Renata Aparecida Ianesko

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0267610846716077
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Doutoranda em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013), foi bolsista pela CAPES no mestrado. Especialista em Língua Inglesa pela Unipan/Uniban (2008). Possui Licenciatura plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, ministrando as disciplinas de Língua Inglesa, Inglês Instrumental, Linguística Aplicada e Estágio Supervisionado. É integrante do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais - GELLSO. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de Língua Inglesa, Linguística Aplicada, Português como Língua Estrangeira/Adicional e Análise do Discurso de linha francesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Aparecida Ianesko
Nome em citações bibliográficas
IANESKO, R. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Línguas Estrangeiras.
Avenida Presidente Dutra - até 2965 - lado ímpar
Centro
76801059 - Porto Velho, RO - Brasil
Telefone: (69) 21822100


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Representação identitária de sujeitos haitianos no município de Três Lagoas,
Orientador: Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas, FAPERO, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Título: A Aprendizagem de Português como Língua Adicional: Crenças e Motivações,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Odete Burgeile.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2008
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel, UNIPAN/FACIAP, Brasil.
Título: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO L.E.: A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO APRENDIZ.
Orientador: Paulo Cesar Fachin.
2004 - 2007
Graduação em Letras.
Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
Título: Pasta de Estágio.
Orientador: Katia SImao.




Formação Complementar


2011 - 2011
TOEFL IBT.
Educational Testing Service, ETS, Estados Unidos.
2009 - 2009
General English. (Carga horária: 225h).
The English Studio Language School, ES, Inglaterra.
2008 - 2008
General English. (Carga horária: 420h).
Malvern House London, MHL, Inglaterra.
2007 - 2007
O Acordo Ortográfico da Lingua Portuguesa. (Carga horária: 5h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2007 - 2007
COMO CORRIGIR TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO E. M. (Carga horária: 10h).
Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de atores. (Carga horária: 48h).
Eucena Produções, EP, Brasil.
2007 - 2007
Lingua Portuguesa: da Teoria à Prática. (Carga horária: 20h).
Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
2007 - 2007
Conhecimento dos pressupostos Linguisticos. (Carga horária: 5h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2007 - 2007
Oratória - A Arte da Argumentação. (Carga horária: 20h).
Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Período 2014/01: Língua Inglesa IV. Curso: Letras Inglês/Literaturas Período 2014/01: Língua Inglesa VI. Curso: Letras Inglês/Literaturas Período 2014/02: Língua Inglesa I. Curso: Letras Inglês/Literaturas Período 2014/02: Língua Inglesa III. Curso: Letras Inglês/Literaturas

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista pela CAPES, Carga horária: 10

Atividades

12/2013 - Atual
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico,
Currículo, cultura e conhecimento escolar
Avaliação Escolar
Práticas e espaços de comunicação na escola
Aprendizagem escolar e trabalho pedagógico
Políticas educacionais e gestão pedagógica
02/2014 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Cargo ou função
Comissão do Processo Seletivo de Monitoria do ano de 2014 de Língua Inglesa.
06/2013 - 12/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Período 2013/01: Língua Inglesa IV. Curso: Letras Inglês/Literaturas Período 2013/01: Inglês Instrumental. Curso: Arqueologia Período 2013/02: Língua Inglesa III. Curso: Letras Inglês/Literaturas Período 2013/02: Língua Inglesa V. Curso: Letras Inglês/
11/2013 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração e correção das provas de proficiência do Mestrado em geografia.
09/2013 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração e correção das provas de proficiência do Mestrado em Desenvolvimento Regional.
09/2013 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Cargo ou função
Período 2013/01: Língua Inglesa IV. Curso: Letras Inglês/Literaturas Período 2013/01: Inglês Instrumental. Curso: Arqueologia Período 2013/02: Língua Inglesa III. Curso: Letras Inglês/Literaturas Período 2013/02: Língua Inglesa V. Curso: Letras Inglês/.
08/2013 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Cargo ou função
Comissão de validação de diploma da requerente Liubov Trasova.
08/2013 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração e correção das provas de proficiência do Mestrado de Estudos Literários.
07/2013 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração e correção das provas de proficiência de Língua inglesa dos Mestrados em Estudos Literários e Estudos Culturais.

Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas de Língua Inglesa Intro - B, Linguística Aplicada à Língua Inglesa e Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa II


Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Inglês Técnico para o curso de Gerenciamento de Redes, 1º e 2º semestres.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Lecionei Comunicação Empresarial para a turma de Admistração de Empresas

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Lecionei a matéria de Língua Portuguesa para o curso de Ciências Contábeis


Washington Academy of Languages, WAL, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Substituting teacher, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 2


Wizard Porto Velho, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30


Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora Lingua Inglesa, Carga horária: 2



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
ESTUDOS LINGUÍSTICOS, LITERÁRIOS E SOCIOCULTURAIS - GELLSO
Descrição: O grupo, devido ao seu caráter multidisciplinar, tem trabalhado com pesquisas na Pós-graduação Lato-sensu e Sctrito sensu, nas áreas de Língua Inglesa e Literaturas, Língua Espanhola, Educação e Políticas Públicas. Tem proporcionado a integração do ensino com a pesquisa e extensão e apresentado trabalhos em eventos nacionais e internacionais, além de publicações em anais, revistas científicas e capítulos de livro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Grupo Sul-Mato-Grossense de Estudos da Linguagem, Discurso e Identidade de Crianças/adolescentes e adultos em situação de exclusão - Rede Latinoamericana (REDLAD)
Descrição: Esta pesquisa surge a partir do olhar de uma pesquisadora-professora que se vê atravessada, nestas últimas décadas por crises de identidade, ao constatar que algo que se supunha uno e fixo, se vê deslocado pela experiência, pelas mutações e pela fragmentação, o que provoca questionamentos sobre valores tradicionais em busca de compreender a problemática que envolve o adolescente autor de atos infracionais e a jovem presidiária do Estabelecimento Penal feminino de Três Lagoas-MS. Objetivamos desenvolver estudos que subsidiem ações na prática de escrita de adolescentes e adultos em situação de exclusão. Assim como, refletir sobre a formação da identidade e subjetividades desses sujeitos, enquanto missão social da instituição/escola e do professor, sua inserção num determinado contexto e na construção individual de saberes e de princípios éticos desses sujeitos que se vêem excluídos da sociedade. Enquanto objetivos específicos, pretendemos i) analisar e compreender o adolescente e a mulher enquanto identidades singulares na/pela subjetividade, via escrita de si; ii) Interpretar essa subjetividade a partir da escrita do próprio adolescente e da mulher presidiária num determinado momento histórico, social e ideológico; e, iii) descrever marcas dos discursos e interdiscursos que perpassam os sujeitos pesquisados. Intencionamos dessa forma, investigar como acontece a construção da identidade desses sujeitos? Quais os efeitos de sentido que perpassam tal subjetividade? Quais concepções de sujeito são possíveis vislumbrar? Como acontece o processo de escrita de si? Esta pesquisa situa-se no campo teórico e metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, inaugurada por Pêcheux (1988), que considera a linguagem em relação com a exterioridade, em que se trabalha no entremeio, por articular três regiões do conhecimento: o materialismo histórico, a Lingüística, a partir da releitura dos estudos de Saussure; e a Psicanálise, a partir da releitura que Lacan fez de Freud..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
TECER DE UMA DISCURSIVIDADE NA REGIÃO NORTE MATO-GROSSENSE DA AMAZÔNIA LEGAL: contextos e possibilidades de desenvolvimento frente a sustentabilidade
Descrição: A presente proposta dará continuidade e densidade às atividades do Grupo de pesquisa Educação e Estudos de Linguagem que se apresenta interdepartamental, multidisciplinar e interinstitucional. Este trabalho tem como objeto compreender a discursividade posta na Amazônia Legal, na formulação "desenvolvimento sustentável" por meio dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso e, assim, evidenciar a constituição de um espaço de dizer em suas relações político-jurídico-ambientais e econômicas que possibilite apreender os efeitos de sentidos que circulam na região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2004 - 2004
LEITURA EM AÇÃO
Descrição: Este projeto tem como objetivo incentivar a leitura, com carga horária de 32 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - Atual
projeto do Centro de Línguas
Descrição: Ordem de serviços nº007/DLE/2013 - Comissão para elaboração do projeto do Centro de Línguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Eventos Pedagógicos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira/Adicional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
IANESKO, R. A.2017IANESKO, R. A.. A construção identitária de haitianos no Brasil. REVISTA PHILOLOGUS, v. 23, p. 153-166, 2017.

