Mônica Schröder

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1358658874682177
  • Última atualização do currículo em 29/11/2017


Economista, formada pela Universidade Federal do Paraná, tem doutorado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2005). É docente da Universidade Federal do ABC - UFABC, no estado de São Paulo. Atuou em órgãos do Governo brasileiro, tendo sido assessora técnica da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, entre 2008 e 2009, e da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, entre 2011 e 2012. Nesse Ministério, atuou, ainda, como coordenadora de programa na mesma Secretaria, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, entre 2013 e 2016. Tem experiência em Economia Agrária, atuando na análise de temas como pobreza e desenvolvimento rural, políticas públicas e agricultura familiar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mônica Schröder
Nome em citações bibliográficas
SCHRÖDER, Mônica

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas.
Rua Arcturus
Jardim Antares
09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 23206121
URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2005
Doutorado em Ciência Econômica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Finanças, Comunidades e Inovações: Organizações Financeiras da Agricultura Familiar - O Sistema Cresol (1995-2003), Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Angela Antonia Kageyama.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: agricultura familiar; cooperativas de crédito; finanças.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Desenvolvimento Rural.
1996 - 1998
Mestrado em Engenharia Agrícola.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Cooperativismo de Crédito Rural em Santa Catarina: possibilidades e limites de uma alternativa para a agricultura familiar,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Maristela Simoes do Carmo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: agricultura familiar; cooperativas de crédito; finanças.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Desenvolvimento Rural.
1992 - 1996
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Política agrícola e desempenho da agricultura brasileira na década de oitenta.
Orientador: Aldair Tarcisio Rizzi.




Atuação Profissional



Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: DAS 101.4 - Coordenadora-Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenou o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais na Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria. O Plano foi lançado em junho de 2011 com o objetivo de superar a extrema pobreza da população brasileira. Desempenhou, entre março de 2011 e dezembro de 2012, a função de assessora do Gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com ênfase na formulação, na execução e no acompanhamento do Plano Brasil Sem Miséria, além acompanhar temas, no âmbito da formulação e avaliação de políticas públicas, como meio ambiente, desenvolvimento rural e agricultura familiar. Desempenhou, também, entre 04 de novembro de 2011 e 29 de abril de 2012, a função de Secretária-adjunta substituta daquela Secretaria, com a prática de atos relativos à execução do orçamento e à representação institucional da Secretaria e do Ministério.


Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor adjunto na área de Economia das instituições e do desenvolvimento sustentável. Vice-coordenadora do Bacharelado em Ciências Econômicas.

Atividades

08/2010 - 02/2011
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Elaboração e aprovação de proposta de atividades da UFABC para o Projeto Rondon/Ministério da Defesa e organização da viagem para implantação da proposta (diagnóstico da feira de produtores, palestras e oficinas em meio ambiente e trabalho).
07/2010 - 02/2011
Direção e administração, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
07/2010 - 02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Membro do Grupo de Trabalho responsável pelo detalhamento da proposta curricular do curso de graduação em Ciências Econômicas.
04/2010 - 10/2010
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Participação na organização de eventos do calendário acadêmico.
05/2010 - 09/2010
Ensino, Bacharelado Interdisc em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, tecnologia e sociedade

Secretaria da Agricultura Familiar, SAF/MDA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Prestação de serviços de assessoria técnica à SAF/MDA no âmbito do microcrédito produtivo rural do Pronaf - com o acompanhamento da aplicação dos recursos dessa linha nos Planos de Safra; a criação ou adequação de instrumentos técnicos para a operacionalização do microcrédito; a elaboração de minutas de normativos no âmbito do Pronaf; a elaboração de materiais técnicos, de divulgação e didáticos relativos ao microcrédito; a discussão e avaliação da implementação de metodologias de crédito orientado; a participação em reuniões técnicas com órgãos de governo responsáveis pela gestão da política de crédito rural (nas diversas esferas da administração pública), agentes financeiros, instituições de assistência técnica e extensão rural e movimentos sociais; a moderação de cursos e eventos de capacitação e articulação (nivelamento de informações nos Estados e junto dos principais parceiros), e a articulação do microcrédito a instrumentos da política pública de combate à pobreza rural - e no âmbito do Programa Territórios da Cidadania, incluindo os municípios e territórios da Amazônia Legal integrantes da Operação Arco Verde e Terra Legal, coordenada pela Casa Civil, Ministério de Meio Ambiente e Ministério do Desenvolvimento Agrário, a partir da proposição, aperfeiçoamento e monitoramento das ações da SAF/MDA ofertadas naquele Programa.


