Gisele Gutstein Guttschow

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4138862042210829
  • Última atualização do currículo em 02/09/2018


Doutora (2018) e Mestre (2011) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná -UFPR, na linha de História e Historiografia da Educação. Curso de Especialização em Comunicação Política e Imagem pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2010) e Especialização em Metodologia do Ensino de História pela FACINTER (2004). Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade da Região de Joinville -UNIVILLE (2001). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gisele Gutstein Guttschow
Nome em citações bibliográficas
GUTTSCHOW, Gutstein. G.;GUTTSCHOW, G. G. 

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.
Rodovia BR 280 - Km 27
Km 27
89245000 - Araquari, SC - Brasil - Caixa-postal: 21
Telefone: (047) 38037200


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação - Linha História e Historiografia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: ESCOLA DE INICIAÇÃO AGRÍCOLA DE ARAQUARI -SC: CRIAÇÃO, CURRÍCULOS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL (1954-1967), Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Prof. Dr. Nadia Gaiofatto Gonçalves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação, Moral e Civismo; EDUCAÇÃO, ENSINO AGRÍCOLA, HISTÓRIA.
2009 - 2011
Mestrado em Educação - História e Historiografia da Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo: implementação em Santa Catarina e o,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Nadia Gaiofatto Gonçalves.
Bolsista do(a): REUNI, REUNI, Brasil.
Palavras-chave: Analfabetismo, Educação e Estado.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2007 - 2008
Especialização em Comunicação, Política e Imagem. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: De coadjuvante à protagonista: Ruth Cardoso,a primeira-dama que não gostava do título..
Orientador: Prof. Dra. Ana Luisa Fayet Sallas.
2003 - 2004
Especialização em Metodologia do Ensino de História. (Carga Horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX, IBPEX, Brasil.
Título: O Perfil da Mulher Joinvillense na década de 80 versus o Perfil da Mulher nos Romances Júlia, Sabrina e Bianca..
Orientador: Profa MS. Rosana Nadal de Arruda Moura.
1997 - 2001
Graduação em Licenciatura Plena em História.
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
Título: Ensino Público X Universidade.
Orientador: Professora MS. Iara Andrade Costa.




Formação Complementar


2017 - 2017
RECEPÇÃO DOCENTE.
IFC - CAMPUS ARAQUARI, IFC, Brasil.
2009 - 2009
História da Educação e Teoria Social: contribuiçõe. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2007 - 2007
Inclusão Social do Deficiente Visual. (Carga horária: 40h).
Assessoria Universitária Pedagógica de Extensão e Capacitação Profissional, AUPEX, Brasil.
2005 - 2005
Tecnologia e Cultura Organizacional. (Carga horária: 20h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
2005 - 2005
Fundamentos da Educação. (Carga horária: 20h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: PROFESSOR EBTT- HISTÓRIA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EBTT-HISTÓRIA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Sociedade Divina Providência Colégio dos Santos Anjos, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental e Ensino Médio, Carga horária: 24
Outras informações
Ministro aulas de História para oitava série do Ensino Fundamental e para as séries do Ensino Médio.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações
Atua no grupo de Pesquisa História da Educação : Instituições, intelectuais e culturas escolares no Paraná (séculos XIX - XX).

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Atuei como colaboradora no Projeto de Extensão Grupo de Estudos "Ensino de História".


SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, SENAI JOINVILLE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como docente na disciplina de História para o Primeiro, Segundo e Terceiro ano do Ensino Médio.


Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus, IELUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como docente da disciplina de História na Quinta e Sexta Série do Ensino Fundamental. Atuei como docente da disciplina de História no Primeiro, Segundo e Terceiro ano do Ensino Médio. Atuei como docente da disciplina de História da Arte no Primeiro ano do Ensino Médio.



Projetos de extensão


2017 - 2017
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
ORGANIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE DOCENTES E ESTUDANTES EM FEIRAS DE MATEMÁTICA
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E ESTUDANTES EM FEIRAS DE MATEMÁTICA
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - 2017
PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL: UM ESTUDO DE CASO
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO, M. M. R.2018MELO, M. M. R. ; SIEWERT, K. H. ; GUTTSCHOW, G. G.  . FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS FEIRAS DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. REVISTA CONEXÃO UEPG, v. 14, p. 114-121, 2018.

2.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.;GUTTSCHOW, G. G. 2014GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Implantação da Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo em Joinville (1958-1963). Revista do Arquivo Histórico de Joinville, v. v.3, p. p.77-p.93, 2014.

