Patrícia Gouvêa Nunes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3417906132084628
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC -GO (2013), na linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais. Possui especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela UFG - Campus Catalão-Go (2012) e em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Católica de Anápolis-GO (2007).Graduada em Pedagogia pela Universidade de Rio Verde - UniRV (2004). Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde-GO, atuando principalmente nos cursos de Licenciatura do campus. Coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). É membro do Comitê Interno de Iniciação Cientifica e Tecnológica, IF Goiano-Campus Rio Verde. Responsável pelo Laboratório Interdisciplinar de formação de Educadores (LIFE), que desenvolve pesquisas com os(as) licenciados(as) do campus. Membro do Comitê Institucional Permanente de Reelaboração dos Projetos Pedagógicos do Curso do Ensino Médio, do IF Goiano. Esteve como supervisora do PIBID de 2015 a 2016, IFGoiano - Campus Ceres. Atua com ênfase nos seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores (as), estágio supervisionado, relações sociais e de gênero, relações étnico-raciais, diversidade, filosofia, metodologia científica, avaliação e didática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia Gouvêa Nunes
Nome em citações bibliográficas
NUNES, Patrícia Gouvêa

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Goiano, IF Goiano - Campus Rio Verde.
Rodovia Sul Goiana, Km 01
Zona Rural
75901970 - Rio Verde, GO - Brasil
Telefone: (64) 36205600
URL da Homepage: patricia.nunes@ifgoiano.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Docência e gênero: um estudo sobre o professor homem na educação infantil da rede municipal do município de Rio Verde(GO),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Lucia Helena Rincon Afonso.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Especialização em Gênero e Diversidade na Escola. (Carga Horária: 480h).
Centro Integrado de Aprendizagem em Rede, CIAR/UFG, Brasil.
Título: Osama: a experiência de uma menina.
Orientador: Marise Vicente de Paula.
2007 - 2008
Especialização em Ensino de Filosofia e Sociologia. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Católica de Anápolis, PUC, Brasil.
Título: O viés da educação ? busca de novos valores.
2000 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2017
Programa de Formação Pedagógica Continuada do IF Goiano. (Carga horária: 480h).
Instituto Federal Goiano, IF Goiano, Brasil.
2016 - 2016
Elaboração de Material Didático. (Carga horária: 24h).
Instituto Federal Goiano, IF Goiano, Brasil.
2013 - 2013
I Encontro PIBID da UniRV. (Carga horária: 30h).
Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
2012 - 2012
XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped-CO. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2012 - 2012
XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped-CO. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2012 - 2012
1º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano. (Carga horária: 40h).
Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
2012 - 2012
XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped-CO. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2011 - 2011
EDIPE - IV Encontro Estadual de Didática. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2011 - 2011
34ª Reunião Anual - Anped. (Carga horária: 48h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em MARX E OS MARXISMOS. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Gênero, sexualidades e direitos humanos. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2006
Curso Preparatório para o Mestrado em Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Atividades

01/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Educacional
08/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos e pesquisas pedagógicas na Educação Infantil I
Estudos e pesquisas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I
Filosofia
Fundamentos da Supervisão Escolar I
Fundamentos Metodológicos da Educação Infantil I
Sociedade, cultura e infância
08/2012 - Atual
Estágios , Pedagogia, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado na Educação Infantil I.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Secretariado Executivo Bilíngue, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
08/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
02/2012 - 07/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
02/2012 - 07/2012
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
02/2012 - 07/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna do Mestrado em Educação


Colégio Rioverdense Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Supervisora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Supervisora Pedagógica do Colégio Objetivo, atuando em todos as etapas da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Médio).


Centro Educacional Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

8/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia e Educação Artística.

Escola Municipal Dona Josefina, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professara substituta, Carga horária: 20

Atividades

02/2006 - 04/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
História

Escola Pssinhos do Saber, PASSINHOS DO SAB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

1/2003 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização
Educação Infantil

Escola Infantil Nosso Coleguinha, NOSSO COLEGUINHA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

1/2001 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia e Educação Artística.

Instituto Federal Goiano, IF Goiano, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Goiano - Campus Rio Verde, .

Cargo ou função
Membro de Comitê Permanente de Iniciação Científica.
08/2016 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Cultura Étnico-racial brasileira
Políticas Públicas da Educação Brasileira
Fundamentos Filosóficos da Educação
08/2015 - 07/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos da Educação
Fundamentos Sócio-histórico da Educação
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento
Metodologia Científica
Didática
Políticas Públicas da Educação Brasileira
08/2015 - 07/2016
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos da Educação
Didática
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento
Estágio Curricular Supervisionado
Políticas Públicas da Educação Brasileira
Fundamentos Sócio-histórico da Educação
08/2015 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Goiano - Campus Ceres, .