2.
IANESKO, R. A.2017 IANESKO, R. A.; Burgeile O. . A Aprendizagem de Português como Língua Adicional. INTERLETRAS (DOURADOS), v. 6, p. 1-16, 2017.

3.
IANESKO, R. A.2014 IANESKO, R. A.; Burgeile O. . A UTILIZAÇÃO DAS TICS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, v. Anais, p. 1-10, 2014.

4.
IANESKO, R. A.2012 IANESKO, R. A.; Burgeile O. ; Lazaro P. . A Educação no Contexto Latino Americano. Veredas Amazônicas, v. 2, p. 95-104, 2012.

5.
Castela, G. S.2008Castela, G. S. ; IANESKO, R. A. ; Pereira T. . REFLEXÕES SOBRE O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. XI, p. 146-152, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
IANESKO, R. A.. Construção identitária: Representação do sujeito haitiano. In: Hertz Wendel de Camargo; Renata Marcelle Lata. (Org.). Conexões: mídia, cultura e sociedade. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2017, v. 1, p. 1-364.

2.
IANESKO, R. A.. Crenças e Estereótipos: o papel do professor nesse contexto. In: Odete Burgeile. (Org.). Práticas Educacionais no Ensino de Línguas e de literaturas. 01ed.Florianópolis: PANDION, 2013, v. 01, p. 115-130.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
IANESKO, R. A.. A representação de identidade dos sujeitos haitianos no município de Três Lagoas ? MS. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 2016, Campo Grande. ANAIS DO XI CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA LINGUÍSTICA APLICADA PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS. Campo Grande: CBLA, 2016. v. 11. p. 163-173.

2.
IANESKO, R. A.. AS DESIGNAÇÕES PARA ESTRANGEIRO NOS DICIONÁRIOS DE BLUTEAU E MORAES SILVA. In: 4º CIELLI - IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. Anais 2016. Maringá: UEM, 2016. v. 4. p. 1177-1183.

3.
IANESKO, R. A.; ARAUJO, C. P. E. . A representação de Língua Portuguesa no Discurso de Sujeitos Haitianos. In: IV CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem, 2016, Cornélio Procópio. Anais Conelin. Cornélio Procópio: UENP, 2016. v. 4. p. 130-140.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
IANESKO, R. A.. AS DESIGNAÇÕES PARA ESTRANGEIRO NOS DICIONÁRIOS DE BLUTEAU E MORAES SILVA. In: 4 CIELLI - IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringa. Caderno de resumos. Maringa, 2016. v. 4. p. 14-14.

2.
IANESKO, R. A.; ARAUJO, C. P. E. . A representação de Língua Portuguesa no Discurso de Sujeitos Haitianos. In: IV CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem, 2016, Cornélio Procópio. Caderno de Resumos. Cornélio Procópio: UENP, 2016. v. 4. p. 41-41.

3.
IANESKO, R. A.. Uma análise pragmática do Discurso Forense. In: X Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação XI Simpósio de Leitura da UEL, 2016, Londrina. Cadernos de Resumos. Londrina, 2016. v. 1. p. 125-125.

4.
SOUZA, M. A. S. ; PEREIRA, D. J ; IANESKO, R. A. . Um estudo da questão de gênero em Clarice Lispector e Katherine Mansfield. In: XIX SELL - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Vilhena - RO. Caderno de Resumos. "O que quer / o que pode esta língua?". VILHENA: EDUFRO, 2014. v. XIX. p. 34-35.

5.
IANESKO, R. A.; SOUZA, M. A. S. . 'Português como língua adicional: dados sobre visto'. In: XIX SELL - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Vilhena - RO. Caderno de Resumos. "O que quer / o que pode esta língua?". VILHENA: EDUFRO, 2014. v. XIX. p. 49-50.

6.
IANESKO, R. A.; SOUZA, M. A. S. . O processo de ensino-aprendizagem mediado pela compreensão de crenças de alunos de Letras/Inglês da Universidade Federal de Rondônia. In: XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução, 2014, Salvador. Caderno de Resumos - XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução. Salvador: ILUFBA, 2014. v. ILUFBA. p. 83-84.

7.
Burgeile O. ; IANESKO, R. A. . A Educação Latino-Americana em uma perspectiva multicultural. In: X CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel. X CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012.

