Isa Beatriz da Cruz Neves

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  • Última atualização do currículo em 21/01/2019


Professora Adjunta do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Profº Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC- UNEB. Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da UFBA. Graduação em História (UCSal) e em Pedagogia (UNEB). Integra o Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais 2.0 (UFBA). Desenvolve cursos de extensão e pesquisas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e tecnologias digitais, especialmente games, aplicativos e robótica. Atuou como professora em cursos de graduação na UCSAL, Unijorge, UNEB e UFRB. Foi professora formadora do programa do Governo Federal Um Computador por Aluno - UCA, no curso de História e Matemática - EAD/UNEB e no curso de Pedagogia Parfor/UFRB. Integrou a equipe de roteiro dos jogos digitais: Tríade: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sobre a Revolução Francesa, financiado pela FINEP; Búzios: Ecos da Liberdade, sobre a Revolta dos Alfaiates (1798) financiado pela FAPESB; Desafio no Pólo; e do Braskem Game Quiz desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia. Área de interesse: Educação na cultura digital, jogos digitais, gamificação, serious games, aprendizagem baseada em jogos, realidade virtual/aumentada, m-learning, tecnologias digitais móveis, classes hospitalares e domiciliares, tecnologias assistivas, Ensino de História mediado por tecnologias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isa Beatriz da Cruz Neves
Nome em citações bibliográficas
NEVES, I. B. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC).
Rua Barão de Jeremoabo
Ondina
40170115 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32836790


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação e Contemporaneidade.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: DOCÊNCIA EM CONTEXTO HOSPITALAR E DISPOSITIVOS MÓVEIS: ressignificações de práticas educacionais, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Lynn Alves.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Educação Especial; classes hospitalares; Dispositivos móveis digitais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Jogos digitais e Ensino de História: um estudo de caso sobre o history game Tríade: Liberdade, Igualdade e Fraternidade,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maria Antonieta de Campos Tourinho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Jogos eletronicos - História - Ensino.
Grande área: Ciências Humanas
2018
Graduação em andamento em Ciência da computação.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2005 - 2011
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em HISTÓRIA (Bacharelado e Licenciatura).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Doutorado Sanduíche.
Universidad de La Laguna, ULL, Espanha.
2010 - 2010
Extensão universitária em Games e educação. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Dramaturgia para videogames‏.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Curso Intensivo de Ingles Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Discutindo clássicos: Michel Foucault e Educação. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2008 - 2008
História e Imagens. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2008
Leitura crítica e ideologica dos audiovisuais. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Roteiro para Jogos Eletrônicos.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2008 - 2008
Aluno Especial - Políticas públicas e TIC. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2008 - 2008
Aluno Especial - Disciplina Currículo e Sociedade. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2007 - 2007
História da ditadura militar na Bahia. (Carga horária: 8h).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
2007 - 2007
Workshop: desenvolvimento de jogos digitais. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2005 - 2005
Pesquisa em História da Educação. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2004 - 2004
O discurso estigmatizador da identidade judaica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Bacharelado em CeT - Diurno, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Curso de Especialização, Carga horária: 5
Outras informações
Curso de Especialização Tecnologias e Novas Educações.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora do Programa UCA, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tirocínio docente, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: Metodologia e Prática do Ensino da História I

Atividades

2010 - 2011
Ensino, Especialização tecnologia e novas educações, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação Monográfica
Tecnociência, Educação e Cultura
03/2010 - 07/2010
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática do Ensino da História I

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Pós-graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino para a Educação Profissional

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Roteirista do jogo digital Brasil 2014

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora pedagógica de conteúdos p/ jogos

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância em História, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ministrante do Curso de Extensão, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrante do Curso de Extensão: HISTÓRIA E JOGOS DIGITAIS: possíveis diálogos com o passado através da simulação

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Curso Extensão universitária, Carga horária: 44
Outras informações
Curso de Extensão universitária em Conteúdos Interativos e Práticas Pedagógicas para professores da rede municipal de ensino.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC do projeto Búzios, Carga horária: 20
Outras informações
Búzios: ecos da liberdade O projeto consiste em desenvolver um jogo digital 2 D em flash, sobre a Revolta dos Alfaiates, importante acontecimento histórico, ocorrido na Bahia, no século XVIII.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bosista de IC do projeto Tríade, Carga horária: 20
Outras informações
PROJETOS DE PESQUISA DA UNEB Jogo Digital: TRÍADE- MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA

Atividades

06/2013 - 06/2014
Ensino, Especialização em Metodologia do Ensino para a Educação Profissional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Construção do currículo integrado na Educação profissional; Pressupostos Filosóficos, sociais e políticos da Educação profissional
01/2012 - 12/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos educativos no ensino de matemática
Organização do Trabalho Docente
Psicologia da Educação

Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CATALOGAÇÃO E RESTAURAÇÃO

Atividades

10/2011 - 02/2017
Ensino, HISTÓRIA (Bacharelado e Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga
História da Arte Brasileira
História Moderna I
História Moderna II
Historiografia II
Introdução aos Estudos Históricos
Teoria Sociológica
11/2005 - 11/2006
Estágios , Laboratório Eugênio Veiga - LEV, .

Estágio realizado
Atividades relacionadas a catalogação e restauração de documentos da Curia metropolitana de Salvador.

Escola Estadual de 1º Grau Getúlio Vargas, EEGV, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE HISTÓRIA, Carga horária: 20

Atividades

03/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação como professora formadora do Curso de Especialização Educação na Cultura Digital oferecido pelo MEC em parceria com a UFSC.

Atividades

03/2015 - 06/2016
Ensino, Especialização em Educação na Cultura Digital, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aprendizagem de História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio
Aprender na cultura digital
Currículo e Tecnologia

Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

06/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização I
Aspectos Fisiológicos do Desenvolvimento Humano
Políticas e Gestão da Educação Básica
06/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade e Tecnologia

Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos que atuam na EJA/Tempo Formativo

Atividades

03/2013 - 12/2013
Ensino, Curso de Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos que, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
EJA e práticas educativas