Cargo ou função
Núcleo de Apoio Pedagógico.
05/2015 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O processo de Estágio Supervisionado na formação de professores inicial de professores
Descrição: Esta pesquisa trata da formação inicial de professores , focando o Estágio Curricular Supervisionado. Objetiva investigar o processo de estágio e buscar novas alternativas de atuação do docente recém-formado pelo viés da pesquisa. Utiliza-se como metodologia a análise de documentos, de fontes escritas e orais, bem como observação in loco nas escolas em que os estudantes realizaram os estágios..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
A produção colaborativa de material didático-pedagógico no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e utilização nas escolas de educação básica.
Descrição: Esta investigação objetiva desenvolver no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) momentos formativos consubstanciados na aprendizagem de práticas de ensino reflexivas e investigativas aos (as) estudantes dos cursos de Licenciatura do IF Goiano Campus Rio Verde em um viés de trabalho caracterizado pela pesquisa, ensino e extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Patrícia Gouvêa Nunes - Coordenador / Rosenilde Nogueira Paniago - Integrante.
2014 - Atual
EducAção
Descrição: Grupo de pesquisa que promove pesquisas sobre a formação docente no Instituto Federal Goiano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Patrícia Gouvêa Nunes - Coordenador / Sandra Zago Falone - Integrante / Rosineide Nogueira Paniago - Integrante.
2013 - 2015
Violência Sexual contra meninas: as interfaces desse processo no contexto do ensino fundamental.
Descrição: Levantamento diagnóstico do abuso de Meninas no Município de Rio Verde. Violência Sexual contra meninas: as interfaces desse processo no contexto do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Patrícia Gouvêa Nunes - Coordenador / Zilda Mendonça - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
2009 - 2013
O/a Profissional Docente Formado/a pela UCG Frente às Demandas da Produção Flexível: Universo Simbólico e Práxis Pedagógica
Descrição: Sou aluna do Mestrado em Educação e participo deste Projeto que integra a Linha de Pesquisa "Estado, Política e Instituições Educacionais" do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Esta pesquisa tem como problema investigar como os/as alunos/as-professores/as, licenciandos/as em História e Pedagogia pela UCG, no início do século XXI, representam, em sua práxis, a relação entre a formação recebida e sua prática de sala de aula exercida na lógica do livre mercado da produção flexível, frente a uma perspectiva de prática emancipatória. Objetiva-se identificar e interpretar como se manifestam na práxis dos/as licenciados/as em História e Pedagogia pela UCG, no início do século XXI, os elementos fundamentais da pós-modernidade, constitutivos de seu processo de formação como licenciados/as e como sujeitos cognoscentes/trabalhadores da produção flexível. O ponto de partida para desvendar o problema em questão será a perspectiva da unidade da práxis, o que significa que as contradições aqui enfocadas são produzidas e serão compreendidas na própria sociedade capitalista. Os procedimentos, técnicas e instrumentos que serão utilizados na pesquisa vão desde o levantamento dos dados e bibliografia até a observação participante, entrevistas, questionários e grupos de discussão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Patrícia Gouvêa Nunes - Integrante / Lucia Helena Rincon Afonso - Coordenador / Maria Esperança Fernandes Carneiro - Integrante / Nilva Maria Gomes Coelho - Integrante / Agda Ferreira Soares Dias - Integrante / Teresa Cristina Barbo Siqueira - Integrante / Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita - Integrante / Wanderley Azevedo de Brito - Integrante / Luane Cardoso Habermann - Integrante / Luciana Stival Vieira - Integrante / Ludmilla Fernandes de Lima - Integrante / Vitória Marinna Araújo Ramos - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Outra.


