Andrea Vicente Toledo Abreu

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9768166208843358
  • Última atualização do currículo em 03/11/2018


Doutoranda em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde é bolsista CAPES/PROEX, com doutorado-sanduíche no Programa de Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Informática na Educação e em Estudos Literários. Graduada em Letras e Pedagogia. Integrante do GRUPEM - Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio). Professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG. Possui experiência na educação básica, na formação de gestores e de professores e em iniciativas de promoção da inclusão digital, do audiovisual na educação e de incentivo à leitura e à escrita. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrea Vicente Toledo Abreu
Nome em citações bibliográficas
ABREU, V. T. Andrea;TOLEDO, V. A. Andrea


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Orientador: Milene de Cássia Silveira Gusmão).
Título: Processos de formação pelo/para o cinema em Cataguases: de Mauro ao polo,
Orientador: Rosália Maria Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: O Cultivo de Sonhos: Uma Cartografia das Políticas Públicas de Cultura da Zona da Mata Mineira,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: André Moyses Gaio.
Palavras-chave: Cultura; públicas; políticas.
Grande área: Ciências Humanas
2000 - 2001
Especialização em Estudos Literários.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Não solicitada.
1999 - 2000
Especialização em Informática na Educação.
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Não solicitada.
2016 - 2016
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
1991 - 1994
Graduação em Letras - Inglês.
Faculdades Integradas de Cataguases, FAFIC, Brasil.
Título: Telenovelas.
Orientador: Maria José Ladeira Garcia.
1986 - 1988
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora, IEE, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Formação de mediadores para o Projeto O que queremos para o Mundo?. (Carga horária: 12h).
Cocriativa, COCRIATIVA, Brasil.
2017 - 2017
Utilização do Audiovisual em Ambiente Escolar. (Carga horária: 8h).
Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, PAZMMG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Capacitação, Integração e Conhecimento Organizacional. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2011 - 2011
Formação de Administradores de Webconferência. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2010 - 2010
Criação Multimídia. (Carga horária: 30h).
Tempo Glauber, GLAUBER, Brasil.
2010 - 2010
Fundamentos Dramatúrgicos. (Carga horária: 30h).
Tempo Glauber, GLAUBER, Brasil.
2010 - 2010
Roteiro para Programas de Televisão. (Carga horária: 33h).
Tempo Glauber, GLAUBER, Brasil.
2010 - 2010
Pesquisa e Investigação para Documentário. (Carga horária: 20h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2010 - 2010
Produção para Documentário. (Carga horária: 20h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2010 - 2010
Dramaturgia Audiovisual. (Carga horária: 30h).
Tempo Glauber, GLAUBER, Brasil.
2008 - 2008
Gestão Cultural. (Carga horária: 60h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - MG, SEBRAE-MG, Brasil.
2008 - 2008
Avaliação de Projetos. (Carga horária: 40h).
Instituto Francisca de Souza Peixoto, IFSP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Capacitação em Educação Inclusiva - Módulo de Metodologia e Legislação. (Carga horária: 40h).
Faculdades Integradas de Cataguases, FAFIC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Capacitação em Educação Inclusiva - Módulo Fonoaudiologia. (Carga horária: 40h).
Faculdades Integradas de Cataguases, FAFIC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Capacitação em Educação Inclusiva - Módulo de Psicologia. (Carga horária: 40h).
Faculdades Integradas de Cataguases, FAFIC, Brasil.
2005 - 2005
II Fórum da Fábrica do Futuro. (Carga horária: 20h).
Instituto Cidade de Cataguases, ICC, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação de Lideranças Sociais - Projeto Escola de Cidadania. (Carga horária: 40h).
Instituto Cidade de Cataguases, ICC, Brasil.
2000 - 2000
Artes Plásticas. (Carga horária: 20h).
Instituto Francisca de Souza Peixoto, IFSP, Brasil.
2000 - 2000
Iniciação à Arte Moderna. (Carga horária: 20h).
Instituto Francisca de Souza Peixoto, IFSP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora do GRUPEM - Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio), coordenado pela professora Rosália Maria Duarte

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio em Docência realizado na disciplina de Mídias, Tecnologias e Educação, do curso de Licenciatura da PUC-Rio, sob supervisão da professora Rosália Maria Duarte, como exigência da Bolsa de Doutorado da CAPES. Atividades desenvolvidas: observação de aulas; preparação e execução de aulas; elaboração e coordenação de oficinas; acompanhamento de atividades através do ambiente virtual de aprendizagem (moodle); tutoria de estudantes.

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pós-Graduação Educação - PUC-Rio, .


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

02/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Carangola, .

06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UEMG/Leopoldina, .

08/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa I
Lingua Portuguesa na Prática Pedagógica da Educação Înfantil e Ensino Fundamental
Multiculturalismo e Educação
Seminário de Pesquisa I e Pesquisa em Educação II
Sociologia da Educação
Sociologia Geral
Tecnologia e Educação: Informática Educativa

Instituto Francisca de Souza Peixoto, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestão de projetos culturais e educacionais


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

08/2014 - 05/2015
Ensino, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tutoria na disciplina Tecnologias de Infomação e Comunicação I
Tutoria na disciplina Tecnologias de Informação e Comunicação II
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutoria em Inglês Instrumental
03/2011 - 12/2011
Ensino, Políticas Públicas e Gestão Social, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Políticas Públicas

Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, CAED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Agente de Suporte Acadêmico - ASA, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria das Disciplinas do Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública Currículo e Desenvolvimento Profissional Liderança e Gestão da Educação


Faculdades Integradas de Cataguases, FAFIC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Atividades

04/2011 - 07/2012
Ensino, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Responsabilidade Social
08/2006 - 07/2007
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

Prefeitura de Cataguases, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental


Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais ? Campus Juiz de Fora, IFETJF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 20

Atividades

04/2012 - 03/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação Aplicada
Comunicação e Oratória
Inglês I
Inglês II
Marketing
Relações Interpessoais no Trabalho

Faculdades Sudamérica, SUDAMÉRICA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

02/2014 - 12/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
Português Instrumental
TCC II


Linhas de pesquisa


1.
Educação em Ambientes Virtuais
2.
Educação em Tempos de Cultura Digital
3.
Linguagens digitais, tecnologias e educação


