Cristina Spolidoro Freund

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0245051225578028
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Doutora em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio, tendo sido bolsista CAPES Proex, Mestre em Educação pela PUC/Rio. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), é também especialista em Psicopedagogia. É professora do Departamento de Primeiro Segmento do Colégio Pedro II. Participou do Núcleo de Orientação e Aconselhamento Psicopedagógico (NOAP) da PUC-Rio. Exerceu a função de coordenação de ensino no Ensino Colégio Sion. Foi professora do curso de Especialização em Psicopedagogia, da Uni-IBMR. Atualmente, participa do GEFOCC (Grupo de Estudos Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar), sob a Coordenação da professora Maria Inês Marcondes e do GEPALFA Grupo de Estudos e Práticas de Alfabetização do Colégio Pedro II). Participou do GEProf, da PUC-Rio, sob Coordenação da Profa. Menga Lüdke, pesquisando a profissão docente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Orientação Educacional e Pedagógica, e na área de gestão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristina Spolidoro Freund
Nome em citações bibliográficas
FREUND, C. S.;FREUND, CRISTINA SPOLIDORO

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II, UESC 1.
Campo de São Cristóvão
São Cristóvão
20921-903 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 38911048


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Professores contratados do Colégio Pedro II e seu trabalho: quando ?você sai do Pedro II e o Pedro II não sai de você!?, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza.
Coorientador: Liana de Andrade Biar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Professor contratado; Identidade docente; Colégio Pedro II; Sociolinguística Interacional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Sonhando com o ideal, pisando no real, fazendo o possível: trabalho e vida de professores comprometidos com a profissão docente há mais de 30 anos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Hermengarda Lüdke.
Palavras-chave: socialização profissional; bem-estar docente.; carreira de professores; mudança e permanência; profissionalização docente; profissão docente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
1991 - 1992
Especialização em Psicopedagogia Diferencial. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Distúrbios no processo de alfabetização: a ótica construtivista.
Orientador: Maria Therezinha de Carvalho Machado.
1985 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
O ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 20h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em O trabalho com grupos na escola: uma visão psicana. (Carga horária: 48h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de 1o segmento- ensino fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovada em 2008 em 1o lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para preeenchimento de cargos vagos de carreira de Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, na seguinte área de atuação: Professora do 1o Segmento do Ensino Fundamental. Foi alocada no setor de orientação educacional da Unidade São Cristóvão I (SESOP). Em 2010 assumiu a Coordenação de Turno. Em 2011 assumiu regência de turma de 1o ano do Ensino Fundamental. A partir de janeiro de 2014, passou a ter Dedicação Exclusiva na Instituição. Em 2018, foi eleita Professora Orientadora Pedagógica de 1o ano do Ensino Fundamental em consulta à comunidade docente.


Sociedade Brasileira de Ensino Colégio Sion, COLÉGIO, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Ensino, Carga horária: 15
Outras informações
A partir de 1996, passou a exercer a função de Orientadora Educacional. A partir de 2000, passou para a função de Coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental II. Responsável por gestão do segmento, elaboração de horário escolar, atendimento a comunidade educativa e execução, junto à equipe docente, do PPP do Colégio.

Atividades

02/1996 - 12/2000
Serviços técnicos especializados , Colégio Sion, .

Serviço realizado
Orientadora Educacional de 5a. a 8a. séries.
02/1993 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de 3a e 4a. séries do Ensino Fundamental

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa, Carga horária: 10
Outras informações
Colaboradora do grupo de pesquisa "Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar", coordenado pela professora Maria Inês Marcondes

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de grupo de pesquisa, Carga horária: 5
Outras informações
Participante do GEProf

Vínculo institucional

1991 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga, Carga horária: 4
Outras informações
Pertenceu à equipe do Núcleo de Orientação e Aconselhamento Psicopedagógico, NOAP, do Departamento de Educação, coordenando grupos de atendimento psicopedagógico.

Atividades

08/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .


Centro Universitário Herminio da Silveira - IBMR, UNIIBMR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora de Curso de Pós, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do Curso de Especialização em Psicopedagogia, da disciplina Intervenção Psicopedagógica na Clínica e na Escola

Atividades

01/2007 - 05/2008
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Intervenção Psicopedagógica na Escola

Congregação das Escravas do Divino Coração Colégio São Marcelo, COLÉGIO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga - Orientadora Educacional, Carga horária: 20


Jardim do Pequeno Polegar, JPP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de 3a. e 4a. séries (Ensino Fund), Carga horária: 25


Jardim Escola Mundo Infantil, COLÉGIO, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Classe de Alfabetização, Carga horária: 25



Linhas de pesquisa


1.
Aproximando Universidade e Educação Básica pela Pesquisa na Mestrado, de GEProf
2.
Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar, GEFOCC


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Imperial Editora Do Colégio Pedro II


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:4
Total de citações:4
FREUND, C. S.  Data: 02/09/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEITE, V. F. A.2017 LEITE, V. F. A. ; FREUND, C. S. . Possibilidades e limites da formação continuada na escola sob a orientação de política educativa performática. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 35, p. 672-689, 2017.

2.
SOUZA, M. I. G. M.2017SOUZA, M. I. G. M. ; FREUND, C. S. ; LEITE, V. F. A. . Resenha - BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 12, p. 1028-1034, 2017.

3.
MARCONDES, MARIA INES G.F.2017 MARCONDES, MARIA INES G.F. ; FREUND, CRISTINA SPOLIDORO ; AMARAL E SILVA, LUISA FIGUEIREDO DO . COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: INSTÂNCIA DE MEDIAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 15, p. 1018-1049, 2017.

4.
FREUND, CRISTINA SPOLIDORO2017 FREUND, CRISTINA SPOLIDORO; BIAR, LIANA DE ANDRADE . GERENCIANDO O ESTIGMA DO PROFESSOR CONTRATADO: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO), v. 33, p. 1; e166838-25, 2017.

5.
FREUND, C. S.;FREUND, CRISTINA SPOLIDORO2015FREUND, C. S.; ALMEIDA, R. C. . Ganhei um tablet! E agora?. Pátio: Ensino Fundamental, v. 73, p. 22-25, 2015.

6.
FREUND, C. S.;FREUND, CRISTINA SPOLIDORO2009FREUND, C. S.; LUDKE, Menga . Professores realizados em suas longas carreiras: contribuições para a formação de futuros professores. Educação Matemática Pesquisa, v. 11, p. 559-583, 2009.

7.
FREUND, C. S.;FREUND, CRISTINA SPOLIDORO2008FREUND, C. S.. PROFESSORES, ALUNOS E SUAS FAMILIAS: UMA ANALISE DA ESCOLA A PARTIR DE IDEIAS DE BASIL BERNSTEIN. OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO), v. 11, p. 43-62, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
LEITE, V. F. A. ; FREUND, CRISTINA SPOLIDORO . Estratégias didáticas de formação continuada empreendida pelo coordenador pedagógico no contexto da reforma: limites e possibilidades. In: Maria Inês Marcondes; Viviane G. P. da Cunha. (Org.). Pesquisa sobre política, currículo e cotidiano escolar. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2018, v. 1, p. 60-81.

2.
MARCONDES, MARIA INES G.F. ; FREUND, CRISTINA SPOLIDORO . As pesquisas do Grupo de Estudos de Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar: achados e questões. In: Maria Inês Marcondes, Viviane G. P. da Cunha. (Org.). Pesquisa sobre política, currículo e cotidiano escolar. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2018, v. 1, p. 192-206.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREUND, C. S.; SILVA, L. F. A. E. ; SOUZA, M. I. G. M. . O COORDENADOR PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: DADOS DE UMA PESQUISA. In: 38a Reunião Nacional da aNPED- Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência, 2017, São Luis. Anais da 38a Reunião Nacional da aNPED- Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. Rio de Janeiro: Anped, 2017. v. GT13. p. 1-16.