Secretaria de Desenvolvimento Territorial, SDT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Elaboração de textos técnicos e produção de análise crítica, pareceres e proposições para o apoio à qualificação e gestão de Planos de Safra Territoriais (PST) e Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) elaborados no estado da Bahia, no âmbito da política de desenvolvimento territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. As atividades profissionais foram realizadas a partir do Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA/IICA/03/006 ?Organização e fortalecimento institucional dos atores sociais locais na gestão participativa do desenvolvimento sustentável dos territórios rurais? (Rede Nacional de Colaboradores ? RNC/SDT/MDA), com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).


Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços, PLURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Cooperada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Consultora, Supervisora
Outras informações
Pesquisa e consultoria em temas relacionados, especialmente, à formulação, gestão e avaliação da política de desenvolvimento rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, às caraterísticas e aos impactos das microfinanças rurais e ao conceito de desenvolvimento territorial rural. As atividades foram desenvolvidas em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar - SAF e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial - SDT, do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) ? Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e o Programa de Pesquisa ?Movimientos Sociales, Governanza Ambiental y Desarrollo Territorial Rural? ? IDRC/RIMISP.


Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, FAEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Prestação de serviços de consultoria no âmbito do Projeto FAO TCP/BRA/2905 ? ?Programa de estudos em segurança nutricional no âmbito dos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSADs) da Região Sudeste?, realizado nos CONSAD Vale do Ribeira (SP), Vale do Itabapoana (RJ, MG e ES) e Médio Jequitinhonha (MG).


Agência de Desenvolvimento Solidário, ADS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Atividades desenvolvidas na consultoria: elaboração de material escrito para a formação de dirigentes para a constituição e a gestão de cooperativas de crédito


Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, SEADE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora técnica, Carga horária: 40
Outras informações
Prestação de serviços de assessoria técnica nos seguintes trabalhos: A) ?Perspectivas e potencialidades da área rural no desenvolvimento regional ? Municípios do entorno paulista da Rodovia Fernão Dias? em ?Estudos socioeconômicos de potencialidades dos municípios situados no entorno paulista da Rodovia Fernão Dias? ? Convênio FUNDUNESP/SEADE; B) ?Estudos de Mercado de trabalho como subsídio para a reforma da educação profissional: dimensionamento da demanda de mão-de-obra agrícola ? SENSOR RURAL? ? Convênio PROEP?MEC/SEADE; C) ?Dinâmica socioeconômica dos municípios integrantes do projeto Entre Serras e Águas? em ?Dinâmica socioeconômica das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo? ? Convênio Secretária de Estado do Meio Ambiente/SEADE. As atividades desenvolvidas no âmbito da assessoria foram: delineamento conceitual e metodológico da pesquisa, operacionalização da metodologia, levantamento de dados secundários e em campo, processamento computacional, análise e redação do relatório final.


Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, IPARDES, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informações
Estágio realizado junto ao "Estudo da competitividade do algodão do Centro-sul brasileiro", no âmbito do "Projeto FAO/Mercosul: Políticas públicas e integração agropecuária" (TCP/RLA/4452-A), um convênio firmado entre IPARDES e FAO. As atividades de estágio implicaram a execução da metodologia de pesquisa, a coleta e análise de dados secundários e a análise e redação de relatórios técnicos parciais e final.


Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais, DESER, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informações
Estágio realizado junto aos seguintes trabalhos de assessoria técnica: "O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte e uma proposta de equivalência-produto para os pequenos agricultores?, dentro do convênio firmado entre DESER e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e ?O sindicalismo rural no Estado do Paraná?, dentro do convênio firmado entre DESER e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP). As atividades desenvolvidas foram a execução da metodologia de pesquisa, o levantamento de dados secundários e a análise e redação de relatórios finais, incluindo a publicação ?Região Sul em Dados?.