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Tecnologias digitais contemporâneas e sua influência na leitura e na escrita: o que pensam os escritores de literatura infanto-juvenil
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador / Stefany Fernandes Passos - Integrante.
2018 - Atual
Uma rede Cultural para o nosso lugar
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (28) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador.
2016 - 2017
Tecnologias digitais contemporâneas e sua influência na leitura e na escrita: o que pensam os escritores infanto-juvenis
Descrição: Pesquisa qualitativa onde a observação e a entrevista foram as estratégias metodológicas prioritárias e o objetivo principal entender a relação de escritores de literatura infanto-juvenil com as tecnologias digitais. Além deste buscou-se também identificar por meio de investigação em blogs, redes sociais, material audiovisual exemplos de boas práticas para o incentivo à leitura e à escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador / Gabriela Sobral Couto - Integrante.
2016 - 2016
Educação no sec. XXI: construir, colaborar, interagir ou copiar do quadro
Descrição: O estudo bibliográfico, por meio da qual elencou-se produções publicadas preferencialmente entre os anos de 2010 e 2016, nos bancos de dados dos periódicos Capes, Scielo, e Google Acadêmico e livros. Nestes referenciais buscou-se conhecer diferentes posicionamentos sobre o uso das tecnologias digitais contemporâneas na educação, o que proporcionou um significante entendimento sobre o tema e perspectivas para trabalhos empíricos em futuras investigações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador / Neemias Santos Odircio - Integrante.
2015 - 2016
A arte e a educação na Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho
Descrição: Estudo de uma instituição cultural que desenvolve projetos que trabalham a arte e a educação. Foi realizada pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semi-dirigidas com seu gestor, funcionários e professores das escolas alvo de suas ações, os dados obtidos foram transcritos e analisados e os resultados categorizados e submetidos à análise do discurso. Os resultados demonstraram a relevante influência de espaços não escolares para a educação e a aprovação da comunidade escolar das atividades artístico-culturais desenvolvidas, mas trazem também alguns pontos que precisam de maior discussão, como diferenças entre gestão pública e privada e a participação tímida dos familiares nas atividades oferecidas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador / Elaine Aparecida Queiroz Vidal - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2015 - 2015
Educação, Cultura e Arte no Instituto Francisca De Souza Peixoto
Descrição: Pesquisa qualitativa realizada em instituição cultural cujos dados mostraram pontos importantes, como a significativa atuação destes espaços não escolares para a educação e a boa aceitação da arte pela comunidade educacional, mas apontaram também problemas relacionados à mudanças de gestão, falta de capacitação dos profissionais envolvidos e redução de verbas, problemas estes muito semelhantes às políticas públicas promovidas pelo poder público..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador / Sônia Guimarães Machado - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Apoio a Pesquisa - Bolsa.
2014 - 2015
Educação em Tempos de Cultura Digital em Leopoldina
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Impacto das TIC no Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade mineira de Cataguases
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador / Ivaldo Francisco de oliveira Neto - Integrante / Mickaela Medeiros Campos - Integrante / Patricia Werneck Silva de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
2º ENCONTRÃO ESCREVENDO COM O ESCRITOR
Descrição: Iniciativa de incentivo à leitura e à escrita que busca aproximar escritores de literatura infantil de seus leitores do interior de Minas Gerais. As crianças envolvidas se prepararam para receberem os escritores lendo seus livros, conhecendo sua biografia e organizando atividades para homenageá-los. Paralelo a isto, mantem juntos com os escritores um blog onde escrevem e ilustram histórias, poesias, contos, além de utilizar recursos audiovisuais para se conhecerem melhor. A culminância se dá em um evento onde as crianças conhecem os escritores pessoalmente, lançam-se livros, são apresentadas peças teatrais adaptadas dos livros lidos, danças e músicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador / Ivaldo Francisco de oliveira Neto - Integrante / Rodrigo Fialho Silva - Integrante / NATÁLIA MARIA DA CRUZ FERREIRA - Integrante / Aloyane de Almeida Guedes - Integrante / EMILY VIEIRA BOTELHO DE FREITAS - Integrante / PRISCILLA GATTI FERREIRA TOMÉ - Integrante / Rita de Cássia Coelho Final - Integrante / Larissa Alves da Silva - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Energisa - Auxílio financeiro.
2016 - 2016
Escrevendo com o Escritor - Edição Especial 2016
Descrição: O Escrevendo com Escritor recebeu, em 2016, o Prêmio TODOS POR UM BRASIL DE LEITORES, premiação oferecida pelo governo federal por meio do Ministério da Cultura (MinC), do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura e Bibliotecas DLLLB. O prêmio visa reconhecer e potencializar projetos da sociedade civil realizados por pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos no âmbito das bibliotecas comunitárias/pontos de leitura e em ambientes sociais diversos de promoção da leitura. Honra muito grande para todos nós e alegria maior ainda, por podermos realizar uma edição especial do projeto. Além disto, ainda passamos a integrar o Banco de boas práticas e projetos inovadores da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas - DLLLB. O Escrevendo com o Escritor tem como principais objetivos incentivar a leitura e a escrita e aproximar escritores de literatura infantil de seus leitores do interior de Minas Gerais. Esta edição especial contou com a participação dos escritores Marco Andrade, Guga Murray, Patrícia de Arias e Sandra Pina e aconteceu no Centro Cultural Humberto Mauro em Cataguases e na Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho em Leopoldina nos dias 29 e 30 de Setembro de 2016, em um evento onde as crianças conheceram os escritores pessoalmente. Mas antes disto foram realizadas diferentes atividades em escolas, universidades, faculdades e instituições culturais que apoiam a iniciativa. As crianças e jovens envolvidos se prepararam para receberem os escritores lendo seus livros, conhecendo suas biografias e organizando atividades para homenageá-los. Paralelo a isto, escreveram juntos no blog histórias, poesias, poemas, além de utilizar o recurso dos comentários para se conhecerem melhor. Além da premiação que tornou possível a realização de mais uma edição do Escrevendo com o Escritor, o projeto contou este ano com o apoio da Universidade do Estado de Minas Gerais, do PROLER de Cataguases, da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, da E. M. Flávia Dutra, da E. E. Coronel Vieira, da E. E. Guido Marlière, da E. E. Dr. Norberto Custódio Ferreira em Cataguases e de escolas municipais de Leopoldina - Botelho Reis, Profª. Maria da Conceição Monteiro de Resende, Osmar Lacerda França e Ribeiro Junqueira - e da Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, também em Leopoldina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador.
2015 - 2016
Cultura Digital na Melhor Idade
Descrição: O Projeto de Extensão ?Cultura Digital na Melhor Idade?, tem como meta desenvolver o letramento digital, integrando o cidadão da Terceira Idade ao uso das tecnologias digitais, além de contribuir para a construção de sólidos conceitos de participação ativa e democrática, a fim de aumentar a sua contribuição social e ampliar a sua atuação enquanto cidadão, na cidade de Leopoldina, interior de Minas Gerais. É importante que a Terceira Idade utilize e desfrute dos recursos tecnológicos que os computadores, celulares, câmeras digitais e filmadoras podem oferecer, auxiliando-os a se tornarem indivíduos ativos e participantes. Auxiliar a motivação e a autoestima dos idosos, para que se sintam à vontade diante de sociedade cada vez mais digital, é o ponto forte desta iniciativa. Para isto, procura-se familiarizá-los com informática e seus recursos (E-mail, Blogs, Twitter, Facebook, WhatsApp); capacitá-los a utilizar os computadores, celulares e similares no seu dia-a-dia; levá-los a conhecer a Internet como fonte de pesquisa e curiosidades; oportunizar e manter contatos com outras pessoas, mesmo que de maneira virtual, buscando ampliar seus horizontes e expectativas; e tornar o ambiente das aulas de informática para idosos um centro vivo de formação, informação, cultura e entretenimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador / NATÁLIA MARIA DA CRUZ FERREIRA - Integrante / Brígida Rossi Paiva Gonzalez - Integrante.
2015 - 2015
Escrevendo com o Escritor - Encontrão