2.
LEITE, V. F. A. ; FREUND, C. S. . ENTRE REFORMA E INOVAÇÃO: DESAFIOS DIDÁTICOS DA COORDENAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA REDE PÚBLICA. In: XVIII ENDIPE Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016, Cuiabá - MT. XVIII ENDIPE Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira Anais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2016. p. 6881-6893.

3.
FREUND, C. S.. A PRÁTICA DE PROFESSORES EXPERIENTES REALIZADOS EM SUA PROFISSÃO. In: XVII Encontro Nacional de Prática de Ensino ? ENDIPE t, 2015, FORTALEZA. DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA. Fortaleza, CE: Editora da Universidade Estadual do Ceará ? EdUECE, 2015. v. 1. p. 513-525.

4.
FREUND, C. S.; RODRIGUES, P. ; PORTELLA, V. C. M. . TEMPOS E ESPAÇOS FORMATIVOS: DESVELANDO TENSÕES, CONVERGINDO EM BUSCA DE UMA ATUAÇÃO MAIS CONSISTENTE. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - ENDIPE, 2010, BELO HORIZONTE. ANAIS DO XV ENDIPE. BELO HORIZONTE: UFMG, 2010. p. 27-39.

5.
FREUND, C. S.; RODRIGUES, P. . Por que um Professor da Escola Básica Procura o Mestrado?. In: III Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2008, Resende. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação. Resende: AEDB, 2008. v. 1.

6.
FREUND, C. S.. Encontro Entre Pais, Alunos e Professores: um Meio de Auxiliar a Aprendizagem. In: III Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2008, Resende. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação. Resende: AEDB, 2008. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FREUND, C. S.; SILVA, L. F. A. E. ; SOUZA, M. I. G. M. . A internacionalização do pensamento de Paulo Freire: influências sobre perspectivas curriculares e formação de professores na obra de Joe Kincheloe.. In: XII Colóquio sobre questões curriculares/VIII Colóquio luso-brasileiro de currículo/II Colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares, 2017, Recife. Currículo, formação e trabalho docente.. Recife: ANPAE, 2017. p. 251-259.

2.
AMARAL, Luisa ; FREUND, CRISTINA SPOLIDORO ; MARCONDES, Maria Inês . AVALIAÇÕES EXTERNAS E TRABALHO DOCENTE: EM FOCO OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO RIO DE JANEIRO. In: I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar, 2017, 2017, Minho - Portugal. Atas do I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar. Minho: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, 2017. p. 127-132.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREUND, C. S.; OLIVEIRA, J. C. ; SOUZA, M. I. G. M. ; OLIVEIRA, R. B. C. C. ; LEITE, V. F. A. . ?ENTRE REFORMA E INOVAÇÃO: DESAFIOS DIDÁTICOS DA COORDENAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA REDE PÚBLICA?. In: XVIII ENDIPE, 2016, CUIABÁ. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira: cadernos de resumos: pôsteres e painéis. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Educação., 2016. v. único. p. 284-285.