Projetos de extensão


2017 - Atual
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O TRABALHO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Descrição: Este projeto tem como objetivo trabalhar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de ciências, pelo viés da educação ambiental, nos anos finais do ensino fundamental em escolas da área urbana e rural/do campo do município de Rio Verde, com crianças e jovens de idades variadas de 10 a 16 anos. Para o desenvolvimento do projeto serão selecionados jogos disponibilizados na web e produzido no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) jogos eletrônicos com o uso das plataformas (Construct 2 e Rpg Maker MV) abordando temáticas de educação ambiental; posteriormente serão aplicados nas escolas de educação básica por alunos voluntários do projeto e que se encontram cursando as disciplinas de Didática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado sob a orientação das professoras participantes do projeto. As TDIC estão muito presente no cotidiano da vida das crianças e jovens, portanto, espera-se com este projeto utilizar este recurso para sensibilizar os alunos quanto a importância da conservação do meio ambiente. É um projeto de cunho social significante, pois além de contribuir para a dinamização das aulas de Ciências, vai possibilitar uma reflexão dos alunos sobre o meio ambiente e possibilitar a inclusão digital aos alunos das escolas do campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Patrícia Gouvêa Nunes - Integrante / Rosenilde Nogueira Paniago - Coordenador / Josiane Lopes Medeiros - Integrante.
2017 - Atual
Educação e Cultura Afrobrasileira e Indígena: a construção de experiências no espaço escolar
Descrição: O projeto ?Educação e Cultura Afrobrasileira e Indígena: a construção de experiências no espaço escolar? se propõe a evidenciar a cultura afrobrasileira e indígena nos espaços institucionais, inclusive na constituição do Jardim Botânico do IF Goiano ? Campus Rio Verde como ambientes educativos de ascensão e elucidação da cultura desses povos, a fim de construir subsídios teóricos com estudantes do IF Goiano - Campus Rio Verde e estudantes da rede estadual de educação de Rio Verde. Os(as) participantes serão incentivados(as) a analisar criticamente as representações sociais e culturais dos afrodescendentes e indígenas, a violência simbólica e as formas de preconceito e intolerância a que estão submetidos grupos sociais como pessoas negras e indígenas. Para tanto, a proposta metodológica se fundamenta na realização de reuniões mensais, organizadas colaborativamente a partir de temas que contemplem a herança cultural dos povos afrobrasileiros e indígenas sugeridos pelos(as) participantes. Este modus operandi, contundo, exige ampla participação do grupo para que, devidamente informados, possam elaborar suas sugestões de temas para discussão. Este projeto se interliga ao NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) do IF Goiano - Campus Rio Verde que estimula e promove ações orientadas a temáticas e relações étnico-raciais, especialmente quanto ás populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Patrícia Gouvêa Nunes - Coordenador.
2016 - 2017
Relações étnico-raciais e educação: refletindo conceitos e experiências do cotidiano na escola
Descrição: O projeto Relações ético-raciais e educação: refletindo conceitos e experiências do cotidiano na escola se propõe a realizar debates entre servidores (as), estudantes do IF Goiano - Campus Rio Verde acerca de diferentes temas relacionados a educação e relações étnico-raciais na escola. A proposta tem como objetivo promover reflexões e construir subsídios teóricos junto aos (as) estudantes da instituição, escolas municipais participantes e comunidade local, os quais lhes incentivem a analisar criticamente as representações sociais, violências simbólicas, formas de preconceito e intolerância a que estão submetidos grupos sociais tais como pessoas negras e mulheres em nosso país. Por meio de reuniões mensais, organizadas colaborativamente a partir de temas sugeridos pelos (as) participantes, o projeto em questão pretende garantir espaço aberto e democrático de discussão, cuja finalidade não se restrinja à politização e formação propedêutica do corpo discente, alcançando fundamentalmente o processo de construção e afirmação da(s) identidade(s) de nossos (as) estudantes. Assim, para além da formação de ferramentas teóricas e de habilidades cognitivas, a proposta abrange resultados práticos de identificação de estudantes em situação de discriminação e acompanhamento dos mesmos em seu processo de inserção e afirmação social, o que não poderia ser realizado no âmbito das atividades institucionais circunscritas ao ensino. Discutir as relações étnico-raciais que fundamentam as relações de discriminação e preconceito deveria ser uma obrigação de todos os cidadãos, não importando sua origem ou etnia. São esforços que não apenas se somam na luta contra o racismo, como também na consolidação da democracia, da cultura, da promoção da cidadania e no reforço à igualdade social e racial. A escola é o lugar, por excelência, da formação humana das novas gerações. Daí a importância de um projeto que discuta e promova a reflexão crítica das relações étnico-raciais. Este projeto se interliga ao NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) do IF Goiano - Campus Rio Verde que estimula e promove ações orientadas a temáticas e relações etnorraciais, especialmente quanto ás populações afrodesecedentes e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Patrícia Gouvêa Nunes - Coordenador.
2015 - 2016
EXPLORAÇÕES: reflexões sobre gênero, raça e sexualidade para reconhecimento e afirmação dos diversos sujeitos sociais
Descrição: O projeto Explorações se propõe a realizar debates entre servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes do Câmpus Ceres do IF Goiano, acerca de diferentes temas relacionados a gênero, raça e sexualidade. A proposta tem como objetivo promover reflexões e construir subsídios teóricos junto aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da instituição, os quais lhes incentivem a analisar criticamente as representações sociais, violências simbólicas, formas de preconceito e intolerância a que estão submetidos grupos sociais tais como mulheres, negros e negras, homossexuais e transexuais em nosso país. Por meio de reuniões mensais, organizadas colaborativamente a partir de temas sugeridos pelos participantes, o projeto em questão pretende garantir espaço aberto e democrático de discussão, cuja finalidade não se restrinja à politização e formação propedêutica do corpo discente, alcançando fundamentalmente o processo de construção e afirmação da(s) identidade(s) de nossos estudantes.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Patrícia Gouvêa Nunes - Integrante / Natália do Carmo Louzada - Coordenador.
2015 - 2015
Pedagogia em ação
Descrição: O presente projeto objetiva apresentar técnicas e novas metodologias no processo ensino aprendizagem para qualificar o ensino aprendizagem em parte das escolas municipais de Rio Verde parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse projeto será executado em duas escolas parceiras por acadêmicos/as do curso de Pedagogia da Universidade de Rio Verde (UniRv), em Rio Verde-Go, como complementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? Brasil, com intervenções pedagógicas semanais, sobre as dificuldades diagnosticadas pelos/as bolsistas do PIBID que atuam nas escolas-parceiras. As professoras responsáveis pelo desenvolvimento deste irão através de supervisão, orientação e planejamento desenvolver, juntamente com os/as alunos/as participantes deste projeto de extensão, práticas de intervenção nas dificuldades de aprendizagens, para serem realizadas com os/as alunos/as das séries iniciais, sendo estas, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I. No decorrer das intervenções, contemplará a aplicação de práticas de ensino para contribuir na aprendizagem destes alunos/as. Este projeto, a partir da realidade observada nas escolas parceiras proporcionará um diálogo entre as teorias e as práticas pedagógicas dos/as acadêmicos/as participantes do projeto de extensão, reconhecendo a escola como lócus de formação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Patrícia Gouvêa Nunes - Coordenador.
2014 - 2015
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Descrição: Este projeto faz parte de um projeto de extensão da Faculdade de Pedagogia cuja preocupação maior é em relação à formação de um professor que esteja consciente de que sua prática envolve um comportamento de observação, reflexão crítica e reorganização de suas ações. O projeto tem como ponto inicial a vivência escolar dos acadêmicas em salas de EJA e a superação das dificuldades de leitura e escrita dos alunos das UE ?Oscar Ribeiro da cunha? e, Olinda Ataydes ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Patrícia Gouvêa Nunes - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - 2017
Alternativas de melhoria no processo de ensino-aprendizagem
Descrição: Implementar iniciativas e experiências didáticas e metodológicas, tais como projetos interdisciplinares integradores; Contribuir com a dinamização do processo de ensino, sua relação com o conhecimento e com a produção de aprendizagens significativas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Patrícia Gouvêa Nunes - Integrante / Rosenilde Nogueira Paniago - Coordenador.
2017 - Atual
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2017 - Atual
4º ENCONTRO DE LICENCIATURAS DO SUDOESTE GOIANO,4º ENCONTRO DOPROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ? PIBID (ELICIPIBID) DO SUDOESTE GOIANO E 3º ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO IF GOIANO (III ELPED)
Descrição: A pesquisadora atua na coordenação geral dos três eventos que ocorrerão nos dias 07, 08 e 09 de junho de 2018 em Rio Verde, GO. Os três eventos se uniram visando o fortalecimento das ações e otimização de recursos, em face da atual crise econômica do país. Ancorados sob o tema EDUCAÇÃO EM TRÂNSITO: DIÁLOGOS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE, têm como objetivo promover o debate e a reflexão sobre algumas das políticas educacionais, a formação e trabalho docente, tencionando o atual cenário nacional com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade do processo de formação de professores e de ensino-aprendizagem na educação básica, especialmente da rede pública, na região do sudoeste goiano. Têm abrangência regional e nacional, contemplando alunos de cursos de Licenciaturas, profissionais do magistério da educação básica e superior, das várias modalidades de ensino, contando com a participação de teóricos do Brasil e de Portugal. Estes eventos são organizados por oito instituições: 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, com a participação dos seus doze campi ( Rio Verde que sedia o evento, Morrinhos, Urutai, Iporá, Ceres, Trindade, Campos Belos, Posse, Hidrolândia, Ipameri, Cristalina e Catalão); 2. Universidade Estadual de Goiás - Campus Quirinópolis e Santa Helena; 3. Universidade Federal de Goiás ? Regional Jataí; 4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí; 5. Universidade de Rio Verde; 6. Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues; 7. Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde; 8. Subsecretaria do Estado de Goiás..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2016 - Atual
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores - LIFE
Descrição: Este laboratório visa contribuir para a formação dos discentes das Licenciaturas em Ciências Biológica se Química..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações sociais e de Gênero.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas educacionais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estágio.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Paniago, R. N2018Paniago, R. N ; SARMENTO, T. J. ; MEDEIROS, J. L. ; NUNES, Patrícia Gouvêa . UM CENÁRIO DE POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERAL. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 20, p. 1-23, 2018.