Casa Latino-americana, CASLA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informações
Monitoria na operacionalização de programas sociais junto a comunidades carentes da cidade de Curitiba/PR e de programas de intercâmbio com estudantes latino-americanos.



Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Revista IDEAS: Interface em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia das instituições.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia econômica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ABRAMOVAY, Ricardo2010 ABRAMOVAY, Ricardo ; MAGALHÃES, Reginaldo Sales ; SCHRÖDER, Mônica . Representatividade e inovação na governança dos processos participativos: o caso das organizações brasileiras de agricultores familiares. Sociologias (UFRGS. Impresso), v. 12, p. 268-306, 2010.

2.
FAVARETO, Arilson2008 FAVARETO, Arilson ; SCHRÖDER, Mônica . Do território como "ator" ao território como "campo": uma análise da abordagem territorial na política de desenvolvimento rural brasileira. Cadernos do CEAM (UnB), v. VIII, p. 73-103, 2008.

3.
ABRAMOVAY, Ricardo2008 ABRAMOVAY, Ricardo ; MAGALHÃES, Reginaldo Sales ; SCHRÖDER, Mônica . Social Movements Beyond the Iron Cage: Weak Ties in Territorial Development. World Development, v. 36, p. 2906-2920, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
SCHRÖDER, Mônica. Políticas públicas e agricultura familiar no Brasil: inovações institucionais a partir do Pronaf. In: Cristiane Garcia Barbosa; Marcelo Azevedo Teixeira. (Org.). A experiência dos programas de microcrédito do Banco do Nordeste. 01ed.Fortaleza: Banco do Nordeste, 2012, v. 01, p. 245-280.

2.
ABRAMOVAY, Ricardo ; MAGALHÃES, Reginaldo Sales ; SCHRÖDER, Mônica . La agricultura familiar en el sur de Brasil: entre sector y territorio. In: BENGOA, José. (Org.). Territorios Rurales. Movimientos sociales y desarrollo territorial rural en América Latina. 01ed.Santiago do Chile: Editorial Catalonia, 2007, v. , p. 19-41.

3.
SCHRÖDER, Mônica. Para entender a sustentabilidade das organizações de crédito da agricultura familiar: a importância dos vínculos sociais. In: BRUMER, Anita; PIÑERO, Diego; LEPRI, Mônica Cavalcanti et al.. (Org.). Agricultura latino-americana: novos arranjos e velhas questões. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005, v. , p. 287-313.

4.
SCHRÖDER, Mônica. As demandas financeiras dos agricultores do Sertão do Pajeú. In: ABRAMOVAY, Ricardo. (Org.). Laços financeiros na luta contra a pobreza. 1ed.São Paulo: Annablume; Fapesp; ADS-CUT; Sebrae, 2004, v. , p. 71-119.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHRÖDER, Mônica. Políticas públicas de apoio à agricultura familiar no Brasil: inovações institucionais a partir do Pronaf. In: 34o Encontro Anual da ANPOCS, 2010, Caxambu/MG. Anais do 34º Encontro Anual da Anpocs, 2010.

2.
FAVARETO, Arilson ; MAGALHÃES, Reginaldo Sales ; SCHRÖDER, Mônica . Dilemas da inovação institucional e governança nos arranjos produtivos de biodiesel. In: XLVI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL ? SOBER, 2008, Rio Branco - AC. Anais do XLVI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL ? SOBER, 2008.

3.
FAVARETO, Arilson ; SCHRÖDER, Mônica . Do território como ?ator? ao território como ?campo?: uma análise da abordagem territorial na política de desenvolvimento rural. In: XLV CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL ? SOBER, 2007, Londrina - PR. Anais do XLV CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL ? SOBER, 2007.

4.
SCHRÖDER, Mônica. Cooperativas de crédito da agricultura familiar, inovações institucionais e acesso a serviços financeiros: o caso do Sistema Cresol, no Sul do Brasil. In: XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL ? SOBER, 2005, Ribeirão Preto - SP. Anais do XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL ? SOBER, 2005.

5.
SCHRÖDER, Mônica. As organizações financeiras da agricultura familiar e a importância dos vínculos sociais ? o caso do Sistema Cresol, no Sul do Brasil. In: XXVIII ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2004, Caxambu - MG. Anais do XXVIII ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2004.