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto

Atividades

05/2017 - 11/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação - PARFOR
05/2017 - 11/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
05/2017 - 11/2017
Ensino, Letras - Libras/Língua Estrangeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo
05/2017 - 11/2017
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O uso dos games como estratégia de prevenção e mapeamento participativo de doenças provocadas por mosquitos
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de promover a conscientização da população a respeito da importância da eliminação dos fatores ambientais em Salvador que favoreçam a presença de vetores transmissores de Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Para tanto, pretende-se promover a interação com games através de Curso de extensão em bibliotecas públicas, escolas (públicas e privadas) e workshop em associações de bairros que registram elevadas taxas de proliferação do Aedes aegypti. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, alguns bairros do Subúrbio Ferroviário da capital baiana são áreas com problemática ambiental dos vetores dos mosquitos. Justamente nesses bairros que se pretende desenvolver o referido Curso usando games que ensinam como prevenir e combater a proliferação de mosquitos. É preciso chamar a atenção da população para o fato de haver risco de epidemia se não houver nenhuma intervenção imediata para controle dos mosquitos. Ao total, o curso de extensão será proposto em 2 bibliotecas públicas, 8 escolas e em 3 associações de bairros ao longo de 12 meses de desenvolvimento do projeto. Almeja-se alcançar um público de 500 pessoas. A realização desse Curso será feita em parceria com pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/ UFBA) e do Instituto de Estratégias Ambientais Globais (IGES) que vem desenvolvendo atividades e estudos sobre a temática. Serão utilizados os games para Android e iOS (Caça Mosquito, Busque Dengue, Sai Zica, Dengue UNA-SUS, Dengue x Chik x Zika, dentre outros) sobre a ecologia vetorial e a dinâmica de transmissão de doenças como Dengue, Chikungunya, Zika vírus, Febre Amarela, dentre outras. Ademais, pretende-se identificar e mapear os locais de proliferação de vetores transmissores dessas doenças através de um aplicativo de mapeamento participativo, Mosquito Habitat Mapper..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Isa Beatriz da Cruz Neves - Coordenador / Murilo Guerreiro - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
2016 - 2017
Edumóvel: construindo elos entre práticas pedagógicas e dispositivos móveis digitais.
Descrição: O curso de extensão Edumóvel visa contribuir para a desmistificação da concepção dos dispositivos móveis digitais como meros artefatos úteis apenas para comunicação e entretenimento. Assim, o curso pretende estimular e mobilizar saberes em prol da emancipação digital dos docentes através de uma formação com articulação teórica e técnica sobre temáticas como: cultura digital, aprendizagem móvel, web semântica, Internet das coisas, tecnologias vestíveis, rede colaborativa, ubiquidade, direitos autorais, promoção da saúde, segurança digital, dentre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Isa Beatriz da Cruz Neves - Coordenador / Lynn Rosalina Gama Alves - Integrante / Jacqueline Leal - Integrante.
2012 - 2016
M-LEARNING NAS CLASSES HOSPITALARES: (re)construção de espaços e ambientes de aprendizagem através dos tablets
Descrição: Frequentemente, os dispositivos móveis estão sendo integrados à rotina de professores e estudantes de diversos segmentos da educação, instaurando assim a era do mobile learning (m-learning), ou seja, a era da aprendizagem em movimento através do uso de dispositivos móveis, sem estar limitada a um local fixo. Uma iniciativa de m-learning que vem se destacando é a utilização dos tablets no processo de construção do conhecimento e nas interações interpessoais de crianças e adolescentes das classes hospitalares de Salvador/BA. Estas classes se constituem em uma modalidade de atendimento pedagógico especializado, prestado à criança e ao adolescente hospitalizado e/ou em tratamento de saúde, legitimado e previsto na Política Nacional de Educação Especial (BRASIL. MEC, 1994), sendo assegurado também pela Resolução nº 41, de 1995. Sobretudo, essa modalidade de atendimento visa garantir a manutenção e o direito da continuidade da escolarização enquanto durar a internação, evitando a evasão, o fracasso escolar e a exclusão dos sujeitos. Além disso, também contribui para o resgate da saúde e melhor qualidade de vida deles. Na busca por maior compreensão sobre esse tema, a presente pesquisa busca analisar de que maneira a interação com os tablets podem contribuir para aprendizagem de crianças e adolescentes hospitalizados. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa inspirada por pressupostos da etnopesquisa crítica e da abordagem multirreferencial. Por permitir uma investigação mais ampla e detalhada de um ou mais objetos, o caminho metodológico adotado será o estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas serão: questionário, observação participante e a entrevista semi-estruturada. Almeja-se que os resultados encontrados nesta pesquisa tragam, dentre outras coisas, maior visibilidade e ações incisivas da parte dos órgãos governamentais responsáveis que atendam às demandas das classes hospitalares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
GAMES STUDIES: MAPEANDO AS PESQUISAS NA ÁREA DE GAMES NO BRASIL
Descrição: Os jogos eletrônicos vêm se constituindo em um fenômeno cultural investigado sob diferentes pontos de vista, demandando um mapeamento dos percursos teóricos-metodológicos trilhados pelos pesquisadores para configurar o Estudo dos Games no Brasil (Games Studies), subsidiando novas investigações e práticas. Assim, com o objetivo de construir o estado da arte sobre as pesquisas dessa área realizadas no Brasil no período de 1994 a 2010, imergimos no universo do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, para identificar aspectos como: área de conhecimento, período, instituição, pesquisador, orientador, categorias teóricas que nortearam as discussões, bem como a indicação do percurso metodológico predominante nestas investigações. Os resultados preliminares da pesquisa, isto é, o levantamento quantitativo do período de 1994 a 2008, já foi realizado e apontam para o crescimento exponencial e consolidação das áreas de comunicação e educação. Assim, constatamos que este objeto singular sai do ostracismo acadêmico e invade nossas universidades como objeto de estudo relevante no cenário brasileiro. Este projeto tem a intenção de aprofundar a investigação inicial realizada, identificando, quais as teses e dissertações que foram defendidas no período referenciado, indicando instituições, pesquisadores, aportes teóricos, contribuições, dentre outros aspectos, envolvendo as duas áreas que mais produzem nesse segmento, isto é, comunicação e educação. O resultado da pesquisa será apresentado em forma de multimídia que servirá como base de referência para os pesquisadores das áreas de educação e comunicação que tem os games como objeto. Desta forma, o objetivo da pesquisa é analisar a produção realizada, construindo um estado da arte na área de games, subsidiando novas investigações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Programa Um computador por aluno - PROUCA/BA
Descrição: O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil. Cada escola receberá os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. Afase denominada Piloto, abrangerá cerca de 300 escolas públicas pertencentes às redes de ensino estaduais e municipais, distribuídas em todas as unidades da federação e selecionadas mediante critérios acordados com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) e a Presidência da República..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
O JOGO DIGITAL TRÍADE: IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA: COM A PALAVRA OS PROFESSORES
Descrição: Estudo sobre os jogos digitais e ensino de História, na tentativa de fortalecer as discussões sobre essa temática e analisar quais são os sentidos que os professores e graduandos dessa área do conhecimento tecem sobre as potencialidades do jogo de simulação histórica Tríade: Igualdade, Liberdade e Fraternidade para o processo de ensino-aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Robótica e Emancipação sociodigital: minimizando desigualdade de oportunidades
