Rafael Ferreira Leite de Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6190254569597745
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Rafael Ferreira Leite de Mello é Cientista da Computação pela Universidade Federal de Alagoas 2009. Concluiu o doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco em 2015. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Inteligência Artificial com ênfase em Mineração de Texto, principalmente focada em recuperação de informação, sumarização de texto e análise semântica de sentenças. Além disto, tem interesse na área de mineração de texto aplicada a ambientes educacionais. Já publicou inúmeros artigos nesta área, possui parcerias com diferentes centros de pesquisa no Brasil e no exterior (Estados Unidos e França). Durante 4 anos foi pesquisador em projetos de pesquisa vinculados a HP Lab (Estados Unidos) contribuindo em áreas como sumarização e agrupamento de texto. Atualmente participa de dois programas de pós-graduação: Biometria e Estatística Aplicada e Informática Aplicada, ambos da UFRPE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Ferreira Leite de Mello
Nome em citações bibliográficas
Rafael Ferreira;Ferreira, Rafael;Rafael Mello;RAFAEL MELLO;MELLO, RAFAEL FE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Dois Irmãos
52171900 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 33206491


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A Solution to Extractive Summarization Based on Document Type and a New Measure for Sentence Similarity, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas.
Coorientador: Rafael Dueire Lins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sumarização; Similaridade de Sentença; Eliminação de Redundância.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Mineração de Texto.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento de Linguagem Natural.
2010 - 2011
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: RetriBlog: Um Framework Centrado na Arquitetura para Criação de Blog Crawlers,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Recuperação de informação; Blog Crawler; Desenvolvimento Centrado na Arquitetura; Framework.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
2006 - 2009
Graduação em Ciências da Computacção.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Framework para Construção de Blog Crawlers Baseado em Contexto.
Orientador: Evandro de Barros Costa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
University of Edinburgh, EDINBURGH, Escócia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Learning Analytics.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Educational Data Mining.
2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Agrupamento de Texto.


Formação Complementar


2008 - 2008
Processamento Automático de Conhecimento. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2008 - 2008
Da Web Clássica à Web 2.0 e Web Semântica. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2008 - 2008
Desenvolvimento de Sistemas de Software Tolerantes. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2008 - 2008
Teste de Software. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2008 - 2008
Confiabilidade em web services. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Maemo. (Carga horária: 14h).
Instituto Nokia de Tecnologia, INDT, Brasil.
2008 - 2008
Integração de metadados e ontologias. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2007 - 2007
Montagem e Assistência Técnica em Computadores. (Carga horária: 60h).
SENAI - Departamento Regional de Alagoas, SENAI/DR/AL, Brasil.
2007 - 2007
Sistemas para Buscas na Web. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2006 - 2007
Introdução á orientação a objetos - usando JAVA. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2000 - 2003
Curso de inglês. (Carga horária: 200h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidad Carlos III de Madrid, UC3M, Espanha.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, Departamento de Computação.

06/2013 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Discreta I
Mineração de Texto
Reconhecimento de Padrões
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
06/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Programação
06/2013 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
01/2016 - 12/2016
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, Departamento de Estatística e Informática.

Atividade de extensão realizada
Eleições 2016: Inclusão Digital a partir da TV digital interativa utilizando dados abertos eleitorais.
08/2015 - 12/2015
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, Departamento de Estatística e Informática.

Atividade de extensão realizada
Olimpíada Brasileira de Informática na UFRPE - OBI 2016.
01/2015 - 12/2015
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, Departamento de Estatística e Informática.

Atividade de extensão realizada
Inclusão digital a partir da TV digital interativa utilizando dados abertos..
03/2014 - 04/2014
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, Departamento de Estatística e Informática.

Atividade de extensão realizada
Mineração de Dados.
03/2014 - 04/2014
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Atividade de extensão realizada
Semana Acadêmica de Computação - Minicurso de mineração de texto.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Tutor online, Enquadramento Funcional: Tutor
Outras informações
Participação nas Disciplinas: Algoritmo e Estrutura de Dados I (120h), Algoritmo e Estrutura de Dados II (120h), Banco de Dados I (120h), Introdução ao Direito (60h), Economia (120h), Matemática (120h), Sistemas Operacionais (80h), Gestão do Conhecimento (80h), Trabalho de Conclusão de Curso (80h), Sistemas Operacionais (120h), Redes de Computadores (120h), Teoria dos Jogos (80h), Algoritmo e Estrutura de dados (80h), Engenharia de Software (120h).

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor de Inteligência Artificial, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Vínculo Livre, Enquadramento Funcional: Monitor de Engenharia de Software, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Vínculo Livre, Enquadramento Funcional: Monitor de Banco de Dados, Carga horária: 12

Atividades

04/2009 - 05/2009
Extensão universitária , Instituto da Computação, .

Atividade de extensão realizada
Evento de Extensão: Olimpíada Brasileira de Informática 2009.

Association for Computing Machinery, ACM, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Revisor de Artigo, Enquadramento Funcional: Revisor de Artigo
Outras informações
Revisor do periódico: Transactions on Asian Language Information Processing.


Associação Obra dos Viventes, VINCULAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Diretor Financeiro, Enquadramento Funcional: Diretor Financeiro


Carajás Materiais de Construção Ltda, CARAJÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de um Data Warehouse


Brazilian Conference on Intelligent Systems, BRACIS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Revisor de Artigo, Enquadramento Funcional: Revisor de Artigo


Brazilian Conference on Intelligent System 2012, BRACIS'2012, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Revisor de Artigo, Enquadramento Funcional: Revisor de Artigo
Outras informações
Revisor de artigo do ENIAC 2012.


Intenational World Wide Web Conference, WWW, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Revisor de Artigo, Enquadramento Funcional: Revisor de Artigo


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Externo, Enquadramento Funcional: Professor Externo
Outras informações
Curso de especialização em Ciência dos Dados e Analytics.