8.
Burgeile O. ; IANESKO, R. A. . O ensino de Português como língua estrangeira. In: I Seminário Internacional de Línguas Estrangeiras e XVI Semana de Letras, 2011, Porto Velho. I Seminário Internacional de Línguas Estrangeiras. Porto Velho, 2011. v. I.

9.
IANESKO, R. A.. Motivação no ensino de Língua Estrangeira. In: VII COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2009, Sinop. VII Colóquio De Estudos Linguísticos E Literário. Sinop, 2009.

10.
IANESKO, R. A.. A Importância da Motivação no Processo de Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira. In: IV ENALIHC - ENCONTRO NACIONAL DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM, HISTÓRIA E CULTURA, 2009, Sinop. IV Enalihc. Sinop, 2009.

11.
Castela, G. S. ; IANESKO, R. A. . Reflexões sobre o uso de novas tecnologias nas aulas de língua estrangeira. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2008, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, volume XI, 2008. v. XI.

12.
Castela, G. S. ; IANESKO, R. A. . As novas tecnologias no ensino de língua estrangeira. In: 10ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2007, Marechal Cândido Rondon. 10ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2007. v. 1. p. 376-382.

Apresentações de Trabalho
1.
IANESKO, R. A.. Concepções discursivo-desconstrutivistas e o ensino de inglês. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
IANESKO, R. A.. Discurso e representação identitária do sujeito haitiano'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
IANESKO, R. A.. A representação de Língua Portuguesa no Discurso de Sujeitos Haitianos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
IANESKO, R. A.; ARAUJO, C. P. E. . Uma análise pragmática do Discurso Forense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
IANESKO, R. A.. AS DESIGNAÇÕES PARA ESTRANGEIRO NOS DICIONÁRIOS DE BLUTEAU E MORAES SILVA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
IANESKO, R. A.. A representação de Identidade dos sujeitos haitianos no município de Três Lagoas - MS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
IANESKO, R. A.. Identidade: Discurso e suas representações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
IANESKO, R. A.; SOUZA, M. A. S. . Os desafios no uso das TICs no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa dos acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
IANESKO, R. A.; Burgeile O. . A utilização das TICs na formação de futuros docentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
IANESKO, R. A.; SOUZA, M. A. S. . Português como língua adicional: dados sobre vistos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, M. A. S. ; PEREIRA, D. J ; IANESKO, R. A. . 'Um estudo da questão do gênero em Clarice Lispetor e Katherine Mansfield'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
IANESKO, R. A.; SOUZA, M. A. S. . O processo de ensino-aprendizagem mediado pela compreensão de crenças de alunos de Letras/Inglês da Universidade Federal de Rondônia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
IANESKO, R. A.; Burgeile O. . A educação latino americana em uma perspectiva multicultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Burgeile O. ; IANESKO, R. A. . Uma concepção Pós Colonial em uma perspectiva multicultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Burgeile O. ; IANESKO, R. A. . O ensino de Português como língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
IANESKO, R. A.. O Ensino de Português como Língua Estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
IANESKO, R. A.. REFLEXÕES SOBRE O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
IANESKO, R. A.; RAMOS, C. S. . THE HISTORY OF THE ENGLISH LANGUAGE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
IANESKO, R. A.. REFLEXÕES SOBRE A CRISE UNIVERSITÁRIA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
IANESKO, R. A.; Castela, G. S. . As novas tecnologias no ensino de língua estrangeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
IANESKO, R. A.. A EXISTÊNCIA OU NÃO DO NÃO-TEXTO; UM OBJETO DE QUESTIONAMENTO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
IANESKO, R. A.. A COMÉDIA ROMÂNTICA EM "VALDA SARAPALHA". 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
IANESKO, R. A.. A INTERTEXTUALIDADE COMO RECURSO DE ARGUMENTAÇÃO E LEITURA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho ; IANESKO, R. A. . Relatório de Gestão da Saúde. Porto Velho: Secretaria Municipal de Saúde Porto Velho - SEMUSA, 2011 (Relatório Anual de Gestão em Saúde - ISSN 2238-3727).

2.
Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho ; IANESKO, R. A. . Relatório de Gestão da Saúde. Porto Velho: Secretaria Municipal de Saúde Porto Velho - SEMUSA, 2010 (Relatório Anual de Gestão em Saúde - ISSN 2238-3727).