Descrição: Este curso de extensão possui o caráter teórico-prático e tem o intuito de promover a emancipação sócio-digital através da difusão de temáticas relacionadas à robótica em meio a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para tanto, propõe-se as seguintes ações: introduzir conceitos básicos utilizados na robótica como eletrônica, componentes, controladores, motores, atuadores e sensores; potencializar o raciocínio lógico e a criatividade na construção de algoritmos e programas para controle de mecanismos; possibilitar a interação com o microcontrolador Arduino; propiciar a aplicação dos conceitos em atividades cotidianas e elaborar sistemas automatizados para atividades domésticas. Almeja-se demonstrar como os códigos e as linguagens de escrita de programação possibilitam o funcionamento de aparelhos como televisão, geladeira, ar condicionado, aparelhos celulares/smartphones, tablets, computadores etc. Ademais, os cursos contribuirão para a elaboração de conceitos, a construção de conhecimentos referentes a diversas disciplinas (Matemática, Física, dentre outras) e o desenvolvimento do raciocínio lógico por meio da articulação teoria-prática, saber-fazer, praxis. O intuito dessas ações é fomentar o raciocínio lógico e a criatividade na construção de algoritmos e programas para controle de mecanismos; possibilitar a interação com o microcontrolador Arduino; propiciar a aplicação dos conceitos em atividades cotidianas e elaborar sistemas automatizados para atividades domésticas. Os cursos de extensão serão subdivididos nas seguintes etapas: a) teórica - com ciclos de palestras sobre temáticas referentes à tecnologia (games, robótica, internet das coisas, inteligência artificial, cuidados e ética na utilização de redes sociais, realidade virtual, realidade aumentada, dentre outros); b) prática - com oficinas no laboratório de informática do PAF V da UFBA para introduzir conceitos básicos de linguagem de programação visual através do Scratch, Codeacademy, Blockly, Try Ruby, Microsoft Imagine, dentre outras; c) Visita técnica no IHAC LAB-I- com aulas instrucionais sobre assuntos referentes a robótica (como eletrônica, componentes, controladores, motores, atuadores e sensores) mediante a interação com o Arduino.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: construindo alternativas para emancipação sócio-digital de jovens moradores de comunidades carentes de Salvador
Descrição: O projeto de extensão universitária EDUCAÇÃO TECNOCIENTÍFICA DE JOVENS MORADORES DE COMUNIDADES CARENTES DE SALVADOR: construindo alternativas para emancipação sócio-digital, tem o objetivo de promover a capacitação e a construção de conhecimentos tecnocientíficos de jovens (na faixa etária 16 a 22 anos) residentes em comunidades carentes de Salvador-Bahia que estão à margem da evolução tecnológica e não tem poder aquisitivo suficiente para realizar cursos de formação nessa área. O projeto visa, dentre outras coisas, minimizar a exclusão digital em prol da emancipação sócio-digital desses jovens através de um ambiente multirreferencial de aprendizagem. Algumas das atividades que serão realizadas no projeto são: Curso de Extensão formativos e interativos (Microsoft Office 365, Internet, Cibersegurança, Google Drive, Google cloud, MOODLE, MOOC, Dropbox, Dispositivos Móveis digitais, Aplicativos, Webmapa (Viconsaga), Elaboração de vídeos, Edição de imagens, Museus virtuais, Youtuber etc), ciclo de palestras com especialistas em temáticas contemporâneas (Cibercultura, Realidade aumentada, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Gamificação, Internet das Coisas, Robótica, Redes sociais, Convergência digital, Fake News etc) e visitas de campo (Parque Tecnológico da Bahia, IHAC LAB). Essas ações do projeto pretendem desenvolver nos jovens diversas competências e habilidades digitais, contudo, a finalidade não e só introduzir esses jovens que vivem a margem do processo de inclusão sócio-digital como usuários de tecnologias, mas também produtores de informações, criadores de novas ideias e agentes em redes colaborativas embasados pelo pensamento crítico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Isa Beatriz da Cruz Neves - Coordenador / Ana Luiza Carregosa - Integrante / Ricardo Lustosa Brito - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
2016 - 2017
Edumóvel
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Isa Beatriz da Cruz Neves - Integrante / Jacqueline Leal - Coordenador / Murilo Guerreiro - Integrante / Alef Ramos - Integrante.
2013 - 2016
Cultura da mobilidade e Educação
Descrição: Este curso tem como objetivo central sensibilizar os graduandos de Pedagogia para a construção dos sentidos pedagógicos em torno da interação com os dispositivos móveis no contexto escolar. Para isto, será proposto um espaço de produção no qual os sujeitos desenvolverão, a partir dos dispositivos móveis, conteúdo transmídia através de diferentes matrizes de linguagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Isa Beatriz da Cruz Neves - Integrante / Lynn Rosalina Gama Alves - Coordenador / Tatiana Paz - Integrante.
2012 - 2012
Dispositivos Móveis e Educação: desbravando possibilidades pedagógicas
Descrição: Este curso se propõe a discutir as diversas possibilidades pedagógicas das tecnologias móveis, sobretudo a tablet na tentativa de delinear novos percursos para a prática de profissionais que atuam na formação de professores do ensino básico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Isa Beatriz da Cruz Neves - Integrante / Lynn Rosalina Gama Alves - Coordenador / Tatiana Santos Paz - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2009
BÚZIOS: ECOS da LIBERDADE
Descrição: Jogo eletrônico do tipo adventure, sobre a Revolta dos Búzios, permitindo aos alunos e professores do ensino fundamental e médio,vivenciarem papéis de sujeitos mesmo que fictícios, deixando a função de meros espectadores de uma História determinista e produzida pelos heróicos personagens dos livros didáticos, para o de produtores do conhecimento capazes de criticar, escolher e diferenciar a História da ficção e da realidade. A Revolta dos Búzios, também conhecida por Revolta dos Alfaiates, foi um importante movimento emancipacionista de caráter popular de origem africana e afro-descendentes, que ocorreu no final do século XVIII, e teve o seu marco no dia 12 de agosto de 1798, quando foram publicados em locais públicos 11 (onze) boletins manuscritos na cidade de Salvador (até então, conhecida como Capitania da Bahia) que traziam em seu bojo os ideais da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade). Assim, o jogo Búzios: ecos de liberdade tem o objetivo de possibilitar aos alunos e professores simularem tais fatos, interagindo e imergindo em um cenário e ambiente com características próprias da época..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2008
TRIADE - MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA (APOIO FINEP)
Descrição: O ?Tríade ? mediando o processo ensino aprendizagem da História?, visa possibilitar a imersão dos alunos no universo do século XVIII, especialmente na Revolução Francesa, despertando nos alunos do ensino fundamental e médio o desejo de aprender de forma lúdica e prazerosa. Este conteúdo rico e importante para entender o contexto da sociedade contemporânea será apresentado através de um jogo de simulação. Este tipo de game possibilita aos jogadores experimentar situações que não podem muitas vezes ser concretizadas no cotidiano. Assim, através da mediação desses jogos é possível criar novas formas de vida, gerir sistemas econômicos, constituir famílias, enfim, simular o real, antecipar e planejar ações, desenvolver estratégias, projetar os conteúdos afetivos, culturais e sociais do jogador que aprende na interação com os jogos eletrônicos. Como estes jogos não têm regras rígidas, admitem a emergência de vários estilos de jogos, construindo uma narrativa bem particular, idiossincrática, permitindo a presença dos diferentes modelos de aprendizagem. Assim, nesses enredos, é possível projetar questões particulares dos envolvidos nos games, re-significando-as, isto é, tornando-os autores, atores e interatores de suas histórias, autorizando-se no seu próprio processo de descoberta e construção. O contato com os games possibilita aos jovens habilidades fundamentais para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem neste caso na disciplina de história, e não só, eles proporcionam habilidades e competências para que se mantenham ?vivos? na vida e no mundo do trabalho.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Isa Beatriz da Cruz Neves - Integrante / Lynn Rosalina Gama Alves - Coordenador / Leonardo Pessoa - Integrante / Gildeon Sena - Integrante / Felix Neto - Integrante / Felipe Assis - Integrante / Edvaldo Fagundes - Integrante / Abelmon Bastos - Integrante / Mauro Lira - Integrante / Osias filho - Integrante / Shalon Cerqueira - Integrante / Arivan Bastos - Integrante / Camila Santana - Integrante / Juliana Moura - Integrante / Durval Lodelo - Integrante / Marco Simões - Integrante / Filomena Moita - Integrante / Esteban Clua - Integrante / Marcus Vinicius Ventura Araújo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Faces da História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e tecnologia digitais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciência e tecnologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias móveis.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Classes Hospitalares.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
PRÊMIO DENISE LAVALLÉE, Núcleo de Estudos Canadenses-NEC/UNEB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NEVES, I. B. C.2016NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . Clases hospitalarias en Brasil: desafíos y posibilidades en la ciudad de Salvador-Bahia. Revista EDHOSPI, v. 3, p. 49-55, 2016.