Linhas de pesquisa


1.
Processamento de Linguagem Natural
2.
Analíticas de Aprendizagem - Learning Analytics
3.
Feebcack personalizado


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Utilização de técnicas de mineração de dados para extrair learning analytics em ambientes virtuais de aprendizagem no Brasil
Descrição: O desenvolvimento da Internet proporcionou o surgimento de várias alternativas para melhorar serviços de saúde, segurança, educação, entre outros. Dentro da área de educação foram criados ambientes virtuais para proporcionar maior interação entre professores e alunos. Contudo, a adoção desses ambientes também gerou em um massivo aumento da quantidade de dados que precisam ser analisados. Por isso, se faz necessário a criação de ferramentas automáticas para auxiliar o processamento destes dados. Neste contexto, a área de learning analytics propõe técnicas de mineração de dados e de texto para extrair informações úteis de ambientes educacionais. Contudo, a aplicação dessas técnicas depende do contexto em que elas vão ser aplicadas, por exemplo: do ambiente educacional utilizado, das informações que devem ser extraídas, das metodologias pedagógicas locais. Diante deste cenário, esse projeto propõe a criação de learning analytics direcionadas para o contexto universitário brasileiro. Para alcançar esse objetivo é preciso realizar um estudo detalhado do contexto educacional brasileiro e como estão sendo utilizados os ambientes virtuais de aprendizagem no país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Rafael Ferreira Leite de Mello - Coordenador / Péricles Miranda - Integrante / Rafael Dueire Lins - Integrante / Juliana Regueira Basto Diniz - Integrante / Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza - Integrante / Taciana Pontual da Rocha Falcão - Integrante / Rodrigo Lins Rodrigues - Integrante.
2017 - Atual
Building Capacity to Use Learning Analytics to Improve Higher Education in Latin America (LALA)
Descrição: A large amount of data is being produced by the academic systems (Registration, Learning Management Systems, Library, etc.). This data is usually just stored, but it is not used in any meaningful way. This data, though correct processes of analysis and reporting, could be used to improve the decision making inside academic institutions. The field of Learning Analytics and Academic Analytics has developed considerably during the last year in European HEIs. Through the use of Learning Analytics tools, the management of Universities and Academic programs in Europe has been modernized. In the Latin American, there is a lack of local capacity to design and build this specialized tools that could be used to improve HEIs administration. Currently, most decisions in the academic settings in LatAm HEIs are based on preconceptions or feelings. If data is used, it is in the form of database reports that only provide the most basic level of information. Due to the last decade modernization of academic systems in most LatAm HEIs, there is a large amount of data being produced every day, but this data is usually ignored. This project seeks to modernize the academic decision making process through building local capacity to create Learning Analytics to support decision makers at different levels in Latin American HEIs. This project fit the priorities set for Latin American inside the Erasmus Plus project call for Capacity Building. That is "Improving management and operation of higher educational Institutions". More specifically, this project seek to build local capacity in Latin American HEIs to design and implement Learning Analytic tools to create and improve "Quality Assurance processes and mechanisms"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
Aplicação de mineração de texto para extração de informação em textos educacionais
Descrição: Devido a grande procura por cursos a distância, a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem tem aumentado consideravelmente a geração de dados que devem ser acompanhados pelos professores. Com isso, o acompanhamento individual dos alunos nesses ambientes é cada vez mais difícil, acarretando na falta de interesse o que implica piora do desempenho ou até mesmo a evazão do aluno. Diante disto, faz-se necessário a aplicação de técnicas computacionais para auxiliar professores nesse acompanhamento. Dentro deste contexto, desde a década passada vem se desenvolvendo técnicas de mineração de dados educacionais para extrair de forma automática informações de dados gerados em ambientes virtuais utilizados para o ensino. A proposta deste projeto de pesquisa é utilizar técnicas de mineração de texto para auxiliar o professor nas ferramentas relacionadas a produção de texto, como fórum e correção de redações. Isto pode ajudar o professor na condução de cursos a distância, reduzir o índice de evasão dos alunos e dar uma resposta mais detalhada e efetiva na correção de redações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Rafael Ferreira Leite de Mello - Coordenador / Douglas Véras e Silva - Integrante.
2014 - 2016
Hewlett_Packard Functional Summarization
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Rafael Ferreira Leite de Mello - Integrante / Rinaldo J. Lima - Integrante / Fred Freitas - Integrante / Hilário Oliveira - Integrante / Luciano Cabral - Integrante / Gabriel França - Integrante / CAVALCANTI, GEORGE D.C. - Integrante / BATISTA, JAMILSON - Integrante / FERREIRA, RODOLFO - Integrante / Rafael Dueire Lins - Coordenador.
2013 - 2014
Hewlett_Packard Information Retrieval Friendly Text Analytics - IFRTA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Rafael Ferreira Leite de Mello - Coordenador / Rinaldo J. Lima - Integrante / Fred Freitas - Integrante / Hilário Oliveira - Integrante / Luciano Cabral - Integrante / George Gomes Cabral - Integrante / SILVA, GABRIEL - Integrante / Rafael Dueire Lins - Integrante.
2009 - 2011
MASSAYO
Descrição: O Projeto MASSAYO tem por objetivo a construção de uma plataforma educacional baseada em tecnologias da Web Semântica, atendendo os seguintes requisitos: i) que sejam extensíveis, ii) que garantam o acesso participativo e universal do cidadão, iii) que possuam uma estrutura que levem em consideração características de cada cidadão, tornando o sistema adaptável aos mesmos. Além disso, tal ambiente educacional deve permitir iv) a integração de ferramentas de comunicação e v) interoperabilidade entre os ambientes educacionais, garantindo o reúso de conhecimento e a integração de atores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rafael Ferreira Leite de Mello - Integrante / Ig Ibert Bittencourt - Coordenador.
2009 - 2010
Modelos de Recuperação de Informaçao na Blogosfera
Descrição: A noção de rede social na WWW é algo que se amplia cada vez mais. Por exemplo, Orkut, Facebbok, Myspace, são exemplos destas redes sociais. Nesse contexto, uma das ferramentas que têm sido utilizadas significativamente são os Blogs, pois potencialmente possuem informações muito relevantes, dadas as suas facilidades na geração de conteúdos pelos seus usuários. Este projeto propõe investigar questões sobre recuperação de informação no âmbito da blogosfera, focalizando principalmente na utilização de técnicas já existentes para recuperação e extração de informação através de ontologias que descrevem conteúdos anotados semanticamente referentes aos Blogs. Além disso, o projeto contempla o desenvolvimento de serviços de recomendação de blogs relacionados ao perfil de cada usuário. Particularmente, será investido no reuso de técnicas de recuperação e extração da informação junto com um modelo de ontologia para construir um conjunto de ferramentas de recomendação de blogs na Web semântica. Especificamente, será focado em um fenômeno especifico de popularização do conhecimento denominado de representação da distribuição de um Meme na blogosfera. Para avaliar os resultados do projeto, será feito um estudo para rastrear e medir a penetração de uma propaganda qualquer na blogosfera. Assim, usando a plataforma proposta, esse projeto produzirá um conjunto de ontologia para cada Meme sobre tal propaganda em relação a sua dispersão na blogosfera. Além disso, este projeto irá analisar como esse Meme se propaga em relação ao tempo, espaço e localização na Internet e também irá analisar o sentimento de cada usuário em relação aquela propaganda lançada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rafael Ferreira Leite de Mello - Integrante / Pedro Bispo da Silva Santos - Integrante / Evandro de Barros Costa - Integrante / Henrique Pacca Loureiro Luna - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2012
BlogSpread: Perceiving the meme phenomenom by visualising the blogsphere semantically
