Ricardo Weschenfelder

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5405724246293595
  • Última atualização do currículo em 22/08/2018


Possui graduação em Cinema e Vídeo pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL (2002) e mestrado em Curso de Pós-Graduação em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (2009). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Professor do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIASSELVI -Brusque e professor nos cursos de Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Jogos Digitais na UNIFEBE - Brusque. Atua também como realizador audiovisual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Weschenfelder
Nome em citações bibliográficas
WESCHENFELDER, R.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Rastros do Invisível no Plano Cinematográfico, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Suzana Kilpp.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; Ficção; Tempo; Invisível.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
2007 - 2009
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Literatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Labirinto de Espelhos. A trilogia no cinema,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Pedro de Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; trilogia; discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
1999 - 2002
Graduação em Cinema e Vídeo.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Curta-Metragem JESUS.
Orientador: Dani Patarra.




Atuação Profissional



Faculdade do Grupo UNIASSELVI, FAMESUL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Exato Segundo Produções Artísticas, EXS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assistente de Direção
Outras informações
Assistente de Direção do curta-metragem Pequenos Desencontros de Fernando Boppré. Gravação em março de 2011.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Roteirista e Diretor, Carga horária: 40
Outras informações
Roteirista e Diretor do curta-metragem Dicionário.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assistente de Direção, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalhei no projeto de documentário OVONOVELO, como assistente de direção. O projeto é dirigido por Fernando Boppré e Maria Emília de Azevedo, com produção da Exato Segundo Produções Artísticas.


Faculdade do Vale Itajaí Mirim, FAVIM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
Sou professor no Curso de Publicidade e Propagada. Ministro as disciplinas: Produção Audiovisual, Estética e História da Arte, Criação e Produção Publicitária em RTV.

Atividades

02/2015 - 07/2015
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e História da Arte
Produção Audiovisual

Fundação Catarinense de Cultura, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Autonômo, Enquadramento Funcional: Roteirista e Diretor, Carga horária: 20
Outras informações
Curta-Metragem Se eu morresse Amanhã em 35 mm. Sou roteirIsta e diretor do projeto. O filme ganhou prêmio da Fundação Catarinense de Cultura para realização. Foi lançado em junho de 2009.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Roteirista e Diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fui contemplado no Edital da Fundação Catarinense de Cultura/ Cinemateca Catarinense em 2001 com o projeto Miramar: Um olhar para o Mundo. O documentário foi lançado em Florianópolis em setembro de 2002, com co -autoria de Marco Martins.


Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrei a disciplina Comunicação Comparada na graduação do Curso de Comunicação da FURB em 2012-1.

Atividades

02/2012 - 07/2012
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Comparada

Fundo Municipal de Cinema, FUNCINE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Roteirista e Diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fui co-autor com Marco Martins do documentário Hassis, um auto - retrato imaginado. O filme foi lançado em 2006 com prêmio do Funcine- Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis para realização.


Laboratório de Educação a Distância -UFSC, LED, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40
Outras informações
Fui Diretor da vídeo-aula SCO -Defesa Civil de Santa Catarina em 2004. O vídeo foi elaborado e produzido pelo LED da Universidade Federal de Santa Catarina.


Mundo Imaginário Produções, MIP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assistente de Direção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fui assistente de direção de Zeca Pires no longa- metragem "A Antropóloga", filmado em 2006 e lançado em 2010.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assistente de Direção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fui Assistente de Direção de Maria Emília de Azevedo no curta-metragem Um Tiro na Asa, filmado em 2005 e lançado em 2006.


Produtora TVI, TVI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assistente de Direção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fui contratado como Assistente de Direção no projeto Curtas Histórias Catarinenses produzido pela Produtora TVI no filme Izaura em 2005. O filme foi transmitido pela RBS TV em dezembro de 2005.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Direção, Carga horária: 40
Outras informações
A produtora TVI produziu o vídeo Guerra Fria, no qual atuei como roteirista e diretor. O vídeo foi exibido pela TV Cultura (nacional) em 2002 e 2003.


Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visitante, Carga horária: 30
Outras informações
Curso em nível de especialização em Cinema e Realização Audiovisual na Unochapecó. Disciplina: Roteiro

Atividades

07/2013 - 07/2013
Ensino, Cinema e Realização audiovisual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Roteiro

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrante das disciplinas de Teoria do Roteiro I e Direção (optativa) no Curso de Cinema.


Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 8
Outras informações
Ministro as disciplinas de Produção Audiovisual I e II na Curso de Publicidade e Propaganda



Projetos de pesquisa


2012 - 2016
Rastros do Invisivel no plano cinematográfico
Descrição: Nesta pesquisa exploro os rastros do invisível na percepção e na memória do espectador de cinema. A invenção do invisível tensiona, principalmente, conceitos como ?rastro? e ?imagem dialética? de Benjamin e ?duração? de Bergson. Realizo a dissecação de quadros e cenas do filme O Eclipse (1962) de Michelangelo Antonioni e, por meio dos conceitos propostos: olhos ausentes, (re)quadros, pontos cegos e rotações - imaginados como uma constelação de imagens - busco rastrear formas de presença do invisível na montagem de cinema. Proponho uma metodologia do invisível para análise do corpus. O espectador, ao perceber a imagem enquadrada e montada pelo cineasta, sobrepõe a ela ?imagens invisíveis?, da sua memória ou repertório cultural e técnico, que descontroem e transformam, assim, a imagem vista no presente da exibição do filme..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
A TRILOGIA NO CINEMA
Descrição: Nesta pesquisa procuramos compreender como se forma o discurso na trilogia cinematográfica. Qual o critério adotado para que três filmes diferentes constituam uma mesma ordem discursiva? Desse modo, tentamos identificar quais os pontos de amarração entre enunciados dispersos no tempo e no espaço para que se configure uma trilogia cinematográfica. Questionamos ainda quem é autorizado, em nossa sociedade, a dizer que três obras de um determinado autor compõem entre si uma trilogia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Programa de Televisão "Na Lata"
Descrição: Projeto do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE. O projeto consiste na realização da primeira temporada de episódios do Programa de TV "Na Lata" para a TV Brusque. O programa é de debate sobre temas importantes e pertinentes à sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Ricardo Weschenfelder - Coordenador / Rafael Zen - Integrante.
2017 - Atual
Chocar - Agência Experimental de Comunicação da Uniasselvi - Brusque
Descrição: Oriento a produção de vídeos da Agência Experimental do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, da Uniasselvi de Brusque, SC..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Ricardo Weschenfelder - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.


Prêmios e títulos


2012
Curta-Metragem no Prêmio de Cinema Catarinense, Fundação Catarinense de Cultura.
2010
Edital de Curtas- Metragens de Ficção Inéditos, Ministério da Cultura- MINC.
2007
Prêmio Cinemateca Catarinense - Curta-Metragem, Prêmio Cinemateca Catarinense/ Fundação Catarinense de Cultura.
2005
Prêmio Armando Carreirão - Vídeo Documentário, Funcine - Fundo Municipal de Cinema.
2001
Prêmio Cinemateca Catarinense - Categoria Vídeo, Cinemateca Catrinense e Fundação Catarinense de Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WESCHENFELDER, R.2016WESCHENFELDER, R.. Rastros do Invisível no cinema: a perspectiva do olhar ausente.. Estrema, revista interdisciplinar de Humanidades., v. Digital, p. 03-80, 2016.

2.
KILPP, S.2016KILPP, S. ; WESCHENFELDER, R. . O invisível no plano cinematográfico: rastros de Benjamin e Bergson.. In Texto (UFRGS. Online), v. 35, p. 1-249, 2016.

3.
WESCHENFELDER, R.2016WESCHENFELDER, R.. O CONCEITO DE EXTRA-CAMPO NO CINEMA: O PLANO DO INVISÍVEL. Linguagens : Revista de Letras, Artes e Comunicação (FURB), v. 10, p. 306-320, 2016.