Descrição: A edição especial do Escrevendo com Escritor, iniciativa de incentivo à leitura, à escrita e às artes direcionada a escolas públicas, desenvolvida desde 2005 em Cataguases ? MG, o ?Escrevendo com o Escritor - Encontrão, reuniu 8 dos 17 escritores que participaram do projeto em suas edições anteriores Ronaldo Simões, Tomáz de Aquino, Madu Costa, José Santos, Mauro Sérgio Fernandes, Cláudio Martins, Anna Cláudia Ramos, Silvio Costta. Com este ?Encontrão? ampliou-se os beneficiados - foram aproximadamente 3600 crianças e 450 adultos - suas opções de leitura, peças de teatro e contato com escritores, além de ter sido publicado um livro com histórias infantis, Conta Aqui, Conta Lá!!! Não para de Contar. Para desenvolvê-lo fez-se uso de metodologia consistente e de profissionais capacitados em diferentes áreas como pedagogos, professores, dançarinos, músicos e atores. As crianças e jovens envolvidos se prepararam com a orientação destes profissionais e de seus professores nas escolas e nas instituições apoiadoras para receberem os escritores lendo seus livros, conhecendo sua biografia e organizando atividades para homenageá-los. Paralelo a isto, crianças e escritores mantiveram um blog onde escreveram e ilustraram histórias, poesias, poemas, pelejas virtuais, além de utilizar o recurso dos comentários para se conhecerem melhor. As atividades culminaram com um Encontrão de escritores nos dias 29 e 30 de Junho de 2015. Neste dia foram apresentadas peças teatrais adaptadas dos livros lidos, danças e músicas e o livro produzido foi lançado. Autores, crianças, professores e comunidade em geral se conheceram pessoalmente durante animados bate-papos sobre contos de fadas, amor, golfinhos, caramujos, Zumbi dos Palmares, cidadania, casamento, assombração. Além do patrocínio do Ministério da Cultura e da Companhia Industrial Cataguases e do suporte físico e humano do Instituto Francisca de Souza Peixoto, que acontece desde sua primeira edição, o projeto contou este ano com o apoio da Secretaria de Cultura de Cataguases, da Universidade do Estado de Minas Gerais, da Fábrica do Futuro, das Faculdades Sudamérica, da E. M. Flávia Dutra, da E. E. Coronel Vieira, da E. E. Guido Marlière, da E. M. Monsenhor Solindo, do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, do PROLER de Cataguases, da E. M. Manoel Dutra de Siqueira, da Creche Tia Lilia, de escolas municipais de Leopoldina - Judith Lins, Osmar Lacerda França, Ribeiro Junqueira e Caic - e da Casa de Leitura Lya Botelho também em Leopoldina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador / Camila Lopes Cravo Matos - Integrante / Rodrigo Fialho Silva - Integrante.Financiador(es): Ministério da Cultura - Outra.
2015 - 2015
Afra, Rapunzel, Joãozinho, Maria, Quibungo, Lobos-guarás:conto de fadas no imaginário cultural brasileiro
Descrição: ?Era uma vez uma linda princesa que vivia em um lindo castelo...? Assim começa a maioria dos contos de fadas clássicos, que alimentam a fantasia infantil geração após geração e os personagens loiros, de olhos claros sugerem que crianças não brancas podem nunca pertencer a este universo. É sob essa perspectiva que Ronaldo Simões Coelho, escritor com larga vivência na literatura infantil, reconta essas histórias fazendo uso de personagens com características físicas brasileiras, e ambientadas em diferentes estados do país, sem perder o encantamento da tradição. E é por valorizar a literatura e o ensinar de forma lúdica, que se realizou a atividade extensionista tendo seu trabalho como referência. A temática girou em torno de seus livros e de autores que valorizam a cultura afro-brasileira, proporcionando aos participantes uma experiência enriquecedora, onde aprenderam estratégias e formas diferenciadas de contar histórias. Além deste, no fechamento do trabalho realizou-se uma mesa que discutiu a importância da utilização de contos e livros nacionais que se aproximem da realidade vividas pelas crianças brasileiras, contação de histórias pelas acadêmicas da UEMG-Leopoldina e uma apresentação de dança afro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador / Elaine Aparecida Queiroz Vidal - Integrante / Marcia Regina Barbosa Vieira - Integrante.
2015 - 2015
Quem Conta Dança
Descrição: O Projeto de Extensão ?Quem Conta Dança? tem como objetivo principal promover o gosto pela leitura, a escrita e as artes entre crianças do Ensino Fundamental 1 de escolas públicas da cidade de Cataguases-MG. Para isto, realizou-se com o apoio dos alunos do curso de Educação Física das Faculdades Sudamérica, oficinas de caráter lúdico e interativo, onde foram apresentadas questões de fomento à discussão, reflexão e ampliação da consciência cidadã de crianças de 7 a 10 anos de idade, reforçando o papel de cada uma para a construção de um mundo mais justo, onde o interesse e o bem estar coletivo prevaleça sobre os interesses individuais. Além disto, no intuito de potencializar os talentos dos acadêmicos, eles participaram de espetáculos de dança e teatro inseridos no evento que encerra o ?Escrevendo com o Escritor ? Encontrão?. Para que pudessem realizar com competência estas atividades participaram de cursos preparatórios e de reuniões de orientação nas Faculdades Sudamérica. As ações se nortearam pelas proposições apresentadas nas seguintes obras infanto-juvenis: - "João Cidadão", do escritor Thomaz de Aquino Resende; - ?Zumbi?, ?Meninas Negras? e ?Lápis de Cor? de Madu Costa; - ?Com quem Afinal Pinóquio? se ?Casou e Menino Mutante? de Mauro Sérgio Fernandes. As oficinas utilizaram de metodologias diversas como pausa protocolada, contação de história, diálogo dirigido com o intuito de proporcionar aos participantes riqueza de conteúdo, troca e construção de novos conhecimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador.
2014 - 2014
Educação e Cultura em Espaços não Escolares
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Educação, Tecnologias e Leitura: Alicerces para a apropriação do conhecimento
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Vídeo Memória-Qual sua melhor lembrança de Leopoldina
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador.
2013 - 2013
Educação, Tecnologias e Leitura: Alicerces para a apropriação do conhecimento
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Mídias Interativas e Educação: Cotidiano Escolar - Estudos Pesquisas e vivências
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Encontro Acadêmico Conversa com o Escritor
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador.
2012 - 2012
Tecnologias e Educação: curso básico nivelamento
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Andrea Vicente Toledo Abreu - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2013
O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da zona da mata mineira
Descrição: O CULTIVO DE SONHOS é o resultado de uma pesquisa de Mestrado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora quando se mapeou as políticas públicas de cultura da Zona da Mata Mineira. Através da Lei Estadual de Cultura de Minas Gerais pôde-se publicá-la e com isto torná-la acessível aos trabalhadores da cultura da região, estudantes, pesquisadores e demais interessados. Além da publicação realizou-se palestras nas cidades de Além Paraíba, Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé , Ubá e Viçosa. Ação que ajudou a multiplicar e esclarecer as informações contidas no livro. As palestras tiveram como tema os assuntos abordados no livro: o conceito de cultura sob a contemplação sociológica; a literatura internacional e os autores brasileiros sobre o tema; políticas públicas de cultura no Brasil; as leis de incentivo à cultura: federal, do estado de Minas Gerais e da Zona Mata; e análise e interpretação das políticas públicas desenvolvidas nas instituições promotoras de cultura na Zona da Mata Mineira..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio por mérito e competência - Programa de Apoio a Projetos de Extensão UEMG, Universidade do Estado de Minas Gerais..
2016
Cidade das Palavras - Gente que ensina a ler o mundo, Museu Energisa.
2016
Prêmio por mérito e competência - Programa de Apoio a Projetos de Extensão UEMG, Universidade do Estado de Minas Gerais.
2015
Prêmio Todos Por Um Brasil de Leitores, Ministério da Cultura.
2015
Prêmio por mérito e competência - Programa de Apoio a Projetos de Extensão UEMG, Universidade do Estado de Minas Gerais.
2013
Prêmio ARede 2013, Bit Social.
2013
Moção de Congratulação pela conquista do Prêmio ARede 2013 - Projeto Escrevendo com o Escritor, Câmara Municipal de Cataguases.
2012
Mérito Acadêmico, Universidade do Estado de Minas Gerais.
2010
Troféu "Câmera na Cabeça" Categoria FAZER Melhor Filme Votação Popular - Documentário, Instituto Cidade de Cataguases e Fundação Ormeu Junqueira Botelho.
2009
Finalista Prêmio Educadores Inovadores, Microsoft.
2004
Destaque Educação 2004, Prefeitura Municipal de Cataguases.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ABREU, V. T. Andrea2018ABREU, V. T. Andrea. Relação entre graduandos e adultos mais velhos mediada pelas tecnologias digitais. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 1-12, 2018.