Descrição: The main goal of this project is to investigate and to demonstrate the hypothesis that the integration of the Information retrieval field, Information extraction field, ontology creation and 3D visualization can solve the problem in displaying a complete global view of large information spaces in a limited screen, and the problem of searching and navigating through such large global views to find particular and relevant data items in meme dissemination. The specifics goals are: Given a set of terms, retrieval of relevant blogs post from blogosphere. Extraction of relevant attributes or metrics from unstructured data sets (Blog corpus). To develop sentimental analysis of these blog corpus and classify according to sentiment (Human feelings). To develop a Blog Ontology. To develop a Meme Transmission Path and a social network graph (taking on consideration the new FOAF format). To propose a new visualization scheme for navigating through the data. Exploring visualization techniques such as: overview, zoom, filtering, details on demand, relate, and history. To design and to implement a GUI prototype based on 3D visualization for this blogosphere. To create a user-experience design methodology (HCI) for 3D visualization. To investigate and to validate if the use of the graphical metaphor for interacting with computer can help to make visualization ubiquitous and to help people gain insights from large-scale collections of unstructured corpus for the study of meme dispersion..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Estruturação de Ferramentas com Suporte a VideoConferência na Internet
Descrição: A associação de recursos computacionais com dispositivos multimídia proporciona uma elevação no grau de interação entre usuários oferecendo melhorias na comunicação. Aplicações de Ensino à Distância (EAD) que utilizam videoconferência requerem que tanto áudio como vídeo sejam transferidos simultaneamente a diversos participantes distribuídos espacialmente. Isso requer que funções eficientes sejam disponibilizadas para o bom funcionamento dos serviços. Aliado a isso, as ferramentas multimídia para esses sistemas vêm ganhando espaço na área de sistemas distribuídos, principalmente pelos grandes avanços tecnológicos em infra-estrutura de rede. Nesse contexto, o ArCoLIVE é uma ferramenta, que possui o código aberto, com intuito de apoiar o uso de sistemas de EAD. O ArCoLIVE possui várias ferramentas interativas para facilitar a comunicação entre professor e aluno, como: chat, videoconferência, fileshare, entre outras. Para facilitar a integração esse projeto está usando um paradigma orientado a serviço, será explicado mais na frente. Com isso, o que foi desenvolvido em anos anteriores do projeto ArCoLIVE estão sendo de real valia tanto para a comunidade acadêmica como para o meio comercial com resultados publicados, os quais têm despertado interesse de outros grupos de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Framework For Building Interactive Learning Environments
Descrição: Intelligent Tutoring Systems (ITS) are inherently complex, domain-oriented software systems which are frequently pointed out by researchers as suitable applications for the multi-agent approach. Developing and maintaining Multi-agent ITS are a hard task since it involves different stakeholders, with different expert and roles, such as developers, for developing new software features; domain experts, for managing ITS knowledge domain; authors, for customizing ITS execution for a given context; and users, which are not aware about ITS complexity and require a friendly user interface to interact with the system. Some works have been proposed to support the development of ITS, but they do not consider the stakeholders involved in the whole development and maintenance processes. In this project we present a software framework for designing, developing, and maintenance of Multi-agent ITS. This framework aims to be useful to ITS developers, domain experts, authors and users, providing a different view for each stakeholder, with different tools to support their activities. The focus here is more on developers and describe the framework architecture, design, and extension points, detailing how to customize them for specific domains..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rafael Ferreira Leite de Mello - Integrante / Ig Ibert Bittencourt - Coordenador.
2002 - 2008
Otimização e Implementação de Protocolos em Redes com Suporte a Videoconferência
Descrição: A provisão de conexões multiponto constitui um dos mais importantes serviços a serem requeridos nas futuras redes de comunicação de alta velocidade destinadas a dar suporte a aplicações de multimídia distribuída. Por exemplo, aplicações de ensino à distância ou de vídeo-conferência requerem que tanto áudio como vídeo sejam transferidos simultaneamente a diversos participantes distribuídos espacialmente. Isso requer que eficientes funções multicast sejam providas pela rede física de comunicação. Nosso trabalho de pesquisa em redes de comunicação tem abrangido aspectos de projeto topológico, roteamento e planejamento de capacidade das linhas, objetivando otimizar os critérios de custo e de qualidade de serviço. Nosso referencial tem partido dos modelos teóricos mais gerais, dando continuidade ao ferramental matemático-computacional disponível na literatura. Buscamos agora, com esse projeto, partir do caso particular de nosso ambiente para realimentar o constante aperfeiçoamento dos modelos cabíveis à otimização do uso dos recursos de redes, além de gerar como sub-produto facilidades de videoconferência para a nova versão do nosso sistema interativo para apoio a cursos de gradução na web nomeado de ARCO. O objetivo geral do projeto é de buscar algum domínio tecnológico para enriquecer nossa linha de pesquisa em otimização de custo e de qualidade de serviço em redes com suporte a videoconferência. O objetivo específico do projeto, a ser cumprido pelos três alunos de iniciação científica referidos, é de estudar, selecionar e implementar protocolos em sistemas de videoconferência assim como desenvolver soluções que darão suporte a tais implementações anteriormente citadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rafael Ferreira Leite de Mello - Integrante / Pedro Bispo da Silva Santos - Integrante / Evandro de Barros Costa - Integrante / Henrique Pacca Loureiro Luna - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Eleições 2016: Inclusão Digital a partir da TV Digital Interativa Utilizando Dados Abertos Eleitorais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Douglas Véras e Silva em 30/08/2017.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rafael Ferreira Leite de Mello - Integrante / Douglas Véras e Silva - Coordenador.
2015 - 2016
A Olimpíada Brasileira de Informática na UFRPE ? OBI 2016
Descrição: A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) realiza a XVIII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2016). O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse pela Ciência da Computação, que é fundamental na formação básica atual. A organização da OBI2016 está a cargo do Instituto de Computação da UNICAMP. O Departamento de Informática e Estatística (DEINFO) da UFRPE propõe a utilização da olimpíada para difundir os conceitos fundamentais de computação. Para isso DEINFO vai incentivar e apoiar a participação das escolas na OBI2016.O objetivo deste projeto é incentivar as escolas públicas e particulares para participar da OBI e prover recursos para treinamento dos alunos da escola pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Rafael Ferreira Leite de Mello - Coordenador / Douglas Véras e Silva - Integrante / Valmir Macário - Integrante / André Câmara - Integrante / Péricles Miranda - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2008
ArCo - Arcabouço de Comunidades
Descrição: O uso de Comunidades Virtuais está se tornando cada dia maior, pois a circulação de informações dentro destas é rápida e seu acesso aumenta a comodidade dos que as utilizam, visto que não precisam sair de casa. Com base nisso, este projeto tem como base o desenvolvimento de um arcabouço de software baseado em componentes para a construção de ambientes de comunidades virtuais de aprendizagem na Web, denominado ArCo. O ArCo é um arcabouço de software extensível e de código aberto para a construção de ambientes de comunidades virtuais. O arcabouço dispõe de ferramentas para a interação e colaboração de atores, componentes de infra-estrutura e interface gráfica. Os componentes do arcabouço foram agrupados nas camadas de infra-estrutura, camada de núcleo, ferramentas e interface gráfica unificada..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafael Ferreira Leite de Mello - Integrante / Evandro Costa - Coordenador.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Recent Patents on Computer Science
2016 - 2018
Periódico: Information Resources Management Journal
2016 - Atual
Periódico: Cognitive Systems Research
2017 - Atual
Periódico: COMPUTER SPEECH AND LANGUAGE
2016 - Atual
Periódico: EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS
2017 - Atual
Periódico: PLoS One
2017 - Atual
Periódico: COMPUTATIONAL INTELLIGENCE


