Alexandre Zamith Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1648599928498576
  • Última atualização do currículo em 28/12/2018


Professor Doutor na área de piano e música de câmara do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da qual é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (bolsista Capes), Mestre em Artes pela mesma instituição (bolsista FAPESP) e bacharel em Música ? Instrumento/Piano pela Universidade de São Paulo (1994). Como instrumentista, enfatiza a produção musical dos séculos XX e XXI, bem como a prática improvisatória, tanto instrumental quanto conjugada a processamentos eletrônicos em tempo-real. Foi coordenador do Núcleo de Performance e Práticas Interpretativas da Universidade Federal de Uberlândia (Nuppim/UFU) e membro do Núcleo de Música e Tecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (Numut/UFU). Desenvolveu projeto de pós-doutoramento na Universidade de São Paulo / FAPESP, vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom), com o projeto 'O piano em processos interativos: novos gestos e novos diálogos'. Atua nos seguintes áreas: performance, piano, música contemporânea, técnicas instrumentais estendidas, improvisação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Zamith Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, Alexandre Zamith


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Forma Lírica e Campos Temporais: fundamentos das multiplicidades de performance em Klavierstück XI de karlheinz Stockhausen, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Mauricy Matos Martin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Klavierstück XI; Karlheinz Stockhausen; obra aberta; performance musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: música contemporânea.
1996 - 1999
Mestrado em Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Verde e Amarelo em Preto e Branco: As Impressões do Choro noPiano Brasileiro.,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: MAURICY MATOS MARTIN.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: musica brasileira; repertório pianístico; choro; analise musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: performance musical.
1990 - 1994
Graduação em Bacharelado Em Música Habilitação Instrumento.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Escola de Comunicações e Artes - USP, ECA-USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em Interpretação Pianística com Mirta Herrera. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Baixo Cifrado com Prof. Edmundo Pacheco Hora. (Carga horária: 140h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Harmonia em Schoenberg - Prof. Florivaldo Menezes. (Carga horária: 140h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Improvisação - Prof.Frank Herzberg. (Carga horária: 80h).
particular, PARTICULAR, Brasil.
2002 - 2002
Analise Música Pos-Tonal - Profa. M.Lucia Pascoal. (Carga horária: 140h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2001 - 2001
Harmonia e Arranjo Com Prof Claudio Leal Ferreira. (Carga horária: 60h).
particular, PARTICULAR, Brasil.
1998 - 1998
Harmonia e Contraponto - Profa. Marisa Ramires. (Carga horária: 80h).
particular, PARTICULAR, Brasil.
1996 - 1996
Interpretação Pianística Prof Caio Pagano. (Carga horária: 4h).
Fundação Magda Tagliaferro, FMT, Brasil.
1996 - 1996
Interpretação Pianística Profa.Vania Elias José. (Carga horária: 4h).
Fundação Magda Tagliaferro, FMT, Brasil.
1996 - 1996
Interpretação Pianística Profa.Vania Elias José. (Carga horária: 4h).
Fundação Magda Tagliaferro, FMT, Brasil.
1996 - 1996
Master-class - Prof. Milton Wjunsk. (Carga horária: 4h).
Escola Magda Tagliaferro, ., Brasil.
1994 - 1996
Interpretação Pianística - Profa. Marisa Lacorte.
particular, PARTICULAR, Brasil.
1995 - 1995
Interpretação Pianística - Profa.Yara Bernete. (Carga horária: 20h).
Universidade Livre de Música, ULM, Brasil.
1995 - 1995
Interpretação Pianística Profa Yara Bernete. (Carga horária: 4h).
Fundação Magda Tagliaferro, FMT, Brasil.
1995 - 1995
Interpretação Pianística Prof Arnaldo Cohen. (Carga horária: 4h).
Camerati, CAM, Brasil.
1994 - 1994
XVI Curso Internacional de Verão de Brasília. (Carga horária: 20h).
Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
1994 - 1994
XXV Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, SECSP, Brasil.
1994 - 1994
XXIII Festival de Inverno de Campos do Jordão. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, SECSP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor MS3.1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Assessora.
10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro da CPG - Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp.
10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro da Sub-CPG - Música (Comissão do Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Unicamp.
03/2016 - Atual
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa em Música
03/2016 - Atual
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MS-129 - Metodologias de Pesquisa em Música
12/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Interdepartamental.
11/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estudo para Reposicionamento do Instituto de Artes no Cômputo Orçamentário da Unicamp.
10/2015 - Atual
Direção e administração, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes.
10/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Música, .

Cargo ou função
Conselho Departamental.
08/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Comissão de Música de Câmara.
05/2014 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música de Câmara VIII
Piano I a PIano VIII
Instrumento Complementar
Prática de Ensino
04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

08/2014 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Comissão de Graduação.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador pos-doc


Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Membro Associado, Enquadramento Funcional: Membro Associado, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: primeiro secretário, Carga horária: 2


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2011 - 12/2011
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento (piano) II e VI
Prática Instrumental (piano) III e V
Estudo Orientado I
Introdução ao Instrumento (piano)
Prática de Conjunto IV
03/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Música.
08/2009 - 12/2011
Direção e administração, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo de Performance e Práticas Interpretativas em Música (NUPPIM).
02/2011 - 07/2011
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo Orientado II e III
Prática de Conjunto II, III, IV, VI e VII
Técnica Instrumental (piano) I
Instrumento (piano) V e VI
Prática Instrumental II e IV
08/2010 - 12/2010
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento (piano) IV, V e VII
Prática Instrumental I, II e III
Improvisação Livre
Estudo Orientado II
Prática de Conjunto I, IV e V
02/2010 - 07/2010
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Instrumental (piano) II, III e VII
Estudo Orientado I
Pesquisa em Música IV
Trabalho de Conclusão de Curso
Instrumento (piano) IV
Prática de Conjunto III e IV
Introdução ao Instrumento (piano)
03/2009 - 07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Departamento de Música e Artes Cênicas (DEMAC).
08/2009 - 12/2009
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino e Aprendizagem do Instrumento (piano) II
Prática de Conjunto I e IV
Pesquisa em Música III
Instrumento (piano) III
Prática Instrumental (piano) III, VI e VII
Prática de Conjunto II
03/2009 - 07/2009
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura do Instrumento (piano) I
Pesquisa em Música III
Prática Instrumental II, V, VI, VII
Instrumento (piano) II

Faculdade Paulista de Artes, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

8/2006 - 3/2009
Ensino, Licenciatura Plena Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
contraponto
Instrumento / piano
percepção musical
harmonia

Conservatório Dramático e Musical Dr Carlos de Campos de Tatuí, CONSERVATÓRIO_DR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10

Atividades

2/2000 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Instrumento-piano

Fundação das Artes de São Caetano do Sul, FASCS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor concursado, Carga horária: 12

Atividades

2003 - 2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Técnicas de improvisação
2003 - 2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Piano popular
1999 - 2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Percepção Musical
1999 - 2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
1996 - 1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
instrumento-piano erudito


