Samara Passos Santos Reis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5513297992649179
  • Última atualização do currículo em 07/03/2018


Graduada em Psicologia (2009) pela Faculdade Ruy Barbosa. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (2017) pela Universidade Federal da Bahia (PPGPSI-UFBA). Possui especialização em Reabilitação e Intervenção Neuropsicológica (2013) pelo Centro de Estudos em Psicologia da Saúde (CEPSIC) e Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e em Neuropsicologia Avançada (2014) pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Colaboradora do Laboratório de Métodos Quantitativos e Psicometria Preditiva (MePP). Foi membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia Jovem (SBNp - jovem) gestão 2015 - 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome Social
Samara Passos Santos Reis
Nome em citações bibliográficas
REIS, S. P. S.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Empatia Afetiva e Cognitiva e o Fenótipo Ampliado do Autismo: Adaptação Transcultural e Validação de Medidas,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Igor Gomes Menezes.
Coorientador: Jose Neander Silva Abreu.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Empatia; validação; Fenótipo Ampliado do Autismo; Transtorno do Espectro Autista; Endofenótipo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
2012 - 2014
Especialização em Especialização Avançada em Neuropsicologia. (Carga Horária: 490h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Submissão de artigo para publicação científica.
Orientador: José Neander da Silva Abreu.
2012 - 2013
Especialização em Reabilitação e Intervenção Neuropsicológica. (Carga Horária: 490h).
CENTRO DE ESTUDOS PSICO-CIRURGICOS, CEPSIC, Brasil.
Título: Consciência dos Déficits e Adesão ao Tratamento em Intervenções Neuropsicológicas na Infância: um estudo de caso.
Orientador: Priscila Covre.
2005 - 2009
Graduação em Psicologia.
Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Título: VOCÊ ENTENDE O QUE PENSO, MAS SENTE O QUE EU SINTO? Relação entre Teoria da Mente, Reconhecimento de Emoções e Empatia.
Orientador: STELLA MARIA DE SÁ SARMENTO.





Linhas de pesquisa


1.
Neurociências do Desenvolvimento

Objetivo: Tradução, adaptação e estudos pilotos do NEPSY - Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Desenvolvimental.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
Setores de atividade: Neurociências.
Palavras-chave: teste neuropsicológico; validação; desenvolvimento; crianças.


Projetos de pesquisa


2007 - 2008
Desempenho em testes de linguagem de crianças procedentes de escolas públicas e privadas da cidade de Salvador

Descrição: Pesquisa realizada durante a graduação em Psicologia na modalidade de Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Samara Passos Santos Reis - Integrante / Nayara Argollo - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2005 - 2005
Periódico: CienteFico (Faculdade Rui Barbosa)


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ABREU, N. ; WYZYKOWSKI, A. ; CANÁRIO, N. ; GUIMARÃES, P. ; REIS, S. P. S. . Como montar uma bateria para avaliação neuropsicológica. In: Leandro F. Malloy-Diniz; Paulo Mattos; Neander Abreu; Daniel Fuentes. (Org.). Neuropsicologia: aplicações clínicas. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2016, v. , p. 107-123.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REIS, S. P. S.; COUTINHO, T. V. . O QUE HÁ EM UM OLHAR? Uma revisão crítica sobre o uso do Reading the Mind in the Eyes Test (RMET) após a divisão da Teoria da Mente. In: III° Congresso Mineiro de Neuropsicologia, 2015, Belo Horizonte. Anais do III Congresso Mineiro de Neuropsicologia. Belo Horizonte: LINC-UFMG; LND-UFMG, 2015. p. 53-54.

2.
REIS, S. P. S.; ABREU, N. ; ARGOLLO, N. ; SARMENTO, S. ; COUTINHO, T. V. . VOCÊ ENTENDE O QUE PENSO, MAS SENTE O QUE EU SINTO? Relação entre Teoria da Mente, Reconhecimento de Emoções e Empatia em Crianças. In: III° Congresso Mineiro de Neuropsicologia, 2015, Belo Horizonte. Anais do III Congresso Mineiro de Neuropsicologia. Belo Horizonte: LINC-UFMG; LND-UFMG, 2015. p. 63.


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
COUTINHO, T. V. ; REIS, S. P. S. . The Psychological Zone. 2015; Tema: Divulgação Científica. (Site).


Demais tipos de produção técnica



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/08/2018 às 3:51:35