3.
Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho ; IANESKO, R. A. . Relatório de Gestão da Saúde. Porto Velho: Secretaria Municipal de Saúde Porto Velho - SEMUSA, 2009 (Relatório Anual de Gestão em Saúde - ISSN 2238-3727).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
IANESKO, R. A.. Parecerista ad hoc de artigos dos anais para o I Seminário Nacional de Estudos Linguísticos do centro-oeste: Ensino de linguas eformação de professores - SENELCO. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
IANESKO, R. A.. Exame de proficiência de Língua Portuguesa para Mirta Silveira Simon. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
IANESKO, R. A.. Projetos de pesquisa e extensão: perspectivas para os cursos de Letras. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
IANESKO, R. A.. Constituição Identitária do professor de Língua Inglesa como umprocesso de aprimoramento profissional. 2018. .

2.
Burgeile O. ; IANESKO, R. A. . Novas demandas do ensino do português como língua adicional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
IANESKO, R. A.. Participação em banca de Sidnalva Pereira Moreno Martins.Os prós e contras do ensino/aprendizagem da língua inglesa através da web. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
IANESKO, R. A.. Processo Seletivo para contratação de novo professor de Inglês. 2010. Universidade de Cuiabá.

Concurso público
1.
IANESKO, R. A.; Burgeile O.; Martins G.. Concurso público para contratação de professor do magistério superior. 2014. Universidade Federal de Rondônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Nacional de Estudos Linguísticos do Centro-Oeste - I SENELCO.Parecerista de dois trabalhos destinados à publicação de anais do SENELCO. 2018. (Seminário).

2.
4 CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. AS DESIGNAÇÕES PARA ESTRANGEIRO NOS DICIONÁRIOS DE BLUTEAU E MORAES SILVA. 2016. (Congresso).

3.
1º Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o 1º Encontro Multidisciplinar das Licenciaturas e Pós Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas.Sujeitos haitianos moradores de Três Lagoas-MS: Formação Identitária e exclusão. 2015. (Seminário).

4.
II ENEALL - Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas : A formação inicial do professor na escola: por um enlace dos discursos,..Identidade: discurso e suas representações. 2015. (Encontro).

5.
VI Seminário de pesquisa "Identidade e Discurso".Representação identitária dos haitianos que vivem no município de Três Lagoas - MS. 2015. (Seminário).

6.
XI CBLA Congresso brasileiro de Linguística Aplicada. A representação de identidade dos sujeitos haitianos no município de Três Lagoas - MS. 2015. (Congresso).

7.
Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A utilização das TICs na formação de futuros docentes. 2014. (Outra).

8.
I Congresso Internacional de Professores de Línguas: Os desafios das TICs na Educaçãoãçã. 2014. (Congresso).

9.
Curso de Extensão Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos.Elaboração de projetos culturais e captação de recursos. 2013. (Outra).

10.
X CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. A educação latino-americana em uma perspectiva multicultural. 2012. (Congresso).

11.
I Siminário Internacional de Línguas Estrangeiras.O ensino de Português como língua estrangeira. 2011. (Seminário).

12.
IV ENALIHC - ENCONTRO NACIONAL DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM, HISTÓRIA E CULTURA.A Importância da Motivação no Processo de Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2009. (Encontro).

13.
VII COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS.Motivação no ensino de Língua Estrangeira. 2009. (Outra).

14.
AULA MAGNA: SHAKESPEARE - A INVENÇÃO DO HUMANO. 2008. (Outra).

15.
FÓRUM PEDAGÓGICO/EGRESSOS. 2008. (Oficina).

16.
10ª JELL - JORNADA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS. As novas tecnologias no ensino de língua estrangeira. 2007. (Congresso).

17.
10ª JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. As novas tecnologias no ensino de língua estrangeira. 2007. (Congresso).

18.
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DOS PRESSUPOSTOS LINGUÍSTICOS BÁSICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2007. (Congresso).

19.
AULA MAGNA - CONCERTO DIDÁTICO: UM OLHAR SOBRE A MÚSICA E A LITERATURA DO SÉCULO XVII AO SÉCULO XX.. 2007. (Outra).

20.
FÓRUM PELA QUALIDADE DO JORNALISMO EM CASCAVEL. 2007. (Outra).

21.
I EXPOSIÇÃO DE AMOSTRA DE ARTE E CULTURA DA UNIPAR - CAMPUS CASCAVEL. 2007. (Outra).

22.
II ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E CULTURA e IX SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE LETRAS. 2007. (Encontro).

