Mona Oliveira Ramos

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  • Última atualização do currículo em 12/07/2018


Possui graduação em psicologia pela Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (2009). Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente atua como coordenadora de educação inclusiva (Escola Prisma), Psicóloga clínica-infantil (Clínica Cotidiano) e responsável pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade Soberana. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mona Oliveira Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, M. O.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Avaliando a emergência da Teoria da Mente e sua relação com o desenvolvimento da Empatia,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Antonio Roazzi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2009
Graduação em psicologia.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Título: Teoria da Mente e Empatia: Uma possível relação desenvolvimentista..
Orientador: Leonardo Rodrigues Sampaio.




Formação Complementar


2007 - 2007
Capacitação em Psicologia Policial e Criminal. (Carga horária: 80h).
Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, FACAPE, Brasil.


Atuação Profissional



Clínica Multifisio, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Psicóloga Infantil, Carga horária: 8


Cidade Especializações, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Pós-graduação, Carga horária: 8


Escola Turma da Mônica, ETDM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Educação Inclusiva, Carga horária: 20


Instituto de Educação Superior, IES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Escola Prisma, EP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 40


Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40


Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Avaliando a Emergência da Teoria da Mente e sua relação com o desenvolvimento da Empatia
Descrição: Projeto de dissertação de mestrado em Psicologia Cognitiva (UFPE ) Orientação: Antônio Roazzi.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Projeto TIC educação- IBOPE
Descrição: Busca investigar o uso das tecnologias da informação e da comunicação em escolas e avaliar seus impactos sobre o processo de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Desenvolvimento da Teoria da Mente: Uma possível relação com o julgamento empático
Descrição: A área da Teoria da Mente é muito recente e ainda em formação. Suas primeiras investigações partiram do campo da cognição animal, a partir dos estudos de Premack & Woodruff, em 1978. O termo Teoria da Mente refere-se à capacidade de inferir sobre o estado mental de si e do outro. Dessa maneira, considerando-se que a Teoria da Mente é uma habilidade cognitiva utilizada, ao longo do desenvolvimento como um instrumento de adaptação social, do mesmo modo que a Empatia, levanta-se a hipótese de que a aquisição e desenvolvimento da Teoria da Mente estão relacionados ao desenvolvimento da empatia, em crianças. Para investigar tal hipótese, propõe-se a realização de um estudo de caráter quase-experimental, com 50 crianças, cujas idades variem entre 4 e 6 anos, de níveis socioeconômicos baixo e médio. Este estudo será baseado na tarefa de Sally, proposto por Baron-Cohen (1985), e pautado na concepção de Crença Falsa de Wimmer e Perner (1983), associada a uma tarefa de tomada de perspectiva (role-taking), muito utilizada nos estudos sobre desenvolvimento sócio-cognitivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mona Oliveira Ramos - Coordenador / Leonardo Rodrigues Sampaio - Integrante.
2008 - 2009
Fatores interferentes no processo de reprovação dos estudantes dos cursos de engenharia da UNIVASF
Descrição: Sua contribuição habita na necessidade de conhecer o contexto para indicar alternativas, divulgar a pesquisa nas instâncias institucionais, refletindo assim a reprovação nos cursos de Engenharia da UNIVASF. O diferencial desse estudo se encontra numa perspectiva qualitativa, bem como após o trabalho final, montar uma pesquisa ação para interferência conjunta com a Pró-Reitoria de Ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Mona Oliveira Ramos - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Vale do São Francisco - Bolsa.
2007 - 2008
Diagnóstico das questões implicadas na reprovação por frequência dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF
Descrição: Este estudo visou diagnosticar as questões implicadas na reprovação por freqüência nos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco ? UNIVASF, no período de 2004.2 até 2007.2. A metodologia consistiu em um levantamento dos dados da reprovação por freqüência no Sistema de Informação e Gestão Acadêmica ? Siga, coleta de dados por meio de aplicação de questionários junto ao corpo discente e docente, além de entrevistas realizadas com discentes. Partindo da análise dos dados, foi organizado um roteiro de entrevista, com a finalidade de complementar e/ou aprofundar as informações obtidas considerando os aspectos éticos. Os dados mostram que o número de reprovações por freqüência tem aumentado, nesse período, numa aceleração maior do que a reprovação por nota. Foram registradas 2771 reprovações por freqüência e 4040 reprovações por nota, o que totaliza 6811 reprovações em apenas seis períodos acadêmicos. Na reprovação por freqüência, a metodologia de ensino e a relação estabelecida entre docente e discente representam os principais motivos, tanto a nível individual quanto a nível geral, na perspectiva dos estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Mona Oliveira Ramos - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2008 - 2008
Projeto Mão-na-massa
Descrição: Atividades de extensão em escolas públicas, com o objetivo de tornar prático o conhecimento escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Mona Oliveira Ramos - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2007
Programa integrado de Desenvolvimento e Capacitação Estudantil
Descrição: Atuação como monitora no programa de desenvolvimento de estudantes nas disciplinas de Estatística para Administração, Saúde na coletividade, Bioestatística, Estudo de Saúde II e Estatística Aplicada a Psicologia..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, M. O.; SANTOS, D.C. dos ; RIBEIRO,T.L.T.T. ; SOUZA,G.M. de . A REPROVAÇÃO POR FREQÜÊNCIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO: UM OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES. In: COBENGE, 2008, São Paulo. Anais do COBENGE 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, M. O.. Desenvolvimento da Teoria da Mente: Uma possível relação com o Julgamento Empático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RAMOS, M. O.. A Didática da Matemática como Prática Reflexiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NETO ; RAMOS, M. O. . Relação entre a sintomatologia depressiva e o uso de estratégias de aprendizagem em crianças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
NETO ; RAMOS, M. O. . Prevalência da sintomatologia depressiva entre crianças em duas capitais nordestinas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MONTE, F. C. ; SAMPAIO, L. R. ; FILHO, J.S.R. ; BARBOSA, L.S. ; RAMOS, M. O. . Desenvolvimeto sócio-moral e assistência ao adolescente infrator: Uma análise da FUNDAC de Petrolina-PE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RAMOS, M. O.; BARROS, L.L.P. de . Serviço Sentinela: Um olhar sob a perspectiva da psicologia sócio-histórica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RAMOS, M. O.; SANTOS, D.C. dos ; RIBEIRO,T.L.T.T. ; SOUZA,G.M. de . Diagnóstico das questões implicadas na reprovação por frequência nos cursos de engenharia da UNIVASF. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conpsi. A didática da matemática como prática reflexiva. 2011. (Congresso).

2.
XVIII Simpósio do Cérebro.Estratégias de Aprendizagem e Sintomas de Depressão Infantil. 2010. (Simpósio).

3.
COBENGE. A Reprovação por Frequência nos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco: Um olhar de docentes e discentes. 2008. (Congresso).

4.
I Encontro Pernambucano da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).Serviço Sentinela: Um olhar sob a perspectiva da Psicologia Social Comunitária. 2008. (Encontro).

5.
Conpsi. 2007. (Congresso).

6.
II Encontro de Psicologia do Vale do São Francisco.Ética e Diretos Humanos. 2007. (Encontro).

7.
Encontro de psicologia Jurídica Forense. 2006. (Encontro).

8.
Conpsi. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAMOS, M. O.. I Encontro de Politícas Pública e Educação Inclusiva. 2008. (Congresso).




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