2.
ABREU, V. T. Andrea2017ABREU, V. T. Andrea. O MEIO SOCIAL E OS PADRÕES DE USO DA INTERNET. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 10, p. 178-185, 2017.

3.
ABREU, V. T. Andrea2016ABREU, V. T. Andrea; VIDAL, E. A. Q. ; MACHADO, S. G. . Espaços não escolares: performance de instituições culturais na educação. EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ), v. -, p. 1-15, 2016.

4.
ABREU, V. T. Andrea2016ABREU, V. T. Andrea; MATOS, C. L. C. ; PINTO, S. G. . Leitores do Sec. XXI: uma experiência de incentivo à leitura no interior de Minas Gerais. Revista Científica Conexões do Saber, v. 2, p. 152-160, 2016.

5.
ABREU, V. T. Andrea2013ABREU, V. T. Andrea; PINTO, S. G. . Lei Ascânio Lopes: a importância das leis municipais de cultura para as cidades de menor porte. Revista de Estudos Jurídicos, v. IX, p. 67-77, 2013.

6.
ABREU, V. T. Andrea2013ABREU, V. T. Andrea. Políticas culturais ampliação e amadurecimento. Mal-Estar e Sociedade, v. 6, p. 13-156, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ABREU, V. T. Andrea; RUFFATO, L. (Org.) ; FRANCA, M. (Org.) ; SIMOES, L. (Org.) ; DALUZ, L. B. (Org.) ; MONTEIRO, M. (Org.) ; MENEZES, A. O. (Org.) ; COSTA, T. (Org.) ; BARBOSA, R. (Org.) . Conta Aqui, Conta Lá!!! quanta história para compartilhar. 1. ed. Cataguases: Instituto Cidade de Cataguases, 2018. 24p .

2.
ABREU, V. T. Andrea; MARTINS, C. (Org.) ; RAMOS, A. C. (Org.) ; SANTOS, J. (Org.) ; COSTA, M. (Org.) ; FENANDES, M. S. (Org.) ; COELHO, R. S. (Org.) ; COSTTA, S. (Org.) ; REZENDE, T. A. (Org.) . Conta aqui, conta lá!!! Não para de contar. 1. ed. Cataguases: Editora-Empresa Instituto Francisca de Souza Peixoto, 2015. 24p .

3.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da zona da mata mineira. 1. ed. Cataguases: Instituto Francisca de Souza Peixoto, 2013. 176p .

Capítulos de livros publicados
1.
TOLEDO, V. A. Andrea. Semeadores de histórias: ouvindo os que ?fazem da língua seu trabalho?. In: Liliane Balonecker Daluz. (Org.). A Formação do Leitor-Autor e a Leitura Literária na Escola. 1ed.São Carlos: Pedro&João Editores, 2017, v. , p. 201-215.

2.
ABREU, V. T. Andrea. Arte em Sala de Aula e Educação em Espaços não Escolares. In: PINTO, Samuel Gonçalves; Pereira, Deyliane Aparecida de Almeida (ORG.s).Educação Física Escolar e Cotidiano da. (Org.). Educação Física Escolar e Cotidiano da Escola: perspectivas em cena.. 1ed.Juiz de Fora: Santa Rita, 2016, v. 1, p. 137-148.

3.
emilia maria santiago miranda ; TOLEDO, V. A. Andrea ; Isabel da Costa ; AMADO, D. ; Valéria Veckelman ; MOREIRA, P. . Aventuras na Web, com vistas à Defesa, promoção e divulgação da lusofonia. In: Paulo Maria Bastos da Silva Dias; Antônio José Osório. (Org.). VII Conferência Internacional de TIC na Educação: Challenges 2011 Perspectivas de Inovação. 01ed.Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011, v. , p. 1895-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ABREU, V. T. Andrea. Cópias, plágios... o mau uso da internet sabota a educação?. Aprende Brasil, Curitiba, 30 set. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TOLEDO, V. A. Andrea. LA FORMACIÓN DEL LECTOR CONTEMPORÁNEO Y LOS NUEVOS MEDIOS DIGITALES: LO QUE REALMENTE IMPORTA. In: IV Congreso Iberoamericano Estilos de Aprendizaje: Integrando Saberes pra una mejor educación, 2018, Concepcion. Anales del IV Congreso Iberoamericano Estilos de Aprendizaje: Integrando Saberes pra una mejor educación. Concepción: Universidad de Concepición, 2018. p. 130-149.

2.
ABREU, V. T. Andrea. ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO: NOVOS ATORES E FORMAS DE ENSINAR E APRENDER. In: XII Encontro de Pós-Graduação da UNIFAMINAS, 2018, Muriaé. Anais do XV Encontro de Iniciação Científica FAMINAS da Zona da Mata -XII Encontro de Pós-Graduação da UNIFAMINAS. Muriaé: Revista Científica da FAMINAS, 2018. v. 15. p. 278-284.

3.
ABREU, V. T. Andrea; VIDAL, E. A. Q. ; SILVA, R. F. . A INDISSOCIABILIDADE ENTRE CULTURA, ARTE E EDUCAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO. In: XII Encontro de Pós-Graduação da UNIFAMINAS, 2018, Muriaé. Anais doXV Encontro de Iniciação Científica FAMINAS da Zona da Mata -XII Encontro de Pós-Graduação da UNIFAMINAS. Muriaé: Revista Científica da FAMINAS, 2018. v. 15. p. 213-218.

4.
ABREU, V. T. Andrea; VIDAL, E. A. Q. . O Direito ao Estudo da Arte em Espaços Formais de Aprendizagem. In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. p. 1-17.

5.
ABREU, V. T. Andrea; FERREIRA, N. M. C. ; GONZALEZ, B. R. P. . Blogs, celulares, tablets e rede sociais sob o olhar dos adultos mais velhos. In: III SEMANA DA FACED VIII SEMANA DA EDUCAÇÃO XI SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE, 2016, Juiz de Fora. Anais da Semana FACED. Juiz de Fora: UFJF, 2016. v. 3. p. 238-247.

6.
ABREU, V. T. Andrea. CULTURA DIGITAL NA MELHOR IDADE. In: 2º Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu - AUGM-Extensão e Sociedade: A Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Campinas. Anais do 2º Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu - AUGM. Campinas: Unicamp, 2015. p. 199-200.

7.
ABREU, V. T. Andrea; MATOS, C. L. C. ; SILVA, R. F. . ESCREVENDO COM O ESCRITOR ? ENCONTRÃO. In: 2º Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu - AUGM Extensão e Sociedade: A Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Campinas. Anais do 2º Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu - AUGM Extensão e Sociedade: A Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Campinas: Unicamp, 2015. p. 1001-1002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ABREU, V. T. Andrea; COUTO, G. S. . Leitores no Sec. XXI: uma experiência de incentivo à leitura no interior de Minas Gerais. In: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG 2016, 2016, Carangola. Anais do 18º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG 2016. Belo Horizonte: UEMG, 2016. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PASSOS, S. F. ; GUEDES, A. A. ; COUTO, G. S. ; ABREU, V. T. Andrea . TECNOLOGIAS DIGITAIS CONTEMPORÂNEAS E SUA INFLUÊNCIA NA LEITURA E NA ESCRITA: UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE A TEMÁTICA. In: XI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FAMINAS, 2018, Muriaé. Anais do XV ENCONTRO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS DA ZONA DA MATA XI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FAMINAS. Muriaé: Editora Faminas, 2018. v. 15. p. 285-286.

2.
TOME, P. G. F. ; FREITAS, E. V. B. ; FERREIRA, N. M. C. ; ABREU, V. T. Andrea . ENCONTRÃO DE ESCRITORES DE LITERATURA INFANTIL COM LEITORES DE CATAGUASES, LEOPOLDINA E CARANGOLA. In: XII Encontro de Pós-Graduação da UNIFAMINAS, 2018, Muriaé. Anais do XV Encontro de Iniciação Científica FAMINAS da Zona da Mata -XII Encontro de Pós-Graduação da UNIFAMINAS. Muriaé: Editora Faminas, 2018. v. 15. p. 233-234.

3.
ABREU, V. T. Andrea; FERREIRA, N. M. C. . Leopoldina vista pela melhor idade por uma tecnologia de bolso. In: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG 2016, 2016, Carangola. Anais do 18º Seminário de Pesquisa e Extensão 2016. Belo Horizonte: UEMG, 2016. p. 1-1.

4.
ABREU, V. T. Andrea; GONZALEZ, B. R. P. ; FERREIRA, N. M. C. ; ODIRCIO, N. S. . Memórias e Meninices. In: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG 2016, 2016, Carangola. Anais do 18º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG 2016. Belo Horizonte: UEMG, 2016. p. 1-1.

5.
ABREU, V. T. Andrea; COUTO, G. S. . Tecnologias Digitais Contemporâneas e sua influência na leitura e na escrita: o que pensam os escritores infanto-juvenis. In: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG 2016, 2016, Carangola. Anais do 18º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG 2016. Belo Horizonte: UEMG, 2016. p. 1-1.

6.
ABREU, V. T. Andrea; ODIRCIO, N. S. . Educação no Sec XXI: Construir, colaborar, interagir ou copiar do quadro. In: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG 2016, 2016, Carangola. Anais do 18º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG 2016. Belo Horizonte: UEMG, 2016. p. 1-1.