Revisor de projeto de fomento


2018 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Learning Analytics.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Mineração de Texto Aplicada a Educação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento de Linguagem Natural.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sumarização de Texto.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Menção honrosa na Trilha de "Ambientes Computacionais para Apoio à Cooperação/Colaboração em processos de ensino/aprendizagem", Simpósio Brasileiro De Informática Na Educação.
2017
Professor Homenageado Curso de BCC 2017.1, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
2016
1 Lugar no Concurso de TCC, Congresso Brasileiro de Informática da Educação.
2016
Professor Homenageado Curso de BCC 2016.1, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
2016
Professor Homenageado Curso de BCC 2016.2, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
2015
Professor Homenageado Curso de BCC 2015.2, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
2013
1 Lugar no Concurso para Professor Assistente da UFRPE - Campus Dois Irmãos, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
2012
1 Lugar no Concurso para Professor Assistente da UPE - Campus Garanhuns, UPE.
2005
Mensão Honrosa - 3ª Olimpíada Alagoana de Matemática, Universidade Federal de Alagoas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRE, M.2018ANDRE, M. ; Rafael Ferreira ; GARROZI, C. ; ROLIM, V. B. ; PINHEIRO, A. . A system based on NLP and GA to support pedagogical mediation in discussion forums. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 26, p. 61-75, 2018.

2.
Rafael Ferreira2017Rafael Ferreira; CAVALCANTI, GEORGE D.C. ; Fred Freitas ; Rafael D. Lins ; SIMSKE, S. J. ; RISS, M. . Combining Sentence Similarities Measures to Identify Paraphrases. COMPUTER SPEECH AND LANGUAGE, v. 47, p. 59-73, 2017.

3.
CAVALCANTI, A. P.2017CAVALCANTI, A. P. ; Rafael Ferreira ; FERREIRA, M. A. D. ; MIRANDA, P. B. C. ; ROLIM, V. B. ; SILVA NETO, S. R. . O Plágio em Ambiente Educacional Virtual: Uma Revisão da Literatura. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.

4.
ROLIM, V. B.2017ROLIM, V. B. ; Rafael Ferreira ; COSTA, EVANDRO . Utilização de Técnicas de Aprendizado de Máquina para Acompanhamento de Fóruns Educacionais. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 112-130, 2017.

5.
Ferreira, Rafael2016Ferreira, Rafael; LINS, RAFAEL DUEIRE ; SIMSKE, STEVEN J. ; FREITAS, FRED ; RISS, MARCELO . Assessing Sentence Similarity through Lexical, Syntactic and Semantic Analysis. Computer Speech & Language (Print), v. 1, p. 1-28, 2016.

6.
OLIVEIRA, HILÁRIO2016OLIVEIRA, HILÁRIO ; Ferreira, Rafael ; LIMA, RINALDO ; LINS, RAFAEL DUEIRE ; FREITAS, FRED ; RISS, MARCELO ; SIMSKE, STEVEN J. . Assessing shallow sentence scoring techniques and combinations for single and multi-document summarization. Expert Systems with Applications, v. 65, p. 68-86, 2016.

7.
Ferreira, Rafael2014Ferreira, Rafael; DE SOUZA CABRAL, LUCIANO ; FREITAS, FREDERICO ; LINS, RAFAEL DUEIRE ; DE FRANÇA SILVA, GABRIEL ; SIMSKE, STEVEN J. ; FAVARO, LUCIANO . A multi-document summarization system based on statistics and linguistic treatment. Expert Systems with Applications, v. 41, p. 5780-5787, 2014.

8.
Ferreira, Rafael2013Ferreira, Rafael; SOUZA CABRAL, LUCIANO ; LINS, RAFAEL DUEIRE ; DE FRANA SILVA, GABRIEL ; FREITAS, FRED ; CAVALCANTI, GEORGE D.C. ; LIMA, RINALDO ; SIMSKE, STEVEN J. ; FAVARO, LUCIANO . Assessing Sentence Scoring Techniques for Extractive Text Summarization. Expert Systems with Applications, v. 1, p. 1, 2013.

9.
Rafael Ferreira2013Rafael Ferreira; Fred Freitas ; Patrick Brito ; Jean Melo ; Rinaldo J. Lima ; Costa, E. . RetriBlog: An architecture-centered framework for developing blog crawlers. Expert Systems with Applications, v. 40, p. 1177-1195, 2013.

10.
Olavo Holanda2012Rafael Ferreira; Olavo Holanda ; Evandro B. Costa ; Ig I. Bittencourt ; Jean Melo ; TIENGO, W. ; Mário Peixoto . Educational resources recommendation system based on agents and semantic web for helping students in a virtual learning environment. International Journal of Web Based Communities (Print), v. 8, p. 333-353, 2012.

11.
Costa, Evandro2012Costa, Evandro ; Ferreira, Rafael ; Brito, Patrick ; Bittencourt, Ig Ibert ; Holanda, Olavo ; Machado, Aydano ; Marinho, Tarsis . A framework for building web mining applications in the world of blogs: A case study in product sentiment analysis. Expert Systems with Applications, v. 39, p. 4813-4834, 2012.

12.
Jean Melo2012Jean Melo ; Rafael Ferreira ; COSTA, E. B. ; Patrick Brito ; Pontes, João Pedro ; PONTES, J. P. ; FREITAS, F. L. G. . Mining Text from Student-System Interactions to Recommend Blogs and Papers. IEEE Multidisciplinary Engineering Education Magazine, v. 7, p. 1-12, 2012.

13.
Aydano P. Machado2010Aydano P. Machado ; Rafael Ferreira ; Ig I. Bittencourt ; Endhe Elias ; Patrick Brito ; Evandro B. Costa . Mineração de texto em Redes Sociais aplicada à Educação a Distância. Colabor@ (Curitiba), v. 6, p. 1-21, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CABRAL, L. ; Rafael D. Lins ; Ferreira, Rafael . Sumarização Automática Textual Independente de Idioma: Uma plataforma para sumarização textual automática independente de idioma. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2018. 140p .

Capítulos de livros publicados
1.
Vidal, Inés Maria González ; de Barros Costa, Evandro ; da Silva, Leandro Dias ; de Araújo, Fabrísia Ferreira ; Ferreira, Rafael . A Hypermedia-based Adaptive Educational System for Assisting Students in Systems and Information Technology Domain for Accountability. Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. 1, p. 277-286.

2.
Patrick Brito ; Ig I. Bittencourt ; Aydano P. Machado ; Evandro B. Costa ; Olavo Holanda ; Rafael Ferreira . A Systematic Approach for Designing Educational Recommender Systems. In: Olga C. Santos; Jesus G. Boticario. (Org.). Educational Recommender Systems and Technologies. 1ed.: , 2011, v. 1, p. 232-256.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Rafael Ferreira; Vitomir Kovanović ; Dragan Ga?ević ; Vitor Rolim . Towards Combined Network and Text Analytics of Student Discourse in Online Discussions. In: International Conference on Artificial Intelligence in Education, 2018, Londres. International Conference on Artificial Intelligence in Education, 2018. v. 1. p. 111-126.