4.
WESCHENFELDER, R.2014WESCHENFELDER, R.; SOUZA, P. . Labirintos de espelhos, a trilogia no cinema. Acrobata - Literatura Audiovisual e outros desequilíbrios, v. Semestral, p. 6, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WESCHENFELDER, R.. Iluminuras: pequenos ensaios sobre cinema e audiovisual. 1. ed. Florianópolis: Selo Patifaria e Editora Caseira, 2017. v. 85. 54p .

2.
WESCHENFELDER, R.. A Linguagem do Vídeo. 1. ed. Florianópolis: Garapuvu, 2009. v. 500. 64p .

Capítulos de livros publicados
1.
WESCHENFELDER, R.. Guerra nas Estrelas: O gesto do herói para além do céu. In: Ariane Carla Pereira Íris;Yae Tomita; Márcio Fernandes. (Org.). Retratos Midiáticos Transdisciplinares. Guarapuava: Unicentro, 2010, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WESCHENFELDER, R.. Cultura Remix. O Município, Brusque, 17 jul. 2018.

2.
WESCHENFELDER, R.. Net Flix e o consumo de audiovisuais. O Município, Brusque, 17 abr. 2018.

3.
WESCHENFELDER, R.. Armandinho e a micropolítica. Diário Catarinense - Caderno de Cultura, Florianópolis, 06 set. 2014.

4.
WESCHENFELDER, R.. Tradição Negativa e Eterno Recomeço. Lado C - Cinema e Audiovisual, Florianópolis, 01 jun. 2012.

5.
WESCHENFELDER, R.. Cosmologia New-Age. Lado C, Florianópolis, 15 dez. 2011.

6.
WESCHENFELDER, R.. Acaso e Controle. Diário Catarinense - Caderno de Cultura, Santa Catarina, 20 dez. 2008.

7.
WESCHENFELDER, R.. Desilusão e Pontos de Fuga: O cinema argentino contemporâneo. DC Cultura, Florianópolos - SC, p. sim, 21 abr. 2007.

8.
WESCHENFELDER, R.. Poética e Política na Trilogia da Dor. Diário Catarinense - Caderno de Cultura, Florianópolis - SC, 16 abr. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WESCHENFELDER, R.. Vestígios da Imagem: A Trilogia no Cinema. In: INTERCOM - XXXII Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicação, 2009, Curitiba. NTERCOM - XXXII Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicação, 2009.

2.
WESCHENFELDER, R.. Guerra nas Estrelas: O gesto do herói para além do céu. In: InterCom- Congresso de Comunicação da Região Sul, 2008, Guarapuava - PR. Anais InterCom 2008, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WESCHENFELDER, R.. Extra-Campo: Metodologia possível para a análise do invisível. In: XVII Encontro Socine - A sobrevivência das imagens, 2013, Florianópolis. Caderno de resumos, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
WESCHENFELDER, R.. Rastros do invisível no cinema: a perspectiva do olho ausente.. Estrema - Revista Interdisciplinar de Humanidades, 2016.

2.
KILPP, S. ; WESCHENFELDER, R. . O invisível no plano cinematográfico: rastros de Benjamin e Bergson.. In Texto (UFRGS. Online), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
WESCHENFELDER, R.. Rastros do Invisível no Cinema: olhos ausentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
WESCHENFELDER, R.. Cinemagraphs: Rastros da Imagem Aprisionada no Presente.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
WESCHENFELDER, R.. Extra-Campo: metodologia possível para a análise do invisível.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
WESCHENFELDER, R.. INTERCOM - XXXII Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
WESCHENFELDER, R.. 13º SOCINE - Título do Trabalho: A Trilogia no Cinema. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
WESCHENFELDER, R.. Númera 4 da Revista Extra Via (junho/julho). Florianópolis: CEART - Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2017 (Fotografias).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
WESCHENFELDER, R.. Curador do Catavídeo - Mostra de Vídeos Catarinenses. 2004.