7.
ABREU, V. T. Andrea; VIDAL, E. A. Q. ; OLIVEIRA, P. W. S. ; MACHADO, S. G. . FRAGILIDADES E EFICÁCIAS DA EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. In: 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2015, Carangola. Anais do 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, 2015.

8.
ABREU, V. T. Andrea; FERREIRA, N. M. C. . CULTURA DIGITAL NA MELHOR IDADE: PERFIL DOS ALUNOS DA CIDADE MINEIRA DE LEOPOLDINA. In: 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UEMG, 2015, Carangola. Anais do 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UEMG. Belo Horizonte: UEMG, 2015. p. 1-1.

9.
VIDAL, E. A. Q. ; ABREU, V. T. Andrea . ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA, CASA DE LEITURA LYA MARIA MüLLER BOTELHO. In: 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2015, Carangola. Anais do 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, 2015. p. 1-1.

10.
MACHADO, S. G. ; ABREU, V. T. Andrea . EDUCAÇÃO CULTURA E ARTE EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. In: 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2015, Carangola. Anais do 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, 2015. p. 1-1.

11.
FERREIRA, N. M. C. ; ABREU, V. T. Andrea . CULTURA DIGITAL NA MELHOR IDADE. In: 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2015, Carangola. Anais do 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, 2015. p. 1-1.

12.
ABREU, V. T. Andrea; CAMPOS, M. M. . PROFESSOR: FUNDAMENTAL PARA QUE AS TECNOLOGIAS AGREGUEM BENEFÍCIOS À EDUCAÇÃO. In: 15º SEMINÁRIO DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UEMG, 2013, Belo Horizonte. Anais do 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, 2013. p. 1-1.

13.
ABREU, V. T. Andrea. EDUCAÇÃO, LEITURA E TECNOLOGIAS: ALICERCES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. In: 15º SEMINÁRIO DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UEMG, 2013, Belo Horizonte. Anais do 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo horizonte: UEMG, 2013. p. 1-1.

Artigos aceitos para publicação
1.
ABREU, V. T. Andrea. TEORIAS CURRICULARES: DIALOGICIDADE, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM AS MÍDIAS DIGITAIS. Revista Inova Ciência & Tecnologia, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PASSOS, S. F. ; COUTO, G. S. ; ABREU, V. T. Andrea . Tecnologias Digitais Contemporâneas e sua influência na leitura e na escrita: um olhar diferenciado sobre a temática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TOME, P. G. F. ; FREITAS, E. V. B. ; ABREU, V. T. Andrea . ENCONTRÃO DE ESCRITORES DE LITERATURA INFANTIL COM LEITORES DE CATAGUASES, LEOPOLDINA E CARANGOLA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ABREU, V. T. Andrea; VIDAL, E. A. Q. . O direito ao Estudo da Arte em Espaços Formais de Aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
TOLEDO, V. A. Andrea. La formación del lector contemporáneo y los nuevos medios digitales: lo que realmente importa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TOLEDO, V. A. Andrea; FERREIRA, N. M. C. ; GONZALEZ, B. R. P. . BLOGS, CELULARES, TABLETS E REDE SOCIAIS SOB O OLHAR DOS ADULTOS MAIS VELHOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ABREU, V. T. Andrea; COUTO, G. S. . Leitores do Sec. XXI: uma experiência de incentivo à Leitura no interior de Minas Gerais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ABREU, V. T. Andrea; VIDAL, E. A. Q. ; OLIVEIRA, P. W. S. ; MACHADO, S. G. . Fragilidades e Eficácias da Educação em Espaços não escolares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ABREU, V. T. Andrea; FERREIRA, N. M. C. . Cultura Digital na Melhor Idade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ABREU, V. T. Andrea; MATOS, C. L. C. ; SILVA, R. F. . Escrevendo com o Escritor - Encontrão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ABREU, V. T. Andrea. Cultura Digital na Melhor Idade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ABREU, V. T. Andrea; FERREIRA, N. M. C. . Cultura Digital na Melhor Idade: Perfil dos alunos da cidade mineira de Leopoldina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da zona da mata mineira - Cataguases. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da zona da mata mineira - Cataguases. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da zona da mata mineira - Juiz de Fora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da zona da mata mineira - Muriaé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da zona da mata mineira - Ubá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da zona da mata mineira - Viçosa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da zona da mata mineira - Leopoldina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da zona da mata mineira - Além Paraíba. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da zona da mata mineira - Cataguases. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ABREU, V. T. Andrea. Políticas Públicas de Cultura - UEMG/Escola de Música. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
ABREU, V. T. Andrea. Políticas Públicas de Cultura - UEMG/Barbacena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ABREU, V. T. Andrea. Políticas Públicas de Cultura - Escola de Design/UEMG/BH. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ABREU, V. T. Andrea. Políticas Públicas de Cultura - Faculdade de Políticas Públicas/UEMG/BH. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
emilia maria santiago miranda ; ABREU, V. T. Andrea ; Valéria Veckelman ; Isabel da Costa . Aventuras na web: promoção e divulgação da lusofonia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ABREU, V. T. Andrea; CARRARA, A. C. F. . Conta Aqui, Conta Lá!!! Quanta história para compratilhar. Cataguases: Instituto Cidade de Cataguases, 2018 (TÍTULO DA OBRA E REVISÃO ORTOGRÁFICA).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ABREU, V. T. Andrea. Consultora ad hoc da UEMG. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
ABREU, V. T. Andrea. Comissão de Avaliação de Resumos inscritos no 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da - UEMG. 2018.

2.
TOLEDO, V. A. Andrea. Revista Nuances: estudos sobre Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente.. 2017.

3.
ABREU, V. T. Andrea. Comissão de Avaliação de Resumos inscritos no 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da - UEMG. 2016.

4.
ABREU, V. T. Andrea. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE RESUMOS INSCRITOS NO 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG. 2015.

5.
ABREU, V. T. Andrea. Comissão de Avaliação de Relatórios Finais. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABREU, V. T. Andrea. Jornal Atividade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ABREU, V. T. Andrea. Culto Circuito. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ABREU, V. T. Andrea. Escrevendo com Escritor. 2018; Tema: Leitura e Escrita. (Blog).

2.
ABREU, V. T. Andrea. Pedagogia - UEMG Leopoldina. 2013; Tema: Tecnologias digitais e educação. (Blog).

3.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos. 2012; Tema: Políticas Públicas de Cultura. (Blog).

4.
ABREU, V. T. Andrea. Andrea Toledo. 2006; Tema: Educação, Cultura, Tecnologias e afins. (Blog).

5.
ABREU, V. T. Andrea. Blog da Vovó. 2006; Tema: Terceira idade e tecnologias. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ABREU, V. T. Andrea. Escrevendo com o Escritor. 2018. (Implantação de Projeto Sócio-educativo).

2.
ABREU, V. T. Andrea; LEITAO, L. ; RODRIGUES, I. T. ; LIMA, R. P. ; ROLIM, M. . Rede Colaborativa Local da Escola Animada - Rede Cineclube. 2018. (Implantação de Projeto Sócio-educativo).

3.
ABREU, V. T. Andrea. Mídias e Educação: ideias compartilhadas. 2017. .

4.
ABREU, V. T. Andrea. Cultura Digital: as mídias, a educação e seus desdobramentos. 2017. .

5.
ABREU, V. T. Andrea. Cineclube e Oficina de Cinema Somos Todos Mauro. 2017. (Implantação de Projeto Sócio-educativo).

6.
ABREU, V. T. Andrea; RIBEIRO, V. . Coordenação de Eixo da construção da CONAPE 2018 - Etapa Municipal. 2017. (Implantação de Projeto Sócio-educativo).

7.
AMIM, I. ; TOLEDO, V. A. Andrea . Mediação da Exposição Audiovisual O que queremos para o Mundo?. 2017. (Implantação de Projeto Sócio-educativo).

8.
ABREU, V. T. Andrea. Produção para o projeto O que queremos para o Mundo?. 2017. (Implantação de Projeto Sócio-educativo).

