: o duplo na literatura e em outras manifestações culturais da contemporaneidade insere-se na linha de pesquisa O dialogismo no discurso literário , do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem por objetivo o estudo da construção do duplo na literatura e em sua interface com outras esferas do conhecimento no âmbito das ciências humanas nomeadamente a Antropologia, a Filosofia, a História, a Lingüística, a Psicologia e a Sociologia , a fim de apreender os efeitos de sentido em que esse tema se desdobra no diálogo da cultura ocidental. Seus alicerces conceituais estão, pois, intimamente relacionados às diversas perspectivas teóricas mediante as quais o estranho familiar é focalizado em cada uma das áreas acima, sempre em conexão os estudos do discurso que têm nas relações do sujeito com o outro o seu centro de interesse. Com base em tais fundamentos, serão examinados textos literários, dramatúrgicos, cinematográficos, plásticos, musicais e televisivos cuja composição revele, direta ou indiretamente, a presença do duplo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Liani Fernandes de Moraes - Integrante / Maria Luiza Atik - Integrante / Célia Guimarães Helene - Integrante / Marlise Vaz Bridi - Integrante / Lílian Lopondo - Coordenador / Maria Heloísa Martins Dias - Integrante / Helena Bonito Couto Pereira - Integrante / Elaine Cristina dos Santos - Integrante / Flávia Maria Corradin - Integrante / Luciano de Sousa - Integrante / Sônia Maria Araújo Cintra - Integrante / Raquel de Sousa Ribeiro - Integrante / Aurora Gedra Ruiz Alvarez - Integrante / Angela Ignatti Silva - Integrante / Kátia C. M. Suelotto - Integrante / Nefatalin Gonçalves - Integrante / Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos - Integrante / Ana Maria Domingues de Oliveira - Integrante / Sônia Helena de Oliveira Raymundo Piteri - Integrante / Ana Lucia Trevisan Pelegrino - Integrante / Luiz Camilo Lafalce - Integrante / Pedro Mascarenhas - Integrante / Andréia Regia Rego - Integrante / Elcie F. Salzano Masini - Integrante.Financiador(es): Centro de Apoio à Pesquisa - Cooperação.



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAES, L. F.2006 MORAES, L. F.. A Incompletude Narrativa em dois discursos: análise comparativa de um poema e de uma escultura tumular. Cadernos de Pós Graduação em Letras (Online), v. 6, p. 01-10, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORAES, L. F.. Y Si...?. 1ª. ed. São Paulo: Editora Santillana, 2005. v. 01. 40p .

2.
MORAES, L. F.. Games and Fun Around the World. 1ª. ed. São Paulo: Editora Atual, 2005. v. 01. 40p .

3.
MORAES, L. F.. What If...?. 1ª. ed. São Paulo: Richmond Publishing, 2004. v. 01. 39p .

4.
MORAES, L. F.. Love Stories. 7ª. ed. São Paulo: Editora Atual, 1997. v. 01. 32p .

5.
MORAES, L. F.. SOS Animals. 8ª. ed. São Paulo: Editora Atual, 1996. v. 01. 32p .

6.
MORAES, L. F.. The Table Is Set. Help Yourself. 2ª. ed. São Paulo: Editora Atual, 1996. v. 01. 24p .

7.
MORAES, L. F.. Come along. The Game Is On. 5ª. ed. São Paulo: Editora Atual, 1996. v. 01. 32p .

Capítulos de livros publicados
1.
Alexandre Huady Torres Guimarães ; Luciana Crestani ; Luciano Magnoni Tocaia ; Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa ; Maria Isabel da Silva ; Maria Luiza Atik ; Mariú Madureira ; Rosana Bignami Grecchi ; Tatiana Cabral Couto ; Vanda Maria Elias ; Liani Fernandes de Moraes ; MORAES, L. F. . As vozes narrativas nos contos de Karen Blixen. In: Elisa Guimarães. (Org.). Textualidade e discursividade na linguística e na literatura. 1ªed.São Paulo: Editora Mackenzie, 2010, v. , p. 139-163.

