Danielle da Mota Bastos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0088819303793704
  • Última atualização do currículo em 12/04/2018


Possui graduação plena em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco / UFPE (2005) e mestrado em Educação pela mesma Instituição (2009). É formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem / CEEL e professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação (PE). Atualmente, exerce função de assessora pedagógica da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação/SEE. Também é professora da Faculdade Santa Catarina / FASC. Exerceu a função de professora substituta no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, atuando, principalmente, nos seguintes temas: pesquisa e prática pedagógica, políticas curriculares, alfabetização e letramento, prática do ensino de Língua Portuguesa, análise linguística, gêneros textuais, ensino de gramática, gramática do texto e literatura infantil e infanto-juvenil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danielle da Mota Bastos
Nome em citações bibliográficas
BASTOS, D. M.

Endereço


Endereço Profissional
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
RUA AFONSO OLIDENSE, 1513
VÁRZEA
50810-000 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 31838756
URL da Homepage: www.educacao.pe.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: MODOS DE FAZER, MODOS DE PENSAR DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Lívia Suassuna.
Palavras-chave: Didática do português; Ensino de análise linguística; Gramática e ensino; Português no ensino médio; Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
2018
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
2000 - 2005
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Curso Praticas de Leitura no Ensino Fundamental. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educacao, Cultura e Esporte do Estado de Pernambuco, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
ATUALMENTE EXERCE A FUNÇÃO DE TÉCNICA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA NA GERÊNCIA DE POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS / GEJA.


Faculdade Santa Catarina, FASC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil
Literatura Infanto Juvenil

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
ATUA COMO FORMADORA DE ORIENTADORES DE ESTUDO DO ESTADO DE PERNAMBUCO DO PROGRAMA PRO LETRAMENTO

Atividades

01/2011 - Atual
Treinamentos ministrados , Diretoria de Educação a Distancia DED/CAPES, .

Treinamentos ministrados
O treinamento é voltado para professores dos anos iniciais

Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL / UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora

Atividades

03/2011 - 08/2012
Ensino, Formação de Professores da Rede Municipal de Recif, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Práticas de Alfabetização e Letramento
01/2009 - 11/2009
Ensino, Diversidade textual na sala de aula, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Diversidade textual: os gêneros na sala de aula
2009 - 11/2009
Ensino, Formação de Professores Rede Mun. Camaragibe, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Práticas de Alfabetização e Letramento

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, CESP/UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor pedagógico
Outras informações
Correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/2008)


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONTRATO TEMPORARIO, Carga horária: 40
Outras informações
LOTADA NO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO. MINISTROU DISCIPLINAS DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, FUNDAMENTOS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS.

Atividades

08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa I
Pesquisa e Prática Pedagógica 4 (Ensino Fundamental A)
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Português 2
02/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica 4 (Ensino Fundamental A)
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa II
Pesquisa e Prática Pedagógica 4 (Ensino Fundamental A)
02/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa II
Pesquisa e Prática Pedagógica 4 (Ensino Fundamental A)

Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Práticas Pedagógicas Aplicadas a Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gramática do texto

Centro de Ensino a Distância e Educação Continuada, CENED/IPAD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora


Colegio Motivo, MOTIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de Lingua Portuguesa, Carga horária: 12


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professora Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 18


Instituto Educacional do Estado de São Paulo, IESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa e Prática Pedagógica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BASTOS, D. M.; CAVALCANTE, Hérica ; SANTOS, Sulanita B. da Cruz . Ensino de classes de palavras: entre a estrutura, o discurso e o texto. In: SILVA, A.; PESSOA, A.C.; LIMA, A.. (Org.). Ensino de Gramática. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. , p. 113-131.

2.
BASTOS, D. M.; GOMES, J. J. . E a língua falada se ensina? A lenda como objeto para o ensino da oralidade. In: LEAL, T.;GOIS, S.. (Org.). A oralidade na escola: a investigação docente como foco de reflexão. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. , p. 137-160.

3.
BASTOS, D. M.; SUASSUNA, Lívia . E COMO ANDA O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA? UM ESTUDO DOS MODOS DE FAZER DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO. In: MARCUSCHI, Beth; LEAL, Telma. (Org.). ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2011, v. , p. 179-200.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, D. M.; ÁVILA, Ewerton . PRODUÇÃO ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: REFLETINDO SOBRE NOVAS POSSIBILIDADES NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. In: III ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2010, Recife. COMUNICAÇÕES ORAIS - Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação, 2010.