2.
Walas,J.C.2017Walas,J.C. ; DIAS, W. H. R. ; SANTOS FILHO, I. D. ; MIRANDA, J. M. ; NUNES, Patrícia Gouvêa . Relações étnico-raciais e escola: um estudo sobre metodologias de ensino para investigação do enfrentamento ao racismo no Colégio Estadual Olynto Pereira de Castro no município de Rio Verde-GO. ANAIS DO I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO E SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS., v. 1, p. 80-90, 2017.

3.
Paniago, R. N2017Paniago, R. N ; NUNES, Patrícia Gouvêa ; MEDEIROS, J. L. . A PERMANÊNCIA EM RISCO NAS LICENCIATURAS DO IF GOIANO. Ciclo Revista: experiências em formação no IF Goiano, v. 2, p. 34-35, 2017.

4.
NUNES, Patrícia Gouvêa2017NUNES, Patrícia Gouvêa; GUIMARAES, G. ; PASSOS, H. S. ; LEAO, J. M. P. ; VALE, W. N. ; SILVA, R. S. . LIDERANÇA EM AÇÃO: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE EMPODERAMENTO ESTUDANTIL. Ciclo Revista: experiências em formação no IF Goiano, v. 2, p. 35-36, 2017.

5.
NUNES, Patrícia Gouvêa2015NUNES, Patrícia Gouvêa; FERNANDES, A. A. ; FREITAS, L. F. ; MOTA, Daianny de Souza ; ROSA, E. V. . OFICINAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COM ALUNOS DA APAE DE CERES: APRENDENDO A REUTILIZAR. Pibid em Revista, v. 1, p. 1-327, 2015.

6.
NUNES, Patrícia Gouvêa2015NUNES, Patrícia Gouvêa; SILVA, L. S. ; FRANCO, C. M. ; ROSA, E. V. . ESTUDO DE CAMPO DA XVI FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CERES DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Pibib em Revista, v. 2, p. 1-327, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
NUNES, Patrícia Gouvêa; Louzada, Natália do Carmo . Políticas Educacionais, Identidade Profissional Docente e Gênero. In: Maria Lícia dos Santos ;José Maria Baldino; Léia Adriana da Silva Santiago; Lúcia Helena Rincón Afonso. (Org.). Educação , inclusão e o mundo do trabalho: percalços, desafios e possibilidades. 1ed.Goiânia: PUC Goiás, 2017, v. 1, p. 153-170.

2.
Louzada, Natália do Carmo ; NUNES, Patrícia Gouvêa . Identidades, Normalizações e Reinscrições: uma reflexão, a partir da sala de aula, sobre sujeitos e significados desobedientes de uma epistemologia fraturada. In: Maria Lícia dos Santos; José Maria Baldino; Léia Adriana da Silva Santiago; Lúcia Helena Rincón Afonso. (Org.). Educação , inclusão e o mundo do trabalho: percalços, desafios e possibilidades. 1ed.Goiânia: PUC Goiás, 2017, v. 1, p. 115-136.

3.
NUNES, Patrícia Gouvêa. Bom de bola, bom de nota: ressignificando o reforço escolar (Campus Rio Verde). In: Eduardo Pereira Resende; Simonia Peres da Silva; Vívian de Faria Caixeta Monteiro; Cláudio Virote;. (Org.). Programa de formação pedagógica: organização do trabalho pedagógico e integração curricular. 1ed.Goiânia: IF Goiano, 2017, v. 1, p. 196-219.