2.
NETO, V. ; Vitor Rolim ; Rafael Ferreira ; Vitomir Kovanović ; Dragan Gasevic ; Rafael D. Lins ; Rodrigo Lins . Automated analysis of cognitive presence in online discussions written in portuguese. In: European Conference on Technology Enhanced Learning, 2018, Leeds. European Conference on Technology Enhanced Learning, 2018. v. 1. p. 1-17.

3.
PINHEIRO, A. ; Rafael Ferreira . Uma Medida de Similaridade Textual para Identificação de Plágio em Fóruns Educacionais. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018. v. 1. p. 63.

4.
PINHEIRO, A. ; Rafael Ferreira ; ANDRE, M. ; Vitor Rolim ; TENORIO, J. . Statistical and Semantic Features to Measure Sentence Similarity in Portuguese. In: Brazilian Conference on Intelligent Systems, 2017, Uberlândia. 6th Brazilian Conference on Intelligent Systems, 2017.

5.
SANTOS, P. ; Rafael Ferreira ; MIRANDA, P. . Dados Abertos Educacionais: Uma Revisão da Literatura Brasileira. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 2017, Recife. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017.

6.
ANDRE, M. ; PINHEIRO, A. ; Rafael Ferreira ; MIRANDA, P. ; NETO, S. ; CESAR, A. . Mineração de Textos em Fóruns Educacionais: uma revisão da literatura. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 2017, Recife. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017.

7.
AZEVEDO, D. ; Rafael Ferreira ; MENDONCA, V. ; MIRANDA, P. . Aplicação de análise de sentimento em fóruns educacionais para prevenir evasão. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 2017, Recife. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017.

8.
MIRANDA, P. ; Rafael Ferreira ; FIORENTINO, G. ; LIGIA, L. ; SOUZA, S. . Seleção de Caminho de Aprendizagem para Grupo de Usuários: Uma Abordagem baseada em Perfil. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 2017, Recife. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017.

9.
PINHEIRO, A. ; Rafael Ferreira ; ANDRE, M. ; NETO, S. ; PASSERO, G. ; MIRANDA, P. . Uma Nova Abordagem para Detecção de Plágio em Ambientes Educacionais. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 2017, Recife. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017.

10.
NETO, S. ; PINHEIRO, A. ; Costa, E. ; Rafael Ferreira ; ANDRE, M. . Uma ferramenta de análise de opinião para identificação de preconceito em redações. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 2017, Recife. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017.

11.
ANDRE, M. ; Rafael Ferreira ; PINHEIRO, A. ; CARVALHO, R. ; NETO, S. . Mineração de Texto Aplicada à Identificação de Colaboração em Fóruns Educacionais. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 2017, Recife. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017.

12.
MIRANDA, P. ; Rafael Ferreira ; CASTRO, M. ; ANDRE, L. . Formação de grupos de alunos baseado em múltiplos critérios. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 2017, Recife. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017.

13.
PASSERO, G. ; Rafael Ferreira ; HAENDCHEN FILHO, A. ; DAZZI, R. . Off-topic Essay Detection: A Systematic Review. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 2017, Recife. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017.

14.
Vitor Rolim ; Rafael Ferreira ; Costa, E. . Identificação Automática de Dúvidas em Fóruns Educacionais. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 2016, Uberlândia. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

15.
ANDRE, M. ; CESAR, A. ; Rafael Ferreira ; MARCEL, V. ; ALVES, G. . Fórum.Edu: Um Fórum Educacional Mobile que utiliza Mineração de Texto. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 2016, Uberlândia. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

16.
ANDRE, M. ; CONCEICAO, D. ; Rafael Ferreira ; CAMARA, A. ; PINHEIRO, A. ; SILVA, A. . Análise de Classificadores para Avaliação automática em Fóruns Educacionais. In: XIII Encontro Nacional de Intelig?encia Artificial e Computacional, 2016, Recife. Anais do XIII Encontro Nacional de Intelig?encia Artificial e Computacional, 2016.

17.
Vitor Rolim ; Rafael Ferreira ; Costa, E. . Método Supervisionado para Identificação de Dúvidas em Fóruns Educacionais. In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 2016, Uberlândia. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

18.
Ferreira, Rafael; LINS, RAFAEL DUEIRE ; CABRAL, LUCIANO ; FREITAS, FRED ; SIMSKE, STEVEN J. ; RISS, MARCELO . Automatic Document Classification using Summarization Strategies. In: the 2015 ACM Symposium, 2015, Lausanne. Proceedings of the 2015 ACM Symposium on Document Engineering - DocEng '15, 2015. p. 69.

19.
BATISTA, JAMILSON ; FERREIRA, RODOLFO ; TOMAZ, HILÁRIO ; Ferreira, Rafael ; DUEIRE LINS, RAFAEL ; SIMSKE, STEVEN ; SILVA, GABRIEL ; RISS, MARCELO . A Quantitative and Qualitative Assessment of Automatic Text Summarization Systems. In: the 2015 ACM Symposium, 2015, Lausanne. Proceedings of the 2015 ACM Symposium on Document Engineering - DocEng '15, 2015. p. 65.

20.
SILVA, GABRIEL ; Ferreira, Rafael ; LINS, RAFAEL DUEIRE ; CABRAL, LUCIANO ; OLIVEIRA, HILÁRIO ; SIMSKE, STEVEN J. ; RISS, MARCELO . Automatic Text Document Summarization Based on Machine Learning. In: the 2015 ACM Symposium, 2015, Lausanne. Proceedings of the 2015 ACM Symposium on Document Engineering - DocEng '15, 2015. p. 191.

21.
CABRAL, LUCIANO ; LIMA, RINALDO ; LINS, RAFAEL ; NETO, MANOEL ; Ferreira, Rafael ; SIMSKE, STEVEN ; RISS, MARCELO . Automatic Summarization of News Articles in Mobile Devices. In: 2015 Fourteenth Mexican International Conference on Artificial Intelligence (MICAI), 2015, Cuernavaca. 2015 Fourteenth Mexican International Conference on Artificial Intelligence (MICAI), 2015. p. 8.

22.
Rafael Ferreira; FREITAS, F. L. G. ; CABRAL, L. ; LINS, R. D. ; Rinaldo J. Lima ; FRANCA, G. ; SIMSKE, S. J. ; FAVARO, LUCIANO . A Context Based Text Summarization System. In: Internatinal Workshop on Document Analysis Systems, 2014, Tours. Internatinal Workshop on Document Analysis Systems, 2014.

23.
LIMA, RINALDO J. ; BATISTA, JAMILSON ; Ferreira, Rafael ; FREITAS, FRED ; LINS, RAFAEL DUEIRE ; SIMSKE, STEVEN ; RISS, MARCELO . Transforming graph-based sentence representations to alleviate overfitting in relation extraction. In: the 2014 ACM symposium, 2014, Fort Collins. Proceedings of the 2014 ACM symposium on Document engineering - DocEng '14. New York: ACM Press. p. 53.