2.
BASTOS, D. M.. ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM ESTUDO DA PRÁTICA DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO / ENDIPE, 2010, BELO HORIZONTE. ANAIS DO XV ENDIPE - PAINEL, 2010.

3.
BASTOS, D. M.. A ANÁLISE LINGUÍSTICA E OS GÊNEROS TEXTUAIS: REFLEXÕES SOBRE MODOS DE FAZER DE. In: III Colóquio Regional I ALED Brasil: Discurso e práticas sociais, 2010, Recife. COMUNICAÇÕES COORDENADAS, 2010.

4.
BASTOS, D. M.. ANUNCIAR E CONSUMIR OS GÊNEROS TEXTUAIS PUBLICITÁRIOS NA SALA DE AULA. In: V SIMPOSIO INTERNACIONAL DOS ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2009, CAXIAS DO SUL, RS. Anais ... SIGET, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, D. M.. Projetos Didáticos de Linguagem: Articulando Novos Sentidos entre o Saber Lingüístico e o Fazer Pedagógico. In: XIII ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. CR-ROM, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, Luiza Victor ; BASTOS, D. M. ; ARAUJO, D. D. ; SOUZA, Ana Cristina . Prática de Ensino de Português: Trabalhando com projetos didáticos. In: VI CEPE ? Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE ? VI Congresso de Graduação, 2006, Recife. CD-ROM, 2006.

2.
BASTOS, D. M.; SOUZA, Ana Cristina ; SILVA, D. G. . Atuação integrada de monitores na Prática de Ensino de Português 2: elaboração e desenvolvimento de projetos didáticos. In: V CEPE ? Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE, 2004, Recife. CD-Rom, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
BASTOS, D. M.. ATIVIDADES DE LINGUAGEM, GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA APRECIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANÁLISE LINGUÍSTICA A LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BASTOS, D. M.. PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BASTOS, D. M.; CAVALCANTE, Hérica ; ÁVILA, Ewerton . ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM FUNÇÃO DA AMPLIAÇÃO DOS NIVEIS DE LETRAMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BASTOS, D. M.. A ANÁLISE LINGUÍSTICA E OS GÊNEROS TEXTUAIS: REFLEXÕES SOBRE MODOS DE FAZER DE PROFESSORES DO ENSINO MEDIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BASTOS, D. M.. ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: MODOS DE FAZER, MODOS DE PENSAR DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BASTOS, D. M.. Ressignificando as práticas de leitura: dos livros didáticos a ação docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BASTOS, D. M.. ANUNCIAR E CONSUMIR OS GÊNEROS TEXTUAIS PUBLICITÁRIOS NA SALA DE AULA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
BASTOS, D. M.. A ANÁLISE LINGÜÍSTICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BASTOS, D. M.; Noádia Iris da Silva ; Suzana Ferreira Paulino . Gramática e a análise lingüística: novas perspectivas para o ensino de língua. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BASTOS, D. M.. Leitura e Interdisciplinaridade: Um objeto, Vários Olhares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BASTOS, D. M.. Análise Lingüística na Sala de Aula: Para Além da Gramática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BASTOS, D. M.. Projetos Didáticos de Linguagem: Articulando Novos Sentidos entre o Saber Lingüístico e o Fazer Pedagógico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BASTOS, D. M.; ARAUJO, D. D. ; SOUZA, Ana Cristina ; ARAUJO, Luiza Victor . Prática de Ensino de Portruguês: Trabalhando com Projetos Didáticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BASTOS, D. M.; SILVA, D. G. ; SOUZA, Ana Cristina . Experiência de Ensino: Atuação Integrada de Monitores na Prática de Ensino de Português 2: Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Didáticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
BASTOS, D. M.. A Construção do Ser Cidadão nas Aulas de Língua Portuguesa nas Turmas de EJA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BASTOS, D. M.; ARAUJO, D. D. . Ler, Produzir e Analisar Textos: Novas Propostas para o Ensino de Língua Portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
BASTOS, D. M.; ARAUJO, D. D. ; COSTA, M. J. F. . Oficina Pedagógica: Revendo o Ensino de Língua Portuguesa Através dos Gêneros Textuais Mito e Lenda. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BASTOS, D. M.; ARAUJO, D. D. ; COSTA, M. J. F. . Oficina Pedagógica: Gêneros Textuais Ficcionais: Novas Perspectivas para o Ensino de Língua Portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
BASTOS, D. M.; ARAUJO, D. D. ; COSTA, M. J. F. . Oficina Pedagógica: Genberos Textuais Ficcionais na Sala de Aula: Múltiplos Olhares (Lendas e Mitos). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
BASTOS, D. M.. Projetos Temáticos na Sala de Aula: Uma Proposta Didática para o Ensino de Língua Portuguesa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BASTOS, D. M.. Projetos Temáticos na Sala de Aula: Vale a Pena Investir nesta Prática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
BASTOS, D. M.. Era uma Vez os Gêneros Textuais na Sala de Aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BASTOS, D. M.; ARAUJO, D. D. . Oficina Pedagógica: Notícia na Sala de Aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
BASTOS, D. M.. Oficina Pedagógica: Lendo a Lenda, Conte o Mito. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BASTOS, D. M.; BASTOS, A. K. P. H. ; ROSA, A. M. M. ; MORAIS, A. G. ; GRANGEIRO, C. I. M. ; MOURA, D. C. ; AMARAL, G. C. B. ; LIMA, G. H. S. ; SILVA, J. A. ; BRANDAO, J. D. L. ; FREITAS FILHO, L. C. M. ; CAVALCANTI, M. C. C. ; ALBUQUERQUE, M. R. S. ; ANTUNES, M. I. C. M. ; LUNA, M. J. M. ; MENDONCA, N. M. P. ; PORTO, Z. G. . Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para Educação de Jovens e Adultos. 2012.