4.
NUNES, Patrícia Gouvêa. Osama: a experiência de uma menina. In: Borges, L.; CARRIJO, S. A.B.; DIAS, L.O.. (Org.). Osama: a experiência de uma menina. 01ed.Goiânia-GO: Universidade Federal de Goiás, 2013, v. 01, p. 01-216.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, Patrícia Gouvêa; OLIVEIRA, P. F. S. . DIVERSIDADE SEXUAL: O DOCENTE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. In: III Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (III ELPED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e do IV Encontro de Licenciatura e PIBID do Sudoeste Goiano (IV ELICPIBID), 2018, RIO VERDE. III Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (III ELPED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e do IV Encontro de Licenciatura e PIBID do Sudoeste Goiano (IV ELICPIBID), 2018.

2.
NUNES, Patrícia Gouvêa; SILVA, M. L. F. . JOGOS DIDÁTICOS: UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. In: III Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (III ELPED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e do IV Encontro de Licenciatura e PIBID do Sudoeste Goiano (IV ELICPIBID), 2018, RIO VERDE. III Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (III ELPED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e do IV Encontro de Licenciatura e PIBID do Sudoeste Goiano (IV ELICPIBID), 2018.

3.
NUNES, Patrícia Gouvêa; PERES, J. P. . RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS E ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO PARA INVESTIGAÇÃO DO ENFRENTAMENTO AO RACISMO NO COLÉGIO OLYNTO PEREIRA DE CASTRO NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE - GO. In: III Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (III ELPED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e do IV Encontro de Licenciatura e PIBID do Sudoeste Goiano (IV ELICPIBID), 2018, RIO VERDE. III Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (III ELPED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e do IV Encontro de Licenciatura e PIBID do Sudoeste Goiano (IV ELICPIBID), 2018.

4.
PANIAGO, R. N. ; NUNES, Patrícia Gouvêa . O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE DIFERENTES ABORDAGENS NO CONTEXTO DO PRODOCÊNCIA E PIBID. In: 10º Encontro Internacional de Formação de Professores - Enfope e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2017, Aracaju- Sergipe. 10º Encontro Internacional de Formação de Professores - Enfope, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, Patrícia Gouvêa; OLIVEIRA, C. R. ; TEIXEIRA, N. D. N. ; FREITAS, L. F. ; ROSA, E. V. . A INTERAÇÃO PIBIDIANOS E CRIANÇAS DO LAR ESPÍRITA SÃO VICENTE DE PAULA. In: II Seminário Institucional do PIBID IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE Campus Ceres, 2015, Ceres-GO. II Seminário Institucional do PIBID IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE Campus Ceres (IF Goiano), 2015.

2.
NUNES, Patrícia Gouvêa; ROSA, E. V. ; SILVA, L. S. ; FRANCO, C. M. . ESTUDO DE CAMPO DA XVI FEIRA DE CIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO ? CAMPUS CERES. In: II Seminário Institucional do PIBID IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE Câmpus Ceres, 2015, Ceres-GO. II Seminário Institucional do PIBID IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE Campus Ceres (IF Goiano), 2015.

3.
NUNES, Patrícia Gouvêa; FERNANDES, A. A. ; MOTA, Daianny de Souza ; FREITAS, L. F. ; ROSA, E. V. . OFICINAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COM ALUNOS DA APAE DE CERES: APRENDENDO A REUTILIZAR?. In: II Seminário Institucional do PIBID IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE Campus Ceres, 2015, Ceres. II Seminário Institucional do PIBID IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE Campus Ceres (IF Goiano), 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, Patrícia Gouvêa; PERES, J. P. . RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO: REFLETINDO CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO NA ESCOLA. In: III Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (III ELPED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e do IV Encontro de Licenciatura e PIBID do Sudoeste Goiano (IV ELICPIBID), 2018, RIO VERDE. III Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (III ELPED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e do IV Encontro de Licenciatura e PIBID do Sudoeste Goiano (IV ELICPIBID), 2018.

2.
NUNES, Patrícia Gouvêa; PERES, J. P. . EDUCAÇÃO E CULTURA AFROBRASILEIRA E INDÍGENA: A CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR. In: III Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (III ELPED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e do IV Encontro de Licenciatura e PIBID do Sudoeste Goiano (IV ELICPIBID), 2018, RIO VERDE. III Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (III ELPED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e do IV Encontro de Licenciatura e PIBID do Sudoeste Goiano (IV ELICPIBID), 2018.

3.
NUNES, Patrícia Gouvêa; Walas,J.C. ; DIAS, W. H. R. ; MIRANDA, J. M. ; SANTOS FILHO, I. D. . Espaço escolar e as Relações étnico-raciais: Um estudo sobre metodologias de ensino para investigação do enfrentamento ao racismo.. In: I Mostra de Extensão do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde, 2017, Rio Verde. I Mostra de Extensão IF Goiano - Campus Rio Verde. Rio Verde: IF Goiano - Campus Rio Verde, 2017. v. 1. p. 16-16.

4.
NUNES, Patrícia Gouvêa; PERES, J. P. ; FIRMINO, E. M. . Estratégias para desveslar a discriminação racial brasileira. In: I Mostra de Extensão do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, 2017, Rio Verde. I Mostra de Extensão do IF Goiano. Rio Verde: IF Goiano - Campus Rio Verde, 2017. v. 1. p. 19-19.

5.
Paniago, R. N ; NUNES, Patrícia Gouvêa ; QUIRINO, T. S. ; OLIVEIRA, P. F. S. ; CORDEIRO, M. G. M. . Práticas de ensino colaborativas interdisciplinares na educação básica: aproximando o IF Goiano às escolas de educação básica. In: I Mostra de Extensão do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, 2017, Rio Verde. I Mostra de Extensão do IF Goiano - Campus Rio Verde. Rio Verde: IF Goiano - Campus Rio Verde, 2017. v. 1. p. 24-24.

