Vicente Juciê Sobreira Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1261032047314891
  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará/ UECE (2006). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão/ PPGE-UFMA (2016). Tem experiência nas áreas de Ética e Filosofia Social e Política: Trabalho e Reificação; Filosofia da Educação: Trabalho e Educação, Educação Profissional, Educação e Marxismo, Ontologia Marxiana, Pedagogia Social, Ideologia e Emancipação. Atualmente desenvolvendo estudos na área de Filosofia Social e Política: Resistência, Futuro, Ideologia, Imaginação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vicente Juciê Sobreira Júnior
Nome em citações bibliográficas
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Maranhão.
Avenida Coronel Colares Moreira
Jardim Renascença
65075441 - São Luís, MA - Brasil
Telefone: (98) 32151701


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Esboço crítico da relação trabalho e educação: da desefetivação existente à possibilidade de efetivação do ser social,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Maria José Pires Barros Cardozo.
Palavras-chave: Trabalho e educação ? Relação; Educação marxista; Precário desefetivado; Ontológico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2006
Graduação em Filosofia.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: A sociedade do espetáculo e a reificação das relações sociais.
Orientador: João Emiliano Fortaleza de Aquino.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do maranhão, IFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Filosofia e Filosofia da Educação.


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA- CE, IFCE-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
PROFESSOR DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA( FILOSOFIA DA CIÊNCIA) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (PRODUÇÃO TEXTUAL) ARTES METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL (CIENTÍFICA) SOCIOLOGIA FILOSOFIA DESENVOLVIMENTO PESSOAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO II


EEFM Dom Helder Câmara, DHC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Outras informações
MINISTRAVA A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO


Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, SETE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: instrutor/professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrava aulas na formação do trabalhador


Colégio Adauto Bezerra, ADAUTO BEZERRA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: temporario, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40
Outras informações
MINISTRAVA A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Atividades