24.
Rafael Ferreira; LINS, R. D. ; FREITAS, F. L. G. ; Bruno Ávila ; SIMSKE, S. J. ; RISS, M. . A New Sentence Similarity Method Based on a Three-Layer Sentence Representation. In: The 2014 IEEE/WIC/ACM |International Conference on Web Intelligence, 2014, Varsóvia. IEEE/WIC/ACM International Joint Conferences on Web Intelligence (WI) and Intelligent Agent Technologies (IAT), 2014. v. 1. p. 110-117.

25.
Ferreira, Rafael; LINS, RAFAEL DUEIRE ; FREITAS, FRED ; SIMSKE, STEVEN J. ; RISS, MARCELO . A new sentence similarity assessment measure based on a three-layer sentence representation. In: the 2014 ACM symposium, 2014, Fort Collins. Proceedings of the 2014 ACM symposium on Document engineering - DocEng '14. New York: ACM Press. v. 1. p. 25-117.

26.
CABRAL, LUCIANO DE SOUZA ; LINS, RAFAEL DUEIRE ; MELLO, RAFAEL FE ; FREITAS, FRED ; ÁVILA, BRUNO ; SIMSKE, STEVEN ; RISS, MARCELO . A platform for language independent summarization. In: the 2014 ACM symposium, 2014, Fort Collins. Proceedings of the 2014 ACM symposium on Document engineering - DocEng '14. New York: ACM Press, 2014. p. 203.

27.
Vitor Rolim ; CORDEIRO, F. R. ; Rafael Ferreira . Reconhecimento de Padrões Aplicados a Comentários de Fóruns Educacionais. In: Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional, 2014, São Carlos, SP. Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional, 2014.

28.
Rinaldo J. Lima ; ESPINASSE, B. ; Hilário Tomaz ; Rafael Ferreira ; CABRAL, L. ; Fred Freitas ; Dimas Melo Filho . An Inductive Logic Programming-Based Approach for Ontology Population from the Web. In: Database and Expert Systems Applications, 2013, Prague. DEXA 2013, 2013.

29.
Ferreira, Rafael; Fred Freitas ; CABRAL, L. ; LINS, R. D. ; Rinaldo J. Lima ; FRANCA, G. ; SIMSKE, S. J. ; FAVARO, LUCIANO . A Four Dimension Graph Model for Automatic Text Summarization. In: IEEE/WIC/ACM International Conference on Web Intelligence, 2013, Atlanta. WI13, 2013.

30.
Rafael Ferreira; Rinaldo J. Lima ; Jean Melo ; Fred Freitas ; Evandro B. Costa . RetriBlog: A Framework for Creating Blog Crawlers. In: Symposium On Applied Computing (SAC 2012), 2012, Riva del Garda. Symposium On Applied Computing (SAC 2012), 2012.

31.
Rafael Ferreira; Jean Melo ; Rinaldo J. Lima ; Patrick Brito ; Evandro B. Costa ; Fred Freitas . An Architecture-Based Framework for Developing Blog Crawlers. In: Symposium On Applied Computing (SAC 2012), 2012, Riva del Garda. Symposium On Applied Computing (SAC 2012), 2012.

32.
Hilário Oliveira ; Rinaldo J. Lima ; João Gomes ; Rafael Ferreira ; Fred Freitas ; Evandro B. Costa . A Confidence-Weighted Metric for Unsupervised Ontology Population from Web Texts. In: International Conference on Database and Expert Systems Applications, 2012, Vienna. DEXA, 2012.

33.
LINS, R. D. ; SIMSKE, S. J. ; CABRAL, L. ; FRANCA, G. ; Rinaldo J. Lima ; Rafael Ferreira ; FAVARO, L. . A Multi-Tool Scheme for Summarizing Textual Documents. In: WWW/INTERNET, 2012, Madri. Proceedings WWW/Internet, 2012. v. 1. p. 1-8.

34.
Rafael Ferreira; Jean Melo ; Patrick Brito ; COSTA, E. B. ; Rinaldo J. Lima ; Fred Freitas . Creating a Blog Recommendation System Through a Framework for Building Blog Crawlers. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2011, Paraty. SBSC 2011, 2011.

35.
Rafael Ferreira; Rinaldo J. Lima ; Dimas Melo Filho ; Hilário Tomaz ; Fred Freitas . Improving News Web Page Classification Through Content Extraction. In: WWW/INTERNET, 2011, Rio de Janeiro. Proceedings of the IADIS International Conference WWW/INTERNET, 2011.

36.
Rafael Ferreira; Rinaldo J. Lima ; Dimas Melo Filho ; Fred Freitas . Tag-Based and Post-Based Services for Tag Recommendation. In: WWW/INTERNET, 2011, Rio de Janeiro. Proceedings of the IADIS International Conference WWW/INTERNET, 2011.

37.
Rafael Ferreira; Olavo Holanda ; Jean Melo ; Ig I. Bittencourt ; Fred Freitas ; Evandro B. Costa . An Agent-Based Semantic Web Blog Crawler. In: International Conference on Information Technology and Application (ICITA 2011), 2011, Sydney. International Conference on Information Technology and Application (ICITA 2011), 2011.

38.
Jean Melo ; Rafael Ferreira ; PONTES, J. P. ; Evandro B. Costa ; Patrick Brito ; Aydano P. Machado . Improving the Dynamic Interaction in Virtual Learning Environments Through an Ontology-based Recommender System. In: Fourth Brazilian Workshop on Semantic Web and Education, 2011, Aracaju. Fourth Brazilian Workshop on Semantic Web and Education, 2011.

39.
MARINHO, T. ; Diego D. Matos ; Rafael Ferreira ; Lucas M. Braz ; Ig I. Bittencourt ; Evandro B. Costa ; LUNA, H. P. L. . An Ontology-based Framework to Provide Educational Data Mining. In: 25th Symposium On Applied Computing - SAC, 2010, Sierre. SAC 2010, 2010.

40.
Rafael Ferreira; Rinaldo J. Lima ; Ig I. Bittencourt ; Dimas Melo Filho ; Olavo Holanda ; Evandro B. Costa ; Fred Freitas ; Lídia Melo . A Framework for Developing Context-Based Blog Crawlers. In: WWW/INTERNET 2010, 2010, Timisoara. ICWI 2010, 2010.

41.
Rafael Ferreira; Ig I. Bittencourt ; Evandro B. Costa ; LUNA, H. P. L. . Arcabouço para criação de Blog Crawlers Baseados em Contexto. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010, João Pessoa. SBIE 2010, 2010.

42.
Lucas M. Braz ; Rafael Ferreira ; Diego D. Matos ; Douglas Véras ; LUNA, H. P. L. . Aplicação de Data Mining para Sugestão de Investimentos na Bolsa de Valores. In: IX Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe, 2009, Ilhéus. Workshop de Trabalhos de Inicação Científica e Graduação, 2009.

43.
Lucas M. Braz ; Rafael Ferreira ; Diego D. Matos ; Douglas Véras ; Lima, M. ; TIENGO, W. . Aplicando Mineração de Dados para Apoiar na Tomada de Decisão na Segurança Pública no Estado de Alagoas. In: XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2009, Bento Gonçalves. I Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico, 2009.