6.
NUNES, Patrícia Gouvêa; SANTOS FILHO, I. D. ; MIRANDA, J. M. ; DIAS, W. H. R. ; Walas,J.C. ; PERES, J. P. . Relações étnico-raciais e educação: refletindo conceitos e experiências do cotidiano na escola.. In: I Mostra de Extensão do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, 2017, Rio Verde. I Mostra de Extensão IF Goiano - Campus Rio Verde. Rio Verde: IF Goiano - Campus Rio Verde, 2017. v. 1. p. 27-27.

7.
NUNES, Patrícia Gouvêa; OLIVEIRA, P. F. S. ; MELO, A. C. M. ; SOUZA, G. C. E. . A análise e o debate de questões LGBT?s nos ambientes educacionais de Rio Verde ? GO.. In: I Mostra de Extensão do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, 2017, Rio Verde. I Mostra de Extensão IF Goiano - Campus Rio Verde. Rio Verde: IF Goiano - Campus Rio Verde, 2017. v. 1. p. 08-08.

8.
Cruz, Fabíola Peres da ; LEITE, M. E. T. B. ; NUNES, Patrícia Gouvêa . Movimento Estudantil e o Instituto de Educação de Goiás (IEG: um legada da participação feminina na conjuntura 1964 a 1968). In: Anped Centro-Oeste, 2012, Corumbá-MS. XII Encontro Regional de Educação da Anped Centro-Oeste, 2012.

9.
NUNES, Patrícia Gouvêa. Estudos sobre gênero no âmbito do trabalho docente - um olhar sobre a identidade masculina e feminina Nova Escola. In: II Simpósio Nacional Gênero e Interdisciplinaridades - SINAGI, 2011, Catalão-GO. II Simpósio Nacional Gênero e Interdisciplinaridades - SINAGI, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
NUNES, Patrícia Gouvêa. Trabalho docente e gênero: um estudo sobre a presença de homens na educação infantil da rede municipal de ensino da cidade de Rio Verde(GO). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Cruz, Fabíola Peres da ; LEITE, M. E. T. B. ; NUNES, Patrícia Gouvêa . Movimento Estudantil e o Instituto de Educação de Goiás (IEG): Um legado da participação feminina na conjuntura 1964 a 1968. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
NUNES, Patrícia Gouvêa. ESTUDOS SOBRE GÊNERO NO ÂMBITO DO TRABALHO DOCENTE - UM OLHAR SOBRE A IDENTIDADE MASCULINA E FEMININA NA REVISTA NOVA ESCOLA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
NUNES, Patrícia Gouvêa. Pedagogia escola: educação infantil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
NUNES, Patrícia Gouvêa. Docência e gênero: um estudo sobre o professor homem na Educação Infantil da rede municpal de ensino de Rio Verde(GO) 2013 (Dissertação de mestrado).

2.
NUNES, Patrícia Gouvêa. Osama: a experência de uma menina 2012 (Trabalho de conclusão de especialização).

3.
NUNES, Patrícia Gouvêa. O viés da educação ? busca de novos valores 2008 (Trabalho de conclusão de especialização).


Demais tipos de produção técnica
1.
NUNES, Patrícia Gouvêa. O Papel do Docente e do Discente no Processo do Ensino- Aprendizagem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NUNES, Patrícia Gouvêa. Oficina: O papel do docente e do discente no processo de ensino aprendizagem.. 2016. .

3.
NUNES, Patrícia Gouvêa. Avaliação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
NUNES, Patrícia Gouvêa. Políticas públicas de educação inclusiva. 2015. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Qualhato, Thiago Fernandes; Firmino, Simone Gomes; NUNES, Patrícia Gouvêa. Participação em banca de Kennya Viana.Viabilidade da implantação de um Museu de Morfologia no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano - Campus Ceres.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NUNES, Patrícia Gouvêa; CUNHA, F. B.; ROSA, G. R.. Banca de Avaliação de proficiência. 2016. Instituto Federal Goiano - Campus Ceres.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10° Encontro Internacional de Formação de Professores.O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental por meio de Diferentes Abordagens no Contexto do Prodocência e Pibid. 2017. (Encontro).

2.
10° Encontro Internacional de Formação de Professores. 2017. (Encontro).

3.
A R(D)eforma do Ensino Médio. Ánalise de Propagandas a Respeito do do "Novo" Ensino Médio . Políticas Educacionais, Estado Amplo e Neoliberalismo.A R(D)eforma do Ensino Médio. Ánalise de Propagandas a Respeito do do "Novo" Ensino Médio . Políticas Educacionais, Estado Amplo e Neoliberalismo. 2017. (Outra).

4.
I Congresso de Educação e Relações Étnico-raciais.Relações Étnico-raciais no cotidiano escolar: produzindo experiências pedagógicas. 2017. (Oficina).

5.
I Congresso de Educação e Seminário de Educação e Relações Étnico-raciais. DISCUTINDO RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO NA WEB. 2017. (Congresso).

6.
I Congresso de Educação e Seminário de Educação e Relações Étnico-raciais. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO: CONTAR HISTÓRIAS. 2017. (Congresso).

7.
I Congresso de Educação e Seminário de Educação e Relações Étnico-raciais. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO PARA INVESTIGAÇÃO DO ENFRENTAMENTO AO RACISMO NO COLÉGIO ESTADUAL OLYNTO PEREIIRA DE CASTRO NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO. 2017. (Congresso).

8.
I Congresso de Educação e Seminário de Educação e Relações Étnico-raciais. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO: LEVANTAMENTO DE DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE A CONDIÇÃO DO NEGRO E DO BRANCO NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO. 2017. (Congresso).