Apresentações de Trabalho
1.
FREUND, CRISTINA SPOLIDORO; COSTA, R. P. . Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FREUND, C. S.; LEITE, V. F. A. . A formação continuada docente como resistência a políticas de desprofissionalização: o caso do Colégio Pedro II. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FREUND, C. S.; MARCONDES, Maria Inês . O TRABALHO DE PROFESSORES EM CONTRATO PRECÁRIO: CONDIÇÕES, EXPERIÊNCIA, ESTIGMA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Gonçalves, Angela Vidal ; FREUND, CRISTINA SPOLIDORO . Roda de Conversa Alfabetização no Campus São Cristóvão I: teorias e práticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FREUND, C. S.; SOUZA, M. I. G. M. ; SILVA, L. F. A. E. . O COORDENADOR PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: DADOS DE UMA PESQUISA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FREUND, C. S.; OLIVEIRA, J. C. ; SOUZA, M. I. G. M. ; OLIVEIRA, R. B. C. C. ; LEITE, V. F. A. . ENTRE REFORMA E INOVAÇÃO: DESAFIOS DIDÁTICOS DA COORDENAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA REDE PÚBLICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FREUND, C. S.. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FREUND, C. S.. ?Sonhando com o ideal, pisando no real, fazendo o possível: trabalho e vida de professores comprometidos com a profissão docente há mais de 30 anos.?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FREUND, C. S.; RODRIGUES, P. . Por que um Professor da Escola Básica Procura o Mestrado?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FREUND, C. S.. Encontro Entre Pais, Alunos e Professores: um Meio de Auxiliar a Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
FREUND, CRISTINA SPOLIDORO; WERNECK, A. P. L. . Re-aprender a ler e escrever. Rio de Janeiro: Departamento de Educação: PUC-Rio, 1996 (Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREUND, C. S.. Oficina sobre aparelho multimídia. 2018. (Oficina).

2.
FREUND, CRISTINA SPOLIDORO. Educação - 10.000 construindo o conhecimento - Educação Especial. 1992. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FREUND, C.; FREUND, C. S.. Banca de Concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências. 2015. Colégio Pedro II.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Ensino da Leitura e da Escrita nos Anos Iniciais: compartilhando saberes e fazeres.Roda de Conversa Alfabetização no Campus São Cristóvão I: teorias e práticas. 2018. (Seminário).

2.
XIX ENDIPE.A formação continuada docente como resistência a políticas de desprofissionalização: o caso do Colégio Pedro II. 2018. (Encontro).

3.
38a Reunião Nacional da aNPED- Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. O coordenador pedagógico do ensino fundamental e a formação continuada docente: dados de uma pesquisa. 2017. (Congresso).

4.
Seminário de 20 anos do NEAd - Núcleo de Educação de Adultos - PUC-Rio. 2017. (Seminário).

5.
Diálogos no Ensino Fundamental: currículos e cotidianos escolares. 2016. (Seminário).

6.
Ensino da Leitura e da Escrita nos Anos Iniciais: compartilhando saberes e fazeres.Situações diversificadas de aprendizagem e organização do tempo escolar: subjetividade, diversidade e diferenças. 2016. (Seminário).

7.
Fórum Convida.Alfabetização e Letramento na prática. 2016. (Outra).

8.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo.A internacionalização do pensamento de Paulo Freire: influências sobre perspectivas curriculares e formação de professores na obra de Joe Kincheloe.. 2016. (Outra).

9.
X Jornada de Estudos do Discurso. 2016. (Outra).

10.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).Entre reforma e inovação: desafios didáticos da coordenação na formação continuada docente na rede pública. 2016. (Encontro).

11.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).ENTRE REFORMA E INOVAÇÃO: DESAFIOS DIDÁTICOS DA COORDENAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA REDE PÚBLICA. 2016. (Encontro).

12.
A Atualidade do Pensamento de Paulo Freire. 2015. (Seminário).

13.
II Encontro Pedagógico. 2015. (Encontro).

14.
III Seminário Pedagógico Interno.Projeto Uso do Tablete no 1o ano. 2015. (Seminário).

15.
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.DOCÊNCIA: SENTIDOS DE MEDIAÇÕES DIDÁTICAS BEM SUCEDIDAS -A Prática de Professores Realizados em sua Profissão. 2014. (Encontro).

16.
Encontro Aberto do Projeto de Extensão Fórum de Ensino da Escrita.Práticas de Alfabetização e Letramento. 2013. (Encontro).

17.
Simpósio de Inclusão: a diversidade e seus tesouros. 2013. (Simpósio).

18.
Simpósio de Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem: entendendo melhor alunos com necessidades educativas especiais.. 2013. (Simpósio).