2.
F., M. L. ; Elisa Guimarães (org.) ; GUIMARAES, E. ; MORAES, L. F. . s vozes narrativas nos contos de Karen Blixen. In: Elisa Guimarães. (Org.). Textualidade e discursividade na linguística e na literatura. São Paulo: Editora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2010, v. , p. 5-249.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, L. F.. "Escultura e poema: duas narrativas em torno do discurso da incompletude". In: Palestra ministrada no curso de pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2008, São Paulo. Cadernos de Pós-Graduação. São Paulo: Editora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2008. v. 06. p. 01-10.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, L. F.. Os protótipos do romance em "Jerusalém", de Gonçalo M. Tavares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MORAES, L. F.. PCN+ Língua Estrangeira Moderna. 2002.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
Carlos Emílio Faraco ; MORAES, L. F. ; Maria Heloisa Corrêa de Toledo Ferraz ; Suraya C. Darido ; Luciana Salgado . Ensino de Língua Estrangeira no Ensino Médio. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MORAES, L. F.; Carlos Emílio Faraco ; Maria Heloisa Corrêa de Toledo Ferraz ; Luciana Salgado ; Maria Paula Parisi Lauria ; Suraya C. Darido ; Iveta Maria Borges Ávila Fernandes . Ensino de Língua Estrangeira no Ensino Médio. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MORAES, L. F.; Carlos Emílio Faraco ; Maria Heloisa Corrêa de Toledo Ferraz ; Luciana Salgado ; Suraya C. Darido . Parâmetros Curriculares Nacionais em Ação - Ensino Médio - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Carlos Emílio Faraco ; MORAES, L. F. ; Maria Heloisa Corrêa de Toledo Ferraz ; Suraya C. Darido ; Luciana Salgado . Parâmetros em Ação Ensino Médio. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MORAES, L. F.; Liani Fernandes de Moraes . O Ensino de Inglês em Empresas. 1998 (Curso de Extensão Universitária - Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada).

Demais trabalhos
1.
MORAES, L. F.. IV Congresso Inaciano de Educação - Pedagogia Inaciana e os Novos Sujeitos Históricos. 2005 (Participação em Congresso como ouvinte) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAES, L. F.; Maria Paula Parisi Lauria; Lilian Aparecida Ferreira; Luiz Henrique Rodrigues. Participação em banca de Elizomar A Silva, Lídia B. Ferreira, Sylvana E. Cantoni.Bebeteca: sonho ou realidade?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

2.
MORAES, L. F.. Participação em banca de Tatiana Henriques Serpa.Ler é uma gostosura: uma contribuição para o bibliotecário despertar no usuário infantil o interesse pela leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

3.
MORAES, L. F.. Participação em banca de Claudia Santos Costa e Maria Erilene Alencar.Aprendizagem e dislexia: contribuição da biblioteca escolar no incentivo à leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informaç) - FESP Fundação Escola de Sociologia e Política de são Paulo.

4.
MORAES, L. F.; SILVEIRA, M.. Participação em banca de Andréa Carvalho G. Lima, Jandira Tatiane S. Wanderley.Inclusão Digital como Processo de Interação para Crianças em Isolamento Hospitalar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

5.
MORAES, L. F.. Participação em banca de Ana L. Lopes, Neusa Mateus, Elaine C. Oliveira, Luciana Reis.Biblioteca Escolar com Ações Interativas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Os protótipos do romance em "Jerusalém" de Gonçalo M. Tavares. 2009. (Outra).

2.
II Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura e IX Seminário de Estudos Literários - UNESP. Emendabili e Prévert: o devir e a incompletude narrativa em dois discursos. 2008. (Congresso).

3.
Palestra ministrada no curso de pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie."Escultura e poema: duas narrativas em torno do discurso da incompletude". 2008. (Outra).

4.
Encontro Regional da ABRALIC.As Vozes e suas Relações Contratuais no Filme "A Festa de Babette" de Karen Blixen. 2007. (Simpósio).

5.
XI Mostra de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie."A Incompletude Narrativa em Dois Discursos". 2007. (Outra).

6.
I Encontro de Comunicação e Letras - X Mostra de Pós-Graduação - Mackenzie.As múltiplas vozes em "A Festa de Babette" de Karen Blixen. 2006. (Encontro).

7.
IV Congresso Inaciano de Educação. 2005. (Congresso).

8.
3º Congresso de Educação das Escolas do Grupo. 1993. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elizabeth Cristina Luz Zemuner e Simone Rodrigues Santana. A literatura de Cassandra Rios e Adelaide Carraro e sua inserção nas bibliotecas. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. (Orientador).

2.
Cibele Maria Dias e Sueli Dias de Sousa. A influência dos suportes na organização das bibliotecas. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gabriela Gazzini Di Madeo. De como lhe foi estirpado o sofrimento ao Senhor Mockinpot. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lescia Pereira Jatobá. Clarice Lispector. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Liani Fernandes de Moraes.

2.
Alcione Mutterli Pazzeto. Biblioteca Escola: Espaço de Aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informaç) - FESP Fundação Escola de Sociologia e Política de são Paulo. Orientador: Liani Fernandes de Moraes.

3.
Caroline Oliveira Euflazino e Paula de Souza Silva. Novas formas de leitura: As transformações do livro e de seus leitores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Ingormação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Liani Fernandes de Moraes.

4.
Ana L. Lopes, Neusa Mateus, Elaine B. Oliveira, Luciana Reis. Biblioteca Escolar com Ações Interativas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Liani Fernandes de Moraes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 7:22:05