9.
II encontro do IV Ciclo de Formação - Permanência e êxito nos Institutos Federais da Região Centro-Oeste. 2017. (Encontro).

10.
II encontro do IV Ciclo de Formação - Permanência e êxito nos Institutos Federais da Região Centro-Oeste.LIDERANÇA EM AÇÃO: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE EMPODERAMENTO ESTUDANTIL. 2017. (Encontro).

11.
I Mostra de Extensão do IF Goiano Campus Rio Verde. 2017. (Outra).

12.
I Mostra de Extensão do IF Goiano Campus Rio Verde.RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO: REFLETINDO CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO NA ESCOLA. 2017. (Outra).

13.
I Mostra de Extensão do IF Goiano Campus Rio Verde.A ANÁLISE E O DEBATE DE QUESTÕES LGBT?S NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS DE RIO VERDE ? GO.. 2017. (Outra).

14.
I Mostra de Extensão do IF Goiano Campus Rio Verde.Espaço escolar e as relações étnico-raciais: Um estudo sobre metodologias de ensino para investigação do enfrentamento ao racismo.. 2017. (Outra).

15.
I Mostra de Extensão do IF Goiano Campus Rio Verde.PRÁTICA DE ENSINO COLABORATIVAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMANDO O IF GOIANO ÀS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. (Outra).

16.
I Mostra de Extensão do IF Goiano Campus Rio Verde.ESTRATÉGIAS PARA DESVESLAR A DISCRIMINAÇÃO RACIAL BRASILEIRA. 2017. (Outra).

17.
XIX Semana de História e II Congresso Regional de História. Educação e Reformas: novas abordagens no contexto escolar. 2017. (Congresso).

18.
1º Fórum do Currículo Integrado do IF Goiano. 2016. (Outra).

19.
Fórum dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal Goiano. 2016. (Outra).

20.
II Seminário Institucional do PIBID IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE Câmpus Ceres.II Seminário Institucional do PIBID IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE Câmpus Ceres. 2015. (Seminário).

21.
II Seminário Institucional do PIBID IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE Câmpus Ceres.?A INTERAÇÃO PIBIDIANOS E CRIANÇAS DO LAR ESPÍRITA SÃO VICENTE DE PAULA?. 2015. (Seminário).

22.
II Seminário Institucional do PIBID IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE Câmpus Ceres.?OFICINAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COM ALUNOS DA APAE DE CERES: APRENDENDO A REUTILIZAR?. 2015. (Seminário).

23.
II Seminário Institucional do PIBID IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE Câmpus Ceres.?ESTUDO DE CAMPO DA XVI FEIRA DE CIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO ? CÂMPUS CERES?. 2015. (Seminário).

24.
II Seminário Institucional do Pibid IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE - Campus CeresN.Minicurso: Políticas Públicas de Educação Inclusiva. 2015. (Seminário).

25.
IV Congresso Internacioanl de História: Cultura, Sociedade e Poder. As Comunidades Eclesiais de base: Espaço de Formação de jovens pobres na década de 1980. 2014. (Congresso).

26.
7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.Texto. 2012. (Outra).

27.
IV Encontro de Professores. 2012. (Encontro).

28.
Seminário Internacional-Abordagem Histórico-Cultural e Formação de Professores-Perspectiva Interdisciplinar. 2012. (Seminário).

29.
XI Seminário Integrado de Pesquisa em Educação.Trabalho docente e gênero:uma estudo sobre a presença de homens na Educação Infantil da rede municipal de ensino da cidade de Rio Verde-Go.. 2012. (Seminário).

30.
Encontro Pedagógico - Coordenador pedagógico, da prática à reflexão. 2011. (Encontro).

31.
II Mostra Científica Stricto Sensu da PUC-GO. 2011. (Outra).

32.
II Simpósio Gênero e interdiciplinaridades-Gênero, trabalho e identidades.ESTUDOS SOBRE GÊNERO NO ÂMBITO DO TRABALHO DOCENTE - UM OLHAR SOBRE A IDENTIDADE MASCULINA E FEMININA NA REVISTA NOVA ESCOLA. 2011. (Simpósio).

33.
X Congresso Argentino de Antropología Social. 2011. (Congresso).

34.
Encontro Pedagógico. 2010. (Encontro).

35.
Encontro Pedagógico. 2009. (Encontro).

36.
Proposta Pedagógica como Ressignificação da Escola. 2009. (Outra).

37.
II Seminário Nacional de Trabalho e Gênero. 2008. (Seminário).

38.
Seminário Internacional-Participação Política, Democracia e Eleições: o ponto de vista dos brasileiros?.. 2008. (Seminário).

39.
II Congresso "Como treinar uma Equipe de Campeões". 2005. (Congresso).

40.
Educação no Brasil: História e Perspectivas Atuais. 2004. (Outra).

41.
IV Congresso Regional da Educação - Perpectivas didático-pedagógicas na formação docente. 2004. (Congresso).

42.
Pedagogia: um encontro consigo mesma. 2003. (Encontro).

43.
XII Encontro Regional de Psicopedagogia. 2002. (Encontro).

44.
A Formação docente e o exercício da profissão. 2001. (Outra).

45.
Disciplina: questão de competência da escola ou da família?. 2001. (Congresso).

46.
3ºEncontro Pedagógico. 2000. (Encontro).

47.
Como trabalhar projetos em sala de aula. 2000. (Encontro).

48.
Ortografia: que é?Para que serve? Por que ensiná-la?. 2000. (Encontro).

49.
Avaliação da Aprendizagem. 1999. (Encontro).

50.
Proposta didática de alfabetização. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NUNES, Patrícia Gouvêa; GUIMARAES, G. ; Paniago, R. N . Exposição de fotos: Retratos da Negritude no Brasil. 2017. (Exposição).