6.
SCHRÖDER, Mônica. Para entender a sustentabilidade das organizações de crédito da agricultura familiar: a importância dos vínculos sociais. In: VI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SOCIOLOGIA RURAL, 2002, Porto Alegre - RS. Anais do VI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SOCIOLOGIA RURAL, 2002.

7.
SCHRÖDER, Mônica; NASCIMENTO, Humberto Miranda do ; TEIXEIRA, Vanessa Lopes . Alternativas de inserção no mercado para a agricultura familiar: uma discussão a partir de experiências selecionadas. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE INVESTIGAÇÃO E EXTENSÃO EM SISTEMAS AGROPECUÁRIOS ? IESA, V, e ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO ? SBSP, V, 2002, Florianopolis - SC. Anais do SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE INVESTIGAÇÃO E EXTENSÃO EM SISTEMAS AGROPECUÁRIOS ? IESA, V, e ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO ? SBSP, V, 2002.

8.
SCHRÖDER, Mônica. O cooperativismo de crédito e o financiamento da agricultura familiar. In: II Encontro de pesquisadores latino-americanos, 2001, Buenos Aires. Anais do II Encontro de pesquisadores latino-americanos. Buenos Aires: Comitê regional latino-americano da Aliança cooperativa internacional/Universidade de Buenos Aires, 2001.

9.
SCHRÖDER, Mônica. Instituições não-convencionais de crédito e a agricultura familiar. In: X CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA RURAL ? IRSA e XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL ? SOBER, 2000, Rio de Janeiro - RJ. Anais dos X CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA RURAL ? IRSA e XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL ? SOBER, 2000.

10.
SCHRÖDER, Mônica. O cooperativismo de crédito rural no Oeste catarinense: possibilidades e limites de uma alternativa para a agricultura familiar. In: XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 1999, Foz de Iguaçu - PR. Anais do XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 1999.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCHRÖDER, Mônica; Hirata, Márcio Fontes . Meio ambiente, agricultura familiar e políticas públicas: os desafios do desenvolvimento rural na Amazônia brasileira. In: VIII Congreso Latinoamericano de Sociología Rural, 2010, Recife/PE. VIII Congresso da Alasru, 2010.

2.
SCHRÖDER, Mônica; CABANILHA, Inês . Agricultores pobres e acesso ao Pronaf: a importância dos arranjos institucionais na intermediação da política pública. In: XXXI ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2007, Caxambu - MG. Anais do XXXI ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2007.

3.
SCHRÖDER, Mônica. A sustentabilidade das organizações de crédito da agricultura familiar: um olhar além das variáveis econômicas e financeiras. In: XL CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL ? SOBER, 2002, Passo Fundo - RS. Anais do XL CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL ? SOBER, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHRÖDER, Mônica. Estratégias de combate à pobreza e políticas públicas de desenvolvimento rural: inovação institucional no desenho e nos processos que sustentam o fomento produtivo a agricultores familiares pobres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BURIGO, Fábio Luiz ; SCHRÖDER, Mônica . Prefácio. Chapecó - SC, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SCHRÖDER, Mônica. Relatório de avaliação da execução das operações de crédito produtivo do Pronaf Mulher. 2009.

2.
SCHRÖDER, Mônica. Balanço do desempenho das ações da SAF/MDA implantadas em 2008 nos Territórios da Cidadania. 2009.

3.
SCHRÖDER, Mônica. Proposta e Análise da Matriz de Ações da SAF/MDA para 90 Territórios da Cidadania ? 2009. 2009.

4.
SCHRÖDER, Mônica. Balanço das políticas da SAF/MDA em desenvolvimento nos Territórios da Cidadania do Estado de Rondônia ? 2009. 2009.

5.
SCHRÖDER, Mônica. Balanço das políticas da SAF/MDA em desenvolvimento nos Territórios da Cidadania do Estado de Tocantins ? 2009. 2009.

6.
SCHRÖDER, Mônica. Balanço das políticas da SAF/MDA em desenvolvimento nos Territórios da Cidadania do Estado do Mato Grosso do Sul ? 2009. 2009.

7.
SCHRÖDER, Mônica. Balanço das políticas da SAF/MDA em desenvolvimento nos Territórios da Cidadania do Estado de Santa Catarina ? 2009. 2009.