Linhas de pesquisa


1.
Estudos Instrumentais e Performance Musical

Objetivo: Estudo da música privilegiando a prática interpretativa em instrumento musical, em relação a repertórios de épocas diversas, implicando ferramentas de análise com objetivos performativos (considerações históricas e técnicas) e ensino..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: interpretação musical; performance musical; música instrumental.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Conexões entre o piano e as práticas musicais atuais: implicações performativas - Financimanto - PAPDIC/FAEPEX
Descrição: O presente projeto investiga as implicações performativas que emergem da conexão entre as práticas pianisticas e os recursos e contextos musicais atuais, com foco especifico nas possibilidades de interação entre instrumentos mecanico-acústicos ? mais especificamente o piano ? e recursos eletrônicos e digitais. Os processos a serem desenvolvidos envolvem levantamento e análise das potencialidades e qualidades sonoras e gestuais do piano por meio da exploração de técnicas não tradicionais, bem como o desenvolvimento de recursos composicionais e improvisatórios envolvendo a conexão das sonoridades exploradas a recursos eletrônicos/digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
O Piano em Processos Musicais Interativos: novos gestos, novos diálogos
Descrição: O presente projeto visa pesquisa acerca das possibilidades e demandas que emergem do confronto do pianista contemporâneo com as práticas musicais atuais, mais especificamente as vinculadas à música eletroacústica mista, que conjuga instrumentos musicais tradicionais a recursos eletrônicos e à crescente possibilidade de interações em tempo-real. Assim, são conjugadas as seguintes áreas: Performance Musical, Composição Musical, Improvisação Musical e Sonologia. Este projeto está sendo desenvolvido junto ao NUSOM (Núcleo de Pesquisas em Sonologia - ECA-USP), sob a supervisão do Prof. Dr. Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta, e com financiamento da FAPESP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Composição e improvisação musical com recursos eletroacústicos em tempo-real
Descrição: São investigadas estratégias para a composição musical com o uso de recursos eletroacústicos em tempo-real, privilegiando-se obras que incluam improvisação seja na parte eletroacústica, na parte instrumental, ou em ambas. A pesquisa envolve o estudo/análise de obras existentes e a exploração de estratégias para a realização de novas composições/improvisações. O trabalho inclui o desenvolvimento de aplicativos computacionais (patches) em Max/MSP e PD (PureData) voltados para a análise de audio e a síntese/processamento sonoro em tempo-real..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
As margens de atuação do intérprete diante das aberturas em música propostas por Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen e Troisieme Sonate de Pierre Boulez
Descrição: Este projeto efetuou o estudo das aberturas de interpretação em música decorrentes da transferência deliberada dos mecanismos de controle e decisão composicionais ao intérprete musical ou à situação global de performance, a qual envolve intérprete, ouvinte e condições ambientais. Fundamentando-se na literatura existente sobre o assunto e no estudo das partituras, investigou as origens, as feições e as implicações individuais das aberturas propostas por obras selecionadas e representativas das pesquisas composicionais acerca das aberturas em música. Por fim, propôs estratégias de estudo técnico-interpretativo e de performance que se conjuguem às expectativas composicionais que geraram as aberturas de uma obra característica desta poética, a saber: Klavierstück XI, de Karlheinz Stockhausen..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2011
I Encontro Nacional de Piano da Universidade Federal de Uberlândia
Descrição: Este projeto de extensão proporcionou a realização de Encontro do qual participaram 3 pianistas professores atuantes em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Foram realizados concertos, palestras e master-classes, aos quais tiveram acesso gratuito estudantes em âmbito nacional.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Piano a 4 mãos: um instrumento compartilhado na prática musical coletiva
Descrição: O projeto, aprovado em edital interno da UFU, promoveu uma série de recitais didáticos com repertório de piano a 4 mãos, realizados por dois bolsistas de iniciação artística. Os recitais foram gratuitamente disponibilizados à comunidade.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alexandre Zamith Almeida - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - Atual
XXVII Congresso da ANPPOM - Coordenação
Descrição: Coordenação Geral do XXVII Congresso da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Música..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2016 - 2016
IV Congresso da ABRAPEM - Associação Brasileira de Performance Musical
Descrição: Projeto de execução do 4º Congresso da ABRAPEM, realizado de 27 a 30 de junho de 2016, na Universidade Estadual de Campinas, visando ser espaço para reflexão sobre questões pertinentes à prática, ao ensino e à pesquisa em performance musical, enfocando perspectivas e desafios dos processos criativos e pedagógicos em múltiplos contextos. O tema central do IV Congresso, ?A TRANSVERSALIDADE DA PERFORMANCE MUSICAL: APRENDIZAGENS, PROCESSOS E PRÁTICAS EM CONTEXTOS MÚLTIPLOS? buscou uma aproximação entre as práticas artísticas e pedagógicas, e entre as pesquisas desenvolvidas em diferentes culturas musicais (música popular e música erudita). Na programação proposta para esta edição, o evento propôs 4 dias de atividades que contemplam diversos âmbitos concernentes à performance musical, a saber: os âmbitos teórico-reflexivo, prático-artístico, técnico e pedagógico..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2012
Piano instrumental: sua utilização como ferramenta essencial às atividades musicais envolvendo criação, teoria, interpretação e pedagogia
Descrição: Projeto aprovado em edital interno para a aquisição de dois pianos verticais Yamaha ao Laboratório de Piano da UFU.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Opus (Belo Horizonte. Online)
2013 - 2013
Periódico: OuvirOUver (Uberlândia. Impresso)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA VÓRTEX


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: performance musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Improvisação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: música contemporânea.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Vencedor do Jazz Radio Promotion Contest, como membro do Frank Herzberg Trio, Airplay Direct & Powderfinger.
1995
1o.lugar no VI Concurso Nacional de Piano 'José Mandeli', Secretaria da Cultura de Laranjal Paulista.
1995
Menção Honrosa no V Concurso Nacional de Piano 'Magda Tagliaferro', Fundação Magda Tagliaferro.
1995
2o.lugar no VIII Concurso Nacional de Piano 'Artlivre', Escola Artlivre.
1995
2o.lugar no II Concurso Nacional de Música Brasileira 'Maestro Spartacco Rossi', Conservatório Dramático e Musical 'Dr.Carlos de Campos'.
1994
3a.lugar no VII Concurso Nacional de Piano 'Artlivre', Escola Artlivre.
1994
3o.lugar no XI Concurso Nacional de Música de Câmara 'Cidade de Araçatuba', Instituto Musical Heitor Villa-Lobos.
1993
1o.lugar no V Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina, Faculdade Santa Marcelina.
1992
2o.lugar no II Concurso Estadual de Piano de Marília, Secretaria Municipal de Cultura de Marília.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, Alexandre Zamith2011 ALMEIDA, Alexandre Zamith. Por uma visão de música como performance. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 17, p. 63-76, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, R.L.M. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; BOCHIO, A. ; CASTELLANI, F. M. . Collaborative and Distributed Processes in Music Making - Capítulo:Group Entremeios: collective creativity and technology (Cambridge Scholars Publisching). 1. ed. , 2018.

2.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Música, transversalidade. Capítulo: Transversalidade: música em performance e suas múltiplas dimensões. 1. ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017. v. 1. 196p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, S. R. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith . Anáçise textural como subsídio à construção interpretativa do Prelúdio n.1 de Claudio Santoro. In: IV CONGRESSO DA ABRAPEM, 2016, CAMPINAS. Anais do IV Congresso da Abrapem - 2016, 2016. v. 4. p. 375-382.

2.
ROSSETTI, D. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith . Música mista para piano: relato de um projeto pedagógico. Trabalho completo publicado nos Anais do IV Performa Clavis Internacional 2016. In: IV Performa Clavis Internacional 2016, 2016, São Paulo. Anais do IV Performa Clavis Internacional 2016. São Paulo: Unesp, Instituto de Artes, 2016.

3.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Musica_efemera, Harpa de Berio e Four6: três ambientes alternativos de performance. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM, 2014. p. 1-8.

4.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. O horizonte ampliado do instrumentista em processos musicais interativos. In: Performa - Encontros de Investigação em performance, 2013, Porto Alegre. Performa - Encontros de Investigação em Performance - 2013, 2013.

5.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen: multiplicidade, dinamismo e diálogos com as práticas interpretativas. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da Anppom, 2011.

6.
GASQUES, G. O. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; BARREIRO, Daniel L. . Ferramentas analíticas da música eletroacústica aplicadas à análise de música instrumental. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da Anppom, 2011.

7.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; SHIMABUCO, Luciana Sayure . O embate entre György Ligeti e as supostas liberdades interpretativas em Troisième Sonate de Pierre Boulez e Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen. Artigo apresentado em comunicação no PERFORMA - Encontros de Investigação em Performance, 2009, e publicado nos Anais do referido evento.. In: Performa'09 Encontro de Investigação em Performance, 2009, Aveiro. Performa'09 Encontro de Investigação em Performance, 2009. v. II. p. 1-5.

8.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Forma Lírica e Composição de Campos Estatísticos: fundamentos das liberdades de performance em Klavierstück XI, de Karlheinz Stockhausen.Artigo apresentado em comunicação no XIX Congresso da Anppom -2009, e publicado nos Anais do referido evento.. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curotiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM, 2009. p. 591-594.

9.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Um olhar sobre a performance musical a partir do pensamento de Paul Zumthor. Artigo publicado pelos Anais do XVIII Congresso da Anppom - 2008.. In: XVIII Congresso da Anppom, 2008, Salvador-BA. Anais dos Congressos da Anppom, 2008.