9.
ABREU, V. T. Andrea. Trabalhos colaborativos em Rede. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ABREU, V. T. Andrea; FERREIRA, N. M. C. ; MATOS, C. L. C. . Dicas para idosos que estão dando os primeiros passos no mundo digital. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

11.
ABREU, V. T. Andrea. Comissão Científica do VIII Congresso de Pesquisa e Extensão e da III Semana de Ciências Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2015. (Membro de Comissão Científica).

12.
ABREU, V. T. Andrea. Uso de vídeos no Contexto Escolar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CurtanaEscolaPetrobrás).

13.
ABREU, V. T. Andrea. Tecnologias e Educação Especial. 2010. .

14.
ABREU, V. T. Andrea. Tecnologias e Educação: Práticas e Possibilidades - Secretaria de Educação de Cataguases. 2010. .

15.
ABREU, V. T. Andrea. Tecnologias e Educação: práticas e possibilidades - Secretaria de Educação de Piraúba. 2010. .

16.
ABREU, V. T. Andrea. Telecentros e sua contribuição para a Inserção Social. 2009. .

17.
ABREU, V. T. Andrea. Ciclo de Palestras sobre Tecnologias na Educação - Cataguases. 2009. .

18.
ABREU, V. T. Andrea; PESSOA, E. ; LACERDA, D. ; DUARTE, M. . Comitê do PROLER de Cataguases. 2009. (Membro de Comissão Científica).

19.
ABREU, V. T. Andrea. Capacitação de professores para o uso das tecnologias na educação. 2008. .

20.
ABREU, V. T. Andrea. Internet: mais uma ferramenta em prol da educação?. 2008. .

21.
ABREU, V. T. Andrea. Capacitação de professores para o uso das tecnologias na educação. 2007. .

22.
ABREU, V. T. Andrea. Capacitação de professores para o uso das tecnologias na educação. 2006. .

23.
ABREU, V. T. Andrea. Capacitação de professores para o uso das tecnologias na educação. 2005. .

24.
ABREU, V. T. Andrea. Capacitação de professores para o uso das tecnologias na educação. 2004. .

25.
ABREU, V. T. Andrea. Capacitação de Professores para o uso das tecnologias na Educação. 2003. .

26.
ABREU, V. T. Andrea. Capacitação de professores para o uso das tecnologias na educação. 2002. .

27.
ABREU, V. T. Andrea. Capacitação de Professores para o uso das tecnologias na educação. 2001. .

28.
ABREU, V. T. Andrea. Capacitação de professores para o uso das tecnologias na educação. 2000. .

29.
ABREU, V. T. Andrea. Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto. 2000. (Implantação de Projeto Sócio-educativo).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ABREU, V. T. Andrea; Farias, Ismael ; Paulo Roberto de Souza Junior ; Samantha de Almeida Oliveira ; Souza, Leandro Cunha de . Contracorrente. 2010. Vídeo.

2.
ABREU, V. T. Andrea; Ivaldo Neto . Memórias na Rede. 2009. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ABREU, V. T. Andrea; Ivaldo Neto . Cortejo de Natal 2013. 2013 (Cortejo).

2.
ABREU, V. T. Andrea; Ivaldo Neto . Cortejo de Natal 2012. 2012 (Corejo).

3.
ABREU, V. T. Andrea; Ivaldo Neto . Curtinhas. 2011 (Produção Audiovisual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TOLEDO, V. A. Andrea; MATOS, C. L. C.; PROCOPIO, E.. Participação em banca de Neemias Santos Odírcio.As contribuições do brincar para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
ABREU, V. T. Andrea; MATOS, C. L. C.; CRUZ, I. M. N. F.. Participação em banca de Phirscilla Saturnino da Silva.PIPID Pedagogia/UEMG nas escolas municipais de Leopoldina-MG: impacto e contribuições para o processo de ensino aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
ABREU, V. T. Andrea; AQUINO, G. B.; SOUZA, B. B.. Participação em banca de Riquelli Lopes Gomes.Crenças docentes em relação aos alunos introvertidos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
ABREU, V. T. Andrea; AQUINO, G. B.; SOUZA, B. B.. Participação em banca de Thamires Gomes de Almeida.A importância da afetividade na relação professor-aluno. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
ABREU, V. T. Andrea; SOUZA, B. B.; AQUINO, G. B.. Participação em banca de Ana Cláudia Pereira dos Santos.Família e escola: dois ambientes educacionais da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
ABREU, V. T. Andrea; PINTO, S. G.. Participação em banca de Helena Miranda da Silva.Corpo, Movimento e Mídia: a Educação Física em questão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Sudamérica.

7.
ABREU, V. T. Andrea; PINTO, S. G.. Participação em banca de Matheus Gonçalves Rodrigues.A prática de futebol na escola como instrumento de socialização. 2015.

8.
ABREU, V. T. Andrea; PINTO, S. G.. Participação em banca de Sávio de Oliveira da Silva.Análise dos Métodos Utilizados para o processo de ensino-aprendizagem do Futsal no âmbito escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Sudamérica.

9.
ABREU, V. T. Andrea; PINTO, S. G.. Participação em banca de Anderson dos Santos Rodrigues.A importância do lúdico no desenvolvimento e aprendizagem do aluno na educação física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Sudamérica.

10.
ABREU, V. T. Andrea; PINTO, S. G.. Participação em banca de Mariana Pires.Educação Física nos anos iniciais de Ensino Fundamental: uma ferramenta para o desenvolvimento da coordenação motora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Sudamérica.

11.
ABREU, V. T. Andrea; PINTO, S. G.. Participação em banca de Shehazady Jesus Souza Costa.Motivos que levam à prática do Futsal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Sudamérica.

12.
ABREU, V. T. Andrea; PINTO, S. G.. Participação em banca de Samara Massi Mariquito.Desenvolvimento Infantil: atingindo objetivos através do movimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Sudamérica.

13.
ABREU, V. T. Andrea; PINTO, S. G.. Participação em banca de Eduarda Guedes Araújo.Recreação e Aprendizagem na Educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Sudamérica.

14.
ABREU, V. T. Andrea; PINTO, S. G.. Participação em banca de Flávio Napoleão.A Educação Física como prevenção da obesidade de educandos no Ensino Fundamenta II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Sudamérica.

15.
ABREU, V. T. Andrea. Participação em banca de Érica Lúcia Soares Russi.O uso da variante linguística não-formal com eficácia comunicativa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ABREU, V. T. Andrea. Processo seletivo de Conselheiros Tutelares. 2013. Prefeitura Municipal de Leopoldina.

Outras participações
1.
TOLEDO, V. A. Andrea. Parecerista de relatório final de projetos do PAEX|2015. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
ABREU, V. T. Andrea. Avaliação de Resumos inscritos no 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
ABREU, V. T. Andrea. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes concorrentes aos Editais de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Ações Afirmativas - CNPq/2015, da Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
ABREU, V. T. Andrea. Comissão de Avaliação de Relatórios Finais de pesquisas de iniciação científica BIC-Junior/UEMG/CNPq/FAPEMIG/PAPq. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
SOUZA, B. B.; GUERSON, C.; ABREU, V. T. Andrea. Comissão Avaliadora Local de Extensão do Edital 01/2013 - PAEx/UEMG. 2013. Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
ABREU, V. T. Andrea. Comissão Julgadora da Olimpíada da Língua Portuguesa. 2012. Prefeitura Municipal de Leopoldina.

7.
ABREU, V. T. Andrea. Comissão Julgadora Municipal da Olimpíada da Língua Portuguesa. 2010. Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária.

8.
ABREU, V. T. Andrea. 11º FestVida Festival de Musica Estudantil. 2010. Prefeitura Municipal de Cataguases.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Festival Ver e Fazer Filmes. 2018. (Outra).

2.
IV Festival Ver e Fazer Filmes.Workshop I- Juventude, Cultura e a Cidade. 2018. (Outra).

3.
IV Festival Ver e Fazer Filmes.Cine Escola Animada Infantil. 2018. (Outra).

4.
Educação em Movimento.MIDIAS E EDUCAÇÃO: IDEIAS COMPARTILHADAS. 2017. (Oficina).

5.
IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE ESTILOS DE APRENDIZAJE. LA FORMACIÓN DEL LECTOR CONTEMPORÁNEO Y LOS NUEVOS MEDIOS DIGITALES: LO QUE REALMENTE IMPORTA. 2017. (Congresso).