19.
V Encontro de Professores da Associação de Docentes do Colégio Pedro II. 2013. (Encontro).

20.
V ENCONTRO DO PROJETO DE EXTENSÃO CONVERSAS COM/SOBRE PEDAGOGOS: "PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO".PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO PEDRO II. 2011. (Encontro).

21.
XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - ENDIPE.TEMPOS E ESPAÇOS FORMATIVOS: DESVELANDO TENSÕES, CONVERGINDO EM BUSCA DE UMA ATUAÇÃO MAIS CONSISTENTE. 2010. (Encontro).

22.
III CONEF - Oficina de Neurociência e a complexidade cerebral na sala de aula. 2009. (Oficina).

23.
III Congresso Nacional de Ensino Fundamental. SONHANDO COM O IDEAL, PISANDO NO REAL, FAZENDO O POSSÍVEL. 2009. (Congresso).

24.
Session internationale des établissements scolaires de Notre Dame de Sion.O COLÉGIO SION NO RIO DE JANEIRO. 2009. (Encontro).

25.
III Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação.Encontro Entre Pais, Alunos e Professores: um Meio de Auxiliar a Aprendizagem. 2008. (Simpósio).

26.
III Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação.Por que um Professor da Escola Básica Procura o Mestrado?. 2008. (Simpósio).

27.
30a. Reunião da ANPed. 2007. (Outra).

28.
Minicurso "Pesquisas com Histórias de Vida na Formação Docente", na 30a. Reunião da ANPed. 2007. (Outra).

29.
XIII Simpósio de Psicomotricidade VI Encontro de Psicopedagogia.PSICOPEDAGOGIA E SOCIOLOGIA. 2007. (Simpósio).

30.
XI SIMPÓSIO DE PSICOMOTRICIDADE E IV ENCONTRO DE PSICOPEDAGOGIA DO Uni IBMR.?A Psicopedagogia na Escola?. 2005. (Simpósio).

31.
Avaliar Para Quê? Avaliando as Políticas de Avaliação Educacional. 2003. (Seminário).

32.
I Congresso de Educação em Sion: Educação como Relacionamento. 2003. (Congresso).

33.
Educação e limites: aqui, além, valores, ética e cidadania. 2000. (Seminário).

34.
Família na Perspectiva do 3o milênio, SESC/RJ. 2000. (Seminário).

35.
II Jornada Pedagógica: os limites da Educação. 2000. (Outra).

36.
O papel da mulher, mãe e profissional e a formação dos problemas de aprendizagem. 1996. (Outra).

37.
Caixa Lógica-Simbólica. 1995. (Oficina).

38.
Educação e as questões de gênero - com Alícia Fernandez. 1995. (Outra).

39.
Seminário Municipal de Educação: fundamentos e práticas. 1995. (Seminário).

40.
Seminário Municipal de Educação: fundamentos e práticas.A construção do conhecimento do Pré-Escolar à 8a série: em busca de uma metodologia. 1995. (Seminário).

41.
Pensamento e Linguagem: uma articulação lógica e necessária. 1994. (Outra).

42.
II Encontro com Sara Pain: A função da ignorância na construção do conheccimento. 1993. (Encontro).

43.
7 Lições com Jean-Marie Dolle sobre os dados epistemológicos da Teoria de Jean Piaget. 1991. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Gonçalves, Angela Vidal ; CAETANO, A. P. ; FAZIO, A. ; OLIVEIRA, F. L. C. ; PAIVA, M. M. S. ; SA, C. G. P. ; RESENDE, H. D. A. M. ; FREUND, CRISTINA SPOLIDORO ; PINAGE, N. . II Seminário Ensino da Leitura e da Escrita nos Anos Iniciais: compartilhando saberes e fazeres. 2018. (Outro).

2.
MARCONDES, Maria Inês ; SILVA, L. F. A. E. ; FREUND, CRISTINA SPOLIDORO . Seminário "A Atualidade do Pensamento de Paulo Freire". 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 23:41:59