10.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Musica Aberta: o individual e o coletivo na expressão musical. Artigo apresentado em comunicação no XVII Congresso da Anppom -2007, e publicado nos Anais do referido evento.. In: XVII Congresso da Anppom-2007, 2007, São Paulo. Anais dos Congressos da Anppom, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTELLANI, F. M. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; BOCHIO, A. . Musica-Efemera. interaction and instability in the contemporary performance. In: Composition in the 21st Century Conference, 2014. Trinity College Dublin. p.13.. In: Composition in the 21st Century Conference, 2014. Trinity College, Dublin., 2014, Dublin. Composition in the 21st Century Conference, 2014. Trinity College Dublin, 2014. p. 13-13.

2.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. A prática improvisatória em dois contextos: requerida por composições e na chamada ?livre improvisação?. Recital conferência apresentado no Performa?09 Encontros de Investigação em Performance,2009. In: Performa?09 Encontros de Investigação em Performance, 2009, Aveiro. Performa?09 Encontros de Investigação em Performance, 2009. p. 41-41.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Apresentação de Palestra: Implicações e expansões performativas nas práticas pianísticas atuais. I Encontro Internacional de Piano Contemporâneo. UFMG, 25/09/16. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSSETTI, D. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith . Música Mista para piano - relato de um projeto artístico-pedagógico - IV Simpósio Internacional Performa Clavis - 11 de novembro de 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Implicações e expansões performativas nas práticas pianísticas atuais - UDESC - 17/11/2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Palestra - Implicações e expansões performativas nas práticas pianísticas atuais - UFSM - 21/11/2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Musica_efemera, Harpa de Berio e Four6: três ambientes alternativos de performance, in XXIV Congresso da ANPPOM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CASTELLANI, F. M. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; BOCHIO, A. . Musica-Efemera. interaction and instability in the contemporary performance. In: Composition in the 21st Century Conference, 2014. Trinity College Dublin. p.13.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. O horizonte ampliado do instrumentista em processos musicais interativos. In: Performa - Encontros de Investigação em performance, 2013, Porto Alegre. Performa - Encontros de Investigação em Performance - 2013. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen: multiplicidade, dinamismo e diálogos com as práticas interpretativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . A improvisação parametrizada e a improvisação livre. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Estratégias de aprendizagem e preparo da performance em Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Forma Lirica e Campos Temporais: fundamentos das multiplicidades de performance em Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . A improvisação e as novas tecnologias como meios às expressões visuais e sonoras contemporâneas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Forma Lírica e Composição de Campos Estatísticos: fundamentos das liberdades de performance em Klavierstück XI, de Karlheinz Stockhausen. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CHECCHETTO, Mario ; ALMEIDA, Alexandre Zamith . A prática improvisatória em dois contextos: requerida por composições e na chamada livre improvisação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; SHIMABUCO, Luciana Sayure . O embate entre György Ligeti e as supostas liberdades interpretativas em Troisième Sonate pour piano de Pierre Boulez e Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Da Improvisação Jazzística à Livre Improvisação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Música como Acontecimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . A Improvisação Musical como mecanismo de Criação Instantânea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Obra Aberta: a revalorização da música instrumental na década de 50. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Música Aberta: o individual e o coletivo na expressão musical. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Notas de programa para Concerto da Orquestra Sinfônica da USP - OSUSP - 13/05/2016 2016 (Notas de programa).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista - Avaliação de artigos submetidos à Revista Vortex. 2017.

2.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista - Avaliação de trabalhos submetidos ao XXVII Congresso da ANPPOM. 2017.

3.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista - Avaliação de artigos submetidos à Revista Orfeu. 2017.

4.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista pela VI Edição do Programa Aluno-Artista - Unicamp.. 2016.

5.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista pelo III Festival de Música Contemporânea Brasileira. 2016.

6.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista pelo IV Congresso da ABRAPEM. 2016.

7.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista pelo IV Simpósio Internacional Performa Clavis. 2016.

8.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista ad hoc - Revista Opus - 2016. 2016.

9.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista de artigos submetidos ao periódico Vortex. 2016.

10.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista de trabalhos submetidos ao XXV Congresso da Anppom. 2015.

11.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista de propostas artísticas submetidas ao XXV Congresso da ANPPOM. 2015.

12.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista ad hoc da Revista Opus. 2015.

13.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista ad hoc da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU). 2015.

14.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista de trabalhos submetidos ao XXIV Congresso da ANPPOM. 2014.

15.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista de propostas artísticas submetidas ao XXIV Congresso da ANPPOM. 2014.

16.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista de trabalhos submetidos ao XXIII Congresso da ANPPOM. 2013.

17.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista de submissões de artigos (comunicações) para o XXII Congresso da ANPPOM. 2012.

18.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. parecerista ad hoc do periódico científico Revista Música (ISSN 0103-5525), maio de 2012. 2012.

19.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista ad hoc do periódico Revista Opus. 2012.

20.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista da Revista Ouvirouver da Universidade Federal de Uberlândia. 2011.

21.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. parecerista de submissões de performances para o XXI Congresso da ANPPOM. 2011.

22.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Parecerista ad hoc do periódico científico OPUS ? Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música durante a etapa de avaliação de trabalhos para o volume 17/1, dezembro de 2011. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; MARUN, N. ; NICODEMO, T. ; CORVISIER, F. . Novas técnicas instrumentais para novos repertórios - Mesa Redonda durante o Simpósio Performa Clavis Internacional. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; NICOLAU, T. ; PRESGRAVE, F. . As funções do intérprete como pesquisador da música contemporânea - Festival de Música Contemporânea Brasileira - - 28/09/2017. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; HORA, E.P. ; VIDEIRA, M. ; BENEDETTI, D. L. . As práticas interpretativas enquanto produção científica:instrumentos de avaliação - IV Simpósio Internacional Performa Clavis - 10 de novembro de 2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
ZANNI, A. ; MENEZES, F. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; PICCHI, A. . Simpósio Performa Clavis Internacional 2014 - Título da mesa: Os instrumentos de teclado no século XXI - tradição e tecnologia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; MONTEIRO, E. H. S. ; KUBALA, R. L. ; VIDEIRA, M. . A pesquisa na área de performance - II Jornada Acadêmica ECA/USP, 25 de outubro de 2013. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
RODRIGUES, L. ; MOREIRA, A.L. ; NOGUEIRA, Marcos ; ALMEIDA, Alexandre Zamith . Performance, interpretação e análise musical (mesa redonda pelo II Encontro Internacional de Análise Musical - UNESP). 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
VILLAVICENCIO, C. ; TRALDI, C. A. ; BARREIRO, D. L. ; CALLEGARI, Paula ; ALMEIDA, Alexandre Zamith . A Recepção da música hoje: o quanto influencia o conceito museológico e o que fazer para nos aproximarmos de uma experiência real. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
ZAMPRONHA, E. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; BARREIRO, Daniel L. ; CINTRA, C. A. ; TRALDI, C. A. . A Improvisação na composição e na interpretação da música contemporânea recente. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Oficina: O piano em poéticas musicais contemporâneas, novos sons, novas técnicas, novos diálogos. Universidade Federal de Uberlândia: 12 de abril de 2013. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Improvisação e Música Interativa, 12 de novembro de 2013. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Oficina de Improvisação Contemporânea - Conservatório Musical de Ituiutaba - MG, 29/09/2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. A improvisação e as novas tecnologias como meios às expressões visuais e sonoras contemporâneas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Workshop sobre improvisação no Conservatório Dramático e Musical 'Drº Carlos de Campos'de Tatuí, ocorrido em 02 de julho de 2006. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Workshop sobre improvisação. Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina, ocorrido em 23 de lunho de 2006.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. II Festival de Música de Ourinhos - Curso de Harmonia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. 2 Concertos com a Orquestra Sinfonica da Unicamp. Obra: Concerto Tríplice de Beethoven. Locais: Casa do Lago (Unicamp) e SESC Santos. Datas: 17 e 21 de outubro de 2018.. 2018. Interpretação.

2.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ROSSETTI, D. . Estréia da obra: Corpos Defasados II, de Danilo Rossetti, durante o Simpósio Performa Clavis Internacional - Auditório do Instituto de Artes da Unicamp - 05/12/18. 2018. Interpretação.

3.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ABREU, J. . Participação como pianista em 2 concertos na programação do exCURSO - LICHT (Luzes sobre Stockhausen), apresentando as obras Klavierstuck XI e Kontakte. Dias 10 e 12 de fevereiro - Praça das Artes - São Paulo. Convite. 2017. Interpretação.