2.
NUNES, Patrícia Gouvêa; GUIMARAES, G. ; Paniago, R. N . Sarau: Retratos da Negritude no Brasil. 2017. (Outro).

3.
SILVA, T. F. A. ; GOMIDE, A. P. C. ; BARBOSA, D. P. ; SILVEIRA, J. C. M. ; ANDRADE, J. W. S. ; ALVES, J. J. L. ; NUNES, Patrícia Gouvêa ; FERREIRA, A. A. R. . I Mostra de Extensão do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde. 2017. (Outro).

4.
MEDEIROS, L. F. R. ; NUNES, Patrícia Gouvêa . I Feira de Ciências, Cultura e Inovação do Município de Rio Verde-GO. 2017. .

5.
NUNES, Patrícia Gouvêa. I Mostra de Extensão do IF Goiano Campus Rio Verde. 2017. (Outro).

6.
NUNES, Patrícia Gouvêa. 3º Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação do IF Goiano - III ELPED, IV Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano e o IV Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. 2017. (Outro).

7.
NUNES, Patrícia Gouvêa. XVII Feira de Ciências e Tecnologia do Campus Ceres. 2016. .

8.
NUNES, Patrícia Gouvêa. Oficina: O papel do docente e do discente no processo de ensino aprendizagem.. 2016. (Outro).

9.
NUNES, Patrícia Gouvêa. FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (XVII FCT) do Campus Ceres. 2016. .

10.
NUNES, Patrícia Gouvêa. II Semana de Química IV Simpósio de Licenciatura em Química (Simpliqui) Campus Ceres. 2016. (Outro).

11.
NUNES, Patrícia Gouvêa. II Seminário Institucional do PIBID IF Goiano e I Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE Câmpus Ceres. 2015. (Outro).

12.
NUNES, Patrícia Gouvêa. II Mostra de Produção Científica Strictu Sensu da PUC GOIÁS. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Layla Michele da Silva Vilaça. Jogos e Brincadeiras no Ensino de Ciências. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. (Orientador).

2.
Maria Darcilá Rodrigues da Silva. O profissional de secretariado executivo e as habilidades sociais.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade de Rio Verde. (Orientador).

3.
Suelly Batista de Souza. O profissional de secretariado executivo e as habilidades sociais.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade de Rio Verde. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Jhonatan Walas Costa. Relações Étnico-raciais: Um Olhar Sobre Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e Enfrentamento ao Racismo no Colégio Olynto Pereira de Castro. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano. (Orientador).

2.
Júlia Peres Pereira. Relações Étnico-raciais: Um Olhar Sobre Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e Enfrentamento ao Racismo no Colégio Olynto Pereira de Castro. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Jhonatan Walas Costa. I Etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental - Elaboração do Projeto. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Goiano. (Orientador).

2.
Natalia Gonçalves Oliveira. Etapa dos Anos Finais no Ensino Fundamental - Projeto. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Goiano. (Orientador).

3.
Tainara de Sousa Antunes. Etapa dos anos Finais no Ensino Fundamental - Projeto. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Goiano. (Orientador).

4.
Maria Lúcia Fontineles da Silva. I Etapa do Estágio Supervisionado nos Anos Finais do Ensino Fundamental II. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Goiano. (Orientador).

5.
Ana Flavia Marques Rosa Barbosa. Estágio Supervisionado I. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. (Orientador).

6.
Amanda Rezende Silva. Estágio Supervisionado I. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Ilma de Souza da Silva. A Arte no Processo de Ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental (1° ao 5° ano). 2017. Orientação de outra natureza. (Curso de Pós Graduação "Lato sensu" em Docência e Gestão Escolar) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Patrícia Gouvêa Nunes.

2.
Elisabeth alves dos Santos. A Arte no Processo de Ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental (1° ao 5° ano). 2017. Orientação de outra natureza. (Curso de Pós Graduação "Lato sensu" em Docência e Gestão Escolar) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Patrícia Gouvêa Nunes.

3.
Natalia Deizy Nunes Texeira. Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Gouvêa Nunes.

4.
Lasara Gouvêa Nunes. O Papel da Leitura Durante o 9° Ano do Ensino Fundamental. 2016. Orientação de outra natureza. (Curso de Pós Graduação "Lato sensu" em Docência e Gestão Escolar) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Patrícia Gouvêa Nunes.

5.
Virgínia Gouvêa Nunes. O Papel da Leitura Durante o 9° Ano do Ensino Fundamental. 2016. Orientação de outra natureza. (Curso de Pós Graduação "Lato sensu" em Docência e Gestão Escolar) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Patrícia Gouvêa Nunes.

6.
Leucivânia Soares da Silva. Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Gouvêa Nunes.

7.
Alinni Alves Fernandes. Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2015. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Gouvêa Nunes.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
NUNES, Patrícia Gouvêa. O Papel do Docente e do Discente no Processo do Ensino- Aprendizagem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.
Membro do Núcleo de Atendimento ás Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.
Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. 
Membro do Comitê Interno de Iniciação Cientifica e Tecnológica, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. 
Responsável pelo Laboratório Interdisciplinar de formação de Educadores, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. 
Membro do Comitê Institucional Permanente de Reelaboração dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) do Ensino Médio, Instituto Federal Goiano.
Supervisora do Programa PIBID/Capes - 2015 a 2016, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres.
Membro da Comissão de Permanência e Êxito do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. 
Membro do Conselho Municipal de Juventude de Rio Verde.
Membro da Comissão de Educação Ambiental vinculado ao Jardim Botânico Rio Verde do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 10:52:21