3.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.;GUTTSCHOW, G. G. 2012GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Educar para o Trabalho: a função do ensino secundário para JK. Colóquio "Ensino médio, história e cidadania", v. 2, p. 2-11, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; MELO, M. M. R. (Org.) ; PACHECO, G. S. (Org.) ; RYBANDT, R. (Org.) . IFC - CAMPUS ARAQUARI: CAMPO DE PESQUISA E OBJETO DE ESTUDOS. 1. ed. BLUMENAU: IFC - REITORIA, 2015. v. 1000. 83p .

Capítulos de livros publicados
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; CARDOSO, D. C. . O ARQUIVO ESCOLAR E O CENTRO DE MEMÓRIA DO COLÉGIO AGRÍCOLA SENADOR GOMES DE OLIVEIRA - CASGO. COLEÇÕES, ACERVOS E CENTROS DE MEMÓRIA: memórias e história da educação profissional. 1ed.SÃO PAULO: CENTRO PAULA SOUZA, 2017, v. 1, p. 316-324.

2.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. OFÍCIO DE HISTORIADOR: trajetória de pesquisa na Escola de Iniciação Agrícola Senador Gomes de Oliveira. In: MARILANDES MOL RIBEIRO DE MEL;, GABRIEL DA SILVA PACHECO; GISELE GUTSTEIN GUTTSCHOW; RAQUEL RYBANDT. (Org.). IFC CAMPUS ARAQUARI: CAMPO DE PESQUISA E OBJETO DE ESTUDOS. 1ed.BLUMENAU: IFC - REITORIA, 2015, v. 1, p. 9-21.

3.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; CARDOSO, D. C. ; KLUG, L. F. . CRIAÇÃO DO ARQUIVO INSTITUCIONAL DO IFC - CAMPUS ARAQUARI. In: MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO; GABRIEL DA SILVA PACHECO; GISELE GUTSTEIN GUTTSCHOW; RAQUEL RYBANDT. (Org.). IFC CAMPUS ARAQUARI: CAMPO DE PESQUISA E OBJETOS DE ESTUDOS. 1ed.BLUMENAU: IFC REITORIA, 2015, v. 1, p. 43-52.

4.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Adaptar o currículo primário nos pressupostos da Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo -CNEA (1958-1963). In: Maria Lucia Mendes de Carvalho. (Org.). Patrimônio, Currículos e Processos Formativos: memórias e história da educação profissional. 1ed.São Paulo: Centro Paula Souza, 2013, v. 1, p. 23-376.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; MELO, M. M. R. . ESCOLA AGRÍCOLA SENADOR GOMES DE OLIVEIRA. ARAQUARI-SC-BRASIL: PECULIARIDADES DA CONSTITUIÇÃO DO CORPO DOCENTE (1959-1967). In: XIII Congresso iberoamericano de Historia de la Educación - CIHELA, 2018,, 2018, MONTEVIDEO. XIII Congresso iberoamericano de Historia de la Educación - CIHELA, 2018,, 2018. v. 1.

2.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; MELO, M. M. R. . PRIMEIRA REUNIÃO ECONÔMICA-AGRÍCOLA DE SANTA CATARINA (1947): PROPOSTAS PARA O ENSINO AGRÍCOLA. In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018, CRICIÚMA. ANAIS DO EVENTO- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL. CRICIÚMA: UNESC, 2018. v. 1. p. 3-15.

3.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Currículo do Ensino Primário Adequado aos Interesses da CNEA. In: VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias:práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. Currículo:sujeitos, conhecimento e cultura.

4.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo. In: IX Congreso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana, 2009, Rio de Janeiro. Educação eRepública, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; MELO, M. M. R. . MODERNIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATARINENSE: CONTRIBUIÇÕES DO SEMINÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO E DO CEPE. In: IX CBHE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: GLOBAL, NACIONAL E REGIONAL, 2017, JOÃO PESSOA. CADERNO DE RESUMOS. JOÃO PESSOA, 2017. v. 1. p. 179-179.

2.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; CARDOSO, D. C. . Patrimônio do IFC Câmpus Araquari: O Arquivo Institucional. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA UEPG-UNICENTRO, 2015, PONTA GROSSA. CADERNO DE RESUMOS, 2015. p. 33-33.