4.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; SAWAO, K. . Duplos - Projeto de Dança Contemporânea. Participação como improvisador junto à coreógrafa Key Sawao. Sesc Campinas: 27 de abril de 2017. 2017. Interpretação.

5.
RICCIARDI, M. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; BIAGGI, E. ; SILVA, E. R. . Festival de Música Contemporânea Brasileira - apresentação junto ao Ensemble Ricciardi, com obras de Edson Zampronha. Auditório do Instituto de Artes da Unicamp - 16 de março de 2017 Aval institucional: seleção. 2017. Interpretação.

6.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto pelo II Encontro Internacional de Piano Contemporâneo - Conservatório da UFMG Belo Horizonte - MG/Brasil - 25 de outubro de 2017. Aval Institucional: Convite. 2017. Interpretação.

7.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de Piano no encerramento do I Encontro Internacional de Piano Contemporâneo - UFMG. Teatro da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte- 25/09/2016. 2016. Interpretação.

8.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; SHIMABUCO, Luciana Sayure ; HASHIMOTO, F. A. A. . Concerto pelo III Festival de Música Contemporânea - Auditório da Adunicamp - 17/03/2016. Interpretação da obra Festspielmusik, de Ronaldo Miranda. 2016. Interpretação.

9.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; MARTIN, M. M. . Concerto de Abertura do IV Congresso da Abrapem. 27/06/2016 - Auditório do Instituto de Artes da Unicamp. Apresentação da obra Noatalgica, de Cyro Pereira. 2016. Interpretação.

10.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de piano: Berio, Stockhausen, Ferraz e Menezes - UDESC - 18/11/2016. 2016. Interpretação.

11.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de piano: Berio, Stockhausen, Ferraz e Menezes - UFSM - 22/11/2016. 2016. Interpretação.

12.
IAZZETTA, F. H. O. ; CAMPESATO, L. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; CASTELLANI, F. M. ; COSTA, R.L.M. ; MISKALO, V.K. . NuSom em Transparência - espetáculo audio-visual pela série Cena Contemporânea do Sesc Vila Mariana. 30 de Abril de 2015. 2015. Interpretação.

13.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de piano solo (música contemporânea) Pela Série Palcos Musicais - Temporada 2015. Teatro Crystal, Londrina-PR. 17 de junho de 2015. Obras de Berio, Stockhausen, Flo Menezes, Silvio Ferraz. 2015. Interpretação.

14.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; COSTA, R.L.M. ; CASTELLANI, F. M. ; BOCHIO, A. ; ROSSETI, D. ; RIMOLDI, G. . Música Mista: Interações Brasil-França. Concerto realizado no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp, em 07 de outubro de 2015.. 2015. Audiovisual.

15.
COSTA, R.L.M. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; IAZZETTA, F. H. O. ; CAMPESATO, L. ; CASTELLANI, F. M. ; BOCHIO, A. . Presence, absence and memories: concerto de encerramento do Forum Ircam Brazil 2015. 2015. Audiovisual.

16.
COSTA, R.L.M. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; CASTELLANI, F. M. ; BOCHIO, A. . Música + Video, pelo Ciclo de Música Experimental - - Biblioteca Mario de Andrade, 10 de novembro de 2015. 2015. Outra.

17.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; RIMOLDI, G. ; GRAEF, L. . 13o. Encun - Encontro Nacional de Compositores Universitários. Auditório do Instituto de Artes da Unicamp. 02 de dezembro de 2015. Apresentação das obras Ressonâncias, de Jonatas Manzoli, e A Moça e o Velho Relógio, de José Augusto Mannis. 2015. Interpretação.

18.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de Piano Solo: Université Paris 8, Amphi X, 06/05/2014. Obras de Berio, Stockhausen, Improvisações. 2014. Interpretação.

19.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CASTELLANI, F. M. ; BOCHIO, A. . Performance: Musica_efemera. Em Sonorities: Festival of Contemporary Music. Belfast, 04/05/2014. 2014. Outra.

20.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Musica?9: Partituras Verbais - concerto do Nusom (Nucleo de Pesquisas em Sonologia ECA-USP) realizado no Ibrasotope em 30/05/2014. 2014. Outra.

21.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital Pianisticontemporaneo no Mube, 08 de junho de 2014. 2014. Interpretação.

22.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto como pianista convidado do Encom - Encontro Nacional de Compositores de Londrina, em 27 de junho de 2014. Estreia de obras de Max Packer e Bruno Angelo. 2014. Interpretação.

23.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto como pianista convidado do Encom - Encontro Nacional de Compositores de Londrina, em 28 de junho de 2014. Obras de Silvio Ferraz e Flo Menezes. 2014. Interpretação.

24.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Orquestra Errante: apresentação artística no XXIV Congresso da Anppom. 2014. Outra.

25.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ABREU, Joaquim . Apresentação das obras Kontakte de Karlheinz Stockhausen para piano, percussão e eletronica e Lo fujo y lo volatil de Jose Lopez-Lopez para piano e eletronica. X BIMESP (Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo). Curadoria: Flo Menezes. Centro Cultural São Paulo, 30 de outubro de 2014. 2014. Interpretação.

26.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CASTELLANI, F. M. ; COSTA, R.L.M. . XXII Encun - Encontro Nacional de Compositores - participação como instrumentista junto ao Entremeios (piano, saxofone, eletrônica em tempo real). Teatro Décio de Almeida Prado. 31 de outubro de 2014. 2014. Interpretação.

27.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO NETO, M. . XXII Encun - Encontro Nacional de Compositores - Apresentação da obra 'Circulos', junto ao saxofonista Mario Checchetto Neto. Centro Cultural São Paulo - 05 de novembro de 2014. 2014. Interpretação.

28.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Performa Clavis Internacional 2014. Apresentação da obra 'Harpa de Berio' de Fernando Iazzetta, para piano expandido e eletrônica. Auditório Olivier Toni da Universidade de São Paulo, 05 de dezembro de 2014. 2014. Interpretação.

29.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de piano solo: pianisticontemporaneo. Obras de L.Berio, G.Crumb, K.Stockhausen, F.Menezes, S.Ferraz, F.Iazzetta. Teatro Procópio Ferreira, Tatui, 15/08/2013. 2013. Interpretação.

30.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de piano solo: pianisticontemporaneo. Obras de L.Berio, G.Crumb, K.Stockhausen, F.Menezes, S.Ferraz, F.Iazzetta. Auditório da EMESP, 27/08/2013. 2013. Interpretação.

31.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de piano solo: pianisticontemporaneo. Obras de L.Berio, G.Crumb, K.Stockhausen, F.Menezes, S.Ferraz, F.Iazzetta. Teatro Maria de Lourdes Sekeff, 30/08/2013. 2013. Interpretação.

32.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de piano solo: pianisticontemporaneo. Obras de L.Berio, G.Crumb, K.Stockhausen, F.Menezes, S.Ferraz, F.Iazzetta. Auditório do Instituto de Artes da UNICAMP, 10/09/2013. 2013. Interpretação.

33.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de piano solo: pianisticontemporaneo. Obras de L.Berio, G.Crumb, K.Stockhausen, F.Menezes, S.Ferraz, F.Iazzetta. Auditório Olivier Toni, ECA /USP, 12/09/2013. 2013. Interpretação.

34.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de piano solo: pianisticontemporaneo. Obras de L.Berio, G.Crumb, K.Stockhausen, F.Menezes, S.Ferraz, F.Iazzetta. Teatro Timochenco Wehbi, 13/09/2013. 2013. Interpretação.

35.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de piano solo: pianisticontemporaneo. Obras de L.Berio, G.Crumb, K.Stockhausen, F.Menezes, S.Ferraz, F.Iazzetta. Teatro Laura Abrahão, 12/10/2013. 2013. Interpretação.

36.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de piano solo: pianisticontemporaneo. Obras de L.Berio, G.Crumb, K.Stockhausen, F.Menezes, S.Ferraz, F.Iazzetta. Departamento de Música da USP-Ribeirão Preto, 08/10/2013. 2013. Interpretação.

37.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. CD Pianisticontemporâneo- Selo LAMI - USP. Promovido pelo Programa de Ação Cultural (ProAC-2012). 2013. Registro Fonográfico.

38.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto Berio1 - T-Son 76 - Studio Panaroma - UNESP, 24 de outubro de 2013. 2013. Interpretação.