23.
I SIMPÓSIO DE PESQUISAS EM LETRAS DA UNIOESTE.REFLEXÕES SOBRE A CRISE UNIVERSITÁRIA. 2007. (Simpósio).

24.
NEW AND OLD SUREFIRE TIPS FOR ELT TEACHERS. 2007. (Seminário).

25.
XI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. REFLEXÕES SOBRE O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2007. (Congresso).

26.
XI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. 2007. (Congresso).

27.
"PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ENFOQUE NO RURAL" E "FALAR BILÍNGUE: UM OLHAR NA INFORMALIDADE". 2006. (Oficina).

28.
PALESTRA INTERCÂMBIO CULTURAL. 2006. (Outra).

29.
VIII SEMANA DE LETRAS.A EXISTÊNCIA OU NÃO DO NÃO-TEXTO; UM OBJETO DE QUESTIONAMENTO. 2006. (Simpósio).

30.
VI SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA - NARRATIVAS DA MEMÓRIA: O DISCURSO FEMININO. 2006. (Seminário).

31.
AULA MAGNA: O PAPEL DO PROFESSOR RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO TRABALHO COM A LINGUAGEM. 2005. (Outra).

32.
AULA MAGNA DE PEDAGOGIA - POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2005. (Outra).

33.
ELT IN A WORLD OF CHANGES. 2005. (Seminário).

34.
I MOSTRA TECNOLOGIA E CIÊNCIA. 2005. (Outra).

35.
VII SEMANA DE LETRAS - "TEXTO, CONTEXTO E LEITOR"."A COMÉDIA ROMÂNTICA EM "VALDA SARAPALHA". 2005. (Simpósio).

36.
AULA MAGNA 2004: METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DE ENSINO PARA DEFICIENTES VISUAIS. 2004. (Outra).

37.
VI SEMANA DE LETRAS.A INTERTEXTUALIDADE COMO RECURSO DE ARGUMENTAÇÃO E LEITURA. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IANESKO, R. A.. IV SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS CURSOS DE LETRAS INGLÊS E LETRAS/ESPANHOL. 2018. (Outro).

2.
IANESKO, R. A.. XIII SEMINÁRIO REPENSANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO DOS CURSOS DE LETRAS. 2014. (Outro).

3.
IANESKO, R. A.. I Colóquio das Licenciaturas do Núcleo de Ciências Humanas, no Campus de Porto Velho. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ERIKA CRISTINA OLIVEIRA DOS SANTOS. Prática docente no Ensino Fundamental. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

2.
Olina Lima Monteiro. Didática do professor: técnicas de ensino. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

3.
Maria de Lourdes Correa. O fracasso escolar: um estudo sobre uma realidade de uma escola em Porto Velho - RO. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

4.
Elivania Melo Peixoto. FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: Uma Experiência na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulisses Guimarães. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

5.
Regina Aparecida Guimarães da Silva. Prática docente: uma reflexão sobre o fracasso escolar. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRANCISCO DOS PRAZERES DAS CHAGAS. A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: PRÁTICA GESTORA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO ? RO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Renata Aparecida Ianesko.

2.
ROSEMERI TRAMONTINI DE SANTANA. O TRABALHO INTERDISCIPLINAR PROPOSTO PELO PROJETO PORTO VELHO ? CIDADE EM MOVIMENTO DA ESCOLA ANÍSIO TEIXEIRA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Renata Aparecida Ianesko.

3.
DULCE MARIA CRUZ DA SILVA. CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM PEDRO I: PERSPECTIVAS DE PARTICIPAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Renata Aparecida Ianesko.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
KÁTIA MARIA DE OLIVEIRA DIAS. A MÚSICA COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Renata Aparecida Ianesko.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
IANESKO, R. A.. Crenças e Estereótipos: o papel do professor nesse contexto. In: Odete Burgeile. (Org.). Práticas Educacionais no Ensino de Línguas e de literaturas. 01ed.Florianópolis: PANDION, 2013, v. 01, p. 115-130.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 3:41:36