44.
MARINHO, T. ; COSTA, E. B. ; Rafael Ferreira ; Lucas M. Braz ; Ig I. Bittencourt ; Evandro B. Costa ; LUNA, H. P. L. . Um Framework para Mineração de Dados Educacionais baseado em Serviços Semânticos. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática em Educação, 2009, Florianópolis. XX Simpósio Brasileiro de Informática em Educação, 2009.

45.
Rafael Ferreira; Silva, M. ; Ig I. Bittencourt ; COSTA, E. B. ; Silva, A. ; Soares, E. . Modelling and implementing JADE Agents from GAIA Methodology. In: VIII Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe, 2008, Salvador. Workshop de Trabalhos de Inicação Científica e Graduação, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, RODOLFO ; Rafael Ferreira ; Rafael D. Lins ; Hilário Oliveira ; RISS, M. ; SIMSKE, S. J. . Appling Link Target Identification and Content Extraction to improve Web News Summarization. In: ACM Symposium on Document Engineering, 2016, Viena. Proceedings of the 2016 ACM Symposium on Document Engineering, 2016.

2.
CABRAL, L. ; NETO, M. ; BORGES, A. ; Rafael D. Lins ; Rafael Ferreira ; RISS, M. ; SIMSKE, S. J. . Mobile Summarizer and News Summary Navigator: Two Multilingual News Article Summarization Tools for Mobile Devices. In: ACM Symposium on Document Engineering, 2016, Viena. Proceedings of the 2016 ACM Symposium on Document Engineering, 2016. v. 1. p. 107-110.

3.
Endhe Elias ; Dalgoberto Miquilino ; Bittencourt, Ig Ibert ; Thyago Tenório ; Rafael Ferreira ; Seiji Isotani ; Patrícia Jaques . Towards an Ontology-Based System to Improve Usability in Collaborative Learning Environments. In: Intelligent Tutoring Systems, 2012, Chania. Intelligent Tutoring Systems, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DE SOUZA CABRAL, LUCIANO ; LIMA, RINALDO ; LINS, R. D. ; Fred Freitas ; Rafael Ferreira ; FRANCA, G. ; CAVALCANTI, GEORGE D.C. . A Hybrid Algorithm for Automatic Language Detection on Web and Text Documents. In: Document Analysis Systems, 2014, Tours. 11th IAPR international Workshop and Document Analysis System, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
Rafael Ferreira. Ontask: The Power of Personalized Dialogue at Scale. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Rafael Ferreira. Towards Combined Network and Text Analytics of Student Discourse in Online Discussions. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Rafael Ferreira. Combining Epistemic Network and Text Analytics to Model Online Discussion. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Rafael Ferreira; Silva, M. ; Bittencourt, I. I. ; Costa, E. . Modelling and implementing Modelling and implementing JADE Agents from GAIA Methodology.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Douglas Véras ; Diego D. Matos ; Rafael Ferreira ; Lucas M. Braz ; Ig I. Bittencourt ; Evandro B. Costa . Utilização de Mineração de Dados para Indicar Picos de Negociação na Bolsa de Valores 2008 (Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Rafael Ferreira. RetriBlog. 2011.

2.
Rafael Ferreira. Data Warehouse. 2010.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Patrícia Tedesco; Rafael Ferreira; Flávia Barros. Participação em banca de Oberdan Alves de Almeida Junior. Beck: Um Chatbot Baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental para Apoiar Adolescentes com Depressão. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Patrícia Tedesco; Rafael Ferreira; PUDENCIO, R.. Participação em banca de Alysson Bispo Pereira. Sistemas de Recomendação Baseados em Contexto Fïsico e Social. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
CAVALCANTI, GEORGE D.C.; Rafael Ferreira; Fred Freitas. Participação em banca de Rogério César Peixoto Fragoso. Algoritmos de seleção de características personalizados por classe para categorização de textos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Tiago Ferreira; Rafael Ferreira; Ricardo Martins de Abreu Silva; Wilson de Oliveira. Participação em banca de Mouglas Eugênio Nasário Gomes. LinPQP: Uma linguagem para descrição de circuitos quânticos que possibilita o cálculo das operações na GPU utilizando JOCL. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
PUDENCIO, R.; VIMIEIRO, R.; BARBOSA, L. A.; SANTOS, E. M.; Rafael Ferreira. Participação em banca de Roberto Hugo Wanderley Pinheiro. Combinação de Classificadores em Diferentes Espaços de Características para Classificação de Documentos. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Patrícia Tedesco; QUEIROZ, S. R. M.; REZENDE, S. O.; CORREA, R.; Rafael Ferreira. Participação em banca de Diana Cabral Cavalcanti. Mineração de Opiniões Baseada em Aspectos para Revisões de Medicamentos. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
Dragan Gasevic; Abelardo Pardo; Rafael Ferreira. Participação em banca de Wannisa Match. Beyond Data Presentation: Learning Analytics to Uncover Learning Strategies and the Influences of Feedback. 2018 - University of Edinburgh.

2.
Dragan Gasevic; Abelardo Pardo; Rafael Ferreira; Yi-Shan Tsai. Participação em banca de Nora?ayu Ahmad Uzir. Detecting Time Management Strategies with Learning Analytics Under Changing Feedback Conditions. 2018 - University of Edinburgh.

3.
Dragan Gasevic; Abelardo Pardo; Rafael Ferreira; Hamish Macleod. Participação em banca de John Saint. Analytics for the Measurement of Process Dimensions of Self-Regulated Learning and Feedback Impact. 2018 - University of Edinburgh.

4.
MACEDO, J.; COSTA, E. B.; FERREIRA, N.; ELIZIO, C.; Rafael Ferreira; WOLFGAND, S.. Participação em banca de Cleyton Caetano de Souza. Um Arcabouço para Potencializar o Sucesso da Consulta Social. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

5.
PUDENCIO, R.; QUEIROZ, S. R. M.; Rafael Ferreira; CORREA, R.. Participação em banca de Diana Cabral Cavalcanti. A verb-centric relationship to mining symptom, adverse drug reaction and beneficial effect from drugs reviews. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
CAVALCANTI, GEORGE D.C.; Rafael Ferreira. Participação em banca de Rogério César Peixoto Fragoso. Algoritmos de seleção de características personalizados por classe para categorização de textos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Rafael Ferreira; SANTOS NETO, B. F.; COSTA, E. B.. Participação em banca de Sebastião Rogério da Silva Neto. Uma Abordagem Computacioal para Prover Assistência a Estudantes na Produção de Dissertações Baseada em Mineração de Texto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal de Alagoas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CABRAL, G. G.; MIRANDA, P.; Rafael Ferreira. Participação em banca de Daniel Cirne Vilas-Boas dos Santos.Acompanhamento de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta baseada em sistemas tutores inteligentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
Rafael Ferreira; SAMPAIO, S. C. B.; MARINHO, M. L. M.. Participação em banca de Iago Luiz Teixeira de Moraes.Utilização de redes bayesianas para avaliação de riscos universais em projetos de software. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
Rinaldo J. Lima; Rafael Ferreira; CABRAL, G. G.. Participação em banca de Giovanni Paolo Santos de Carvalho.Supervised Learning using Sparse and Dense Features Representation: A comparative Study in Sentiment Analysis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
CABRAL, L.; MACARIO, V.; Rafael Ferreira. Participação em banca de Carlos Rodrigo Cordeiro Garcia.Towards Coherent Single-Document Automatic Text Summarization: An Integer Linear Programming-based Approach. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Rafael Ferreira; OLIVEIRA, A.; CABRAL, G. G.. Presidente da Banca Examinadora do Concurso Portaria 009/2014-DEINFO. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
AMARAL, H. J. C.; DUARTE, V. M. B.; CARVALHO, T. B. A.; BARREIROS, E. F. S.; Rafael Ferreira. Suplente da Banca Examinadora do Concurso Portaria Conjunta SAD/UPE nº 36. 2013. Universidade de Pernambuco.