2.
NEVES, I. B. C.2016NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. ; GONZALEZ, C. . Jogos digitais nas classes hospitalares: desbravando novas interfaces. Obra Digital: journal of communication and technology, v. 10, p. 13, 2016.

3.
OLIVEIRA, F. T. M.2016OLIVEIRA, F. T. M. ; NEVES, I. B. C. . AS TDIC NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CONSCIENTES DE SUAS RESPONSABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS: REFLEXÃO E AÇÃO SOBRE O DESPERDÍCIO DE MERENDA NA ESCOLA. Revista Inova Ciência & Tecnologia, v. 1, p. 36-41, 2016.

4.
PAZ, T. S.2014 PAZ, T. S. ; NEVES, I. B. C. ; ALVES, L. R. G. . Constituição do currículo multirreferencial na cultura da mobilidade. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 12, p. 1248, 2014.

5.
NEVES, I. B. C.2011NEVES, I. B. C.; TOURINHO, Maria A. C. ; FERREIRA, C. A. L. ; AGUIAR, E. P. A. E. ; LIMA, T. P. P. . ENSINO DE HISTÓRIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BAIANAS: UM RELATO. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 5, p. 7-19, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
NEVES, I. B. C.. Web 1.0, 2.0, 3.0 e Competência digital. In: Daniel Mill. (Org.). Dicionário crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ed.Campinas: Papirus, 2018, v. , p. 49-.

2.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . Tecnologias digitais e da Web no contexto hospitalar: possíveis ressignificações de práticas educacionais. In: Lynn Alves; Antonio Moreira. (Org.). Tecnologias e aprendizagens: delineando novos espaços de interação. 1ed.SALVADOR: Edufba, 2017, v. , p. 127-150.

3.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. ; GONZALEZ, C. . EXERGAMES E SAÚDE: ALTERNATIVA PARA COMPLEMENTAR O TRATAMENTO DE EXCESSO DE PESO. In: Tânia Hetkowski; Maria Altina Ramos; Andrea Lago. (Org.). EDUCAÇÃO E TIC: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS, PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 91-110.

4.
NEVES, I. B. C.; Marques, Daniel ; PAZ, Tatiana Santos . FRAGMENTOS QUE NARRAM: UM ESTUDO SOBRE TECNOLOGIAS MÓVEIS, NARRATIVAS E CURRÍCULO. In: Lynn Alves e Jesse Nery. (Org.). Jogos Eletrônicos, mobilidades e Educações: Trilhas em construção. 1ed.Salvador: Edufba, 2015, v. , p. 33-50.

5.
NEVES, I. B. C.; PAZ, Tatiana Santos ; Lygia Fuentes ; ALVES, L. R. G. . DISPOSITIVOS MÓVEIS E GAMIFICAÇÃO: INTERFACES LÚDICAS EM NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. In: Lynn Alves e Jesse Nery. (Org.). Jogos Eletrônicos, mobilidades e Educações: Trilhas em construção. 1ed.Salvador: Edufba, 2015, v. , p. 99-114.

6.
NEVES, I. B. C.; GUIMARAES, J. ; ALVES, L. R. G. . GUARDIÕES DA FLORESTA: DELINEANDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. In: Lynn Alves. (Org.). Games e suas interfaces. 1ed.Santo Tirso: Whitebooks, 2015, v. , p. 53-73.

7.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . Dispositivos móviles digitales y clase hospitalaria: desarrollo de prácticas pedagógicas innovadoras. In: Carina Soledad Gonzalez e Veronica Holz. (Org.). Uso de las TIC para la atención educativa, hospitalaria y domiciliaria. 1ed.Espanha: McGraw Hill Education, 2015, v. , p. 229-240.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NEVES, I. B. C.. Desafio na Idade Média. A tarde, Salvador, p. 1 - 4, 05 ago. 2009.

2.
NEVES, I. B. C.; Jodeilson Mafra Martins . O mundo pós-apocalipse. Jornal A tarde - Caderno Digital, Salvador, p. 1 - 4, 06 maio 2009.

3.
NEVES, I. B. C.. Uma nova luta pelo universo. Jornal A tarde, Caderno Digital, p. 1 - 4, 25 mar. 2009.

4.
JODEILSON MAFRA MARTINS ; NEVES, I. B. C. . O retorno de um clássico. A tarde, Caderno Digital, p. 1 - 4, 04 mar. 2009.

5.
NEVES, I. B. C.; Jodeilson Mafra Martins . Jogando e aprendendo. Jornal A tarde, Caderno Digital, p. 1 - 4, 18 fev. 2009.

6.
Jodeilson Mafra Martins ; NEVES, I. B. C. . Cruzada estratégica pela terra sagrada. A tarde - Caderno Digital, Salvador- Bahia, p. 6, 21 maio 2008.

7.
NEVES, I. B. C.. Rumo ao Oriente. A TARDE, Caderno Digital, Salvador, Ba, p. 6, 19 dez. 2007.

8.
NEVES, I. B. C.; Jodeilson Mafra Martins . Caminhos da Conquista. A tarde - Caderno Digital, Salvador- Bahia, p. 6.

9.
NEVES, I. B. C.; JODEILSON MAFRA MARTINS . Na pele do Homem de Ferro. A tarde- caderno digital.

10.
NEVES, I. B. C.; JODEILSON MAFRA MARTINS . A luta de Bourne continua. A tarde - Caderno Digital, p. 6.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, I. B. C.. DESBRAVANDO O CONTEXTO DAS CLASSES HOSPITALARES BRASILEIRAS. In: Educere, 2015, Curitiba. Anais, do XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE. Curitiba: Educere, 2015.

2.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . Tecnologias móveis e formação pedagógica: experiencia com professores das classes hospitalares. In: Congreso Internacional EDUTEC, 2014, Córdoba. El hoy y el mañana junto a las TIC. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2014.

3.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. ; BASTOS, A. . Jogos digitais e a História: desafios e possibilidades. In: XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - Sbgames, 2012, Brasília. Anais XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - Sbgames, 2012.

4.
NEVES, I. B. C.; Lygia Fuentes ; Glória Flores ; ALVES, L. R. G. . HISTÓRIA E JOGOS DIGITAIS:possíveis diálogos com o passado através da simulação. In: Simpósio Brasileiro de jogos eletrônicos e entreternimento digital - SBGAMES, 2010, Florianópolis. SBGames 2011 - Computing Track. Florianópolis, 2010. p. 70.

5.
NEVES, I. B. C.; Jodeilson Mafra Martins . Jogos eletronicos: uma cultura lúdica emergente para o ensino-aprendizagem de História. In: 19º Epenn, 2009, Joao Pessoa. Educação, direitos humanos e inclusão social. João Pessoa, 2009.

6.
NEVES, I. B. C.. Jogos eletronicos e suas narrativas: um jogo de sedução e fascínio. In: V Seminário: jogos eletronicos, educação e comunicação - Construindo novas Trilhas, 2009, Maceió. Anais V Seminário, 2009.

7.
NEVES, I. B. C.; Jodeilson Mafra Martins ; ALVES, L. R. G. . A crescente presença da narrativa nos jogos eletrônicos. In: VIII Simpósio Brasileiro de jogos e entretenimento digital - Sbgames, 2009, Rio de Janeiro. Anais Sbgames, 2009.

8.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; FRAGA, Giulia ; JODEILSON MAFRA MARTINS ; SANTANA, C. ; Tatiana PAz ; Vanessa Rios . Games e História: construindo trilhas pedagógicas. In: 19º EPENN, 2009, PARAÍBA. Educação, direitos humanos e inclusão social. Paraíba, 2009.

9.
Jodeilson Mafra Martins ; NEVES, I. B. C. . Políticas públicas e o desenvolvimento de jogos eletrônicos para educação. In: 19º EPENN, 2009, João Pessoa. Educação, direitos humanos e inclusão social. João Pessoa, 2009.

10.
NEVES, I. B. C.. Práticas reflexiva e o saber docente: uma breve explanação. In: I Fórum de didática e prática pedagógica, 2009, Salvador. I Fórum de didática e prática pedagógica, 2009.

11.
NEVES, I. B. C.; JODEILSON MAFRA MARTINS . CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA. In: IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPUH / BA, 2008, VITÓRIA DA CONQUISTA. ANPUH / BA, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . M-learning nas classes hospitalares: (re)construção de espaços e ambientes de aprendizagem através dos tablets. In: XV Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2013, Viseu. 15.ª edição do Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE). Viseu, 2013. p. 218-219.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, I. B. C.; LEAL, Jacqueline . Projeto Edumóvel: elos entre práticas pedagógicas e dispositivos móveis digitais. In: V Congreso Internacional de Videojuegos y Educación (CIVE'17), 2017, Tenerife. LIBRO DE ACTAS - V Congreso Internacional de Videojuegos y Educación (CIVE'17). Tenerife: Universidad de La Laguna, 2017. p. 75.