2.
BASTOS, A. K. P. H. ; ROSA, A. M. M. ; MORAIS, A. G. ; GRANGEIRO, C. I. M. ; BASTOS, D. M. ; MOURA, D. C. ; AMARAL, G. C. B. ; LIMA, G. H. S. ; SILVA, J. A. ; BRANDAO, J. D. L. ; FREITAS FILHO, L. C. M. ; CAVALCANTI, M. C. C. ; ALBUQUERQUE, M. R. S. ; ANTUNES, M. I. C. M. ; LUNA, M. J. M. ; MENDONCA, N. M. P. ; PORTO, Z. G. . Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. 2012.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
BASTOS, D. M.; CAVALCANTE NETO, A. L. ; FELIX, D. B. B. ; PONTES, R. K. ; FREIRE, T. O. R. M. . Livro - Texto EJA. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposta Curricular para o Programa de Formação de Professores atuantes na EJA).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BASTOS, D. M.; MELLO, Anair. Participação em banca de NATHALIE VANESSA LIRA ARAÚJO SANTANA. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO PROJOVEM DO CAMPO - SABERES DA TERRA DO BAIRRO BELA VISTA I. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE GOIANA.

2.
BASTOS, D. M.; MELLO, Anair. Participação em banca de ANUNCIADA SOUSA DE LIMA. STRESS EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE GOIANA.

3.
ÁVILA, Ewerton; BASTOS, D. M.. Participação em banca de Marilana Mirella Pinto de Freitas. A webquest como ferramenta de aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Aplicadas a Língua Portuguesa) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOARES, M.; LIMA, G. H. S.; BASTOS, D. M.. Participação em banca de Daiane de Campos Costa.Abordagens das orações subordinadas em livros didáticos do ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
LIMA, H. K. C.; ÁVILA, Ewerton; BASTOS, D. M.; SILVA, I. M. M.. Participação em banca de Rosane Albuquerque; William Gama.As relações sociais no contexto da EJA, alfabetizando a partir dos gêneros textuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
CAVALCANTE, Hérica; ÁVILA, Ewerton; BASTOS, D. M.; SILVA, I. M. M.. Participação em banca de Marcelo Monteiro; Juliana Carla.O projeto Alfa e Beto e o desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos do 1º ano do 1º ciclo: contribuições ou limitações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CUSTÓDIA.MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: INSERINDO A CULTURA PERNAMBUCANA E AFROBRASILEIRA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2012. (Oficina).

2.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PARÂMETROS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO.OFICINA DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PARÂMETROS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO. 2012. (Oficina).

3.
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS NEOLATINAS: LIVRO, LEITOR, LEITURA.PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES. 2011. (Simpósio).

4.
III Colóquio Aled Brasil. Discurso e Práticas Sociais. Um tributo a Luiz Antônio Maecuschi.A ANÁLISE LINGUÍSTICA E OS GÊNEROS TEXTUAIS: REFLEXÕES SOBRE MODOS DE FAZER DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2010. (Outra).

5.
I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.ANÁLISE LINGUÍSTICA: MODOS DE FAZER, MODOS DE PENSAR DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2010. (Seminário).