03/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
sociologia
filosofia

Pró-Reitoria de extensão da UECE, PROEX, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor de jovens e adultos, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
A música latino-americana: aspectos estéticos, políticos e sociais
Descrição: Este projeto de iniciação cientifica propõe uma reflexão sobre a importância da música latino-americana, das décadas de 60 a 80, como suporte para a formação de um sujeito-aprendiz crítico, pois concebemos o gênero textual, canção, como um documento histórico e político, voz de um povo, que reflete o período no qual foi produzida. Portanto, utilizando desse recurso, o projeto busca a percepção do movimento histórico, entendendo que essa é uma ferramenta que está vinculada aos contextos específicos. Através do levantamento e análise dessas canções, também será possível investigar os usos estéticos, políticos, econômicos, religiosos e científicos dos poemas-músicas, permitindo a formação de um sujeito crítico que perceba os fatos que ocorrem a sua volta e saiba, dentro deste contexto, posicionar-se enquanto sujeito histórico, social e culturalmente constituído. Diante desse contexto, algumas reflexões são consideradas pertinentes ao desenvolvimento deste estudo: Como refletir sobre o belo nas canções? Os fatores culturais influenciam ou não para a formação do gosto musical? Qual sua importância para a aprendizagem do indivíduo? Com esta pesquisa, os educandos do campus Santa Inês conhecerão a cultura do outro e também a sua, aprendendo a respeitar as diferenças, pois toda pesquisa será socializada à comunidade do campus, através da gravação e catalogação do material fonográfico (as músicas) selecionado durante o processo de pesquisa, assim como apresentações orais intencionando despertar a sensibilidade e estimular uma postura crítica dos alunos para uma percepção mais consciente da canção popular como referencial de manifestação e expressão da voz do povo nos diversos tempos e lugares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Cultura do efêmero: as relações sociais sob a égide da tecnologia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Fanzine e Leitura de Mundo III
Descrição: O projeto de extensão Fanzine e Leitura de Mundo propõe promover canais de comunicação mais qualitativos com os jovens e adolescentes, apresentando a comunidade o fanzine como um tipo de produção textual que contribuirá com a formação do discente e comunidade local, auxiliando-os na construção de suas identidades, abordando problemáticas pertinentes à vida adolescente, como sexualidade, política, violência, respeito às diferenças, ética e dentre outros. Usando uma linguagem acessível revestida com uma roupagem típica dos jovens, produzindo a auto-reflexão crítica que facilite a decodificação da esfera do vivido..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Projeto Sinais da Inclusão
Descrição: O projeto visa promover a sensibilização coletiva acerca da questão da inclusão e acessibilidade no espaço escolar e urbano entre discentes e comunidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Intervalo Cultural
Descrição: O projeto Intervalo Cultural consiste na necessidade de estimular a capacidade expressiva dos alunos e servidores do campus, através da realização de apresentações artísticas durante os intervalos, incentivando o potencial criador na comunidade escolar do IFMA- campus Santa Inês, sobretudo nas áreas teatrais, musicais e poéticas, enriquecendo esse momento de pausa das aulas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Fanzine e Leitura de Mundo II
Descrição: O projeto de extensão Fanzine e Leitura de Mundo propõe promover canais de comunicação mais qualitativos com os jovens e adolescentes, apresentando a comunidade o fanzine como um tipo de produção textual que contribuirá com a formação do discente e comunidade local, auxiliando-os na construção de suas identidades, abordando problemáticas pertinentes à vida adolescente, como sexualidade, política, violência, respeito às diferenças, ética e dentre outros. Usando uma linguagem acessível revestida com uma roupagem típica dos jovens, produzindo a auto-reflexão crítica que facilite a decodificação da esfera do vivido..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Debates: Violência, Memória e Ruptura
Descrição: O projeto Debates: Violência, Memória e Ruptura, intenta sensibilizar discentes, docentes, técnico-administrativos e outros segmentos internos do IFMA ? Campus Santa Inês e comunidades locais acerca do problema da violência, provocando a partir do diálogo coletivo uma reflexão-ação qualitativa em todos envolvidos, incitando uma formação reminiscente sobre as origens, práticas e consequências do ato violento entre os seres humanos, elucidando as vestimentas contemporâneas da violência em corpos antigos. Como por exemplo, a violência escolar (bullying), violência contra mulher, violência coletiva, violência no trânsito e outros tipos de manifestações. Portanto, o intento visa provocar um olhar sobre a violência dentro de um contexto histórico-filosófico-social no sentido de ruptura com o processo cíclico da violência em nossa sociedade, alimentando entre os participantes a reflexão de si para adquirir a consciência do outro, estreitando os laços entre academia e comunidade local, plantando em cada ator desse meio a semente da transformação do mesmo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Fanzine e Leitura de Mundo
Descrição: O projeto de extensão Fanzine e Leitura de Mundo propõe promover canais de comunicação mais qualitativos com os jovens e adolescentes, apresentando a comunidade o fanzine como um tipo de produção textual que contribuirá com a formação do discente e comunidade externa, auxiliando-os na construção de suas identidades, abordando problemáticas pertinentes à vida adolescente, como sexualidade, política, violência, respeito às diferenças, ética e dentre outros. Usando uma linguagem acessível revestida com uma roupagem típica dos jovens, produzindo a auto-reflexão crítica que facilite a decodificação da esfera do vivido.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Grupo de apoio à leitura de textos filosóficos (GALF)
Descrição: O grupo estudos visa ler textos filosóficos de forma expressiva, contextualizando os conhecimentos filosóficos a esfera do vivido, sob o ponto de vista histórico, sócio-político e cultural, refletindo acerca da sociedade científico-tecnológica, Aperfeiçoando, dessa forma, a autonomia intelectual e o pensamento crítico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Projeto Conferências Educativas
Descrição: O projeto aborda temas transversais junto à comunidade local e acadêmica, com intuito de contribuir na construção de um currículo pleno, ampliando a zona de diálogos para além das paredes da escola e seus conteúdos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Curso de extensão: Desenvolvimento Humano e a Formação Profissional
Descrição: Curso de extensão realizado no IFMA - Campus Santa Inês, com intuito de sensibilizar a comunidade local e acadêmica acerca da educação profissional e seus avanços e limites, dialogando sob as novas formas de relações sociais no trabalho na sociedade neoliberal e sua zona de influência na educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: ÉTICA E FILOSOFIA SOCIAL POLIÍTICA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.2016SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; CARDOZO, M. J. P. B. . TRABALHO ÔNTICO-CONCRETO E A SUPERAÇÃO DIALÉTICA DO SER SOCIAL. REVISTA LABOR, v. 1, p. 31-45, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; LIMA, J. C. (Org.) . livro de resumos do III encontro de letras. 1. ed. , 2009. v. 500.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. MOVIMENTOS SOCIAIS, IMAGINAÇÃO, UTOPIA E RESISTÊNCIA: A CONVERGÊNCIA PERDIDA. In: V Encontro Internacional: Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores, 2017, Fortalza. Ecos 1917: educação para emancipação humana, formação para o trabalho e as lutas sociais, 2017.

2.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. POLÍTICA, RESISTÊNCIA E FUTURO. In: PENSAMENTO HISTÓRIA, 2017, São Luís. II Colóquio Internacionais de Filosofia Francesa e Cultura e IV colóquio Internacional Eric Weil, 2017.

3.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. O TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO: Consonâncias Filosóficas e revolucionárias. In: IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, 2015, Fortaleza_CE. Anais do Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, 2015. v. 1. p. 707-714.