2.
NEVES, I. B. C.. CONFLUÊNCIAS ENTRE JOGOS DIGITAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA. In: ANPUH-BA, 2012, Ilhéus. Anais Anpuh-BA, 2012.

3.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . JOGOS DIGITAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR: com a palavra, os graduandos e os professores. In: III SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO PUC-SP, 2012, São Paulo. Anais II Webcurrículo, 2012.

4.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . Jogos Digitais e a Constituição de Saberes: Tensões e Imbricamentos na Construção do Currículo Multirreferencial. In: Videojogos - 5ª Conferência anual em Ciência e Arte dos Videojogos, 2012, Lisboa. Anais Videojogos - 5ª Conferência anual em Ciência e Arte dos Videojogos, 2012.

5.
NEVES, I. B. C.. Jogos Digitais e Suas Potencialidades para o Processo de Ensino-Aprendizagem de História. In: Videojogos - 5ª Conferência anual em Ciência e Arte dos Videojogos, 2012, Lisboa. Anais Videojogos - 5ª Conferência anual em Ciência e Arte dos Videojogos, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, I. B. C.; Reis, Daniela ; Oliveira, Ariane . Experiências de pesquisa em educação e saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NEVES, I. B. C.; VALE, Márcia ; MILANI, Ive . Aulas domiciliarias y hospitalarias: una reflexión sobre los desafíos de práctica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. ; GONZALEZ, Carina . Jogos digitais nas classes hospitalares: desbravando novas interfaces. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
NEVES, I. B. C.; Tatiana PAz ; Lygia Fuentes ; ALVES, L. R. G. . Dispositivos móveis e gamificação: interfaces lúdicas em novas práticas educativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . Docência em contexto hospitalar e dispositivos móveis: possíveis (res)significações de práticas pedagógicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . Tecnologias móveis e formação pedagógica: experiência com professores das classes hospitalares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
NEVES, I. B. C.. História e narrativas nos games. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . JOGOS DIGITAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR: com a palavra, os graduandos e os professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NEVES, I. B. C.. CONFLUÊNCIAS ENTRE JOGOS DIGITAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
NEVES, I. B. C.. Novos recursos de aprendizagem com enfoque em jogos digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NEVES, I. B. C.. DESVENDANDO O UNIVERSO DOS GAMES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . Jogos Digitais e a Constituição de Saberes: Tensões e Imbricamentos na Construção do Currículo Multirreferencial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NEVES, I. B. C.. Jogos Digitais e Suas Potencialidades para o Processo de Ensino-Aprendizagem de História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. ; BASTOS, A. . Jogos digitais e a História: desafios e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
NEVES, I. B. C.. Games e Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
NEVES, I. B. C.. Tecendo trilhas para o fazer educativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
NEVES, I. B. C.. GAMES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
NEVES, I. B. C.. APLICAÇÃO DA LEI 10.639 EM SALA DE AULA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
NEVES, I. B. C.. Jogos digitais como possibilidade para educação: um estudo de caso sobre o jogo Búzios - ecos da liberdade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NEVES, I. B. C.. O cinema na história : Análise do filme O Triunfo da vontade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
NEVES, I. B. C.. GAMES E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA EDUCAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
NEVES, I. B. C.; Lygia Fuentes ; Glória Flores ; ALVES, L. R. G. . HISTÓRIA E JOGOS DIGITAIS: possíveis diálogos com o passado através da simulação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
NEVES, I. B. C.. Prática reflexiva e o saber docente: uma breve explanação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
NEVES, I. B. C.; Jodeilson Mafra Martins . A crescente presença da narrativa nos jogos eletronicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
NEVES, I. B. C.; AMÉRICO, José . Jogos eletronicos e suas narrativas: um jogo de sedução e fascinio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
NEVES, I. B. C.; Jodeilson Mafra Martins . Jogos eletronicos: uma cultura lúdica emergente para o ensino-aprendizagem de história. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
NEVES, I. B. C.; TOURINHO, Maria A. C. . GAMES: AMBIENTES IMERSIVOS DE APRENDIZAGEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
NEVES, I. B. C.; Jodeilson Mafra Martins . Um breve traçado histórico sobre o surgimento da cultura escolar elitista no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
NEVES, I. B. C.; JODEILSON MAFRA MARTINS . O papel do historiador na construção de roteiros para jogos eletrônicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
NEVES, I. B. C.. o Jogo eletrônico - A Aventura no Pólo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
NEVES, I. B. C.. A contemplação e colaboração da História na formação de consciência pedagógica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
NEVES, I. B. C.; Jodeilson Mafra Martins . TRÍADE: MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NEVES, I. B. C.; PESSOA, Marcos ; Tatiana PAz . Roteiro do Jogo digital Brasil 2014: Salvador Rumo a Copa. 2011.

2.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; JODEILSON MAFRA MARTINS . Roteiro do jogo digital Búzios: ecos da liberdade. 2010.

Programas de computador sem registro
1.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; Montenegro, Raphael ; Macedo, Aldemar ; Tatiana PAz ; BASTOS, A. ; Assis, Danilo . Brasil 2014: Salvador Rumo a Copa. 2011.

2.
NEVES, I. B. C.; Jodeilson Mafra Martins ; Macedo, Aldemar ; Montenegro, Raphael ; NETO, F. ; ALVES, L. R. G. ; Alexandre santos ; BASTOS, A. ; Tatiana PAz ; Tuiris de Azevedo ; Vanessa Rios . Buzios: Ecos da Liberdade. 2009.

3.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; JODEILSON MAFRA MARTINS ; BASTOS, A. ; Macedo, Aldemar ; Alexandre santos ; Tuiris de Azevedo . Braskem Game Quiz. 2008.

4.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; ARAUJO, M. V. V. ; Assis, Danilo ; ASSIS, F. ; BASTOS, A. ; BASTOS, A. ; CERQUEIRA, S. ; CLUA, E. ; FILHO, O. ; JODEILSON MAFRA MARTINS ; LIRA, M. ; LODELO, D. ; Macedo, Aldemar ; Montenegro, Raphael ; MOURA, J. ; NETO, F. ; PESSOA, L. ; SANTANA, C. ; SENA, G. ; SIMOES, M. ; Tuiris de Azevedo ; Tatiana PAz ; Vanessa Rios ; Alexandre santos . Triade: Igualdade, Liberdade e Fraternidade. 2008.

5.
ALVES, L. R. G. ; Jodeilson Mafra Martins ; NEVES, I. B. C. ; Assis, Danilo ; Montenegro, Raphael ; BASTOS, A. ; Macedo, Aldemar . Desafio Industrial. 2008.

Produtos tecnológicos
1.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; Macedo, Aldemar ; Assis, Danilo ; BASTOS, A. ; Tatiana PAz ; Vanessa Rios ; PESSOA, Marcos . Jogo digital - Brasil 2014: rumo ao Hexa. 2011.

2.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; Jodeilson Mafra Martins ; Montenegro, Raphael ; Macedo, Aldemar ; BASTOS, A. . Jogo digital - Búzios: ecos da liberdade. 2010.

3.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; Montenegro, Raphael ; ASSIS, F. ; Assis, Danilo ; BASTOS, A. ; BASTOS, A. ; CERQUEIRA, S. ; FILHO, O. ; JODEILSON MAFRA MARTINS ; NETO, F. ; MOURA, J. ; PESSOA, L. . Jogo Digital: Tríade - igualdade, liberdade e fraternidade. 2009.

4.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. ; JODEILSON MAFRA MARTINS ; BASTOS, A. ; Macedo, Aldemar . Jogo Digital - Quiz Braskem. 2008.