6.
IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.O DIREITO AO ESTUDO DA ARTE EM AMBIENTES FORMAIS DE APRENDIZAGEM. 2017. (Seminário).

7.
18º Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG 2016.LEITORES DO SEC. XXI: UMA EXPERIÊNCIA DE INCENTIVO À LEITURA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS. 2016. (Seminário).

8.
III SEMANA DA FACED VIII SEMANA DA EDUCAÇÃO XI SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE.III SEMANA DA FACED VIII SEMANA DA EDUCAÇÃO XI SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE C E R T I F I C A D O EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS. 2016. (Seminário).

9.
17º SEMINÁRIO DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UEMG.CULTURA DIGITAL NA MELHOR IDADE: PERFIL DOS ALUNOS DA CIDADE MINEIRA DE LEOPOLDINA. 2015. (Seminário).

10.
17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.FRAGILIDADES E EFICÁCIAS DA EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. 2015. (Seminário).

11.
4ª Semana UEMG: Diversidade e Afrodescendência-Interações, Mediações e (Re) Conhecimneto.Coordenadora da atividade extensionista "Afra, Rapunzel, Joãozinho, Maria, Quibungo, Lobos-Guará: contos de fadas no imaginário cultural brasileiro. 2015. (Outra).

12.
Semana da Educação Física das Faculdades Sudamérica.Educação em Espaços não Escolares. 2015. (Outra).

13.
VIII Congresso de Pesquisa e Extensão e III Semana de Ciênciais Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo de Trabalho "Educação, Cultura e Imagem. 2015. (Congresso).

14.
III Semana de Arte e Educação.Impacto das TIC no Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade mineira de Cataguases. 2014. (Outra).

15.
VII Congresso de Pesquisa e Extensão e II Semana de Ciências Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Coordenadora do Fórum de Comunicação Gestão Educacional, Organização e Experiências do trabalho pedagógico. 2014. (Congresso).

16.
III Conferência Municipal de Cultura de Além Paraíba.Uma Política de Estado para Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura. 2013. (Outra).

17.
III Conferência Municipal de Cultura de Cataguases.Produção Simbólica e Diversidade Cultural. 2013. (Outra).

18.
III Conferência Municipal de Cultura de Leopoldina.Uma Política de Estado para Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura. 2013. (Outra).

19.
7º Encontro Cultural do Instituto Francisca de Souza Peixoto.O Cultivo de Sonhos: Uma Cartografia das Políticas Públicas de Cultura na Zona da Mata Mineira. 2011. (Encontro).

20.
5º Encontro Cultural do Instituto Francisca de Souza Peixoto.Cultura: degrau para o empoderamento. 2009. (Encontro).

21.
Encontro PROLER.Políticas Públicas de Leitura em Cataguases. 2009. (Encontro).

22.
Letras (IN) Foco.Revistas de Cultura no Brasil. 2009. (Seminário).

23.
Memória Viva da Cultura de Além Paraíba e Região.Políticas Públicas de Cultura na Zona da Mata Mineira. 2009. (Encontro).

24.
31º Encontro Anual da Anpocs. 2007. (Encontro).

25.
I Seminário de Teoria Contemporânea - A Invisibilidade Moderna da Desigualdade Social. 2007. (Seminário).

26.
IX Semana de Ciências Sociais da UFJF - Estado e Sociedade no Brasil Contemporâneo. 2007. (Congresso).

27.
II Encontro Municipal de Educação. 2006. (Encontro).

28.
Semana Acadêmica das Faculdades Integradas de Cataguases.Informática na Educação. 2006. (Seminário).

29.
Seminário de Informática.Inserção Social. 2006. (Seminário).

30.
Seminário Netescrit@, Comunidade Online.Intercâmbio Portugal/Brasil: uma realidade. 2006. (Seminário).

31.
TecEduc@tion 2006 ? 3º Congresso e Exposição Internacional de e-Learning e Tecnologia Educacional. 2006. (Congresso).

32.
Encontro Municipal de Educação. 2005. (Encontro).

33.
I Fórum de Educação Inclusiva.Inclusão Digital para Portadores de Necessidades Especiais. 2005. (Seminário).

34.
II Fórum Fábrica do Futuro ? Incubadora Cultural do Audiovisual e Novas Tecnologias. 2005. (Seminário).

35.
I Seminário de Comunicação e Educação. 2005. (Seminário).

36.
Semana de Inclusão Digital. 2004. (Seminário).

37.
Seminário sobre Educação e Surdez. 2004. (Seminário).

38.
3º Seminário Internacional de Educação. 2003. (Seminário).

39.
2º Congresso Internacional dos Expoentes na Educação. 2002. (Congresso).

40.
4º Encontro de Informática na Educação. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREU, V. T. Andrea. 2º Encontrão do Escrevendo com o Escritor. 2018. (Festival).

2.
ABREU, V. T. Andrea. Escrevendo com o Escritor - Edição Especial 2016. 2016. (Festival).

3.
ABREU, V. T. Andrea; MATOS, C. L. C. . Escrevendo com o Escritor - Encontrão. 2015. (Festival).

4.
ABREU, V. T. Andrea. 2ª Semana Cultural do Instittuto Francisca de Souza Peixoto. 2013. (Outro).

5.
ABREU, V. T. Andrea; OLIVEIRA NETO, I. F. ; Tainan Santana . Cortejo de Natal 2013. 2013. (Outro).

6.
ABREU, V. T. Andrea. 18º Escrevendo com o Escritor. 2013. (Outro).

7.
ABREU, V. T. Andrea; Ivaldo Neto . 16º Encontro com Escritor. 2012. (Outro).

8.
ABREU, V. T. Andrea; Ivaldo Neto ; Tainan Santana . Curso de Arte-Educação. 2012. (Outro).

9.
ABREU, V. T. Andrea; OLIVEIRA NETO, I. F. ; Tainan Santana . Cortejo de Natal 2012. 2012. (Outro).

10.
ABREU, V. T. Andrea. 13º Encontro com Escritor. 2011. (Outro).

11.
ABREU, V. T. Andrea. 14º Encontro com Escritor. 2011. (Outro).

12.
ABREU, V. T. Andrea; Ivaldo Neto ; Simone Pires ; Tainan Santana . Cortejo Natal 2011. 2011. (Outro).

13.
ABREU, V. T. Andrea. 15º Encontro com Escritor. 2011. (Outro).

14.
ABREU, V. T. Andrea. 11º Encontro com Escritor. 2010. (Outro).

15.
ABREU, V. T. Andrea. 12º Encontro com o Escritor. 2010. (Outro).

16.
ABREU, V. T. Andrea. 9º Encontro com Escritor. 2009. (Outro).

17.
ABREU, V. T. Andrea. 10º Encontro com Escritor. 2009. (Outro).

18.
ABREU, V. T. Andrea. 7º Encontro com Escritor. 2008. (Outro).

19.
ABREU, V. T. Andrea. 8º Encontro com Escritor. 2008. (Outro).

20.
ABREU, V. T. Andrea. 6º Encontro com Escritor. 2007. (Outro).

21.
ABREU, V. T. Andrea. I Seminário de Informática na Educação. 2006. (Congresso).

22.
ABREU, V. T. Andrea. 5º Encontro com Escritor. 2006. (Outro).

23.
ABREU, V. T. Andrea. 4º Encontro com escritor. 2005. (Outro).

24.
ABREU, V. T. Andrea. 3º Encontro com Escritor. 2005. (Outro).

25.
ABREU, V. T. Andrea. 2º Encontro com Escritor. 2004. (Outro).

26.
ABREU, V. T. Andrea. 1º Encontro com Escritor. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Aloyane de Almeida Guedes. 2º ENCONTRÃO ESCREVENDO COM O ESCRITOR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Stefany Fernandes Passos. Tecnologias digitais contemporâneas e sua influência na leitura e na escrita: o que pensam os escritores de literatura infanto-juvenil. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UEMG. (Orientador).