6.
XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM FUNÇÃO DA AMPLIAÇÃO DOS NÍVEIS DE LETRAMENTO. 2010. (Encontro).

7.
17º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL - COLE. RESIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA: DOS LIVROS DIDÁTICOS A AÇÃO DOCENTE. 2009. (Congresso).

8.
CURSO DIVERSIDADE TEXTUAL E PRODUÇÃO DE TEXTO.DIVERSIDADE TEXTUAL: OS GÊNEROS NA SALA DE AULA. 2009. (Outra).

9.
V SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS.ANUNCIAR E CONSUMIR OS GÊNEROS TEXTUAIS PUBLICITÁRIOS NA SALA DE AULA. 2009. (Simpósio).

10.
12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. A análise linguistica e suas implicações para as práticas de leitura e produção de textos. 2008. (Congresso).

11.
Congresso de Linguistica em homenagem à Profa Dra Maria Helena Moura Neves. Gramática e a análise linguistica: novas perspectivas para o ensino de língua. 2008. (Congresso).

12.
Palestra "Modelos teóricos e prática pedagógica" ministrada pela Dra Anne Marie Chartier/INRP. 2008. (Outra).

13.
V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE - CEPE. Atuação Integrada de Monitores na Prática de Ensino de Português 2: Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Didáticos. 2006. (Congresso).

14.
Vi Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE - CEPE.Experiência de Ensino: Prática de Ensino de Português: Trabalhando com Projetos Didáticos. 2006. (Encontro).

15.
XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensio - ENDIPE.Projetos Didáticos de Linguagem: Articulando Novos Sentidos entre o Saber Lingüístico e o Fazer Pedagógico. 2006. (Encontro).

16.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e LInguística - SILEL.A Construção do Ser Cidadão nas Aulas de Língua Portuguesa nas Turmas de EJA. 2006. (Simpósio).

17.
XXI Jornada Nacional de Estudos Linguísticos.Leitura e Interdisciplinaridade. 2006. (Encontro).

18.
57ª Reunião Anual da SBPC. Ler, Produzir e Analisar Textos: Novas Propostas para o Ensino de Língua Portuguesa. 2005. (Congresso).

19.
Encontro dos (Em)cantadores e Contadores de História.Gêneros Textuais Ficcionais na Sala de Aula: Múltiplos Olhares (Lendas e Mitos). 2005. (Encontro).

20.
I Encontro Pernambucano dos Estudantes de Letras.Generos Textuais Ficcionais: Novas Perspectivas para o Ensino de Língua Portuguesa. 2005. (Encontro).

21.
XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.Revendo o Ensino de Língua Portuguesa atraves dos Gêneros Textuais Mito e Lenda. 2005. (Encontro).

22.
56ª Reunião Anual da SBPC. Projetos Temáticos na Sala de Aula: Vale a Pena Investir nesta Prática. 2004. (Congresso).

23.
Curso de estratégias de processamento textual com a profa Dra Ingedore Villaça Koch. 2004. (Oficina).

24.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.Projetos Temáticos na Sala de Aula: Uma Proposta Didática para o Ensino de Língua Portuguesa. 2004. (Encontro).

25.
II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE). 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BASTOS, D. M.. V Mostra de Experiências Exitosas e I Mostra Estadual de Boas Práticas em Gestão Escolar da Rede Pública. 2015. (Outro).

2.
LIMA, G. H. S. ; BASTOS, D. M. ; ABREU, C. ; PONTES, R. K. . III FELP - Fórum sobre o ensino de língua portuguesa. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Cecilia de Albuquerque Mendonça. Um Estudo sobre Interpretação Textual através da Notícia Impressa. Início: 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Aplicadas a Língua Portuguesa) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
IRLENE ALVES SOARES. REVIVENDO MINHA TRAJETÓRIA DE VIDA. PARAR, PENSAR, RECOMEÇAR E FAZER UM NOVO FIM.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo. Orientador: Danielle da Mota Bastos.



Outras informações relevantes


Atuei como monitora das disciplinas PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS 1 e 2, no departamento de MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO/UFPE, nos anos letivos 2003, 2004, 2005 e 2006. 

Participei como aluna bolsista do Projeto de Extensão intitulado "OFICINAS PEDAGÓGICAS DE LINGUAGEM", sob a orientação da professora Dra Lívia Suassuna do departamento de MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/UFPE, no período de junho de 2005 a março de 2006.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:49:12