5.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; Montenegro, Raphael ; JODEILSON MAFRA MARTINS ; Assis, Danilo ; Macedo, Aldemar ; BASTOS, A. . Jogo Digital - Aventura no Pólo. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
NEVES, I. B. C.; Vanessa Rios ; ALVES, L. R. G. ; PESSOA, Marcos . Orientações Pedagógicas do jogo Brasil 2014: Salvador Rumo a Copa. 2011.

2.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; Jodeilson Mafra Martins ; Tatiana PAz ; Vanessa Rios . Orientações pedagógicas do jogo eletrônico Tríade: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. 2008.

3.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; BASTOS, A. ; Alexandre santos ; Jodeilson Mafra Martins ; Macedo, Aldemar . Design Document do jogo eletrônico Triade: Liberdade, igualdade e fratenidade. 2008.

4.
NEVES, I. B. C.; JODEILSON MAFRA MARTINS ; ALVES, L. R. G. ; MOURA, J. ; SANTANA, C. . Roteiro do Jogo Tríade- Liberdade, Igualdade e Fraternidade. 2008.

5.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . Projeto Búzios - Ecos da Liberdade. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
NEVES, I. B. C.; Lygia Fuentes ; ALVES, L. R. G. ; GUIMARAES, J. ; CARNEIRO, N. . Dispositivos móveis nas classes hospitalares e domiciliares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
NEVES, I. B. C.. Oficina Games e Educação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
NEVES, I. B. C.; COUTINHO, I. ; RODRIGUES, P. ; CARIBE, A. . Jogos digitais na aprendizagem. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Núcleo de Estudo).

4.
NEVES, I. B. C.; PAZ, Tatiana Santos ; ALVES, L. R. G. . Dispositivos Móveis e Educação: desbravando possibilidades pedagógicas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
NEVES, I. B. C.. Tópicos sobre Educação de Jonevs e Adultos - Faculdade D.Pedro II. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módudo sobre Educação de Jovens e Adultos).

6.
NEVES, I. B. C.. Oficina de produção de jogos de tabuleiro e de cartas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
NEVES, I. B. C.. Oficina de produção de jogos digitais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
NEVES, I. B. C.; PESSOA, Marcos ; ALVES, L. R. G. ; Tatiana PAz ; Vanessa Rios . Curso Conteúdos interativos e práticas pedagógicas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
NEVES, I. B. C.. História e jogos digitais: possíveis diálogos com o passado através da simulação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
NEVES, I. B. C.; TOURINHO, Maria A. C. . Relatório de estudos (2º semestre). 2010. (Relatório de pesquisa).

11.
NEVES, I. B. C.; TOURINHO, Maria A. C. . Relatório de Estudos (1º semestre). 2010. (Relatório de pesquisa).

12.
NEVES, I. B. C.; TOURINHO, Maria A. C. . Relatório de Estudo (1º Semestre). 2009. (Relatório de pesquisa).

13.
NEVES, I. B. C.; TOURINHO, Maria A. C. . Relatório de Estudos (2º Semestre). 2009. (Relatório de pesquisa).

14.
NEVES, I. B. C.. Relatório de atividades. 2008. (Relatório de pesquisa).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; BASTOS, A. ; BASTOS, A. ; NETO, F. . Triade: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE. 2011.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 11577-3, data de registro: 17/02/2011, título: "Triade: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; BASTOS, A. ; Macedo, Aldemar . Búzios - ecos da liberdade.. 2011.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 11577-3, data de registro: 17/02/2011, título: "Búzios - ecos da liberdade." , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALVES, L. R. G.; NEVES, I. B. C.; BARBOSA, J.; REZENDE, André. Participação em banca de Kennedy Ferreira Araújo. Mosaico inclusivo: uma plataforma colaborativa para troca de experiências entre docentes que atuam no ensino profissionalizante com alunos PcDs. 2017. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI - Departamento Regional da Bahia.

2.
ALVES, L. R. G.; PEREIRA-GUIZZO, C. S.; BORATTO, M. C.; NEVES, I. B. C.. Participação em banca de Eliton Elói Brandão de Freitas. SAFESKILL: um serious game para estudantes e profissionais de segurança do trabalho - foco na industria da construção civil. 2017. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI - Departamento Regional da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G.; PRETTO, Nelson. Participação em banca de Beatriz Oliveira de Almeida. Letramento digital em ambientes interativos: Moodle e Zotero nos bacharelados interdisciplinares da UFBA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGEISU) - Universidade Federal da Bahia.

2.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G.; BARBOSA, J.; REZENDE, André. Participação em banca de Kennedy Ferreira Araújo. A mediação das tecnologias digitais e assistivas no ensino profissionalizante para qualificação do aluno com deficiência. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI - Departamento Regional da Bahia.

3.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G.; PEREIRA-GUIZZO, C. S.. Participação em banca de Eliton Elói Brandão. Modelagem de um serious game para estudantes e profissionais de segurança do trabalho - aplicação na industria da construção civil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI - Departamento Regional da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, C. S.; MORAES, Cândida; NEVES, I. B. C.. Participação em banca de Caroline da Silva Santos. Mídias audiovisuais e produção de vídeo: análise de vídeos do Youtube. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Produção de Mídias para Educação Online) - Universidade Federal da Bahia.

2.
PINTO, L. B. C.; MORAES, Cândida; NEVES, I. B. C.. Participação em banca de Leonardo Barros Costa Pinto. Mídia audiovisual e educação ambiental: desenvolvimento de estratégias em prol do processo de ensino-aprendizagem. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Produção de Mídias para Educação Online) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SANTOS, L. A. N.; MORAES, Cândida; NEVES, I. B. C.. Participação em banca de Levi Alã Neves dos Santos. Contribuições para o desenvolvimento de planos de aula na produção de videoaulas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Produção de Mídias para Educação Online) - Universidade Federal da Bahia.

4.
SANTANA, L. R. A.; MORAES, Cândida; NEVES, I. B. C.. Participação em banca de Lívia R. Amorim de Santana. Desafios sobre a integração de tecnologias no contexto universitário: revisão de literatura. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Produção de Mídias para Educação Online) - Universidade Federal da Bahia.

5.
REIS, L.; MORAES, Cândida; NEVES, I. B. C.. Participação em banca de Luciane Reis. Ambientes de aprendizagem: construção de conhecimento empresarial para comunidades remotas e étnicas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Produção de Mídias para Educação Online) - Universidade Federal da Bahia.

6.
SANTOS, M. A.; MORAES, Cândida; NEVES, I. B. C.. Participação em banca de Marinéia Almeida dos Santos. EAD e Universidade corporativa: desafios na implementação de um curso de finanças. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Produção de Mídias para Educação Online) - Universidade Federal da Bahia.

7.
NEVES, I. B. C.; Nascimento, Amanda; Carvalho, Marco. Participação em banca de Patrícia Luciene Fonseca Santos. A apropriação das TDIC por professores como proposta do curso Educação na Cultura Digital. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
NEVES, I. B. C.; Nascimento, Amanda; Carvalho, Marco. Participação em banca de Valéria de Ornellas Franquilino. Benefícios e desafios do uso da lousa digital como recurso pedagógico: um estudo de caso relacionado à superintendência regional de ensino de Manhuaçu - MG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
MATOS, R.; NEVES, I. B. C.. Participação em banca de Elma Moura da Silva Cintra. Alfabetização, novas tecnologias e letramento como práticas sociais e suas interrelações na perspectiva da EJA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA) - Universidade Federal da Bahia.

10.
NEVES, I. B. C.; ALMADA, Darlene. Participação em banca de Isa Clarissa de Almeida Costa de Carvalho. Uso de Softwares Educativos no processo de alfabetização de crianças numa perspectiva sócio interacionista. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia.