8.
SCHRÖDER, Mônica. Balanço das políticas da SAF/MDA em desenvolvimento nos Territórios da Cidadania do Estado do Rio de Janeiro ? 2009. 2009.

9.
SCHRÖDER, Mônica. Balanço das políticas da SAF/MDA em desenvolvimento nos Territórios da Cidadania do Estado de Alagoas ? 2009. 2009.

10.
SCHRÖDER, Mônica. Relatório de avaliação da execução das operações de microcrédito rural produtivo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Grupo B do Pronaf. 2008.

11.
SCHRÖDER, Mônica. Relatório comparativo contendo a avaliação da execução das operações do microcrédito produtivo rural e orientado do Banco do Nordeste (AGROAMIGO). 2008.

12.
SCHRÖDER, Mônica. Relatório de Análise dos Normativos do Grupo B do Pronaf. 2008.

13.
SCHRÖDER, Mônica. Proposta de publicação educativa da linha Grupo B do Pronaf. 2008.

14.
SCHRÖDER, Mônica. Avaliação da execução das operações de crédito produtivo do Pronaf Mulher. 2008.

15.
SCHRÖDER, Mônica. Estudo sobre a Inadimplência da linha Grupo B do Pronaf. 2008.

16.
SCHRÖDER, Mônica. Agricultura Familiar, Políticas Públicas e Territórios de Identidade da Bahia: planejando a safra 2007/2008 a partir da abordagem territorial. 2007.

17.
SCHRÖDER, Mônica. Parecer quanto à qualificação e complementação da versão integral do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) do Território do Sisal. 2007.

18.
SCHRÖDER, Mônica. Plano Safra Territorial do Território do Mucuri ? ES. 2007.

19.
FAVARETO, Arilson ; SCHRÖDER, Mônica ; MAGALHÃES, Reginaldo Sales . Relatório Geral de Monitoramento e Avaliação ? Análise do Ambiente Institucional da Produção de Biodiesel. Secretaria da Agricultura Familiar/Plural, 2007. 2007.

20.
SCHRÖDER, Mônica. Relatório Geral de Planejamento dos Grupos de Trabalho Gestores (GTG) dos Arranjos Produtivos de Biodiesel da região Centro-sul. 2007.

21.
SCHRÖDER, Mônica. Relatório Geral de Constituição dos Grupos de Trabalho Gestores (GTG) dos Arranjos Produtivos de Biodiesel da região Centro-sul. 2007.

22.
SCHRÖDER, Mônica. Relatório Geral de Diagnóstico dos Arranjos Produtivos de Biodiesel na região Centro-sul. 2007.

23.
ABRAMOVAY, Ricardo ; MAGALHÃES, Reginaldo Sales ; SCHRÖDER, Mônica . O processo de constituição de territórios rurais. 2006.

24.
SCHRÖDER, Mônica. Plano Safra Territorial do Território do Médio Jequitinhonha ? MG. 2006.

25.
SCHRÖDER, Mônica. Agricultura familiar e crédito do ?milinho?: os caminhos do Pronaf pelos sertões mineiros. 2006.

26.
SCHRÖDER, Mônica. Acesso a serviços financeiros como base do desenvolvimento local - relatório Sertão do Pajeú. 2003.

27.
SCHRÖDER, Mônica; SILVA, Raimundo Pires . Perspectivas e potencialidades da área rural no desenvolvimento regional ? Municípios do entorno paulista da Rodovia Fernão Dias. 1998.

28.
SCHRÖDER, Mônica. Dinâmica socioeconômica dos municípios integrantes do projeto ?Entre Serras e Águas?. 1998.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SCHRÖDER, Mônica. Curso de orientação dos técnicos para atuação do Plano Brasil Sem Miséria. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ABRAMOVAY, Ricardo ; MAGALHÃES, Reginaldo Sales ; SCHRÖDER, Mônica . As forças sociais dos novos territórios ? O caso da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. 2005. (Relatório de pesquisa).