4.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; CARDOZO, M. J. P. B. . TRABALHO ÔNTICO-CONCRETO E A SUPERAÇÃO DIALÉTICA DO SER SOCIAL. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE TRABALHADORES, 2015, Fortaleza-Ce. ANAIS ENCONTRO INTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE TRABALHADORES, 2015. v. 1. p. 1140-1150.

5.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. Trabalho e educação: a possibilidade transcendente do capital. In: VI ENCONTRO DE EDUCADORES: PESQUISAS E EXPERIENCIAS, 2014, SÃO LUIS. VI Encontro de educadores. São Luis: ufma, 2014. v. VI.

6.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. O Socialismo de front e um educar 'para-além do capital'. In: I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana, 2014, Fortaleza. I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana, 2014.

7.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. POLÍTICAS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E O CONCEITO DE TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO. In: VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: Currículo: (re) construindo os sentidos de educação e ensino, 2013, João Pessoa. ?CURRÍCULO: (RE)CONSTRUINDO OS SENTIDOS DE EDUCAÇÃO E ENSINO?. João pessoa: UFPB, 2013. v. VI.

8.
LIMA, J. C. ; SOBREIRA JÚNIOR, V. J. ; LOPES, A. I. . APRENDIZADO DE INGLÊS MEDIADO PELO UM PORTAL NA INTERNET. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2010, MACEIO. CONNEPI 2010, 2010.

9.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; LIMA, J. C. ; LOPES, A. I. . POR UMA RUPTURA DO PROCESSO CÍCLICO DA HISTORIA: UMA LEITURA DE. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2010, MACEIO. CONNEPI 2010, 2010.

10.
LOPES, A. I. ; SOBREIRA JÚNIOR, V. J. ; LIMA, J. C. . A LINGUAGEM POÉTICA COMO ELEMENTO REVELADOR DO SER HUMANO NA POESIA DE LINHARES FILHO. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2010, MACEIO. CONNEPI 2010, 2010.

11.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA COMO REDUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. In: II SIMPÓSIO DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA E II ENCONTRO DE INICAÇÃO CIENTÍFICA DO IFPI, 2009, TERESINA. II SIMPÓSIO DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA E II ENCONTRO DE INICAÇÃO CIENTÍFICA DO IFPI, 2009.

12.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. A sociedade do espetáculo e a reificação das relações sociais. In: II Seminário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico em Filosofia, 2007, Fortaleza. II Seminário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico em Filosofia, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; CARDOZO, M. J. P. B. . O trabalho como princípio educativo: consonâncias filosóficas e revolucionárias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; CARDOZO, M. J. P. B. . Trabalho ôntico-concreto e a superação dialética do ser social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. A educação pelo fanzine e a expressão estética do mundo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; MAFRA, L. M. G. . Debates Educativos: Violência, Memória e Ruptura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. Admirável lixo novo: a neofilia consumista e a aceleração da miséria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; MENDOCA, C. A. ; FREIRE, P. . A questão Homem-Natureza sob a perspectiva do filme Avatar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. MAIO DE 68 E O TEMPO PRESENTE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; LIMA, J. C. ; LOPES, A. I. . POR UMA RUPTURA DO PROCESSO CÍCLICO DA HISTORIA: UMA LEITURA DE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
LOPES, A. I. ; SOBREIRA JÚNIOR, V. J. ; LIMA, J. C. . A LINGUAGEM POÉTICA COMO ELEMENTO REVELADOR DO SER HUMANO NA POESIA DE LINHARES FILHO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LIMA, J. C. ; SOBREIRA JÚNIOR, V. J. ; LOPES, A. I. . APRENDIZADO DE INGLÊS MEDIADO PELO UM PORTAL NA INTERNET. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. A AVALIAÇÃO CONTEMPORÂNEA COMO REDUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. A TRAJETÓRIA DA PALAVRA NA FORMAÇÃO DAS "VERDADES". 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. A RELAÇÃO ANTITÉTICA DA MERCADORIA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. AS RELAÇÕES REIFICADAS ENTRE OS HOMENS DA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO E A REIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. A sociedade do espetáculo e a reificação das relações sociais. fortaleza: uece, 2006 (monografia).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. II CONFERÊNCIA CAFÉ COM CULTURA. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. I CONFERÊNCIA CAFÉ COM CULTURA. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. CURSO DE ORIENTAÇÃO A LIDERANÇAS ESTUDANTIS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. Curso de Desenvolvimento Humano e Formação para o Mundo do Trabalho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. PARA MAIORES DE 40 OU MENOS!. 2008. Desenho.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; LIMA, J. C. . III Encontro de letras. 2009 (cultura, arte e filosofia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana.O Socialismo de front e um educar "para-além do capital". 2014. (Encontro).