11.
NEVES, I. B. C.; SOARES, Narciso das Neves. Participação em banca de Maria Aurea Santos Ribeiro. Tecnologia e Matemática: uma experiência no 3º ano do ensino fundamental I. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia.

12.
NEVES, I. B. C.; SANTOS, J. C.. Participação em banca de Juçara Rosa Santos de Araújo. Os jogos digitais como potencializadores do processo de socialização. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia.

13.
NEVES, I. B. C.; SOARES, Narciso das Neves. Participação em banca de Aline Maria Dantas Andrade Costa. O jogo digital como motivador da aprendizagem na geração do seculo XXI. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia.

14.
NEVES, I. B. C.; SANTOS, J. C.. Participação em banca de Aguinaldo Barbosa dos Santos. O uso do celular como mídia educativa na educação básica: o caso da Escola Municipal Ministro Simões Filho. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia.

15.
JODEILSON MAFRA MARTINS; NEVES, I. B. C.. Participação em banca de Mariana Virginia Silva Souza. O hipertexto como elemento mediador do processo de aprendizagem da leitura e da escrita. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia.

16.
JODEILSON MAFRA MARTINS; NEVES, I. B. C.. Participação em banca de Ricardo José Vasconcelos de Oliveira. Jogos eletrônicos no contexto da educação de jovens e adultos no bairro de Santa Cruz. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NEVES, I. B. C.; SANTOS, C.A; DOURADO, E. O. C.. Participação em banca de Maria Glória Moura de Araújo.Reencontro com minhas lembranças: pessoais e profissionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

2.
NEVES, I. B. C.; VIEIRA FILHO, R. R.; SILVA, A. C. L.. Participação em banca de Lorena Silvia de Jesus Lopes Teixeira.A importância da utilização dos jogos didáticos no ensino de história no Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
NEVES, I. B. C.; Valente, Vania. Participação em banca de Iann Thanara Neves.Políticas públicas no governo Lula: reestruturação social ou assistencialismo?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA (Bacharelado e Licenciatura)) - Universidade Católica do Salvador.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6th International Conference of Rodent Biology and Managemenent & 16th Rodens ET Spatium,. Education in health associated with gamification against Leptospirosis. 2018. (Congresso).

2.
Campus Party - Bahia.Robótica e Games: ferramentas para aprendizagem STEAM. 2018. (Outra).

3.
Congresso da UFBA. TIC e mapeamento colaborativo: novos horizontes para emancipação sócio-digital. 2018. (Congresso).

4.
Seminário: Lugar de mulher é também na área de games.Pesquisa e ensino na área de games ? com a palavra as mulheres. 2018. (Seminário).

5.
Brazil Conference Salvador.Estratégias educacionais para o desenvolvimento de tecnologia. 2017. (Outra).

6.
Challenges 2017: Aprender nas nuvens. Dispositivos móveis e formação docente: mobilizando saberes. 2017. (Congresso).

7.
Simpósio Internacional de Tecnologias Educativas e EaD.Tecnologias digitais e classes hospitalares. 2017. (Simpósio).

8.
3er CONGRESO LATINOAMERICANO Y DEL CARIBE. Aulas domiciliarias y hospitalarias: una reflexión sobre los desafíos de práctica. 2016. (Congresso).

9.
Educere - XII Congresso Nacional de Educação. Desbravando o contexto das classes hospitalares brasileiras. 2015. (Congresso).

10.
I Colóquio Nacional sobre formação em contexto e práxis educativas com crianças. 2015. (Congresso).

11.
XI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Jogos digitais nas classes hospitalares: desbravando novas interfaces. 2015. (Seminário).

12.
1º CONGRESSO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE. Docência em contexto hospitalar e dispositivos móveis: possíveis (res)significações de práticas pedagógicas. 2014. (Congresso).

13.
1º SIMPOSIO INTERNACIONAL DE PSICOMOTRICIDADE COM ESCOLARES EM HOSPITAIS E AMBULATÓRIOS. 2014. (Simpósio).

14.
8º ENCONTRO NACIONAL DE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAr.Docência em contexto hospitalar e dispositivos móveis: possíveis (res)significações de práticas pedagógicas. 2014. (Encontro).

15.
X Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Dispositivos móveis e gamificação: interfaces lúdicas em novas práticas educativas. 2014. (Seminário).

16.
XVII Congreso Internacional EDUTEC. Tecnologias móveis e formação pedagógica: experiência com professores das classes hospitalares. 2014. (Congresso).

17.
Calourada do Curso de História UCSal.Ensino de história e o uso de tecnologias digitais.. 2013. (Outra).

18.
Encontro dos Coordenadores do Proinfo.Jogos digitais na aprendizagem. 2013. (Encontro).

19.
XV Simpósio Internacional de Informática Educativa.M-LEARNING: desafios e possibilidades com o uso dos tablets. 2013. (Simpósio).

20.
XXI EPENN - Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.M-LEARNING: desafios e possibilidades com o uso dos tablets. 2013. (Simpósio).

21.
35ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2012. (Congresso).

22.
II (IN)FORMACCE ? Encontro de Estudos, Pesquisas em Currículo e Formação. 2012. (Encontro).

23.
III SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO PUC-SP.JOGOS DIGITAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR: com a palavra, os graduandos e os professores. 2012. (Seminário).

24.
Jornada Pedagógica 2012 do IFBA - Campus Santo Amaro.Novos recursos de aprendizagem com enfoque em jogos digitais. 2012. (Outra).

25.
Seminário Búzios-uma história de igualdade - UNEB.Jogo Búzios: ecos da liberdade. 2012. (Seminário).

26.
TECMED 2012- TECNOLOGIAS MÓVEIS E EDUCAÇÃO. 2012. (Seminário).

27.
Videojogos - 5ª Conferência anual em Ciência e Arte dos Videojogos. Jogos Digitais e a Constituição de Saberes: Tensões e Imbricamentos na Construção do Currículo Multirreferencial. 2012. (Congresso).

28.
Videojogos - 5ª Conferência anual em Ciência e Arte dos Videojogos. Jogos Digitais e Suas Potencialidades para o Processo de Ensino-Aprendizagem de História. 2012. (Congresso).

29.
VIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.História e narrativas nos games. 2012. (Seminário).

30.
V SEMANA DE PEDAGOGIA - UESB.SESSÃO ESPECIAL: GAMES E EDUCAÇÃO. 2012. (Outra).

31.
V SIMCIT (Simpósio Científico e Tecnológico) - UNIFACS.Games. 2012. (Simpósio).

32.
XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - Sbgames.Jogos digitais e a História: desafios e possibilidades. 2012. (Simpósio).

33.
XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE. 2012. (Encontro).

34.
III ENFORSUP e II FÓRUM de Didática e Prática Pedagógica. 2011. (Encontro).

35.
VII Seminário de Jogos eletrônicos, educação e comunicação.Jogos digitais como possibilidade para educação: um estudo de caso sobre o jogo Búzios-ecos da liberdade. 2011. (Seminário).

36.
Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Educação-ANPED. 2010. (Congresso).

37.
Ciclo de Palestra Projeto-Irecê.Jogos digitais e possibilidades para Educação. 2010. (Outra).

38.
Ciclo de palestra projeto Tapiramutá.Games e possibilidades pedagógicas. 2010. (Outra).

39.
Ciclo de palestra sobre cinema na História.o cinema na História: reflexão do filme Triunfo da vontade. 2010. (Outra).

40.
Curso de extensão: Games e educação. 2010. (Outra).

41.
SBGAMES.HISTÓRIA E JOGOS DIGITAIS: possíveis diálogos com o passado através da simulação. 2010. (Simpósio).

42.
Seminário Gramsci no Limiar do Século XXI: Pessimismo no Pensamento, Otimismo na Ação. 2010. (Seminário).

43.
VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.. 2010. (Seminário).

44.
19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Epenn.Jogos eletrônicos:uma cultura lúdica emergente para o ensino-aprendizagem de História. 2009. (Encontro).