39.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CASTELLANI, F. M. ; BOCHIO, A. . Musica?#7 - Concerto de Música Eletroacústica do Nusom - ECA/USP. Apresentação das obras Musica_efemera e Envelope, 09/10/2013. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

40.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação junto à Orquestra Errante em Musica?#8 - Concerto do Nusom (ECA-USP), Departamento de Música da USP, 10/12/2013. 2013. Outra.

41.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto de Livre Improvisação: Orquestra Errante e Coletivo Improvisado. Casa do Lago, Unicamp, 03/12/2013. 2013. Outra.

42.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Netconcert 3 - Apresentação da obra Four6 (John Cage) em concerto telemático - Festival Internacional de la Imagen 2013. 2013. Outra.

43.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de Piano Solo no Teatro Timochenco Wehbi, em São Caetano do sul, em 24/02/2012. 2012. Interpretação.

44.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto de improvisação junto ao Frank Herzberg Trio, , no Teatro do Sesi, Osasco-SP, em 30/03/2012. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

45.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto de Improvisação junto ao Frank Herzberg Trio, no Teatro da Escola de Música de Piracicaba ?Maestro Ernst Mahle?, em 13/04/2012. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

46.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto de Improvisação junto ao Frank Herzberg Trio, no Teatro Glória Rocha, Jundiaí-SP, em 19/04/2012. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

47.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto de Improvisação junto ao Frank Herzberg Trio, no Teatro do Sesi de Santo André-SP, em 27/04/2012. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

48.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto de Improvisação junto ao Frank Herzberg Trio, no Teatro Estadual de Araras-SP, em 12/05/2012. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

49.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto de Improvisação junto ao Frank Herzberg Trio, no Teatro do Sesi de Marília-SP, em 26/05/2012. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

50.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Concerto de Improvisação Contemporânea, pelo I Encontro Nacional de Improvisação Contemporânea da UFU, em 26/04/2012. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

51.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; HERZBERG, Frank ; NAZARIO, J. E. . Concerto de improvisação junto ao Frank Herzberg Trio. 2012. Interpretação.

52.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; HERZBERG, Frank ; NAZARIO, J. E. . Concerto de improvisação junto ao Frank Herzberg Trio, no SESI - Rio Claro, em 29/09/2012. 2012. Interpretação.

53.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de Piano Solo no MuBE - Museu Brasileiro de Escultura, em 02 de Dezembro de 2012. 2012. Interpretação.

54.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; BARREIRO, Daniel L. ; TRALDI, C. A. ; machado, andre campos ; cintra, celso . Concerto de Improvisação junto ao Núcleo de Música e Tecnologia da UFU no Encontro Nacional da ANDES. 2011. Interpretação.

55.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Performance Monumento Online no Museu da Imagem e do Som. 2011. Interpretação.

56.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital Piano Solo no Centro Cultural São Paulo em 31/03/2011. 2011. Interpretação.

57.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de Piano Solo no Sesc Bauru, em 27/03/2011. 2011. Interpretação.

58.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de piano solo, em 06 de setembro, na Universidade Federal de Uberlândia. 2011. Interpretação.

59.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; BARREIRO, Daniel L. ; TRALDI, C. A. ; MANZOLLI, J. . Participação no Concerto Interativo Multimodal, na Abertura do XXI Simpósio Brasileiro de Computação Musical, em Vitória ? ES, em 02 de setembro. 2011. Interpretação.

60.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; BARREIRO, Daniel L. ; machado, andre campos ; TRALDI, C. A. ; cintra, celso . Participação, junto ao MAMUT - Grupo Música Aberta da Universidade Federal de Uberlândia, do Concerto de Abertura do XXI Congresso da ANPPOM, em Uberlândia ? MG, em 22 de agosto. 2011. Interpretação.

61.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario ; KAFEJIAN, Sergio . Concerto de improvisação junto ao Nu.m.i (Núcleo de Música Interativa) no Teatro Timochenco Wehbi. São Caetano do Sul-SP, em 18 de abril. 2011. Interpretação.

62.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital de Piano Solo durante o 18o. Concurso de Piano Prof. Abrão Calil Neto, no Conservatório Musical de Ituiutaba, 28/09/2011. 2011. Interpretação.

63.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; BARREIRO, Daniel L. ; TRALDI, C. A. ; cintra, celso ; machado, andre campos . Concerto de Musica Contemporanea junto ao MAMUT (Grupo Música Aberta da UFU), 29/03/11, pelo Projeto Prelúdio. 2011. Interpretação.

64.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; HERZBERG, Frank ; NAZÁRIO, José Eduardo . Talk 2 3 - Jazz Concerto - Teatro do Sesc Vila Mariana, 14/12/2011. 2011. Interpretação.

65.
HERZBERG, Frank ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; NAZÁRIO, José Eduardo . Handmade - Frank Herzberg Trio - CD lançado em 2011. 2011. Registro Fonográfico.

66.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto para piano n.2, de Ludwig van Beethoven, junto à Orquestra da Universidade Estadual de Campinas. 2010. Interpretação.

67.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto para piano n.2 de Ludwig van Beethoven junto à Orquestra Sinfônica de Sorocaba. 2010. Interpretação.

68.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; HERZBERG, Frank . Frank Herzberg Trio - Jazz Contemporâneo no Sesc Vila Mariana. 2010. Interpretação.

69.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; BARREIRO, Daniel L. ; TRALDI, C. A. ; cintra, celso . Improvisação (produção vinculada a pesquisa financiada pela Fapemig) - Mini-recital do Mamut (Grupo Música Aberta da UFU) pelo XX Congresso da Anppom, em Florianópolis - 23/08/2010. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

70.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; Carvalho, Flávio ; Viana, Rosiane . Liebslieder de Johannes Brahms - recital realizado no Teatro Rondon Pacheco, Uberlândia - MG. 2010. Interpretação.

71.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Homenagem ao compositor Gilberto Mendes - Obra: Il Neige...de nouveau!. 2010. Interpretação.

72.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto de improvisação junto a John Stein e Frank Herzberg Trio pelo Savassi Jazz Festival, em Belo Horizonte ? MG, em 01 de agosto. 2010. Interpretação.

73.
AGENOR, P. ; ALMEIDA, Alexandre Zamith . Recital de Câmara junto ao flautista Paulo Agenor. 2010. Interpretação.

74.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Apresentação do Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen - Teatro Paulo Autran, XIX Congresso da ANPPOM. 2009. Interpretação.

75.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Apresentação dos Círculos de Mario Checchetto no Performa´09 Performa?09 Encontros de Investigação em Performance. 2009. Interpretação.

76.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; PAULA, M. . Recital de piccolo e piano, pelo IX Festival Internacional de Flautistas. Teatro Rondon Pacheco (Uberlândia - MG). 2009. Interpretação.

77.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO NETO, M. . Da Improvisação Jazzística à Livre Improvisação - Concerto de Improvisação junto ao saxofonista Mario Checchetto, na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, 19/04/2009. 2009. Interpretação.

78.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Porgy and Bess, de George Gershwin. Participação como pianista na temporada, no Teatro São Pedro-SP.. 2008. Interpretação.

79.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto Arte Musical, Mídia e Criação Concemporânea - participação como instrumentista/improvisador. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

80.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. John Stein Group, concerto realizado no Sesc Santos. Participação como instrumentista / improvisador, junto a Jose Eduardo Nazario (bateria), Frank Herzberg (contrabaixo), Bocato (trombone).. 2008. Interpretação.

81.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. John Stein Group - Concerto realizado no Teatro Sesi-Paulista. Participação como instrumentista / improvisador, ao lado de John Stein (guitarra), Teco Cardoso (saxofone), Jose Eduardo Nazario (bateria), Frank Herzberg (contrabaixo) e Bocato (trombone). 2008. Interpretação.

82.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. John Stein Group. Concerto realizado no teatro do Sesc - Ipiranga. Participação como instrumentista / improvisador ao lado de John Stein (guitarra), Frank Herzberg (contrabaixo), José Eduardo Nazario (bateria), Bocato (trombone). 2008. Interpretação.

83.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Frank Herzberg Trio. Concerto realizado no Sesi-São Caetano. Participação como instrumentista / improvisador, ao lado de Frank Herzberg (contrabaixo) e José Eduardo Nazario (bateria). 2008. Interpretação.