3.
SCHRÖDER, Mônica. Atores, articulações político-sociais e mudanças produtivas em pequenos municípios ― um estudo de caso em Dois Vizinhos, no Sudoeste Paranaense. 2005. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FUCK, M. P.; BAGATTOLLI, C.; SCHRÖDER, Mônica. Participação em banca de Kauê Barreiros Correa Pessoa Guimarães. Políticas Públicas e a agrobiodiversidade: um estudo sobre a produção de sementes crioulas. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Paraná.

2.
VERARDI FILHO, M. A.; BASSO, D.; SCHRÖDER, Mônica. Participação em banca de Lauro Edilso Bernardi. Entre o sonho e a realidade: legado do Programa de Fomento - PBSM, no RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
Porto, Jadson Luís Rebelo; SCHRÖDER, Mônica; Pinto, Manoel de Jesus de Souza. Participação em banca de Marcus Webter Rodrigues de Araújo. Configuração do espaço amapaense: um mosaico de territoriedade. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amapá.

4.
FAVARETO, Arilson; Bonacelli, Maria Beatriz Machado; SCHRÖDER, Mônica. Participação em banca de Renata Martins. Biodiesel de Pinhão-manso? Os instrumentos brasileiros de apoio à inovação tecnológica para os biocombustíveis. 2010. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC.

5.
FAVARETO, Arilson; Carvalho, Yara Maria Chagas de; SCHRÖDER, Mônica. Participação em banca de Julyana Pereira Simas. Biocombustíveis e produção de alimentos: uma análise das controvérsias científicas e sociais. 2010. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC.

Teses de doutorado
1.
FAVARETO, Arilson; SCHRÖDER, Mônica; Daniel Fontana Oberling; Pablo Ospina Peralta; Rodrigo Constante Martins. Participação em banca de Clarissa Magalhães. Coesão e conflito - análise das relações entre coalizões sociais e instituições para a governança territorial na Costa do Descobrimento e Extremo Sul da Bahia. 2017. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC.

2.
DELGADO, N. G.; BARBOSA, R. S.; SCHRÖDER, Mônica; LEITE, S. P.; Karina Yoshie Martins Kato. Participação em banca de Daniela Aparecida Pacífico. De traduções e de controvérsias: a territorialização da ação pública no norte de Minas Gerais. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
FAVARETO, Arilson; Paulo Eduardo Moruzzi Marques; SCHRÖDER, Mônica. Participação em banca de Heidi Cristina Buzato. Metamorfoses do pequeno agricultor - estudo das formas de reprodução social de agricultores familiares no Território Cuestas de Botucatu e Extremo Sul da Bahia. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC.

2.
FAVARETO, Arilson; LOTTA, G. S.; SCHRÖDER, Mônica. Participação em banca de Rafael Diego de Serrão Moralez. Heterogeneidades territoriais sob políticas sociais de transferência de renda e inclusão produtiva - Os casos do Sertão do São Francisco e Vale do Ribeira. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC.

3.
ABRAMOVAY, Ricardo; FAVARETO, Arilson; SCHRÖDER, Mônica. Participação em banca de Yumi Kawamura Gonçalves. Por que é difícil criar mercados sustentáveis? A construção social do mercado brasileiro de biodiesel. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Energia) - Universidade Federal do ABC.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais - Políticas públicas e caminhos para o desenvolvimento.Debatedora da Mesa Experiências de segurança alimentar nos espaços do agronegócio. 2012. (Simpósio).

2.
II Congresso de Ciências Sociais do Amapá: Desafios e perspectivas do desenvolvimento no século XXI - o que temos e o que queremos?. Conferecista do tema DESENVOLVIMENTO RURAL, MEIO AMBIENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS: OS DESAFIOS DO FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. 2010. (Congresso).

3.
II Congresso de Ciências Sociais do Amapá: Desafios e perspectivas do desenvolvimento no século XXI - o que temos e o que queremos?. Debatedora no Grupo de discussão Movimentos rurais no Amapá. 2010. (Congresso).

4.
Agricultura familiar, Soberanía Alimentaria y Sistemas Financieros Rurales - Retos y Oportunidades Frente a la Crisis.Moderadora e debatedora no Painel de Diálogo: Sistemas financieros de proximidad basados en el ahorro: por una reestructuración del sistema financiero mundial a favor de los pobres rurales y las agriculturas familiares. 2009. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 5:10:33