45.
I Forum de Didática e Pratica de ensino.Prática reflexiva e o saber docente: uma breve explanação. 2009. (Outra).

46.
II Encontro de Planejamento para Licenciaturas e Especializações em EAD. 2009. (Encontro).

47.
III Encontro Nordestino de Software Livre. 2009. (Encontro).

48.
IV CICLOS DE FORMAÇÃO: discutindo os clássicos - Michel Foucault. 2009. (Oficina).

49.
IV Festival de Software Livre da Bahia. 2009. (Outra).

50.
VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entrenimento Digital - Sbgames.A crescente presença da narrativa nos jogos eletrônicos. 2009. (Simpósio).

51.
V Seminário Jogos eletronicos, educação e comunicação - Construindo novas trilhas.Jogos eletronicos e suas narrativas: um jogo de sedução e fascinio. 2009. (Seminário).

52.
IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPUH/BA.CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA. 2008. (Encontro).

53.
IV Seminário de Jogos Eletrônicos e Educação.O PAPEL DO HISTORIADOR NA CONSTRUÇÃO DE ROTEIRO PARA JOGOS ELETRÔNICOS. 2008. (Seminário).

54.
Semana de Estudos Integrados.A contemplação e colaboração da História na formação de Consciência Pedagógicas. 2008. (Simpósio).

55.
VI Encontro Norte-Nordeste de Estudantes de Pedagogia.Um breve traçado histórico sobre o surgimento da cultura escolar elitista no Brasil. 2008. (Encontro).

56.
XX ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE HISTÓRIA- EREH.TRÍADE: MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA. 2008. (Encontro).

57.
III Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas.. 2007. (Seminário).

58.
SBGames - VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. 2007. (Simpósio).

59.
Workshop - Desenvolvimento de Jogos Digitais no Nordeste: mapeando possibilidades.. 2007. (Outra).

60.
XI Festival Nacional de Video: Imagem em 5 Minutos. 2007. (Outra).

61.
XI Jornada de Iniciação Científica da UNEB.TRÍADE: Mediando o processo de ensino aprendizagem em história. 2007. (Outra).

62.
XIX Encontro Regional de Estudantes de História do Norte/Nordeste. 2007. (Encontro).

63.
Fórum Social Mundial Um Outro Mundo é Possível. 2005. (Outra).

64.
IV Simpósio de História "A História e os Movimentos na Salvador Contemporânea". 2005. (Simpósio).

65.
XXV Encontro Nacional de Estudantes de História. 2005. (Encontro).

66.
III Simpósio de História - Caminhos e Descaminhos da História: O Golpe de 64. 2004. (Simpósio).

67.
XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; Carvalho, Fernando Luís de Queiroz . II STAES ? Seminário de Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde. 2015. (Congresso).

2.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; RODRIGUES, P. ; COUTINHO, I. ; CARIBE, A. ; Nery, Jesse . XI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação ? construindo novas trilhas. 2015. (Congresso).

3.
D´AVILA, C. ; NEVES, I. B. C. . III ENFORSUP e II FÓRUM de didática e prática pedagógica. 2011. (Outro).

4.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; CLUA, E. ; Lygia Fuentes ; MOURA, J. . X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. 2011. (Congresso).

5.
ALVES, L. R. G. ; Jodeilson Mafra Martins ; NEVES, I. B. C. ; Tatiana PAz ; Vanessa Rios ; NETO, F. . VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2010. (Outro).

6.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; Jodeilson Mafra Martins ; Tatiana PAz ; Vanessa Rios . IV Seminário de Jogos Eletrônico, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas. 2008. (Outro).

7.
NEVES, I. B. C.. XI Festival Nacional de Vídeo: Imagem em 5 minutos. 2007. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eliane Kassandra de Souza Lima e Silva. O Usos das TDIC no Ensino Fundamental II. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Isa Beatriz da Cruz Neves.

2.
Fabrício Thiago Moura Oliveira. TDIC e Ensino de Ciências: relatos da formação científica e socioambiental com alunos do Ensino Fundamental. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Isa Beatriz da Cruz Neves.

3.
Márcia Coelho Pinto Domingues Marques. A integração da TDIC no ambiente escolar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Isa Beatriz da Cruz Neves.

4.
Maria Aparecida Dias e Souza. O uso do celular no contexto educacional: desbravando novas possibilidades. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Isa Beatriz da Cruz Neves.

5.
Aline Dantas. O uso pedagógico dos jogos digitais no ensino fundamental I, sob a visão dos professores da Escola Municipal Constança Medeiros. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Isa Beatriz da Cruz Neves.

6.
Isa Clarissa Almeida. Um estudo de caso sobre o uso de softwares educativos no processo de alfabetização de crianças com dificuldade de aprendizado. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Isa Beatriz da Cruz Neves.

7.
Ricardo Oliveira. Educação e jogos eletrônicos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Isa Beatriz da Cruz Neves.

8.
Juçara Rosa. Os games como potencializadores do processo de sociabilização: um olhar sobre a experiência do programa escola aberta na escola municipal anjos de rua. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Isa Beatriz da Cruz Neves.

9.
Luci Costa Purificação. Games e educação: percepções dos professores da escola municipal maria quitéria sobre a interação dos alunos com os jogos interativos.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Isa Beatriz da Cruz Neves.

10.
Mariana silva souza. O hipertexto com instrumento de aprendizagem no aprimoramento da leitura e da escrita.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização tecnologia e novas educações) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Isa Beatriz da Cruz Neves.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; BASTOS, A. ; BASTOS, A. ; NETO, F. . Triade: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE. 2011.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 11577-3, data de registro: 17/02/2011, título: "Triade: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; BASTOS, A. ; Macedo, Aldemar . Búzios - ecos da liberdade.. 2011.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 11577-3, data de registro: 17/02/2011, título: "Búzios - ecos da liberdade." , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
NEVES, I. B. C.2011NEVES, I. B. C.; TOURINHO, Maria A. C. ; FERREIRA, C. A. L. ; AGUIAR, E. P. A. E. ; LIMA, T. P. P. . ENSINO DE HISTÓRIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BAIANAS: UM RELATO. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 5, p. 7-19, 2011.

2.
NEVES, I. B. C.2016NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . Clases hospitalarias en Brasil: desafíos y posibilidades en la ciudad de Salvador-Bahia. Revista EDHOSPI, v. 3, p. 49-55, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . JOGOS DIGITAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR: com a palavra, os graduandos e os professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NEVES, I. B. C.. CONFLUÊNCIAS ENTRE JOGOS DIGITAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NEVES, I. B. C.. Novos recursos de aprendizagem com enfoque em jogos digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NEVES, I. B. C.. DESVENDANDO O UNIVERSO DOS GAMES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. . Tecnologias móveis e formação pedagógica: experiência com professores das classes hospitalares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
NEVES, I. B. C.; ALVES, L. R. G. ; GONZALEZ, Carina . Jogos digitais nas classes hospitalares: desbravando novas interfaces. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
NEVES, I. B. C.; Reis, Daniela ; Oliveira, Ariane . Experiências de pesquisa em educação e saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
NEVES, I. B. C.; Lygia Fuentes ; ALVES, L. R. G. ; GUIMARAES, J. ; CARNEIRO, N. . Dispositivos móveis nas classes hospitalares e domiciliares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Aprovação em 2º lugar para o cargo de Técnico em Restauração no Concurso Público para Servidores Técnico-Administrativo da UFBA. Edital 17/2008
Aprovação em 1º lugar no Concurso para Professor Adjunto no Concurso Público da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Edital 03/2016.



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