84.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO NETO, M. ; KAFEJIAN, Sergio . Arte Musical, Midia e Criação Contemporânea. 2008. Interpretação.

85.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Frank Herzberg Trio. 2008. Interpretação.

86.
STEIN, John ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; HERZBERG, Frank ; NAZÁRIO, José Eduardo . Concerto Internacional de Jazz - gravação para TV SESC ao vivo, realizada no SESC-Paulista. 2007. Interpretação.

87.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital Piano Solo no Auditório do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. 2007. Interpretação.

88.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; HERZBERG, Frank ; NAZARIO, J. E. ; STEIN, J. . Concerto de improvisação junto a John Stein e Frank Herzberg Trio, no Instituto Cultural Capobianco, SP, 20/10/2007. 2007. Interpretação.

89.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. José Eduardo Nazário Grupo. Concerto realizado no 6º Brasil Instrumental, no Teatro Procópio Ferreira em Tatuí, em 01 de julho de 2006. Participação como instrumentista (pianista) e improvisador por todo o evento.. 2006. Interpretação.

90.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Alexandre Zamith e Mario Chechetto duo. Recital de piano e saxofones apresentado no Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Florianópolis/SC).. 2006. Interpretação.

91.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em concerto da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, realizado na Sala São Paulo-SP. 2006. Interpretação.

92.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital - piano solo. Mosteiro de São Bento. Vinhedo-SP. 2006. Interpretação.

93.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital - piano solo. Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 2006. Interpretação.

94.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em Concerto da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, realizado no Teatro Paulo Machado de Carvalho, São Caetano do Sul-SP. 2006. Interpretação.

95.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Recital de piano e saxofones realizado no Departamento de Música do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 2006. Interpretação.

96.
STEIN, John ; ALMEIDA, Alexandre Zamith ; HERZBERG, Frank ; NAZÁRIO, José Eduardo . Concerto Internacional de Jazz - Whaling City Sound (WCS 031). 2006. Registro Fonográfico.

97.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; HERZBERG, Frank ; NAZÁRIO, José Eduardo . Concerto de jazz - Frank Herzberg Trio. Teatro do Sesc Pompéia. 2005. Interpretação.

98.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Recital - piano e saxofones, realizado no Sesc Bertioga - SP. 2005. Interpretação.

99.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Recital de piano e saxofones, realizado no Teatro Timochenco Wehbi, São Caetano do Sul-SP. 2005. Interpretação.

100.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Recital de piano e saxofones realizado no Auditório da Faculdade Santa Marcelina (FASM). 2005. Interpretação.

101.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO NETO, M. . Concerto de improvisação junto ao saxofonista Mario Checchetto, no Mojave Jazz Bar, São Paulo-SP, 26/09/2005. 2005. Interpretação.

102.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO NETO, M. . Concerto de improvisação junto ao saxofonista Mario Checchetto, no Auditório da Faculdade Santa Marcelina, São Paulo-SP, em 29/10/2003.. 2003. Interpretação.

103.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Recital de piano e saxofones realizado no Teatro Metrópole, Taubaté-SP. 2002. Interpretação.

104.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Recital de piano e saxofones realizado no SESC-São Caetano-SP. 2002. Interpretação.

105.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Encontro das Águas (Compact Disc ZB0011). Gravado no Estúdio Zabumba. 2002. Registro Fonográfico.

106.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Recital de piano e saxofones, realizado no Teatro Timochenco Wehbi, São Caetano do Sul-SP. 2001. Interpretação.

107.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CHECCHETTO, Mario . Recital de piano e saxofones, realizado no SESC-Taubaté-SP. 2001. Interpretação.

108.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ALMEIDA, Maurício Zamith . Recital de Câmara, Duo Zamith, no Sesc Taubaté, em 14/03/1999. 1999. Interpretação.

109.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital - piano solo, realizado na Igreja Metodista de Pinheiros, São Paulo-SP. 1996. Interpretação.

110.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital - piano solo, realizado no Auditório da Faculdade de Artes Alcântara Machado, São Paulo-SP. 1996. Interpretação.

111.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ZAMITH, Maurício . Projeto Terças Musicais - Recital de Duo Zamith, realizado no Espaço Cultural Mestre Justino, Taubaté-SP. 1996. Interpretação.

112.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ZAMITH, Maurício . Recital - Duo Zamith, realizado na Fundação Cultural Jacarehy, Jacareí-SP. 1996. Interpretação.

113.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ZAMITH, Maurício . Recital Duo Zamith, realizado no Teatro Timochenco Wehbi, São Caetano do Sul-SP. 1996. Interpretação.

114.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital - piano solo, em participação no Concurso Nacional de Piano Prêmio Promon. 1996. Interpretação.

115.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ALMEIDA, Maurício Zamith . Recital de Câmara - Duo Zamith de piano na Fundação Cultural de Jacarehy, Jacareí-SP, em 18/05/1996. 1996. Interpretação.

116.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em Recital sob orientação da pianista e professora Yara Bernette, realizado no Auditório das Faculdades Ibero-Americanas. 1995. Interpretação.

117.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ZAMITH, Maurício . Recital Duo Zamith, realizado na Casa de Cultura Platinense, Santo Antônio da Platina-PR. 1995. Interpretação.

118.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ZAMITH, Maurício . Recital Duo Zamith, realizado na Igreja de Sant'Anna, São José dos Campos-SP. 1995. Interpretação.

119.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ZAMITH, Maurício . Recital Duo Zamith, realizado na Igreja de São Benedito, São José dos Campos-SP. 1995. Interpretação.

120.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital - piano solo, realizado no Auditório do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). 1995. Interpretação.

121.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Concerto junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP, realizado no Memorial da América Latina. 1995. Interpretação.

122.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; LIMA, Candido de . Recital de flauta e piano, realizado no Auditório do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). 1994. Interpretação.

123.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; LIMA, Cândido de . Participação na série 'Ciclo das Sonatas para flauta e teclado de J.S.Bach', realizada no Auditório do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). 1994. Interpretação.

124.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital - piano solo, realizado na Igreja Metodista de Pinheiros, São Paulo-SP. 1994. Interpretação.

125.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ZAMITH, Maurício . Recital - Duo Zamith, realizado no Espaço Cultural Mestre Justino, Taubaté-SP. 1994. Interpretação.

126.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ZAMITH, Maurício . Recital Duo Zamith, realizado no Teatro Popular do SESI, São Paulo-SP. 1994. Interpretação.

127.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em recital de bolsistas do XXIII Festival de Inverno de Campos do Jordão, realizado no Auditório Cláudio Santoro, Campos do Jordão-SP. 1994. Interpretação.

128.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em recital de encerramento do XVI Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. 1994. Interpretação.

129.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ALMEIDA, Maurício Zamith . Recital de câmara - Duo Zamith - Igreja Metodista de Pinheiros, São Paulo-SP, 09/10/1994. 1994. Interpretação.

130.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ALMEIDA, Maurício Zamith . V Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina ? CDA (CDA-950216). 1994. Registro Fonográfico.

131.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em recital da classe do Prof.Gilberto Tinetti, realizado no Auditório do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). 1993. Interpretação.

132.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em Mostra de Música de Câmara do Departamento de Música da Universidade de São Paulo. 1993. Interpretação.

133.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; LIMA, Candido de . Recital de flauta e piano, realizado na Igreja Metodista de Pinheiros, São Paulo-SP. 1993. Interpretação.

134.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; LIMA, Cândido de . Recital de Flauta e Piano, realizado no Auditório do Instituto Metodista de Ensino Superior (IMES), São Bernardo do Campo-SP. 1993. Interpretação.

135.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em Mostra de Música de Câmara do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS), São Paulo-SP. 1993. Interpretação.

136.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ZAMITH, Maurício . V Concurso Nacional de Música de Câmara (Compact Disc CDA 950216). 1993. Interpretação.

137.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Recital - piano solo, realizado no Auditório TCC, Taubaté-SP. 1992. Interpretação.

138.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em Mostra de Música de Câmara do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, realizado no Museu de Arte de São Paulo (MASP). 1992. Interpretação.

139.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ALMEIDA, Maurício Zamith . Duo Zamith - apresentação da obra Brasiliana n. 4 (Osvaldo Lacerda) no Programa Primeiro Movimento da Rádio e Televisão Cultura. 1992. Interpretação.