3.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. DIARIO A NOTÍCIA: LA IMPLANTACION DE LA CAMPAÑA NACIONAL DE ERRADICACION DEL ANALFABETISMO - CNEA (1958-1963) - EN EL ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL. In: IX ENCUENTRO INTERNACIONAL DE HISTORIADORES DE LA PRENSA DE LA PRENSA MODERNA E LA PRENSA ACTUAL, 2014, QUERETARO-MÉXICO. PROGRAMA GENERAL, 2014.

4.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. PROPOSTAS DOS INTELECTUAIS PARA A CRIAÇÃO DA CAMPANHA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO -CNEA (1958-1963). In: II CONGRESO DE HISTORIA INTELECTUAL DE AMERICA LATINA, 2014, BUENOS AIRES. ANAIS, 2014.

5.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. CURRÍCULO DO ENSINO PRIMÁRIO ADEQUADO AO INTERESSE DA CNEA. In: VI Seminário Internacional e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, RIO DEJANEIRO. ANAIS, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
GUTTSCHOW, G. G. ; MELO, M. M. R. . PROFESSORES DA ESCOLA AGRÍCOLA SENADOR GOMES DE OLIVEIRA - ARAQUARI-SC: PECULIARIDADES DA FORMAÇÃO DO CORPO DOCENTE (1959-1967). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; MELO, M. M. R. . PRIMEIRA REUNIÃO ECONÔMICA-AGRÍCOLA DE SANTA CATARINA: propostas para o ensino agrícola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; MELO, M. M. R. . MODERNIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATARINENSE: CONTRIBUIÇÕES DO SEMINÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO E DO CEPE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA AS FEIRA DEMATEMÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. COMITÊ CIENTÍFICO: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Patrimônio do IFC Campus Araquari: O Arquivo Institucional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Atuação da Coordenação de Educação Cívica Escolar (CECIPE) na implantação da disciplina e prática educativa de Educação Moral e Cívica nas Escolas Municipais de Joinville -SC 1969-1993. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. DIARIO A NOTÍCIA: LA IMPLANTACION DE LA CAMPAÑA NACIONAL DE ERRADICACION DEL ANALFABETISMO - CNEA (1958-1963) - EN EL ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. PROPOSTAS DOS INTELECTUAIS PARA A CRIAÇÃO DA CAMPANHA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO -CNEA (1958-1963). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. ADAPTAR O CURRÍCULO PRIMÁRIO NOS PRESSUPOSTOS DA CAMPANHA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO - CNEA (1958-1963). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Educar para o Trabalho: a funão do ensino secundário para JK. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Currículo do Ensino Primário Adequado aos Interesses da CNEA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. As Memórias de um Médico de Roça. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA AS FEIRAS DE MATEMÁTICA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; MELO, M. M. R. . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. ELEMENTOS ESSENCIAIS (FORMAÇÃO) DO TEMPLATE. 2017. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; MELO, M. M. R.; PROBST, M.. Participação em banca de LUCIANE HINTERHOLZ. FORMAÇÃO DOCENTE E SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO) - IFC - CAMPUS CAMBORIÚ.

2.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; MELO, M. M. R.; PROBST, M.. Participação em banca de SUELLEN SCHULTZ DE SOUZA. PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR:UMA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DO OLHAR DE PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ. 2018.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Participação em banca de GABRIELE HOFFMAMM LUCIANO.RELAÇÕES ENTRE ENSINO DE QUÍMICA E O COTIDIANO: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO USO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - IFC - CAMPUS ARAQUARI.

2.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Participação em banca de JESSICA CAROLINE ALBANO.PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE ESTUDOS DE CASO: UM OLHAR SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - IFC - CAMPUS ARAQUARI.

3.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Participação em banca de UELSON JOÃO MARTINHO.O ESTUDO DA TABELA PERIÓDICA NO 9 ANO: BUSCANDO INTERFACE ENTRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - ARAQUARI.

4.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Participação em banca de KETELEN FABIANE ZERGER.TABELA PERIÓDICA:ELEMENTO MEDIADOR PARA ENSINAR QUÍMICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - IFC - CAMPUS ARAQUARI.

5.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Participação em banca de GABRIELE HOFFMAMM LUCIANO.RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE QUÍMICA E O COTIDIANO: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO USO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - IFC - CAMPUS ARAQUARI.

6.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Participação em banca de JESSICA CAROLINE ALBANO.PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO DA QUÍMICA POR MEIO DE ESTUDO DE CASO: UM OLHAR SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - IFC - CAMPUS ARAQUARI.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR EFETIVO EBTT NA ÁREA DE HISTÓRIA. 2015. Instituto Federal Goiano.