Redes sociais, websites e blogs
1.
WESCHENFELDER, R.. Binóculo, pensamentos audiovisuais. 2013; Tema: Ensaios sobre audiovisual.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
WESCHENFELDER, R.. Roteiro e Direção Audiovisual. 2013. .

2.
WESCHENFELDER, R.. Roteiro e Narrativa audiovisual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
WESCHENFELDER, R.. Formatação de Projetos Audiovisuais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
WESCHENFELDER, R.. Enquadrando as diferenças: Vídeo Etnográfico e o Ofício do Historiador. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
WESCHENFELDER, R.. A Linguagem do Vídeo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
COUTINHO, Lídia Miranda. ; WESCHENFELDER, R. . Oficina de Vídeo para Jovens. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
WESCHENFELDER, R.; Martins, M. . Curso de Vídeo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
WESCHENFELDER, R.; Martins, M. . Vídeo na Educação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
WESCHENFELDER, R.. Ao Som dos Teares. 2016. Audiovisual.

Artes Visuais
1.
WESCHENFELDER, R.. Dicionário. 2011. Filme.

2.
WESCHENFELDER, R.; CALAZANS, Paulo ; Vamerlatti, Marx . Making of do FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul.. 2011. Vídeo.

3.
WESCHENFELDER, R.. DVD A OUTRA. 2010. Vídeo.

4.
WESCHENFELDER, R.. Se eu Morresse Amanhã. 2008. Filme.

5.
PIRES, Z. ; WESCHENFELDER, R. . Antropóloga. 2006. Filme.

6.
AZEVEDO, M. E. ; WESCHENFELDER, R. . Um Tiro na Asa. 2005. Filme.

7.
WESCHENFELDER, R.; Martins, M. . Hassis - Um auto-retrato Imaginário. 2005. Vídeo.

8.
WESCHENFELDER, R.; MARTOLANO, L. . Arredores. 2005. Fotografia.

9.
WESCHENFELDER, R.; BERNARDO, A. . Lugares. 2004. Fotografia.

10.
WESCHENFELDER, R.. Guerra Fria. 2003. Vídeo.

11.
WESCHENFELDER, R.; MARTINS, M. . Miramar, um olhar para o mundo. 2002. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
WESCHENFELDER, R.; Martins, M. . Miramar: Um olhar para o mundo. 2002.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
WESCHENFELDER, R.. Comissão de Seleção de Vídeo no FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul. 2010.

2.
GOMES, Leonardo; CAVALCANTE, César; WESCHENFELDER, R.. Seleção de ingresso de alunos na Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. 2009.

3.
WESCHENFELDER, R.. Comissão de seleção de vídeos do Florianópolis Audiovisual Mercosul -FAM. 2007.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
40º Festival de Cinema de Gramado.Selecionado na Mostra Brasileira de Curtas-Metragens. 2012. (Outra).

2.
I Colóquio Música, Literatura e Cinema.Narrar sem Palavras: a música como componente da escrita cinematográfica e teatral. 2010. (Outra).

3.
13º SOCINE.A Trilogia no Cinema. 2009. (Encontro).

4.
INTERCOM -XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Vestígios da Imagem: A Trilogia no Cinema. 2009. (Congresso).

5.
Cinearth-Cinema, Artes e Humanidades.Cinema e Música. 2007. (Encontro).

6.
II Simpósio Roa Bastos de Literatura - Corpo, Papel e Imagem.Papel e Tela: duas margens do mesmo rio. 2007. (Simpósio).

7.
Semana Hassis.Hassis e o Cinema. 2006. (Seminário).

8.
IV Encontro da Socine - Sociedade brasileira de estudos de cinema. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WESCHENFELDER, R.. (Des)montagens. 2015. (Exposição).

2.
WESCHENFELDER, R.; LIMA, G. ; MARTINS, M. ; MENEZES, C. . Catavídeo - Mostra de Vídeos Catarinenses. 2001. (Festival).

3.
WESCHENFELDER, R.; CATANZARO, A. ; LIMA, G. ; MARTINS, M. . Catavídeo - Mostra de Vídeos Catarinenses. 2000. (Festival).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:40:06