140.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ALMEIDA, Maurício Zamith . Recital de câmara Duo Zamith de piano no Auditório TCC, Taubaté-SP, em 01/12/1992. 1992. Interpretação.

141.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ALMEIDA, Maurício Zamith . Concerto de Música de Câmara do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), 01/07/1992. 1992. Interpretação.

142.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ALMEIDA, Maurício Zamith . Recital Música de Câmara do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, no Museu da Imagem e do Som (MIS), 23/11/1992. 1992. Interpretação.

143.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em Mostra de Música de Câmara do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), São Paulo-SP. 1991. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARREIRO, D. L.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; TRALDI, C. A.. Participação em banca de Fabiana de Souza Cunha Machado. Três estudos para piano sobre temas de Luiz Gonzaga, de Sérgio Vasconcellos-Corrêa: Uma proposta interpretativa através da análise musical computacional.. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
MARTIN, M. M.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; SOUZA, I. A. V. L.. Participação em banca de Lucia Helena Bismara de Melo. Participação em banca de Lucia Helena Bismara de Melo. Dez Ponteios para piano de Nilson Lombardi: uma análise para intérpretes. 22/02/16. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Unicamp.

3.
BARREIRO, Daniel L.; TRALDI, C. A.; ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em banca de Renato Mendes Rosa. Análise, Escuta e Interpretação Musical: o uso da análise computacional de gravações no processo de construção interpretativa de Tetragrammaton XIII, de Roberto Victorio. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
TINÉ, P.S.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; RAMOS, D.. Participação em banca de Vinícius Bastos Gomes. Alma: o estilo pianístico de Egberto Gismonti. 2015. Dissertação (Mestrado em mestrado) - Instituto de Artes da Unicamp.

5.
COSTA, R.L.M.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; FERRAZ, S.. Participação em banca de Jonathan Andrade. O Nativo Experimental: Música experimental e seus contatos com a cosmologia nativo-ancestral da América do Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em mestrado em música) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

6.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; KUBALA, R.; CORVISIER, F.. Participação em banca de Thiago de Freitas Câmara Costa. A Edição Crítica e Revisada dos Noturnos para Piano de Almeida Prado.. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

7.
Carvalho, Flávio; ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em banca de Vânia Maria dos Guimarães Alvim. As canções de Babi de Oliveira (qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia.

Teses de doutorado
1.
MARTIN, M. M.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; FIORINI, C. F.; CARNEIRO, G. C.; ROSA, R. L.. Participação em banca de Laura Umbelino. "O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983)".. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - INSTITUTO DE ARTES DA UNICAMP.

2.
HASHIMOTO, F. A. A.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; BIAGGI, E.; TRALDI, C. A.; GIANESELLA, E. F.. Participação em banca de Ricardo de Figueiredo Bologna. Estudo Interpretativo da obra Janissary Music de Charles Wuorinen. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - INSTITUTO DE ARTES DA UNICAMP.

3.
FERRAZ, S.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; SCHAUB, S. O.; MORAES, J. M. R.; FERNANDES, P. M.. Participação em banca de Felipe Merker Castellani. Participação em banca de Felipe Merker Castellani. Corpo-Imagem-Som: a criação musical e suas conexões. 24/02/2016. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Unicamp.

4.
MONTEIRO, E. H. S.; VIDEIRA, M.; LUCAS, M.; COSTA, C.H.C.R.; ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em banca de Viviane Terezinha Bodacny Taliberti. Trio Op.97. 2015 - Escola de Comunicações e Artes - USP.

5.
FERRAZ, S.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; HASHIMOTO, F. A. A.; BORTZ, G.; LUNSQUI, A.. Participação em banca de Sarah Hornsby. The Exploded Flute of Arthur Kampela: An Interpretative Guide to Elastics II and Happy Days. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Unicamp.

6.
IAZZETTA, F. H. O.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; FENERICH, A. S.; GROSSMANN, C. M. V.; VELLOSO, J. H. P.. Participação em banca de Vitor Kisil Miskalo. Musica?: processos e práticas de criação e performance em um ambiente de pesquisas em sonologia. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

7.
COSTA, R.L.M.; BRITO, M.T.A.; MOLINA, S.J.; GROSSMANN, C. M. V.; ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em banca de André Campos Machado. A improvisação livre como metodologia de iniciação ao instrumento: uma proposta de iniciação (coletiva) aos instrumentos de cordas dedilhadas. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Qualificações de Doutorado
1.
IAZZETTA, F. H. O.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; COSTA, R.L.M.. Participação em banca de José Guilherme Allen de Lima. Participação em banca de José Guilherme Allen de Lima. Modos de uso e aprendizado tecnológicos na luteria experimental brasileira. 16/09/2016. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

2.
MARTIN, M. M.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; HORA, E.P.. Participação em banca de Paulo Ricardo Gazzaneo. Trio op.10 em Si bemol maior de Alexandre Levy: Edição Crítica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto de Artes da Unicamp.

3.
IAZZETTA, F. H. O.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; COSTA, R.L.M.. Participação em banca de Carlos Avezum Pereira. Silêncio e Afeto: Cenas da Música Experimental na Transição do Milênio. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em música) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, R.L.M.; IAZZETTA, F. H. O.; ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em banca de André Lopes Martins. A Guitarra Elétrica na música experimental: composição, improvisação e novas tecnologias. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

2.
COSTA, R.L.M.; FERRAZ, S.; ALMEIDA, Alexandre Zamith. Participação em banca de Jonathan Xavier Andrade. Do ancestral ao experimental: hibridação entre sonoridades nativo-ancestrais da América do Sul e práticas musicais experimentais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; SILVA, E. R.; UMBELINO, L.. Participação em banca de Gabriel Rossetti Matheus.TCC - Recital de Formatura - Gabriel Rossetti Matheus - 05/12/2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Instituto de Artes da Unicamp.

2.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; BIAGGI, E.; FERNANDES, Angelo. Participação em banca de Flávia Cavalcanti.TCC - Recital de Formatura - Flávia Cavalcanti - 15/12/2015 - Auditório do IA-Unicamp. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Instituto de Artes da Unicamp.

3.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; SANTOS, A. R.; NASSIF, S. C.. Participação em banca de Suelen Ramos de Almeida.TCC - Recital de Formatura - Suelen Ramos de Almeida - 14/12/2016. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Instituto de Artes da Unicamp.

4.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; FERNANDES, Angelo; HOEFS, L.A.. Participação em banca de Ariel Magno da Costa.TCC - Recital de Graduação - Frederic Chopin. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado) - Instituto de Artes da Unicamp.

5.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; FERNANDES, Angelo; KAYAMA, Adriana Giarola. Participação em banca de Giancarlo Staffetti.TCC- Recital de Formatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado) - Instituto de Artes da Unicamp.

6.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; FERNANDES, Angelo; KAYAMA, Adriana Giarola. Participação em banca de Letícia Broetto.TCC - Recital de Formatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado) - Instituto de Artes da Unicamp.

7.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; BARREIRO, Daniel L.; P.L.B.STORTI. Participação em banca de Paulo Agenor Mirantda.Voice, de Toru Takemitsu: um estudo estético, analítico e interpretativo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; BARREIRO, Daniel L.. Participação em banca de Renato Arruda Naves.Um Estudo Interpretativo da obra La Soirée dans Grenade de Claude Debussy.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; LEMOS, Roseane. Participação em banca de Fernando Sampaio de Almeida.La Colombe de Olivier Messiaen: análise e sugestões de procedimentos de estudo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia.

10.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; MENEZES, C.. Participação em banca de Karolyne Ayres.Uma investigação sobre Spain, de Chick Corea: reconhecimento da inter-musicalidade por meio de aspectos musicais jazzísticos e ibéricos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Uberlândia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RONQUI, P. A.; NASCIMENTO, H. G.; ALMEIDA, Alexandre Zamith; BARROS, G. S.; SALDANHA, L. V.. Concurso Público de Provas e títulos para cargo de Professor Doutor MS-3.1 na área de Práticas Interpretativas. 2015. Instituto de Artes da Unicamp.

2.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; CALLEGARI, Paula; LEMOS, Roseane. Banca (presidente) no processo seletivo para contratação de professor substituto, área: piano. 2010. Universidade Federal de Uberlândia.

3.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; LEMOS, Roseane. Processo seletivo para contratação de professor substituto - Área: violino - junto ao Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2009. Universidade Federal de Uberlândia.