2.
VI Encontro de educsdores.Trabalho e educação: a possibilidade transcendente do capital. 2014. (Encontro).

3.
CONFERÊNCIAS EDUCATIVAS.O BULLIYNG NO AMBIENTE ESCOLAR. 2011. (Outra).

4.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:.Ética e Sustentabilidade. 2011. (Outra).

5.
II Conferência Café com Cultura.O DESCORTINAMENTO DE UMA GUERRA. 2010. (Outra).

6.
II Conferência Café com Cultura.AUTOCRACIA E OUTRAS MANIFESTAÇÕES DO PODER. 2010. (Outra).

7.
II Conferência Café com Cultura.CIÊNCIA E SENSO COMUM. 2010. (Outra).

8.
III SEMPESQ.apresentação do grupo de pesquisas "cultura do efêmero: as relações socias sob a égide da tecnologia". 2010. (Seminário).

9.
I semana cultural.MAIO DE 68 E O TEMPO PRESENTE. 2010. (Outra).

10.
I CONFERÊNCIA CAFÉ COM CULTURA.O HOMEM E SUA PRISÃO SEM GRADES. 2009. (Outra).

11.
III ENCONTRO DE LETRAS IFCE- CAMPUS CEDRO.UMA TRAJETÓRIA DA PALAVRA NA FORMAÇÃO DAS. 2009. (Encontro).

12.
II SIMPÓSIO DE PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA E II ENCONTRO DE INICAÇÃO CIENTÍFICA IFPI.A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA COMO REDUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2009. (Simpósio).

13.
IV FEMECI.A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO LATTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS. 2009. (Encontro).

14.
Filosofia e Literatura: outras recepções. 2007. (Seminário).

15.
II encontro de pos-graduação em filosofia: epistemologia, linguagem e política.As relações reificadas entre os homens da sociedade do espetáculo. 2007. (Encontro).

16.
II encontro de pos-graduação em filosofia: epistemologia, linguagem e política.A relação antitética da mercadoria. 2007. (Encontro).

17.
II seminário de pesquisa do Mestrado em filosofia.A sociedade do espetáculo e a reificação das relações sociais. 2007. (Seminário).

18.
I simpósio marx e debord - comemoração dos 140 anos do capital e 40 anos da sociedade do espetáculo. 2007. (Simpósio).

19.
espetáculo e poder em Guy Debord. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; MARQUES, G. L. F. ; LEITE, F. R. S. . I Simpósio Trabalho, Educação, Ciência e Formação Humana. Período: 04 a 07 denovembro. 2015. (Outro).

2.
MARQUES, G. L. F. ; MARTIN, A. M. C. B. ; SOBREIRA JÚNIOR, V. J. . Semana Nacional de ciência e tecnologia. 2013. (Outro).

3.
MARTIN, A. M. C. B. ; FREIRE, P. C. ; SOBREIRA JÚNIOR, V. J. . II semana do meio ambiente. 2012. (Outro).

4.
FREIRE, P. C. ; MARTIN, A. M. C. B. ; VALE, M. A. S. ; SOBREIRA JÚNIOR, V. J. . SEMECT. 2012. (Outro).

5.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. CONFERÊNCIAS EDUCATIVAS. 2011. (Outro).

6.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; BERTOLDO, J. M. ; SOUSA LIMA, P. R. ; VILELA, M. S. . SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Mudanças climáticas, Desastres naturais e prevenção de risco. 2011. (Outro).

7.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. II CONFERÊNCIA CAFÉ COM CULTURA. 2010. (Outro).

8.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; LIMA, J. C. . III ENCONTRO DE LETRAS IFCE- CAMPUS CEDRO. 2009. (Outro).

9.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. I CONFERÊNCIA CAFÉ COM CULTURA. 2009. (Outro).

10.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. IV FEMECI. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Bruna Therlly Ferreira Cunha,. A música latino-americana: aspectos estéticos, políticos e sociais. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Maranhão. Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do maranhão. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Tálity Makerly. Grupos de Estudos de Textos Filosóficos. 2012. Orientação de outra natureza. (logística 2010) - Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do maranhão, Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do maranhão. Orientador: Vicente Juciê Sobreira Júnior.

2.
Pedro Carlos Vieira de Lima. monitoria: supervisão da disciplina psicologia do desenvolvimento. 2011. Orientação de outra natureza. (licenciatura em matemática) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria. Orientador: Vicente Juciê Sobreira Júnior.

3.
Pedro Carlos Vieira de Lima. monitoria: disciplina de psicologia do desenvolvimento. 2010. Orientação de outra natureza. (licenciatura em matemática) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria. Orientador: Vicente Juciê Sobreira Júnior.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.. Admirável lixo novo: a neofilia consumista e a aceleração da miséria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOBREIRA JÚNIOR, V. J.; MENDOCA, C. A. ; FREIRE, P. . A questão Homem-Natureza sob a perspectiva do filme Avatar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 10:09:36