Avaliação de cursos
1.
Rafael Ferreira. Avaliação Guia do Estudante. 2016. Editora Abril.

Outras participações
1.
Rafael Ferreira. Avaliador Relatório Parcial Pibic/Pic 2015/2016. 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International Conference on Artificial Intelligence in Education. Towards Combined Network and Text Analytics of Student Discourse in Online Discussions. 2018. (Congresso).

2.
Brazilian Conference on Intelligent System. Análise de Classificadores para Avaliação automática em Fóruns Educacionais. 2016. (Congresso).

3.
International Conference on Web Intelligence. A New Sentence Similarity Method Based on a Three-Layer Sentence Representation. 2014. (Congresso).

4.
Symposium On Applied Computing. An Architecture-Based Framework for Developing Blog Crawlers. 2012. (Congresso).

5.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Arcabouço para criação de Blog Crawlers Baseados em Contexto. 2010. (Congresso).

6.
I Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico.Aplicando Mineração de Dados para Apoiar a Tomada de Decisão na Segurança Pública do Estado de Alagoas. 2009. (Outra).

7.
XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2009. (Congresso).

8.
XX Simpósio Brasileiro de Informática em Educação.Um Framework para Mineração de Dados Educacionais baseado em Serviços Semânticos. 2009. (Simpósio).

9.
Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe.Modelling and implementing JADE Agents from GAIA Methodology. 2008. (Encontro).

10.
V Congresso Acadêmico da UFAL. Utilizaçao de Mineraçao de Dados para Indicar Picos de Negociaçao na Bolsa de Valores. 2008. (Congresso).

11.
Iniciativa Acadêmica da Sun. 2007. (Seminário).

12.
Simpósio Brasileiro De Engenharia De Software. 2007. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vitor Belarmino Rolim. Sistema de Recomendação para Ambientes Educacionais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Valter dos Santos Mendonca Neto. Análise de Sentimento em Fóruns Educacionais. 2017. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Coorientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

2.
Sebastião Rogério da Silva Neto. Uma abordagem computacional para identificação de indícios de preconceito em textos baseada em análise de sentimentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

3.
Maverick Andre Dionisio Ferreira. Uma abordagem para extração automática de Learning Analytics relacionadas à colaboração em fóruns educacionais. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

4.
Anderson Pinheiro Cavalcanti. Uma medida de similaridade textual para identificação de plágio em fóruns educacionais. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

5.
Roberto Márcio Mota de Lima. Sumarização Automática de Artigos Científicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

6.
Elaine Cristina Moreira Marques. Utilização Agrupamento de Palavras para Recuperação de Informação. 2016. Dissertação (Mestrado em Biometria e Estatística Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Philippe Cesar dos Santos Oliveira. A Influência das Características das Escolas do Nordeste Brasileiro na Obtenção das Notas do ENEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

2.
Lucas Dornelles Barbosa Maia. Nova Medida de Similaridade entre Sentenças para Eliminação de Redundância em Sumarização Multi-Documento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

3.
Rafaella Ferreira do Vale. Análise comparativa de métodos de simplificação de sentenças para sumarização de textos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

4.
Lucas de Holanda Vieria Rocha. Mineração de testo aplicada a análise de redações do ENEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

5.
Ricardo Dantes de Oliveira. Otimização de algoritmos para previsão de desempenho acadêmico de estudantes em ambientes educacionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

6.
Diógenes Luiz Oliveira de Azevedo. Detecção de estado de animo em fóruns educacionais utilizando mineração de texto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

7.
Vitor Belarmino Rolim. Método Supervisionado para Identificação de Dúvidas em Postagens de Fóruns Educacionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

Iniciação científica
1.
Viviane Araújo. Análise de Domínio da Modalidade Escrita Formal da Língua Portuguesa em Redações: Uma análise de termos individuais. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

2.
Anderson Mateus da Silva. Avaliação automática de postagens de fóruns educacionais. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

3.
Vitor Berlamino Rolim. Criação de sistema de recomendação educacional. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

4.
Philippe César dos Santos Oliveira. Identificação de perfis de alunos e escolas no Brasil. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

5.
Diógenes Luiz Oliveira de Azevedo. Análise de subjetividade em fóruns educacionais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

Orientações de outra natureza
1.
Alan Batista de Castro. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

2.
Alan Monteiro de Lima. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

3.
Alan Monteiro de Lima. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

4.
Bruno Tabosa Azevedo dos Santos. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

5.
Cleberson Barbosa de Chagas. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

6.
Dayanne Cristina de Araújo Barbosa. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

7.
Dennys Edward Lucena de Oliveira. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

8.
Dennys Edward Lucena de Oliveira. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

9.
Dennys de Souza Barros. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

10.
Dennys de Souza Barros. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

11.
Diógenes José Carvalho da Silva. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

12.
Diogo Felipe Felix de Melo. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

13.
Glauber Henrique Camêlo Batista. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

14.
Glauber Henrique Camêlo Batista. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

15.
Gleidson Araújo de Souza Campos. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

16.
Gleidson Araújo de Souza Campos. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

17.
Ítalo Egypto Nascimento Pinto. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

18.
Ítalo Egypto Nascimento Pinto. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

19.
Luiz Orlando Pereira Braga. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

20.
Luiz Orlando Pereira Braga. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

21.
Marco Antônio de Souze Segundo. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

22.
Márdeni Ferreira de Souza Sá. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

23.
Márdeni Ferreira de Souza Sá. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

24.
Pedro Pires Barreto. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

25.
Pedro Pires Barreto. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

26.
Thaís Antunes Bione. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

27.
Thaís Antunes Bione. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

28.
Vitor Belarmino Rolim. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

29.
Vitor Belarmino Rolim. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

30.
Vitor de Albuquerque Torreão. Estágio Supervisionado Obrigatório I. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

31.
Vitor de Albuquerque Torreão. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

32.
Ricardo Dantas de Oliveira. Estágio Supervisionado Obrigatório II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.

33.
Nicolas Melo de Oliveira. Monitoria de Padrões de Projeto. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafael Ferreira Leite de Mello.



Outras informações relevantes


Membro do comitê de avaliação dos eventos:
European Conference on Technology Enhanced Learning (EC-TEL);
Ibero-American Conference on Artificial Intelligence (IBERAMIA);
Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS);
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE);
Conferência Latino Americana de Learning Analytics (LALA).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 6:42:20