Outras participações
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. III ENCONTRO A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES- AS INTERFACES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2014. Instituto Federal Catarinense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: produção e democratização do conhecimento na Ibero-América. 2018. (Congresso).

2.
XIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA. PROFESSORES DA ESCOLA AGRÍCOLA SENADOR GOMES DE OLIVEIRA - ARAQUARI-SC: PECULIARIDADES DA FORMAÇÃO DO CORPO DOCENTE (1959-1967). 2018. (Congresso).

3.
IX CBHE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: GLOBAL, NACIONAL E REGIONAL. 2017. (Seminário).

4.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA UEPG-UNICENTRO. PATRIMÔNIO DO IFC CAMPUS ARAQUARI: O ARQUIVO INSTITUCIONAL. 2015. (Congresso).

5.
IV ENCONTRO A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES.PARTICIPANTE DE DUAS CONFERÊNCIAS NO EVENTO IV ENCONTRO DOS SABERES DOCENTES - 27 E 28 DE JULHO DE 2015. 2015. (Encontro).

6.
OFICINA "VERDADES E MENTIRAS SOBRE A LIBRAS/ LIBRAS BÁSICA.OFICINA REALIZADA NOS ADIAS 27 E 28 DE JULHO DE 2015. 2015. (Oficina).

7.
SEMANA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E PLANEJAMENTO DOCENTE.PARTICIPANTE - SEMANA DE FORMAÇÃO CONTINUADA - 02 A 06 DE FEVEREIRO DE 2015. 2015. (Outra).

8.
III ENCONTRO "A CONSTRUÇÀO DE SABERES DOCENTES - AS INTERFACES DA PA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO". 2014. (Encontro).

9.
Semana de Formação e Plalnejamento Docente 2014/1 semesntre. 2014. (Encontro).

10.
I Jornada Pedagógica 2012. 2012. (Encontro).

11.
VI Seminário Internacional e as tecnologias: práticas/teorias socias na contemporaneidade.Currículo do Ensino Primário Adequado aos Interesses da CNEA. 2011. (Seminário).

12.
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo. 2009. (Congresso).

13.
XXII Semana de Ensino Pesquisa e Extensão/V Semana da Pedagogia. 2009. (Outra).

14.
XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação. 2006. (Congresso).

15.
X Congresso Sul-Brasileiro da Qualidade da Educação. 2004. (Simpósio).

16.
VI Encontro Nacional das Escolas Conveniadas do III Milênio. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. AVALIADORA DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO III ENCONTRO "A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES - AS INTERFACES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2014. (Outro).

2.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. IX ENCUENTRO INTERNACIONAL DE LA PRENSA Y EL PERIODISMO EM IBEROAMERICA. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
VILMARIZE BELLÉ ENGEL. A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM DISSERTAÇÕES E TESES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SANTA CATARINA. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO) - IFC - CAMPUS CAMBORIÚ. Orientador: Gisele Gutstein Guttschow.

Iniciação científica
1.
AUGUSTO, IGOR, GABRIEL, PAULO HENRIQUE, JOÃO ARNALDO. PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL: UM ESTUDO DE CASO. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO) - IFC - CAMPUS ARAQUARI. Orientador: Gisele Gutstein Guttschow.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. Atuação da Coordenação de Educação Cívica Escolar (CECIPE) na implantação da disciplina e prática educativa de Educação Moral e Cívica nas Escolas Municipais de Joinville -SC 1969-1993. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. DIARIO A NOTÍCIA: LA IMPLANTACION DE LA CAMPAÑA NACIONAL DE ERRADICACION DEL ANALFABETISMO - CNEA (1958-1963) - EN EL ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; MELO, M. M. R. . MODERNIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATARINENSE: CONTRIBUIÇÕES DO SEMINÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO E DO CEPE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA AS FEIRA DEMATEMÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. COMITÊ CIENTÍFICO: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.; MELO, M. M. R. . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUTTSCHOW, Gutstein. G.. IX ENCUENTRO INTERNACIONAL DE LA PRENSA Y EL PERIODISMO EM IBEROAMERICA. 2014. (Congresso).



Outras informações relevantes


Qualificação do Mestrado em 30/08/2010.
Defesa do Mestrado em 24/02/2011.

Qualificação do Doutorado em 08/12/2016.
Defesa do Doutorado em 12/03/2018



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:33:21