3.
Rita de Cássia Coelho Final. 2º ENCONTRÃO ESCREVENDO COM O ESCRITOR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

4.
NATÁLIA MARIA DA CRUZ FERREIRA. 2º ENCONTRÃO ESCREVENDO COM O ESCRITOR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

5.
PRISCILLA GATTI FERREIRA TOMÉ. 2º ENCONTRÃO ESCREVENDO COM O ESCRITOR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG. (Orientador).

6.
EMILY VIEIRA BOTELHO DE FREITAS. 2º ENCONTRÃO ESCREVENDO COM O ESCRITOR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG. (Orientador).

7.
Larissa Alves da Silva. 2º ENCONTRÃO ESCREVENDO COM O ESCRITOR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mariana de Alencar e Souza. A Construção do Lazer na Modernidade. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

2.
Sheila Terra Piffano. O Desafio das Políticas Públicas Mediante a Cultura. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elaine Aparecida Queiroz Vidal. A arte em ambientes escolares: contribuições e desafios para a melhoria na qualidade da educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

2.
Sônia Guimarães Machado. A Literatura Infantil sob a perspectiva do PROLER de Cataguases. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

3.
Juliano Souza Lacerda. Linguagens Midiáticas e as Novas Competências dos Professores para o Ensino na Contemporaneidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

4.
Roberta de Bem Conte. Os Contos de Fadas na Perspectiva de Ronaldo Simões Coelho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

5.
Anderson Azouz. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade:aspectos gerais, inclusão e métodos de tratamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Sudamérica. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

6.
Giselle de Paula Nunes. Cultura Digital: professores, aparatos tecnológicos e conexão nas escolas públicas de Leopoldina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

Iniciação científica
1.
Gabriela Sobral Couto. Tecnologias digitais contemporâneas e sua influência na leitura e na escrita: o que pensam os escritores infanto-juvenis. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

2.
Neemias Santos Odircio. Educação no sec. XXI: construir, colaborar, interagir ou copiar do quadro. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UEMG. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

3.
NATÁLIA MARIA DA CRUZ FERREIRA. Cultura Digital na Melhor Idade. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

4.
BRÍGIDA ROSSI PAIVA GONZALEZ. Cultura Digital na Melhor Idade. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

5.
Elaine Aparecida Queiroz Vidal. A arte e a educação na Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

6.
Sônia Guimarães Machado. Educação, Cultura e Arte no Instituto Francisca De Souza Peixoto. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UEMG. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

7.
NATÁLIA MARIA DA CRUZ FERREIRA. Cultura Digital na Melhor Idade. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

8.
Wildney Carvalho. Quem Conta Dança. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Centro de Ensino Superior Sousa Borges. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

9.
Mariana Martins. Quem Conta Dança. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Faculdades Sudamérica. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

10.
Fernanda Teixeira. Quem Conta Dança. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Faculdades Sudamérica. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

11.
Polyana Maria Fernandes da Silva. Educação em Tempos de Cultura Digital em Leopoldina. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.

12.
Mickaela Medeiros Campos. Impacto das TIC no Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade mineira de Cataguases. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andrea Vicente Toledo Abreu.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ABREU, V. T. Andrea2013ABREU, V. T. Andrea. Políticas culturais ampliação e amadurecimento. Mal-Estar e Sociedade, v. 6, p. 13-156, 2013.

2.
ABREU, V. T. Andrea2016ABREU, V. T. Andrea; VIDAL, E. A. Q. ; MACHADO, S. G. . Espaços não escolares: performance de instituições culturais na educação. EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ), v. -, p. 1-15, 2016.

3.
ABREU, V. T. Andrea2016ABREU, V. T. Andrea; MATOS, C. L. C. ; PINTO, S. G. . Leitores do Sec. XXI: uma experiência de incentivo à leitura no interior de Minas Gerais. Revista Científica Conexões do Saber, v. 2, p. 152-160, 2016.

4.
ABREU, V. T. Andrea2017ABREU, V. T. Andrea. O MEIO SOCIAL E OS PADRÕES DE USO DA INTERNET. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 10, p. 178-185, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
ABREU, V. T. Andrea. TEORIAS CURRICULARES: DIALOGICIDADE, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM AS MÍDIAS DIGITAIS. Revista Inova Ciência & Tecnologia, 2018.


Livros e capítulos
1.
ABREU, V. T. Andrea; MARTINS, C. (Org.) ; RAMOS, A. C. (Org.) ; SANTOS, J. (Org.) ; COSTA, M. (Org.) ; FENANDES, M. S. (Org.) ; COELHO, R. S. (Org.) ; COSTTA, S. (Org.) ; REZENDE, T. A. (Org.) . Conta aqui, conta lá!!! Não para de contar. 1. ed. Cataguases: Editora-Empresa Instituto Francisca de Souza Peixoto, 2015. 24p .

2.
ABREU, V. T. Andrea; RUFFATO, L. (Org.) ; FRANCA, M. (Org.) ; SIMOES, L. (Org.) ; DALUZ, L. B. (Org.) ; MONTEIRO, M. (Org.) ; MENEZES, A. O. (Org.) ; COSTA, T. (Org.) ; BARBOSA, R. (Org.) . Conta Aqui, Conta Lá!!! quanta história para compartilhar. 1. ed. Cataguases: Instituto Cidade de Cataguases, 2018. 24p .

3.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da zona da mata mineira. 1. ed. Cataguases: Instituto Francisca de Souza Peixoto, 2013. 176p .


Apresentações de Trabalho
1.
PASSOS, S. F. ; COUTO, G. S. ; ABREU, V. T. Andrea . Tecnologias Digitais Contemporâneas e sua influência na leitura e na escrita: um olhar diferenciado sobre a temática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TOME, P. G. F. ; FREITAS, E. V. B. ; ABREU, V. T. Andrea . ENCONTRÃO DE ESCRITORES DE LITERATURA INFANTIL COM LEITORES DE CATAGUASES, LEOPOLDINA E CARANGOLA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ABREU, V. T. Andrea. Ciclo de Palestras sobre Tecnologias na Educação - Cataguases. 2009. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ABREU, V. T. Andrea; FERREIRA, N. M. C. ; MATOS, C. L. C. . Dicas para idosos que estão dando os primeiros passos no mundo digital. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

2.
ABREU, V. T. Andrea. Uso de vídeos no Contexto Escolar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CurtanaEscolaPetrobrás).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABREU, V. T. Andrea. Culto Circuito. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREU, V. T. Andrea; Ivaldo Neto ; Tainan Santana . Curso de Arte-Educação. 2012. (Outro).

2.
ABREU, V. T. Andrea; MATOS, C. L. C. . Escrevendo com o Escritor - Encontrão. 2015. (Festival).

3.
ABREU, V. T. Andrea. Escrevendo com o Escritor - Edição Especial 2016. 2016. (Festival).

4.
ABREU, V. T. Andrea. 2º Encontrão do Escrevendo com o Escritor. 2018. (Festival).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ABREU, V. T. Andrea. Pedagogia - UEMG Leopoldina. 2013; Tema: Tecnologias digitais e educação. (Blog).

2.
ABREU, V. T. Andrea. Andrea Toledo. 2006; Tema: Educação, Cultura, Tecnologias e afins. (Blog).

3.
ABREU, V. T. Andrea. Escrevendo com Escritor. 2018; Tema: Leitura e Escrita. (Blog).

4.
ABREU, V. T. Andrea. Blog da Vovó. 2006; Tema: Terceira idade e tecnologias. (Blog).

5.
ABREU, V. T. Andrea. O Cultivo de Sonhos. 2012; Tema: Políticas Públicas de Cultura. (Blog).


Artes Visuais
1.
ABREU, V. T. Andrea; Ivaldo Neto . Memórias na Rede. 2009. Vídeo.

1.
ABREU, V. T. Andrea; Farias, Ismael ; Paulo Roberto de Souza Junior ; Samantha de Almeida Oliveira ; Souza, Leandro Cunha de . Contracorrente. 2010. Vídeo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 13:21:47