Outras participações
1.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ZAGHI, R.; LACORTE, M. R.. Membro da comissão julgadora do XXIV Concurso Nacional de Piano Souza Lima. Conservatório Souza Lima, São Paulo. 27 a 29 de dezembro de 2015. 2015. Conservatório Souza Lima.

2.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Membro de comissão julgadora do XIX Concurso Nacional de Piano do Conservatório Souza Lima, em 26-28/11/2010. 2010. Conservatório Souza Lima.

3.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Membro, como professor convidado, de banca de avaliação de prova prática de graduação - Faculdade Santa Marcelina, em 24 de outubro de 2008. 2008.

4.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Membro, como professor convidado, de banca de avaliação de prova prática de bacharelado da Faculdade Santa Marcelina, em 28 de novembo de 2008. 2008.

5.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Membro, como professor convidado, de banca de avaliação de prova prática de Bacharelado em Música da Faculdade de Artes Santa Marcelina. 2006. Faculdade de Artes Santa Marcelina.

6.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Membro, como professor convidade, de banca de avaliação de prova prática de Bacharelado em música. 2005. Faculdade de Artes Santa Marcelina.

7.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Membro, como professor convidado, da banca de avaliação de prova prática de Bacharelado em Música. 2004. Faculdade de Artes Santa Marcelina.

8.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Membro, como professor convidado, de banca de avaliação de prova prática curso de Bacharelado em Música. 2003. Faculdade de Artes Santa Marcelina.

9.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Membro, como professor convidado, de banca de avaliação de prova prática curso de Bacharelado em Música. 2003. Faculdade de Artes Santa Marcelina.

10.
PINTO, Antonio Carlos Neves; ALMEIDA, Alexandre Zamith. Membro da comissão julgadora do II Concurso Estímulo de Piano da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. 1995. Fundação das Artes de São Caetano do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Composition in the 21st Century - International Conference. Musica-Efemera. interaction and instability in the contemporary performance.. 2014. (Congresso).

2.
Sonorities Festival of Contemporary Music.Musica_efemera. 2014. (Outra).

3.
XXIV Congresso da ANPPOM - agosto de 2014. Musica_efemera, Harpa de Berio e Four6: três ambientes alternativos de performance.. 2014. (Congresso).

4.
Performa: International Conference on Performance Studies. O horizonte ampliado do instrumentista em processos musicais interativos. 2013. (Congresso).

5.
Oficina de Improvisação Contemporânea no Conservatório Musical de Ituiutaba-MG.Improvisação Contemporânea. 2011. (Oficina).

6.
Espaço Temporalizado: Práticas da Contemporaneidade.A improvisação e as novas tecnologias como meios às expressões visuais e sonoras contemporâneas. 2010. (Oficina).

7.
Evento com Cesar Villavicencio: flauta doce, improvisação, práticas interpretativas e música e tecnologia. Mesa Redonda: A recepção da música hoje: quanto influencia o conceito museológico e o que fazer para nos aproximarmos de uma experiência real..A recepção da música hoje: quanto influencia o conceito museológico e o que fazer para nos aproximarmos de uma experiencia real.. 2010. (Encontro).

8.
Improvisação Parametrizada e Improvisação Livre - oficina oferecida ao programa de pós-graduação da Faculdade Santa Marcelina - SP.A Improvisação parametrizada e a improvisação livre. 2010. (Oficina).

9.
Performa?09 Encontros de Investigação em Performance.O embate entre György Ligeti e as supostas liberdades interpretativas em Troisieme Sonate pour piano de Pierre Boulez e Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen. 2009. (Encontro).

10.
XIX Congresso da ANPPOM. Forma Lírica e Composição de Campos Estatísticos: fundamentos das liberdades de performance em Klavierstück XI, de Karlheinz Stockhausen. 2009. (Congresso).

11.
XVII Congresso da Anppom. Comunicação sobre o artigo: Música Aberta: O Individual e o Coletivo na Expressão Musical. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Membro do Comitê Científico do III Festival de Música Contemporânea Brasileira. 2016. (Festival).

2.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; RONQUI, P. A. ; DOMENICI, C. L. . Coordenação Geral do IV Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical - ABRAPEM. 2016. (Congresso).

3.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Membro da Comissão Científica - IV Simpósio Internacional Performa Clavis - 2016. 2016. (Congresso).

4.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; ROSSETTI, D. . Concerto de Música Mista - Piano e Eletronicos - Auditório do Instituto de Artes - Unicamp - 15/08/2016 - Pela Mostra Unicamp 50 Anos. 2016. (Concerto).

5.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; SHIMABUCO, Luciana Sayure ; MONTEIRO, E. H. S. . Concerto Intercâmbio entre Universidades - USP/Unicamp - 28 de setembro - Auditório Olivier Toni do Departamento de Música da USP. 2016. (Concerto).

6.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; HOLANDA, J. C. . Coordenação da Área de Performance do XXV Congresso da ANPPOM. 2015. (Congresso).

7.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Coordenação da Área de Performance do XXIV Congresso Nacional da ANPPOM. 2014. (Congresso).

8.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; IAZZETTA, F. H. O. . Encontro de Livre Improvisação com Franziska Schroeder. 2014. (Outro).

9.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Presidente da Comissão Científica do Simpósio Performa Clavis Internacional 2014. 2014. (Congresso).

10.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Coordenação da Área de Performance do XXIII Congresso Nacional da ANPPOM. 2013. (Congresso).

11.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. I Encontro Nacional de Piano da Universidade Federal de Uberlandia. 2011. (Festival).

12.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; TRALDI, C. A. . Membro da coordenação da Comissão Artística do XXI Congresso da ANPPOM. 2011. (Congresso).

13.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. II Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira 'Maestro Spartacco Rossi'. 2001. (Concurso).

14.
ALMEIDA, Alexandre Zamith; SHIMABUCO, Luciana Sayure . I Concurso Nacional de Piano de São Caetano do Sul. 1999. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Letícia Fais. 20 Piano Etudes de Phillip Glass (titulo provisório). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Anderson Beltrão. 6 Encores de Luciano Berio - investigação performativa (título provisório). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Milena Leme Lopes. As Sonatas de Alberto Ginastera - propostas interpretativas (título provisório). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

4.
Gonzalo Gabriel Ortiz Romero. Música contemporânea para piano no Paraguai. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Unicamp. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Laura Umbelino. Concerto para Piano e Orquestra e Concertino para Piano e Orquestra de Cordas de Ronaldo Miranda: uma abordagem interpretativa. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Unicamp. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Geraldo Magela Brandão. Uma visão interpretativa das Sonatinas para piano de Camargo Guarnieri a partir de pressupostos históricos e analíticos. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Alexandre Zamith Almeida.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Flávia Cavalcanti. Recital de Conclusão de Curso - TCC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Instituto de Artes da Unicamp. Orientador: Alexandre Zamith Almeida.

2.
Renato Arruda Naves. Um estudo interpretativo da obra La Soirée dans Grenade de Claude Debussy. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Alexandre Zamith Almeida.

3.
Fernando Sampaio de Almeida. La Colombe de Olivier Messiaen: concepção interprtativa e procedimentos de estudo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Alexandre Zamith Almeida.

4.
Karolyne Ayres Barbosa. Uma investigação sobre Spain de Chick Corea: o reconhecimento da inter-musicalidade por meio de aspectos musicais jazzísticos e espanhóis.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Alexandre Zamith Almeida.

Iniciação científica
1.
Suelen Ramos de Almeida. Análise textural como subsidio à construção interpretativa do Preludio n.1 de Claudio Santoro. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Música) - Instituto de Artes da Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Zamith Almeida.

Orientações de outra natureza
1.
Arial Magno da Costa. Recital de Conclusão de Curso - TCC. 2014. Orientação de outra natureza. (Bacharelado) - Instituto de Artes da Unicamp. Orientador: Alexandre Zamith Almeida.

2.
Giancarlo Staffetti. Recital de Conclusão de Curso - TCC. 2014. Orientação de outra natureza. (Bacharelado) - Instituto de Artes da Unicamp. Orientador: Alexandre Zamith Almeida.

3.
Letícia Broetto. Recital de Conclusão de Curso - TCC. 2014. Orientação de outra natureza. (Bacharelado) - Instituto de Artes da Unicamp. Orientador: Alexandre Zamith Almeida.



Inovação



Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 15:34:39